CAUSAS DO AUTISMO E O AUMENTO DE INCIDÊNCIA - ft. Dr. Marcelo Masruha | AutisPod Especial RP

*Esse "AUTISPOD ESPECIAL" foi realizado em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
no Evento da BORBOLETA ATÍPICA*
*SEJA MEMBRO DO CANAL E NOS AJUDE A CONTINUAR ESSE PROJETO*
/ @autispod
Junte-se a nós e participe do podcast mais atípico do interior!
🎧 AUTISPOD 🎧
TEMA: CAUSAS DO AUTISMO E O AUMENTO DE INCIDÊNCIA
CONVIDADO:
💎 Dr. Marcelo Masruha - neuropediatra
-------------
Seja muito bem vindo ao AUTISPOD!
Meu nome é Mirela Carla, sou mamãe atípica do Arthur, 5 anos, AUTISTA.
Aqui é um espaço seguro e descontraído para falar de AUTISMO, MATERNIDADE ATÍPICA e INCLUSÃO sem rodeios, com o intuito de disseminar informação de qualidade e fortalecer nossa REDE DE APOIO em Rio Preto e Região 💙
As dores e as delícias da maternidade atípica me tornaram PHD na arte de "viver do improviso". E foi assim, improvisando nesse papel tão novo de mãe de autista que nasceu o AUTISPOD! E com ele o sonho de encurtar a distância entre as famílias típicas e atípicas, e de normalizar o bate papo sobre autismo e demais deficiências, até que deixem de ser um tabu!
Se vc se identifica com a nossa história, te convido a ficar, se inscrever no canal, participar da nossa comunidade e ajudar no fortalecimento dessa REDE DE APOIO.
-----------------
HOST:
Mirela Carla
@mirelacarla_autispod
PRODUÇÃO
Larissa Chiquesi
@larichiquesi
DIREÇÃO
Juninho Chiquesi
@juninhochiquesi
------------------
#podcastautismo #autispod #autismo #autismoriopreto #aba #abanaturalista #abacontemporaneo #intervencaoprecoce #tratamentoautismo #maternidadeatipica #intervençãointensiva #cienciaaba #terapiaaba #analisedocomportamento #analisedocomportamentoaplicada #treinoparental #engajamentofamiliar #teainfantil #tea #transtornodoespectroautista #dsm5 #diagnosticodeautismo #diagnosti

Пікірлер: 90

  • @ErikaShakti
    @ErikaShakti

    Ninguém tem coragem de falar do consumo de agrotóxicos e gluten. Ninguém quer mexer no status quo e querem continuar votando em políticos que aprovam a entrada massiva de agrotóxicos no país. O doutor falou apenas: causa ambiental que está fazendo aumentar os casos, fator epigenético, ele não quis se queimar com o povo do agro e o povão nem entendeu o que ele falou.

  • @raquelcandido6637
    @raquelcandido663721 күн бұрын

    Tenho dois filhos autistas. Ao ouvir essa palestra tentando me lembrar da minha gestação. Meus dois últimos nasceram antes do tempo ,um teve icterícia. E como ele falou os autistas que são inteligentes ,não tiveram a cognição mental comprometida mas a social sim e essa têm uma pré-disposição genética maior . O pai dos meus filhos era autista infelizmente descobri a pouco tempo, ele tirou a sua vida. Antes não tínhamos tanto acesso as informações. Para ajudar a minha mãe também era e faleceu . Foi diagnosticada com retardo mental moderado ,eu no dia da consulta não concordei pois minha mãe era muito inteligente. Era infantil tadinha ,nunca teve maldade . Teve 11 filhos ,morreram 5 e ficamos 6 . Meu pai não sei se era so TDH . Pois tinha características fortes de autismo . Começou a falar com 2 anos e andar também aos 2 anos. Não enxergava direito ,nem óculos iria resolver . Palavras do oftalmologista . Não tinha maldade ,todos passavam a perna em meu pai . História longa .

  • @andrezacamara6827
    @andrezacamara6827

    Concordo com o Dr. Marcelo: a Mirela vem contribuindo lindamente através do autispod para divulgar informação gratuita e de qualidade sobre o autismo.

  • @rosealegrenutri
    @rosealegrenutri21 күн бұрын

    Sou nutricionista, e vou me especializar em Neuronutrição, mas já posso dizer pelos meus conhecidos que o estilo de vida em geral (alimentação, sono, exercícios físicos, sentimentos e espiritual) influência totalmente nos fatores genéticos. Fui pra nutrição por ter uma filha TEA, e um marido TDAH, e agora minha busca para mais compreensão por essa área.

  • @marialuizasantoslopes2979
    @marialuizasantoslopes2979

    O problema da educação pública são os gestores públicos: presidentes, prefeitos, governadores, vereadores, deputados... Nós professores estudamos muito, aliás na maioria das vezes muito mais que diversas profissões, porém ainda não conseguimos operar milagres com falta de estrutura em todos os sentidos conosco e com nossos alunos. Salas lotadas que mal se consegue andar, alunos autistas, deficientes intelectuais, deficientes visuais dentre tantas outras necessidades que precisariam de atendimentos para além dos muros da escola. E ainda alunos deixados de lado em detrimento das tais mídias sociais... Muito do que foi dito concordo, trabalhar a memorização é importante e auxilia na construção da alfabetização escrita e matemática, porém compreender por exemplo o que quer dizer 4x4, que a multiplicação possui a propriedade aditiva, dentre outras propriedades garante que o aluno compreenda como é o funcionando do mesmo. E a educação no Brasil era sim melhor das décadas de 50,60 e 70 do século passado, porque não era para todos, vale lembrar a quantidade de adultos e jovens que não sabiam ler e escrever, porque largavam a escola para trabalhar ainda quando crianças e as escolas públicas eram restritas para uma camada específica da sociedade. A escola no Brasil torna -se pública, obrigatória e onde todos teriam direito a partir da constituição de 1988. A diferença é exatamente essa quando era para poucos se configurava de uma forma, quando se torna direitos de todos inclusive os pobres a coisa muda de figura.

  • @dianaalcantara2008
    @dianaalcantara2008

    Acho interessante o TDAH ser o mais possível de casar com um autista, porque ele por falta de atenção aos detalhes só vai perceber depois de um tempo de casamento. A chance de dar certo, por sorte, é muito alta, ambos vão se tolerar e se entender em um nivel que neurotipicos comuns costumam nao aceitar bem nem as atitudes do tdah e muito menos do autista.

  • @sandrapradoprado9425
    @sandrapradoprado9425

    Não mesmo, autismo não é uma questão patológica, mesmo pq, nos casos em que há resultados ótimos, o indivíduo não deixa de ser autista.

  • @francinieisis9636
    @francinieisis9636

    Muitos pais entopem criança de celular e tablete e saem correndo atras de diagnóstico e continuam deixando nas telas, mas agora dopadas de remédios.

  • @enrietedias3247
    @enrietedias3247

    Maravilhoso. Estamos mais de 200 anos atrasados, é urgente cuidar da formação de professores e começar a estudar pra sairmos desta situação vergonhosa. Amei a entrevista.

  • @cicerapereira2245
    @cicerapereira2245

    Concordo com o Dr Marcelo qnd ele fala que o número de casos de estudantes autistas vêm crescendo ! Sou professora desde 1993 e até dez anos tínhamos um aluno por turma no máximo. Agora cheguei a lecionar em escola onde cada turma aparecem quatro a cinco estudantes autistas . Juntando a uma turma de vinte cinco alunos . Vejo que precisamos de muito mais suportes pedagógicos e equipe mais especializada tipo o Dr para ajudar a escola e a comunidade escolar a lidar de forma mais efetiva ,precisa e qualitativa para contemplar todos os estudantes na sala !🎉

  • @10212225
    @1021222519 сағат бұрын

    Chorando rios....que entrevista fantástica. Tocou na alma. Grata aos envolvidos.

  • @rayzaribeiro4846
    @rayzaribeiro4846

    CARAMBA, ESSE FOI UM DOS MELHORES EPISÓDIOS! Quanta clareza e riqueza nas informações! Dr. Marcelo é excelente! Parabéns 👏🏻👏🏻

  • @flaviagoulart8
    @flaviagoulart821 күн бұрын

    Faz muito tempo que acompanho o Autispod e este foi um episódio incrível! Uma aula! Parabéns cheguei ao final e pensei minha nossa! Que aula maravilhosa!

  • @vivianedutra5485
    @vivianedutra548516 сағат бұрын

    Ótima conversa, muito respeitosa e esclarecedora 👏

  • @alessandramuniz3141
    @alessandramuniz3141

    Essa entrevista foi maravilhosa. As explicações foram muito esclarecedoras...esse médico é excelente!

  • @rosianecezatibarlez3389
    @rosianecezatibarlez3389

    Que orgulho do nosso médico capixaba ...

  • @jaquelinepillotto8087
    @jaquelinepillotto8087

    maravilhoso mesmo, deu vontade de passar em consulta com ele, tão calmo e com uma clareza que não deixam duvida no que fala! parabéns Dr Marcelo

  • @carinhoporplantas9240
    @carinhoporplantas9240

    Que médico excelente, não o conhecia!! Parabéns pela entrevista!

  • @InstitutoOmLuz
    @InstitutoOmLuz21 күн бұрын

    Ótimo relato a respeito do apoio familiar no cuidado e desenvolvimento educacional, comportamental, etc..da criança autista...

  • @elisangelaassis5475
    @elisangelaassis5475

    Mirela sigo seu exemplo tento fazer o máximo possível para ajudar as terapeutas no que elas aplicam para a evolução do meu filho ,eu ensino em casa e passo para as terapeutas e elas reforçam e a evolução dele em conjunto e está sendo maravilhoso ver como ele está numa crescente e aprendizado diário 🙏🙏🙏

Келесі