Aula #33 - Como estimular o BRINCAR FUNCIONAL em crianças com autismo? | Bárbara Calmeto

Olá famílias, todos as semanas recebo crianças aqui no Autonomia Instituto para os atendimentos especializados e também recebo mensagens de famílias pelas redes sociais. Uma das grandes dificuldades da família é de brincar com seus filhos, isso porque muitas vezes a criança não engaja em nada ou tem dificuldades em variar as brincadeiras e a família se sente perdida de como ampliar o repertório do brincar.
A aula de hoje tem justamente esse foco e comecei explicando o que é brincar funcional.
As brincadeiras, os jogos e os brinquedos estão na vida das crianças desde bem pequenas e fazem parte da principal função da vida delas. A brincadeiras trazem o desenvolvimento do lúdico, da criatividade, da comunicação social, da interação com crianças e adultos e é uma forma de expressividade.
O processo de brincar com crianças típicas ocorre de forma muito natural, elas interagem com crianças da mesma idade, com crianças de idades variadas e com adultos. Ninguém precisa ensinar exatamente o processo de brincar porque é inerente à vida dela. Além disso, as crianças com desenvolvimento típico agem com os objetos dando as funções apropriadas e compartilham as atividades com outras pessoas que estão na brincadeira.
As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) normalmente apresentam déficits na comunicação e interação social e com isso, apresentam dificuldades no brincar funcional e compartilhado. Muitas vezes, elas apresentam um repertório empobrecido do brincar, dificuldades de variação nas brincadeiras e até nos brinquedos, uma rigidez nos processos do brincar, não conseguem compartilhar brincadeiras sociais.
Algumas crianças com TEA até brincam junto com outras crianças, ou seja, sentam ao lado, brincam com os mesmos brinquedos. Mas não conseguem brincar com outras crianças compartilhando os brinquedos e mais ainda, não conseguem compartilhar as brincadeiras.
O brincar funcional envolve usar objetos de um modo que é apropriado a sua função como por exemplo, andar com carrinho na pista, voar o avião, chutar a bola, dar comidinha na colher para a boneca, fazer a boneca dormir como bebê.
O brincar funcional:
- faz a criança compreender melhor o mundo ao seu redor
- proporciona interação social
- favorece a criatividade
- estimula a concentração e a alternância de turno
- desenvolve aspectos cognitivos
- estimula coordenação motora grossa e fina
- prepara a criança para novas aprendizagens
- amplia repertório de outras habilidades
**************************************
Bárbara Calmeto Lomar Passos é psicóloga, neuropsicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental, especialista em Educação Especial, especialista em Análise do Comportamento Aplicada. Tem experiência de 16 anos na área da pessoa com deficiência intelectual e é diretora do Autonomia Instituto.
O Autonomia Instituto é um espaço de terapias interdisciplinares com atendimentos especializados de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricidade e psicopedagogia.
Conheça o trabalho do Autonomia Instituto:
Site: www.autonomiainstituto.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/autonomiainstituto
Instagram: autonomiainstituto
Abraços e até o próximo vídeo 😊

Пікірлер: 8

  • @melissasantana3946
    @melissasantana394615 күн бұрын

    Piracaia SP

  • @mariadocarmodecarvalho4245
    @mariadocarmodecarvalho424520 күн бұрын

    Maria do Carmo Recife

  • @mariajulieta1608
    @mariajulieta16085 ай бұрын

    Boa tarde pitangui MG

  • @pensamentoalive
    @pensamentoalive21 күн бұрын

    Ótimo vídeo! Gratidão ❤

  • @saraferreira1294
    @saraferreira129420 күн бұрын

    São Paulo

  • @pietragabryele6754
    @pietragabryele67542 жыл бұрын

    Sao José dos pinhais_ Paraná

  • @patriciafuzeto7847
    @patriciafuzeto78472 жыл бұрын

    Excelente!❤

  • @christianefreitas8662
    @christianefreitas86629 күн бұрын

    Eu filho tem 8 anos e não sei mas o q fazer p ele brincar. Ele não senta p brincar só quer algo.externo. e em casa ele só quer assistir tv.