ARTE E MODA: INFLUENCIAS E COLABORAÇÕES

Pierpaolo Piccioli é o principal designer da Valentino. As obras religiosas da Idade Média o atraem muito. O ponto de partida da inspiração para ele é o momento de transição da Idade Média para o Renascimento do Norte. Ele colaborou com Zandra Rhodes e juntos eles criaram uma coleção inspiradora na primavera de 2017. Piccioli queria conectar a cultura punk do final dos anos 70 com o humanismo e a arte medieval, então ele voltou às suas raízes e ao Renascimento, encontrando inspiração na pintura de Hieronymus Bosch, The Jardim das Delícias Terrenas.
Peter Paul Rubens pintou mulheres com maestria, "com amor, erudição e diligência". Ele apresentou sua Vênus na frente do espelho como o símbolo máximo da beleza. Rubens retratou excepcionalmente sua tez clara e cabelos claros que contrastam com a serva de pele escura. O espelho é o símbolo máximo da beleza, que emoldura a mulher como um retrato, enquanto enfatiza sutilmente a nudez da figura. O espelho que Cupido ergue para a deusa revela o reflexo de Vênus, como representação do desejo sexual. Rubens, que foi um dos fundadores da arte barroca, e seu conceito em que “as cores são mais importantes que as linhas”, influenciou vários estilistas, incluindo Dolce & Gabbana. O estilo barroco desviou-se do espírito do Renascimento, abandonou a tranquilidade e a suavidade e, em vez disso, buscou elegância, emoção e movimento.
Cristóbal Balenciaga pode ser descrito como um verdadeiro mestre da moda que reformou a moda feminina no século XX. Nascido em uma pequena vila na Espanha, ele transferiu a essência da história da arte espanhola para seus designs contemporâneos. Ao longo de sua carreira, Balenciaga ficou impressionado com o Renascimento espanhol. Ele frequentemente buscava inspiração na realeza espanhola e em membros do clero. Balenciaga transformou as peças eclesiásticas e as vestimentas monásticas da época em obras-primas da moda.Uma de suas grandes inspirações foi o maneirista El Greco, também conhecido como Dominikos Theotokopoulos.
Pintor austríaco, mestre do simbolismo e fundador do movimento da Secessão de Viena, Gustav Klimt marcou a história da arte do século XX. Suas pinturas e estética artística há muito são uma inspiração para designers de moda. Entre outros como Aquilano Rimoldi, L'Wren Scott e Christian Dior, o designer que fez referência direta a Klimt foi Alexander McQueen. Na coleção resort para a coleção primavera/verão 2013, desenhou peças únicas que parecem inspiradas na obra do pintor. Olhando para o vestido preto esvoaçante com o padrão dourado repetido no topo - uma pintura específica pode vir à mente. McQueen adotou padrões abstratos, geométricos e de mosaico em tons de bronze e ouro, incorporando-os em seus designs.
Com o mesmo espírito, Christian Dior, pioneiro da alta costura francesa, deixou uma marca enorme no mundo da moda que ainda hoje é sentida. Em 1949, ele desenhou uma coleção de Alta Costura para a primavera/verão. Um dos destaques dessa exposição foi o icônico vestido Miss Dior, inteiramente bordado com pétalas de flores em diferentes tons de rosa e violeta. Dior ilustrou perfeitamente os dois mundos da arte e da moda e imitou a estética de Monet neste vestido funcional. Ele costumava passar muito tempo no campo, desenhando suas coleções em seu jardim em Granville, assim como Monet fazia. Assim, definiu o elegante estilo ‘Dior’, incorporando a paleta de cores e os padrões florais de Monet em suas criações.
Mondrian foi um dos primeiros artistas a pintar arte abstrata no século XX. Nascido na Holanda, em 1872, iniciou todo um movimento artístico chamado De Stijl. O objetivo do movimento era combinar arte moderna e vida. O estilo, também conhecido como neoplasticismo, era uma forma de arte abstrata em que o uso apenas de princípios geométricos e cores primárias, como vermelho, azul e amarelo, era combinado com neutros (preto, cinza e branco). O estilo inovador de Mondrian do início dos anos 1900 fez com que os designers de moda replicassem esse tipo puro de arte abstrata. O melhor exemplo de uma pintura De Stijl é a Composição com Vermelho, Azul e Amarelo.
Amante da arte, o estilista francês Yves Saint Laurent incorporou as pinturas de Mondrian em suas criações de alta costura. Ele se inspirou em Mondrian pela primeira vez ao ler um livro sobre a vida do artista que sua mãe lhe deu de Natal.

Пікірлер: 4

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes315611 ай бұрын

    ❤❤❤❤❤❤para quem gosta de arte e moda como eu, perfeito ❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    11 ай бұрын

    Sabia que vc ia gostar

  • @leilanecozzi2281
    @leilanecozzi228111 ай бұрын

    Adorei ! Quero mais !

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    10 ай бұрын

    Tema bom ne?