ARTE ABSTRATA: OBRAS E EXEMPLOS

Desde suas origens no final do século 19 até hoje, a abstração se manifestou ao longo dos anos. É um gênero incrivelmente versátil que permitiu sua vasta evolução e agora pode ser categorizado de centenas de maneiras diferentes e ainda assim ser classificado como arte abstrata. Isso inclui gêneros como expressionismo abstrato, abstração lírica, campo de cores, abstração pós-pintura e até minimalismo, para citar alguns.
O poder da abstração também se infiltrou na arte contemporânea e ainda hoje detém um forte domínio do mercado em galerias comerciais e casas de leilão. Desde a rápida insurgência do que é conhecido como Abstraction-Création, o grupo formado para neutralizar a influência dos surrealistas, até proeminentes artistas abstratos que ainda praticam o gênero hoje, é claro que esse gênero sobreviverá por muitos anos.
Composição X é uma pintura a óleo sobre tela realizada pelo artista russo Wassily Kandinsky em 1936. Composição X, o último trabalho da série "Composição", caracteriza-se pelos elementos de cores fortes contrastando com o fundo negro; as formas estão direccionadas para cima e para fora. No topo da pintura, ao centro, observa-se um elemento em forma de lua, entre um livro e um balão de ar de cor castanho, transmitindo a ideia de que os elementos coloridos se encontram num cenário cósmico alternativo e visionário.
É a última grande obra do pintor antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial. Apesar da eminência do conflito, o quadro retrata um mundo pictórico e visionário, em sua riqueza de cores e formas.
Composição com Vermelho, Azul e Amarelo" é uma pintura do artista holandês Piet Mondrian, criada em 1930. O uso de Mondrian de uma grade de linhas pretas e retângulos coloridos cria uma sensação de equilíbrio e harmonia na pintura. As cores primárias vermelho, azul e amarelo são arranjadas de forma a sugerir movimento e energia. Composição com vermelho, azul e amarelo" é uma famosa pintura abstrata criada por Piet Mondrian em 1930. O tema desta pintura é puramente abstrato, pois apresenta apenas formas geométricas, linhas e cores primárias. A pintura é dividida em uma grade de formas retangulares, com linhas pretas definindo suas bordas. Dentro dessa grade, Mondrian usou apenas três cores primárias: vermelho, azul e amarelo, dispostas em uma composição equilibrada. As cores e formas são cuidadosamente posicionadas para criar uma sensação de harmonia e equilíbrio, com os blocos vermelhos, azuis e amarelos colocados em posições estratégicas para criar uma tensão dinâmica entre eles. A pintura é uma celebração da simplicidade e da ordem, e tornou-se um símbolo icônico da arte moderna.
Mondrian acreditava que essa linguagem visual abstrata poderia transmitir o equilíbrio e a harmonia universais que fundamentam toda a realidade. Ele via sua arte como uma forma de representar a essência espiritual subjacente do universo, que ele acreditava poder ser expressa por meio de formas geométricas simples e cores primárias.
Robert Motherwell (Aberdeen, Washington, 24 de janeiro de 1915 - Provincetown, Massachusetts, 17 de julho de 1991), pintor expressionista abstrato americano, foi uma presença importante no cenário artístico americano por quase 50 anos e um dos últimos gigantes do movimento expressionista abstrato.
O trabalho de Motherwell variou de uma série de pinturas abstratas conhecidas como “Elegias à República Espanhola” - cujo tema obsessivo assumia a forma de formas ovais confinadas por barras verticais - a colagens elegantemente lúdicas criadas a partir de fragmentos de música, selos. , etiquetas de tabaco e outras coisas efêmeras.
Embora sempre abstrata e pictórica, o trabalho de Motherwell expressou suas preocupações literárias e filosóficas e seu profundo envolvimento com a cultura da Europa mediterrânea. Um homem grande que se movia e falava devagar, o artista nunca perdeu sua visão expressionista abstrata da pintura como uma luta, “um estado de ansiedade” como ele disse uma vez, “que é registrado obliquamente nas tensões internas da tela acabada”.
Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 - Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista espanhol.
Quando jovem frequentou a Reial Academia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi da Barcelona e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em Paris, onde conheceu Pablo Picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como o fauvismo e o dadaísmo.
No início da década de 1920, conheceu o fundador do movimento surrealista André Breton entre outros artistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.

Пікірлер: 10

  • @mmguerreiradaluz
    @mmguerreiradaluz22 күн бұрын

    Minha paixão! Adoro o seu canal!

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    21 күн бұрын

    Muito obrigada!!! Fico muito feliz em saber. Obrigada pela companhia.

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi225811 ай бұрын

    Adorei, Amanda!!! Excelente sua explicação.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    11 ай бұрын

    Obrigada 😃

  • @adrianaribeiro3435
    @adrianaribeiro343511 ай бұрын

    A arte abstrata é muito rica em significados. Gosto muito do Manabu Mabe. Seria interessante um apanhado geral sobre suas obras.

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    11 ай бұрын

    Nossa, super concordo, nunca falei dele aqui, que bobagem a minha. Bjs

  • @marciacozzilopespontes3156
    @marciacozzilopespontes315611 ай бұрын

    Gosto demais! Vc vê muito do artista ❤

  • @arteparavoce

    @arteparavoce

    11 ай бұрын

    Sim!