No video

ARES: captura e detecção de microrganismo no ar

O ARES é um equipamento capaz de capturar e detectar microrganismos-alvo, como o vírus Sars-Cov-2 da Covid-19, em bioaerossóis e em ambientes internos, e está sendo desenvolvido pela empresa BIOENGEN em parceria com o Laboratório de Nanomateriais da UFES (LABNANO-UFES) e o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Governo do Estado do Espírito Santo (CPID), com financiamento pela FINEP.
O equipamento funciona de forma que o ar é coletado por um sistema de sucção de ar, no qual o ar é forçado a passar em um tubo coletor, onde as partículas virais ou demais microrganismos-alvo são capturados em um gel. As vazões, tempos e volumes de ar amostrados podem ser ajustados através de uma tela sensível ao toque. Após amostragem, o conteúdo do tubo coletor então é levado para laboratório para detecção e quantificação do microrganismo-alvo capturado.
Para a detecção de vírus, incluindo o Sars-Cov-2 e suas variantes, o sistema utiliza um gel específico de captura e rompimento de partículas virais, composto basicamente de um tampão ligante na forma de um gel contendo, também, uma solução de lise da partícula viral para a liberação do material genético do vírus. Esta configuração de captura da partícula viral permite, assim, o processamento de amostras de ar e aerossóis durante a progressão do ensaio bem como a manutenção da integridade amostral para posterior análise.
Uma outra grande vantagem do sistema é a biossegurança do ensaio: com a utilização do gel desenvolvido, a partícula viral torna-se completamente inativa e sem capacidade de infecção, impossibilitando eventuais contaminações por manipulação das amostras. Este é um importante fator de inovação frente aos outros sistemas de detecção existentes no mercado.
O equipamento está em fase de testes, os quais estão sendo programados para serem realizados em redes de hospitais e unidades de atendimento a pacientes com a Covid-19.

Пікірлер