ADULTOS NO ESPECTRO AUTISTA E A UNIVERSIDADE: Inclusão no Ensino Superior.

Ойын-сауық

Este é o primeiro evento do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCamp) sobre inclusão e acessibilidade de sujeitos autistas no ensino superior, caminho pavimentado por outros coletivos, dentre os quais o Coletivo Autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAUFRJ).
Os Coletivos Autistas atuam, inicialmente, sob a perspectiva de garantir o acesso e a permanência de jovens e adultos no espectro autista no ensino superior. Trata-se de um processo longitudinal e latitudinal de humanização das relações e sistemas que emergem na academia voltado para uma ética da inclusão.
O evento proposto busca iniciar o debate sobre quem são esses sujeitos, as razões pelas quais o diagnóstico, mesmo que tardio, é fundamental e quais são os primeiros passos para a inclusão na universidade.
A participação de professores, funcionários, alunos e familiares autistas e não-autistas é fundamental no processo de inclusão, são todas e todos muito bem-vindos no nosso encontro.
Visando atender toda a comunidade acadêmica, buscaremos, nos próximos eventos, abordar as adaptações necessárias para atender funcionários e professores no espectro autista.
REALIZAÇÃO:
CAUCamp - Coletivo Autista da Unicamp @coletivoautistaunicamp
CAUFRJ - Coletivo Autista da UFRJ @coletivoautistaufrj
DEBATEDORES:
Mirian Castellain Guebert - Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUCSP é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotada no curso de Pedagogia, é membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Educação e Humanidades. Coordenadora da Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão, Coordenadora do Grupo de Estudos Educação como Direito Humano, tem experiência na área de Educação Especial, Ensino Superior com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas públicas, projetos pedagógicos. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Superior. Coordenador de Gestão e Processos do Projeto PIBID/PUCPR.
Mayck Hartwig - Psicólogo, Mestre em psicologia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), onde realizou pesquisa com crianças bilíngues com transtorno do espectro autista; atualmente é doutorando em psicologia pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e pesquisador no Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento - NARN, onde desenvolve pesquisa de adaptação e normatização de escala para avaliação diagnóstica de autismo em adultos.
MEDIAÇÃO:
Jhonata Santana Silva - Autista, Graduando em medicina pela UFRJ e membro-fundador do coletivo autista da UFRJ (CAUFRJ).
Guilherme de Almeida Prazeres - Autista, Bacharel em Direito pela PUCPR e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Possui experiência em planejamento, implantação de novas arquiteturas organizacionais, gerenciamento de processos de transformação governamental e mudanças organizacionais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da Unicamp na área de Educação em Direitos Humanos. Associado e coordenador de relações institucionais do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH), membro do Law and Society Association (LSA), membro associado da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) atuando diretamente junto a Comissão de Formações e membro-fundador do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCamp).
COORDENAÇÃO:
Guilherme de Almeida Prazeres (CAUCamp)

Пікірлер: 36

  • @lindalvacruz1463
    @lindalvacruz14632 жыл бұрын

    muito feliz com esse evento, parabéns! Nosso povo se organizando por seus direitos

  • @diretoriaexecutivadireitos7763

    @diretoriaexecutivadireitos7763

    2 жыл бұрын

    Olá, Lindalva! Obrigada por participar. Convidamos você a se inscrever em nosso canal para ser avisada dos próximos eventos!

  • @deianeevg
    @deianeevg Жыл бұрын

    Que maravilha de vídeo, também descobri o autismo na fase adulta, foi um turbilhão de emoções, mas com uma mistura de alívio! Parabéns pelo conteúdo, tenho 46 anos e ano que vem pretendo cursar psicologia, quero ajudar outras pessoas iguais a mim!

  • @regianialabarces2420
    @regianialabarces24202 жыл бұрын

    Informações muito relevantes, as explanações foram muito claras e só confirmam o quanto ainda existe falta de informações , inclusive de profissionais da área de saúde sobre o tema. Estou há algum tempo tentando fechar o diagnóstico de meu filho de 16 anos, mas já ouvi absurdos de neurologistas e psiquitras que não entendem absolutamente nada sobre o assunto. e não sabem o quanto isto traz de sofrimento para quem não se encaixa no contexto social atual. Parabéns!!

  • @danielacarvalho7062
    @danielacarvalho70622 ай бұрын

    Excelente

  • @mariliacosta3233
    @mariliacosta32332 жыл бұрын

    Glória a Deus por esse conteúdo riquíssimo ministrado por pessoas competentes. Obrigado a todos!

  • @monicamariasouzaribeiro2878
    @monicamariasouzaribeiro28782 жыл бұрын

    Evento excelente! Precisamos falar mais sobre o tema.

  • @diretoriaexecutivadireitos7763

    @diretoriaexecutivadireitos7763

    2 жыл бұрын

    Olá, Monica! Que bom tê-la conosco. Estamos organizando um evento para final de novembro. Se inscreva em nosso canal para receber a notificação da agenda de eventos!

  • @edirrosaalmeida4091
    @edirrosaalmeida4091 Жыл бұрын

    Mora perto de mim,eu tenho um Neto de 4 anos Autista ele é muito inteligente só ainda não fala ficou muito feliz em ver vcs tem uma capacidade grande Deus abençoe sempre vcs 🙏🙏🙏

  • @jotadmais2009
    @jotadmais2009 Жыл бұрын

    Fantástico.

  • @mariliacosta3233
    @mariliacosta32332 жыл бұрын

    Me identifiquei muito com os relatos do Dr.

  • @medivergente
    @medivergente2 жыл бұрын

    Quero criar um coletivo autista na minha universidade e vou procurar vocês. Obrigada

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    44:30 Dificuldade para inserção no mercado de trabalho. Adaptações no espaço de trabalho.

  • @JuliaFerreira-mf7jl
    @JuliaFerreira-mf7jl2 жыл бұрын

    Que evento magnífico! Parabéns a todos os participantes! Pude ter acesso ao mesmo depois de um tempo da transmissão, mas serviu como uma forma de expandir e saber mais sobre os Coletivos Autistas espalhados pelas universidades do Brasil. Sou irmã de um Autista e graduanda em Direito pela FDSM e meu trabalho de conclusão de curso é sobre a inclusão dos portadores de TEA nas escolas e universidades sobre o viés do Direitos Humanos. Então este evento me serviu muito de aprendizagem e acrescentou muito em conhecimento para o meu trabalho!

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    1:25:00 Como alcançar educação mais ética.

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    57:30 Referência bibliográfica para pesquisar.

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    1:01:00 Tema para pesquisa.

  • @medivergente
    @medivergente2 жыл бұрын

    O autismo não mata. Mas algumas comorbidades que o acompanham podem matar sim. É importante lembrar que há comorbidades muito recorrentes em autistas

  • @bomdia-bomdia
    @bomdia-bomdia25 күн бұрын

    meu qi no teste deu 91 galera, sou ruim pra ler e aprender por palavras, alguem tem dicas?

  • @jasminafrancischetto2368
    @jasminafrancischetto23682 жыл бұрын

    Ficaria feliz se alguém me ajuda se, eles estão complica cada dia mais a vida dela, e colocando ela em situações vexatórias, quero uma luz por ponde começar!!! @coletivoautistaunicamp

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    33:15 Mudança de rotina.

  • @rositamoreiravallevalle8851
    @rositamoreiravallevalle88518 ай бұрын

    Sou mãe de autista que está preso num Presídio de Segurança Máxima, por tido apresentar vários comportamento de autista. Gostaria de encontrar ajuda pela Lei de maneira de retira-lo de lá. O quadro vêm só aumentando o nível do transtorno 😢 como protegê-lo por lei ??? Ele está com 37 anos e diagnóstico com 30 anos. Sofreu muitos bulíngues durante a vida escolar. Tem 2 cursos superiores, um em Ciência da Computação e direito. Passa o tempo lendo. Adora estudar. 😢 Como ajudá-lo ????

  • @Gably2

    @Gably2

    6 ай бұрын

    Vai em algum fórum pedir orientação, faça isso!!!

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    1:40:00 Lei 10.861. Ler.

  • @ninarosamedeiros3676
    @ninarosamedeiros36762 жыл бұрын

    Sempre percebi algo diferente com meu filho desde criança, hoje com 45 anos comecei a pensar que poderia ser o autismo se manifestando nas dificuldades dele! Na entrevista da Leda Nagle com você, encontrei as respostas! Como fazer para resolver?

  • @jasminafrancischetto2368
    @jasminafrancischetto23682 жыл бұрын

    @coletivoautistaunicamp como eu faço pra ter mais informações de como eu faço e de como proceder e dos direitos da minha filha, ela tem passado por vários constragimentos acusados por professores na faculdade , ela cursa medicina e eles se negam a atender as necessidades dela.

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    1:07:00 Relato pessoal do Jhonata.

  • @lilimello1643
    @lilimello1643 Жыл бұрын

    M filha foi diagnosticada jovem adulta com tea e está com dificuldade na universidade….mas o problema é a negação. Não aceita o diagnóstico e não quer falar sobre.

  • @jasminafrancischetto2368
    @jasminafrancischetto23682 жыл бұрын

    Aqui eles me disseram pra ela fazer outra coisa!!!

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    41:05 Falta de preparo profissional que desencoraja em retornar para um novo profissional.

  • @edirrosaalmeida4091
    @edirrosaalmeida4091 Жыл бұрын

    Tem pessoas que acham que autista é doença e não verdade 🤔🤔

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    1:35:00 Professores da educação superior não são especialistas em aprendizagem e sim acreditam em conceitos ultrapassados.

  • @analice.4908
    @analice.4908 Жыл бұрын

    25:00 Mayck.

  • @delzymoraes1
    @delzymoraes12 жыл бұрын

    Alguém recebeu o certificado?

  • @guilhermedealmeida5923

    @guilhermedealmeida5923

    2 жыл бұрын

    Fique tranquila, todas as pessoas que se inscreveram e assistiram ao vivo receberão o certificado, leva uns poucos dias para gerar para todo mundo!

  • @Dricalatoya

    @Dricalatoya

    2 жыл бұрын

    Recebi

Келесі