Uirá Lourenço

Uirá Lourenço

Canal voltado para a mobilidade, com foco na cidade para as pessoas. Por muitas décadas, as cidades se voltaram para o automóvel, o que resulta em muitos problemas: caos, poluição, ineficiência, sedentarismo e atropelamentos. Brasília é um símbolo da cidade voltada para os carros, mas tem potencial para impulsionar a mobilidade ativa, integrada ao transporte coletivo.
Vídeos sobre mobilidade em outras cidades, inclusive no exterior. Entrevistas e documentários sobre o tema.
Pode surgir também algum vídeo sobre gatos no canal. Afinal, bikes e felinos são minha paixão. Cenas da família e de viagens e passeios ; )

Пікірлер

  • @deutilt
    @deutilt9 сағат бұрын

    A ideia é cobrar por essa área de estacionamento. Mas aí já era, vai ficar que nem setor hospitalar sul! Mas ótima observação, região central tomada por carros que passam o dia aí parado...

  • @uirafelipe
    @uirafelipe8 минут бұрын

    No Setor Hospitalar Sul é cobrado? Comentei sobre a cobrança como um fator pertinente a mais. Brasília deve ser a única ou uma das poucas capitais a não ter zona azul (que aqui o governo resolveu chamar de zona verde a proposta). É um dos grandes estímulos à carrodependência. A cobrança é uma forma de disciplinar o uso do espaço e restringir o uso do carro.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe7 минут бұрын

    Mas o foco do vídeo foi mesmo mostrar o tanto de espaço ocupado pelos carros, um espaço morto e valioso, que poderia ter outros usos para dinamizar a região. Vale lembrar que há vários bolsões na área central, um excesso de vagas para os motorizados, a despeito da grande oferta de ônibus e de metrô (ao lado da estação central).

  • @NADIAZINHA100
    @NADIAZINHA1007 күн бұрын

    Temos que criar asas para voar. Nem passarela...um absurdo. Na ponte JK a parte inicial da ciclovia para quem vai para o Lago Sul foi destruída para o novo acesso de carros. Brasília na contramão do progresso.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe7 күн бұрын

    Sempre a prioridade para quem está motorizado. Os bons exemplos pelo mundo mostram que a solução é justamente oposta: incentivar quem caminha e pedala, que inclui facilidades no caminho e nas travessias (por cima), incentivar o transporte coletivo e DESESTIMULAR o uso do carro. Fico perplexo com a aridez no local. Não estava sabendo dessa destruição no trajeto para o Lago Sul. Mais um mau exemplo : (

  • @alexbernardo5315
    @alexbernardo53157 күн бұрын

    Imagens tristes! Não entendo o porquê dessas árvores serem sacrificadas!!! E pensar que estas construções não terão a tão sonhada resolução dos problemas da mobilidade. Se fosse o caso, a EPIA SUL (que tem o BRT e faixa exclusiva), não teríamos engarrafamentos nos horários em que a classe trabalhadora mais necessita. O Túneo de Taguatinga não resolveu o problema, os viadutos do Sudoeste e do Recanto das Emas também transferiram os engarrafamentos e, ao que me parece, o diaduto do Jardim Botânico vai no mesmo ritmo. No resumo, o governador "governa" apenas pra meia dúzia de empresários do transporte coletivo!

  • @uirafelipe
    @uirafelipe7 күн бұрын

    Revoltante a supressão de tantas árvores. Ambientes desagradáveis com menos verde e mais asfalto. As Estradas Parque vão sendo dizimadas, o diferencial vai se perdendo. E tudo isso em favor de um rodoviarismo insano que privilegia (ainda mais) o automóvel. Projetos e obras inócuos que agravam a imobilidade. Como diz a frase, alargar pistas para resolver o trânsito é como afrouxar o cinto para tratar a obesidade.

  • @deutilt
    @deutilt9 күн бұрын

    Deprimente.... Ontem vi um programa de compra de casa nova (do Discovery), na Holanda. Uma das preocupações da família era com a distância da casa para o trabalho do pai. Ele disse que seria ruim 30 minutos de bicicleta até o trabalho, que queria em 10! Ao final ele aceitou o sacrifício de uma casa a "duros" 30 minutos de bike da região central. Mas o assunto da mobilidade não era o ponto principal, era a casa, o tamanho, o bairro, o valor do imóvel... enfim. A cultura de bike é tão bem consolidada num país como aquele, que trata-se de mobilidade assim: "A qts minutos de bicicleta pro centro da cidade?" É natural! É o padrão! - Coloco isso pq fiquei pasmo da naturalidade em se tratar o assunto por lá. Aqui tem muita coisa que ainda atrapalha, mas ressalto que a cultura BR não ajuda. Ciclista: atoa, tem tempo de sobra, mora perto, ecochato, pobre, reclamão, sem noção, suicida.... Mas bora que bora!

  • @uirafelipe
    @uirafelipe7 күн бұрын

    Pois é, uma realidade bem diferente da nossa. Tive o prazer de conhecer e pedalar pela Holanda. Eu e a esposa fizemos inclusive trajetos de bicicleta entre cidades, percurso bem seguro e agradável. A infraestrutura ciclística, a baixa velocidade e o pouco espaço para os motorizados (ruas estreitas e estacionamentos pagos e escassos) contribuem bastante. A cultura da bicicleta está bem consolidada, integrada ao trem. Por aqui a preocupação é a quantos minutos de carro e vagas na garagem (de casa e no local de trabalho). Quando despertaremos para a insanidade desse modelo?

  • @deutilt
    @deutilt9 күн бұрын

    fala Uirá! Obrigado por compartilhar a experiência. Esse trajeto já fiz saindo do Parque da cidade, e é deprimente essa travessia próxima do estádio e setor hoteleiro/comercial norte. Uma faixa/sinal resolveria mto nesse local... mas quando olhamos o todo: escuridão, ciclovias não ligadas, falta de travessia... desanima mto de seguir o caminho. Moro fora do plano piloto, mas sempre que posso levo a bike até as "900"s pra fazer parte do caminho de bike e até levar o pequeno na escola e ele entender que não é casa>carro>destino>carro>casa. Não é fácil, mas são nossas escolhas, escolhas pros nossos filhos e, consequentemente, para o mundo.

  • @rosanabps9540
    @rosanabps95409 күн бұрын

    Tristeza e insegurança para pedestres e ciclistas.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe9 күн бұрын

    @@rosanabps9540 me dá uma angústia ver a aridez de gente. Percebeu como nesse ponto da filmagem as pessoas a pé e de bicicleta passavam e atravessavam?

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    Vc se arriscou pra fazer essa filmagem ali Um herói

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    Vc se arriscou pra chegar ali Cuidado

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    Noto o alto nível de ruído ali

  • @uirafelipe
    @uirafelipe9 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde alto nível de ruído e insolação.

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    As árvores atrapalham o flucho motorizado de alta velocidade

  • @uirafelipe
    @uirafelipe9 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde e a Cidade Parque se esvai!

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    Nota que não se vê ninguém caminhando

  • @uirafelipe
    @uirafelipe9 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde aridez no clima e no dinamismo da cidade.

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde9 күн бұрын

    Tem que levar sombrinha e bronzeador

  • @kr945
    @kr94510 күн бұрын

    Lamentável demonstração do nível cultural, técnico dos nossos gestores públicos

  • @uirafelipe
    @uirafelipe9 күн бұрын

    @@kr945 totalmente na contramão da mobilidade e da qualidade de vida. Nível bem raso dos gestores que deveriam zelar pela cidade.

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi11 күн бұрын

    Os governos estão justamente cumprindo ao que eles foram eleitos. Ibanês para empresários, ramo imobiliário e construtoras. Nada de diferente com a CLDF com o plano urbanístico. Deus carro é resposta do mercado. As pessoas não querem carro, querem comodidade e status. Se venderem a ideia de que transporte coletivo é cômodo e dá status, todos vão querer. Mas a margem de lucro é melhor com carro, combustível e revenda. Esperemos agora o aumentos na conta de luz por conta do consumo dos carros elétricos. Não vão resolver poluição e muito mesos o trânsito.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe11 күн бұрын

    O carro é altamente sedutor, especialmente numa cidade com vias largas e expressas, vastos estacionamentos (gratuitos) e grandes obras de túneis e viadutos. Uma hora essa chave tem que mudar. Concordo, o transporte coletivo deveria ser atrativo. Mas estamos muito aquém donideal e sem perspectiva de melhora a médio prazo.

  • @paznotransito8786
    @paznotransito878611 күн бұрын

    Elegeram um Cupim, um Machado e uma Motoserra. Não consigo nem ver.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe7 күн бұрын

    Triste mesmo de se ver. E o pior é que a devastação ocorre ao longo de toda a EPIG, desde as proximidades do TJ e do MP (aliás, o novo estacionamento já foi até entregue) até o bairro Octogonal (onde os tratores avançam sem dó sobre a área verde).

  • @NADIAZINHA100
    @NADIAZINHA10013 күн бұрын

    O DF tá por um fio para perder o tombamento de patrimônio da humanidade devido aos tombos que ela dá na flora, fauna e nos habitantes do DF. Cidade do Automóvel. Indo na contra mão do que acontece em países como a França. Lamentável. Cito também o tombamento das árvores do Cinturão Verde do Paranoá, perto da barragem. Parece que vai favorecer os motoristas de um Condomínio chique que está sendo feito por lá. Só Deus sabe a consequência que virá por conta do extermínio. Mas dá para ter uma visão. Não será bom para ninguém.😢

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    Também não vi ninguém caminhando

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    Perde-se mais tempo esperando pra cruzar do que propriamente pedalando

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    Perde 4, 5 ou mais minutos pra atravessar seis metros de asfalto

  • @uirafelipe
    @uirafelipe13 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde travessias inseguras e demoradas desanimam muito!!

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    Tremenda ilha de calor en volta do estádio devido ao mar de asfalto pra estacionamento de superfície

  • @uirafelipe
    @uirafelipe13 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde área gigante subutilizada/mal utilizada.

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    No momento, não vejo nem luz no fim deste túnel rodoviarista

  • @uirafelipe
    @uirafelipe13 күн бұрын

    O túnel rodoviarista parece não ter fim por aqui. Impressionante! Enquanto isso, o GDF alega não ter recursos para manutenção de calçadas e ciclovias ao responder as solicitações na ouvidoria.

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde13 күн бұрын

    @@uirafelipe Nem pro metrô

  • @kr945
    @kr94513 күн бұрын

    Reflexo do nível cultural do nível e despreparo técnico dos administradores públicos. Na contramão do mundo civilizado

  • @uirafelipe
    @uirafelipe13 күн бұрын

    @@kr945 totalmente na contramão do que se faz mundo afora. A insistência no rei automóvel é cara, atrasada e poluente!

  • @adrianno2561
    @adrianno256117 күн бұрын

    encada viaje quedan cien embarazadas jajajja

  • @viniciuscoelho1576
    @viniciuscoelho157624 күн бұрын

    É de nylon ou pvc ? De nylon se pega muita chuva passa agua

  • @uirafelipe
    @uirafelipe23 күн бұрын

    @@viniciuscoelho1576 é sintético. Troquei recentemente. Antes não passava nada de água. Mas parece que venceu. Arrumei outra que não é tipo poncho e não passa água.

  • @viniciuscoelho1576
    @viniciuscoelho157618 күн бұрын

    @@uirafelipe se mora na holanda também man ? Essa marca só fui conhecer aqui rsrs

  • @uirafelipe
    @uirafelipe18 күн бұрын

    @@viniciuscoelho1576 rede francesa de artigos esportivos, só coisa top. Felizmente já tem muitas lojas no Brasil.

  • @paznotransito8786
    @paznotransito878624 күн бұрын

    Uirá, já pensou em postar no Instagram?

  • @uirafelipe
    @uirafelipe24 күн бұрын

    @@paznotransito8786 teria que ver uma versão reduzida para postar. Os vídeos editados que já tentei postar deram erro. De qualquer forma, estou tentando manter a produção e organizar aqui no canal. Valeu ; )

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde25 күн бұрын

    Goiás à frente do DF

  • @uirafelipe
    @uirafelipe25 күн бұрын

    @@dr.comtedetarde Brasília pode e deve ser referência! O espaço viário, o relevo e o clima contribuem.

  • @myiene577
    @myiene57726 күн бұрын

    Andar de bike em Brasília é como gazelas em meio a leões

  • @uirafelipe
    @uirafelipe26 күн бұрын

    @@myiene577 em alguns trechos a sensação é essa..rs. Há belos pontos a apreciar na aventura!

  • @flaviop.s9678
    @flaviop.s967829 күн бұрын

    Iiiiiiii, acho que ninguém vai conseguir embarcar ou desembarquar

  • @rogaia
    @rogaiaАй бұрын

    Serviços de qualidade insuficiente neste shopping

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Infelizmente. É lamentável que não invistam num espaço adequado para quem usa bike, mesmo que seja pequeno.

  • @Defildis
    @DefildisАй бұрын

    Só 😂😂😂😂

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Rir pra não chorar..hehe

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalviАй бұрын

    Plano Piloto facilita por ser "plano". Moro em Águas Claras e trabalho no SIA. É osso, mas persevero indo a maior parte dos dias de bicicleta. Já para resolver questão com minha mãe idosa, não tem como, tem que ser carro. Fora que Águas Claras é mais nociva para ciclistas do que Plano. Ciclofaixa, ao invés de ciclovia, e ainda em declive e muito estreita sendo usadas como estacionamento ou local de descarga de material. E Detran não dá atenção a isso como deveria...

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Plano e central. Os deslocamentos dentro e entre Asa Norte e Asa Sul são relativamente de boa. Imagino o perrengue no seu trajeto entre Águas Claras e SIA. Já morei em Águas Claras e vinha pro Plano todo dia. Na época nem ciclovia tinha.

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Alguns lugares são quase inviáveis chegar de bike ou transporte coletivo. Sozinho até vou, mas com os filhos não me arrisco. Por exemplo, Setor de Clubes Sul. A travessia daquela via que leva à ponte JK é cruel, sem contar a falta de infraestrutura na área dos clubes.

  • @deutilt
    @deutiltАй бұрын

    "Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo"

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Precisamos de ferramentas que promovam reflexão sobre o tema. As mudanças climáticas e os impactos da mega-frota automotiva são cada vez mais evidentes.

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Tragédia anunciada. No mesmo dia em que publiquei mais um vídeo do Terrível Trevo, uma pessoa foi atropelada e morta na região. Triste e revoltante!! Um anônimo de 39 anos que se foi. As notícias sequer dão o nome de quem perdeu a vida na vã tentativa de atravessar e chegar vivo em casa : ( g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/06/07/video-pedestre-e-atropelado-por-moto-e-carro-em-viaduto-do-lago-norte-em-brasilia.ghtml VÍDEO: Pedestre morre após ser atropelado por moto e carro em viaduto do Lago Norte, em Brasília

  • @deutilt
    @deutiltАй бұрын

    estava passando logo depois do acidente. Muito triste e vim aqui comentar sobre isso. Vc já bem lembrou essa triste notícia. Sobre o TTN, vergonhoso. E pra quem acha que resolveu, é só questão de tempo pra reclamar.

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    @@deutilt eu passo por ali com muita angústia ao lembrar o antes e o depois das obras. Tinha muito mais verde, era bem melhor de atravessar a ponte do Bragueto sem a imensidão de pistas, o acesso ao lago era bem mais tranquilo. Não tinha ciclovia (que liga nada a lugar nenhum), mas tinha muito menos carros e menos viadutos para atravessar.

  • @deutilt
    @deutilt2 ай бұрын

    Ta difícil a questao do carro. As pessoas param em qualquwr lugar. Eixao do lazer e do desrespeito. Era um espaco tao voltado pra atividade fisica, alegria e natureza mas tem priorizado outros divertimentos, sempre regados a mta bebida. Bem.... o eixo é grande e ainda tem espaco pra montar minha manta e curtir um volei ou frisbie com a familia. Espaco nao falta, so o respeito q falta.

  • @uirafelipe
    @uirafelipeАй бұрын

    Também gosto de ir, estender uma canga e ficar de boa. Mas, do jeito que está, daqui a pouco teremos que disputar espaço com os carros estacionados nos gramados. E ainda tem o problema de misturar álcool e volante. Ou seja, risco aos usuários do Eixão do Lazer e aos demais que caminham, pedalam e dirigem pela cidade.

  • @dr.comtedetarde
    @dr.comtedetarde2 ай бұрын

    O vídeo tá aí pra quem tiver ouvidos pra ouvir e olhos pra ver

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Tomara que quem possa e queira resolver também veja o vídeo ; )

  • @carlosadilsom9992
    @carlosadilsom99922 ай бұрын

    Qual a marca da capa ??

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    É da marca Quechua, vendida na Decathlon.

  • @Defildis
    @Defildis2 ай бұрын

    Enquanto não tivermos como matéria obrigatória o ensino de leis de trânsito no ensino fundamental, esquece, seremos sempre subdesenvolvidos.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Importante mesmo. Conhecer as leis e aplicá-las. Exercício da cidadania com aplicações práticas desde os anos iniciais na escola.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Além da necessária fiscalização para coibir os mautoristas.

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi2 ай бұрын

    Desculpe, mas se subdesenvolvido for comparado com país como EUA, então estamos no mesmo caminho. Lá o modal de carro parece ser mais pesado ainda. E nas escolas tendo cada vez mais ensino de empreendedorismo e educação financeira, acho que só ficará pior. É questão de escolha de mercado, mesmo. Somos ensinados de que andar de carro (pessoal, uber ou taxi) que é o normal. Transporte coletivo seria apenas por falta de dinheiro e bicicleta ou por falta e dinheiro também ou pra quem é bicho grilo.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    O modelo de desenvolvimento de nossas cidades - espalhado e com alta dependência do carro - foi muito inspirados nas cidades dos EUA. Também importamos os carrões, os modelos SUVs, altamente poluentes e perigosos no trânsito. Ainda vai levar décadas para vermos mudanças significativas na cultura do carro. Realmente, carro e moto ainda são o normal, busão, metrô (quando tem a opção), bike e a simples e agradável caminhada ainda ficam em último lugar entre os que têm e podem manter um carro.

  • @Defildis
    @Defildis2 ай бұрын

    Minha coloração é com países europeus, fiquei 45 dias em um centro olímpico (ADEPS) da Bélgica na cidades de Jambes, e as crianças começam com aulas a partir dos anos brincando com seus velocipides/velotrol em uma pista pintada em tapete, aonde brincam de apertar o semáforo, passar na faixa de pedestres e obedecer toda sinalização de forma lúdica.

  • @nazasas
    @nazasas2 ай бұрын

    Parabéns Uirá ,excelente vídeo. Estou repercutindo.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Bom que gostou, grande Nazareno. Fique à vontade para divulgar, precisamos refletir sobre a (i)mobilidade em Brasília e no resto do país ; )

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi2 ай бұрын

    Sinto falta de uma comunicação clara e centralizada do GDF sobre esse planejamento de ciclovias no quadradinho. Realmente, ficamos sabendo mais por essas placas. Outro ponto é a necessidade de manutenção das já existentes ciclovias.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Concordo, é bem complicado ter acesso a informações relevantes como as ciclovias previstas e um cronograma de manutenção das ciclovias existentes. Venho tentando há muitos anos, pela ouvidoria do GDF, conseguir melhorias na ciclovia que passa ao longo da W4/W5 Norte. Já fiz amplo levantamento dos problemas, com propostas de melhoria. Mas até hoje nada : (

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Já tentou fazer solicitações na ouvidoria do GDF?

  • @rafaeldalvi
    @rafaeldalvi2 ай бұрын

    Ciclovia do DF cheia de dificuldades para o ciclista para sempre ter facilidade para o motorista. Sigamos.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    É por aí, mesmo: caminho tortuoso para quem pedala, muitas pistas e caminho livre para os motorizados. Infelizmente, continuamos na contramão da mobilidade moderna e sustentável.

  • @fabbysrocha
    @fabbysrocha2 ай бұрын

    Só faltou o link né

  • @uirafelipe
    @uirafelipe2 ай бұрын

    Link da loja?

  • @fabbysrocha
    @fabbysrocha2 ай бұрын

    @@uirafelipe sim, da calça

  • @deutilt
    @deutilt3 ай бұрын

    nossa, essas imagens das pessoas atravessando.... A cidade cada dia com mais carros, não apenas nas pistas, todo lugar é estacionamento, as oficinas não param de ocupar os poucos redutos de verde e chão de grama nas 700. Os eventos, até os menores são repletos de carros nos locais mais bizarros. Tenho me cansado de não conseguir andar pela cidade, seja pela falta de calçamento, de estrutura seja pela falta de noção dos motoristas. Tá difícil...

  • @uirafelipe
    @uirafelipe3 ай бұрын

    Pois é, triste ver essa invasão automotiva. A Cidade Parque vai se consolidando como Cidade Parking. Além das pistas e dos viadutos a mais, calçadas e canteiros vão se ‘oficializando’ como estacionamento. Um círculo vicioso: aumento da frota motorizada - ampliação de vias e construção de túneis e viadutos - menos estímulos à mobilidade ativa e ao transporte coletivo - mais carros nas ruas - mais congestionamentos e estresse. E volta tudo de novo.. mais ruas ampliadas, mais caos.

  • @santos20109
    @santos201094 ай бұрын

    Fico puto com isso por causa disso que muitas pessoas morrem

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    A pressa e a distração. É preciso estar muito atento na travessia!

  • @diukmourao
    @diukmourao4 ай бұрын

    Mais um trabalho em prol a Brasília.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    Valeu. A luta por uma mobilidade justa e digna é árdua, mas necessária!

  • @franciscojosevianapalhares5408
    @franciscojosevianapalhares54084 ай бұрын

    Aquilo que se classifica como modelo de desenvolvimento não tem compromisso com a população ou a qualidade de vida.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    Desenvolvimento focado em 4 rodas desumaniza as cidades. Já ficou claro há algum tempo. Quanto tempo ainda levará para nossas autoridades perceberem?!

  • @anabeatrizvasconcellos6414
    @anabeatrizvasconcellos64144 ай бұрын

    Excelente mensagem. Incrível como moradores de Brasília dão pouca importância a perda dos espaços urbanos de civilidade para priorizar carros.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    É tão evidente o descompasso entre as ações governamentais rodoviaristas e o que preconizam as leis e os bons exemplos de mobilidade pelo mundo. E, ao mesmo tempo, o tema é tão negligenciado, apesar da importância em termo de qualidade de vida, meio ambiente, urbanismo e mudanças climáticas.

  • @aldopaviani4886
    @aldopaviani48864 ай бұрын

    É mais Cidade do Automóvel!!!

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    Infelizmente, como as imagens mostram, a Cidade do Automóvel vem se sobrepondo e sufocando a Cidade Parque. Mais Carros e Menos Verde.

  • @Defildis
    @Defildis4 ай бұрын

    Se não tiver campanha de educação nas ciclovias, não adianta só ciclovias.

  • @uirafelipe
    @uirafelipe4 ай бұрын

    Sim, nas ciclovias e nas ruas em geral, voltadas aos motoristas. Reforçar que o maior protege o menor.

  • @cristinaflores5288
    @cristinaflores52885 ай бұрын

    Como barrar essa destruição do cerrado?

  • @uirafelipe
    @uirafelipe5 ай бұрын

    Penso que precisaria de pressão social por mudanças, por melhorias efetivas na mobilidade. Tentar sensibilizar gestores e autoridades sobre o rumo adequado a seguir.

  • @edvardpereira7706
    @edvardpereira77065 ай бұрын

    Enquanto esse desgovernador constroi túneis, viadutos, trevos e tesourinhas em ritmo acelerado e virulento, a ampliação das linhas de metrô e BRT's seguem a passo de tartaruga. Afinal eleitores motorizados são maioria e dão mais votos. 😂😢😮

  • @anapaulaborba4134
    @anapaulaborba41345 ай бұрын

    Excelente vídeo! Mensagem necessária e urgente! Parabéns, Uirá! 👏

  • @uirafelipe
    @uirafelipe5 ай бұрын

    Valeu, parceira. A luta por uma cidade humanizada continua! ; )