TV USP Bauru

TV USP Bauru

Canal da TV USP Bauru, TV universitária subordinada à Prefeitura do Campus USP de Bauru.

Пікірлер

  • @francielebussfresckikestri6544
    @francielebussfresckikestri654417 сағат бұрын

    Amei ❤ viva a universidade pública ❤❤❤

  • @anapauladossantoschaves3319
    @anapauladossantoschaves33193 күн бұрын

    Maravilhosa essa entrevista, já se passaram 8 anos e pouco evoluímos na presença de professores especializados em educação especial nas nossas escolas, mas ouvir a Doutora e Pesquisadora Vera Lucia Messias Fialho Capellini, encheu meu coração de esperança que podemos evoluir muito na educação especial se acreditarmos e nos prepararmos para exerce-la com muita dedicação.

  • @mayaralemos3563
    @mayaralemos35634 күн бұрын

    Lindo no papel, na prática é o professor, 30 crianças e Deus nos ajude. Nas escolas públicas periféricas, não é um aluno público alvo, são 3 ou 4 mais as investigações, e o professor fica incapacitado de trabalhar, tem crianças que batem, que comem o que não podem, que fogem, que se coloca em risco e os outros e o que importa é o planejamento, é lindo falar mas ninguém cobra o tratamento dessas crianças, a gente quer ajudar as crianças a aprenderem e avançarem, mas as famílias e o estado não garantem o tratamento, terapia e medicação. Nós educadores, estamos adoecendo por lidarmos com atribuições que não são nossas.

  • @PatriciacorreiaCorreia
    @PatriciacorreiaCorreia18 күн бұрын

    A professora Capellini reforça sobre a ideia de que todas escolas deveriam ser inclusiva. O documentário a ainda ressalta a importância das leis para o avanço educação especial.

  • @alcineiajustisouzamonteiro2258
    @alcineiajustisouzamonteiro225818 күн бұрын

    Após assistir o documentário sobre a “História da Inclusão das Pessoas com Deficiência”, pude refletir sobre uma transformação significativa no campo da educação para pessoas público alvo da educação especial no Brasil, bem como a sua evolução das políticas e práticas educacionais ao longo do tempo, apesar dos impasses e barreiras que ainda existe. Ressalvo que a fala da professora Vera Lúcia Capelini, oferece uma visão abrangente e detalhada da evolução da educação para pessoas com deficiência no Brasil, destacando o progresso feito e as diferenças entre educação especial e inclusiva, bem como a formação de professores, o ensino colaborativo, os entraves/falta de empatia que os pais/famílias enfrentam/passam, dentre outros. Pois a inclusão é um processo contínuo que visa integrar todos os alunos em um sistema educacional que atende às suas necessidades específicas, refletindo uma evolução positiva em termos de acessibilidade e igualdade.

  • @cristianeoliveira3106
    @cristianeoliveira310618 күн бұрын

    A Educação Inclusiva realmente é marcada por uma longa jornada, e também foi marcada por grandes desafios os seus avanços. A Lei Brasileira de Inclusão foi um grande marco, pois consiste aspectos importantes relacionados a Inclusão. A Lei no papel é maravilhosa, mas na prática, principalmente em sala de aula, infelizmente os professores que lute.

  • @franciscadelmirodeoliveira9881
    @franciscadelmirodeoliveira988118 күн бұрын

    Assistindo esse vídeo, nos leva a percepção de quanto o Brasil vem investindo na educação, principalmente na educação inclusiva e pessoas com necessidades especiais. O Brasil tem avançado, porém é necessário mas,pois vemos muitas alunos que não conseguem se incluírem totalmente nas escolas e o pior nesse cenário todo é a falta de profissionais qualificados para cada necessidades que esse aluno possui, um profissional para atender um aluno com um tipo de necessidade não necessariamente está preparado pra outro tipo

  • @valdireneborges8016
    @valdireneborges801619 күн бұрын

    Esse documentário mostra como a educação para pessoas com deficiência evoluiu. Antes, essas pessoas eram isoladas e tinham poucas oportunidades. Hoje, com políticas e leis, há um esforço grande para incluí-las nas escolas, respeitando suas necessidades. No futuro, espera-se uma educação ainda mais personalizada e inclusiva, com tecnologias assistivas e profissionais capacitados. Esse progresso é essencial para uma sociedade mais justa. A reflexão sobre nosso papel na inclusão, seja como educadores ou membros da comunidade, é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso ao aprendizado e desenvolvam seu potencial, contribuindo para um mundo mais equitativo.

  • @pegagogiaantipoffiana
    @pegagogiaantipoffiana19 күн бұрын

    Muito bom aprender sempre mais e ouvir pessoas, professores e pesquisadores compartilhar seus conhecimentos com quem busca por mais formação e especialização. Indicarei este vídeo no Blog Pedagogia Antipoffiana e Pedagogia Socialista, uma iniciativa do Coletivo Trabalho e Educação 0 Ibirité - MG - Prof. Ms. Janete Amorim Ribeiro

  • @valdireneborges8016
    @valdireneborges801621 күн бұрын

    Esse documentário mostra como a educação para pessoas com deficiência evoluiu. Antes, essas pessoas eram isoladas e tinham poucas oportunidades. Hoje, com políticas e leis, há um esforço grande para incluí-las nas escolas, respeitando suas necessidades. No futuro, espera-se uma educação ainda mais personalizada e inclusiva, com tecnologias assistivas e profissionais capacitados. Esse progresso é essencial para uma sociedade mais justa. A reflexão sobre nosso papel na inclusão, seja como educadores ou membros da comunidade, é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso ao aprendizado e desenvolvam seu potencial, contribuindo para um mundo mais equitativo.

  • @Anayara-w4t
    @Anayara-w4t21 күн бұрын

    Destacando no vídeo as mudanças ocorridas ao longo das decadas, que houveram avanços significativos na inclusão de alunos no ensino regular. Vera Lúcia Capellini discute a evolução do modelo educacional voltado para pessoas com deficiência. Desde a criação de classes especiais até a implementação de políticas de acessibilidade, o foco tem sido garantir que todos tenham igualdade de oportunidades na educação. É inspirador ver como a sociedade está cada vez mais consciente da importância da inclusão e da diversidade nas escolas.

  • @eginabrigida5109
    @eginabrigida510923 күн бұрын

    Eu uso protese dentária,foi uma alegria quando comecei usar melhorou muito o meu falar e junto com a fono❤❤😊

  • @alexandraadelelongobardiro480
    @alexandraadelelongobardiro48023 күн бұрын

    Simplesmente maravilhoso!!!! E a acessibilidade do teste representa uma importante conquista que auxiliará muito no trabalho fonoaudiológico em relação as dificuldades e transtornos de aprendizagem.

  • @itelvinafrancisca8764
    @itelvinafrancisca876424 күн бұрын

    A educação inclusiva ainda é um longo processo, um longo aprendizado, entender como lidar com a inclusão ainda é umas das principais barreiras pra se chegar numa real oportunidade para essas crianças na inclusão, tem se movido alguns esforços isso devido às leis e também o esforços dos próprio pais em busca de uma escola com direitos iguais para seus filhos. Ainda não temos escolas totalmente estruturadas pra receber esses alunos especiais de forma que sejam totalmente bem adaptados. A própria escola ainda não tem acessibilidade. Não tem profissionais capacitados pra lidar com um aluno que tem necessidades especiais. Todos os cuidados a respeito da lei são sendo olhado, mas ainda precisamos de mais. Brasil ainda está muito longe, mas está no caminho. Eu acredito que se todas as escolas tiver uma sala de apoio do AEE e capacitação pra profissionais nessa área, vamos conseguir ter uma educação inclusiva melhor.

  • @elianerodrigues7267
    @elianerodrigues726725 күн бұрын

    Ótimo documentário, muito esclarecedor, de fácil entendimento. Interessante a fala da Profª Capelline quando ela destaca a importância do professor estar preparado para ministrar uma sala em contexto da diversidade, seja as características quais forem, seja com deficiencias ou culturais; que diante dessas diversidades, diferenças humanas o professor(a) deve estar preparado para modificar, adaptar as aulas. Acho que para isso acontecer na prática de forma significativa, o professor tem que continuar se especializando cada vez mais, buscando uma formação continuada, também ter mais recursos na sala de aula, tanto material como humano; professor de apoio mais preparado para ajudar no processo de aprendizado do aluno com deficiencia. O ensino colaborativo na educação especial, onde professor de classe comum e o professor de educação especial formam uma parceria de trabalho, facilitando o processo de inclusão é algo muito importante e que certamente pode trazer resultados positivos para todos os alunos.

  • 25 күн бұрын

    Esse documentário contribuiu muito para a minha compreensão sobre o que venha ser a Educação Especial e a Educação Inclusiva, pois para muitos, ambas não se diferenciavam, e que a Educação Inclusiva havia substituído a Especial, após assistir a esse vídeo e a ler os conteúdos do curso de capacitação sobre a Educação Especial e Inclusiva, conseguir perceber a diferença entre elas. A educação Especial é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis de ensino, abrange educandos desde a educação infantil até o ensino superior, enquanto, a educação Inclusiva veio com o intuito de acolher, promover o desenvolvimento e aprendizagem de todos, pois busca romper com a exclusão das minorias, dessa forma, ser uma escola inclusiva, tanto para as pessoas sem deficiências quanto para as que tenham deficiências, sendo essas o público alvo da educação Especial. Sabemos que ainda muito precisa ser feito para que realmente essa educação inclusiva seja efetiva nas redes regulares de ensino, mas observando a linha do tempo na evolução dessa categoria de ensino, vimos que houve uma evolução significativa e isso tem contribuído para o desenvolvimento e aprendizado das pessoas com deficiência.

  • @rosedeoliveira4350
    @rosedeoliveira435025 күн бұрын

    Muito esclarecedor saber a diferença da Educação Inclusiva para a Educação Especial.

  • @itelvinafrancisca8764
    @itelvinafrancisca876427 күн бұрын

    Antigamente as crianças que nasciam com alguma deficiência era tida como um peso tanto pra família, quanto pra sociedade. Hoje com as inúmeras forças de pais e mães de uma sociedade mais justa e democrática, com a ajuda de políticos, e outros órgãos governamentais, toda essa trajetória está a caminho de uma grande mudança, a criança que nasce com algum tipo de deficiência tem seus direitos garantido por lei, e essas mesmas leis têm aberto oportunidades para que todas as crianças sejam mantidas nas escolas com os mesmos direitos, e escolas essas comuns pra todos. E mais hoje as crianças especiais que tenha direito a um acompanhante tem esse direito garantido por lei, de ter uma profissional de apoio pra auxiliar ela em suas atividades e todas as demais rotinas dentro da escola, entre elas a higiene pessoal a alimentação tbem e o ir e vir dentro do espaço escolar. Os AEE implantados dentro de algumas escolas municipais tem um papel muito importante, que é de dar apoio à esssa alunos especiais e ajudar dentro as suas particularidades para desenvolver um aprender legítimo em condições as outros alunos.

  • @lindinalvarosamoreira1462
    @lindinalvarosamoreira146227 күн бұрын

    A professora Vera Lúcia Capellini, no vídeo acima nos mostra através da linha do tempo da 'História da Inclusão das Pessoas com Deficiências , com lutas e conquistas através de Leis, grupos de estudos, entre outros, perpassando por diferenças entre educação especial e educação inclusiva, complementando ou suplementando o ensino aprednziagem com transversalidade, caminhando juntos na mesma direção.

  • @eliseusantos8779
    @eliseusantos877928 күн бұрын

    Como posso adquirir essa prótese? Ela só é colocada pelo Centrinho em Bauru?

  • @one7king
    @one7king28 күн бұрын

    Interessante essa fala da professora Vera Lúcia sobre a política do contra turno quando ela fala que os professores da educação comum e da educação inclusiva devem atuarem juntos , eu creio que essa interação possa facilitar o desenvolvimento das atividades e no desempenho dos alunos, porém para que essa parceria possa se concretizar é necessário que os poderes públicos tenham um olhar diferente com esse grupo específicos e realmente aplicar os recursos do ensino colaborativo.

  • @user-zf4bi6ro1x
    @user-zf4bi6ro1x29 күн бұрын

    Maravilhosa

  • @user-zf4bi6ro1x
    @user-zf4bi6ro1x29 күн бұрын

    Show

  • @michelanelins610
    @michelanelins61029 күн бұрын

    Compreender o processo da inclusão possibilita a reflexão de que a educação inclusiva necessita de romper de fatos a barreiras que impossibilita a plena atuação dos indivíduos e o direito à aprendizagem de qualidade e equidade nas instituições educacionais.

  • @TatianeFrancisco-wp2bc
    @TatianeFrancisco-wp2bcАй бұрын

    Uma questão bem interessante é sobre a diferença entre educação especial e educação inclusiva onde muitos se confundem ou acreditam que uma substitui a outra, o que não é verdade.

  • @jorgemauricioamaro2221
    @jorgemauricioamaro2221Ай бұрын

    Profª.. Vera Lucia, parabéns pelo trabalho em prol a educação especial inclusiva, historicamente a educação de pessoas do público -alvo da educação especial tem se apresentado como um grande desafio, embora os avanços no que tange as leis, ainda temos um longo caminho a ser seguido neste processo de uma educação especial inclusiva efetiva. É de suma importância a inserção de políticas públicas que defina metas para viabilizar o direito das pessoas com deficiências de frequentar as escolas regulares, que distribua os recursos necessários para as adaptações arquitetônicas nas instituições educacionais, como também na capacitação dos profissionais docentes para atuarem na educação especial inclusiva.

  • @jacirakermendesleite1084
    @jacirakermendesleite1084Ай бұрын

    A dificuldade ainda sobre a educação inclusiva na minha pequena experiência sempre em busca de conhecimento, é manter uma relacionamento colaborativa com o professor da sala comum. Alguns impasses ainda acontecem para impedir essa articulação como o horário de planejamento ser em outro horário, não sendo compatíveis e também o planejamento mensal não tem pautas direcionadas para as crianças com necessidades educacionais e com deficiência. A explanação sobre a evolução histórica da educação especial feita pela Dra Vera Lucia Capelini, nos mostra o quanto estamos conseguindo quebrar as barreiras da exclusão e tirar da marginalização da sociedade as pessoas com deficiência e de uma certa forma mudando a mentalidade da sociedade em relação a pessoa com deficiência através da educação da inclusiva, que é uma educação para todos com ou sem necessidades educacionais.

  • @rosanaskoreiferreira9440
    @rosanaskoreiferreira9440Ай бұрын

    Parabéns, professora Dra. Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, pela sua dedicação ao longo dos anos na pesquisa voltada para a educação inclusiva. Agradeço também ao repórter Vitor Oshiro, da Linha do Tempo da TV USP Bauru, por nos apresentá-la em sua entrevista, trazendo informações valiosas e esclarecedoras. Os temas discutidos na entrevista, com as reflexões da professora, nos ajudam a compreender melhor a distinção entre educação especial e educação inclusiva, além de oferecer uma visão histórica sobre como a educação inclusiva tem evoluído ao longo do tempo. Em comparação com o passado, é evidente que a educação inclusiva ganhou maior visibilidade, uma vez que antigamente não havia inclusão e as pessoas com deficiência eram vistas como anormais, sendo excluídas da escola e da sociedade. No Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 e outras leis que regulamentam esse direito, notamos avanços significativos. No entanto, ainda existem barreiras, desafios e uma crença enraizada de que as pessoas com deficiência são inferiores às demais. A implementação desde cedo de escolas adaptadas, com atendimento educacional especializado, profissionais capacitados, materiais didáticos adequados e estratégias pedagógicas inclusivas, aliada a um trabalho constante, empático, interativo e colaborativo entre professores, alunos, famílias e comunidade, são fundamentais para promover mudanças positivas no presente e garantir uma verdadeira inclusão para as futuras gerações. Cabe a cada um de nós contribuir para que isso se concretize.

  • @raissagoncalves8873
    @raissagoncalves8873Ай бұрын

    PERFEITA! Assistindo em 2024, e o quanto ela me ensinou, foi mto. Estou cursando licenciatura e ainda temos muito o que lutar para que mudanças eficazes sejam feitas.

  • @valaraujo9370
    @valaraujo9370Ай бұрын

    A educação inclusiva é uma temática de extrema relevância nos debates educacionais. Somente no século xx iniciou-se uma Política de Educação Especial, ocasião na qual esses debates foram ampliados e puderam reverberar cada vez mais. Nesse contexto, a fala da Dra. Vera Lúcia Capellini alerta para essa relevância e que "toda escola deveria ser inclusiva". O acolhimento a todos e o desenvolvimento da aprendizagem devem ser pilares sobre os quais a Escola deveria assentar-se. A transversalidade da educação especial e inclusiva pauta-se na promoção da equidade.

  • @marlicostadeoliveira2016
    @marlicostadeoliveira2016Ай бұрын

    Tudo verdade, mas a realidade que o apoio a inclusão trabalha tanto, uma carga horária desumana, e um salário mínimo, não consegui nem pagar um curso para se aperfeiçoar aperfeiçoar

  • @leilabatista2438
    @leilabatista2438Ай бұрын

    Quais lugares absorve os enfermeiros formado nessa área?

  • @reinildealmeida4676
    @reinildealmeida4676Ай бұрын

    Esse documentário abre a nossa mente sobre a importância da educação especial e inclusiva oferecida no ensino regular. Faz uma linha do tempo na evolução dessa categoria de ensino e como isso tem ajudado tantas pessoas com deficiência. Se considerarmos nosso passado cultural em relação às pessoas com deficiência, hoje já evoluímos muito, mas ainda há muito mais a fazer. Mesmo em pleno século XXI nos deparamos com escolas totalmente despreparadas para atender este público e quando são obrigadas a se adaptar o fazem com má vontade. Ter lei que obriga a escola ofertar para a criança publico alvo da educação especial apoio de professor especializado é muito importante e fundamental para a inclusão dos mesmos nas escolas comuns, tanto para elas como para as outras crianças que aprendem desde cedo a respeitar as diferenças. A forma como a professora Vera Lúcia aborda o tema nos faz refletir sobre a nossa realidade, a realidade de cada canto desse país que é tão diverso, onde em muitos lugares já encontra a acessibilidade como primeiro obstáculo a ser enfrentado. Considerando o aprendizado, encontramos professores regentes com resistência em aceitar professores de apoio, alegando que estes não fazem nada, não há uma colaboração entre eles. O Brasil já evoluiu muito, isso não dá pra negar, o que não podemos é deixar como está sem buscar uma alternativa que coloque o aprendizado e a inclusão do aluno como principal objetivo a ser alcançado.

  • @andreanunessilvarodrigues6914
    @andreanunessilvarodrigues6914Ай бұрын

    Esse documentário oferece uma visão abrangente e profunda sobre a evolução da educação especial e inclusiva. A participação da professora Vera lúcia Capellini, adiciona uma perspectiva valiosa e esclarecida do conteúdo, e destaca tanto os avanços quanto os desafios, que por sinal, existem até hoje. Embora as leis e políticas públicas tenham avançado significativamente, garantindo direitos e propondo ambientes educacionais inclusivo, sua implementação ainda enfrenta muitos obstáculos. Exemplos como, a falta de recursos, a insuficiência na formação de professores, a falta de adaptações adequadas, entre outros, são barreiras que precisam ser superadas. A professora Vera Lúcia destaca uma perspectiva de melhoria, evidenciando iniciativas e práticas que tem mostrado resultado positivo. Porém, isso motiva professores, gestores e toda comunidade escolar a continuar trabalhando para que a inclusão aconteça realmente. Nos estudos do curso de capacitação em Educação especial e inclusiva, bem como nesse documentário, traz uma fonte de inspiração para todos os envolvidos em educação especial e inclusiva, reforçando o compromisso contínuo com a formação, a adaptação de práticas pedagógicas, e a promoção de uma cultura escolar que combata a discriminação e valorize a diversidade. Além de informar, provoca uma reflexão sobre a nossa responsabilidade como educadores e cidadãos. Vera lúcia Capellini reforça a necessidade de um olhar crítico e ao mesmo tempo esperançoso dobre a inclusão. Que juntos possamos transformar as escolas em espaços verdadeiramente acolhedores e inclusivos, onde todos possam alcançar seu potencial e contribuir para uma sociedade justa e humana.

  • @betecampos8045
    @betecampos8045Ай бұрын

    Não é a primeira vez que assisto a este vídeo e meu interesse se deu pela forma como a professora Vera Lúcia trata a questão da educação especial no nosso país. Como pesquisadora, ela faz uma análise dessa modalidade do ensino no Brasil, mostrando desde os primórdios, destacando as situações de exclusão vividos pelas pessoas e todas as mudanças ocorridas durante este percurso histórico. Das escolas especiais, chegamos as salas comuns, conquistamos o AEE , mas muitas mudanças precisam ser operadas para que nossos alunos estejam na escola e aprendam de fato. A legislação do ensino é uma das mais avançadas do mundo, mas poucos alunos da educação especial frequentam a escola, pois há barreiras que dificultam este acesso, como as arquitetônicas e as barreiras atitudinais. É necessário a desconstrução do capacitismo para que a educação especial e inclusiva possa garantir acesso, aprendizagem e permanência para todos, por meio de uma educação que respeite as individualidades, ofereça recursos que equipare as condições de participação das crianças, jovens e adultos que precisam da escola. Precisamos de formação especializada para atendermos às diversas demandas dos nosso alunos, realidade já atendida em outros países. É necessário tirar a lei do papel e fazer funcionar, pois há uma grande distância entre o ideal e o real. Avancemos!

  • @LucianaRomero-kl5ur
    @LucianaRomero-kl5urАй бұрын

    A Educação Especial na perspectiva de uma educação inclusiva está associada a ideia de uma educação para todos e no respeito a peculiaridade de cada indivíduo, com o intuito de possibilitar a integração e a interação dos educandos no contexto educacional. a educação inclusiva a algum tempo vem sendo discutido pela sociedade e estado e nos últimos anos tem ganhado mas força, mas ainda existe muito o que precisa ser feito vemos que a maioria das escolas ainda não estão preparadas para atender esse público que necessita de um atendimento especializado. Portanto é preciso estar se aperfeiçoando e buscando metodologias, praticas pedagógicas e estratégias que possibilita o desenvolvimento de todos os alunos.

  • @cleidedefatimaalveslima8834
    @cleidedefatimaalveslima8834Ай бұрын

    A educação inclusiva sofreram mudanças no decorrer do tempo, transformações na oferta e estratégias para pessoas com deficiência, atendimento igualitário para todos, muitos documentos garantem esses direitos, porém a realidade é outra e podemos observar esses fatos na fala da professora Vera Lúcia no documentário, no qual se inicia relatando a evolução dos passos dado rumo a uma educação inclusiva a todos. Aqui no Brasil estamos caminhando para tal evolução, mas deparamos ainda com barreiras que devem ser derrubadas tais como: arquitetônicas, organização educacional que deixa a desejar, o despreparo do corpo docente e a sua mentalidade e aceitação em relação a esse público alvo. Observamos também que esse processo não é de imediato, mas que existe um passo a passo rumo a efetivação do mesmo, abraçando os desenvolvimentos já adquiridos e buscando mais conquistas para que a inclusão escolar seja bem sucedida a todos independente se tenha alguma deficiência ou não, a final o modelo de inclusão que almejamos é para todos. Creio que estamos caminhando no rumo certo, pois comparando as explicações da professora no documentário sobre o assunto e o que estamos vivenciando no curso, podemos chegar a conclusão que no momento de atuarmos faremos a diferença em um ensino colaborativo, de qualidade, menos incoerente com a realidade atual.

  • @Rosangela201021
    @Rosangela201021Ай бұрын

    Excelente vídeo, maravilhosa explanação da professora e pesquisada Vera Lucia Capellini, como ela bem disse na sua fala ainda estamos longe de uma inclusão de qualidade, trabalho em sala de aula como Apoio Escolar de uma aluna com deficiência intelectual e deficiência física ( cadeirante) e presencio todos os dias muitas dificuldade na locomoção com a cadeira de rodas da minha aluna, a falta de empatia por parte de alguns professores que fingem na vê a aluna na sala de aula, ainda bem que temos professores de AEE que a atende e tentam dentro de suas possibilidades trabalhar com essa aluna suas capacidades. Mas percebo a falta de interesse por parte de alguns professores adaptarem atividades diferenciada a este estudante, espero que como a professora disse que com o tempo e com a conscientização aconteça de fato as mudanças para que ocorra uma inclusão de qualidade a esses alunos.

  • @angelacarlaribeirodasilva4733
    @angelacarlaribeirodasilva4733Ай бұрын

    Os esclarecimentos da professora Vera Lúcia Capellini em relação a linha do tempo da educação especial e Inclusiva no Brasil e no mundo relata que evoluímos muito em relação ao tratamento com as pessoas com deficiência. O Brasil tem leis relacionadas a educação especial e inclusiva, consideradas uma das melhores do mundo, porém esta educação no ensino regular, é uma das piores. O que temos ainda no nosso país são escolas filantrópicas voltadas para a educação especial com cunho de assistencialismo. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) estabelecido pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, em 2008 que é ofertado em escola de ensino regular tem sua qualidade comprometida por duas questões importante: a primeira está relacionada com a qualidade da formação do professor de AEE, falta comprometimento do Estado em oferecer cursos de capacitação específicos e de qualidade para os professores. A segunda está relacionada com a interação entre professores do AEE e os professores da sala regular que precisam saber lidar com as deficiências dos alunos, mas se sentem sozinhos nesse processo de inclusão e aprendizagem do aluno deficiente. O que podemos perceber é que só a oferta do AEE nas escolas regulares no contraturno do estudante não é suficiente para uma inclusão de qualidade. É notório que a inclusão precisa sair dos papeis normativos e das leis do nosso país. Precisamos avançar cada vez nessa modalidade de ensino para que as próximas gerações sejam mais acolhidas e incluídas em uma sociedade que esteja de fato preparada para recebê-las.

  • @claudiapina6709
    @claudiapina6709Ай бұрын

    Muito boa a fala da Dra Vera Lucia Capellini, ainda há muito há ser feito, mas não está na estaca zero.

  • @marciamiranda818
    @marciamiranda818Ай бұрын

    A educação especial e inclusiva está literalmente engatinhando em nosso país ,mas com legislações e leis de ponta. Isso é um grande começo de uma caminhada promissora para pessoas comprometidas com a educação. Pois a base foi feita com excelência. Faltam campanhas e palestras de conscientização e mudanças de atitudes para uma sociedade inclusiva e sem preconceitos.

  • @luciamara3302
    @luciamara3302Ай бұрын

    Neste documentário a professora Capellini nos proporciona uma reflexão a cerca de onde partimos e onde podemos chegar sobre a educação especial e inclusiva. Muitas conquistas já foram alcançadas e muitas outras podemos abraçar. O foco não pode ser, hoje como a inclusão é feita e sim, como podemos melhora-la e garantir que se torne natural para todos em especial aos alunos com ou sem deficiência. A explanação da professora Capellini faz todo sentido em relação aos estudos do curso de Capacitação em Educação Especial e Inclusiva pois são muitos estudos com muitos esforços para que a inclusão seja de fato consumada.

  • @dinacristinainforzatobutol344
    @dinacristinainforzatobutol344Ай бұрын

    Dra Fidela … sempre forte, firme , doce e inteligente… UM EXEMPLO DE SER HUMANO DIGNO E COMPETENTE EM TODOS OS SENTIDOS … minha turma sempre teve orgulho de tê-la como professora … séria , justa e muito especial … sempre nos tratou com muita simpatia e carinho mesmo depois de décadas nos nossos muitos encontros de turma tivemos o privilégio de ter sua presença entre nós … ETERNA ADMIRAÇÃO POR ESSA GRANDE MULHER … Grata por tudo professora 🙏🏻💓🌸PARABÉNS POR TODA OBRA DA TUA VIDA 🌟

  • @maxsuelleandro1268
    @maxsuelleandro1268Ай бұрын

    Como posso adquirir essa prótese ?

  • @AdemildesQueiroz-ge3ew
    @AdemildesQueiroz-ge3ewАй бұрын

    O QUE AFAZIA? 😢😂💺EU ESTOU NUMA CADEIRA DE RODAS ^6 ANOS PERDI A FALA EU O LADO DIREITO TODO BH 😢💺

  • @MagnoHenriquedeSouzaFreitas
    @MagnoHenriquedeSouzaFreitasАй бұрын

    kzread.info/dash/bejne/iqGVzqSSfKvWnbg.html&si=TEskvy8-LvnIS38r

  • @RosinhaLacerda
    @RosinhaLacerdaАй бұрын

    A professora Vera Lúcia Capellini ao apresentar a história da inclusão das pessoas com deficiência, trouxe vários pontos que me chamaram a atenção. Dentre eles estão: a) a importância de ter o professor do AEE atuando na sala junto com o professor da sala comum. Isso ajudaria muito o professor da classe comum, o aluno e a família que não precisaria levar o aluno no contra turno; b) a diferença sobre educação especial e inclusão (a abrangência de cada uma). Tudo que estudamos até agora tem contribuído para que possamos acolher e incluir os nossos alunos.

  • @guaciraqm
    @guaciraqmАй бұрын

    Parabéns pelos esclarecimentos, a Educação Inclusiva passa necessariamente pela boa formação dos professores para atuarem com esse público. A capacitação precisa ser permanente e adequada à realidade dos alunos.

  • @myllenamendes2906
    @myllenamendes2906Ай бұрын

    O vídeo é interessante, didático e extremamente esclarecedor. Além de apresentar uma linha do tempo, proporciona uma verdadeira aula sobre Educação Inclusiva.

  • @IreneBanaczek
    @IreneBanaczekАй бұрын

    Através da fala da Professora Dra Vera Lúcia Capellini, podemos perceber o esclarecimento e a diferença entre a Educação Especial e Educação Inclusiva. A Professora trás o conhecimento, Ela compreende que necessita colocar-se a estrutura organizacional, para um melhor ambiente favorecendo o aprendizado e a escolarização.