Cavaleiro do Tempo

Cavaleiro do Tempo

A aventura de descobrir factos fascinantes do passado começa aqui.

Exploraremos o passado, personagens fascinantes, assuntos ficcionais, curiosidades e outros assuntos interessantes. O nosso foco principal é a História de Portugal, os seus personagens e episódios mais marcantes, procurando abordar os assuntos com o máximo rigor histórico.
Combinando animações envolventes, excertos de arquivos históricos, ilustrações impressionantes e narração cativante, os nossos vídeos são projetados para o envolver, inspirar e entreter. Inscreva-se agora e não perca nenhum dos nossos emocionantes episódios quinzenais.

Sejam bem-vindos ao canal: Cavaleiro do Tempo! O canal português sobre História de Portugal.

Пікірлер

  • @edumarsimoes5227
    @edumarsimoes522711 сағат бұрын

    Parabéns 🎉🎉prlk aniversário 🎉🎉🎉🎉

  • @edumarsimoes5227
    @edumarsimoes522711 сағат бұрын

    Excelente

  • @edumarsimoes5227
    @edumarsimoes5227Күн бұрын

    Muito bom

  • @paulocarmo458
    @paulocarmo4583 күн бұрын

    Fazia falta outro, para por este país na linha

  • @portugal6905
    @portugal69054 күн бұрын

    "Pai, foste cavaleiro. Hoje a vigília é nossa. Dá-nos o exemplo inteiro e a tua inteira força! Dá, contra a hora em que, errada, novos infiéis vençam, a bênção como espada, a espada como bênção!" D. Afonso Henriques (Mensagem) - Fernando Pessoa

  • @JhonataJanko
    @JhonataJanko5 күн бұрын

    Recomendo que coloque um fundo musical e cenas com mais cortes, assim, ficará mais emocionante. Parabéns pelo trabalho.

  • @antoniopacheco864
    @antoniopacheco8645 күн бұрын

    Brutal. Grandes homens

  • @hugoandrade3551
    @hugoandrade35516 күн бұрын

    Portugal é o unico herdeiro ao trono da União ibérica...

  • @sergionoronha1302
    @sergionoronha13026 күн бұрын

    O maior e invencível foi o Galeão Sao Joao Batista, vulgo Botafogo .......

  • @jorgevenceslau6933
    @jorgevenceslau69337 күн бұрын

    <3

  • @cristinasousa7669
    @cristinasousa76697 күн бұрын

    Essa bandeira era muito linda. Tinha as cores do condado portucalense e de Afonso Henriques . Podiam ter mantido . Não fizeram referendo nenhum

  • @fernandofantasy
    @fernandofantasy7 күн бұрын

    No fim a familia real fugiu para a colônia no novo mundo, deixando Portugal e seu povo entregue a própria sorte

  • @lyonconvicto3010
    @lyonconvicto30107 күн бұрын

    Aguiar Minas Vale do Aço 🙏🤲🤝

  • @lyonconvicto3010
    @lyonconvicto30107 күн бұрын

    Agradeco a Divina Providência, que através do Comentário ao Evangelho de Marcos lição da Escola Sabatina, a 4° desta semana numa das citações, do Padre Antônio Vieira. Conhecer sua história, é tornar minha história + rica aproximando-se + perto do Ceu. Muito obrigado Meu Deus.

  • @jorgevenceslau6933
    @jorgevenceslau69338 күн бұрын

    Maravilhoso doc. e Rei ;). Obrigado.

  • @Portocampeao
    @Portocampeao8 күн бұрын

    Ok zuca 👍🏻

  • @joaoabrantes1094
    @joaoabrantes10949 күн бұрын

    Eramos uma grande maquina

  • @Lyralikesit
    @Lyralikesit9 күн бұрын

    Só aboliu á força

  • @felintodia2065
    @felintodia206510 күн бұрын

    O Dono do Canal tem um sotaque Português Europeu que legal,o Português americano é legal mais o Europeu é porreiro, legal

  • @josealbertotanicas2129
    @josealbertotanicas212910 күн бұрын

    A restituição de Olivença é, para os espanhois, a capacidade de recuperar Gibraltar aos ingleses.

  • @ruipedro545
    @ruipedro54510 күн бұрын

    Então jogadores da seleção espanhola ao ganhar o europeu de futebol não gritaram Gibraltar é espanhol... E os Portugueses quando se vão levantar e gritar Olivença é Portuguesa. De Espanha nunca confiar...

  • @lxportugal9343
    @lxportugal934310 күн бұрын

    1 de Agosto de 1834 .... Não foram em todas as regiões "controladas" por Ingleses, não sei bem os estatutos que tinham mas em protectorados não aboliram

  • @lxportugal9343
    @lxportugal934310 күн бұрын

    6:00 O objectivo era manda-los para o Brasil??? Não não era.... o número de escravos que vinha para cá já era infinitivamente inferior ao que ia para o Brasil. E como é que você sabe que não respeitavam o alvará, se corriam o risco de ficar sem eles e no Brasil não? E a prova que não foi por razões económicas foi exactamente essa lei de 1773. Se essa lei de 1773 nunca fosse promulgada continuaria a haver escravos em Portugal e continuariam a ir escravos para o Brasil aos magotes como já iam (e foi isso que aconteceu)

  • @lxportugal9343
    @lxportugal934310 күн бұрын

    O Marquês fez muita b.... mas fez algumas coisas boas Também temos que lhe dar crédito às boas

  • @alexandre4193
    @alexandre419312 күн бұрын

    Esse foi o melhor vídeo sobre história. Normalmente é contado que Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) era o líder da Inconfidência Mineira, mas acredito que você foi o primeiro a dizer um fato histórico: “ele era mais um integrante do movimento”. Meus parabéns. Foi o mais completo que eu encontrei. Queria que os livros de história, em vez de resumir parte da história do Brasil, contassem ela por completo.

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC311 күн бұрын

    Muito obrigado!

  • @igoralves495
    @igoralves49512 күн бұрын

    "Sem querer relativizar, mas já relativizando..."

  • @igoralves495
    @igoralves49512 күн бұрын

    Essa comparação entre o comércio de escravos entre ingleses, franceses e portugueses deixa de lado o destino da maioria dos escravizados: o Brasil, colônia portuguesa. Não há malabarismo retórico que apague essa nódoa na história lusitana.

  • @g-ps
    @g-ps7 күн бұрын

    ​​​​Nem da História do Brasil e dos países (reinos na época) africanos (os africanos vendiam outros africanos, um negócio em que os mais vulneráveis ficavam a perder), árabes (que os iam buscar ao Sudão e à Etiópia e os tornava eunucos), asiáticos. Também vieram escravos para Portugal, ao longo dos tempos, após a abolição em Portugal miscegenaram-se com Portugueses. Há Portugueses que têm antepassados que foram escravos libertos. Em pleno século XXI ainda existe o hediondo tráfico de pessoas. Se não se pode resolver o passado, podemos combater no presente esse tráfico, que é muito superior ao que existiu no passado. Quem o pratica?

  • @g-ps
    @g-ps7 күн бұрын

    ​​ Os escravizados que foram para o Brasil por aí ficaram. Que foi feito deles? O Brasil deve saber. Antes viviam nas senzalas, alguns nos quilombos. Depois da independência do Brasil (em 1822) passaram a viver onde? Sendo que só em 1888 foi promulgada a Lei Áurea (o culminar de um processo abolocionista que começou com a lei conhecida como Lei Eusébio de Queirós). Houve brasileiros que enriqueceram com o tráfico e com o trabalho de escravos, por exemplo o Barão de Guaraciaba, que se tornou um dos homens mais ricos do Brasil (pesquise quem foi e qual a ascendência). Infelizmente o Brasil não se tornou independente por causa desse fenómeno, antes pelo contrário continuou a praticá-lo.

  • @g-ps
    @g-ps7 күн бұрын

    ​​@@igoralves495Quanto 'ao 'malabarismo retórico da história lusitana' não é feito. Aprendemos e refletimos sobre esse hediondo fenómeno (este vídeo ajuda ao conhecimento e à reflexão sobre esse acontecimento, um entre muitos da História, que é longa, de Portugal). E no Brasil, aprendem e refletem sobre ele sem 'malabarismos'? Sendo que o Brasil é um país para onde foram pessoas de vários países do mundo cada um com a sua História e muitos foram para o Brasil devido a acontecimentos que se passaram nos seus países de origem.

  • @zardportugal
    @zardportugal12 күн бұрын

    Excelente.

  • @elvacioboamorte3902
    @elvacioboamorte390212 күн бұрын

    O vídeo não vai engajamento. devido sutaque de português ué kkkkkk Portugal kkkk

  • @Belinda8881
    @Belinda888112 күн бұрын

    Isso não é justo.Este canal tem videos com muitíssimas visualizações.

  • @elvacioboamorte3902
    @elvacioboamorte390212 күн бұрын

    @@Belinda8881 português de Portugal kkkk 🤣🤣🤣 Melhor nos brasileiros 🇧🇷🙏

  • @Belinda8881
    @Belinda888112 күн бұрын

    @@elvacioboamorte3902 aqui acham que o português de Portugal é mais puro,porque é o original,mas aqui sempre se entendeu o português do Brasil.Nao é de admirar que seja bastante diferente,pois o Brasil separou-se de Portugal há duzentos anos. Diga-me,por favor, é verdade que foi o marquês dee Pombal que obrigou os habitantes dos territórios que hoje Brasil a falar português?

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC312 күн бұрын

    O sotaque de português não tem qualquer problema para muitos compatriotas seus. Isso não os impede de escolher Portugal como país para viver. Até o grande Ayrton Senna veio viver para Portugal. Se Portugal tem 10,5 milhões de habitantes e o Brasil uns 200 milhões, então quanto vale um vídeo meu de 66 mil visualizações no seu país? Nada mau...

  • @brunoalbano616
    @brunoalbano61611 күн бұрын

    @@elvacioboamorte3902 Mim non spikare faveles or stupido. Please hablere in Portuguese, not faveles. Kkkkk does my chicken when she wants to eat corn, do you want corn, as you write kkkkkk?

  • @Belinda8881
    @Belinda888112 күн бұрын

    Espero que o André me permita uma achega: Gostava de referir que já o rei Dom Pedro V tinha sido um defensor da abolição da escravatura.No seu reinado houve um episódio que atesta isso mesmo, embora ateste que ninguém nos apoiou, nem mesmo os aliados ingleses. Junto da costa de Moçambique foi apresado um navio negreiro francês pelas autoridades portuguesas. Os franceses ficaram ultrajados e exigiram a sua libertação e que o estado português os indemnizasse. Infelizmente , os britânicos não apoiaram Portugal este caso, que saíu humilhado deste episódio. Nota: Não podia deixar de falar neste episódio, que atesta que já no reinado de Dom Pedro V( que foi um grande rei, muito culto e muito avançado para o seu tempo) se caminhava a passos largos para o fim da escravatura.

  • @Belinda8881
    @Belinda888112 күн бұрын

    Nessa altura os franceses já tinham abolido a escravatura,quer dizer que alguns continuavam.

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC312 күн бұрын

    Pelo que pesquisei, atrevo-me a dizer que todos os reis portugueses do século XIX, já a partir de D. João VI, e principalmente depois da independência do Brasil, eram contra a escravatura. Apenas demorou a ser abolida por causa dos interesses dos burgueses das colónias.

  • @amjo1952
    @amjo195212 күн бұрын

    A escravidão de negros foi abolida no Brasil. Entretanto ela foi substituída pela dos imigrantes europeus e asiáticos que aqui aportavam em busca de novas oportunidades, pois enquanto não pagassem os custos de viagens e alimentação, nada recebiam. E continua até hoje, nas grandes culturas de colheita manual - café; cana de açúcar e frutas principalmente. Em 2022 cruzei com 3 amigos negros em Lambari MG e notei o semblante de tristeza. Ao perguntar o porque de tanta tristeza, eles responderam que trabalharam a semana toda na colheita de café em uma propriedade rural do município e no final do expediente do sábado foram informados que o patrão não tinha dinheiro para o pagamento. Dei para eles o que foi negado pelo safado!

  • @amjo1952
    @amjo195212 күн бұрын

    Uma coisa que não entendo até hoje: porque o governo teria que indenizar os proprietários de escravos pela sua liberdade? Eles é que deveriam ser indenizados por trabalharem de graça, sujeitos aos maus tratos, para a riqueza de seus donos!

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC312 күн бұрын

    Uma boa questão...

  • @antoniosilvinorifledeouro6631
    @antoniosilvinorifledeouro663112 күн бұрын

    NO BRASIL EXISTIU UM HOMEM DE HISTÓRIAS PARECIDAS CHAMADO "ANTÔNIO SILVIO RIFLE DE OURO"

  • @toze4172
    @toze417212 күн бұрын

    É de decomentarios reais e imparciais que necessitamos... Não é de meia dúzia de pirralhos que não percebem nada disto que com a sua ignorância tentam redescrever a história com factos manipulados .... Parabéns pelo trabalho aqui apresentado, e que venham mais...

  • @quintalsousa4306
    @quintalsousa430612 күн бұрын

    Nao se devia ter usado escravos hoje as ilhas do Atlântico sul e o Brasil teria uma populacao Europeia como a da Madeira e Açores. ....Erro ? Em historia nao ha erros mas acontecimentos

  • @Eduardo.M.M.V.N.G
    @Eduardo.M.M.V.N.G13 күн бұрын

    Este desculpa, mas este vou passar, mas deixei gosto na mesma. ja me respondes-te ao email, é que o meu telemóvel foi para arranjar e não tenho acesso a conta.

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC313 күн бұрын

    Ainda não respondi. No início de Agosto vou estar de férias e vou ter mais tempo para tratar desses assuntos. Obrigado

  • @plutao_pt
    @plutao_pt13 күн бұрын

    escravatura moderna: asiáticos na agricultura e na hotelaria

  • @jmjosemonteiro4511
    @jmjosemonteiro451113 күн бұрын

    Por favor não confundir com o actual Pacheco Pereira, José Pacheco Pereira.

  • @jorgevenceslau6933
    @jorgevenceslau693314 күн бұрын

    Excelente!!

  • @enrikemiguel81
    @enrikemiguel8114 күн бұрын

    Senhor André, um muito obrigado pelo seu trabalho e também pelo carinho e afeto com que usou as palavras sempre que se referiu a essa tão bela e tão, tão querida mulher e rainha Portuguesa...um bem aja e que Deus o abençoe. PS. O reino de Aragão , Roereigue ou Lagole estendia se até á China e ao mar de Bering....do "nosso" lado a Ibéria e do outro lado a Sibéria !

  • @user-xd5cw7tx6u
    @user-xd5cw7tx6u14 күн бұрын

    A mancha da escravidão está em todos os povos do mundo e através de toda a história existindo ainda hoje em certas regiões. O povo português fez uso da escravidão, todavia, não o inventou. A ação civilizatória do império português foi muito maior, aqui no Brasil povos passaram da idade da pedra a modernidade em poucos anos. Eu sou descende de bisavô negro de outro ramo bisavó india e todo restante português e todas essas etnias tem seu peso na formação do povo

  • @valerylabuzhsky1532
    @valerylabuzhsky153214 күн бұрын

    Land belongs to the people who live there. If they are happy, what power old paper has, signed by people long dead?

  • @joanapastor7485
    @joanapastor748514 күн бұрын

    Achei o vídeo interessante mas esqueces te da abolição dos escravos chineses e japoneses durante o reinado de D. Sebastião pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Jap%C3%A3o

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC314 күн бұрын

    Obrigado pelo seu contributo. Não dava para abordar tudo. Também houve legislação na mesma época para proteger os índios do Brasil. O maior flagelo foi o comércio de escravos do continente africano, por isso o foco nessa área geográfica. Saudações!

  • @joanapastor7485
    @joanapastor748514 күн бұрын

    @@cavaleirodotempoAC3 Agradeço esclarecimento.

  • @user-gk6nx7hn4l
    @user-gk6nx7hn4l14 күн бұрын

    Quem pode falar a verdade seria os arquivos queimados no rio de janeiro por ordem do governo. Nao tinha escravidão em Portugal mas nas colonias um monte . E o racismo da sociedade portuguesa, tentar amenizar o facto com o argumento de que a escravidão sempre existiu é relativizar os danos da mesma ate hoje e assim tentar amenizar a culpa europeia desse flagelo.

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC314 күн бұрын

    Tentar amenizar o quê? A escravidão foi um dos maiores flagelos da História da Humanidade. Ponto! Esse discurso do racismo da sociedade portuguesa parece uma cassete gravada. Existe racismo em Portugal como existe racismo em TODOS os países do mundo. Talvez fosse melhor olhar para a sua sociedade, ao invés de ver defeitos na dos outros. Por último, normalmente quem fala muito de racismo é quem tem esses preconceitos na cabeça. Quem não os tem, convive muito bem com pessoas de todas as culturas e religiões.

  • @brunoalbano616
    @brunoalbano61613 күн бұрын

    ​@@cavaleirodotempoAC3 Nem mais. Quando apontam com um dedo, três apontam para trás. Tive professores negros, amigos negros, médicos negros, colegas negros, flirts com negras e preocupei-me com o racismo ou o crl? Mas pronto, sou português, branco e racista, iuhuuuu.

  • @nunosoares8500
    @nunosoares850014 күн бұрын

    antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/abolicao-do-trafico-de-escravos/

  • @Gargamelklein
    @Gargamelklein14 күн бұрын

    Portugal que começou a escravidão com os pretos e parou porque foi forçado.

  • @brunoalbano616
    @brunoalbano61613 күн бұрын

    Gargamel? Está apresentado.

  • @jorgediabo
    @jorgediabo14 күн бұрын

    Conta com os formidáveis templários...💪💪

  • @cristinasousa7669
    @cristinasousa766914 күн бұрын

    Um vídeo importante. Parabéns, André.

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC314 күн бұрын

    Obrigado, Cristina.

  • @regobryan
    @regobryan14 күн бұрын

    Mais um grande vídeo do nosso grande André!!🫡🇵🇹

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC314 күн бұрын

    Obrigado :)

  • @adrianopereira6602
    @adrianopereira660214 күн бұрын

    Caro André, felizmente já há várias pessoas de bom senso que estão a denunciar os revisionistas da história de Portugal, daqueles acham que acham que é necessário dividir para poderem reinar. Penso que faltou apenas dizer explicitamente que mesmo antes da independência, o Reino do Brasil já era quem controlava em grande parte o comércio de escravos de África para o Brasil e que os beneficiários da escravatura no fim do dia já se sentiriam mais brasileiros que portugueses, até porque vieram a ser os primeiros cidadãos brasileiros. Abraço.

  • @karaya75
    @karaya7514 күн бұрын

    excelente, concordo contigo. o ocidente aprendeu com os erros do passado e criou a melhor soceidade que jamais existiu neste mundo.

  • @anabento5269
    @anabento526914 күн бұрын

    Adorei. Ouvir. Como sempre o português e sempre o mau😢

  • @cavaleirodotempoAC3
    @cavaleirodotempoAC314 күн бұрын

    O português tem as costas largas. Podem dizer o que disserem, isso nunca mudará a realidade nem a existência daqueles que a partilham.