Verve Científica

Verve Científica

Bem-vindo ao Canal Verve Científica, um projeto mantido pelos professores e pesquisadores Eudes Fileti e Thaciana Malaspina, ambos doutores na área de ciências, e que têm como objetivo tornar a ciência acessível para que quiser aprender.

O foco principal do Verve Científica é a alfabetização científica.

Munir o público geral da compreensão de conceitos e processos científicos é fundamental para a tomada de decisões pessoais, participação em assuntos cívicos e culturais e até mesmo para produtividade econômica.

Dessa forma uma pessoa pode encontrar respostas, por si própria, para perguntas advindas da curiosidade sobre as experiências cotidianas. Ou seja, ela pode ser capaz de descrever, explicar e prever fenômenos naturais.

Amplie sua visão de mundo e nos ajude a compartilhar nosso conteúdo. Tenha Verve Científica!

Nossos links:
facebook.com/VerveCientifica
kzread.info
instagram.com/Verve.Cientifica
pinterest.com/vervecientifica
[email protected]

Пікірлер

  • @Sergiodasilva62
    @Sergiodasilva62Күн бұрын

    A TEORIA DA EVOLUÇÃO nada tem haver com os temas apresentados aqui.

  • @Sergiodasilva62
    @Sergiodasilva62Күн бұрын

    TUDO IA MUITO BEM... Até você mencionar a "teoria da evolução." Como o próprio nome diz é só uma 'teoria' e não uma ciência. Foi mal!

  • @CosmicCognit
    @CosmicCognit2 күн бұрын

    eu vi um video do canal infinita ilusão falando sobre como eratostenes nao provou a circunferencia... até agora nao achei incoerencias no video da parte 1 e 2 por mais que tenha ficado um pouco confuso, se você assistir conseguiria me explicar o porquê concorda ou discorda

  • Күн бұрын

    @CosmicCognit, Olá amigo, pelo que pude constatar, esse trata-se de um canal de negação da ciência. Um veículo que insinua que a famosa foto do buraco negro foi manipulada a partir de imagens de cintilografia, não merece a atenção de ninguém, muito menos daqueles que querem aprender ciência e como o processo científico funciona. Afaste-de de conteúdo tolos como esses! Abraço, Eudes.

  • @klebersilva4361
    @klebersilva43612 күн бұрын

    Muito bom o material vou assistir todos

  • @klebersilva4361
    @klebersilva43612 күн бұрын

    Se newton acreditou na bíblia quem sou eu que mau sei contas basicas dúvidar das palavras nela escrita.

  • @0misteryUni
    @0misteryUni2 күн бұрын

    Muito bom. Essa explicação do prof. mostra que a articulação cognitiva aliada a inteligência conseguem extrair detalhes cruciais de variáveis ocultas do caso que podem absolver ou condenar um réu.

  • @cidobahiaimaginacaoetudo1087
    @cidobahiaimaginacaoetudo10872 күн бұрын

    Canal incrível, muito educativo.

  • @0misteryUni
    @0misteryUni2 күн бұрын

    Prof Eudes, seria possível vc criar um vídeo explicando como as informações tais como, a voz em um rádio ou imagem que vemos na tv, como elas são formatadas, moduladas e difundidas pelo espaço até chegar nos aparelhos eletrônicos?? Obg.

  • 2 күн бұрын

    Olá, sim é possível! Só precisamos encontrar tempo. Nosso time é muito reduzido e temos pouco recursos para a produção dos nosso vídeos. Abraço, Eudes.

  • @0misteryUni
    @0misteryUni2 күн бұрын

    👍👍

  • @mmontesbr
    @mmontesbr2 күн бұрын

    Sempre achei essa analogia com desordem bem grosseira mesmo. Obrigado pela explicação.

  • @mmontesbr
    @mmontesbr2 күн бұрын

    aqui são mostradas

  • @franciscofonseca4624
    @franciscofonseca46242 күн бұрын

    Parabéns. Hoje em dia só não aprende que não quer evoluir no conhecimento. Muita didática e imagens fantásticas para sua apresentação. Um sitye imperdível.

  • 2 күн бұрын

    Caro Francisco, também tenho esse lamento. Há boas fontes de informações pela web, mas a massa sempre busca as mais falaciosas, quando buscam! Obrigado pelo comentário. Abraço, Eudes.

  • @charlesmaverick-im8nd
    @charlesmaverick-im8nd3 күн бұрын

    A velocidade da luz e das ondas eletromagnéticas são realmente muito lentas em termos galácticos.

  • @charlesmaverick-im8nd
    @charlesmaverick-im8nd3 күн бұрын

    É impressionante que a gente nem saiba que nada do que vemos existe realmente. Tudo é energia, ondas. Só existem vibrações e espaço, nada mais.

  • @levivasantos
    @levivasantos3 күн бұрын

    Acredito em Deus

  • @universocalculado4639
    @universocalculado46393 күн бұрын

    Interessante ! Eu compartilhava da mesma opinião de Linus Pauling sobre ter boas idéias sem saber .

  • @LennWeltmeister
    @LennWeltmeister3 күн бұрын

    Engraçado que ensinam psicanálise, que é pseudociência, até nas faculdades

  • @0misteryUni
    @0misteryUni3 күн бұрын

    Simples, coerente e sincero. Existem mais de 7 bilhões de cérebros humanos habitando o planeta mas a humanidade continua patinando na mediocridade. Mesmo tendo um cérebro superdimensionado mas a constatação é que ele é subutilizado. Aliás existem muitos humanos que sabem que tem cabeça , mas desconhecem que dentro tem um cérebro, quiçá como ele funciona.😊 Muitos se acomodam na preguiça mental em detrimento, da diversão, sexo, vagabundagem e acúmulo de trabalho ineficientes prejudiciais.o

  • @user-vp7jd7lt7c
    @user-vp7jd7lt7c4 күн бұрын

    Um barraco, começa a ser construído pelo teto. Um palácio começa pela fundação.

  • @eusourogerioferreira
    @eusourogerioferreira4 күн бұрын

    Excelente conteúdo!

  • 4 күн бұрын

    @eusourogerioferreira Caro Rogério, muito obrigado pelo seu feedback! Abraço, Eudes.

  • @rafaelcosta6370
    @rafaelcosta63704 күн бұрын

    Não acho que o criacionismo seja uma crença irracional, pois para definirmos se algo é ou não real, temos que ter condições e capacidade para simular e replicar, aí sim podemos provar se algo é ou não verdadeiro. O que se aplica a todos os casos menos o criacionismo, não temos como provar se existe ou não um criador pois não temos condições nem meios para isso. De todas as hipóteses do método científico, essa é uma das que não pode ser afirmada com segurança, uma vez que não há nenhuma teoria que explique com clareza a criação do universo, todas são apenas teorias que sequer podem ser comprovadas, apenas estatísticas baseadas em modelos teóricos.

  • @rafaelcosta6370
    @rafaelcosta63704 күн бұрын

    E sinceramente, eu sou apenas um estudante mas acho que o vídeo não está sendo realmente honesto. As pessoas não acreditam em curas sem evidências, muito pelo contrário, é justamente as evidências e testemunhos de outras pessoas que as levam a ir atrás de um cura também(conhecimento empírico), muitas não possuem dinheiro para tratamento e recorrem a fé. É claro que isso virou um comércio nos dias atuais, onde muitos se aproveitam da fé dos mais pobres e desprovidos de discernimento para enriquecer, mas dizer da forma que foi dita, não me parece honesto.

  • @rafaelcosta6370
    @rafaelcosta63704 күн бұрын

    Eu não sou religioso, mas também não sou ateu, eu realmente acredito na possibilidade sim da existência de um criador, qual o problema?? Se não existir tudo bem também. Não baseio meus princípios de vida nisso, não é que não exista que vou fazer atrocidades ou deixar de fazer certas coisas por quê a religião diz que é errado. Agora não podemos ignorar que a fé trás muitos benefícios a humanidade, inclusive os cientistas são as pessoas que mais possuem fé no mundo, só que ao invés de crerem em um Deus, acreditam em suas próprias teorias e modelos teóricos de linguagem, muitas das quais sequer são comprováveis.

  • 4 күн бұрын

    Rafael, obrigado pelas suas considerações. É muito bom receber comentários educados e assertivos como o seu. Quando me refiro a irracionalidade em relação ao criacionismo é pelo fato de ele ser frontalmente contra o naturalismo metodológico, um dos pilares da ciência. Não sei se você acompanha a série desde o início, se não, talvez não tenha visto esse vídeo aqui. kzread.info/dash/bejne/X6aapK-jnarflNo.html Recomendo! Grande abraço, Eudes.

  • @humbertotorresreis9994
    @humbertotorresreis99944 күн бұрын

    Não foi por acaso que o Oersted descobriu a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Ele estava tentando encontrar. Havia indícios que a relação existia. As cruzes de ferro no campanário das igrejas se magnetizavam quando um relâmpago passava perto. Os marinheiros relatavam que objetos de deferro nos navios se magnetizavam quando o relâmpago ocorria é alteravam a direção da bússolas.

  • 4 күн бұрын

    Caro Humberto, obrigado por esta contribuição! Abraço, Eudes.

  • @liricodc5666
    @liricodc56664 күн бұрын

    Essa vídeo é muito informativo 😮, obrigado 🙏

  • @cesarlagreca8076
    @cesarlagreca80764 күн бұрын

    sensacional explicaçao! abs

  • @Hist-kt7tn
    @Hist-kt7tn4 күн бұрын

    Top.

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87064 күн бұрын

    Fenomenal

  • @claranunes6455
    @claranunes64554 күн бұрын

    Agradeçooo

  • @conexaonordeste7627
    @conexaonordeste76275 күн бұрын

    Em nenhum momento foi usado a força de gravidade na fórmula... Mas por quê? Ela nao existe?

  • 5 күн бұрын

    @conexaonordeste7627 Olá Conexão, obrigado pelo seu comentário. Estritamente falando essa força não existe. Numa visão formal e rigorosa a gravidade nada mais é do que a curvatura do espaço-tempo no entorno de um corpo massivo. Talvez queira acompanhar nossa séries sobre Teoria da Relatividade. Comece por este vídeo aqui kzread.info/head/PLijIUMs9xx0w61aa3Uv4vXjGeZp7QqRqD e vai seguindo as sugestões do final de cada vídeo para seguir para o próximo da série. Abraço, Eudes.

  • @catiagomesvasconcelos
    @catiagomesvasconcelos5 күн бұрын

    Professor Eudes, excelente vídeo! 👏👏👏 Em alguns minutos foi possível expor o porquê da importância crucial do pensamento crítico. Alicerçar crenças aleatoriamente, respaldadas em pseudociência e/ou provas duvidosas, resulta numa sociedade que se vai tornando paulatinamente mais intolerante e aversa ao conhecimento baseado em raciocínios lógicos, uma vez que não se pauta pela verdade, mas sim pelo que é conivente com as suas ideologias infundadas. Deixa-se de buscar o conhecimento dos factos, em prol de uma qualquer espécie de comprovação descabida do que se quer acreditar.

  • 5 күн бұрын

    Cátia, muito obrigado pelas suas colocações, elas são sempre bem vindas e bastante oportunas! Fico feliz em saber que você continua acompanhando meu conteúdo! Abraço, Eudes.

  • @pghcosta
    @pghcosta5 күн бұрын

    Porque o universo, mundo, e o homem são estranhos por sua natureza... A ciência é uma muleta para o homem se apoiar, pois ficou aleijado por ter rejeitado DEUS....

  • @joaocarlosmanarelli3333
    @joaocarlosmanarelli33335 күн бұрын

    Eu aqui de novo professor,me diz uma coisa ,se o Pedro parado tiver um relógio na beira dos trilhos com mostradores grandes e no vagão outro relógio igual e depois de 10 anos de viagem da Maria passando ali milhares de vezes Pedro tira uma foto que pega o relógio dele e o dela na mesma foto. Os dois relógios estará com o mesmo número?

  • 5 күн бұрын

    Olá João, sua hipótese não se sustenta. Maria passará por Pedro apenas uma vez, se nós quisermos nos manter na arena da Relatividade Especial. Isso porque se ela retornasse, seu referencial deixaria de ser inercial. Abraço, Eudes.

  • @joaocarlosmanarelli3333
    @joaocarlosmanarelli33335 күн бұрын

    Mas o astronauta americano ficou girando em volta da terra e quando chegou estava mais novo e pra resolver o problema não foi citado a parcela da gravidade, só da velocidade e sempre é usado nos vídeos a transformação da relatividade restrita pra resolver o problema. Enquanto o viajante ia pra um lado o da terra ia para o outro,no entanto chegou mais novo

  • 5 күн бұрын

    @@joaocarlosmanarelli3333 É bem verdade que ele ficou se movendo, mas o envelhecimento se deu apenas na viagem em velocidade constante, na ida e na volta. Os trechos em que ele acelera e desacelera, não são considerados; pelo menos não pela relatividade especial. Eudes.

  • @MekaTronikaRobotika
    @MekaTronikaRobotika5 күн бұрын

    É inenarrável a genialidade demonstrada em sua infância 🤓

  • @MekaTronikaRobotika
    @MekaTronikaRobotika5 күн бұрын

    Qualidade de vídeo fantástica 😊

  • 5 күн бұрын

    @MekaTronikaRobotika Caro(a) Meka, obrigado pelo comentário. São poucas as pessoas que buscam Por Tim Barners-Lee! Você foi uma delas! Abraço, Eudes.

  • @MekaTronikaRobotika
    @MekaTronikaRobotika4 күн бұрын

    Não por isso. Eu que sou grato por ter acesso a esse conhecimento. Forte abraço 👍🏽

  • @franciscofonseca4624
    @franciscofonseca46245 күн бұрын

    Pense numa pessoa que sabe ensinar, muita didática. Parabéns

  • 5 күн бұрын

    @franciscofonseca4624 Caro Francisco, obrigado pelas palavras elogiosas! Abraço, Eudes.

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87065 күн бұрын

    Bem elucidativo

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87065 күн бұрын

    Fenomenal ❤

  • @giancarlos3480
    @giancarlos34805 күн бұрын

    É só eu que vejo que isso não prova nada? Eu acho que pra provar que o movimento acontece deveria deixar o pêndulo parado. Se começasse a girar sozinho mantendo o giro aí sim provaria algo

  • 5 күн бұрын

    Claro que não Gian Carlos, todos os terraplanistas também não acreditam no funcionamento do pêndulo. Abraço, Eudes.

  • @luizhagaia
    @luizhagaia5 күн бұрын

    Deus é conhecimento. Salvação é ciência. Fora isso, são só crendices.

  • @pghcosta
    @pghcosta5 күн бұрын

    Mas para eles, Deus é uma crença sem evidência, e só os satanistas pesam assim...

  • @luizhagaia
    @luizhagaia5 күн бұрын

    @@pghcosta Melhor reinar no inferno. Que ser capacho do fanatismo.

  • @cabelinho97
    @cabelinho973 күн бұрын

    ​@@pghcosta O deus entre os deuses: Brahma seja louvado 🙌🏻.

  • @EJAnsh
    @EJAnshКүн бұрын

    ​@@cabelinho97 Om namah Shivaya

  • @eletronicaetelecomunicacoe7821
    @eletronicaetelecomunicacoe78215 күн бұрын

    Como técnico em telecomunicações e como professor de tecnologia posso dizer : Que aula!!!!

  • 5 күн бұрын

    @eletronicaetelecomunicacoe7821 Olá amigo, muito obrigado pelo seu comentário! É bom saber que, com sua experiência, voce apreciou esse conteúdo! Abraço, Eudes.

  • @renatojacoweber4578
    @renatojacoweber45785 күн бұрын

    Muito bom esclarecimento, muito obrigado.

  • @luanbabuza2280
    @luanbabuza22806 күн бұрын

    excelente aula

  • @wilsonc.2513
    @wilsonc.25136 күн бұрын

    Que aula! Tudo curso de Engenharia deveria ter uma explicação dessas. Ia facilitar muito a vida dos alunos.

  • @OP2073
    @OP20736 күн бұрын

    Excelente vídeo, Verve Científica.

  • @minarquism1227
    @minarquism12276 күн бұрын

    Em um suposto ambiente perfeito inexistente de produção de aminoácidos essenciais, advindo da matéria inorgânica para a orgânica, com a produção de 20 dos aminoácidos levogiro responsável pela vida. Sabendo que os α-aminoácidos são quirais, ou seja, possuem duas formas em imagem especular chamadas de isômero L (levogiro) e D (dextrogiro). Quando submetidos a um feixe de luz polarizada, uma das formas desvia o feixe de luz polarizada para a direita, sendo denominada de dextrogiro, e a outra desvia para a esquerda, denominada de levogiro. Todos os aminoácidos que encontramos na natureza são isômeros do tipo L. Os aminoácidos são moléculas que se ligam por meio de ligações peptídicas para a formação das proteínas. Cada proteína tem um sequenciamento específico de aminoácidos levogiros essenciais, tendo de 150 á 30 mil aminoácidos. Para ter uma única proteína simples de 150 aminoácidos levogiros essenciais, podemos imaginar que esse ambiente inexistente iria naturalmente produzir 20 aminoácidos do tipo L (levogiro) e 20 D (dextrogiro), somando 40 aminoácidos, em uma sequencia específica aminoácidos L (levogiro) fica a conta assim: (1/40)^150 tornando impossível de ocorrer probabilisticamente, quanto mais a vida como um todo. Lembrando, gosto do teu canal. Poderia falar mais, mas não vou escrever um livro.

  • 6 күн бұрын

    @minarquism1227 Olá, muito obrigado pelo seu comentário. O surgimento da vida não depende de uma única combinação altamente improvável de aminoácidos, mas sim de processos químicos, físicos e biológicos complexos que, ao longo do tempo (em escala evolutiva), podem levar à formação de moléculas auto-replicantes e, eventualmente, à vida. Argumentar contra a origem da vida com base apenas em probabilidades clássica (quando melhor seria se você empregasse um raciocínio bayesiano) e tomadas fora de contexto ignora a profundidade e a complexidade dos processos envolvidos. Abraço, Eudes.

  • @minarquism1227
    @minarquism12276 күн бұрын

    Professor. Um algoritmo é uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa. Tanto um algoritmo simples, como avançado, podem descrever diferentes realidades, inclusive, realidades que não descreve a nossa realidade. Onde muitas das vezes são excluídas muitas das variáveis da nossa própria realidade. Na interferência bayesiana, o aprendizado se dá, paradigmaticamente pela escolha de hipótese de máxima verossimilhança, considerando as evidências (os dados) e as hipóteses de interesse, para encontrar a hipótese que melhor satisfaça a equação (pré-definida). Se eu, ou você, descrever um avançado algoritmo com um raciocínio bayesiano, passar para uma linguagem de programação, se utilizando de aprendizado de maquina, e ter como resultado físico: "Se um homem comum, tocar o dedo num copo, numa velocidade de um segundo, o copo vai voar um km de distância em um s (o exemplo e o resultado é uma hipérbole)". quem está certo. A realidade e a natureza que mostra que é impossível, ou o nosso algoritmo em questão? Muito obrigado pela atenção.

  • 5 күн бұрын

    @@minarquism1227 Caro Minarquism, obrigado pela sua colocação. Assim como você a hipótese do surgimento da vida por auto-organização me soa improvável demais. Implausível até. Mas se você considerar tantas outras implausibilidades da ciência, muito mais chocantes até, e que ainda assim se mostraram reais, talvez você mudaria sua perspectiva. Essa hipótese, a 'sopa primordial', é a mais aceita pelo consenso científico; além dela ser apoiada por evidências experimentais e observacionais (embora muitos aspectos do surgimento da vida ainda permaneçam desconhecidos) ela não recorre a nenhum fator sobrenatural, o que a tornaria obviamente sem nenhum sentido científico. Grande abraço, Eudes.

  • @minarquism1227
    @minarquism12275 күн бұрын

    Professor Eudes. Eu fico muito grato pela sua atenção. Desde de criança, eu sempre fui muito criativo.Todas minhas professoras viram isto na minha infância. A criatividade é um tipo de inteligência. Bruce Nussbaum define a Inteligência Criativa como uma qualidade social que alavanca a nossa criatividade ao aprendermos com os outros e agindo de forma colaborativa. Ela gera capacidade de enquadrar problemas de maneiras novas e criar soluções originais. Quando eu li o livro, o mundo de Sofia com apenas 13 anos. Abriu muito minha mente. Me fez refletir sobre a natureza, ciência, relações sociais, bem estar social, espiritualidade e toda harmonia da terra, da natureza, do céu e do universo. A partir da leitura deste livro. Com apenas 13 anos de idade no ano de 2006. Comecei a fazer deduções de como resolver os maiores problemas da humanidade. Como energia, escassez de alimento, falta de água, saúde e etc. E com pouco conhecimento adquirido do livro. Eu já imaginava que seria possível gerar água com ar; criar órgãos, pele, osso e até um corpo humano com cultivo celular(mas não sabia que deveria ser com células troncos) e muito mais. Na minha adolescência já imagina que seria possível fazer um gerador de fusão nuclear com Tório. Apenas com deduções. Não só com deduções, mas com formulações matemáticas, grandes homens no século 20 fizeram grandes descobertas. Como na física quântica, gravitacional, esclarecimento das 4 forças que regem todo universo, as constantes universais e muito mais. Mostrando assim, que o universo do macro ao micro é todo descrito por uma lógica matemática. Não importando assim quantos universos existem, e se verdadeiramente existem, POREM, todos tem que ser lógicos e perfeitamente ajustados, caso contrário, nem existiriam. No caso da "sopa primordial " nas replicações experimentais que foi feita por Stanley Miller e de outras formas. Tiveram como resultado (até nos dias de hoje): Não produziram todos os 20 aminoácidos essenciais, além de alguns serem L (levogiro) e outros D (dextrogiro). E a suposta criação de Rna em vidro vulcânico, caiu em 2024.

  • @minarquism1227
    @minarquism12275 күн бұрын

    O Mundo de Sofia - Primeiro Capítulo - página 2: "Vamos resumir: um coelho branco é tirado de dentro de uma cartola. E porque se trata de um coelho muito grande, este truque leva bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pelos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pelos, lá em cima. Só os filósofos têm ousadia para se lançar nesta jornada rumo aos limites da linguagem e da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pelos do coelho e berram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida". Existem muitos dogmas científicos hoje em dia. Quando não deveria ser um dogma!

  • @gilbertoamigo7205
    @gilbertoamigo72056 күн бұрын

    Esse fenômeno do viés de confirmação sempre me intrigou. Como pode pessoas cultas acreditarém em crendices? Nossa mente é muito estranha. Parabéns pelo vídeo.

  • 6 күн бұрын

    @gilbertoamigo7205 Grande Gilberto, muito obrigado pelo comentário! Eudes.

  • @mephistopheles_phelestophinto
    @mephistopheles_phelestophinto6 күн бұрын

    Ótimo vídeo. Sobre viés de confirmação, recomendo o conto de Machado de Assis: A cartomante.

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87066 күн бұрын

    Ótima aula

  • @0misteryUni
    @0misteryUni6 күн бұрын

    Parece que os fenômenos físicos macroscópicos da Natureza, sempre dão uma mãozinha e se ajustam de acordo com a curiosidade da mente humana e escolhem alguém para descrevê-los; Einstein, Nilton, Maxwell.. Explicando: Os fenômenos ajustam e dão uma mãozinha, porque é a mente humana com os seus recursos próprios e exclusivos que tenta entender esses fenômenos e não o contrário!!😊 Exemplo: É a mente do digníssimo e competente prof. Eudes explicando a quebra da simultaneidade.

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87066 күн бұрын

    Fenomenal

  • @emersontomasini9495
    @emersontomasini94956 күн бұрын

    O v1d30 nã0 v41 t3r p4rt3 2?

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade87066 күн бұрын

    Muito boa didática