Clio: History and Literature

Clio: History and Literature

Disseminating knowledge with lots of information and good humor

O que é Nação?

O que é Nação?

História e Comida

História e Comida

Пікірлер

  • @danielduarte5101
    @danielduarte510111 күн бұрын

    todas e todos kkkkk. Estou fora.

  • @campones_ff9190
    @campones_ff919015 күн бұрын

    Seu jeito me cativou e me deixou preso nesse vídeo. ❤

  • @jcjc1166
    @jcjc116625 күн бұрын

    Sininho chato

  • @niceiasantos3025
    @niceiasantos302526 күн бұрын

    Amo Geraldo Filme. Gostaria de saber mais sobre ele. Adoro Tristeza de Sambista. Sou louca por samba. ❤

  • @vicentepaulo3233
    @vicentepaulo3233Ай бұрын

    O Livro: A Mulher nos Tempos das Catedrais, da Regine Pernoud também é uma ótima indicação

  • @kriollii23
    @kriollii23Ай бұрын

    Poderia passar horas aqui, 30min voaram e eu nem percebi o.O. Show!! <3

  • @DavidJSilva-nl1vl
    @DavidJSilva-nl1vlАй бұрын

    Amo Historiografia ❤ parabéns pelo vídeo.

  • @ReginadeLourdesdaCostaSilvaCos
    @ReginadeLourdesdaCostaSilvaCosАй бұрын

    Adorei

  • @eriksonmaster
    @eriksonmasterАй бұрын

    Eu descordou de vc. Os historiadores deveriam se basear na ciência que comprovaria o que de fato ocorreu em determinado período, utilizando antropologia, sociologia, paleontologia e etc. Não opinião. Até a psicologia com base no que se observa dos relatos para entender a cabeça das pessoas da época. Tudo menos opinião. Lembrando que sou mecânico e observo com olhar matemático da engenharia. Procurando fatos palpáveis com base em números. 😂😂😂

  • @beneditadepaulacarvalhobru19
    @beneditadepaulacarvalhobru19Ай бұрын

    Obrigada pelo vídeo, me ajudou muito.

  • @elisaantoniaribeiro6207
    @elisaantoniaribeiro6207Ай бұрын

    ❤❤

  • @Eroy31
    @Eroy31Ай бұрын

    Excelente apresentação... Eu sugiro essa também sobre Museologia e Educação: kzread.info/dash/bejne/pniqvK-cn8XZZMo.html

  • @marc2789
    @marc27892 ай бұрын

    Olá, que canal bom é esse, menino! Parabéns! Deixa eu ver se encontro um exemplo sobre o tema. Bom, há um verdadeiro combo de anacronismos se tomarmos o Livro de Mórmon, só como exemplo, claro, nada contra religião alguma.Mas falo por conhecimento de causa. Bom, um dos exemplos até grosseiros, diria, sobre anacronismo seria quanto ao nome "Isabel" que aparece n'O Livro de Mórmon em Alma 39:3. De acordo com o livro, Isabel viveu por volta de 74 AC (ou 74 AEC como se diz hoje). Na verdade, "Isabel" é um nome feminino de origem espanhola. Origina-se como a forma medieval espanhola de "Elisabeth" (em última análise, o hebraico Elisheva). Historicamente há a relação conflituosa entre ambas culturas espanhola e inglesa e não é de admirar a "presença" daquele nome na cultura inglesa, sobretudo pela também presença espanhola em território norte-americano quando das 13 colônias, afinal, os espanhóis chegaram àquele continente em 1492. Sabemos que os espanhóis descobriram algumas ilhas caribenhas e, quando estavam começando a explorar mais a América continental, portugueses já estavam no seu encalço. Em suma "Isabel', de origem espanhola, surgiu no século 12 DC, anos luz após a "Isabel no Livro de Mórmon", e suponho que este nome tenha "povoado" o senso comum do leste estadunidense até "cair' naquela passagem inventada por Joseph Smith e seus "sócios" (as chamadas testemunhas do citado livro). Desejo felicidades.

  • @henriquelima3125
    @henriquelima31252 ай бұрын

    Valeu, professor. Ótima exposição.

  • @sandrocostaufsc3036
    @sandrocostaufsc30362 ай бұрын

    Havia já indicado outro livro aqui mas não estou visualizando minha indicação. Dessa forma, informo novamente: Um Espelho Distante: o terrível século XIV (Bárbara Tuchman). Abracos!!!

  • @sandrocostaufsc3036
    @sandrocostaufsc30362 ай бұрын

    Outros quarto ótimos livros sobre Idade Media: 1) O Outono da Idade Media (Johan Huizinga); 2) Passagens da Antiguidade ao Feudalismo (Perry Anderson); 3) Historia da Vida Privada, vol. 1 - Do Imperio Romano ao ano mil (Org. Paul Veyne); 4) A Europa na Idade Media (Georges Duby). Abraços e parabéns uma vez mais pelo canal.

  • @imperatorhiberiae
    @imperatorhiberiae2 ай бұрын

    Union Berlin é antifascista e ANTICOMUNISTA.

  • @robertolemoscustodiocust-eg1gz
    @robertolemoscustodiocust-eg1gz2 ай бұрын

    Caio Prado Júnior era o Advogado !

  • @EduardoRezende
    @EduardoRezende2 ай бұрын

    o cemitério dos Aflitos é de 1774, e foi o primeiro cemiterio municipal da cidade de São Paulo. o local fica próximo a Santa Casa e a forca, região produtora de óbitos

  • @user-nq9rd3qe9u
    @user-nq9rd3qe9u2 ай бұрын

    Eduardo Bueno é uma dose dupla de creolina. 😅😅😅😢😢😢

  • @Henriqu355
    @Henriqu3553 ай бұрын

    Renault Cilo 🔥

  • @renatafontesferreira90
    @renatafontesferreira903 ай бұрын

    Cara, vim no seu canal com verdadeiro interesse, mas depois que vc falou debochadamente do Eduardo Bueno, acabou pra mim! Vou procurar outros historiadores mais dignos que se atenham ao seu conteúdo sem precisar fazer chacota de ninguém! Foi péssimo!

  • @renatafontesferreira90
    @renatafontesferreira903 ай бұрын

    Eduardo Bueno, o jornalista que entende tudo de História e que tem milhões de views em seus vídeos, que está na mídia, que está no Congresso, que é conhecido, famoso, glamouroso... Por que será?

  • @renatafontesferreira90
    @renatafontesferreira903 ай бұрын

    Eu amo o Eduardo Bueno! Ele dá um banho nos historiadores! Não é a toa que ele está nos melhores lugares falando de História! Ele tem prestígio e carisma! Será que falta aos historiadores um curso de jornalismo pra dar a eles um prestígio maior? Por mais escritores e intelectuais como Eduardo Bueno!

  • @user-cm9oj2pq2h
    @user-cm9oj2pq2h2 күн бұрын

    Você comeu merda?????

  • @giselealvaresgoncalves6155
    @giselealvaresgoncalves61553 ай бұрын

    Só o fato de nós, dentre todos os países do mundo, vermos apenas filmes estadunidenses, consumirmos bandas e artistas musicais estadunidenses, comprarmos cadernos e quadros com escritos em inglês (por que, meu deus!), demonstra o quanto nos tornamos dependentes da identidade cultural estadunidense. Nas rodas de conversas entre amigos, sempre vão citar uma série ou filme estadunidense, como se todos já tivessem assistido à tal produção. Experimenta falar que não assistiu ao filme da Barbie: as pessoas ficam em choque, incrédulas de que você não assistiu a essa obra e basicamente vão querer forçar você a vê-la. Engraçado que ninguém força essa barra quando se fala de filmes brasileiros, ou mesmo latinos ou europeus. O consumo de obras estadunidenses se tornou tão natural que já nem consideramos ela como estrangeira, chegamos a esse nível de bizarrice! E o mais engraçado é que até os artistas brasileiros, que deveriam ser os mais interessados em divulgar a nossa arte, são os primeiros a consumirem a cultura estadunidense. Acredito que, ser uma pessoa que segue a filosofia decolonial, significa consumir menos arte estadunidense, mais arte brasileira! Temos que achar novamente a nossa voz, temos que nos vermos representados nas telas, enquanto brasileiros e enquanto Brasil.

  • @__.alface.__
    @__.alface.__3 ай бұрын

    👍

  • @Leonard-cy9ww
    @Leonard-cy9ww3 ай бұрын

    Top

  • @cleucionepereira5054
    @cleucionepereira50543 ай бұрын

    Só consigo vê aqui é ideologias políticas, essa camisa diz tudo

  • @andreluizf22br
    @andreluizf22br3 ай бұрын

    Excelente vídeo. 8:14 tem algum vídeo aqui no seu canal falando sobre sensibilidades, corporeidades e subjetividades na escrita da História?

  • @laertealvesdias7985
    @laertealvesdias79853 ай бұрын

    nunca teve golpe,os militares tomaram o poder pelo clamor do povo...vcs esquerdopátas contem a história verdadeira!

  • @estevaodosreiscalixto8636
    @estevaodosreiscalixto86364 ай бұрын

    Excelente vídeo.

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso32984 ай бұрын

    Combate dizendo que o History contou a historia ERRADA. Ele esta virando um canal perigoso cheio de doutrinação e inverdades.

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso32984 ай бұрын

    O History Channel nada mais é do que propaganda americana. Tentam vender seus"valores" como Universais, como o melhor a se almejar para nossas sociedades. E que tudo nos EUA é perfeito para as sociedades mundiais. Pura propaganda, mas perigosa.

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso32984 ай бұрын

    O History fez um documentário daquele brasileiro imbecil, quer dizer, esperto porque vendeu um monte de livro deturpando a história, como que o 14 BIS não voou, mas ficou pulando como uma galinha. Engraçado que esse vídeo NUNCA MAIS PASSOU. Alguém deve te-los processado acho eu.

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso32984 ай бұрын

    O History aqui no Brasil começou bem, contando a história do Império Romano. Mas quando conta as Guerras Russas deturpa quase tudo para demonizar o povo Russo, Putin em particular, e esconde que o MAIDAN foi feito pela CIA. Que os EUA interferem em conflitos locais na Ásia, Oriente Médio, Europa, tudo bem longe dos EUA lógico, mas criticam outros que fazem o mesmo. O máximo foi dizer que eles derrotaram Hitler e não os Russos em Stalingrado.

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso32984 ай бұрын

    Clio, não concordo que o History seja só um canal de entretenimento Ele é, antes de tudo, um canal político de ensinar a história com a versão americana, a visão dos Estados Unidos para educar seu povo, e os povos dos países que o retransmitem. Suas histórias são deturpadas, adjetivação para consolidar suas opiniões. Na realidade, eles desconstróem a história e contam a estória segundo a visão que os USA deseja que o mundo engula.

  • @cloviscarloscosta2717
    @cloviscarloscosta27174 ай бұрын

    Estruparam as indígenas

  • @cloviscarloscosta2717
    @cloviscarloscosta27174 ай бұрын

    Invadiram e roubaram tudo durante trezentos anos, além de escravisarem

  • @thiagospurgeon2214
    @thiagospurgeon22144 ай бұрын

    Você pode me indicar um livro sobre que fala da ordem cronológica do ensino da história.

  • @cilenegracinha7764
    @cilenegracinha77644 ай бұрын

    Contribuiu muito o vídeo, estou escrevendo o projeto TCC Gratidão

  • @lazaroferreira333
    @lazaroferreira3334 ай бұрын

    Só um concelho, seu conteúdo é muito bom mas ficaria muito mais interessante e ajudaria muito a gente a ter mais concentração se você não ficasse ficando o rosto toda hora d um lado para l outro.

  • @analuciaflores8285
    @analuciaflores82854 ай бұрын

    Estou nas primeiras páginas deste livro, depois volto para contar a minha impressão sobre ele.

  • @glauciacoutinho5468
    @glauciacoutinho54684 ай бұрын

    Sou formada em Letras e Pedagogia, se eu fizer mestrado em museologia, posso trabalhar como museóloga e fazer concurso nessa área?

  • @gustavonalva3773
    @gustavonalva37733 ай бұрын

    Oi! Se fazer o mestrado em Museologia você será considerada museóloga sim, pelo Corem! E vai poder concorrer nos concursos sim. Inclusive vai rolar uma agora em Laguna - SC

  • @luanito10
    @luanito104 ай бұрын

    Amei esse canal, muito importante. So me agoniou um pouco o jogo de camera HADUADUHA

  • @marcelomerlin3997
    @marcelomerlin39974 ай бұрын

    E os marqueteiros do pt?

  • @Jujuzinha3015
    @Jujuzinha30154 ай бұрын

    Comecei a ler esse e fiquei em dúvida se deveria ler os outros dois antes, não sabia que era uma trilogia. Mas gostei, vou prosseguir na leitura mesmo assim, fiquei bem curiosa 😅 Agradeço as observações!!

  • @Gatgayaga1
    @Gatgayaga14 ай бұрын

    Eu vim ouvir a sinopse pq justo não estava gostandoooooo, angústia mesmo mas que bom q vc elucidou, vou seguir adiante lendo

  • @user-cr9gj6jb9p
    @user-cr9gj6jb9p4 ай бұрын

    Olá, oque aconteceu com você?

  • @adoradoresoficial606
    @adoradoresoficial6065 ай бұрын

    Concordo contigo professor. O meu filho está na escola estudando sobre esse assunto. E no livro afirma que não pode existir História sem escrita. E no mesmo livro fala da escrita pictografica.

  • @narcisomarcolino-ez8iu
    @narcisomarcolino-ez8iu5 ай бұрын

    Gostaria saber a diferença entre facto e acontecimento.