William Crookes e as pesquisas com materializações do espírito Katie King

William Crookes nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 17 de junho de 1832. Foi o maior químico da Inglaterra, segundo afirmativa de "Sir" Arthur Conan Doyle, o que ficou constatado pela trajetória gloriosa que esse ilustre homem de ciência desenvolveu no campo científico. Mencionado como sendo um dos mais persistentes e corajosos pesquisadores dos fenômenos supranormais, desenvolveu importante trabalho na área da fenomenologia espírita.
No ano de 1855, Willian Crookes assumiu a cadeira de química na Universidade de Chester. Como conseqüência de prolongados estudos, no ano de 1861 descobriu os raios catódicos e isolou o Tálio, determinando rigorosamente suas propriedades físicas. Após persistentes estudos em torno do espectro solar, descobriu, em 1872, a aparente ação repulsiva dos raios luminosos, o que o levou à construção do Radiômetro, em 1874. No ano seguinte descobriu um novo tratamento para o ouro. No entanto, a coroação do seu trabalho científico foi a descoberta do quarto estado da matéria, o estado radiante, no ano de 1879. Foram-lhe outorgadas várias medalhas pelas relevantes descobertas no campo da física e da química.
A rainha Vitória, da Inglaterra, nomeou-o com o mais alto título daquele país: "Cavalheiro". A par de todas as atividades, ocupou a presidência da Sociedade de Química, da Sociedade Britânica, da Sociedade de Investigações Psíquicas e do Instituto de Engenheiros Eletricistas.
Dotado de invejável fibra de investigador, acabou por pesquisar os fenômenos mediúnicos, a princípio, com o fim de demonstrar o erro em que incidiam os ditos "médiuns" e todos aqueles que acreditavam piamente em suas mediunidades.
Em 1869, os médiuns J.J.Morse e Sra. Marshall serviram de instrumento para que Crookes realizasse as suas primeiras investigações.
As mais notáveis experiências mediúnicas, levadas a efeito por esse ilustre cientista, foram realizadas através da médium Florence Cook, quando obteve as materializações do Espírito que dava o nome de Katie King, fato que abalou o mundo científico da época.
A jovem Florence Cook tinha apenas 15 anos de idade quando se apresentou a Sir Willian Crookes, a fim de servir de medianeira para as pesquisas científicas que vinha realizando. São dela as seguintes palavras: "Fui à casa do Senhor Crookes, sem prevenir a meus pais e nem a meus amigos. Ofereci-me em sacrifício voluntário sobre o altar de sua incredulidade." Ela pediu a proteção da Sra. Crookes e submeteu-se a toda sorte de experimentações, objetivando comprovar a sua mediunidade, pois que um cavalheiro, de nome Volckmann, havia lhe imputado suspeitas de fraude.
No dia 22 de abril de 1872, aconteceu, pela primeira vez, a materialização do Espírito Katie King, estando presente na sessão, a genitora, alguns irmãos da médium e a criada.
Após várias sessões, nas quais o Espírito Katie King se manifestava com incrível regularidade, a Srta. Florence afirmou a Willian Crookes que estava decidida a submeter-se a todo o gênero de investigações.
Na sua obra "Fatos Espíritas", faz completo relato de todas as experiências realizadas com o Espírito materializado de Katie King, que não deixa dúvida quanto ao poder extraordinário que possui o Espírito de dar a forma desejada, utilizando a matéria física.
Numerosos cientistas de renome, mesmo diante dos fatos mais convincentes, hesitaram em proclamar a verdade, com receio das conseqüências que isso poderia acarretar aos olhos do povo. Crookes, porém, não agiu assim. Ele penetrou o campo das investigações com o intuito de desmascarar, de encontrar fraudes, entretanto, quando constatou que os casos eram verídicos, insofismáveis, ele rendeu-se à evidência, curvou-se diante da verdade, tornou-se espírita convicto e afirmou: - "Não digo que isto é possível; digo: isto é real!"
Willian Crookes desencarnou em 04 de abril de 1919, em Londres, Inglaterra.
Fonte: ABC do Espiritismo, de Victor Ribas Carneiro e Personagens do Espiritismo, de Antonio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy.

Пікірлер: 310

  • @periclesrosendo7530
    @periclesrosendo75308 жыл бұрын

    E tem mais: Nós não discriminamos nenhuma religião e nem forçamos para que ninguém abandone suas convicções religiosas e venha para a Doutrina Espírita, por isso não fazemos alarde e nem propaganda e tampouco cobramos dízimos. Cobramos sim conduta Moral de cada um ( respeitando o livre arbítrio sempre ); Dizemos sempre: Todas as religiões são boas desde que sigam as leis de Deus , não existe religiões de Deus ruins, existem religiosos equivocados.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Estive junto às equipes de enfermeiros que atenderam os mortos dos deslizamentos de regiões próximas ao Rio de Janeiro, no Brasil. Socorri muitas vítimas...Isso foi emocionante e triste ! Vi que muitas delas chegavam claras e iluminadas... mas a grande maioria se debatia muito, crendo piamente que estavam ainda debaixo dos escombros e da lama.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    O caso que se segue é ainda mais surpreendente. Como no caso anterior, o Sr. Home era o médium. Uma forma de fantasma avançou de um canto da sala, foi tomar uma harmônica e em seguida deslizou ligeira pela sala, tocando esse instrumento. Essa forma foi visível, durante vários minutos, por todas as pessoas presentes, ao mesmo

  • @rosangelaterra179
    @rosangelaterra1796 жыл бұрын

    É maravilhoso sou espírita a 43 anos e estou sempre aprendendo.

  • @patriciacunha3914

    @patriciacunha3914

    4 жыл бұрын

    O aprendizado do espiritismo parece que não tem fim.

  • @josevicentehummel5178

    @josevicentehummel5178

    Жыл бұрын

    Não acredito em fantasmas. As vezes eles contam muitas mentiras........

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Os efeitos produzidos pela matéria nesse estado foram os mais surpreendentes e de uma força formidável, valendo um grande êxito para Crookes. As poucas linhas precedentes darão, segundo esperamos, uma idéia do alto valor científico do homem que não temeu enfrentar o estudo dos fenômenos espíritas.

  • @marceloeniggma123
    @marceloeniggma12313 жыл бұрын

    Muito bom!

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    e é preciso tão pouca coisa para contrariar a manifestação, que só tive raríssimas ocasiões de os ver em condições satisfatórias. Mencionarei dois desses casos. Ao cair do dia, durante uma sessão do Sr. Home, em minha casa, vi agitarem-se as cortinas de uma janela que estava cerca de oito pés de distância do Sr. Home.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Os diversos fenômenos que venho atestar são tão extraordinários e tão inteiramente opostos aos mais enraizados pontos do credo científico - entre outros a universal e invariável ação da força de gravitação -, que mesmo agora, recordando-me dos detalhes de que fui testemunha, há antagonismo em meu espírito entre minha razão, que diz ser isso cientificamente impossível, e o testemunho de meus sentidos da vista

  • @nereu27
    @nereu2713 жыл бұрын

    Altamente esclarecedor! Obrigada pela postagem!

  • @songsthenigth716
    @songsthenigth7163 жыл бұрын

    Excelente pesquisa , senhor Wilian.👍

  • @pauloclaudio2899
    @pauloclaudio289911 жыл бұрын

    Se o espiritismo convenceu Sir W. Crookes quem sou eu para desdizê-lo.,Notável !

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Ouvi-os sobre os vidros de uma harmônica, senti-os sobre os meus próprios ombros e sob as minhas mãos. Ouvi-os sobre uma folha de papel segura entre os meus dedos, por uma extremidade de fio passado num canto dessa folha. Com pleno conhecimento das numerosas teorias que foram apresentadas antes, sobretudo na América, para explicar esses sons, experimentei-os de todas as maneiras que pude imaginar,

  • @iamfabio11
    @iamfabio114 жыл бұрын

    Ótimo vídeo. Agradecido. 😊🌻

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Assim, a controvérsia, se reduz a uma pura questão de fato, que não se poderá resolver senão por laboriosa série de experiências e pela reunião de grande número de fatos psicológicos: será esse o primeiros dever que terá a cumprir a Sociedade de Psicologia atualmente em organização.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    A existência da alma, que era apresentada como um dogma de fé por todas as religiões e que a filosofia nos mostrava por palavras, é hoje, graças ao Espiritismo, uma verdade científica. Atualmente os sábios dizem que a alma existe porque a vêem e tocam, conversam com ela e lhe tiram o retrato. A prova científica da existência da alma e da sua comunicação conosco é o legado mais brilhante que o presente século vai deixar ao vindouro. Oscar D’Argonnel

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    medida da intensidade da luz e engenhosos instrumentos: o fotômetro de polarização e o microscópico espectral, por exemplo. Os seus escritos sobre a química geral foram muito apreciados desde o momento em que apareceram. É ele o autor de um tratado de análises químicas (Méthodes Choisies), hoje clássico. Devem-se-lhe numerosas pesquisas em Astronomia e principalmente sobre a fotografia

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Eu soletrava o alfabeto e a régua batia nas letras necessárias; a outra extremidade da régua repousava na mesa, a certa distância das mãos do Sr. Home. As pancadas eram tão claras e tão precisas e a régua estava tão evidentemente sob a influência de um poder invisível que lhe dirigia os movimentos, que eu disse:

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Falo sobretudo do Sr. Home, porque tem muito mais força que os outros médiuns com os quais fiz experiências; mas com todos tomei precauções suficientes para que a fraude fosse riscada da lista das explicações possíveis. Que se não esqueça que uma explicação, para ser admissível, deve satisfazer a todas as condições do problema;

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    ...Ele está muito mais perto de nós do que todos pensam... Ele é bom e carinhoso, pura ternura e vive sorrindo... Eu vi Jesus, esses dias...quando vimos lá da Colônia Nosso Lar que haveria 'prantos e ranger de dentes' em algumas regiões!

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    A Sra. Fox tinha-me prometido dar uma sessão em minha casa, numa noite de primavera do ano passado; enquanto eu a esperava, uma senhora nossa parenta e os meus dois filhos mais velhos, um de catorze anos e o outro de onze, achavam-se na sala de jantar, onde as sessões sempre se realizavam, e eu mesmo me achava só na minha biblioteca, ocupado em escrever.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Em seguida, tornou a levantar-se e a cair ainda. Uma terceira vez se esforçou, mas sem obter melhor resultado. Depois dessas três tentativas infrutíferas, uma pequena régua, que se achava ao lado sobre a mesa, resvalou para o lápis e elevou-se a algumas polegadas acima da mesa, o lápis levantou-se de novo, apoiou-se na régua, e ambos fizeram esforço para escrever no papel.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    J... confirmou essas palavras e acrescentou que depois de ter tocado a campainha a tinha colocado no mesmo lugar. O segundo caso, que vou narrar, verificou-se à luz, em um domingo à noite, em presença do Sr. Home e de alguns membros de minha família, somente. Minha mulher e eu tínhamos passado o dia no campo e trouxemos de lá algumas flores que havíamos colhido.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Depois de obtidas muitas manifestações, a conversa veio cair sobre certos fatos que pareciam não se poderem explicar senão admitindo que a matéria podia realmente passar através de uma substância sólida. A esses propósitos a comunicação que se segue nos foi dada alfabeticamente: “É impossível a matéria passar através da matéria, mas vamos mostrar o que podemos fazer.”

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Ouvindo uma carruagem parar e a campainha tocar, abri a porta à Sra. Fox, e conduzi-a logo para a sala de jantar, porque me disse ela que, não podendo demorar-se muito, não subiria; colocaram numa cadeira o seu chapéu e o xale. Dirigindo-me então para a porta da sala de jantar, mandei que meus dois filhos fossem para a biblioteca estudar as suas lições; fechei a porta, dei volta à chave e, conforme meu hábito durante as sessões, meti a chave no bolso.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Esses admiráveis fenômenos devem encher de júbilo os espiritualistas e entristecer profundamente todos quantos só acreditavam na força e na matéria. Os fenômenos espíritas têm sido objeto de atenção dos sábios mais ilustres do mundo, tais como Crookes, Gully, Elliotson, Lodge, Challis, Morgan, Wallace, Varley, Lombroso, Zöellner, Carl du Prel, Charles Richet, Aksakof, Rochas e muitos outros.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Por diferentes vezes, durante as minhas experiências, ouvi pancadas delicadas, como produzidas pela ponta de um alfinete; uma cascata de sons penetrantes como os de qualquer máquina de indução em plena atividade; detonações no ar, ligeiros ruídos metálicos agudos; estalidos como os que se ouvem quando uma máquina de fricção está em atividade; sons que pareciam arranhadelas; gorjeios como os de um pássaro, etc.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    exerce uma ação à distância, produz visivelmente o movimento de corpos sólidos e neles faz vibrar sons. Como a presença de uma tal organização é necessária à produção dos fenômenos, é razoável concluir que essa força procede desta organização por um meio ainda desconhecido. Assim como o próprio organismo é movido e dirigido interiormente por uma força que é a alma, ou é governado pela Alma, Espírito ou Inteligência (dai-lhe o nome que quiserdes)

  • @pablost6327
    @pablost632710 жыл бұрын

    Esse é apenas um dos que se renderam aos fenômenos espíritas, tentou negar e acabou afirmando a realidade. Existem muito outros que pesquisaram e comprovaram a existência do espíritos, leiam as pesquisas de Ian Pretyman Stevenson. Allan Kardec nunca quis fundar religião, mas mostrar a realidade que o Grande Mestre Jesus falou sobre e espírito consolador !!!

  • @miltonderezende7906

    @miltonderezende7906

    5 жыл бұрын

    QUEM QUISER MAIS DETALHES PODERÁ COMPRAR O LIVRO DE WILLIAM CROOKES CHAMADO "FATOS ESPIRITAS"

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    servindo-me das próprias palavras do Sr. Serjeant Cox: A teoria da força psíquica nada mais é do que a simples verificação do fato quase indiscutível atualmente: o de que, em certas condições, ainda imperfeitamente fixadas e a certa distância ainda indeterminada, promana do corpo de certas pessoas, dotadas de uma organização nervosa especial, uma força que, sem o contato dos músculos ou do que a eles se ligue,

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    posso dizer algumas palavras, no intuito de ajudar um pouco... Nas estrada de santos verdadeiros que encontrei aqui, no mundo espiritual, tenho encontrado o alento e o alimento espiritual que meu ser precisava. Embora sabedora do meu destino, pois a doença de que fui acometida me deixava bem racional quanto ao que estava chegando para mim, a formação religiosa que tive não falava das coisas que tenho visto durante esse tempo de experiência no mundo espiritual.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Durante vários meses tive o prazer de, em inúmeras ocasiões, verificar os fenômenos variados que se produziam em presença dessa senhora, e foram esses ruídos que especialmente estudei. É geralmente necessário, com os outros médiuns, para uma sessão regular, que todos fiquem sentados e em silêncio, mas com a Sra. Fox parece-lhe simplesmente necessário colocar a mão sobre qualquer parte, para que sons ruidosos aí se façam ouvir,

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Só duas pessoas viram a mão, porém todos os assistentes perceberam o movimento da erva. Enquanto isso se passava, podiam todos ver as mãos do Sr. Home colocadas tranqüilamente sobre a mesa, que estava diante dele. O lugar em que a erva desapareceu ficava a 18 polegadas daquele em que estavam as suas mãos; a mesa era uma das de sala de jantar, com molas, abrindo-se por meio de um parafuso:

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Pequena mão de muito bela forma elevou-se de uma mesa da sala de jantar e deu-me uma flor; apareceu e depois desapareceu três vezes, o que me convenceu de que essa aparição era tão real quanto a minha própria mão. Isso se passou à luz, em minha própria sala, estando os pés e as mãos do médium seguros por mim, durante esse tempo.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Achei-me em presença de vários desses embustes: alguns eram muito engenhosos; outros eram tão grosseiros que não há uma pessoa testemunha de fenômenos reais que se deixasse enganar.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Um grande revés ensina muitas vezes mais do que a experiência mais bem sucedida. Essa manifestação se realizou à luz, em minha própria sala, e somente em presença do Sr. Home e de alguns amigos íntimos. Várias circunstâncias, das quais é inútil fazer a narração, me tinham mostrado que o poder do Sr. Home era muito forte essa noite.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Eu pensava que não podia ser a minha campainha que tocava, pois a tinha deixado em minha biblioteca. (Pouco tempo antes da chegada da Sra. Fox, tive necessidade de um livro, que se achava no canto de uma prateleira; a campainha estava sobre o livro e eu a tinha posto de lado para poder retirá-lo. Esse pequeno incidente me assegurava que a campainha estava na biblioteca).

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Eu estava sentado perto da médium, a Sra. Fox; não havia outras pessoas presentes, além de minha mulher e uma senhora nossa parenta, e eu segurava as mãos da médium com uma das minhas, enquanto que seus pés estavam sobre os meus. Diante de nós, sobre a mesa, havia papel e a minha mão livre segurava o lápis.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    que constitui o ser individual a que chamamos homem; também é razoável concluir que a força que produz o movimento, além dos limites do corpo, é a mesma que o executa dentro dos seus limites. E, assim como se vêem muitas vezes a força exterior dirigida por uma inteligência, também é razoável concluir que a inteligência que dirige a força exterior é a mesma que a governa interiormente. É a essa força que dei o nome de força psíquica, porque esse nome define bem a energia que, em minha opinião,

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Obtive várias vezes palavras e comunicações escritas em papel marcado com o meu sinete particular e, sob as mais rigorosas condições de controle, ouvi na escuridão o ranger do lápis a mover-se sobre o papel. As precauções, previamente tomadas por mim, eram tão grandes que eu estava

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Esses ruídos, que verifiquei com quase todos os médiuns, têm cada um sua particularidade especial. Com o Sr. Home, são mais variados; mas, quanto à força e regularidade, não encontrei absolutamente ninguém que pudesse aproximar-se da Sra. Kate Fox.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Em minha presença vários fenômenos se produziram ao mesmo tempo, sendo que a médium não os conhecia todos. Cheguei a ver a Sra. Fox escrever automaticamente uma comunicação para um dos assistentes, enquanto uma outra comunicação sobre outro assunto lhe era dada para uma outra pessoa por meio do alfabeto e por “pancadas”.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Em três ocasiões diferentes, vi-o elevar-se completamente acima do soalho da sala. A primeira vez, estava ele sentado em um canapé; a segunda, de joelhos sobre uma cadeira, e a terceira, de pé. De cada vez, tive toda a liberdade possível para observar o fato, no momento em que ele se produzia.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    O gás iluminava vivamente o corredor para o qual dava a porta da sala de jantar, de tal maneira que essa porta não podia abrir-se sem deixar a luz penetrar na sala onde nos achávamos; ademais, para abri-la, havia só uma chave e eu a tinha no bolso. Acendi uma vela. Não havia dúvida; era realmente uma campainha que estava sobre a mesa, diante de mim.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Por isso, quando o ilustre membro da Sociedade Real anunciou no Quartely Journal que se ia ocupar dos fenômenos chamados espíritas, foi um grito geral: “Enfim! vamos pois saber como havemos de pensar”. Mas desde os primeiros artigos, quando se viu Crookes admitir a realidade dos fenômenos e declarar que os tinha observado, pesado, medido, registrado, etc., o caso mudou de figura. Houve, sem dúvida, grande número

  • @klaudius125
    @klaudius12511 жыл бұрын

    Adorei Metapsiquica Humana, de Ernesto Bozzano.Assim como Alexandre Aksakof, vai em busca de fatos e os analisa friamente, com todas as possibilidades , espirita ou não. O que confere mais credibilidade a tais fenomenos, ignorados dos céticos, por sua teimosia ou deficiencia de conhecimentos.Um show de bola.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Uma forma sombria, obscura, meio transparente, semelhante a uma forma humana, foi vista por todos os assistentes, em pé, perto da janela da sacada, e essa forma agitava a cortina com a mão. Enquanto a olhávamos, desapareceu e as cortinas deixaram de se mover.

  • @alvinho020274
    @alvinho02027411 жыл бұрын

    Francesco, gostei dos vídeos. Waldo é bastante polêmico! Ele envolve Chico em algumas falas, às vezes de forma a levantar fortes suspeitas sobre ele (nas psicografias, materializações c/ Otília Diogo, etc). Como Chico n está mais vivo para "se defender" ou "rebater" essas falas, Waldo diz o que quer, aproveitando-se do longo convívio que teve com ele. Mas Waldo já confirmou a mediunidade de Chico. Veja (põe no google): "Waldo Vieira responde a dúvidas sobre fraudes e Chico Xavier e Otília Diogo"

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    O espiritismo em alguns anos ganhou milhões de adeptos em todos os países, contando com sábios de todas as ordens, e que se propaga de preferência nas classes esclarecidas e que merece algum exame. Quando uma coisa é atacada, isso desperta a atenção; há muitas pessoas que querem conhecer os prós e os contras, e a crítica faz com que ela seja conhecida, mesmo por aqueles que nem pensavam nela. É assim que, muitas vezes, se faz publicidade em proveito daqueles a quem se quer prejudicar.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Mão luminosa desceu do teto da sala e, depois de ter pairado perto de mim durante alguns segundos, tomou-me o lápis, escreveu rapidamente numa folha de papel, abandonou o lápis e, em seguida, elevou-se acima das nossas cabeças, perdendo-se pouco a pouco na escuridão. O meu segundo exemplo pode ser considerado um insucesso.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    A diferença entre os partidários da força psíquica e a do espiritualismo consiste nisso: - que sustentam aqueles não se ter ainda provado senão de maneira insuficiente que existe um outro agente de direção que não a inteligência do médium e que se trata dos espíritos dos mortos; ao passo que os espiritualistas aceitam como artigo de fé, sem pedir mais provas, que são os espíritos dos mortos os únicos agentes da produção de todos os fenômenos.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Mas, revendo as minhas notas, achei tal riqueza de fatos, tal superabundância de provas, tão esmagadora massa de testemunhos, que, para as pôr todas em ordem, era preciso encher vários números do Quartely. É mister, pois, que atualmente me limite a dar um esboço dos meus trabalhos, reservando para outra ocasião as provas e os detalhes mais amplos.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Eu fui convidada porque é preciso que eu avise a todos que me puderem entender e a alguns seres especiais para mim, que conheci aí na Terra...que conheci não é exatamente o termo, mas com quem convivi...pois conhecer eu já conhecia, desde há muitos séculos, quando fui a Condessa de Barcelona... que quanto mais se amar e quanto mais se aprender sobre a vida além da vida, tudo ficará mais fácil.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Vi mais de uma vez, primeiramente, um objeto mover-se, em seguida uma nuvem luminosa que parecia formar-se ao redor dele e, enfim, a nuvem condensar-se, tomar forma e transformar-se em mão, perfeitamente acabada. Nesse momento, todas as pessoas presentes podiam ver essa mão. Nem sempre ela é uma simples forma, pois algumas vezes parece perfeitamente animada e graciosa: os dedos movem-se e a

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    tempo em que se via também o Sr. Home. O fantasma aproximou-se de uma senhora que estava sentada a certa distância dos demais assistentes e, a um pequeno grito dessa senhora, desapareceu. Casos particulares parecendo indicar a ação de uma inteligência exterior

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Ainda outro exemplo: uma senhora escrevia automaticamente por meio da prancheta; experimentei descobrir o meio de provar que o que ela escrevia não era devido à ação inconsciente do cérebro. A prancheta, como o fazia sempre, afirmava que, ainda que fosse posta em movimento pela mão e pelo braço dessa senhora, a inteligência que a dirigia era a de um ser invisível, que se servia do cérebro da senhora como de um instrumento de musica, e fazia, assim, mover-lhe os músculos.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    não estacionária, mas que ia e vinha de todos os lados, na sala: ora perto da parede, ora outra vez em um canto distante; ora me tocava na cabeça, em seguida batia no soalho; depois de ter assim soado, na sala, durante pelo menos cinco minutos, a campainha caiu sobre a mesa, muito perto das minhas mãos. Enquanto durou o fenômeno, ninguém se moveu e as mãos da Sra. Fox ficaram perfeitamente imóveis.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    particularidades e detalhes dos fatos de que são testemunhas, parece-me mais incrível do que os próprios fatos que eles atestam. O assunto é muito mais difícil e mais vasto do que parece. Há cerca de quatro anos tive a intenção de consagrar um ou dois meses somente ao trabalho de certificar-me se certos fatos maravilhosos, dos quais eu tinha ouvido falar, poderiam sustentar a prova de um exame rigoroso.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Deixo pétalas de rosas vermelhas minhas e de Mestra Nada para esse rei, para vocês e para toda a humanidade ! Fiquem com Deus ! Muito obrigada ! MARIA RITA

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    AMEI !!! MUITO OBRIGADO PELO VÍDEO. Niléa mãe de pilotodant

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    pela indústria metalúrgica do ouro, quando fez conhecer um novo corpo simples metálico: o Tálio. Aprecia-se o valor de semelhante descoberta quando se sabe que o número de corpos simples conhecidos na série dos metais se elevava a cerca de cinqüenta. Ele foi conduzido a essa preciosa descoberta pelos seus trabalhos sobre a análise espectral. Foi assim, de fato, que foram insulados o césio, o rubídio e o índio.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    esses efeitos, concordo, são muito fáceis de imitar pelo médium ou por qualquer outra pessoa sentada à mesa. Se, como acontece algumas vezes, não se produz nada, o observador céptico retira-se firmemente convencido de que, já tendo com a sua penetração sem igual descoberto que o médium enganava, este tem receio de praticar outras fraudes em sua presença.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    não era elástica e a reunião das duas partes formava uma estreita fenda no meio; foi através dessa fenda que a erva passara; medi-a e achei que tinha apenas 1/8 de polegada de largura. A haste da erva era demasiadamente grossa para que pudesse passar através da fenda sem se quebrar; entretanto todos a tínhamos visto passar por ali, sem dificuldade, docemente, e examinando-a em seguida, vimos que ela não oferecia a mais ligeira marca de pressão ou de arranhão.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Os exemplos em que os corpos pesados, tais como mesas, cadeiras, canapés, se põem todos em movimento, sem o contato do médium, são muito numerosos. Indicarei resumidamente alguns deles, dos mais surpreendentes. A minha própria cadeira descreveu em parte um círculo, não estando os meus pés repousados no soalho.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Estes fatos produziram-se quatro vezes em minha presença, na escuridão. A fiscalização sob a qual se realizaram foi inteiramente satisfatória, ao menos tanto quanto se pode julgar; mas a demonstração pela vista, de um fato igual, é tão necessária para destruírem as nossas idéias preconcebidas sobre o que é naturalmente possível ou não, que só mencionarei aqui os casos em que as deduções da razão foram confirmadas pelo sentido da visão.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Ver-se-á que todos esses fatos têm o caráter mais surpreendente e que parecem inteiramente inconciliáveis com todas as teorias conhecidas da ciência moderna. Tendo-me assegurado da sua realidade, seria uma covardia moral negar-lhes o meu testemunho, só porque as minhas publicações precedentes foram ridicularizadas por críticos e outras pessoas que nada em absoluto conheciam do assunto e que supunham ter bastante critério para ver e julgar por si mesmas se esses fenômenos

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    , e os fenômenos que se produzem em presença do Sr. Home, em plena luz, num aposento particular que, até ao começo da sessão, foi ocupado sem interrupção por mim e por meus amigos, que não somente não teriam favorecido a menor fraude, mas ainda observavam a distância tudo o que se passava. Ainda mais: o Sr. Home foi muitas vezes examinado antes e depois das sessões, a seu próprio pedido.

  • @miltonderezende7906
    @miltonderezende79065 жыл бұрын

    QUEM QUISER MAIS DETALHES PODERÁ COMPRAR O LIVRO DE WILLIAM CROOKES CHAMADO "FATOS ESPIRITAS"

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Ficou já provado que esses fenômenos são governados por uma inteligência. É muito importante conhecer a fonte dessa inteligência. É do médium, de uma das pessoas presentes que estão no aposento, ou antes essa inteligência estará fora deles? Sem querer, presentemente, pronunciar-me de modo positivo sobre esses pontos, posso dizer que, ao verificar que em muitos casos a

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Chegando à casa, entregamo-las à criada para pô-las na água. O Sr. Home chegou logo depois e todos nos dirigimos para a sala de jantar. Quando nos sentamos, a criada trouxe as flores que tinha posto em um vaso; coloquei-as no meio da mesa, cuja toalha tinha sido retirada: era a primeira vez que o Sr. Home via essas flores.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Várias vezes, eu mesmo e outras pessoas observamos mão estranha comprimindo as teclas de uma harmônica, ao passo que, no mesmo momento, víamos as mãos do médium, que algumas vezes eram seguras pelas pessoas que se achavam perto dele. As mãos e os dedos não me pareceram sempre sólidos e de pessoa viva. Algumas vezes, é preciso dizer, ofereciam antes a aparência de nuvem vaporosa, condensada em parte, sob a forma de mão.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    mas atravessou-a em linha reta, e todos a vimos muito bem até passar por completo. Logo depois da desaparição da erva, minha mulher, que estava sentada ao lado do Sr. Home, viu, entre ela e ele, mão estranha que vinha de debaixo da mesa e que segurava a haste da erva com a qual lhe bateu duas ou três vezes sobre os ombros, com um ruído que todos ouviram; depois depositou a erva no soalho e desapareceu.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Fui direto à biblioteca; de um relance vi que a campainha não estava mais onde devia achar-se. Perguntei, então, a meu filho mais velho: - Sabes onde está minha campainha? - Sim, papai, ei-la: - respondeu-me e apontava o lugar onde eu a tinha deixado. Pronunciando essas palavras, ele levantou os olhos e continuou assim:

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    como a conheço hoje, mesmo que dela eu tivesse as noções mais prioritárias. As sensações de se 'Morrer'... é algo que pode variar muito de pessoa para pessoa. Quanto mais elas estiverem preparadas, melhor será a sua chegada aqui. Mas se houver raciocínios muito radicais fica mais difícil compreender como se processam as coisas no plano astral. Nesse último terremoto que houve hoje, tive a autorização de viajar no aeróbus com muitas equipes socorristas daqui das colônias que ficam acima

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Tendo-me assenhoreado pouco a pouco de algumas condições que facilitavam a produção dos fenômenos, as minhas pesquisas foram geralmente coroadas de igual êxito, e mesmo, em muitos casos, tive êxito superior ao que foi obtido em outras ocasiões onde, em virtude de falsas idéias sobre a importância de algumas práticas insignificantes, as condições impostas podiam tornar menos fácil a descoberta da fraude.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    como que triplo choque, e algumas vezes com bastante força para serem ouvidos através de vários aposentos. Ouvi-os assim produzirem-se em uma árvore, num grande quadro de vidro, em um arame esticado, numa membrana distendida, em um tamboril, sobre a cobertura de uma carruagem e no tablado de um teatro.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    a inteligência ou a força, qualquer que seja, que produz esses fenômenos, só pode servir-se dos objetos que acham apropriados ao fim. Em cinco ocasiões diferentes, uma pesada mesa de sala de jantar elevou-se de algumas polegadas a um pé e meio acima do soalho, e em condições especiais que tornavam a fraude impossível.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Nesta minha última encarnação precisei sanar de meu corpo astral os últimos resquícios da época em que, sem o desejar, por ter sido freira na Itália, ter engravidado de um cavaleiro sedutor, e ter retirado a criança pelas mãos de uma outra freira, que vive hoje na Alemanha e está quase a desencarnar de câncer no útero. Ela tem hoje três filhos que a rejeitaram, como consequência dos atos que ela praticou nessa vida como parteira e invasora de vidas pequeninas nos corpos das mulheres da época.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    carne parece ser tão humana quanto à de qualquer das pessoas presentes. No punho e nos braços torna-se vaporosa e perde-se em uma nuvem luminosa. Ao contato, essas mãos pareceram algumas vezes frias como o gelo e mortas; outras vezes me pareceram quentes e vivas e apertaram a minha mão com a firmeza de um velho amigo.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    mas a comunicação continuou da maneira que eu tinha pedido. As letras foram-me dadas rapidamente, de modo que não pude apanhar senão uma ou outra palavra, e, por conseguinte, essa comunicação se perdeu; mas eu tinha visto o bastante para convencer-me de que na outra extremidade da régua havia um bom operador de Morse, qualquer que ele fosse.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Um investigador desses gêneros de fatos, que no começo de suas pesquisas encontra uma dessas burlas, desgosta-se e é natural que, ou em particular ou pela voz da imprensa, emita suas opiniões, e englobe na mesma condenação toda espécie de “médiuns”. Com um médium verdadeiro acontece que os primeiros fenômenos que se observam parecem geralmente provenientes de ligeiros movimentos da mesa e de fracas pancadas sob os pés ou as mãos do médium;

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Programa de TV Espírita-Paulo Fructuoso-Efeitos Físicos-Parte 2 Yasmin Madeira Entrevista Paulo Fructuoso sobre, Mediunidade de efeitos Físicos, no Programa Despertar Espírita, produzido pelo Clube de Arte, exibido no dia 20 de setembro de 2009. Parte 2

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Depois de terem experimentado três vezes, a régua abandonou o lápis e voltou ao seu lugar; o lápis tornou a cair sobre o papel, e uma comunicação alfabética nos disse: “Experimentamos satisfazer o vosso pedido, porém está acima do nosso poder”. Formas e figuras de fantasmas Esses fenômenos são os mais raros de todos os de que fui testemunha. As condições necessárias à sua aparição dir-se-iam tão delicadas,

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Sétima teoria - As manifestações são devidas à intervenção dos mortos: é a teoria espiritual por excelência. Oitava teoria - A da força psíquica que é antes um complemento das teorias 4, 5, 6 e 7 do que uma teoria por si mesma. Segundo ela, supõe-se que o médium ou o círculo das pessoas reunidas para formar um todo, possui uma força, um poder, uma influência, uma virtude ou um dom,

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    o movimento de uma pesada mesa em plena luz, quando as costas das cadeiras estavam voltadas para a mesa e as pessoas ajoelhadas em suas cadeiras, com as mãos apoiadas nas costas, e sem tocar a mesa. Uma vez, esses fatos produziram-se durante o tempo em que eu ia e voltava, procurando ver como cada um estava colocado. Mesas e cadeiras elevadas do chão sem ninguém lhes tocar

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Sexta teoria - São produzidos por certa classe de seres que vivem na Terra, mas imateriais, invisíveis aos nossos olhos, e todavia capazes, em certos casos, de manifestarem a sua presença. Em todos os países e em todas as épocas, têm sido conhecidos sob o nome de gênios (o que não quer dizer que sejam necessariamente maus), gnomos, fadas, duendes, diabretes, anões, etc.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    da nação brasileira. Lá no Japão existem muitas também, mas os procedimentos deles são baseados em técnicas dos mestres budistas, tibetanos e chineses. Então eles tem outras metodologias e aplicam suas técnicas próprias na recuperação dos espíritos das pessoas desencarnadas, tais como agulhas fluídicas, chás fumegantes de ervas astrais, e entoam mantras, em círculos, com essências aromáticas e fumaças de incensos fluídicos, como os que conhecemos aí.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Certa vez, vi uma cadeira, na qual uma senhora se achava sentada, elevar-se a várias polegadas do solo. Uma outra vez, para afastar toda suposição de que essa elevação era produzida pela própria senhora, ela ajoelhou-se sobre a cadeira, de tal modo que os quatro pés desta eram visíveis para nós, e a cadeira elevou-se cerca de três polegadas, ficou suspensa durante dez segundos, mais ou menos, e em seguida desceu lentamente.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Admito de boa vontade que, entre os médiuns que têm aparecido diante do público, existam muitos impostores consumados, que se aproveitam do gosto do público para as sessões espíritas, a fim de encher a bolsa de dinheiro, ganho sem dificuldade; que haja outros que, não tendo para enganar nenhum interesse pecuniário, sejam levados à fraude pelo único desejo, parece, de adquirir notoriedade.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Tenho a tarefa especial de acompanhar o seu desencarne que está próximo, para que ela não venha a ser levada para os abismos lá de baixo, os lugares que conheci e nunca mais quero ver em minha eternidade de vida espiritual. Ela pode ser levada por eles, porque são muitos os que ela abortou...Esses espíritos às vezes são mais evoluídos e, então, quando são retirados do corpo da mãe podem até ficar incólumes a essa ação, ou seja, sem dores, sem deformidades astrais.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Terceira teoria - Tudo isso é o resultado da ação consciente e inconsciente do cérebro. Estas duas teorias só podem evidentemente abraçar uma muito pequena parte dos fenômenos e elas mesmas não os explicam senão de maneira improvável: elas podem ser refutadas em poucas palavras. Chego agora às teorias “espirituais”. É preciso lembrar que a palavra espírito é empregada em um sentido muito vago pelo maior número de pessoas.

  • @rogeriosilveira13
    @rogeriosilveira1312 жыл бұрын

    Os mais fervorosos espiritualistas admitem em realidade a existência da força psíquica sob o nome de todo impróprio de magnetismo, com o qual ela não tem a menor relação, pois eles afirmam que os espíritos dos mortos não podem executar os atos que se lhes atribui senão por meio da força magnética do médium, isto é, dessa força psíquica.

  • @CaminhosdoPensamento.
    @CaminhosdoPensamento.12 жыл бұрын

    Porquê os espíritos não aparecem na frente de câmeras ao vivo, na televisão aberta? Porquê os espíritas não gravam uma materialização e jogam no KZread? Porquê nós temos que nos contentar com testemunhos de terceiros (que muitas vezes já morreram), fotos altamente questionáveis e imagens escurecidas? Eu ADORARIA ver algo semelhante; sério mesmo.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    - satisfazer a curiosidade é bem diferente do proceder a uma busca sistemática. Quanto a mim, procuro sempre a verdade. Em algumas ocasiões me permitiram, é certo, fazer verificações e impor condições; mas somente uma ou duas vezes me foi possível fazer sair a sacerdotisa do seu santuário e, em minha própria casa, rodeado de amigos, aproveitar a ocasião de pôr à prova os fenômenos dos quais fui testemunha em outros lugares, em condições menos concludentes.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    onde era inteiramente impossível preparar-se antecipadamente qualquer truque. Um médium, circulando em minha sala de jantar, não podia, estando eu sentado em outra parte da sala, com várias pessoas que o observávamos atentamente, fazer tocar, por fraude, uma harmônica, que eu segurava em minha mão, com as teclas para baixo, ou fazer flutuar essa mesma harmônica aqui e ali na sala, enquanto ela tocava durante todo o tempo.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Quando manifestações desses gêneros são expostas, faz-se geralmente esta consideração: “Por que são somente as mesas e as cadeiras que produzem tais efeitos?” “Por que essa propriedade é particular aos móveis?”

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    Para isso traduzimos resumidamente as seguintes palavras do Doutor Paul Gibier: “Aos 20 anos, Crookes publicava interessantes memórias sobre a luz polarizada; depois, foi um dos primeiros, na Inglaterra, a estudar, com o auxílio do espectroscópio, as propriedades dos espectros solar e terrestre. Deve-se a ele sérios trabalhos sobre a

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    O viajante, nas suas excursões longínquas, depende inteiramente da boa vontade e da proteção dos chefes e dos que exercem a medicina no meio das tribos entre as quais pára; igualmente, nas minhas pesquisas, não somente recebi em grau assinalado o auxílio dos que possuíam os poderes especiais, que eu procurava examinar, mas ainda contraí sólidas e sérias amizades com muitos homens, reputados diretores de opinião, e deles recebi a hospitalidade.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    correspondente de alguma coisa para substituí-la, pede que as ditas manifestações se produzam no seu laboratório, onde ele as poderá pesar, medir e submeter a seus próprios ensaios.” Foi com esses sentimentos que Crookes enfrentou o estudo dos fenômenos cujo exame, no seu entender, se impunha à ciência, sem que ela pudesse protelar por mais tempo.

  • @pilotodant
    @pilotodant12 жыл бұрын

    - o que teria sido necessário para conduzir o espírito público à apreciação do fenômeno e para mostrar que ele se ligava a outros fatos observados -, esses fatos também não somente encontraram a incredulidade, mas ainda deram origem a muitas apreciações malévolas.

  • @robertmont
    @robertmont3 жыл бұрын

    Eu gosto muito de assistir essas matérias que falam do sobrenatural. Porém, até hoje, não vi nenhum vídeo ou fotos recentes que atestam esses fenômenos em nossa atualidade. Gostaria de saber se alguém sabe explicar o por quê!?

Келесі