Vamos falar de Monteiro Lobato e racismo?

Ойын-сауық

Vamos quebrar um tabu e falar do único romance para adultos escrito por Monteiro Lobato? As meninas debatem "O Presidente Negro" e por quê ainda não questionamos os grandes nomes da literatura nacional?
Entrevista com Taís Araújo citada no vídeo:
revistatrip.uol.com.br/tpm/ent...
Deixa seu comentário? A gente tá doida pra saber o que você pensa sobre isso.
ah! e se inscreve, né?
O presidente negro: amzn.to/2F5BDcE
----
Pandamônio: entretenimento dá vontade!
Blog: www.pandamoniotv.wordpress.com/
Facebook: / blogpandamonio
Instagram: / coletivopandamonio
Twitter: / pandamonioblog
E-mail: pandamoniocontato@gmail.com

Пікірлер: 183

  • @grilomirimgrigrigri9167
    @grilomirimgrigrigri91673 жыл бұрын

    No nono ano eu fui sacar que Monteiro era racista , mas n pq alguém me falou sobre , mas pq eu li o livro e estava explícito que ele é

  • @victorferreira3289
    @victorferreira32895 жыл бұрын

    “Ele era um homem do seu tempo, não pode ser chamado de racista”/“ah esse politicamente correto quer acabar com a literatura” é o que sempre escuto quando faço alguma crítica ao Lobato e toco nos seus posicionamentos eugenistas...

  • @evertonsoaresdasilva5898

    @evertonsoaresdasilva5898

    4 жыл бұрын

    ele era racista pra caralho você fica passando pano

  • @osirmanos2089

    @osirmanos2089

    4 жыл бұрын

    @@evertonsoaresdasilva5898 vc sabe que a frase dele ta entre aspas né? Ou seja, isso não é o que ele acha

  • @monicasidle6749
    @monicasidle67497 жыл бұрын

    Gente eu acho as pesquisas de voces tao naturais e embasadas. Uma delicia viu, ver os videos. Parabens, lindezas! Feliz aniversario!

  • 7 жыл бұрын

    Que delicia de comentário, Mônica. A gente super estuda e é sempre um prazer, especialmente quando tá tudo pronto e a gente recebe esse carinho. Obrigada, querida! Um beijo gigante

  • @TheMrsilos
    @TheMrsilos6 жыл бұрын

    Excelente. Obrigado pelo vídeo!

  • @jacksonsoares7255
    @jacksonsoares72557 жыл бұрын

    Parabéns Nina (Maravilhosa)!!!! P.S.: A animação da Táta cantando parabéns é tão grande que ilumina nosso dia 🌞

  • 7 жыл бұрын

    Oba, oba, oba!!! NÉ? HAHA, mas ela é toda animada por dentro, tenha fé! Beijos, querido. Nina

  • @aiacossukyo6115
    @aiacossukyo61154 жыл бұрын

    Um dos poucos vídeos que não passou pano pro Lobato.

  • @laismaria737
    @laismaria7374 жыл бұрын

    Excelente vídeo! Eu li Negrinha e imediatamente presumo que Monteiro Lobato fosse antirracista. Não conhecia esse outro livro dele. Abriu meus olhos, obg.

  • @jairofeliciano8729
    @jairofeliciano87293 жыл бұрын

    Assistindo em 2020, um dos melhores vídeos sobre o tema

  • @celodebel1
    @celodebel13 жыл бұрын

    Precisava desse vídeo. Obrigado!!!

  • @leiturasdadebora5622
    @leiturasdadebora56227 жыл бұрын

    Parabéns (atrasado😀) Amei demais o Vídeo ! Sucesso 😘

  • 7 жыл бұрын

    Oba, que ótimo saber disso, beijos!

  • @isabela.3103
    @isabela.31035 жыл бұрын

    Não comecei a assistir o vídeo,mas queria comentar uma coisa. Na minha escola tem vários livros de Monteiro Lobato na biblioteca, e alguns dias atrás peguei "Reinações de Narizinho" e fiquei um pouco incomodada quando falava sobre a personagem "Tia Nastácia", pois, para não ficar falando "Tia Nastácia fez isso, Tia Nastácia aquilo" ele usava palavras que, por mais que não tivessem a intenção de ofender, me deixavam muito incomodava. Ele narrava mais ou menos assim: - Então, a preta(...) - A negra chamou as crianças(...) entre muitas outras palavras. Não sei se é coisa da minha cabeça ou não, mais enfim, só queria comentar isso.

  • 5 жыл бұрын

    Mas é isso! Assiste o video que falamos sobre isso :)

  • @isabela.3103

    @isabela.3103

    5 жыл бұрын

    @ ❤

  • @djavannascimento9648

    @djavannascimento9648

    4 жыл бұрын

    Esse é um dos pontos estilísticos de Monteiro Lobato. Ele retoma os personagens por adjetivos, características: "o humilde negro pagou as ações e saiu pela porta como se estivesse fazendo um dever de consciência" "o mestiço fumava cigarro" "o branco estava estarrecido". Às vezes ele retoma com pronomes, que é o mais comum de se ver nos livros, mas Lobato retomava mais dessa forma que falei. Em toda sua ficção há essa característica

  • @lia-ep2mv

    @lia-ep2mv

    3 жыл бұрын

    sim, isso me parece muito racismo, usando a palavra preta pra diminuir a tia nastácia

  • @joelmorteiro7916

    @joelmorteiro7916

    Жыл бұрын

    Pra época não existia o tal bullyng, ou seja injúria racial era comum. Você tido como racista se negasse emprego, saúde, educação. Ainda não existia os problemas que enfrentamos hj, hj o negro não pode ser chamado de várias coisas, mas naquela época podia usar tais termos. Contexto histórico da época. Mas o Monteiro Lobato não era racista. Infelizmente presidente negro foi um livro pra ele fazer fama nos Estados Unidos, atendendo o tipo de conteúdo que eles consumiam na época.

  • @daianacosta3895
    @daianacosta38955 жыл бұрын

    Meninas livro de utilidade pública. Agradeço pelo conteúdo.

  • @thaciopinheiro2199
    @thaciopinheiro21994 жыл бұрын

    Estou amando esse canal

  • @marinafinatto1418
    @marinafinatto14187 жыл бұрын

    Parabééns, Ninaa! E que vídeo bem lindo pra comemorar o teu aniversário! Vivenciei discussões ferrenhas em aulas de Literatura na Letras, porque alguns professores costumam super proteger os cânones. Infelizmente não chegamos a ler esse livro, mas ele certamente seria um tapa na cara de muita gente. Quando a ideia de colocar as notas de rodapé nos livros surgiu, eu achei genial, porque seria uma oportunidade gigante de debater, até com os leitores mais novinhos, questões fortes e presentes como o racismo. Mas né, quem é que precisa de problematizações em sala de aula? Aaah, o medo dos poderosos ¬¬

  • 7 жыл бұрын

    Obrigada, xará! Que comentário bem lindo pra comemorar também, guria! Que excelente contribuição.. É um livro muito "esquecido" e, como a gente disse, é um desserviço, né? Achamos que falar dos cânones é necessário e mais ainda, problematizá-los, por que não?! E como no fim das contas, mesmo com o frisson das notas de rodapé, a gente debate isso pouco.. especialmente na faculdade, que (EM TESE) é um lugar de troca e debate. Mas é isso.. pensar pra que?! Adoramos! Beijos

  • @MonalisaMarques-Literasutra
    @MonalisaMarques-Literasutra7 жыл бұрын

    Taí: Nunca ninguém lê Monteiro Lobato, só conhece os personagens pela música do marmelo. Será que é por isso que tanto absurdo acaba passando "despercebido"??? E olha, to apaixonada! To fazendo maratona dos vídeos aqui do Pandamônio.

  • 7 жыл бұрын

    Acho que essa absorção automática dos cânones tem muito a ver com esse passar despercebido que você diz, sim... Que comentário lindo, lindo! muito obrigada e seja (muito!) bem vinda :)

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    Você que não leu pelo visto... porque nem as inúmeras mensagens boas que ele transmite para o leitor você pegou, o que é crucial para o entendimento de suas obras. Seus livros são fonte de aprendizado e apresentam ótimos exemplos de como as pessoas devem tratar umas as outras. Como por exemplo o amor e carinho que os personagens tem uns pelos outros, independente de sua cor, coisa que aliás nem se importam, pois sem dúvidas o que vale é o caráter, como bem mostra Monteiro Lobato ao tornar as relações entre as personagens bem naturais.

  • @fluvicola

    @fluvicola

    5 жыл бұрын

    Tá mais do que provado que Lobato foi um racista inveterado, isso está comprovado tanto em livros quanto fora destes. Bobagem ou ignorancia não perceber isso. Assista: CULTNE DOC - Polêmica Monteiro Lobato - Carlos Medeiros - kzread.info/dash/bejne/eJl-mM-GqabfY6g.html

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    @@fluvicola Amigo, eu li os livros dele kkkkkk não falo com base em opiniões e especulações de outras pessoas não, falo com base em MINHA experiência e percepções. Leia as obras dele antes de vir falar alguma coisa por favor!

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    Porque ver documentário já feito com o propósito de criticar os outros para manter uma ideologia e discurso é muito fácil, agora parar e tirar suas próprias conclusões é complicado né?

  • @milenavitoria5104
    @milenavitoria51044 жыл бұрын

    Ameiiii

  • @rhamon1717
    @rhamon17173 жыл бұрын

    Crl nunca tinha parado pra pensar nisso que vc falou sobre a tia Anastácia , caraca que doidera agr que me toquei .

  • @pessoalantigabeijo5636
    @pessoalantigabeijo56367 жыл бұрын

    Sabe aquela revisão de coisas que você não pensava e gostava anteriormente, e daí você revê com outra cabeça, e notas essas coisas todas. Caramba, que tiro. Não tinha mesmo parado para pensar no antigo sítio da infância e esses problemas todos. Ainda mais em pensar em algo assim, fiquei bem chocado com este livro que vocês trouxeram! Parabéns pelo conteúdo. Olha... Maravilhosas.

  • 7 жыл бұрын

    Obrigada, Bian! A gente também conversou muito sobre tudo, refletimos bastante coisa com a leitura desse livro. Especialmente como se passa batido por todas essas questões do Lobato.. mas que bom que podemos conversar a respeito, né? A leitura desse livro é outro tiro. Super recomendamos. Um beijo

  • @henriquebonfim7288
    @henriquebonfim72886 жыл бұрын

    Excelente vídeo

  • @romara13
    @romara137 жыл бұрын

    Que vídeo necessário, viu? Todo mundo que lê "Negrinha" e diz que o Lobato não era racista deveria ler esse livro, pq né. Arrasaram muito ;) E parabénsssss Nina! haha Tudo de bom e muitos livros!

  • 7 жыл бұрын

    Super verdade, Rodrigo. Estudando pro vídeo, a gente se deu conta de como as coisas são veladas e como se falta tão pouco sobre isso.. que bom que você curtiu! é sempre bom contribuir um pouquinho.. (amém para os muitos livros! hahaha obrigada! beijos, Nina)

  • @brenotrr8090

    @brenotrr8090

    6 жыл бұрын

    Mas eu fiquei confuso no conto ele n mostra a realidade denunciando a existência da iintolerância e do racismo no tempo pos escravidão?.... pq ele é racista? :/

  • @djavannascimento9648

    @djavannascimento9648

    5 жыл бұрын

    Veja a cronologia de um Lobato "racista" e de um Lobato que escreveu Negrinha...

  • @psicosoma404
    @psicosoma4042 жыл бұрын

    Muito bom !

  • @sergio.amigurumi9563
    @sergio.amigurumi95637 жыл бұрын

    Parabéns..Linda!!!

  • @eduardoportugal5687
    @eduardoportugal56874 жыл бұрын

    Parabéns Nina maravilhosa!

  • @moaciruabitapeviped
    @moaciruabitapeviped3 жыл бұрын

    Sou professor e gostei muto desse vídeo. Vou usar na escola

  • @rebecacarolina9607
    @rebecacarolina9607 Жыл бұрын

    Alguém entendeu como o Jim Roy morreu? Tipo, eu sei que teve uma coisa da palavra que o Kerlog fala, mas eu nn consegui pegar qual que é a palavra. Alguém conseguiu?

  • @marcuswknupp6565
    @marcuswknupp65654 жыл бұрын

    Esse livro o Presidente Negro é fantastico li 3 vezes

  • @emanuelcavalcante4045
    @emanuelcavalcante40456 жыл бұрын

    Eu não entendi nada?

  • @ogadinma8630
    @ogadinma86307 жыл бұрын

    Parabens Lindona. Voces ja leram o orfanato da senhorita peregrine para crianças peculiares? É um otimo livro. Vocês nao morrerão em paz se nao lerem esse 📖. Vão fazer o filme do mesmo, estreia esta quinta, vão lá ver. bjs😘

  • 7 жыл бұрын

    Opa, obrigada pela indicação! O livro tá la lista do "vamos ler" e estamos acompanhando o sucesso que ele vem fazendo. Vamos ao cinema, sem dúvida. Obrigada! beijinhos

  • 2 жыл бұрын

    Parabéns

  • @marrymorgado8749
    @marrymorgado87496 жыл бұрын

    Olá. Um colega da faculdade fez o TCC sobre esse livro. Participei de uma palestra que a ministrante tinha feito dissertação usando - o como objeto de estudo.

  • 6 жыл бұрын

    Jura, Marriete? Que maravilhoso ❤ deve ser super interessante

  • @aguiarpelomundo2163

    @aguiarpelomundo2163

    5 жыл бұрын

    Oi Marry, você sabe se tem como conseguir contato com esse colega da faculdade que fez o TCC sobre o livro ou com a palestrante? Ou se for o caso, com o material deles? Eu agradeceria muito se você pudesse me responder. O vídeo realmente foi bom demais!!!

  • @marizasorrentino1591
    @marizasorrentino15914 жыл бұрын

    Em a barca de Gleire Monteiro Lobato fala sobre o processo de criação

  • @cafecultura4495
    @cafecultura44957 жыл бұрын

    Primeiramente, fora vocêssabemquem. Depois, parabéns Nina. E por fim, que vídeo magnífico.

  • 7 жыл бұрын

    Boa! Obrigada (x3!), Marcio :)

  • @multiseries3439
    @multiseries34394 жыл бұрын

    Tô chocada

  • @JoseSantos-du7ws
    @JoseSantos-du7ws4 жыл бұрын

    O termo lugar de fala nesse video foi usado errado.

  • @NinaNovaes
    @NinaNovaes7 жыл бұрын

    parabéns, Nina Maravilhosa! Vocês sempre arrasando com as temáticas. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que a história chegava a esse ponto. E concordo totalmente, nenhum livro deve ser proibido, mas é preciso contextualizar, debater e saber onde é o "lugar" dele. beijos, beijos!

  • 7 жыл бұрын

    Não é?! Proibir é velar ainda mais o debate.. a ideia é expor bastante pra gente ter espaço pra problematizar e contextualizar tudo o que o livro propõe.. Obrigada, xará!!

  • @MarciaRegina-wb6vo
    @MarciaRegina-wb6vo4 жыл бұрын

    Maravilhosas por que não preciso dizer que são inteligentes.

  • @gabrielperdigao2196
    @gabrielperdigao21966 жыл бұрын

    A impressão que eu tive deste livro é que esta obra na verdade retratava não só aquele período, pois muito do que é exposto ainda está presente na atualidade, como por exemplo, a filha do professor Benson, Miss Jane, diz que o problema das feministas de 2228 era que elas deixavam de serem mulheres e também não eram homens, além de que elas não eram capazes de entender a cultura daquele sociedade, por uma incapacidade feminina de entendimento sobre tal assunto e momento. Então você vê que o pensamento da época que está explícito é o de hoje também, pois ainda existem homens que pensam que o feminismo é o o machismo da mulher e que a mulher feminista quer ser na verdade homem. Além do movimento de esbranquiçamento dos negros, (o que acontece ainda hoje em nossa sociedade só que de uma forma velada, onde os padrões de beleza vendidos na verdade são o de um "negro dos traços finos" , como meus próprios familiares se referem a mim, ou o cabelo liso, nariz pequeno, dentro outras coisas, características brancas e não negras. E depois tem os atos de esterilização e expatriação dos negros que quisessem ir para a Amazônia. Além de diversos outros absurdos, acho que este livro representa muito do que vemos atualmente, é o pensamento do racista velado de ficção científica, onde o sonho de todos estes é ver o negro se tornar fisicamente branco e as feministas se calarem e juntarem aos seus "machos", e onde o Brasil temperado, onde é uma parte de São Paulo e o sul do pais são o Brasil que deu certo. É um livro muito bom de ser lido para entender as vezes como funciona o preconceito velado, e também para aprender a se lutar contra ele, pois mesmo o ódio nestas condições ainda continuam sendo ódio. *Eu encontrei muita semelhanças com admirável mundo novo de Aldous Huxley *‎O livro retrata também de certa forma o medo da classe dominante de uma revolução do poder, passando-se o poder do opressor para o oprimido.

  • @jaquelinenicolusi5139
    @jaquelinenicolusi51396 жыл бұрын

    MUITO INTERESSANTE CONTEXTUALIZAR TODAS AS OBRAS DE QUAISQUER ESCRITOR OU ESCRITORA ISSO E SINÔNIMO DE AVANÇO. POREM AFIRMAR QUE LOBATO ERA PRECONCEITUOSO E UM POUCO COMPLICADO, AFINAL ,ESTAMOS FALANDO DE UM HOMEM QUE NASCEU EM 1882 E VIVEU ATE 1948 EXISTE TODO UM CONTEXTO DA ÉPOCA E NECESSÁRIO LER TODAS AS OBRAS E MESMO ASSIM A LEITURA DE FATO TEM INTERPRETAÇÕES ÚNICAS DIFÍCIL CLASSIFICAR... O MAIS DIFÍCIL E ENCONTRAR OBRAS COM TAMANHA CULTURA E CRIATIVIDADE NOS DIAS DE HOJE.

  • 6 жыл бұрын

    Com certeza é preciso contextualizar, Jaqueline :) Fizemos isso durante o vídeo, somos historiadores e isso é fundaental pra pensar toda a obra do Monteiro Lobato. um beijo ❤️

  • @miromachado3539
    @miromachado35394 жыл бұрын

    Daora

  • @CarolineCamargo555
    @CarolineCamargo5557 жыл бұрын

    Que canal maravilhoso! Super importante esse tipo de discussão! Parabéns gurias!

  • 7 жыл бұрын

    Que comentário maravilhoso! :) Muito obrigada!

  • @jpersefone
    @jpersefone6 жыл бұрын

    Parabéns, Nina maravilhosa

  • 6 жыл бұрын

    ♥️♥️♥️

  • @lindalvalopes4083
    @lindalvalopes40834 ай бұрын

    Parabéns e saude

  • @eduardogomes941
    @eduardogomes9414 жыл бұрын

    Li quase todas as obras de Monteiro Lobato e suas publicações praticamente apontam o lugar do negro na sociedade e a sua insignificância perante a sociedade provinciana e arcaica. Lembrando que os tradicionalistas são na sua essência racistas. No Brasil tem vários tipos de preconceitos: Social, estético, cor, intelectual, Social, religioso, etc...

  • @eduardogomes941
    @eduardogomes9414 жыл бұрын

    O termo "selvagem" referente a natureza dos negros pode ter duplo sentido.

  • @williammorais9477
    @williammorais94777 жыл бұрын

    Parabéns meninas (duplo para a aniversariante)! Essas análises são importantíssimas. Os livros se tornam retratos de uma determinada época e já aprendermos - ou deveríamos ter aprendido - que o passado pode nos ajudar a construir futuros mais interessantes. E nos faz pensar no presente. O que hoje é "normal", mas daqui a 90 anos será visto como bizarro? Para nós que escrevemos, essas indagações são interessantes, pois podemos contextualizar no próprio livro, sem descaracterizá-lo. A contextualização de obras antigas é necessária. Manter uma obra original é preciso, mas, os devidos esclarecimentos colaboram com ela e não o contrário. Justificam as obras a ponto de serem vista, no mínimo, sob um olhar antropológico. Curti e me inscrevi :) Hasta!

  • @marcuswknupp6565
    @marcuswknupp65654 жыл бұрын

    Façam um video do "herói" Mandela pedindo a morte do Boer.

  • @dinha10ok
    @dinha10ok7 жыл бұрын

    Quando eu estava no segundo ano do Ensino Médio minha classe fez uma pesquisa sobre o Lobato para uma feira cultural, e destrinchamos, inclusive, o lado obscuro dele. Uma vez ele disse algo como 'um país só funciona de tiver uma KKK". Foi pesado.

  • 7 жыл бұрын

    Pois é! Essa exercício de ir de encontro com ele é importante pra desmistificar a literatura que ele propunha. As cartas referentes ao "Presidente Negro" são igualmente assustadoras. :(

  • @djavannascimento9648

    @djavannascimento9648

    5 жыл бұрын

    @ Não tem como "desmistificar" a obra clássica de Lobato, pois essa é uma colocação bem grosseira..., as cartas mostram, sim, um Lobato diferente, o fato de ele considerar "...ter ido lá tão verde..." abre uma ampla discussão... Mas isso não invalida sua literatura infantil, nem mesmo a adulta... É sempre interessante ver a cronologia de Lobato, pois em alguns pontos ele enxergava seu erro e tentava consertar... Veja o fato de um Lobato que escreveu Negrinha e Os negros. Confirma-se isso na selectiva feita em Barca de Gleyre... As visões de Lobato. Barca de Gleyre, inclusive, é uma imensa fonte literária. Apesar de não concorda com a opinião dele a respeito de Eça, enxergo o valor histórico, cultural e literário da "Barca". Grande Lobato, sempre impossível, como criança "incoerente" que era.

  • @anapaulapaim3753
    @anapaulapaim37533 жыл бұрын

    Posta o link das cartas🙏🏾 trocas por Monteiro Lobato e o defensor da eugenia

  • @vitorrocha6470
    @vitorrocha64704 жыл бұрын

    Esse canal tem que voltar

  • @mateusherrera938
    @mateusherrera9385 жыл бұрын

    Monteiro Lobato, juntamente com Vila Lobos, Andrade entre outros artista da época, foram os responsáveis pela Semana da Arte Moderna, em São Paulo, cujo defendia a arte brasileira. Em pleno esplendor do europeísmo, no Rio de Janeiro, que por sua vez os cariocas dos grandes centros copiavam a cultura francesa, até mesmo os atendentes de comercio atendiam em francês. Monteiro ergueu a bandeira brasileira, e, mesmo errando em alguns aspectos, ainda sim , o autor, deixou uma contribuição para a elevação da cultura brasileira. Obrigado

  • 5 жыл бұрын

    Não temos duvidas disso :) ❤

  • @manodoceu9348
    @manodoceu93484 жыл бұрын

    Eu achava que a tia Anastácia era a melhor amiga da Benta

  • @robertoteco7719
    @robertoteco7719 Жыл бұрын

    Boa noite !!! Adorei as reflexões acerca do livro . Realmente e necessário dialogarmos sobre. Infelizmente pagamos pau muito tempo pra esse racista escroto. Parabéns pelo vídeo.

  • @djavannascimento9648
    @djavannascimento96485 жыл бұрын

    9:15 "...Ela era macaca, tinha que subir em árvore". Achei esse trecho bem equivocado, pois não condiz com a obra. Ela trepou para se salvar da onça, como mostra o texto original: Correu qual uma desvairada às pernas de pau que Pedrinho lhe tinha feito. Nada achou. A Cléu se havia utilizado delas. Olhou aflita para a escada. Bobagens, escada! As onças também trepariam pelos degraus. Seus olhos esbugalhados procuravam inutilmente a salvação. - Trepe no mastro! - gritou-lhe a Cléu. Sim, era o único jeito - e Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão pelo mastro de São Pedro acima, com tal agilidade que parecia nunca ter feito outra coisa na vida senão trepar em mastros. Narizinho trepou que nem uma macaca na jabiticabeira, para comer as jabuticabas... A Dona Etimologia trepou que nem um macaca com medo do paquiderme... Em Histórias de Tia Nastácia Lobato remonta várias histórias da cultura afro... Gostei do vídeo, porque traz uma discussão muito importante, mas esse trecho... não sei se foi intencional, tomara que não.

  • @MundoGamesDo
    @MundoGamesDo5 жыл бұрын

    Monteiro Lobato é um escritor no mínimo... complicado. Não gosto da ideia de censurar suas obras pela "mancha" na sua história. Acho sim, que contos como negrinha devem ser ensinados e discutidos em sala de aula, inclusive mostrando esse lado racista dele.

  • @megiletras1382
    @megiletras13826 жыл бұрын

    Meninaaaaas...por favor, em alguns momentos você s se atropelam e falam ao mesmo tempo e parecem duas metralhadoras kkkkkkkkkk...Ufa, fica difícil de acompanhar o racíocínio. Os vídeos são legais e a galera de humanas tá curtindo. Obs: é só uma crítica contrutiva, ok.

  • 6 жыл бұрын

    Sempre!! A gente sabe que falamos demais, a gente se empolga e se embaralha... mas estamos tentnado tá? haha ❤❤

  • @josearturcastilho1213
    @josearturcastilho12137 жыл бұрын

    que vídeo

  • @brunopontes4485
    @brunopontes44854 жыл бұрын

    Em Sítio do Pica-pau amarelo ele expressa o cara racista que ele era no personagem da boneca, simples

  • @Catequesedodrey.

    @Catequesedodrey.

    3 жыл бұрын

    Mas Emília também diz que é contra a escravidão e que a cor preta só julga as pessoas nesse mundo.

  • @hgfdsee
    @hgfdsee3 ай бұрын

    Imagina a cara do Obama vendo esse vídeo.

  • @josearturcastilho1213
    @josearturcastilho12137 жыл бұрын

    PARABENS NINA

  • @cristianegomes8368
    @cristianegomes83687 жыл бұрын

    Aleluia um vídeo como esse e com essa verdade por aqui. Muito obrigada!!! As pessoas devem preferir ignorar esse fato, por estar no mais alto nível de privilégios, ou para não perceberem, não é possível. E não é só com esse livro, hein? O tão amado Sítio do Pica-Pau Amarelo também. Ano passado li um dos livros do Sítio, em que a tia Anastácia era o tema principal, e QUE NOJO. E não só o racismo a nível de eugenia do Lobato, mas esse livro tem todos os tipos de preconceito imagináveis. Eu nem aguentei ler até o final, abandonei mesmo, de tão problemático. A Emília, que era a minha preferida na época que eu assistia à série quando criança, é um dos "seres" mais nojentos a que já tive acesso. Não só racismo, mas também elitismo, um "nojo a tudo o que vem do pobre", resumindo. Não li esse livro do vídeo, mas, pensando no que eu li, acho bem problemático uma criança ler aquilo na escola, talvez mesmo com as notas. Mas isso já é uma questão a se discutir, tomei essa opinião por eu ter me assustado tanto com o que li. Nas universidades, claramente que sim, me assusta muito em como as pessoas não querem tocar nesse assunto e, quando tocam, vem com a máxima: "ah, mas você tem que ver de quando o livro foi lançado, era o pensamento da época, e o Lobato fazia parte disso. Ele não era racista". Vocês já pararam pra pensar que, mesmo o Hitler tendo sido eleito na Alemanha (ou seja, o pensamento era partilhado por pelo menos parte do país), ninguém afirma isso dele? É incrível como só com questões como o racismo isso é levantado, sempre relativizado... Por isso esse vídeo é tão importante, vocês botando a "cara a tapa" e falando sobre isso. Espero que muita gente assista isso, porque, além de muito necessário se tocar nesse tema, como vocês disseram, ainda é muito atual. Mais uma vez, parabéns, Nina, tudo de bom :) Beijão, ótimo trabalho e sucesso! ;)

  • 7 жыл бұрын

    Pois é! O mais legal de reler esse livro foi entrar de novo em contato com algumas obras infantis dele. Essa "Histórias da Tia Anastácia" - que de repente foi o que você leu - é tenso demais. Muito nos incomoda também esse discurso de "era época" ou qualquer justificativa do tipo. Era época, sempre era época. E dai? A gente não tá mais na época e, então, isso precisa ser adaptado aos novos momentos. É muito problemático, sim, desenvolver esse tipo de literatura na escola, especialmente porque os que leem Sitio são os bem pequenos, né? E até que ponto obras como do Lobato precisam, de fato, serem passadas adiante nas escolas? Achamos que acontece uma coisa muito engessada de não mover o que já tá definido na literatura nacional "clássica". E, é como você tá dizendo.. até que ponto isso faz sentido ainda hoje? Que excelente contribuição esse seu comentário. Adoramos debater mais um pouquinho. É muito necessário problematizar.. especialmente nas faculdades (que é um espaço onde as pessoas fogem realmente do assunto). A gente precisa parar de relativizar o racismo. Mesmo. Um beijo, guria! E MUITO obrigada!

  • @MonalisaMarques-Literasutra

    @MonalisaMarques-Literasutra

    7 жыл бұрын

    Cris maravilhosa

  • @rafamendonca9610

    @rafamendonca9610

    5 жыл бұрын

    Pedras em Bolsos que livro é esse em que a tia anastacia era o tema principal?

  • @djavannascimento9648

    @djavannascimento9648

    5 жыл бұрын

    Ela era tratada com muito carinho, especialmente pelas crianças... A Emília fazia birra com todos, até com a Dona Benta...,

  • @sr.opressor
    @sr.opressor4 жыл бұрын

    Eu amo Monteiro Lobato

  • @josearturcastilho1213
    @josearturcastilho12137 жыл бұрын

    tu faz aniversario no mesmo dia q meu paiiiiiiii

  • @mateusherrera938
    @mateusherrera9386 жыл бұрын

    Monteiro Lobato estava fazendo uma alusão àquilo que ele via em sua época. Estudam melhor... Falar do escritor depois de morto, é covardia, pois ele não pode se defender. Além do mais era tudo realidade da sua época.

  • 6 жыл бұрын

    Mateus, você acabou com todas as ciências humanas do universo agora!! hahaha elas (e todas as ciências, não?) falam de pessoas que já morreram! ❤

  • @mateusherrera938

    @mateusherrera938

    5 жыл бұрын

    Não é bem assim meu amigo, apenas temos que entender o contexto social em que estava inserido o nosso saudoso Monteiro Lobato. Na época o visão era diferente das nossas visões,e, portanto crucificar alguém pelo fato do indivíduo seguir o percurso do seu meio social em que está inserido; monteiro Lobato por exemplo, é um tanto injusto. Não acham?

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    Concordo com você! Essas pessoas tem tanta coisa ruim em suas cabeças que enxergam maldade até onde não existe. E ainda demonstram o quanto não entendem nada de literatura, pois não conseguem nem analisar a obra pelo contexto em que foi produzida, muito menos compreenderam o que o autor buscou transmitir em seus livros, o que não é difícil, pois a maioria das obras eram para crianças.

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    @Oliveira gabriel Olliver São doidas, isso sim.

  • @Claudio_Santos_1974

    @Claudio_Santos_1974

    5 жыл бұрын

    +Oliveira gabriel Olliver Aparentemente lhe escapou o quão contraditório é você reclamar de uma suposta falta de liberdade de expressão quando você teve liberdade pra vir aqui deixar seus comentários. Comentários esses repletos de distorções e ofensas desnecessárias direcionadas a pessoas que você nem mesmo conhece. Uma pena mesmo que algumas pessoas estejam usando sua liberdade de expressão para atacar gratuitamente quem pensa diferente.

  • @daianacosta3895
    @daianacosta38955 жыл бұрын

    José Bento Monteiro Lobato em carta ao amigo Cesidio Ambrogi, parabenizando pelo nascimento do filho, revelou explicitamente ser racista e defender a eugênia. “Um filho novo! Mas isso é lindo, porque indica mocidade e capacidade criadora. Eu, fosse Estado Novo, fazia uma lei acabando com a liberdade de procrear. Para ter filho era necessario um atestado de habilitação e uma permissão especial. A gente feia ficava proibida de reproduzir-se. Outros teriam licença para um filho só. Outros, dois e tres. E alguns teriam licença sem limites. Voce, meu caro, entrava para este grupo. E não precisava produzir filhos só em casa - teria licença de fazer roças grandes, por montes e vales. Porque sabe ter filhos bonitos e claros. Voce, Cesidio, é um embelezador e embranquecedor desta raça tão feia e encardida. Não me esqueço nunca do encanto que e a tua filhinha gorda e de fala grossa.” (Provavelmente de 1943), in: Tin (2007), pp. 384-385.

  • @marizasorrentino1591
    @marizasorrentino15914 жыл бұрын

    Esse livro é ótimo, não se esqueçam que o mundo era outro nessa época

  • @Romuloix5ks
    @Romuloix5ks26 күн бұрын

    Monteiro Lobato defendia a eugenia racial e a Kus Ku Klus Kan então não ha mais o que discutir : racista infelizmente! Seus fãs se iludem com contexto historico mas não adianta ! 😢

  • @fabioleonardoocontadordehi5704
    @fabioleonardoocontadordehi57047 жыл бұрын

    JOSÉ BENTO RENATO MONTEIRO LOBATO NÃO ÉRA RACISTA E SIM UM VISIONARIO

  • @almirante_kiko

    @almirante_kiko

    5 жыл бұрын

    Hitler tambem,ele iria construir um espelho sobre o sol ,e garantir o dominio dos povos do norte sobre todos os outros ...

  • @djavannascimento9648

    @djavannascimento9648

    5 жыл бұрын

    @@almirante_kiko Grande Lobato

  • @guacyrapereira8723
    @guacyrapereira87235 жыл бұрын

    Vocês deveriam ver pelo lado de denúncia e não racismo.

  • @diogodelacruz

    @diogodelacruz

    4 жыл бұрын

    você não deve ter lido o livro, só pode

  • @sopinhadeversos
    @sopinhadeversos5 жыл бұрын

    Racista no mínimo...

  • @gabrielareis932
    @gabrielareis9325 жыл бұрын

    Vocês não devem bater bem... olha o carinho que as personagens tem com a Tia Anastacia nos livros, não só elas mas com todos os personagens negros. O que ele fez foi retratar a realidade da época, as negras trabalhavam nas casas e eram escravas. Era errado? Era muito. Mas acontecia, e ele pelo modo como coloca as personagens no livro não concordava com isso. Deviam era ter orgulho do modo natural e afetuoso com o qual as personagens se tratavam nos livros. Uma criança lendo suas obras aprende a tratar todos bem, e vê na figura da tia Anastacia uma mulher forte, carinhosa e tida como parte importante da família, aprendendo desse modo inúmeras coisas boas. Vocês estão analisando o autor sem considerar a visão e realidade da época! E isso é muito sério. Não compreenderam que ele apenas retratou o que acontecia, e retratar algo do tipo não te torna racista!!

  • @tuner565

    @tuner565

    5 жыл бұрын

    Perdão, porém acho que o fato de ele retratar os eventos como algo completamente normal, o torna sim racista. É, QUASE, a mesma coisa que escrever um livro sobre o ódio de Hitler contra os judeus, sem deixar, ao menos de maneira vaga, um ponto de vista contrario ao genocídio e a ideia em sí . Uma obra sempre vai carregar a opinião do autor. Quem convivia e apoiava Hitler, não se via como alguém que merecesse um titulo pejorativo. Assim como na guerra fria nas propagandas do capitalismo é completamente normal trabalhar 12 horas por dia e mais normal ainda deixar pessoas em situações precárias alegando que elas que não quiseram trabalhar 12 horas por dia.

  • @emmetbrown6328

    @emmetbrown6328

    4 жыл бұрын

    Cof, presidente negro,cof

  • @TVDesunida

    @TVDesunida

    3 жыл бұрын

    So digo uma coisa KKK isso não foi uma risada

  • @sopinhadeversos
    @sopinhadeversos5 жыл бұрын

    Ele era escravocrata!

  • @elizabethaparecidadossanto6306
    @elizabethaparecidadossanto63066 жыл бұрын

    Que chatas !

  • @bauliterarioo
    @bauliterarioo7 жыл бұрын

    Se tem uma coisa que eu detesto é Monteiro Lobato, sério hahah Cara, o homem era racista, misógino, machista e o que ele fez com Anita Malfatti foi horrível, e o "petróleo é nosso" pura mentira...Aquelas fazendo a revoltada nos comentários hahahahahahahha Adorei o vídeo, muito bom vocês fazerem essas observações pra todos verem que não é só sítio do pica pau amarelo :) Amei o canal

  • 7 жыл бұрын

    Guria, critique!! hahaha a gente adora! Não sei como esquecemos da Anita, você tem toda razão. Com nosso trabalho de formiguinha a gente vai problematizando aos pouquinhos... seja muito bem vinda! beijo beijo

  • @jeffersoncavalcantecorread9956

    @jeffersoncavalcantecorread9956

    6 жыл бұрын

    MONTEIRO LOBATO ERA RACISTA. Ele era simpatizante da Teoria Eugênica que tinha sido difundida no Brasil por homens brancos conservadores "cristãos" em 1919, e virado Lei na constituição Brasileira de 1934. A Lei Eugênica planejava exterminar os negros e os índios no espaço de 200 anos. Em carta escrita pelo próprio Monteiro Lobato ele lamentava o fato de não haver uma Ku kux Klan No Brasil,- Lobato diz: "País mestiço onde branco não tem força para criar uma Ku Klux Klan, é país perdido”. porque ele acreditava que os negros, índios e outros grupos étnicos eram a degeneração da espécie humana e que apenas pessoas brancas estariam no auge evolutivo para levar a nação Brasileira pra frente. FALA SOBRE ISSO.

  • @marciooshiro7846

    @marciooshiro7846

    6 жыл бұрын

    Lembremos de uma coisa: temos que analisar essas pessoas pela época dela. Nessa época era comum e aceitável tanto o machismo, quanto o racismo. PS: antes de ficarmos julgando ele, que tal mudarmos o nome da Avenida Bandeirantes. Eles também foram racistas e colocamos o nome dele em ruas.

  • @greglima9630

    @greglima9630

    6 жыл бұрын

    Se ele estivesse vivo nos dias de hoje seria pré candidato a presidência do Brasil (2018) com muitos votos. Claramente mostrando como o Brasil é de verdade em relação as minorias.

  • @gabrielareis932

    @gabrielareis932

    5 жыл бұрын

    Você ao menos leu a crítica dele a Anitta Malfatti? Na íntegra, não os trechos. Se tivesse feito isso ia entender que o que ele fez foi dizer a verdade: ela tinha talento que poderia usar para fazer coisas incríveis, muito além de uma arte que se tornou sem sentido. Que ela não deveria cair nessa onda, e que o fato dela ser mulher impedia que muitos falassem a verdade para ela sobre o que estava acontecendo, e inclusive se aproveitavam disso. E ainda ousam chamá-lo de racista? O cara que tornou a tia Nastácia, uma negra, uma personagem extremamente querida por meio de suas obras, valorizando a figura dessa mulher negra. Um homem que por meio do Jeca Tatu denunciava a realidade do campo, e inclusive teve inúmeras obras de caráter social, defendendo a população mais pobre. E machista também? Por favor, a principal personagem dele, a Narizinho é uma mulher!! E a Emília era a frente das mulheres de seu tempo, sendo questionadora e atrevida, tomando a frente das situações e se impondo. PAREM DE VER MALDADE ONDE NÃO EXISTE!!!

  • @marcuswknupp6565
    @marcuswknupp65654 жыл бұрын

    Melhor frase de Monteiro Lobato foi: "o maior erro do brasil foi ter permitido a entrada dos africanos". Descanse em paz

  • @rilaryvitoria201

    @rilaryvitoria201

    4 жыл бұрын

    Como assim?! Sério que você acha que só pela COR DA PELE alguém é inferior??? Não faz sentido. Todos nós somos iguais, independentemente da cor da pele, do cabelo e do país que a pessoa vem! Seja seja gay, seja trans, negro ou oriental coração que pulsa no peito é de igual para igual!

  • @marcuswknupp6565

    @marcuswknupp6565

    4 жыл бұрын

    @@rilaryvitoria201 em que parte do meu texto eu falei em cor da pele??

  • @rilaryvitoria201

    @rilaryvitoria201

    4 жыл бұрын

    @@marcuswknupp6565 é só ler ele, que vc vai ver

  • @marcuswknupp6565

    @marcuswknupp6565

    4 жыл бұрын

    @@rilaryvitoria201 deixa eu te falar uma coisa. Tenho 43 anos na minha epoca de criança o monteiro Lobato era tratado como um autor maravilhoso sendo indispensavel na vida de crianças e adolescentes. A propria globo que hj fala que ele era racista, tinha programas com personagens dele todos os dias. Não sei porque de uma hora para outra ele virou racista e "nojento" mas para mim e um grande autor

  • @rilaryvitoria201

    @rilaryvitoria201

    4 жыл бұрын

    @@marcuswknupp6565 muito legal esse seu carinho por ele! Mas, convenhamos, esse livro é muito ridículo! Ele foi racista!

  • @AndreLuis-mt8ze
    @AndreLuis-mt8ze5 жыл бұрын

    Parece que as senhoritas não dominam exatamente esse tipo de assunto.Recomendo Uma Gota de Sangue do Demétrio Magnoli.Para quem as escuta passa uma sensação de pouco fundamento.Todo altruísmo é bom.Mas melhor que ele há o conhecimento fundamentado.Um abraço!

Келесі