ValeteCast - Ep 2: A IA vai nos superar?

Neste podcast, discutimos os limites da inteligência natural e artificial. São tematizadas questões como sintaxe e semântica computacional, o comportamento dos animais, o desenvolvimento das máquinas ao longo dos séculos. Também abordamos a inteligência artificial forte e questões relacionadas ao problema mente-corpo. Assistam até o fim e vejam uma discussão filosófica de alto nível.
✳️INSCREVA-SE AGORA PARA A ACADEMIA VALETE: academiavalete.org.br
Sigam Nas Redes Sociais
🔷 INSTAGRAM: htttps:// valeteplus
🔷 X/Twitter: www.x.com/revistavalete
🔷 Podcast: https: //revistavalete.com/podcast
Assine a Valete em: mbl.org.br/revista

Пікірлер: 87

  • @mauricionoda
    @mauricionoda Жыл бұрын

    Parabens! Papo cabeça, uma correta e verdadeira aula para se aprender a pensar!!! Isto é MBL!

  • @gustavf.6067
    @gustavf.6067 Жыл бұрын

    Foi curto demais. Podeia ter muito mais. O Ricardo nem arranhou o tema.

  • @LuzeSombras88

    @LuzeSombras88

    Жыл бұрын

    Também achei. Ficou com cara de introdução. Como comer um só amendoim de um pote cheio e deixar o resto intocável. kk

  • @darthtepes575

    @darthtepes575

    Жыл бұрын

    O podcast infelizmente é apenas um aperitivo pra nós comprarmos a revista

  • @naneR2388
    @naneR2388 Жыл бұрын

    Ian Garcez e Professor Ricardo é a melhor dupla que existe. Referencia em analise e filosofia politica que tem!

  • @errafal
    @errafal Жыл бұрын

    Tem q colocar o ValeteCast na roxinha também!!!

  • @danielribeiro2131
    @danielribeiro2131 Жыл бұрын

    Eu gostaria muito de ver a entrevista do Ricardo Almeida com Luiz Felipe Pondé. Sempre quis ver uma conversa entre os dois, deve estar fantástico!

  • @mauricionoda
    @mauricionoda Жыл бұрын

    Convidado de alto nível!

  • @AndreBrit0
    @AndreBrit0 Жыл бұрын

    Vejo que a conversa aqui é de alto nivel.

  • @Existenciaexistente
    @Existenciaexistente Жыл бұрын

    Chamem o Guilherme Freire para escrever na valete, gostaria de ver um podcast com ele para discutir sobre cultura, sociedade e cristianismo.

  • @ARENDPRODUCER
    @ARENDPRODUCER Жыл бұрын

    Inteligência artificial serve para PARECER inteligente, mas não é que ela seja de fato. Entrei aqui imaginando escutar muitos achismos, mas as definições e reflexões abordadas pelo convidado estão totalmente alinhadas com o pensamento da comunidade desenvolvedora de inteligência artificial, parabéns pela clareza nas definições!

  • @claudemirbelo393
    @claudemirbelo393 Жыл бұрын

    Comentando só pra dar aquele engajamento.

  • @snakepliskin2163
    @snakepliskin2163 Жыл бұрын

    houve um equívoco com relação às hipóteses sobre a origem da vida, na verdade o que é mais aceito na comunidade científica é que a vida tenha se originado na Terra. Mesmo com as chances de algo assim acontecer serem supostamente baixas ao ponto de ser descartado, como foi comentado no video, o universo tem muito tempo de existência, o que é o suficiente pra um evento como esse acontecer

  • @rubensdourado5010

    @rubensdourado5010

    2 ай бұрын

    Isso é só um axioma, ter tempo não quer dizer nada! Eu posso ter todos os ingrediente em uma mesa pra fazer um bolo... não importa quanto tempo passe, se não existir uma causa eficiente( padeiro) para fazer o bolo , esse bolo nunca existirá.

  • @CristianoMozena
    @CristianoMozena Жыл бұрын

    Em 19:15, o barco que o Minister se referia seria o navio do paradoxo de Teseu.

  • @GabrielFariaOQue
    @GabrielFariaOQue Жыл бұрын

    Tô nessa também. Até minha foto de perfil foi feita por inteligência artificial. Mas, se ficarmos usando ela, viveremos o mundo pré-2021 por muito tempo graças a essa automação. E podemos depender da evolução da própria tecnologia para evoluirmos artificialmente. Isso pode criar uma sensação de impotência que nos destruirá.

  • @paulopereira3320
    @paulopereira3320 Жыл бұрын

    Queria que trouxesse o psicólogo Eslen Delanogare para aprofundar esse debate sobre "vontade" ou "intenção" uma vez que, sob o ponto de vista bioquímico, nossa vontade ou experiência podem ser condicionadas (inclusive levantando a polêmica sobre livre arbítrio). Uma vez que pode não haver livre arbítrio, podemos, assim, condicionar um outro sistema mimetizando o ambiente biológico para reproduzir uma possível "vontade" ?

  • @fernandobarros2826
    @fernandobarros2826 Жыл бұрын

    O problema é quem está olhando a IA como a imagem e semelhança humana. Sendo q para oq elas foram feitas estão indo bem....q é ter um humano para o perfil gerencial e a IA no operacional.

  • @nandoinsight2265
    @nandoinsight2265 Жыл бұрын

    Muito enriquecedor esse assunto. Então devemos usar nossa inteligência com o intuito, de criarmos coisas que estimulem a nossa inteligência, e não coisas que aumentem o resultado, mas diminuem a nossa inteligência.

  • @douglas991
    @douglas991 Жыл бұрын

    Que honra ouvir esse papo, fascinante.

  • @nanioliveira1502
    @nanioliveira1502 Жыл бұрын

    Parece que a definição da inteligência ficou amarrada na vontade. Ou seja, só tem capacidade de ter inteligência, aquele que tem vontade. Daí me lembrei do Robocop, dos anos 80: Aproveitaram um policial que teve morte cerebral e boa parte do corpo destroçado, pra transformar num ciborgue. Com isso ele tinha o corpo metálico, praticamente indestrutível, mas o processador era o cérebro humano. Nos anos 80, as máquinas eram claramente mais resistentes que um humano, então era razoável ter medo de uma máquina. Mas não tinha nenhum computador próximo dos de hoje, então, o cérebro humano era o supra-sumo da capacidade de relacionar informações. O Robocop não era mais o policial Murphy... ele era só um robô com um processador humano. Portanto, o Robocop não tinha vontade. Aliás, parte fundamental do projeto era que fosse removida qualquer vontade dele. Era o fim da humanidade do Murphy. O problema: mesmo sem possuir vontade, nunca olhei o Robocop como se ele não tivesse inteligência. Não vejo porque a inteligência dependeria da vontade.

  • @sidneymdsc7400
    @sidneymdsc7400 Жыл бұрын

    Agora sim façam os podcasts no estúdio com áudio profissional

  • @Carlos___

    @Carlos___

    Жыл бұрын

    Essa é a reunião mensal da pauta. Os podcasts do Spaces seguirão semanalmente sobre os temas do momento

  • @andersonjr3542
    @andersonjr3542 Жыл бұрын

    Este canal está beeeem top!! Aguardando os próximos episódios. Valeeeu!

  • @thyagot_
    @thyagot_ Жыл бұрын

    Esse cara deveria saber, que o Facebook colocou 2 IAs para se comunicar, então elas pararam de falar inglês e começaram a falar uma lingua totalmente desconhecida. Talvez para ser mais rápido ou mais fácil para eles, não sabe-se o motivo. O Facebook teve que desligar elas. Acho que ele subestima muito a Inteligência Artificial.

  • @blowthatful
    @blowthatful Жыл бұрын

    Convidado as vezes tentou impor sua ideia falando alto. Prof Ricardo precisou subir o tom também algumas vezes

  • @mauricionoda
    @mauricionoda Жыл бұрын

    Perfeito professor!

  • @elenilsonlopes9873
    @elenilsonlopes9873 Жыл бұрын

    Alguém que viu pelo menos a metade sabe se o papo saiu desse buraco que tava no início? Esse cara é mto prolixo, me senti até um grande orador ouvindo ele

  • @blowthatful

    @blowthatful

    Жыл бұрын

    Kkkkkkkkk, ele parecia nervoso, acontece

  • @bruceleezoeiro4749

    @bruceleezoeiro4749

    Жыл бұрын

    No minuto 54:00 mais ou menos ele fala de tecnologia espiritual. Aí me pegou.

  • @rubensdourado5010
    @rubensdourado501011 ай бұрын

    Tecnologia espiritual 😮. Caramba , fiquei curioso.

  • @fernandobarros2826
    @fernandobarros2826 Жыл бұрын

    Concordo com o ponto de as máquinas estão atrofiando habilidades finas. Mas para conter isso a edição genética dos fetos está liberada esse ano nos EUA hahahaha.

  • @hugo-garcia
    @hugo-garcia Жыл бұрын

    Nossa Yan foi ignorado 95% do podcast

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    27:30 cara, não colocaram "desejos" na máquina porque não é mercadológico. - Não significa que ela nunca vai ter desejos, ou vá mudar esses desejos - (se vc tem dificuldade com a palavra desejo por considera-la demais humana, invente outra, ex direcionamentos de máquina). - um troll poderia soltar uma inteligência que faz o que der vontade, sem esperar uma ação humana. E que ela mesma fosse desenvolvendo novos "desejos" a seu bel prazer (ou diretivas - acho que é assim que o Robocop 1 chama)

  • @FelurianaFada
    @FelurianaFada Жыл бұрын

    Até que enfim trouxeram alguém que entende um pouco da mente. O cérebro não tem como ser copiado. As emoções estão intrincicamente relacionadas com a inteligência.

  • @jessicacarvalho8098
    @jessicacarvalho8098 Жыл бұрын

    Isso precisa ser a maior preocupação da humanidade!

  • @AndersonPaschoalon
    @AndersonPaschoalon Жыл бұрын

    O Argumento de que a inteligência está por traz da inteligência artificial é um tanto falho em um ponto. Em computação quando tratamos de Inteligência Artificial estamos tratando de técnicas nas quais resolvemos um certo problema SEM programar explicitamente como se resolve esse problema. Programamos de fato formas se se avaliar se um dado resultado está próximo ou longe do resultado correto, e como expressar o problema de maneira matemática. Porém o algoritmo por si só irá encontrar formas de resolver esse problema matemático, que é um problema de otimização. Devemos também encontrar formas de traduzir essa resposta para uma linguagem que é interpretável por seres humanos. Isso é tão verdade que um Desenvolvedor de software que programa uma inteligência artificial para ganhar do Melhor jogador de Go do mundo, não precisa NEM SABER JOGAR GO. Um desenvolvedor de software que programa uma inteligência artificial que detecta câncer com precisão melhor do que a de qualquer médico, não precisa se quer entender sobre como é feito esse diagnóstico. Mas de fato, a inteligência que a máquina expressa, não é de fato oriunda da inteligência da maquina ou do desenvolvedor de software, e sim dos dados utilizados no próprio treinamento, que foram gerados por jogadores de Go e médico, seguindo meu exemplo.

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    37:30 máquinas já enxergam de certa forma. - pesquisa aí: -Artificial Intelligence applied to Computer Vision - how tesla sees the road - how boston dynamics robots see the world

  • @paulopereira3320
    @paulopereira3320 Жыл бұрын

    19:18 Navio de Teseu

  • @jhonicleysilva2831
    @jhonicleysilva2831 Жыл бұрын

    Muito bom!!!!

  • @joseseverinobarbosa40
    @joseseverinobarbosa40 Жыл бұрын

    Sucesso Sempre !!

  • @paulopereira3320
    @paulopereira3320 Жыл бұрын

    1:05:16 sobre a última questão do Ian, tenho uma pergunta: a Tecnologia poderia servir de suporte à Cultura? uma vez que auxilia como ferramenta agregadora de elementos culturais entre os indivíduos de uma sociedade. Por outro lado, o uso exacerbado dessa ferramenta pode acabar por gerar alienação ao invés de cultura em uma sociedade? qual o limite entre esses 2 fatores (cultura e alienação)?

  • @FOCO_DELTA
    @FOCO_DELTA Жыл бұрын

    Foi um pouco difícil ver o orador falar, mas tudo bem, não sei se ele tem algum problema de dicção...

  • @LuzeSombras88

    @LuzeSombras88

    Жыл бұрын

    Ele é todo travado kk Parece que está se segurando na cadeira. Deve se sair muito melhor escrevendo, porque falando dá até um pouco de agonia acompanhar.

  • @FOCO_DELTA

    @FOCO_DELTA

    Жыл бұрын

    @@LuzeSombras88 Parecia que ele estava com muito frio, pensei até ser o ar-condicionado do estúdio lá kkkkk

  • @LuzeSombras88

    @LuzeSombras88

    Жыл бұрын

    @@FOCO_DELTA Tenso 😂

  • @BorgesIago
    @BorgesIago Жыл бұрын

    Show!

  • @loukas1337
    @loukas1337 Жыл бұрын

    Cade a parte dois? Ficou incrível!!!

  • @fadot
    @fadot Жыл бұрын

    🔥🔥🔥

  • @danniedanz
    @danniedanz Жыл бұрын

    poxa pessoal, coloca o logo da valete no perfil do canal... fica mais dahora

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    31:00 quero lembrar que todo software tem bugs, software complexo tende a ter milhares deles. Então a intenção do autor do software nem sempre é plenamente manifestada. - outra, às vezes uma feature que é pensada de um jeito acaba se portanto de outra. O engenheiro do software não consegue prever e direcionar exatamente o seu uso. Há efeitos colaterais - fora as outras possibilidades, inteligências artificiais tentando explorar vulnerabilidades de outras inteligências. Em pouco tempo deve ter isso. Já não tem como segurar nem prever. - pra falar desse assunto passem mais horas testando na prática. Tem muita coisa que vocês ainda não sonham já disponíveis.

  • @russombl
    @russombl Жыл бұрын

    Navio de Teseu, hehe!

  • @luizmatheus376
    @luizmatheus376 Жыл бұрын

    Parabéns rapaziada , vcs são fera

  • @Lithium...
    @Lithium... Жыл бұрын

    O cara fala feito Ednaldo pereira

  • @chapolinmadruga
    @chapolinmadruga Жыл бұрын

    AGORA SENHORES VCS PRESUMEM QUE UMA MAQUINA AO DESENVOLVER AO MAXIMO SUA INTELIGENCIA SERA CAPAZ DE CRIAR OUTRA MAQUINA SEMELHANTE. ASSIM COMO NOS QUEREMOS CRIAR ALGO IGUAL A NÓS. ENTAO VOLTANDO UM POUCO NESSA LOGICA NOS SOMOS A MAQUINA CRIANDO OUTRA MAQUINA CRIADOS PELA PRIMEIRA INTELIGENCIA.

  • @WagnerBon
    @WagnerBon Жыл бұрын

    Po, não vou nem culpar o convidado pois nessa fase de desenvolvimento de IAs é fundamental ter visões antagônicas. Mas quando a intenção é entender a tecnologia, o seu avanço e os impactos em nossas vidas, o convidado deveria ser alguém mais próximo da tecnologia do que do pensamento humano-filosófico apresentado por ele. Mesmo esses argumentos eu poderia tratar aqui, pois elevar o corvo a um patamar superior apenas pela característica físico-biológico da inteligência (q ainda assim segue sendo inútil comparativamente às IAs mais primitivas) ou considerar que as competências do Deep Blue em jogar xadrez é apenas uma demonstração da inteligência dos seus engenheiros (como se colocasse os milhares de engenheiros para decidir em conjunto cada jogada fosse dar o mesmo resultado) é ignorar que SIM, a IA está mudando o mundo há muito tempo e o momento atual é de virada. E é claro que ela não é inteligência, caso contrário não necessitaria do complemento ARTIFICIAL. O Ricardo explanou de forma mais interessante toda a filosofia entre Inteligência biológica e tecnológica, os limites atuais e a imaginação de até onde pode ir no futuro. E o outro rapaz do MBL também foi perfeito na colocação clássica de que se desmontarmos um navio e remontarmos com as mesmas peças mas do zero, ele continua sendo o navio original? No fim das contas se empregos forem substituídos de forma mais eficiente por IAs, não vai importar se o corvo tem uma inteligência mais pura - quem vai roubar o emprego não é ele, mas a máquina programada por engenheiros. Esse deveria ter sido o foco do convidado e da conversa. Enfim, acabei mais reclamando do que contribuindo com a discussão hahaha mas acredito que esse assunto possa ser melhor aproveitado no futuro.

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    Não tem como prosperar um debate onde as pessoas na mesa "sabem" que o ser humano é especial. Já partiu desse dogma a conversa.

  • @GabrielFariaOQue

    @GabrielFariaOQue

    Жыл бұрын

    Não existe outro ser que se entenda como ser e se comunique. Máquinas dependem de prompts.

  • @bruceleezoeiro4749

    @bruceleezoeiro4749

    Жыл бұрын

    ​@@GabrielFariaOQuenão tô falando nada disso. Vc tá muito focado nas IA de PC. Pensa num tesla dirigindo sozinho, sem interferência.

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    18:23 "Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes”, de Isaac Newton. Segundo essa lógica a inteligência de Newton não é de Newton. É das centenas de estudiosos que existiram antes.

  • @NikaPlayer-d1l
    @NikaPlayer-d1l Жыл бұрын

    like

  • @joaquimjunior9744
    @joaquimjunior9744 Жыл бұрын

    Um vídeo esclarecedor sobre IA e não alarmista: kzread.info/dash/bejne/gWps25Kygr2yYbw.html

  • @vitor5416
    @vitor5416 Жыл бұрын

    humildemente, pra mim, o problema não é o avanço da tecnologia, ou da técnica, o problema é a corrupção, em todos os aspectos da vida, seja de forma prática, quando machucamos nosso semelhante, em roubos, assassinatos, traições e dentre outras perversidades que somos capazes de fazer, mas também a corrupção interna que nos leva a corrupção prática, como, inveja, ódio, luxúria, os pecados capitais por diante, no meu caso em específico, prefiro me moldar, ou me esforçar pra ser o melhor que eu puder, pela bíblia ... sei que é clichê, mas sinceramente não enxergo esse problema apresentado aqui como algo tão complexo assim, no fim, o problema sempre será a corrupção humana, quem opera a máquina.

  • @renangiovaninni9787
    @renangiovaninni9787 Жыл бұрын

    Essa visão fisicalista também embasa mesmo a ideia de que mesmo as vontades são apenas abstrações que fazemos de um comportamento que provavelmente é pré-determinado em nivel molecular. Quem falou que nossas vontades são legítimas e não apenas uma ilusão bioquímica? Uma programação feita por seleção natural ao longo de milhões de anos? Também discordo de ambos ao colocar como o salto do inorgânico para o orgânico como argumento da existência ou não da possibilidade da inteligência ser uma propriedade física, pois os seres unicelulares que evoluíram para nós também não eram dotados de inteligencia, então não entendi porque atrelar a uma teoria de origem da vida esse argumento.

  • @heitor4191

    @heitor4191

    Жыл бұрын

    O argumento em debate é de que, pode não ser suficiente, simplesmente afirmar que máquinas não podem ser inteligentes por não serem orgânicas como nós, seres humanos. Hoje sabemos que as máquinas não são capazes de racionar como nós (bem como os seres unicelulares), mas será que algum dia isso será possível? Em que momento dessa evolução seria válido considerar que uma máquina é dotada de inteligência?

  • @marcuscassiano6367

    @marcuscassiano6367

    Жыл бұрын

    Tentativa e erro.

  • @darthtepes575
    @darthtepes575 Жыл бұрын

    Eu discordo que a ciência parou de tentar explicar a origem da vida, o pirula ja disse que tem uma chance de ter surgido do acaso

  • @snakepliskin2163

    @snakepliskin2163

    Жыл бұрын

    houve um equívoco com relação às hipóteses sobre a origem da vida, na verdade o que é mais aceito na comunidade científica é que a vida tenha se originado na Terra. Mesmo com as chances de algo assim acontecer serem supostamente baixas ao ponto de ser descartado, como foi comentado no video, o universo tem muito tempo de existência, o que é o suficiente pra um evento como esse acontecer

  • @ddguatavo
    @ddguatavo Жыл бұрын

    Queria saber mais desse assunto de cunho espiritual

  • @mariana-s7t
    @mariana-s7t3 ай бұрын

    Meu QI aumentou ouvindo esse podcast

  • @EduardoPolese
    @EduardoPolese Жыл бұрын

    Cade o ValeteCast das crianças trans?

  • @william_mauss
    @william_mauss Жыл бұрын

    Acho que o ar condicionado tava mto gelado, o entrevistado tava tremendo na cadeira 😅

  • @rafaelwierzba3079
    @rafaelwierzba3079 Жыл бұрын

    Esse cara não está falando nada c nada. O debate não deve ser se uma IA deve ou não ser considerada uma inteligência (parece que ele é do sindicato dos humanos) e Sim como nós como sociedade vamos imcomporar e conviver com essa realidade que já existe e um tempo mas está se popularizando agora, bem como os dilemas éticos que permeiam esse debate. #FerramentasIASaoONovoPacoteOfficeDosAnos2000

  • @verdadenascimento

    @verdadenascimento

    Жыл бұрын

    você é estúpido, por isso acha o que acha

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    21:20 Tanto faz cara. Inventa uma palavra/expressão nova então. "Máquina resolvedora de problemas". Pronto.

  • @bruceleezoeiro4749
    @bruceleezoeiro4749 Жыл бұрын

    28:40 "as grandes empresas, elites que fazem as inteligências" lamento dizer mas com pouca grana qualquer um já faz uma inteligência artificial nova, com qualquer propósito (benigno ou maligno). Essa conversa tá uns 10 anos obsoleta.

  • @tonineto98
    @tonineto98 Жыл бұрын

    Vou ter que estudar pra entender esse podcast, ouvi, mas não entendi quase nada. Vou assistir tomando notas, estudar nota por nota e voltar pra assistir novamente daqui a um tempo e tentar formular uma opinião própria. 🧠🤯

  • @RonaldoSales2

    @RonaldoSales2

    Жыл бұрын

    Boa sorte. Deus abençoe mano

  • @tonineto98

    @tonineto98

    Жыл бұрын

    @@RonaldoSales2 olha vou precisar kkkkkkk obg, man.

  • @ARENDPRODUCER
    @ARENDPRODUCER Жыл бұрын

    O tipo de inteligência artificial nos dias atuais é "limitada" a apenas operações binárias através de verificações, acredito que a real inteligência virá em computadores quânticos que interpretam os cálculos de uma forma muito mais complexa, que é a base de toda a matéria.

  • @Joao_Rodrigues404
    @Joao_Rodrigues404 Жыл бұрын

    Bem que vocês poderiam não definir tempo limite para o vídeo. Triste isso.😢

  • @user-rl1nb1qg4c
    @user-rl1nb1qg4c Жыл бұрын

    Fonética terrível, melhor ficar como escritor mesmo

  • @nooperz_griffento
    @nooperz_griffento Жыл бұрын

    Hacker mais fraco este. Ohh sleeping giants, melhora isso ae.