Uma pessoa nasce gay? A Filosofia Explica!

O mês de junho é tradicionalmente conhecido como o "Mês do Orgulho LGBTQIA+". Em respeito e homenagem à data, trazemos uma questão bastante comum e que merece um olhar filosófico: afinal, as pessoas "nascem gays"? O desejo homoafetivo é determinado biologicamente? No vídeo, buscamos examinar os problemas relacionados às respostas mais tradicionais à questão e, ao fim, indicamos uma saída existencialista à temática.
---
INDICAÇÃO DE LIVROS SOBRE O TEMA:
M. Foucault - História da Sexualidade (Box)
amzn.to/3NbaIPY
J. Butler - Problemas de Gênero
amzn.to/3HKbPoH
P. Bordieu - A Dominação Masculina
amzn.to/3tTqZSG

Пікірлер: 716

  • @alexandredkurth
    @alexandredkurth2 жыл бұрын

    Interessante que você apontou pontos problemáticos tanto da visão ontológica quanto da socioconstrutivista. Sendo um homem gay, uma coisa eu sei: eu não escolhi minha orientação sexual e, se pudesse escolher, é óbvio que teria escolhido ser heterossexual. A homofobia, tanto da família quanto da sociedade, destrói nossa saúde mental.

  • @denisegazzola9753
    @denisegazzola97532 жыл бұрын

    Disse Foucault " precisamos parar de tentar entender o que leva as pessoas a serem gays e somente aceita-las....

  • @hud50nralf
    @hud50nralf2 жыл бұрын

    Não vejo problema na defesa da tese da construção social "se entendermos" que a heterossexualidade também é artificial. Compreender "apenas" a homossexualidade como uma construção já é um preconceito. Nossa identidade, nosso desejo e nossas práticas podem e devem ser desconstruídas com devido exame e reflexão racional, pois não somos completos e nem "totalmente" determinados (a tal dificuldade que você fala que temos com o herdado e o adquirido). O único problema é tratar a construção como um mal e sua desconstrução como cura. Dica de vídeo: "uma pessoa nasce hétero?" não se perguntar por isso já é supor que a heterossexualidade está devidamente tematizada. Não está!

  • @elisaferreira7538
    @elisaferreira7538 Жыл бұрын

    De uma coisa eu sei, eu sou heterossexual, não escolhi ser, e acredito que seja exatamente igual para quem é homossexual. Não tem a ver com escolha.

  • @luizricardo3312
    @luizricardo33122 жыл бұрын

    A filosofia não explicou rs

  • @netelovate8980
    @netelovate8980 Жыл бұрын

    Amo e apoio os Gays. São pessoas maravilhosas. Têm excelentes caracteres. Amo

  • @caarloshenrique26
    @caarloshenrique262 жыл бұрын

    Eu sou gay tenho 33 anos!! Ja pensei muito sobre essas questões !! A minha opinião e não tem como virar gay pq e um desejo que ta dentro do coração nao e um comportamento nao tem como aprender ser gay!! Gosto das teorias de Freud ele fala ate que a gente nasce bissexual e vai construindo a partir das experiências vai passando por varias fases ate chegar na adolescência que a fase sexual!!

  • @marcelinojunior4602
    @marcelinojunior4602 Жыл бұрын

    Nasci gay. O que fui 'construindo' foi meu comportamento e minha visão de mundo onde me sinto colocado.

  • @falandocomluciapsicologa
    @falandocomluciapsicologa Жыл бұрын

    A questão é que precisamos respeitar as pessoas como pessoas ...

  • @sagadoarcanjo5831
    @sagadoarcanjo58312 жыл бұрын

    De acordo com a neurociência o desejo Sexual/orientação já vem programado no cérebro: o cheiro, toque, a voz da pessoa que você vai se atrair já nasce no seu cérebro e desperta ao longo do tempo.

  • @block3586
    @block35862 жыл бұрын

    Todos os videos do canal são incrivelmente interessantes e extremamente prestativos, por favor não pare!

  • @MarcosSantos-sd7yv
    @MarcosSantos-sd7yv Жыл бұрын

    Excelente análise. Parabéns! Adorei!

  • @MarcosSilva-zx9ij
    @MarcosSilva-zx9ij

    Nasci gay! Não é opção, não é orientação. É um condição!

  • @asterostis
    @asterostis2 жыл бұрын

    Excelente explicação. Realmente, é difícil atingir o âmago da questão. Fica valendo então o respeito e a admissão de que nem todos são iguais. Num próximo vídeo, voce poderia analisar o tema Política e Espírito Público? Por que não funciona como deveria no Brasil e em muitos outros países? Onde o elo se rompe?

  • @marianeusacardosodasilva6499
    @marianeusacardosodasilva6499 Жыл бұрын

    Adoro estudar Filosofia e esse tema é muito interessante e bastante polemico!Gratidão

  • @felipeferreira2606
    @felipeferreira26062 жыл бұрын

    Já nasce gay, sou gay e nunca escolhi ser.

  • @samaelborba793
    @samaelborba7932 жыл бұрын

    Vídeo shoow e ótima explicação.. obrigado.

  • @brendosilva5357
    @brendosilva53572 жыл бұрын

    Eu, desde a mais tenra idade, não entendia, mas sempre fui. 😅

  • @jsousapb
    @jsousapb2 жыл бұрын

    É possível que haja a fusão da concepção genética com a socialmente construída. Um bom caminho para guiar algumas respostas para essa pergunta é fazer uma analogia com a seguinte pergunta: "Uma pessoa nasce heterossexual?". Trata-se nesse contexto de duas orientações sexuais. A adoção da visão genética para a definição da homossexualidade, como pode ser para a heterossexualidade, não é necessariamente algo que será colocado como patológico, mesmo se atentando para essas pessoas que adotam essa visão patológica e que usam como base o nascer com a homossexualidade. Se adotar essa lente binária entre heterossexual e homossexual, isso talvez, pode reduzir a complexidade das demais orientações sexuais. É possível que essa pergunta do título, como também "Uma pessoa nasce heterossexual?", "Qual o sentido da vida?", "De onde viemos?", "Qual objetivo da vida?", compartilhem de uma não-resposta, tendo em vista a intangível possibilidade de respostas nesse momento atual. O questionamento da homossexualidade sem o questionamento da heterossexualidade pode trazer um lugar anatural (possível de questionar) e um natural (não possível de questionar). Saliento que esse comentário não tem intuito de interditar a questão e trazer considerações taxativas sobre o vídeo. Pelo contrário, trazer outros caminhos para se pensar os questionamentos ontológicos do devir e/ou ser.