Um papo sobre Colorismo

Nos sigam em nossas redes:
Facebook: / canalpapodepreta
Twitter: @RosaMaristela // @NatliaRomualdo
Snap: papodepreta
Instagram: / papodepreta
Alyndafro Acessórios
Facebook: Alyndafro-Ac...

Пікірлер: 635

  • @roseane_mundo
    @roseane_mundo7 жыл бұрын

    Flores amei o video. So uma dica, vamos descolonizar o vocabulario, ao inves de escravos, usem escravizados. Ninguem e escravo, o homem e que escraviza as populacoes. Beijos

  • @laisdahora1466

    @laisdahora1466

    7 жыл бұрын

    Professora vc por aqui? fui sua aluna na São Camilo! 😘

  • @roseane_mundo

    @roseane_mundo

    7 жыл бұрын

    Oi Florzinha, tudo bem? A pro ta moderna nao e srsrsrsr acompanho varios canais no youtube. Como voce esta?

  • @laisdahora1466

    @laisdahora1466

    7 жыл бұрын

    +Roseane Correa Eu tbm pro acompanho vários, são ótimos e esclarecedores! um beijo grande!

  • @SanCaio

    @SanCaio

    6 жыл бұрын

    Roseane Correa Correto!

  • @milabrasil2000

    @milabrasil2000

    5 жыл бұрын

    Gostei muito da explicação vocês são muito mais humildes e não tão radicais quanto alguns vídeos que eu já assisti. Eu sou negra, mais sou considerada parda com traços mais grossos , porém não tenho tantos privilégios como se fala. Ainda sofro racismo.

  • 7 жыл бұрын

    Que vídeo maravilhoso!!! Super escurecido haha

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    👏👏👏 Obrigada pela visita, seu canal é maravilhoso! 😘😘😘

  • @kimberllydailher2859
    @kimberllydailher28597 жыл бұрын

    Eu sou bem clara, mas a mesma proporção que sou clara, meus traços são bem evidentes. Comecei a perceber minha negritude, quando entrei no mercado de trabalho. Minha cor sempre foi aceita, mas meu cabelo e meus traços, sempre negados. Lembro quando uma das minhas gerentes disse:" Kimberlly, nada de maquiagem, se puder, prenda o cabelo. Não faça tranças, você fica com cara de pobre" Sempre foi difícil, me sentia mau. Hoje, depois que comecei a estudar, tudo ficou mais fácil pra mim, a "menina de trança, pobre" ganhou voz no meio dos opressores brancos. Porém, hoje, trabalho ao redor de 12 mulheres negras, vivo o colorismo todos os dias. O branco, sabe muito bem a tabela de cores dos negros. Como ganhamos voz, eles preferem fazer o "processo de inclusão" da negra dE pele clara. Uma negra de pele clara, basta. Até mesmo por que, pra eles, UMA mulher negra na tv, na empresa, na escola, no hospital, representa todas as outras. Então, que seja a clara, não é mesmo!? RACISTAS #CansadaDessesOpressores Amei o vídeo!!

  • @erikasousa6268

    @erikasousa6268

    4 жыл бұрын

    Amei o vídeo, muito informativo! Tenho dúvidas, na vdd eu me identifico como negra (tenho os traços), mas já ouvi que sou "padrão" e tenho um tanto de medo de ofender alguém, mas vim de família negra, de ambas as partes, só n sei o que pensa na real, o que vocês acham?

  • @jamileramos112

    @jamileramos112

    3 жыл бұрын

    @@erikasousa6268 Já passou por uma situação de racismo, mesmo que velada?

  • @icarosantos3406

    @icarosantos3406

    3 жыл бұрын

    Vc não é negra, vc é parda.

  • @dironasi
    @dironasi7 жыл бұрын

    Sempre escuras e evidentes... Continuem assim o/ Colorismo é realmente curioso (pra não dizer destruidor). Sempre fui "o negro" nas peças da escola, sempre fui negro pra polícia ou pro pai da garota branca que um dia quis namorar. Sou negro em várias situações, mas quando resolvi trançar meu cabelo vieram com "você nem é negro", "no máximo, moreno". Hoje me aceito como negro, e sei exatamente como funciona o colorismo.

  • @meyamedusa9782

    @meyamedusa9782

    6 жыл бұрын

    Barbara Esp vc é mestiça , é oq vc é .

  • @taisferreira6537

    @taisferreira6537

    5 жыл бұрын

    @@barbaraesp3771 Tu é o Brasil, não nega tuas duas origens. A maioria dos brasileiros são pardos.

  • @angeladasilva835

    @angeladasilva835

    5 жыл бұрын

    @@barbaraesp3771 Oi me desculpa, seja o que vc é. Honre seus progenitores. Sou mestiça e sei que não posso escolher entre pai e mãe, sou o resultado de meus antepassados.

  • @pedrocolares2879

    @pedrocolares2879

    4 жыл бұрын

    Vc e mestiço

  • @nicolle1488

    @nicolle1488

    3 жыл бұрын

    E exatamente isso!!!

  • @marciamenezes2145
    @marciamenezes21454 жыл бұрын

    Tenho um amigo que me diz "sou preto demais pra ser branco,e branco de mais pra ser preto" os pardos vivem esse dilema.

  • @criouweb

    @criouweb

    3 жыл бұрын

    Nossa .e sinto assim.

  • @leticiaborges6624
    @leticiaborges66247 жыл бұрын

    Meninas, já pensaram como essa retratação da Globeleza é ofensiva e cheia de estereótipos? Sugiro que façam um vídeo sobre esses estereótipos que mulheres negras carregam desde a escravidão. Beijos, adoro vocês ❤❤❤

  • @hiranoguren459

    @hiranoguren459

    7 жыл бұрын

    Leticia Borges Sim, é completamente estereotipado. É a clássica "mulata exportação", sexualizada, reduzida a símbolo sexual. Que bom que a Globeleza desse ano estava diferente, pela primeira vez assistível (porque eu simplesmente não consigo olhar pra toda aquela objetificação, parece que estou vendo um pornô). Espero que as próximas sejam empoderadoras para todas as mulheres negras, inclusive as de pele escura.

  • @andreiaaparecida7775

    @andreiaaparecida7775

    7 жыл бұрын

    concordo!

  • @AnaCarla1
    @AnaCarla17 жыл бұрын

    Realmente quando vc é negro de pele clara todos ao seu redor te dizem que vc não é negro e sim que vc é morena(o), no meu caso por exemplo, eu sempre ouvi isso mesmo dos meus pais sendo o meu pai negro de pele escura e a minha mãe branca, mas eu sofria racismo e era chamada de cabelo duro, nega maluca, seguida nas lojas, mas mesmo assim eu era "morena". Só fui me dar conta realmente da minha negritude quando pesquisei maquiagem para morenas (já que maquiagens para brancas não ficavam bem em mim) e aparece mulheres brancas do cabelo escuro, ou seja, também não tinha nada a ver comigo, então pesquisei pele negra porém tinha dicas pra peles muito mais escuras que a minha, me senti bem perdida pq era como não pertencer a nenhum dos grupos, até tomar consciência de que eu era sim negra, de pele clara, mas isso não diminuía ou mudava minha negritude ou os preconceitos e falta de oportunidades que eu sofreria na vida por isso. O colorismo ele tenta dividir o povo negro e fazer a pessoa de pele mais clara se afastar ou não reconhecer suas origens isso é muito triste, eu demorei 23 anos pra me tornar mulher negra e foi o dia que eu finalmente soube quem eu era. Meninas amo os vídeos de vcs, maravilhosas demais!!!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    Ana, com certeza você não está sozinha nessas questões. Não sei se já conhece (é bem provável que sim) a Nataly Nery, ela trada dessas questões de ser negra de pele clara. O Murílo, da Canal Muro Pequeno também é negro de pele clara e tem videos tratando disso. Obrigada pelo seu comentário. Bjo! :*

  • @carloshenriquegomesdeolive1560

    @carloshenriquegomesdeolive1560

    4 жыл бұрын

    Ontem uma moça me chamou de branco haha porque meu tom de pele era parecido demais com a dela. É chata a situação.

  • @danielepereira1830

    @danielepereira1830

    4 жыл бұрын

    Sofro a mesma coisa, sou clara demais para ser negra, e escura demais para ser branca, simplesmente não sei o que sou

  • @lilamorbrumzachlindo1524

    @lilamorbrumzachlindo1524

    4 жыл бұрын

    @@danielepereira1830 mestiça.

  • @aline.valeria

    @aline.valeria

    3 жыл бұрын

    Parda

  • @heethmb
    @heethmb7 жыл бұрын

    pow esse papo de colorismo é surreal. Eu tinha achado que eu havia o deixado pra trás na adolescência quando eu era branco de mais pra usar dreads e preto de mas para usar tatuagens, só que não, ainda existe. No ano retrasado [2015], eu fui fazer entrevista numa empresa de RH e seleção, cheguei e fui orientado a estar em uma sala, estava no meio da avaliação o recrutador pegou meu curriculo para falarmos dele, derepente ele disse que eu estava na sala errada, então ele pediu desculpa e disse que aquela seleção era de tecnico e que a minha era outra, sendo assim tive que aguarda mais um tempo. Depois de quase 40 minutos nós nos revirmos e ele disse que pra essa vaga precisa de um profissional de aparência mais fechada. Eu não entendi pq eu estava de traje social e muito formal, só nao estava de gravata. Fiquei abismado pq era o mesmo que ha minutos atrás concordava com tudo que eu dizia e disse que eu aparentava ter um sólido conhecimento de mercado, ele até brincou perguntado se o capacete ia entrar no meu cabelo. O que eu conclui com tudo isso : Pra ser técnico de área eu sou apto, pra ser engenheiro não. É incrível, quando sua aparência étnica esta em evidência vc só serve pra servir, quando é pra sentar na mesa e "ser servido" vc não esta dentro do padrão.

  • 7 жыл бұрын

    Ficou bem escurecido !!!!

  • @AG-ep7hq

    @AG-ep7hq

    5 жыл бұрын

    hahahaha adorei.

  • @marilanesouza9245

    @marilanesouza9245

    4 жыл бұрын

    👆😆😆😆

  • @BeatrizOliveira-dd5zq

    @BeatrizOliveira-dd5zq

    3 жыл бұрын

    Eu ameiii kkkkkk

  • @izisilva
    @izisilva7 жыл бұрын

    MENINAS, MUITO OBRIGADO POR ESSE VÍDEO! Eu sou filho de mãe negra e pai branco, eu e meu irmão somos negros de pele mais clara que a da minha mãe, e minha irmã é branca. Meu irmão, apesar de traços negróides fortes, não costuma de se identificar como negro, e eu sinto que em muitas situações que ele passa na escola ele não consegue se impor, e nem perceber que o que acontece é racismo, e fica se sentindo mal como se o problema fosse com ele pessoalmente. Esse vídeo abriu uma conversa maravilhosa pra nós dois sobre esse assunto aqui em casa. Vocês são maravilhosas, de verdade ❤

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    Aaah João, que lindo saber disso! É pra que coisas como essas aconteçam é que criamos o canal, de verdade, isso nos motiva muito, muito muito! Um bjo enorme e obrigada pela confiança em nosso trabalho. :*

  • @wedsonnobre3482

    @wedsonnobre3482

    5 жыл бұрын

    João Victor Izidoro vc é pardo preto se seus dois país fosse preto ai sim

  • @tainarocha7736

    @tainarocha7736

    4 жыл бұрын

    @@wedsonnobre3482 dá uma olhadinha nos pais da Camila Pitanga junto com ela.Se for por ancestralidade,ela é negra,mesmo parecendo mais européia que a Taís Araújo,que tem um pai branco e uma mãe negra.

  • @wedsonnobre3482

    @wedsonnobre3482

    4 жыл бұрын

    Look at Thay now camila pitanga é quase branca minha querida. Acorda affs

  • @luannagodoi2300

    @luannagodoi2300

    3 жыл бұрын

    @@wedsonnobre3482 meu anjo, no Brasil as coisas são bem diferentes.

  • @aldineia2012
    @aldineia20127 жыл бұрын

    "Embranquecer" a família...triste realidade da ausência de desconstrução.

  • @lidianesouza3713

    @lidianesouza3713

    7 жыл бұрын

    Ai mana... Nem me fale! Já namorei um cara branco e ele sempre dizia o quanto queria que nossos futuros filhos fossem loirinhos iguais aos sobrinhos dele. E na época a trouxa aqui achava super normal essa fala!

  • @kauanyketholin2378

    @kauanyketholin2378

    7 жыл бұрын

    Namorei um cara branco, e ele dizia que os nossos filhos podiam até nascer um "pouquinho negro" mas que não poderia ter cabelo "duro". Eu não sei o que tinha na cabeça, pra se relacionar com uma pessoa desse tipo.

  • @lidianesouza3713

    @lidianesouza3713

    7 жыл бұрын

    Kauany Ketholin Mana, não se culpe! Eu tbm já me submeti a cada coisa, só por falta de amor próprio! Eu me culpava muito por ter sido tão trouxa, mas hj eu penso que devemos levar como exemplo, pra nunca mais permitirmos que nos maltratem novamente. Ah! Vc é linda! E que cabelo MARAVILHOSOS é esse?

  • @honeyluz3119

    @honeyluz3119

    4 жыл бұрын

    @@kauanyketholin2378 me pergunta pq um nojento racista desse namora uma negra se não gosta das caracteríisticas negras?

  • @peludogameplaysmachopeludo3506

    @peludogameplaysmachopeludo3506

    3 жыл бұрын

    @@honeyluz3119 falta de opção, nós homens não temos muitas opções

  • @sheroncezario5316
    @sheroncezario53167 жыл бұрын

    Já ouvi muito a frase: Ah mas tu nem é tão negra assim!!! fico muito chocada com isso fui educada pelos meus pais a sempre me posicionar como negra que sou e sem ter nenhuma vergonha disso!

  • @taisferreira6537

    @taisferreira6537

    7 жыл бұрын

    Sheron Cezario a mulher negra aceita pela mídia e pela sociedade é a tipo Taís Araújo e Camila Pitanga.

  • @ellensantiago
    @ellensantiago7 жыл бұрын

    Meninas, isso acontece muito comigo, as pessoas falam "vc não é negra, pq negro é bem, bem, bem negro e vc não é". Aí perguntei "Pq que filhos de japoneses com brancas são japoneses e filhos de negros com negros ou brancos não são negros?" Claro que ninguém soube responder, mas eu sofro racismo direto e sempre, mas eu sei lidar com isso, sei como reclamar meus direitos. Mas tem pessoas que não sabem e acabam aceitando mesmo. Bjos vc são ótimas.

  • @joyceferreira938

    @joyceferreira938

    3 жыл бұрын

    Eu já me fiz a mesma pergunta que vc. Há pessoas que defendem que se vc tiver pais de origens diferentes, o filho é pardo ou mestiço necessariamente ainda que a criança seja lida e reconhecida como preta ou branca. Aí eu questionei que a Sabrina Sato tem mãe japonesa e pai libanês e a atriz Ana Harari (atriz de malhação) têm mãe japonesa e pai negro e ninguém obriga-lhes a se definirem como mestiças, pois o fenótipo delas é asiático, ainda que um dos progenitores não o sejam. Um pardo de cabelo crespo e nariz achatado não é tratado como preto? Às vezes as pessoas só querem nos desunir.

  • @estheralves5321
    @estheralves53215 жыл бұрын

    Apesar de tudo, prefiro me identificar como "parda", afinal os iguais se reconhecem e nem brancos e nem pretos me consideram parte de seus grupos. Isso me levou à conclusão de que sou uma mistura e não tem problema nisso.

  • @MrRafinha50

    @MrRafinha50

    3 жыл бұрын

    não existe essa de grupo... a simples frase você não é tão negra é uma palavra racista, mesmo sendo falada por pretos... mas você que sabe. se auto considerar como Parda não faz de você menos preta aos olhos dos brancos, principalmente dos europeus, e quem viaja para lá sabe disso.

  • @larissacostta42

    @larissacostta42

    3 жыл бұрын

    isso ai e vdd ....minha mae e negra (parda)de marron claro e tem tracos caucasianos ...e o meu pai e e negro (pardo) de pele marron escuro .. e eu sou palida e n tenho nenhum traco negro ...o povo diz q sou parda por q eu sou filha de negro ...entao nao sou branca ...e nao sou negra por q tenho cara e cor de gente branca ... arvore geneologica pais da minha mae (pai branco e mae negra ) pais do meu pai (pai negro e mae branca)

  • @celiaanjos577

    @celiaanjos577

    2 жыл бұрын

    Os mesticos existem filhos de brancos e pretos sao mesticos nossa aos montes

  • @deOliCa15
    @deOliCa157 жыл бұрын

    Os vídeos desse canal deveriam ser considerados como vídeo de utilidade pública!! Adoro vcs! Inscrita desde o comecinho!!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +Evelin, obrigada por tanto carinho, de verdade! É muito bom ter pessoas como você acompanhando nosso trabalho, isso nos dá força. Bjo grande! 😘💜

  • @nataliasouza2555
    @nataliasouza25557 жыл бұрын

    É bem assim mesmo meninas, só um negro sabe realmente o que é SER negro, quem não é, fica no achismo. Bjuuuus lindas.

  • @anapaulafebatis4548
    @anapaulafebatis45486 жыл бұрын

    Minha vó falava isso para mim... kkkk " filha casa com branco, porque ele trata melhor, vamos clarear um pouco a família..." E hoje eu entendo a minha vó , mas NÃO concordo. Bjos

  • @laurameirellez6449

    @laurameirellez6449

    4 жыл бұрын

    Nossa poisé né as vezes eu fico me perguntando se eu quando escolhi me casa eu não tava de certa forma "clareando" a minha nenê, ainda mais depois q a minha família comentou" certeza q o cabelo dela vai ser bom"

  • @lyacosta929

    @lyacosta929

    3 жыл бұрын

    O modo dela não tá certa, mas não vejo problema em pessoas de diferentes se misturar viva a diversidade, seja branco com negro ou branco com asiático ou asiático com negro♥️♥️♥️

  • @natashabarbosa4746
    @natashabarbosa47465 жыл бұрын

    Meninas continuem! Vcs são sensacionais, porta vozes poderosas!!! Eu aprendo mt com vcs, sai da minha bolha sabe. Vcs me ajudaram nisso e cada vez mais vejo como é importante entender questões negras e exterminar o racismo nas “brincadeiras”, nas comparações entre negras, na objetificação, na apropriação, enfim, acabar com esse preconceito ridículo! Não sou mt de interagir nos comentários, mas estou sempre por aq no canal assistindo mil vezes seus vídeos q amo e só queria agradecer por trazerem tanta consciência e informação e queria pedir para continuarem arrasando ❤️❤️❤️

  • @rayaneewelyn3646
    @rayaneewelyn36467 жыл бұрын

    Comecei a assistir aos vídeos de vocês a pouquíssimo tempo, mas cara, vocês estão de parabéns!!! As pessoas precisam abrir os olhos, chega de segregação, eu tenho pele clara e realmente concordo que os irmãos de pele mais escura sofrem muiiito mais.

  • @itamarasantos3500
    @itamarasantos35005 жыл бұрын

    Amo os vídeos de vcs... me abrem muito a mente, passei anos fechada e com vergonha da minha cor é do meu cabelo... hoje vejo de outra forma... Obrigada!!!!

  • @jacsmaciel
    @jacsmaciel7 жыл бұрын

    Realmente eu tb percebo que sou uma Negra que incomoda. Se for pra ser maça podre é pra ser bem podre!!!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +Jacqueline Maciel não é? kkkk... 😂

  • @emanuelleoliveira4176
    @emanuelleoliveira41767 жыл бұрын

    " Se é pra causar, vamos causar DIREITO!"

  • @thaynacarolinebaldiniguede7290
    @thaynacarolinebaldiniguede72905 жыл бұрын

    Sempre que tenho dúvidas ou quero saber mais eu corro pro canal de vcs, vcs são muitíssimo maravilhosas!

  • @ayrtonfenty3012
    @ayrtonfenty30125 жыл бұрын

    As pessoas sempre me falam: vc Não é negro, é moreninho, pardo ou moreno claro... e eu ficava perdido. Mas, me reconheci como negro e ngm me diz ao contrário.

  • @AndersonSantos-gu9vj
    @AndersonSantos-gu9vj7 жыл бұрын

    como sempre, vcs são ótimas!! cada vez mais adorando o canal parabéns!

  • @PedroHenrique-mi8ix
    @PedroHenrique-mi8ix3 жыл бұрын

    Gente, esse vídeo termina com uma energia MUITO positiva, mds. Que inspiração essas mulheres transmitem, arrepiado!

  • @oliveirawilton
    @oliveirawilton6 жыл бұрын

    Que canal MARAVILHOSO. Amando ver todas as suas postagens, baixo no KZread Go para assistir offline quando quiser. Amando.

  • @kauanyketholin2378
    @kauanyketholin23787 жыл бұрын

    Minhas lindas! Adoro vocês! Esclareceu muito bem esse assunto. bjoss

  • @klaumacedo10
    @klaumacedo107 жыл бұрын

    Bom demais!!!!!! Ameiiiiiiiiiiiii vcs!!!!

  • @luizaluth
    @luizaluth7 жыл бұрын

    Vocês são simplesmente maravilhosas!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    OBRIGADA!!!❤❤❤

  • @alinenunes3684
    @alinenunes36847 жыл бұрын

    Desculpa minhas lindezas, mas tá aí uma coisa que eu ainda não consigo entender. Sem querer polemizar, mas polemizando rsss: Se o pai é negro, como é que a pessoa pode ser branca? Ainda acho que ter a pele clara não faz de alguém branco, quando o pai é negro. Sempre dá pra perceber a herança negra por mais clara que seja a pele e por mais "finos" que sejam traços ou lisos os cabelos. Eu SEMPRE percebo. Moro no exterior e os estrangeiros tb percebem. Eles têm bastante consciência racial. Só no Brasil que é fácil ser dito branco.

  • @elisavas

    @elisavas

    7 жыл бұрын

    Oi Aline, vamos ver se eu aprendi o suficiente pra te explicar :) Primeiramente, existem sim pessoas brancas que tem pai ou mãe negra, aqui no Brasil não é difícil ver isso, e todo mundo conhece alguém assim. Quando vc se refere à outros países que não tiveram escravidão, nem miscigenação forçada, nem colorismo como politica para manter a escravidão, é óbvio que a maneira que enxerga o negro é diferente... Além da genética e dos traços (fenótipos), a maneira como a sociedade de lê o indivíduo tbm é importante pra pessoa ver se ela é negra ou branca. Uma frase que vi uma vez é que "a polícia não tem dúvida de quem é negro". Por isso que uma pessoa branca que se declara preta em um concurso ou vestibular é afroconveniente, a política de cotas tem dois objetivo, o primeiro é iniciar políticas de reparação que deveriam ter sido adotadas em 1888, a segunda é tentar diminuir essa diferença nos cursos superiores e mercado de trabalho que dá menos oportunidade para o negro, pelo simples fato de ser negro, o branco filho de pai preto não vai sofrer limitações no mercado de trabalho pela sua cor de pele, por isso ele não tem direito às cotas. Tem alguns vídeos mt legais sobre isso no canal Depretas, Muro Pequeno, entre outros

  • @alinenunes3684

    @alinenunes3684

    7 жыл бұрын

    +elisavas - Oi Elis, Obrigada pela resposta. Pena que o seu texto nao aparece inteiro. Está cortado. De todo modo, entendi bem a questão da Afro conveniêcia e vejo que isso é muito real no Brasil, mas daí a uma pessoa de PAI ou MÃE PRETOS serem brancas... Só no Brasil mesmo. Na África não é visto como preto, mas tb não é branco, nos EUA é negro de pele clara ou escura, na Argentina (sim ouve escravidão lá) é negro. Na América Latina, não é branco. Acho todas essas "indentificaçōes" questionáveis em todos os casos. Inclusive a indentificação "branco" filho de pai ou mae preto aí do Brasil. Causa até um certo constrangimento quando isso é exposto ao mundo. Vide as declaçōes de alguns jogadores de futebol brasileiros que de disseram brancos e o resto do mundo ficou sem graça e vendo isso como "shame on you" 😒. Eu fico com a maior vergonha.

  • @elisavas

    @elisavas

    7 жыл бұрын

    +Aline Nunes Que pena que vc não leu minha resposta inteira... Certeza que não aparece o resto qd clica nos 3 pontinhos? Só pra completar: tem q tomar cuidado com esses países que vc aceita a classificação de preto/branco, tem q analisar se isso não é mais uma ferramenta pra discriminação, já que os exemplos que vc citou não são exemplos a se seguir no tratamento com negros e imigrantes neh...

  • @alinenunes3684

    @alinenunes3684

    7 жыл бұрын

    +elisavas - Oi Elisa, Agora tá abrindo o texto todo. Mesmo clicando nos três pontinhos não estava abrindo. Isso acontece as vezes no KZread.Então, foi o que eu disse. Acho todas essas identificaçōes questionáveis.

  • @alinenunes3684

    @alinenunes3684

    7 жыл бұрын

    +Aline Nunes - Ah, Eu acompanho o Depretas e o Muro Pequeno e sou fã dos dois.

  • @yvesklavdian
    @yvesklavdian5 жыл бұрын

    Vocês são incríveis, obrigada por esse SERVIÇO. Mais um inscrito

  • @dhovannakellen9375
    @dhovannakellen93754 жыл бұрын

    Vcs são maravilhosas. MARAVILHOSAS!

  • @joaojoseeliasdeoliveira6638
    @joaojoseeliasdeoliveira66387 жыл бұрын

    Excelente. Foi uma aula muito bem dada e necessária.

  • @matheuscarneiro6619
    @matheuscarneiro66194 жыл бұрын

    Os vídeos de vocês me edificam cada vez mais.

  • @lisaandrade2
    @lisaandrade27 жыл бұрын

    Mas um vídeo ótimo e esclarecedor, meninas vocês são demais, continuem com os videos, já assisti a todos! Beijos

  • @ThaisaLavra
    @ThaisaLavra7 жыл бұрын

    Meu Deeeeeeeeeeeeeus meninas... que vídeo! chorei e sorri ao mesmo tempo... Me esclareceu muita coisa, gratidão a vcs! A luta foi, é e será muito grande, mas tenho ainda conhecimento mto raso, mas mente e coração mto abertos, buscando por muito mais informações e o principal, minha própria identidade! Tenho tantas questões a fazer a vcs que nem sei por onde começar. enfim... leiam meu comentário q já fico bem feliz da vida! Bju enorme a vcs

  • @andressalima2896
    @andressalima28967 жыл бұрын

    Meninas, Dá vontade de curtir mil vezes!

  • @natyakcay7395
    @natyakcay73956 жыл бұрын

    Não paro de assistir os vídeos de vocês, estou amando descobrir tantos assuntos maravilhos e entender muita coisas que nunca havia visto em nenhum lugar

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    6 жыл бұрын

    Que bom, Nataliane! Obrigada pela confiança. :)

  • @Irineu9001
    @Irineu90017 жыл бұрын

    Amo vcs. Vcs são minhas mestras.

  • @siquara100
    @siquara1007 жыл бұрын

    Ótimo vídeo. Parabéns meninas !!!!

  • @TheCatspick
    @TheCatspick7 жыл бұрын

    Maravilhosas! muito bom o video... Pretas lindas de voz!

  • @nadadepatricinha2698
    @nadadepatricinha26986 жыл бұрын

    O que mais gosto é da aula de história que vcs dão.

  • @luanaprudencio
    @luanaprudencio7 жыл бұрын

    "podre na pressão!" 😂😂😂 Amo vcs!!!!! vídeo maravilhoso, como sempre!!! 😘😘😘

  • @gleicirib
    @gleicirib5 жыл бұрын

    Eu gosto muito do seu canal porque me ajuda a ver outras perspectivas. Parabéns meninas!

  • @SantiagoJr-wg5zb
    @SantiagoJr-wg5zb7 жыл бұрын

    Papo muito inteligente! Parabéns meninas!

  • @juliatorres1127
    @juliatorres11273 жыл бұрын

    Muito obrigada :) sempre procurei quem me explicasse melhor sobre o colorismo... Já me inscrevi no canal!!!!

  • @aimevenus8683
    @aimevenus86837 жыл бұрын

    Esse tema é muito importante. Tô até pensando em basear meu TCC nisso. Vou estudar bastante sobre, amo o canal de vcs! 😘

  • @neusapoeta
    @neusapoeta3 жыл бұрын

    Muito legal meninas, falaram sem rodeios ! Sucesso no trabalho de vocês!🌺

  • @biamarcelooliveira
    @biamarcelooliveira4 жыл бұрын

    Meninas passei a segui-las, vcs me ensinam muito. Tem muita coisa que a gente não sabe. Que canal!.

  • @raito-ut1vm
    @raito-ut1vm7 жыл бұрын

    esse canal é tao maravilhoso

  • @juliaosp2862
    @juliaosp28626 жыл бұрын

    Meus parabéns ae adorei mellor vídeo mais esclarecedor que já oviii virei fã parabéns

  • @jc5707
    @jc57074 жыл бұрын

    Esse foi o vídeo mais bacana que assisti de vcs. parabéns pelo conteúdo.

  • @paulasilva6241
    @paulasilva62414 жыл бұрын

    Amei o vídeo!! Parabéns!!

  • @anaribeiro177
    @anaribeiro1777 жыл бұрын

    Muito escurecido! Adorei. 💙

  • @alemiranda2770
    @alemiranda27707 жыл бұрын

    Parabéns meninas, amei o vídeo!

  • @raoanyribeiro1203
    @raoanyribeiro12036 жыл бұрын

    Meninas. Amei o vídeo. Vou contar um pouco dessa confusão de colorismo que só fui entender de fato a teoria com esse vídeo de vcs. Mas vi na real como funciona isto em uma comunidade quilombola chamada João Sura. Nossa, as vivências das moradoras de lá em relação a escola por exemplo, apresentaram muitos discursos do gênero e a importância de terem professores negros-pretos para melhor representatividade. Outra, Teve uma época que achei que eu fosse negra de pele clara. Porque estava confundindo preconceito de origem com racismo.(sou do norte-Pará e vim morar no sul-Paraná) Mas o segredo é escutar de quem de fato tem esta vivência antes de falar merda, como infelizmente eu fiz. Mas que bom que tem gente com paciência no mundo pra explicar direitinho. Ahhahha...Cada vez mais me apaixono pelas duas. Beijosss meninas. Parabéns pela aula de história, memória e vivência. Já amo vcs.

  • @IsaacBP1900
    @IsaacBP19007 жыл бұрын

    Meninas vocês são TOP, sempre. Parabéns!.

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    Muito obrigada, Isaac! :)

  • @lucasmiguelmoreirabatista9541
    @lucasmiguelmoreirabatista95413 жыл бұрын

    Amo o canal de vcs!!!!

  • @mnzeric
    @mnzeric7 жыл бұрын

    Que video maravilhoso, parabéns. Eu sempre vi o colorismo como um instrumento de alienação da luta

  • @kellynhadaily
    @kellynhadaily2 жыл бұрын

    Esse vídeo me ajudou muito! Me entender como uma mulher de pele negra clara é uma processo e é necessário ter esse vídeo todos os dias na minha vida! Eu demorei para entender que situações que eu passei foi racismo! Obrigadaaa pelo vídeo 🤎🖤

  • @thulycosta
    @thulycosta7 жыл бұрын

    Oie meninas adorei de mais o canal de vocês!!! Vejo uma coisa em mulheres que são chamadas de "mulatas" ( me sinto super ofendida com essa palavra) eu sendo negra de pele clara e traços Europeus, um tipo de preconceito que sofro é a erotização do meu corpo, me colocando como um objeto sexual. Somos mais aceitos em meios sociais de pessoas brancas e sofremos muito por isso, deslegitimando nossa identidade racial, assim como não sabemos em qual lugar nos encaixamos! Acho super legal achar pessoas que não questionem minha identidade racial(coisa muito rara de achar). Por muitos anos me sentia ofendida de dizerem que sou negra ou até mesmo morena. Sempre falei que nunca sofri preconceito, mas hoje vejo que a forma do preconceito que sofri era diferente, é a forma de me deixar sem empoderamento, sem entender que lugar eu pertenço. Beijos de muita luz meninas!

  • @angelicamartinoficial6875
    @angelicamartinoficial68754 жыл бұрын

    Amei o vídeo! Tou adorando os vídeos, baita aula!!

  • @ismamoreira5492
    @ismamoreira54923 жыл бұрын

    Obrigado por tanto, amo vcs

  • @joaovitorsilva1095
    @joaovitorsilva10957 жыл бұрын

    Pretaaaaaaaaaaaaas, conheci vocês através de um evento de empoderamento, e adivinha só?! Já sou fã! Sinto muito orgulho de ver que pessoas da minha raça estão reagindo e lutando pra conseguir um espaço na sociedade, um espaço que já era pra ser nosso, desde o início. Obrigado por criar esse canal, que vocês alcancem o sucesso cada vez mais, e que ajude a dar voz para nós, pretos e pobres.

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +JãoJão Silva obrigada pelo carinho, de 💛. Seja muito bem vindo ao Papo de Preta e sigamos causando! haha Bjo! 😘

  • @vratata
    @vratata7 жыл бұрын

    Adoro vocês!

  • @lil_dxrrick
    @lil_dxrrick Жыл бұрын

    também sou pardo, eu estudo o colorismo a um tempo. eu entendo sobre as etnias, e meu cabelo é 3c então faço trança, dedoliss, deixo natural, mais volumoso é libertador quando vc aceita seu cabelo suas características.

  • @marinesmaria7298
    @marinesmaria72985 жыл бұрын

    Sem palavras a inteligência real de vcs. Pura realidade, a hierarquia do colorismo...!

  • @RiderSet
    @RiderSet4 жыл бұрын

    Amo demais essas meninas...

  • @marcellavillaralves2914
    @marcellavillaralves29147 жыл бұрын

    Nossa amei o vídeo de vcs , bem esclarecedor e nossa quando aconteceu esse concurso que a Nayara venceu no dia fiquei super feliz por ela estava represento um e aii vai a globo e tira ela mais hj eu vi uma matéria que fizeram com ela . .ela superou e está em outra emissora... Enfim adoroo o canal acompanho vcs e vamos a luta #estaremoslá em todos os cantos espalhado nossa cultura e nossa raízes beijos

  • @gabrielasoares6404
    @gabrielasoares64047 жыл бұрын

    Parabéns, meninas.

  • @sidneliaoliveira7046
    @sidneliaoliveira70465 жыл бұрын

    Exatamente, qd temos esse despertar é foda!

  • @Binna65
    @Binna657 жыл бұрын

    to adorando vcs .....❤🌹❤🌹

  • @iracemaalencar3903
    @iracemaalencar39033 жыл бұрын

    Fã de vcs. Adoro

  • @engenheiroandrey
    @engenheiroandrey5 жыл бұрын

    Adorei, e vou adotar. "Deixar as coisas bem escuras"

  • @gyovanaaraujo7475
    @gyovanaaraujo74754 жыл бұрын

    esse vídeo está sendo essencial para o meu estudo e aprendizado sobre colorismo. obrigada, meninas.

  • @caiocamargo7330
    @caiocamargo73306 жыл бұрын

    Perfeitas.😍❤️💕

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    6 жыл бұрын

    Obrigada, Caio! 😀

  • @glecildanormasilvasantos6591
    @glecildanormasilvasantos65917 жыл бұрын

    Acabei de conhecer o canal e adorei... muito, muito bom!!!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +Glecilda, seja bem vinda ao Papo de Preta! 😘✊

  • @egnaldacortes
    @egnaldacortes7 жыл бұрын

    Excelente Vídeo! Perfeitas colocações à respeito da Globeleza e executiva, branqueamento da família e afroconveniência!

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    Que bom que gostou Egnalda! Vimos o vídeo do Ph junto com a Nataly sobre colorismo e adoramos. Aliás, esse assunto é sempre pertinente, e quanto mais pessoas falando a respeito, melhor. O Ph citou algumas das experiências dele com relação aos estudos dos heróis que eu realmente não sabia. Sempre bom te ter aqui. Bjo! :*

  • @rafap60
    @rafap604 жыл бұрын

    Obrigada pelo video, incrivel

  • @nayaraoliveira4547
    @nayaraoliveira45473 жыл бұрын

    Maravilhosas e necessárias!

  • @soniarosa1147
    @soniarosa11474 жыл бұрын

    Meninas Parabéns vcs são Demais. A muito tempo assisto vcs. E hoje decidi me juntar a vcs compartilhando suas falas e Atitudes Parabéns e Sorte

  • @leandrodativa8389
    @leandrodativa83895 жыл бұрын

    Tô aprendendo mto!!!!

  • @rogeriojunior7256
    @rogeriojunior72565 жыл бұрын

    lindasss!! disse TUDOOOO

  • @naianevicente6869
    @naianevicente68694 жыл бұрын

    Já amo vocês!😍

  • @mateuspaz
    @mateuspaz2 жыл бұрын

    Meninas vcs arrasaram 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @antonioramos9114
    @antonioramos91145 жыл бұрын

    Sou branco e adoro o canal de voces , mesmo me considerando com muita conciencia sobre , aprendo muito com cada video! Sucesso meninas!

  • @joseliapb
    @joseliapb4 жыл бұрын

    Necessário demais esse vídeo!

  • @elisavas
    @elisavas7 жыл бұрын

    Que vídeo maravilhoso, m já tendo visto algumas coisas a respeito, esse vídeo me trouxe mt informação.

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +elisavas que bom saber disso! Bjo! 😙

  • @karinaramosbackup1446
    @karinaramosbackup14465 жыл бұрын

    que massa aula de história :D

  • @luizthashmetal5011
    @luizthashmetal50113 жыл бұрын

    Duas lindas mulheres . Parabéns ! ❤️

  • @talitaalecrim4825
    @talitaalecrim48255 жыл бұрын

    Meninas, muito obrigada por esse vídeo. Muitas vezes durante a transição do meu cabelo, tive vergonha de admitir que sou negra, por conta do tom mais claro da minha pele, eu não me sentia pertencente à lugar nenhum, nem negra e muito menos branca, existia um vazio de história, uma solidão de não aceitação. Mas eu conheci o canal de vocês, que no início, ainda com receio, assistia esporadicamente, sem admitir ou divulgar pra ninguém, por achar que estava falando daquilo que eu não fazia parte. Mas a identificação logo veio e pude notar o racismo que me cercou e cerca até hoje, com a fala de vocês, não só aprendi a me reconhecer, como também aprendi a reconhecer o lugar que estou, reconhecer o colorismo e as suas diferenças, assim como privilégios e a conveniência. Hoje sei defender-me, ainda tenho falhas e falas pegadas por esses sistema racial, mas não tenho vergonha de assumir quem de fato sou. O "Papo de Preta" salvou a minha existência, saibam que o canal de vocês tem estado presente na minha vida. Vejo vocês e me sinto representada e muito orgulhosa de poder fazer parte dessas lições, lutas, resistências que vocês representam! Muito Obrigada! Amo vocês!

  • @wmarceloalves
    @wmarceloalves7 жыл бұрын

    Nunca lhi nada específico sobre o colorismo, porém já li O Espetáculo das Raças (Schwarcz) e Rediscutindo a mestiçagem no Brasil (Kabengele) ótimas leituras por sinal.

  • @gigisabe4067
    @gigisabe40674 жыл бұрын

    Vocês como sempre arrasando. Com muita classe

  • @EuMesmaDaniele
    @EuMesmaDaniele7 жыл бұрын

    Naty sua risada dos "10:44" foi show! eu ri só de te ver rindo...vcs são lindas e tem um sorrido lindo! ameei o video meninas, estão de parabéns

  • @PapodePreta

    @PapodePreta

    7 жыл бұрын

    +daniele do nacimento gomes minha risada é um problema! kkkk! Brigada pelo carinho! ;)

  • @LuanaMari
    @LuanaMari4 жыл бұрын

    aprendi muito! ❤️

  • @laisveiga1446
    @laisveiga14466 жыл бұрын

    De todos os videos sobre colorismo esse foi o mais esclarecedor

  • @marcelamah5865
    @marcelamah58657 жыл бұрын

    muito bom... 👏

  • @henrisants8438
    @henrisants84385 жыл бұрын

    Rainhas... amo vocês!

  • @valeriasantos8446
    @valeriasantos84465 жыл бұрын

    Amo vcsss