Um dilema filosófico pode REVELAR os segredos da NOSSA MORALIDADE?

Ғылым және технология

Emilio Garcia, Carlos Ruas, Pirulla e Mila Massuda conversam sobre o intrigante Dilema do Bonde (The Trolley Problem), inicialmente proposto por Phillipa Foot, em 1967. Neste episódio, Os Três Elementos discutem a análise de Joshua Greene, que busca entender se nossa moralidade é impulsionada por bases biológicas ou moldada principalmente pelo ambiente social.
REFERÊNCIAS:
GREENE, Joshua D. Solving the trolley problem. A companion to experimental philosophy, p. 173-189, 2016.
Apresentação: Emilio Garcia, Carlos Ruas, Pirulla e Mila Massuda
Produção e voz: Fabio Uehara
Produção: Mila Massuda, Juscelino Filho e Luina Luizi Capeloti
Direção: Clayton Heringer
Som: Rafael de Falco
Gravado nos estúdios TocaCast

Пікірлер: 361

  • @churros-yv6ns
    @churros-yv6ns6 ай бұрын

    O senso crítico do Pirulla é impressionante

  • @amandavieirap
    @amandavieirap10 ай бұрын

    Eu explicando ou falando algo com meus amigos é bem assim que nem o Emílio tentando explicar o dilema do bonde pros três kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @gersonsantiago1028

    @gersonsantiago1028

    8 ай бұрын

    Vc tem um pirula falando te atrapalhando kkkkkkk

  • @fernandojosevianamaffia3184
    @fernandojosevianamaffia318410 ай бұрын

    Vida longa aos 4 Elementos!!! Gente que atinja milhões em breve e a semente de uma sociedade mais cética, científica e justa se espalhe!!!

  • @Jefferson.Kuszkowski
    @Jefferson.Kuszkowski10 ай бұрын

    Está acontecendo nesse instante em SC um exemplo prático do dilema do bonde. Na terra indígena Lakãnõ/Xokleng no município de José Boiteux, foi construída uma barragem que pode ser acionada quando há risco de enchente nas cidades abaixo dela como Blumenau. Existe um conflito entre o poder público estadual e os indígenas sobre esse caso que resultou na decisão do STF pela inconstitucionalidade do marco temporal. Até hoje o Governo de SC não cumpriu o acordo estabelecido com os indígenas para mitigar os danos causados pela barragem às suas terras, como a manutenção de uma rota de fuga durante as inundações provocadas pelo fechamento da barragem. Diante das enchentes que assolam o estado nesse momento, o fechamento das comportas da barragem reduziria o impacto da enchente em grandes cidades abaixo. No entanto, ao fechar as comportas, é a terra indígena Lakãnõ/Xokleng acima da barragem que sofrerá com a inundação. Com o uso da força pela Polícia Militar, inclusive baleado duas pessoas, o Governo de SC decidiu fechar as comportas da barragem condenando a comunidade indígena a inundação. Isso acontece agora. Pior, devido a uma década sem manutenção, existe o risco de que após fechar as comportas da barragem, essas não possam mais ser abertas. Quando inundada a área acima da barragem, a comunidade indígena ficará ilhada sem rota de fuga, acesso a comida e água potável.

  • @Brazilsfirstcommiefemboyleader

    @Brazilsfirstcommiefemboyleader

    5 ай бұрын

    Isso é o dilema do bonde caso a pessoa que pode puxar a alavanca nem considera o indivíduo em um dos trilhos como ser humano...ai fica facil...triste pra krlh

  • @lucilenevampre6882
    @lucilenevampre688210 ай бұрын

    Fiquei tão feliz por ver todos reunidos em 1 mesmo episódio. 😊❤🎉

  • @eloatelesdesouza1673
    @eloatelesdesouza16739 ай бұрын

    O Akira Kurosawa tem um filme em que um Padre, um ladrão e outro homem se veem com um bebê abandonado embaixo de um portal. Primeiramente, julguei o ladrão, por roubar o cobertor do bebê, mas o final do filme é inusitado. Esses dilemas apresentados, com certeza, mexeram com diferentes partes do meu cérebro e balançaram minhas reflexões. Obrigada, queridos.

  • @RamonBrederSalarini

    @RamonBrederSalarini

    3 ай бұрын

    Kurisawa é mestre

  • @intelectoturbo
    @intelectoturbo10 ай бұрын

    Cara... o Pirula é brabo mesmo. Muito sensato.

  • @Wesley0594
    @Wesley059410 ай бұрын

    Tem uma provável diferença na percepção entre puxar uma lavanca e empurrar alguém no trilho. Puxar uma alavanca, para além de ser um movimento bem menos agressivo, causa um efeito prático inicial diferente. Isto é, quando a pessoa puxa a alavanca, a consequência primeira é mudar a rota do bonde, e matar uma pessoa é uma consequência secundária. Já a ação de empurrar alguém no trilho tem como consequência primeira uma ação direta na morte da pessoa empurrada. E veja, é uma questão de percepção mesmo, porque embora o efeito seja o mesmo, a percepção da ação é consideravelmente diferente e isso é muito importante para a tomada da decisão. Logo, faz sentido que partes diferentes do cérebro sejam ativadas a depender das circunstâncias da ação.

  • @ProfHeloisaB
    @ProfHeloisaB10 ай бұрын

    Aeeeeeeeee a elementa está de volta!!!! Camila camila ca mi la

  • @diegoprofessor2337
    @diegoprofessor233710 ай бұрын

    Humanos são seres biopsicosocio-históricos, então sim, isso quer dizer que todas as nossas ações são influenciadas por condições biológicas, psicológicas e socio-históricas. Muito boa reflexão, muito bom vídeo. Como marxista, fico feliz de ver discussões filosóficas e de teoria crítica ⚧☭

  • @ShelinK1
    @ShelinK110 ай бұрын

    Adoro que Pirula seja extremamente lógico. 😂

  • @gustavocampos4795
    @gustavocampos479510 ай бұрын

    5° episódio que venho pedir o RPG dos 3 elementos.

  • @luizsalles
    @luizsalles10 ай бұрын

    Foi a melhor abordagem do dilema do bonde que eu já vi e justamente pela fala da Camila no final: deixou um monte de assunto pra pensar!

  • @ShaiMBraga

    @ShaiMBraga

    10 ай бұрын

    A Camila é sensacional

  • @mateusrenan8143

    @mateusrenan8143

    8 ай бұрын

    Então tu não deve ter visto muito abordagem sobre o assunto. Nem levantar o problema corretamente esses caras levantaram.

  • @altruismoeficaz
    @altruismoeficaz10 ай бұрын

    Tentando responder a pergunta do final do vídeo: A afirmação de que a ética é uma adaptação dos animais e que ela têm uma base biológica, não implica necessariamente que todos os critérios éticos são igualmente arbitrários. Outras atividades humanas, como a ciência e a matemática, também surgiram a partir de capacidades de biológicas e da ponderação racional, mas isso não significa que todas as visões nesses campos sejam igualmente plausíveis. Da mesma forma, na ética, existem critérios relevantes e critérios irrelevantes para determinar o que é moralmente certo ou errado. E quais seriam esses critérios? Quando se trata de determinar a responsabilidade moral de alguém, é relevante considerar se essa pessoa é capaz de refletir sobre suas escolhas. Por outro lado, quando se trata de determinar a consideração moral que devemos dar aos outros seres, é relevante considerar se eles podem ser prejudicados ou beneficiados (princípio da relevância). Pra começar a pensar nisso acho que alguns princípios são bem sólidos em ética atualmente são: - Relevância (para Ética) - Universalidade - Imparcialidade - Igual consideração de interesses semelhantes - Decisões com melhores consequências (e não regras em si mesmas) No fim das contas a moral pode ser um fenômeno natural e individual, mas se nos propomos a discutir ética (ou afirmar valores morais que visem o coletivo) precisamos estabelecer princípios éticos mais sólidos e fundamentados, em vez de simplesmente ser uma questão de opinião de cada um. Claro, existem muitas posturas e teorias éticas, mas esses princípios filtram aquelas que são parciais e dão uma base bastante objetiva, então não precisamos de regras imutáveis, mas de princípios que orientam nossas ações, da mesma maneira que quando fazemos ciência ou matemática, para isso é preciso ser receptivo a diferentes perspectivas e estar disposto a ajustar a moralidade e ações à medida que se adquire um entendimento mais amplo e preciso das questões éticas e das evidências disponíveis. Gostaria de sugerir dois livros interessantes sobre moral: - Created from Animals: The Moral Implications of Darwinism (James Rachels) Aliás, o cara mais preparado no Brasil para falar de moralidade, é o filósofo Luciano Carlos Cunha, mas seu foco é em Ética Animal. Se chamassem ele para um papo seria incrível.

  • @opergunteiro1441

    @opergunteiro1441

    10 ай бұрын

    2 livros? Em 0:17

  • @lucasandradeqwerty
    @lucasandradeqwerty10 ай бұрын

    Olhei a thumb rápido e li "Bonde do Dilema" me pareceu muito o nome de algum trabalho que o Ruas faria kkkkkkkkk

  • @brunoarruda8155
    @brunoarruda815510 ай бұрын

    Estou reassistindo The Good Place e vi o ep do Bonde hoje mesmo hahaha

  • @lucasandradeqwerty

    @lucasandradeqwerty

    10 ай бұрын

    Essa série é tuuudo de bom ❣️

  • @edenicedantas8981

    @edenicedantas8981

    9 ай бұрын

    Melhor ilustração deste dilema

  • @rpstrambi

    @rpstrambi

    5 ай бұрын

    Boa! Pena que é um tanto de spoiler, então pessoal vai ter que ir lá ver dezenas de episódios.

  • @Geraldomoj
    @Geraldomoj10 ай бұрын

    Debate profundo e ao mesmo tempo de uma leveza que é contagiante. Uma verdadeira roda de conversa entre amigos. Parabéns!!!

  • @Ariane.martins
    @Ariane.martins10 ай бұрын

    Como eu amo esse podcast!! O jeito que eles zoam o Ruas eu não aguento kkkkkkk Episódio incrível, como sempre! ❤

  • @DavilsonRodrigues
    @DavilsonRodrigues10 ай бұрын

    Studio ta show de mais!!!

  • @lucapellari5985
    @lucapellari598510 ай бұрын

    De certa forma esse dilema existe na nossa sociedade, quando um um esposo, companheiro, ou outro familiar próximo precisa decidir entre a vida da mãe ou do bebê. A nossa sociedade valoriza muito o bebê em detrimento das mulheres, mas, dependendo do contexto familiar, de condição sócio-econômica, é comum optar pela mãe, principalmente quando há outros filhos ou pessoas dependentes dessa mulher. Sem contar que o vínculo do homem é maior com a mulher que com os filhos, tragicamente, que também influencia essa decisão.

  • @liych1859
    @liych185910 ай бұрын

    Gostei muito da senhora Dilema do Bonde, tragam mais ela

  • @nilsonfernandesneto7658
    @nilsonfernandesneto765810 ай бұрын

    28:10 o Ruas ficou por um tris de ser cancelado 😂😂😂

  • @eduardomalaquias9510

    @eduardomalaquias9510

    10 ай бұрын

    Se ele continuasse falando, a piada "O ruas está preso" ia virar realidade 😅

  • @andreguimaraes4355
    @andreguimaraes435510 ай бұрын

    Não sei alguém há falou, mas no Brasil existem aplicativos de ônibus/trem/metrô muito similar. Eu uso o moovit e funciona excelente, pelo menos em Bauru é São Paulo que foi duas cidades que usei. Inclusive em São Paulo algumas linhas de ônibus possuem posição em tempo real do ônibus

  • @brunagazzoni3037

    @brunagazzoni3037

    8 ай бұрын

    Londrina PR também, não é perfeito, mas dá pra se virar bem😊

  • @beatrizmedina_mabe
    @beatrizmedina_mabe10 ай бұрын

    O mais legal dos Três Elementos é ter a oportunidade de ver os três juntos mais de uma vez por semana. E tem a Camila de brinde, um brinde valiosíssimo!

  • @vpacpp
    @vpacpp10 ай бұрын

    Em minha humilde opinião, simplesmente o melhor episódio dos três elementos até agora (apesar de ainda não terem muitos episódios). Realmente adorei a discussão e os questionamentos levantados por ela.

  • @nagel6955
    @nagel695510 ай бұрын

    51:50 conhecendo o pirulla unilateralmente a tantos anos, tenho 90% de certeza a qual religião ele está se referindo. Espiritismo, cujo foi mudado drasticamente depois da publicação de origem das especies de Charles Darwin, por causa da tremenda vontade de Allan Kardeck em manter a roupagem "cientifica" pra sua religião

  • @katiaarcaro9030

    @katiaarcaro9030

    5 ай бұрын

    Uma das bases do Espiritismo é a própria ciência. Essa é uma orientação clara: o Espiritismo sempre se moldará ao que a ciência descobre. E é justamente isso q me faz afinizar com o Espiritismo.

  • @nagel6955

    @nagel6955

    5 ай бұрын

    @@katiaarcaro9030 infelizmente o espiritismo deixou de ser cientifico a muito tempo, Kardeck realmente tinha esse zelo, mas aqui no Brasil, ele virou só mais uma religião secular, principalmente com a tal da FEB, Chico Xavier e Divaldo Franco

  • @BraianSilveira
    @BraianSilveira10 ай бұрын

    Absolutamente PERFEITO o ep de hoje, pqp, eu em 99,9% das vzs me guio pela matemática, mas no caso do porão, tchau filho masssss, todos ali deveriam suas vidas a mim, se pegasse alguém fumando o tapão ia pegar forte, não dei a vida do meu filho pra essa cambada fazer merda depois, bagulho ia ser louco ou provavelmente quando todos estivessem seguro eu me livraria do fardo dando tchau tb!

  • @juh795
    @juh79510 ай бұрын

    Que deleite... filosofia com ciência❤❤❤❤❤❤❤

  • @JuanGuzzoSantana
    @JuanGuzzoSantana10 ай бұрын

    Tem um vídeo especial do Vsauce na série q eles fizeram pro KZread Originals que trata desse problema do trem e coloca pessoas na prática em um teste cego pra ver como elas reagiriam. Recomendo de mais (bem como a série toda). O Episódio em específico chama "Mind Field S2 - The Greater Good (Episode 1)", tem de graça no youtube e legendado em português.

  • @samuelvolkweisleite
    @samuelvolkweisleite10 ай бұрын

    Um dos melhores podcasts que já vi, parabéns 🎉 alto nível 👏🏻

  • @giovannapaulucci2206
    @giovannapaulucci220610 ай бұрын

    Tem um jogo de tabuleiro do dilema chama trial by trolley. Vale mto a pena

  • @MrHerodoto
    @MrHerodoto10 ай бұрын

    Excelente vídeo no formato PERFEITO dos quatro elementos! Adorei! Um beijão pra Kamila que ela merece muito carinho!

  • @marcelodinizbarbosa1567
    @marcelodinizbarbosa156710 ай бұрын

    Conheci os produtos insider via três elementos . ANIMAL!!! Já estou na segunda compra. E a cueca. Ah o q eh essa cueca. Carinho e aconchego em menos de meio metro quadrado de tecido.

  • @LenuziDias-rg5pf
    @LenuziDias-rg5pf22 күн бұрын

    Como não vi isso antes !... adorei o debate ... mas se fizerem esse experimento com crianças ... acho que ia chocar todo mundo 😅😅😅😅... é de pequeno que se torce o pepino!... já dizia minha vó !... regras morais deven ser incinadas... poucas ten inatas... e achonque na maioria dos dilemas grandes ... vai acender é tudo ... em um adulto, vivido !

  • @TheBrotherloco
    @TheBrotherloco9 ай бұрын

    Já dizia mr. Spok: "As necessidades de muitos não podem superar as necessidades de poucos". Dilema moral resolvido.

  • @wellingtonaugustomoreira4573
    @wellingtonaugustomoreira457310 ай бұрын

    Trás o João Carvalho!!

  • @keyllacouto2281
    @keyllacouto228110 ай бұрын

    Amei a camiseta do Pirulla kk

  • @rodolfog777
    @rodolfog77710 ай бұрын

    Melhor podcast que eu assisto... gosto DE GRAÇA de vocês 4, porque eu os vejo como amigos ❤

  • @raniericortez
    @raniericortez10 ай бұрын

    A Conclusão aponta para a constituição do modelo sócio-histórico pessoal, ao menos na situação da igreja? Percebam qtas escolas filosóficas (que alicerçam diferentes modelos teórico-científicos, epistemológicos, ontológicos, ...) estão sendo confrontadas... Parabéns pelo tema!!!

  • @julioprava
    @julioprava10 ай бұрын

    Esse papo todo só me lembra que o especismo, o racismo, o sexismo, e etc, são "dilemas do bonde" onde você precisa escolher entre continuar causando sofrimento e mortes desnecessárias de indivíduos ou renunciar alguns costumes e deixar de causar sofrimento e mortes. Nossos viéses nos impedem de ver a imparcialidade em todos esses casos, ainda bem que podemos pensar em consequências e em regras gerais.

  • @julioprava

    @julioprava

    10 ай бұрын

    Vale lembrar que não puxar a alavanca também é uma decisão moral. A ética não aborda apenas as nossas ações mas também sobre nossas omissões.

  • @joaovictorcabralfarinha403

    @joaovictorcabralfarinha403

    9 ай бұрын

    especismo?

  • @jefgir1097

    @jefgir1097

    5 ай бұрын

    @@joaovictorcabralfarinha403 A mesma lógica do racismo, sexismo, etc, mas aplicado a diferentes espécies. Ficar indignado ao ver outras culturas comer carne canina, mas se deliciar numa carne de porco é especismo. Aliás, o próprio ato de comer carne (mesmo sem se indignar com os hábitos de outras culturas) hoje em dia já é especismo, pois não precisamos disso para sermos saudáveis, comemos carne principalmente pelo prazer na forma de paladar. Considerar que a vida dos animais tem tão pouco valor a ponto do nosso prazer estar acima da vida deles, é especismo.

  • @janibarbosa3160
    @janibarbosa316010 ай бұрын

    Q daora o apoio de Camila😍 [na Finlândia]

  • @danielcouto1786
    @danielcouto178610 ай бұрын

    Foi tão filosófico que esses 53 minutos parecem que duraram 10 meu Deus 🤯🤯🤯

  • @BUGALUGAMERFULL
    @BUGALUGAMERFULL10 ай бұрын

    gente vcs deviam compartilhar a agenda do podcast

  • @sperto0137
    @sperto013710 ай бұрын

    Tava otimo o episódio! Adoro esse canal! Voadora no peito do like garantida.

  • @graviolalbio
    @graviolalbio10 ай бұрын

    Excelente!

  • 10 ай бұрын

    na minha opinião esse foi o episódio mais legal. Nada contra os convidados, mas em geral acho melhor quando fica só a "formação original" ou os 3 + a mila ahahahha

  • @SpentmortBR
    @SpentmortBR10 ай бұрын

    A cada dia estudando tenho uma surpresa...Mas essee vídeos e lives simplesmente são uma supernova em uma montanha da Terra! Agradeço pelas experiências e informações!

  • @AleIrentti
    @AleIrentti2 ай бұрын

    Um dos melhores episódios de vocês, admirada com a discussão ❤👏🏻

  • @rafalencar
    @rafalencar10 ай бұрын

    Muito bom o episódio! Queria mais umas 3h só sobre o assunto 😄

  • @gatolaxa8219
    @gatolaxa821910 ай бұрын

    QUE TEMA INCRIVEL

  • @lucastavares9427
    @lucastavares942710 ай бұрын

    Episódio com a Milaaa 🙌💜

  • @only4crap
    @only4crap10 ай бұрын

    melhor episodio ateh agora!

  • @EFernandesO
    @EFernandesO8 ай бұрын

    Com esse exemplo do bebê doente e do soldado, eu lembrei de algo semelhante que aconteceu com os revolucionários cubanos. John Lee Anderson narra, na biografia de Che, um episódio em que as tropas de Fulgêncio se aproximam, na mata, dos revolucionários, e o cãozinho mascote deles começa a latir ou chorar - não lembro exatamente - e um dos revolucionários precisa enforcar o cão com as mãos para evitar que os soldados os detectem. É uma passagem bem emocionante.

  • @guilhermekuroda6920
    @guilhermekuroda69209 ай бұрын

    15:18 "Desculpa Emiliooo" me quebrou muito kkk

  • @TheLipess
    @TheLipess10 ай бұрын

    Baita vídeo. Não desconcentrei nenhum momento ouvindo...

  • @geovieira2241
    @geovieira224110 ай бұрын

    Muito obrigado pela partilha de conhecimento proporcionada por vocês!! ❤

  • @GustavoBernardi_ufsm
    @GustavoBernardi_ufsm10 ай бұрын

    Começa em 0:00 🥁🥁💿

  • @marcosvinicios5139
    @marcosvinicios513910 ай бұрын

    24:20 é uma construção!

  • @pauloricardosilveira1799
    @pauloricardosilveira179910 ай бұрын

    Eu quero ver vocês 4 mais vezes. Ótimo vídeo!

  • @sandra.lima.
    @sandra.lima.9 ай бұрын

    Adorei este podcast! Ontem assisti um episódio de Black Mirror, "Engenharia Reversa" , onde os soldados recebem um implante cerebral onde eles enchergam seus "inimigos" como monstros "baratas" e não como humanos frágeis. E aí fica fácil matar sem remorso! Black Mirror fala de muitas questões morais , científicas, Inteligência Artificial, evolução.... que deixa as pessoas encurralados em várias questões 😬😬 o ser humano é muito complexo , e a base cultural influência de ++++

  • @caiofernandes916
    @caiofernandes91610 ай бұрын

    mais vídeos sobre dilemas por favor, adorei esse

  • @eduardomalaquias9510
    @eduardomalaquias951010 ай бұрын

    Episódio maravilhoso como sempre!

  • @fabiolisboa216
    @fabiolisboa21610 ай бұрын

    Os episódios melhoram exponencialmente a cada um novo! Parabens 🏆

  • @urielsouza29
    @urielsouza2910 ай бұрын

    Muito bom como sempre

  • @amandavieirap
    @amandavieirap10 ай бұрын

    Eles zoando o Ruas foi engraçado, mas eles zoando o Pirulla kkkkkkkkkkk top

  • @cayorafael3110
    @cayorafael311010 ай бұрын

    cara q episódio incrível

  • @SafoGamer
    @SafoGamer10 ай бұрын

    Aguardando a sequência!

  • @Gustavo_Nanni
    @Gustavo_Nanni10 ай бұрын

    Mais um episódio sensacional e agora sim com a trupe reunida! Maravilhosos todos!🎉

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895Ай бұрын

    Acabei de ver um ep com ela e ja quero ver outro

  • @gersonfernandes7893
    @gersonfernandes789310 ай бұрын

    Conteúdo espetacular! Viva os três elementos!!!!!!!

  • @BetaoSantanderCarraro
    @BetaoSantanderCarraro10 ай бұрын

    Um dos melhores conteúdos da internet mundial.

  • @raquelalmeida1839
    @raquelalmeida18394 ай бұрын

    Parabéns, o programa é ótimo.

  • @danielzanco3072
    @danielzanco307210 ай бұрын

    Que incrível.

  • @ErikaDussmann
    @ErikaDussmannАй бұрын

    sensacional!!!!!!!

  • @fatimajcosta9118
    @fatimajcosta91188 ай бұрын

    Amo essa galerinha 💓

  • @andrefazam
    @andrefazam8 ай бұрын

    Por favor, considerem fazer episódios mais longos ❤️

  • @rafa1996
    @rafa19969 ай бұрын

    Eu amei esse episódio gente. Que interessante! 😲😳

  • @epitacio1514
    @epitacio151410 ай бұрын

    Aguardando ansioso pela venda de canecas...

  • @fabianafernandes9433
    @fabianafernandes943310 ай бұрын

    Parabéns aos 4 Elementos por abordar assuntos tao incríveis e importantes na atualidade! 😊💯💭👍

  • @eiglimarjunior
    @eiglimarjunior9 ай бұрын

    gostei muito do episodio eu acho que esse assunto sobre a moral é um assunto que não só eu, vcs, e os interessados aqui no vídeo, mas muitos filósofos já se debruçaram... Kant, Diderot, Kierkegaard, Nietzsche, Voltaire, Merleau-Ponty, Sartre, Freud, Lévi-Strauss, Kant é o fundante da questão sobre a moralidade como força independente da razão assim como quando tenta colocar a razão como movimento independete e que responde que para a questão da religião e deus existir ou não, não interessa para definição jurídica por exemplo...até mesmo os filosofos no seculo 19 criando o estado laico de definicoes morais e eticas, todos esses e muitos outros, se colocaram a debater sobre essa questão da moral, mas eu gosto muito de um livro do Sartre, Chamado "Existencialismo é Humanismo" um livreto com uma palestra que Sartre fez, debatendo e contrariando seus opositores, e ali ele coloca uma grande questão também sobre a questão moral... a questão moral se colocar na base biológica não coloca a investigação na categoria de totalidade como Hegel nos coloca por exemplo, a moral não é nada além do ato de escolha de ação e do inventar, como existencialista Sartre coloca essa questão dessa forma por conta de ter vivido uma situação no período do armistício nazista na França aonde um aluno seu vem pedir um conselho, o irmão do aluno morreu por conta dos nazistas, o pai do aluno tinha tendências colaboracionistas e sua mãe nessa situação estava de modo a discordar do pai e assim não ter seu apoio, com a morte de um de seus filhos ela tem apenas o aluno como acalento perante esse período, o aluno chega para Sartre falando que ele tem um dilema moral, que ele quer vingar a morte de seu irmão contra os nazistas, mas se for escolher isso, ele irá deixar sua mãe sozinha e que talvez ele mesmo possa morrer também a deixando sozinha no mundo, o que Sartre escolhe dar como conselho para o aluno? Invente! escolha, vc é livre, Sartre nos coloca a relembrar a nossa condição de maldição que somos livres, a moral humana é moldada por um processo que nunca termina e nunca tem uma referencia se não apenas o contexto do qual a vida do individuo está, não existe maneira de analisar que é biologicamente, até por que a questão da subjetividade humana naquilo que Sartre coloca como intersubjetividade encontra escolhas as quais definem a moral humana, as escolhas individuais que a gente faz, não tem uma logica, mas sim é inventado, assim como na investigação estética a moral é também algo que é inventado, ninguém fala que um pintor tem que ter uma referencia universal de como pintar um quadro, só depois do quadro pintado que da pra gente julgar, ou seja só podemos colocar a questão a partir da ação do ato, da escolha, que nós não temos como não escolher, logo a moral , não é algo baseado na biologia como se a biologia fosse algo como uma tabula que a partir de uma computação da nossa subjetividade, determine as nossas ações através de referencias de sinais do cérebro como se fosse uma matemática ou como se fosse algo logico, a logica do cérebro é orgânica, tem influencia da carne, mas também tem a influencia do inventar, essa é a principal... para além de também começar a compreender a dialética, palavra famosa e que é conhecida tanto na Grécia antiga, até na china do confucionismo até a filosofia mais contemporânea, e que para além da ciência, a filosofia também tem essa questão do DEPENDE, pois a ciência só é assim porq tem como herança as aporias filosóficas, a discussão é longa é muito interessante mas que eu acho que poderia ter sido mais bem aprofundada se os elementos trouxessem opiniões de filósofos que já discutiram sobre isso, mas que eu não vi aqui, mas parabéns pelo trabalho, acho a discussão e a ação de vcs de ter feito o episodio ja algo que é valido para com essa discussão... abs querides

  • @GustavoGuimaraes-rt9qk
    @GustavoGuimaraes-rt9qk8 ай бұрын

    O Pirula é muito foda!!!!!!

  • @nayarsantos8984
    @nayarsantos898410 ай бұрын

    Agora tenho assunto alugando minha mente pir dias, sempre que vejo esses dilemas fico pensando neles, ate hoje não cheguei em conclusão nenhuma,

  • Ай бұрын

    Salvador também tem um APP que te diz como chegar até um local, com horários de bus e metrô 😊

  • @gato-junino
    @gato-junino10 ай бұрын

    Já vi palestra sobre a questão da moral biológica. Não só em humanos quanto em outros animais. Minha hipótese é que há.

  • @veratomaz
    @veratomaz10 ай бұрын

    É mais fácil pro Pirulla cortar 5 pessoas do que fazer cortes dos vídeos rsrs

  • @amandavieirap

    @amandavieirap

    10 ай бұрын

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @MrHerodoto

    @MrHerodoto

    10 ай бұрын

    Análise apurada a sua, rs.

  • @matheuscordeiroKH

    @matheuscordeiroKH

    10 ай бұрын

    Isso é o que você pensa, os vídeos dele de 2 horas são já são o corte de um vídeo original de 34 horas, que ele acabou decidindo não postar, e fez só um cortezinho de 2 horas

  • @veratomaz

    @veratomaz

    10 ай бұрын

    @@matheuscordeiroKH Ninguém pode nem brincar nessa poha!

  • @veratomaz

    @veratomaz

    10 ай бұрын

    @@MrHerodoto Viu só? 😂😉

  • @salticidae0
    @salticidae010 ай бұрын

    Que gostoso esse podcast

  • @johnbritolima
    @johnbritolima10 ай бұрын

    Bom episódio.

  • @CaminhosdoPensamento.
    @CaminhosdoPensamento.8 ай бұрын

    Começa em 9:19. Muito legal o bate-papo!

  • @GambiarraMinidoc
    @GambiarraMinidoc10 ай бұрын

    Os circuitos neuroniais são formados na socialização. E não podemos esquecer dos estágios de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget.

  • @edlakerollayne3358
    @edlakerollayne335810 ай бұрын

    Essa história do aplicativo dos ônibus tem aqui também. Pelo menos em Pernambuco. Não é comum nos outros estados??

  • 10 ай бұрын

    Me divertindo com o episódio aqui, só pra lembrar que tem um livro do Joshua Greene pro público geral sobre o tema, chamado "Tribos Morais" ;-)

  • @gabrielalouzada8796
    @gabrielalouzada87967 ай бұрын

    Fiz uma pesquisa na época da faculdade com essa pergunta (do trem) esmo sem saber a origem. Era para a disciplina de Bioética. Na época (e hoje ainda) eu defendia que as 5 pessoas que estavam no trilho ativo do trem assumiram a possibilidade de morrerem, e quando o único que estava no trilho desativado, estava num local em que não corria risco, supostamente. As reações, respostas e justificativas foram bem interessantes. E qdo trocava para crianças, era mais difícil a resposta.

  • @jefgir1097

    @jefgir1097

    5 ай бұрын

    Pode-se propor um cenário onde ninguém esteja nos trilhos por vontade própria.

  • @lucasrajs
    @lucasrajs10 ай бұрын

    42:13 pensei nisso, um brasileiro responderia diferente do que um alemão, francês, japonês e outros povos que passaram por grandes guerras, etc...

  • @las226
    @las22610 ай бұрын

    Boa noite!!

  • @Re-kg5rc
    @Re-kg5rc10 ай бұрын

  • @amandavieirap
    @amandavieirap10 ай бұрын

    Poxa, a do bebê é complicado. Ao msm tempo que é meu filho e tem a questão emocional, e dentro dessas cem pessoas podem ter gnt babaca, tbm tem aquela coisa de que bebê eu posso ter outro kkkkk aí realmente vai de cada um. Mas pensar agora com tempo tbm é uuma coisa, outra coisa é reagir sem pensar pq numa hora dessas nem dá tempo, só pânico. Instinto de sobrevivência, que nem disse o Ruas. Tensooo (pega o bebê e sai correndo kkkkkkk)

  • @rogerstackecrespi
    @rogerstackecrespi10 ай бұрын

    Aqui no Rio grande do Sul uso toalheiro aquecido elétrico. muito bem vale a pena

  • @joaostrack401
    @joaostrack40110 ай бұрын

    A moralidade até tem uma certa influencia biológica pelos nossos afetos, porém é impossível desvincular ela do social. Tem diversas pesquisas históricas sobre isso. O matar alguém da mesma espécie é uma trava biológica que nós temos, mas ao mesmo tempo, através da moralidade construída em diversas épocas, escravizamos e matamos uma série de pessoas. A moralidade de uma época é uma disputa de poder social e ela muda de sociedade para sociedade e de época para época. Um autor fundamental para entender a moralidade como disputa de poder é o Foucault em obras como a história da loucura e a história da sexualidade. Isso que a moralidade ela não é só o matar ou não matar, esse é o aspecto mais simplista, mas a moralidade está ligada a uma série de costumes e tradições socialmente aceitas. Escravidão já foi moral, várias sexualidades já foram tidas como imorais e repreendidas. Tu tem aspectos biológicos sim, porém a maior parte da moralidade é moldada através da disputa de poder na sociedade.

  • @cmmenna
    @cmmenna9 ай бұрын

    O que o Pirula falou também me faz pensar, inclusive: se nós acharmos uma criança com problemas nessaa atrás do cérebro. Ou alguém num pós cirúrgico...a gente prende a pessoa? Porque vamos deduzir que ela não tem moral. Meu ponto é: acho que esse experimento é ultrapassado e a gente segue olhando pra ele de tempo em tempo.

  • @AnaVedoy
    @AnaVedoy7 ай бұрын

    Acho q faltou alguem da area de etica nao? Chidi ficaria bolado cm vc Emilio 😂😂😂 Mas adorei de qq forma

Келесі