Um charuto é apenas um charuto?

"Um charuto às vezes é apenas um charuto": essa frase é atribuída a Freud e neste vídeo eu tento argumentar que tal ideia não parece pertencer ao pensamento freudiano. Um dos mestres da suspeita, Freud sempre alertou para sobredeterminação dos eventos psíquicos, a psicopatologia da vida cotidiana, a lógica do a posteriori, as equações simbólicas: tudo isso sempre aponta para que suspeitemos de qualquer pensamento, qualquer sintoma, qualquer sonho. Finalmente, concluo lembrando da noção de anti-hermenêutica de Jean Laplanche e sua advertência: onde o simbolismo fala, o inconsciente cala.

Пікірлер: 34

  • @yarabarros5731
    @yarabarros57313 жыл бұрын

    O biografo de Freud, Peter Gay, em seu livro "Um judeu sem Deus - Freud, Ateísmo e a Construção da Psicanálise" , comenta exatamente isso, que a frase é de uma autor anônimo, atribuída a Freud, e como comenta acima o professor, é totalmente contrária a teoria freudiana

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    3 жыл бұрын

    ah, não sabia q ele havia dito aí... muito bom... realmente, totalmente contrária... obrigado por lembrar!

  • @franciscomartopintoviana7755
    @franciscomartopintoviana77555 жыл бұрын

    Prezado professor, assisto a diversos psicanalistas no KZread, pois é muito enriquecedor para mim, aluno dessa ciência. Gostaria de dizer que seus vídeos são especialmente prazerosos de assistir, dada a simplicidade de suas interpretações e de suas colocações, o que os tornam muito didáticos. Parabéns, professor.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Muito obrigado, Francisco! Abraços!

  • @lucianapimenta2268
    @lucianapimenta22685 жыл бұрын

    Adorei te ouvir. E quero muito ler o texto do Laplanche. Uma excelente "passagem" de ano para você. Feliz desbravamemto!

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Obrigado por acompanhar! Pra vc tb! :-)

  • @bikira2

    @bikira2

    2 жыл бұрын

    Concordo. Qual seria esse texto especifico do Laplange que ele citou. Eu vi a citação mas nao sei qual. Obrigada

  • @DanDhaniels
    @DanDhaniels3 жыл бұрын

    Muito provavelmente não foi Freud que escreveu isso. É tipo a Clarice Lispector na internet: escreveu até o que não escreveu 🤣

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    3 жыл бұрын

    hahahah exatamente isso!

  • @daionegomes1974
    @daionegomes19745 жыл бұрын

    Faz muito sentido!

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Que bom q gostou!

  • @antonioperruso
    @antonioperruso3 жыл бұрын

    Olá bom dia. Estava procurando esta frase atribuída a Freud na Internet e encontrei teu vídeo. Gostei muito do vídeo e de ti. Quanto à frase, a busquei porque racionalizo muito e um amigo meu disse: Um charuto, às vezes é apenas um charuto. Entendi o recado, ou seja, pare de racionalizar tudo, às vezes um charuto é apenas um charuto, fume-o e acabou. Será que não poderia ser isso?

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    3 жыл бұрын

    Antonio, em termos práticos, claro que podemos evitar a análise e problematizar tudo que fazemos! Seria insuportável viver em análise... no vídeo, só quero salientar que esta não é uma frase de Freud... que podemos sim ver sentido em toda ação humana, quando nos dispomos a analisar... no mais, é preciso tb estar tranquilo para poder gozar a vida sem ser atropelado pela excessiva racionalização! abraços!

  • @josevictorrezende6420
    @josevictorrezende6420 Жыл бұрын

    Perguntei ao Chat Gpt se essa frase é, verdadeiramente, de Freud kkk. Eis a resposta: A frase "Às vezes um charuto é apenas um charuto" é frequentemente atribuída a Sigmund Freud, mas na verdade não há evidência de que ele a tenha dito ou escrito exatamente dessa maneira. Acredita-se que essa frase seja uma variação de uma passagem em sua obra "A Interpretação dos Sonhos", na qual ele discute o papel dos símbolos nos sonhos: "Não podemos deixar de sorrir quando uma vez ou outra, em um sonho, vemos substituído por um cachimbo um membro masculino, representante típico do órgão genital masculino. Não precisamos, no entanto, conjecturar que o sonhador tenha escolhido o símbolo do cachimbo por ser mais inocente, mais decente ou mais dissimulado que o do órgão masculino; tampouco é provável que ele se tenha proposto, ao escolher seu símbolo, uma significação determinada. Um cachimbo é um cachimbo, ou seja, um objeto familiar e cotidiano, de uso comum e corriqueiro; não há necessidade alguma de interpretá-lo como um falo. Por outro lado, o emprego de uma metáfora na qual uma coisa é usada no lugar de outra e a elisão resultante de uma diferença é um dos meios mais comuns de criar um símbolo; assim, encontramos em nossos sonhos, em meio a uma grande variedade de formações de sonho, outras formações que, pelo menos, parecem conter uma relação de sentido com as impressões diurnas que os provocaram." Embora Freud não tenha usado exatamente a frase "Às vezes um charuto é apenas um charuto", a ideia expressa na passagem acima é semelhante e pode ter sido a inspiração para essa famosa frase atribuída a ele. Ou seja, deturparam bem o pensamento de Freud exposto nesse trecho de A interpretação dos sonhos ao se criar essa máxima a ele atribuída.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    Жыл бұрын

    hahaha ficou maravilhoso isso!!

  • @gleidesrosa6424
    @gleidesrosa64245 жыл бұрын

    Adorei as explicações, sempre tive essa dúvida, pois nunca li em nada essa frase do charuto.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Obrigado!

  • @robertogomes4096
    @robertogomes40965 жыл бұрын

    Gostei muito da explicação. Já tinha ouvido outra versão do charuto, como "uma maçã é somente uma maçã". Não sei de onde veio essa...Tem outra frase que gostaria de saber se é realmente do Freud: “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.” Vi esta frase num quadro de uma colega psicóloga e fiquei curiosa porque não me soa como algo que o Freud diria...posso estar muito errada!

  • @bikira2
    @bikira22 жыл бұрын

    Achei muito legal contudo acho que existe essa tendência psicologizante, psicanalisante de toda vida psíquica falha na medida que é totalizante. Creio que é um universo complexo e pideria ser melhor compreendido do ponto de vista multi ou interdisciplinar. Acho chato essa história de sempre buscar uma explicação no trauma visto que as vezes alguma coisa é só um hábito, ou um problema cognitivo. Tem coisas que serão melhor explicadas ainda. Por exemplo, um homem tornou-se um pintor impressionantemente bom após um tumor no cérebro que pressionou determinada região ao passo que tornou-se tb uma pessoa intratável. Ou seja, uma possivel causa mecânica ou físico-química foi capaz de provocar mudanças no comportamento significativas. Fui a um exposição " Smoke and Mirrors" e fiquei impressionada com o desenvolvimento da neuropsicologia, neurociencias, descobertas da inteligência artificial. Por outro lado lendo o relato de Freud no caso Dora vi que ele sacava um monte de coisas e tb a induzia. Acho Freud genial mas procuro fazer uma apreciação critica mesmo pq tenho as minhas próprias experiências bem como gosto de leituras divergentes. Muito obrigada pelo trabalho. A UFMG e vc estão super de parabéns. Pretendo ver todos os seus vídeos pois são instigantes e didáticos. Cada vez mais curiosa com o Laplange que parece ser tao interessante. Lógico que precisou ter um Freud antes. Antes de todos, até do meu querido Jung. Pra sintetizar, eu pensava que essa frase fosse do Freud, e gostaria que fosse no sentido do nao-totalizante porque eu acredito nela e essa mania de ver significado oculto importante em tudo é muito chata. Uma vez comentei com minha analista que me dava um pouco de gastura de deitar no divã dela pq tinha a impressão que estava empoeirado e aí ela queria transformar aquilo em questão. Eu nao quis e imagino que ela deve ter imaginado que era " resistência".

  • @DicasdoPsicanalista

    @DicasdoPsicanalista

    7 ай бұрын

    Maravilhosa explicação. Concordo plenamente com essa percepção. Gratidão 🙏

  • @tigreinfernal6661
    @tigreinfernal66614 жыл бұрын

    As vezes... Sim! Outras não.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    Quando o inconsciente dorme?

  • @tigreinfernal6661

    @tigreinfernal6661

    4 жыл бұрын

    @@fabiobelo Nunca! O sonho é uma manifestação tolerável do inconsciente. Que nem o chute, o ato falho e o sintoma.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    @@tigreinfernal6661 nunca dorme, nem quando se fuma um charuto... q nunca é apenas um charuto... rs...

  • @bernardomantovani-psicanal4940
    @bernardomantovani-psicanal49405 жыл бұрын

    Ele diz que um charuto muitas vezes é apenas um charuto.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    Essa é a frase famosa... vc já localizou onde? Acho q ele nunca disse...

  • @tigreinfernal6661

    @tigreinfernal6661

    4 жыл бұрын

    @@fabiobelo Muitas coisas que dizem ser de Lacan, é alunos dele que escutaram. Já pelo que aprendi na faculdade, ele tinha dado uma palestra sobre libido oral, e estava voltando para casa em um bonde e encontrou os alunos. Eles pensaram na regressão que o charuto significa, Freud tirou o charuto olhou, e disse a frase. Achei um puta exagero seu. Cara... Que charutagem tua hein????

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    Ah, mas aí a fonte documental não é boa, né? Precisamos de uma fonte histórica confiável... "ouvir falar" não vale! rs... De qq forma: a frase tá longe de ser freudiana, como eu sustento no vídeo. Não há vácuo para o inconsciente. ;-)

  • @tigreinfernal6661

    @tigreinfernal6661

    4 жыл бұрын

    @@fabiobelo Parabéns amigão! Encontrei um cara mais neurótico que eu... Isso de certa forma, me alivia.

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    4 жыл бұрын

    @@tigreinfernal6661 rs... q bom q teve esse efeito sobre vc!

  • @soniaferreira258
    @soniaferreira2585 жыл бұрын

    Gostei muito da explicação. Já tinha ouvido outra versão do charuto, como "uma maçã é somente uma maçã". Não sei de onde veio essa...Tem outra frase que gostaria de saber se é realmente do Freud: “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.” Vi esta frase num quadro de uma colega psicóloga e fiquei curiosa porque não me soa como algo que o Freud diria...posso estar muito errada!

  • @soniaferreira258

    @soniaferreira258

    5 жыл бұрын

    Na verdade eu entrei na conta errada (do Roberto) e respondi consequentemente na conta dele...desculpe. Obrigada pela resposta, mas não entendi quando escreveu que a dor de não estar vivendo pode ser erotizada e se tornar um sintoma. Pode me explicar melhor, por favor?

  • @soniaferreira258

    @soniaferreira258

    5 жыл бұрын

    Entendi., obrigada! Você tem sugestão de leituras sobre esse tema? Fiquei curiosa...

  • @fabiobelo

    @fabiobelo

    5 жыл бұрын

    @@soniaferreira258 A conferência sobre o sentido dos sintomas, do Freud, é muito recomendada nesse aspecto. Obrigado por acompanhar!