Tunnel Liner • Túnel Viário por Processo não Destrutivo

Ғылым және технология

A TELAR, ao longo de sua existência, é conhecida pelo alto padrão tecnológico de suas obras executadas por métodos não destrutivos, como obras de drenagem, saneamento básico e túneis viários.
O acesso ao local de implantação da usina de pelotização 8, construído sobre a pera ferroviária do complexo portuário de Tubarão em Vitória no Espírito Santo, foi uma obra executada em tunnel liner com tecnologia desenvolvida pela TELAR ENGENHARIA.
Cada túnel possui 47 metros de comprimento e 6,70 metros de diâmetro. Atualmente são as maiores estruturas implantadas por esse método na américa latina, considerando sua cessão transversal. A obra foi realizada em 230 dias e alinha férrea de transportes de cargas, localizada acima dos túneis, operou normalmente neste período, sem qualquer tipo de interrupção de tráfego ou redução de velocidade das composições.
A metodologia da TELAR para execução do processo tunnel liner caracteriza-se pela escavação modular e controlada do solo com montagem simultânea das chapas de aço corrugado. O resumo das principais etapas que veremos a seguir demonstra a qualidade, segurança e confiabilidade que a tecnologia TELAR proporciona à seus clientes.
A partir de junho de 2008, com base nos levantamentos geológicos e topográficos, foram executadas obras de reforço na via férrea para garantir a continuidade de operação da linha.
O preparo para os inboxes dos túneis foi realizado através da escavação e regularização dos taludes executados com armação e aplicação de concreto projetado. Para assegurar a estabilidade do maciço foram implantados elementos de enfilagem no sentido longitudinal das estruturas e de pregagem na face frontal da escavação.
A tecnologia desenvolvida pela TELAR para esta obra é composta por duas etapas distintas. A primeira é constituída pela escavação e implantação simultânea de dois túneis piloto com 3 metros de diâmetro. A segunda etapa é comporta pelo inbox simultâneo dos túneis definitivos. A escavação e montagem é feita de forma contínua até a implantação total das estruturas.
Apesar do alto índice pluviométrico registrado durante grande parte da obra, não ocorreram atrasos significativos no prazo final de entrega. A dinâmica da obra, balizada por estudos e acompanhamentos técnicos diários, manteve as duas frentes em constante progresso. Para manter condições seguras, as frentes de trabalho operaram de forma ininterrupta em três turnos.
Paralelamente à execução dos túneis foram iniciadas as obras de contenção do terreno adjacente à ferrovia no lado leste e muro de arrimo atirantado pelo lado oeste. Nos dias 16 e 17 de dezembro foi realizada uma auditoria externa para manutenção das certificações ISO 9001 e IBPQH da TELAR ENGENHARIA, classificando a obra como dentro dos padrões exigidos.
Ainda na fase final, foram realizados repasse de injeção, revisão e reaperto dos parafusos internos e limpeza dos túneis.
Decorridos 230 dias, o projeto manteve o cronograma previsto de avanço físico da obra.
A execução desta obra sob ferrovia em operação, com cobertura mínima de aterro e sem interferências no tráfego das composições foi mais um desafio superado pela capacitação técnica da TELAR.

Пікірлер: 3

  • @brunopaulogoulart4004
    @brunopaulogoulart4004 Жыл бұрын

    Legal, qual era a cobertura de aterro? As enfilagens foram utilizados ao longo de toda a extensão do túnel?

  • @ricardofigueiredo4582
    @ricardofigueiredo45822 жыл бұрын

    like 71...show

  • @luisadao6368
    @luisadao6368 Жыл бұрын

    Eu Luis Adão já executei dois 2 túnel armo liner de aço, um em Esteio RS e outro em Caratinga MG 🌑🚇

Келесі