TUDO SOBRE O MARCO LEGAL DAS GARANTIAS - WALFRIDO WARDE - PROGRAMA 20 MINUTOS

Quer entender mais sobre o Marco Legal das Garantias? Acompanhe a entrevista do advogado e Presidente do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa, Walfrido Warde, no 20 MINUTOS desta quarta-feira (16/08). Acompanhe ao vivo, às 11h, nos canais de Opera Mundi.
00:00 Abertura
02:50 No processo que levou à Constituinte de 1988, há 35 anos, o empenho dos legisladores foi controlar a ganância dos banqueiros e impor limites à usura. Há mais de 25 anos, a lógica parece ter se invertido: facilidades e desregulamentações favoráveis aos bancos barateariam juros e expandiriam o crédito. De que lado está a verdade dos fatos?
06:35 2. O PL 4188, o chamado Marco Legal das Garantias, segundo seus críticos, fragiliza a situação dos devedores. Qual a tua opinião sobre essa avaliação?
10:20 No Brasil o grande problema da inadimplência é a perda de renda e em seguida a alta taxa de juros. Na Europa os países escandinavos adotaram outro modelo, de limite de crédito,. Essas experiências internacionais não poderiam servir de inspiração p um modelo menos liberal?
11:42 Walfrido Warde: " O lucro dos bancos é enorme no Brasil por vários motivos"
14:15 Não está na hora do tema da Reforma Financeira e quebra dos monopólios bancários ser colocado na mesa no Governo Lula?
18:12 Como explicar que o governo ao invés de caminhar com propostas de desconcentração, prefere apoiar propostas como o PL 4.188/2021, que oferece mais benefícios aos monopólios esperando que com isso haja expansão de créditos e redução de juros. Na sua opinião, por que o Governo faz isso?
19:00 Warde comenta estratégias ecoômicas do atual Governo
20:30 Políticas de expansão ilimitada do crédito, não poderiam definitivamente jogar o Brasil no modelo norte-americano, de um endividamento estrutural que vai sangrando a renda das famílias?
23:15 Warde: "Bancos públicos não devem atuar no mercado de crédito como se fossem Bancos Privados"
25:25 Segundo estudo do SPC, 31% das dívidas de pessoas inadimplentes são no cartão de crédito, cujos juros anuais superam os 400%. O governo não poderia fazer como em outros países e simplesmente fixar, por lei, um teto de juros para cada modalidade de crédito?
27:15 Warde: "Nós precisamos que as elites econômicas, intelectuais e políticas tenham compromisso com o país e que busquem convergência"
28:20 Com o PL 4188 ( Marco Legal das Garantias) será mais fácil tomar o imóvel de moradia pertencente a um devedor do que responsabilizar os acionistas das Lojas Americanas pela maior fraude financeira de nossa história?
31:30 O Brasil tem uma boa Legislação contra crimes corporativos?
32:15 O caso Americanas chama atenção pelo pouco destaque na mídia monopolista e por ser um crime corporativo amplamente reconhecido, mas sobre o qual nenhum dos operadores assume qualquer responsabilidade ou sequer explica o que efetivamente ocorreu. O sistema brasileiro de Justiça é leniente com os crimes cometidos pelas grandes companhias e empresários?
34:15 Os acionistas de uma grande empresa, como as Lojas Americanas, eventualmente são beneficiados com fraudes cometidas por seus executivos. Mas são inúmeros os subtefúrgios legais que impedem sua responsabilização civil e penal. Não estava na hora do governo propor uma ampla reforma legal para colocar os ricos pagando as contas de seus crimes?
39:00 Warde indica livro, filme e série
😎 Inscreva-se para receber tudo sobre as nossas entrevistas!
👉 (www.youtube.com/@omundi?sub_c...)
----
🔴 SEJA MEMBRO DO CANAL 🔴
/ @omundi
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX?
Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!
Assinatura solidária: www.operamundi.com.br/apoio
Siga Opera Mundi no Twitter: / operamundi
Opera Mundi é um canal de notícias, reportagens especiais e análises críticas sobre os principais acontecimentos do mundo. Fundado em 2008, Opera Mundi informa sobre o mundo a partir de uma perspectiva brasileira e sul-americana. É o canal dos programas "20 Minutos com Breno Altman" e "Sub40 com Haroldo Ceravolo Sereza". Também traz entrevistas e reportagens especiais realizadas pela equipe do site www.operamundi.com.br

Пікірлер: 27

  • @NeupcTec
    @NeupcTec7 ай бұрын

    Basta atrasar uma parcela para perder o bem. Isso não é para aumentar proposta de crédito e sim, para acabar com classe média. Basta um descuido para perder.

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein527011 ай бұрын

    Walfrido Warde é muito bom!

  • @senatori7703
    @senatori770311 ай бұрын

    Excelente, Breno, the Brave e Walfrido! Grande exposição!

  • @user-md1pz2jj3u
    @user-md1pz2jj3u11 ай бұрын

    Muito bom!

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein527011 ай бұрын

    Excelente!

  • @omundi

    @omundi

    10 ай бұрын

    Obrigado 😃

  • @Rotinasdamah531
    @Rotinasdamah53111 ай бұрын

    👏👏👏muito boa live ,obrigado Breno Altman!!!!!

  • @omundi

    @omundi

    11 ай бұрын

    Nós que agradecemos!

  • @wellingtonbaptistadefiguei5890
    @wellingtonbaptistadefiguei589011 ай бұрын

    Walfrido, eu gostaria de ver a elite brasileira pensando no desenvolvimento e crescimento do país, porém, dado a história desta elite que explora o país sem piedade , tenho minhas dúvidas se isso poderá ocorrer!

  • @brunomenesesadvogado
    @brunomenesesadvogado8 ай бұрын

    Excelente live!

  • @allanrocha5914
    @allanrocha59147 ай бұрын

    Juros absurdos que estrangulam o povo. Agora os bancos que pagam as campanhas políticas e agora os governantes estão retribuindo a ajuda. Lamentável.

  • @edineipinheiro5765
    @edineipinheiro57658 ай бұрын

    Uma entrevista muito bem conduzida. Parabéns pelo conteúdo.

  • @GianPedrosa
    @GianPedrosa8 ай бұрын

    Walfrido grande mestre!

  • @kalado153
    @kalado15311 ай бұрын

    Legaliza 🌞🌱🐸

  • @henriquepizzolato7367
    @henriquepizzolato736711 ай бұрын

    Bom dia Breno

  • @ronnieporto7001
    @ronnieporto70018 ай бұрын

    Primeiro atraso perdeu a casa ou carro

  • @lindasolar5386
    @lindasolar538610 ай бұрын

    IREE?

  • @omundi

    @omundi

    10 ай бұрын

    Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

  • @NeupcTec
    @NeupcTec7 ай бұрын

    Atrasou... perdeu mané!

  • @user-vl3qh4vy2h
    @user-vl3qh4vy2h5 ай бұрын

    Lul(e) sancionou com muita alegria.

  • @marijoiamenes103
    @marijoiamenes10311 ай бұрын

    Vc esqueceu de mencionar que é um dos mais fortes financiadores do Golpe, junto ao general Etchegoy, a partir do instituto IREE

  • @OzFalchi

    @OzFalchi

    11 ай бұрын

    Desculpe, mas não é assim não! O referido general foi chamado APÓS o Golpe. Na prática, foi chamado às falas para falar sobre seu lado da História - que todos sabem que não é lá muito bonito - e, então, enquadrado pelo IREE na defesa da Democracia. - Não que eu não tenha também minhas críticas a essa Democracia. O IREE é um Instituto respeitável.

  • @marciosoares427

    @marciosoares427

    9 ай бұрын

    Não houve golpe nenhum em 2016. Aquilo lá foi uma destituição política da presidenta, em razão da queda vertiginosa da popularidade da presidenta. Quando aconteceu conservadores, reacionários e liberais "esticaram a corda".

  • @marijoiamenes103
    @marijoiamenes10311 ай бұрын

    O Opera Mundi vendeu pro IREE?

  • @marciosoares427
    @marciosoares4279 ай бұрын

    Num país como o Brasil o crédito não barateia e/ou se torna abundante por causa de leis. Desconhecimento total da economia política capitalista dependente ("subdesenvolvida"). Vide os governos Lula. O Walfrido, entretanto, pareceu-me sincero ao tratar do mau funcionamento da justiça brasileira em geral.

Келесі