Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)

O assunto mais falado na internet hoje é a traição amorosa que sofreu a cantora Luisa Sonza. Luísa Sonza revelou que terminou o namoro com Chico Moedas. Após os rumores de crise entre o casal, a cantora confirmou o fim do relacionamento para Ana Maria Braga, no Mais Você desta quarta-feira (20).
O que a Filosofia tem a dizer sobre a traição? Traição é se envolver em relacionamento extraconjugal? Traição é desejar outra pessoa fora do relacionamento? É possível perdoar alguém que nos traiu?
Retomemos a tradição contratualista em Ética e em Filosofia Política para pensar essa questão que, a despeito de frequentar as colunas de fofoca (e quem sabe por isso mesmo), é tão comum na vida cotidiana de muitos.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefilosofia.com/men...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefilosofia.com.br/...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoefilosofia
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 50

  • @istonaoefilosofia
    @istonaoefilosofia10 ай бұрын

    O que a Filosofia tem a dizer sobre a traição? Traição é se envolver em relacionamento extraconjugal? Traição é desejar outra pessoa fora do relacionamento? É possível perdoar alguém que nos traiu? Retomemos a tradição contratualista em Ética e em Filosofia Política para pensar essa questão que, a despeito de frequentar as colunas de fofoca (e quem sabe por isso mesmo), é tão comum na vida cotidiana de muitos.

  • @ruipinto3499
    @ruipinto349910 ай бұрын

    Victor, você está se transformando num filósofo, dono das suas ideias, não um mero repetidor. Tem sido um longo caminho de estudo e dedicação a que temos assistido, e o fruto está aí. O exercício de hoje foi brilhante. É claro que alguém podia dizer que o perdão da traição não tem nada a ver com segurança e fortaleza, mas que é atitude de corno manso. Mas isso é outra conversa. A reflexão de hoje foi notável!

  • @lucilamoraes6640
    @lucilamoraes664010 ай бұрын

    Prof. Raramente comento em canal de youtube, mas tive que abrir essa exceção pra dizer: primeiramente, que rapidez em postar sobre o assunto da Luiza, parabéns a tod@s envolvidos kkkkkkk e segundo que estou muito feliz em ter descoberto seu canal, ja estou maratonando a playlist da historia de filosofia e terminei agr os filosofos pré-Socráticos, obrigada!! ❤

  • @luanrodolfo
    @luanrodolfo10 ай бұрын

    14:20 essa parte foi perfeita! Me lembra a Genealogia da Moral, que o forte não se envenena com a ofensa porquê ele "esquece ativamente".

  • @bernardocastro7013
    @bernardocastro701310 ай бұрын

    Muito bom trazer filosofia pra esses casos banais que acontecem na vida de todo mundo... eu entendo que só há perdão quando aquilo que nos causou mal não mais nos afeta. Podemos até dizer que perdoamos, pois é uma atitude nobre, mas o perdão verdadeiro só existe quando o mal que foi feito não tem mais efeito em nós. Daí a escolha pessoal livre que é o perdão, se quero ou não perdoar.

  • @leotrrocha4221
    @leotrrocha422110 ай бұрын

    muitissimo interessante, nunca tinha pensado que "dar a outra face" tivesse esse significado

  • @daianyamour3263
    @daianyamour326310 ай бұрын

    AMO ESSE CANAAAAL

  • @eduardobrito4181
    @eduardobrito418110 ай бұрын

    To assistindo todos os vídeos muito boa as aulas, ja lançou acabou de sair a notícia

  • @l_apns_
    @l_apns_10 ай бұрын

    Obrigado professor, isso me fez repensar sobre a traição..e sobre uma ""traição""" que sofre há um tempo atrás

  • @Andersonsilva-lr1pb
    @Andersonsilva-lr1pb10 ай бұрын

    Acho que não devemos confundir perdoar com reconciliar.

  • @vida3170
    @vida317010 ай бұрын

    Tem nada haver com perdão...! Perdoar é libertar a mente perdoar a si mesmo principalmente ! Continuar com a pessoas ou não é escolha de cada um! Cada circunstancia um julgo diferente, confiança se quebra sim ...mas perdoar é fundamental pra que siga a vida mais tranquila e sem perturbação

  • @marcelostradtmann9405
    @marcelostradtmann940510 ай бұрын

    Assim... éé... com licença! Só para fins de conhecimento, sou professor de História, mas estudo Filosofia por interesse. Assim... sempre acompanho o canal. Quero deixar notificado que, quando estou boas, consigo entender bem melhor. Porém, encontro-me bastante chapado neste instante, e gostaria de deixar registrado... bom é melhor eu ir. Desculpe os equívocos gráficos, estou chapado. O canal é top!!! Boa noite.

  • @hildeneusalopes5149
    @hildeneusalopes514910 ай бұрын

    Resumir meu conceito sobre os vídeos dele,em perfeito! Para logo falar o quanto ele esse homem é lindo e elegante ❤

  • @alexazevedo3678
    @alexazevedo367810 ай бұрын

    A conduta história da pessoa como requisito para celebrar e cumprir um contrato

  • @athayna777
    @athayna77710 ай бұрын

    O futuro é imprevisível, mas eu não perdoaria porque me conheço o suficiente pra saber que há situações em que eu não me submeteria pois não sofro de dependência emocional. Não suporto e nem suportaria conviver com a desconfiança e/ou insegurança. Não conseguiria viver em paz! E é nessa de perdoar que muitas pessoas machucam a si mesmas e depois vão pra terapia culpar o outro. Temos o direito de escolha!!! Se a pessoa escolheu continuar se dilacerando o problema é dela que acreditou em segunda chance e ofereceu a outra face pra se fuder em nome do "amor" (leia-se dependência emocional). Em tempo: uma pessoa acabou me confessando agora há pouco que traiu o noivo. O mesmo noivo que não queria reatar o namoro (que estava recente) pq as pessoas em volta falavam sobre o passado dela (não foi sobre traição). Depois de algum tempo ele decidiu reatar. Ainda a defendi falando que o passado não importava mas sim o presente e que ela estava disposta a compartilhar a vida com ele e respeita-lo... E agora na primeira oportunidade ela não perdeu tempo. Ele não sabe, talvez ainda... Casamento marcado, desembolsando uma puta grana que ela nem tem e vários contratos, apenas pra fazer um destaque no Instagram e ter o status de casada. Eu acho que sou de outro mundo mesmo...

  • @swarolis
    @swarolis10 ай бұрын

    Tua autoestima é tão alta que uma traição não te atinge VS Tua autoestima é tão baixa que uma traição não te atinge 😂

  • @renannascimento9517
    @renannascimento951710 ай бұрын

    Meu maior medo ao entrar numa relação é trair e ser traído, claramente não tenho autoconfiança jkkkkkk

  • @verdadehonra
    @verdadehonra10 ай бұрын

    Tem um forró que diz: cristal quebrado não cola jamais

  • @wescleyfernandesaraujofrei9146
    @wescleyfernandesaraujofrei914610 ай бұрын

    Esse livro do Rawls é excelente

  • @WagnerLollago
    @WagnerLollago2 ай бұрын

    Faltou uma abordagem sobre o traidor em si .

  • @kamilacosta7457
    @kamilacosta745710 ай бұрын

    Excelente explanação do conteúdo. Gostaria só de expor minha opinião sobre " o espanto da promessa". Realmente não temos como prever o futuro e é por isso mesmo que existem os contratos por escrito para causar tal segurança entre ambos. Porém quando a pessoa está comprometida com um relacionamento e com o que ela prometeu como por exemplo ter uma relação monogâmica ela fará todo o possível para manter essa próxima dia a dia. Tudo é questão de escolha, a pessoa que escolheu hoje ser fiel pode fazer a mesma escolha todos os dias e assim manter sua promessa. Quando alguém quebra isso é porque ela deixou de se comprometer em algum momento e antes de trair poderia terminar um relacionamento e assim não causaria tanto dano emocional a quem acreditou na promessa. Naturalmente não seria bom depositarmos tanta expectativa no outro visto que não temos controle sobre o que ele fará e quanto maior nossa expectativa maior nossa frustração, porém não saber sobre o futuro não deve ser usado como desculpa para justificar uma traição.

  • @Feragapit

    @Feragapit

    10 ай бұрын

    Comentário inteligente e completo.

  • @kamilacosta7457

    @kamilacosta7457

    10 ай бұрын

    😊

  • @leandroassuncao9739
    @leandroassuncao973910 ай бұрын

    o perdão também pode ser uma questão de não manter rancor da pessoa, assim como você disse"quebrar o ciclo", porém não é preciso continuar num relacionamento mesmo com o perdão, pode ser o contrário de dar a outra face porque você não estará mais ali oferecendo o rosto, mesmo assim o ciclo se fecha

  • @user-pz7kd9gn4t
    @user-pz7kd9gn4t10 ай бұрын

    Gostei do ponto de vista. 👏👏 traição pra mim é mentira. Desde que a gente converse antes tá tudo certo.

  • @Cruzdeprata19
    @Cruzdeprata1910 ай бұрын

    Então os casais abertos não traem entre si? Eles estabelecem que ambos os lados irão se envolver com qualquer um e ainda assim ficarão juntos?

  • @heirimenezes2251
    @heirimenezes225110 ай бұрын

    Insight de hoje: O relacionamento aberto Só se tornou uma questão quando as mulheres começaram a demandar os mesmos privilégios. Antes quando era só o homem está tudo ok

  • @vanessafuriati4948
    @vanessafuriati494810 ай бұрын

    Professor, achei muito interessante essa reflexão sobre a promessa. Aí parei para analisar sob esse mesmo ângulo e de alguma forma os contratos não estão imbuídos de promessas a longo prazo? Porque eles, de certo modo, são um atestado de previsibilidade de como vou agir, por quanto tempo vou agir, etc. Ou estou equivocada?

  • @kamilacosta7457

    @kamilacosta7457

    10 ай бұрын

    Exatamente. Falei sobre isso mais acima num comentário. O lado bom de termos essa clareza sobre a promessa é que podemos baixar nossa expectativa com relação ao outro. Não esperar tanto, não nos dar a certeza que vai ser assim como prometeu. Assim ao baixarmos a expectativa diminuímos nossa frustração caso ocorra.

  • @brunagc1368
    @brunagc13685 ай бұрын

    👏👏👏👏👏

  • @Wolverine_capoeira
    @Wolverine_capoeira10 ай бұрын

    quais livros de filosofia vc acha que são indispensáveis para estudantes de direito ?

  • @JoseCarlos-so5bp
    @JoseCarlos-so5bp10 ай бұрын

    Se uma pessoa está em um relacionamento com outra pessoa, e passa a dar as costas para essa pessoa e se relacionar com uma terceira pessoa sem o consentimento da primeira, está configurada uma traição, não há o que relativizar.

  • @leandroassuncao9739

    @leandroassuncao9739

    10 ай бұрын

    Pode haver a gente de relativizar porque dependendo da situação como no próprio exemplo da geração anterior onde o marido traia a esposa e não era considerado traição. Não existe resposta certa.

  • @JoseCarlos-so5bp

    @JoseCarlos-so5bp

    10 ай бұрын

    @@leandroassuncao9739 A relativização está destruindo a nossa sociedade, inclusive os relacionamentos. Hoje tudo é relativo. Na geração anterior, o adultério (traição) não somente era considerado um fato grave como, inclusive era considerado crime, punível com a pena de detenção de 15d a 06m.

  • @math4967

    @math4967

    5 ай бұрын

    ​@@JoseCarlos-so5bp pelo oq sei também tinha lei que se a mulher traísse seu marido, ele poderia executar ela e o amante para o restabelecimento de sua honra

  • @evertondesantana729
    @evertondesantana72910 ай бұрын

    Pra mim a ética é quase sempre contextual. Então sim, eu perdoaria uma traição, mas dependerá do contexto. Colocando em abstrato a nossa tentação é sempre afirmar categoricamente sim ou não. Enquanto homem hétero, a nossa cabeça é sempre pensar que a traição será com outro homem, mas se for com uma mulher, a reação será outra. Se for com uma mulher muito bonita, será outra. Se for com uma mulher trans, será outra e assim por diante. Essas coisas variam.

  • @rogeriogoncalves1253

    @rogeriogoncalves1253

    10 ай бұрын

    Depende qual homem hetero e sua filosofia de vida, nem todos sao iguais.

  • @marcoantoniojacui
    @marcoantoniojacui10 ай бұрын

    A monogamia não parece ser o mais corriqueiro no tempo de existência da espécie humana. Relacionar o ato sexual com a gestação é muito recente. Primeiro desenvolvemos a linguagem ao longo de dezenas de milhares de anos. O modo de vida nessa maior parte da existência de nossa espécie é desconhecido. Só muito recentemente, com a escrita e a agricultura desenvolvemos ideias complexas como a da família em sociedades complexas. Possuir o corpo de alguém me parece um conceito tão estranho como a suposição de que podemos prometer o incerto e indeterminado ser do futuro que iremos nos tornar a alguém. Tudo muito confuso e recente.

  • @bernardoj54

    @bernardoj54

    10 ай бұрын

    Na verdade, não apenas a linguagem é presente em várias espécies, como especificamente a língua humana já existe desde que os primeiros membros da nossa espécie surgiram, e nas espécies que deram origem à nossa provavelmente já havia também algo nesse sentido. O que mudou foi o registro dessa língua, através da escrita (que marca a separação da pré-história e história).

  • @marcoantoniojacui

    @marcoantoniojacui

    10 ай бұрын

    @@bernardoj54 o que você diz está correto. Mas isso não tem relação com o efeito reflexivo de pensar o próprio pensamento através da linguagem e produzir conceitos e valores. Nós sabemos, por inferência, que existem sentimentos. Mas só os conhecemos em nós mesmos. Daí cremos que os outros sentem como sentimos. Também costumamos pensar que nossos sentimentos conduzem nossos atos. Daí concluimos que os outros fazem o mesmo. Então é precisamente a diversidade de comportamentos que parece sustentar que podem ter existido valores e modos de vida muito diferentes dos nossos. Projetar nas formas de linguagem dos animais, algo como ciúmes ou o sentimento de posse sobre o corpo de seus semelhantes é um salto enorme. Acredito que as pessoas sofrem pelo mero comportamento das outras. Criamos valores e expectativas decorrentes deles. Mas isso se dá num contexto de imensa variabilidade. Eu realmente gosto de pensar numa era humana em que a sexualidade foi exercida em bases completamente diferente da que fazemos agora. A existência de pessoas que se amam e se cuidam para além dos padrões do comportamento sexual de cada um é alentadora.

  • @marcoantoniojacui

    @marcoantoniojacui

    10 ай бұрын

    @@bernardoj54 Então, o patriarcado, como forma de ordenamento de relações sociais, é confuso, recente e específico. É o tipo de modo de vida que pode tornar impossível a adaptação a condições de existência em constante mudança. Nós somos uma espécie sobre pressão evolutiva. Ou criamos modos de vida ou deixamos o palco da vida num piscar de olhos.

  • @marcoantoniojacui

    @marcoantoniojacui

    10 ай бұрын

    Essa moça está sofrendo pela frustração de uma expectativa, em termos do padrão de comportamento sexual de seu parceiro. A mera quebra de um contrato não seria razão para o sofrimento. Bastaria executar a cláusula que permite a ruptura. O fato é que há afeto pelo que ele seria ou prometeu ser. Mas não pelo de fato não é, como seu ato demonstra. Ou seja, sentimos muita dor pelo outro não ser o que é, e em acordo com nossa expectativa. Mas amar implica numa assimetria insuperável. Você entrega sem a certeza de ser retribuído. Trata-se do efeito de o futuro ser absolutamente indeterminado de nossa perspectiva. A despeito disso, somos capazes de gestos amorosos incessantemente. Sem esses atos sequer podemos efetuar nossa humanidade no sentido biológico. Então, condicionar a absoluta retribuição a entrega de nossa energia vital em gestos amorosos e plenos de gratuidade é um preconceito. Na prática, isso nem é tão comum. O fato desse preconceito ser quase universal em nosso atual modo de vida não o torna mais do que um modo a mais. A verdade é que o amor que sentimos coincide com o cuidado que devotamos aos nossos afetos, para muito além de recompensas ou retribuições. O amor incondicional não é raro.

  • @juracisouza9498
    @juracisouza949810 ай бұрын

    E porque PRETA Gil, que tinha um casamento aberto, fazia trizal com aquela estilista juntamente com o marido.....mesmo assim se sentiu traída.....ela apresentou ao rapaz uma liberdade com muita libertinagem.....e depois foi até a mídia reclamar de traição ? Um pouco demais pra mim.....😮

  • @Jeannnnf

    @Jeannnnf

    8 ай бұрын

    Porque no Brasil o certo é errado e o errado é certo.

  • @Tapuia_
    @Tapuia_10 ай бұрын

    Chifre filosófico

  • @otavio555
    @otavio55510 ай бұрын

    Ainda bem que o professor diz que "isto aqui não é filosofia", pois é sofisma, onde se relativiza tudo. Seria interessante que ele começasse pelos jusnaturalistas, ou pelos clássicos, pela ideia de transcendente, da verdade por participação, enfim, para depois chegar nos sofistas modernos, exatamente contra quem Sócrates se volta e cria a filosofia no período da antiguidade clássica.

  • @ABrakdabr4
    @ABrakdabr410 ай бұрын

    Chico sonso 😂😂😂 será a próxima música dela ! Feinho ele, banheiro sujo de bar 😂

  • @reginacaliman8616

    @reginacaliman8616

    10 ай бұрын

    Essa música, Chico, foi uma composição feita em parceria com meu sobrinho Bruno Caliman lá em LA.

  • @Claudi333
    @Claudi33310 ай бұрын

    Entendo o que o professor está falando mas para mim traição, que tem esse peso todo na palavra, não é ter relações extra conjugais, traiçāo pra mim é uma pessoa matar ou envenenar um amigo ou uma pessoa "amada", como foi o caso de Sócrates que foi traído por Meleto, e condenado à morte. deixando uma maçã para o querido professor. 🍎