Tim Maia (1970-1973) | Caravana do Delírio | Alta Fidelidade

Музыка

Se inscreva no canal Alta Fidelidade - bit.ly/1EhEIER
No vigésimo episódio do quadro "A Caravana do Delírio", eu e Tito Guedes falamos sobre a discografia de Tim Maia, lançada entre 1970 e 1973.
Discos:
"Tim Maia" (1970)
"Tim Maia" (1971)
"Tim Maia" (1972)
"Tim Maia" (1973)
Link para a compra do livro "Lado C: A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê" (Máquina de Livros) - amzn.to/3d5TIhA
Curta a nossa página no Facebook - / canalaltafidelidade
Nos siga no Twitter também! / altafidelidade0

Пікірлер: 47

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    O disco de 1972 de Tim Maia é como o Novo Aeon de Raul Seixas, os que menos venderam e seus melhores discos!!! É o disco com mais samples para Rappers. Pelo Amor de Deus tem uma versão Rap Gospel com participação de Péricles que está na trilha sonora de Turma do Ghetto antologica! A introdução de Me De Motivo foi inspirada na introdução de Sofre. Todas as músicas deste disco foram inspiradas na separação de JUDITE e mostrada no filme de Tim Maia. Lamento é maravilhosa!!! A que mais gosto é uma vinheta chamada RAZÃO PRA SAMBAR!!! Dá vontade de sair sambando após ouvir ela... O arranjo de O que Voce Quer Apostar é um dos melhores arranjos soul de toda a discografia do Tim Maia. Digna de Motown ou Stax!!! Canário do Reino foi o cansação das versõs soul do nordeste como citado aqui. É UM DISCO CONCEITUAL DA CORNITUDE (termo que ele gostava de citar) O MELHOR DISCO DESTA FASE!

  • @mikehenry4896
    @mikehenry4896 Жыл бұрын

    Luis & Tito tudo bem! meu tio foi parceiro por 30 anos do Tim, Fabio, daquele canção Stella, que tem a peculiaridade do eco, ele gravou as vinhetas da Radio Globo.

  • @musicaemdestaque3933
    @musicaemdestaque3933 Жыл бұрын

    A camisa do Stevie Wonder é perfeitamente apropriado para este vídeo, meu álbum favorito do Tim é o de 1980, uma pedrada de baladas com Lincoln e Robson dominando nos teclados, arranjos e guitarra. Minha música favorita é “I Love You, Girl” do raríssimo álbum em inglês dele de 1978, uma interpretação ímpar dele e um trabalho de bateria e do naipe de metais muito com o selo Stax Records de profundidade.

  • @andreiaelis01
    @andreiaelis01 Жыл бұрын

    Também lamento não ter tido a chance de ver um show do Tim Maia, seria muito divertido. No embalo do documentário recém-lançado na Globoplay, assisti o programa Ensaio da TV Cultura gravado há 30 anos atrás. Foi um grande achado!

  • @abelrcostat
    @abelrcostat Жыл бұрын

    Parei agora pra ver i vídeo e cobriram uma fase de ouro. É o maior artista solo brasileiro de todos os tempos, na minha opinião. Mesmo nos dois últimos anos de carreira, basta ver a voz dele. Intacta, depois de tantos exageros. Tim Maia sempre será IMENSO. Ótimo vídeo, Lui-Lui e Tito Guedes! Ps. caixinha de cd está difícil de achar, gentleza não quebrar. HAHA!

  • @mairtoff
    @mairtoff Жыл бұрын

    "A dor que você sente é tanta Que às vezes você deseja até morrer E desta dor nasce um ódio Um rancor Uma espécie de vingança Que eu agora vou cantar" Morrisey

  • @patricinha3467

    @patricinha3467

    Жыл бұрын

    Hahaha li os comentários antes de ver o vídeo, e agora entendi o que vc escreveu. Poderia muito bem ter sido escrita pelo "Moz" ❤️

  • @danielgranato9002

    @danielgranato9002

    Жыл бұрын

    HAHAHAHA

  • @mundo_cultural
    @mundo_cultural Жыл бұрын

    Mais uma caravana espetacular 😃😃. Tim Maia merece sempre ser reverenciado e estes primeiros álbuns dele mostram toda a sua contribuição para a brasilidade da música latina❤️. Vocês poderiam fazer uma parte 2 com o resto da discografia. Ah, e chorei de rir com o Louie Louie imitando o Tim Maia e o Tito derrubando o disco 🤣🤣🤣.

  • @paulovitorbins
    @paulovitorbins Жыл бұрын

    Estava esperando o programa!

  • @RonGroo-MzqSe
    @RonGroo-MzqSe Жыл бұрын

    A Caravana tá cada vez melhor. O Tito tá cada vez mais solto, mais natural... Isso dá uma fluidez ao programa que torna tudo muito agradável. Até artistas que não curto, como a Adriana Calcanhoto por exemplo, ficam muito palatáveis na conversa. parabéns.

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Mas o dia em que virei fã foi no meu aniversário de 14 anos em 07/10/1995, quando houve uma Ação Global da TV Globo na minha cidade e lá o DJ do evento era fanático por Tim Maia e passou mais de hora tocando na integra um cd de uma coletanea do Tim Maia. Dai começou a tocar Só Quero Dinheiro e eu: "Mas que música boa!", depois vinha Réu Confesso: "Cara... esta música é boa tambem". Gostava Tanto de Voce: "que samba bom!!!" Descobridor dos Sete Mares: "Preciso comprar este cd, urgente!!!" E foi assim que me tornei fã de Tim Maia. No ano seguinte, minha mãe ganhou de amigo oculto EXATAMENTE ESTA COLETANEA DE TIM MAIA, como ela sabia que eu gostava mais do que ela, ELA ME DEU DE NATAL ANTECIPADO ESTE CD!!!

  • @manujoker8768
    @manujoker8768 Жыл бұрын

    Grande e eterno TIM, MESTRE! Parabéns Luiz e Tito por mais um vídeo excelente!

  • @pedroauzier4943
    @pedroauzier4943 Жыл бұрын

    Amei o video! Parabéns pelo magnifico trabalho.

  • @CasadoSnoopy
    @CasadoSnoopy Жыл бұрын

    Legal ver conteúdo da primeira metade dos anos 70 nesse quadro. Isso é meio raro 😘

  • @marcelobarbosacezimbra4641
    @marcelobarbosacezimbra4641 Жыл бұрын

    Amo os 4 primeiros discos do Tim Maia. Mas, sem dúvida , o disco de 72 é o meu favorito. Ouço muito e ouço sempre, acho lindo e sofrido do início ao fim. São 4 discos geniais, sendo, as melhores canções A Paz do Meu Mundo é Você, Não Quero Dinheiro Só Quero Amar e O Que Me Importa! Lindo e genial!

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Tim Maia era um personagem nos anos 80 e onipresente embora pela biografia ele estivesse em baixa no fim dos anos 80. Minha primeira lembrança sobre ele foi uma esquete do TV Pirata que vi em 1989 (morri de rir, nunca mais revi e nem sei se tem no KZread) em que havia um tiroteio no morro carioca e os traficantes só podiam se comunicar através de letras de Tim Maia. Duas músicas que me lembro que tocaram na esquete era VALE TUDO (na cena do tiroteio dizendo que valia tudo por ali) e quando a policia chegou pedindo para se entregar os traficantes cantaram ( ME DE MOTIVO, PRA IR EMBORA...). Queria rever esta cena,.

  • @gilbertoramosfilho1630
    @gilbertoramosfilho1630 Жыл бұрын

    Gosto muito da fase Racional do Tim Maia, quando ele era leitor dos livros 📚 Universo em Desencanto.

  • @micaeloliveira1613
    @micaeloliveira1613 Жыл бұрын

    Meu programa favorito aos sábados. Achei q hj não teria

  • @danielgranato9002
    @danielgranato9002 Жыл бұрын

    São tão bons os 4 discos que o Tito fica com o segundo, o Felipe fica com o quarto e eu fico com o primeiro! Fase de ouro do síndico! Façam sobre o período racional!

  • @marciofernando679
    @marciofernando679 Жыл бұрын

    Curioso meu primeiro contato Tim Maia foi minha mãe comprou uma fita cassete de um disco chamado América acho que de 88 que tem o pede a ela pra voltar pra mim kk e depois na explosão início dos anos 90 com chama o síndico Tim Maia kkk depois aí ouvi quase tudo dele

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Outra sugestão de um livro fora de catalogo é a biografia do cantor FÁBIO chamado ATÉ PARECE QUE FOI UM SONHO (nome de um dueto de Fábio com Tim Maia de 1979 com direito a clipe do Fantastico). Segundo Fábio, ele vendeu os direitos do livro achando que o livro seria para embasar o livro de Nelson Motta, Mas acabou sendo a espinha dorsal do livro, mais do que o livro de Nelson Motta. E por isto o personagem de Fábio, interpretado por Cauã Raymond ganhou tanto destaque no filme. No livro, Fábio conta sua história até conhecer Tim Maia e como esta amizade trilhou sua vida até o que ele é hoje. No livro, mostra que Fábio foi o maior incentivador de Tim Maia dentro da Polydor. Fala sobre a noite da produção de Azul da Cor do Mar, sobre como Fábio no auge, cedeu seu apartamento para Tim Maia dormir enquanto gravava o primeiro disco. Tim Maia dormia em sofá estragado com uma mola solta que ele apelidou de dromedário por causa disto. O livro conta sobre a ascensão e queda de Fábio e como Tim Maia que teve Fábio como a pessoa que lhe estendeu a mão para ele ser o que é em 1969, nos anos 80, quando ele entrou em decadencia após o hit (junto com Tim Maia e Hyldon) chamado VELHO CAMARADA, viu Tim Maia lhe estender a mão lhe tirando da depressão e lhe dando a estabilidade que tem hoje. Fábio estava desempregado, separado da esposa, endividado e em depressão. Tim Maia o chamou para ser seu secretário e cantar nos shows em que ele não ia, e quando ia, abria os shows d eTim Maia. Depois que se estabilizou, seguiu sua vida e lhe é grato a Tim até os dias de hoje. Outra curiosidade sobre Fábio Stella, foi que seu maior sucesso pela gravadora Polydor se chamava STELLAAAA (com eco). Este eco chamou tanto a atenção e fez tanto sucesso, que a rádio Globo do Rio de Janeiro o convidou para fazer o mesmo eco gritando as clássicas vinhetas de futebol: VASCOOOOO - MENGOOOOO - NENSEEEEEEE- FOGOOOOOO ( a clássica vinheta BRASILLLLL que usamos até hoje em jogo da seleção e copa do mundo foi inspirado também em Fábio e gravado também pela rádio Globo, mas quem gravou foi DOALCEY CAMARGO) . Vinhetas clássicas até os dias de hoje!! Porém, quando estava com problemas financeiros, Fábio entrou com processo contra a Globo por usar por vários anos as vinhetas sem pagar pelos direitos autorais da gravação. A Globo para não pagar os direitos... RETIROU AS VINHETAS DO AR!!! (por isto não se ouve mais aquelas vinhetas clássicas em transmissão de futebol pela rádio...) O prestigio de Fábio dentro da gravadora fez com que ele indicasse um amigo pra gravar por lá e aceitaram fazer o teste. O AMIGO ERA TIM MAIA!!! E foi durante este teste que Nelson Motta procurando repertório para Elis Regina o ouviu. E é aí que entra o contexto de Nelson Motta, Elis Regina, Thes Are The Songs e o primeiro disco de Tim Maia citado neste video...

  • @dreamland7661
    @dreamland7661 Жыл бұрын

    Tim Maia, atropelava todos, eterno monstro do SOUL BR. Ninguém segurava ele, nosso eterno JAVALI DA MÚSICA BRASILEIRA!!! 🐗

  • @jacquelinelima7327
    @jacquelinelima7327 Жыл бұрын

    O Tim, ouço desde criança e não me lembro da primeira música que ouvi dele. Me lembro daqueles comerciais da Rider, nos anos 90, Tim cantando Como Uma Onda , do Lulu Santos. Tim conseguiu ser popular, com qualidade.

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    A história de Azul da Cor do Mar aconteceu no apartamento do cantor Fábio Stella. Fábio levou duas mulheres para o apartamento e uma era para Tim Maia, mas a mulher se recusou a dormir com Tim, por acha-lo feio e ele não ser famoso. Assim Fábio acabou transando com as duas no quarto e Tim teve que se recolher a sala triste com o que tinha acabado de acontecer. Ele pegou um violão, mirou no poster do calendário 1969 com a foto citada e tudo que saiu na letra era o que aconteceu aquela noite. A cena sobre "Uns nascem pra sofrer enquanto outro rir" foi justamente sobre esta noite do Fábio ter dormido com duas mulheres e ele na vontade sem ninguem sofrendo. Na manhã seguinte, Fábio perguntou a Tim como ele passou a noite e Tim respondeu cantando AZUL DA COR DO MAR!!! Fábio ficou tão maravilhado com o que ouviu, que assim que terminou de escutar convenceu ali mesmo sair para ir ao estúdio (os dois eram da Polydor) fazer uma demo daquela música para registrar aquele momento. No filme, Fábio foi interpretado por Cauã Raymond.

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Na segunda seguinte a morte de Tim Maia, a Rádio Cultura FM de Brasília, voltou da voz do Brasil as 20 horas e em vez de um minuto de silencio, transmitiu na integra o o disco ao vivo de Tim Maia, como se ele tivesse voltado e feito um show antes de partir, para só assim se despedir. E só depois do fim do cd a programação retornou...

  • @affonsocelsodemirandaneto7751
    @affonsocelsodemirandaneto7751 Жыл бұрын

    A Dobradinha TIm Maia e Jorge Ben no Circo no início dos anos 90 era um clássico! Foram vários shows, perdia a conta de quantas vezes vi o Tim. E teve em 92 um show no Arpoador sensacional tb! Alô Vitória Régia, chama o síndico que é funk de primeira!!

  • @antoniocarlossouza3059
    @antoniocarlossouza3059 Жыл бұрын

    Parabéns pelo vídeo...!!! Excelente...!!!

  • @mikehenry4896
    @mikehenry4896 Жыл бұрын

    Na casa do cantor Fabio, do post abaixo Fabio e o prorprio empresario haviam viajado para compromissos do primeiro. E enquanto o Empresario Glauco Timoteo e o proprio Fabio se divertiam TIm chorava na sala. E numa dessas viagens um poster de uma mulher em uma praia do Taiti inspirou Tim a compor Azul da cor do mar.

  • @eliasborges1294
    @eliasborges12947 ай бұрын

    O supra sumo da música no mundo inteiro foi feito entre 1966 e 1972 um pouco pra mais um pouco pra menos. Grandes discos nessa época foram produzidos cada qual ao seu estilo e sonoridade .

  • @arthuranibal1415
    @arthuranibal1415 Жыл бұрын

    Agora falta uma Caravana do Roberto… Discografia dos anos 70. Os melhores discos dele(e melhores da MPB) estão lá. Fica a dica…

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Se o livro do Nelson Motta é bom... OUÇAM O AUDIOBOOK NA VOZ DE NELSON MOTTA!!! É hilário!!! E no audiobook ele complementa informações que não pode ser incluido na versão do livro. Tanto que depois do audiobook, eu só consigo agora imaginar a voz de Tim Maia falando, com a voz de Nelson Motta rsrsrs. É longuissimo, mas é viciante!!! E não dá vontade de parar e que termine de tão sensacional que é a vida de Tim Maia.

  • @danieldaniel2
    @danieldaniel2 Жыл бұрын

    🔥🔝🎶

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Procure a contracapa do vinil Mutantes - Jardim Elétrico. O disco é dedicado a Tim Maia!!!

  • @renanfarias5416
    @renanfarias5416 Жыл бұрын

    Sobre as reedições, a polysom lancou os álbuns 1970, 71 e 73. Pularam o 72

  • @renarga6886
    @renarga6886 Жыл бұрын

    Tim Maia era um gênio! 😍 Pena que demorou tanto a ser reconhecido. 😐

  • @edsantos6230
    @edsantos6230 Жыл бұрын

    Mandou bem 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @antoniocarlossouza3059

    @antoniocarlossouza3059

    Жыл бұрын

    Parabéns, Bruno.. !!! Muito apropriada homenagem ao Tim Maia...!!!

  • @evaldomalaquias8161
    @evaldomalaquias8161 Жыл бұрын

    A primeira vez que ouvi "não quero dinheiro", foi quando a Marisa Monte foi ao Jô Soares falar sobre seu recém lançado disco de 1991, mas na hora da canja, cantou 2 músicas que não estavam no disco, mas no show: não quero dinheiro e I Can See Cleary. Curiosamente, ambas voltaram a ser sucesso após isso. A primeira na gravação original e a segunda, na versão de Jimmi Cliff.

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    38:06 a coletanea citada é um disco de ótimas regravações de Tim Maia chamada ROMÂNTICO! Este disco foi lançado para aproveitar o sucesso de Não Quero Dinheiro. E na canção citada pelo Luis, havia um medley onde ele cantava com o mesmo ritmo: Meu País, Chocolate e terminava com Não Quero Dinheiro. Esta versão tocou muito nas rádios pois se procurava o sucesso do momento. O problema de tim foi que colocaram na novela Renascer desde mesmo disco ESTA TAL FELICIDADE e Tim Maia iria lançar o disco no Faustão. Seria a apresentação apoteótica de Tim Maia para voltar a ser o maior cantor do país. MAS TIM MAIA NÃO APARECEU!!! Revoltado, Boni fez um memorando e proibiu que Tim Maia pisasse novamente os pés na Globo. E com isto sem a devida divulgação, Tim Maia fez sucesso estrondoso nas rádios, mas o disco sem divulgação não aconteceu...

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    Quanto a cena da humilhação de Tim Maia que virou cena de filme e tudo. Renato Barros foi o primeiro que revelou que quem tinha sido foi Carlos Manga. Na ocasião, ele foi dar entrevista sobre sua biografia e como fundou o Renato e Seus Blue Caps e disse que foi convidado para refazer as guitarras da fase da jovem guarda do filme do Tim Maia. Ele perguntou por que, e responderam que em vez de pedir para alguem imitar o original, por que não trazer o original? E isto fez ele ver o filme em primeira mão para poder tocar em cima da gravação do filme e quando chegou esta cena, ele chegou a dizer pro diretor que não era bem assim, pois ele estava lá no dia... e foi assim que ele revelou quem foi e como foi ao diretor... mas evitaram colocar quem foi para não dar muita polemica (embora o fato de negar ser Carlos Manga, respingou em Roberto Carlos...).

  • @MLima97
    @MLima97 Жыл бұрын

    A camisa do Stevie Wonder é bonitaça! ❤ O “filé” vamos dizer assim, da obra do Tim é essa fase da década de 70. Depois que entrou Michael Sullivan e Paulo Massadas na jogada, ficou muito brega 😅😅😅. Dos anos 80, o álbum que eu gosto é o “Nuvens” (1982), ele na minha modesta opinião, é tão bom quanto o primeiro lançado pelo Tim Maia.

  • @Dapipocapopai_
    @Dapipocapopai_ Жыл бұрын

    Faz parte dois da discografia do kiss pfv

  • @raphaelruiz5239
    @raphaelruiz5239 Жыл бұрын

    Por favor LFC, aonde achar essa camiseta? rs

  • @2everaldo
    @2everaldo Жыл бұрын

    ESSA HISTÓRIA DO ROBERTO E DO TIM.TEM VÁRIOS EPISÓDIOS. NA VDD, MT GENTE AJUDOU O TIM, ENTRE ELES O ROBERTO...

  • @rogeriunb07
    @rogeriunb07 Жыл бұрын

    O disco de 1972 não aconteceu um dos motivos é que ele foi boicotado pela POLYDOR depois de um fato ocorrido com Rita Lee em 1972. Chateada por não ter seu segundo disco (o que foi gravado junto com os mutantes), ela foi reclamar na diretoria da Polydor. No caminho encontrou Tim Maia. Tim Maia não tinha o que fazer, acompanhou Rita, e ao não encontrar o dono da gravadora, quebraram o escritório todo. Coincidencia ou não o disco de 1972 de Tim Maia não foi divulgado, e o disco em inglês até hoje, 50 anos depois, nunca saiu. Procure a contracapa do vinil Mutantes - Jardim Elétrico de 1971. O disco é dedicado a Tim Maia!!! Baurets era o apelido que Tim Maia deu para maconha. Ele tinha um esconderijo na gravadora para fumar escondido e de vez em quando os Mutantes iam lá para fazer o mesmo. E foi esta a inspiração para o nome do disco: MUTANTES E SEUS COMETAS NO PAÍS DOS BAURETS (maconha) de 1972. Mesmo ano do disco boicotado de Tim Maia e do disco boicotado de Rita Lee...

  • @niehendrix5120
    @niehendrix5120 Жыл бұрын

    Sim. Eu conheço a discografia dos 2 e o tim maia foi muito melhor que o roberto como artista e cantor. O Roberto Carlos foi melhor na questão comercial e pop, mas obviamente ele tem várias músicas muito boas( contando as parcerias com erasmo e tim). Mas o grande defeito do tim maia era o próprio Tim Maia.

Келесі