No video

The Bicycles and the City - Documentary

During the 20th century, in Joinville city, Brazil, experience a phase of intense industrialization, receiving thousands of migrants in search of work. During this period, as used bicycles, or the main means of transport for the population, make Joinville known as the "City of Bicycles". But that title didn't last forever!
FELLIPE GIESEL
script, direction, production, and editing
EDUARDO HOFFMANN
cinematography, capture and audio treatment
CHEILA WIGGERS
ERNESTO ZANELLA NETO
GUIDO GELBCKE
JADER RAMPINELLI
cameras (images provided)
VINÍCIUS FERREIRA (eutambemsouze)
original soundtrack, guitar, guitar and bass
LUCAS MACHADO
drums and percussion
TOMAZ SÃO THIAGO
clarinet
PEDRO DA COSTA
flute
LEO AQUINO (Studio Cacupê)
clarinet and flute recording
ALINE PEREIRA
textual review
WILLIAN GIESEL SILVA
marketing coordination
-
This work was carried out with the sponsorship of the Municipality and the Cultural Foundation of Joinville through the Municipal System for Development through Culture (SIMDEC).

Пікірлер: 60

  • @jhonesconrado
    @jhonesconrado3 жыл бұрын

    ótimo documentário. Moro em Fortaleza e dos últimos 4 anos pra cá tenho visto a cidade ficar lindamente adaptada para bikes. Estou amando isso. Pelo menos uma vez por semana vou pra praia de bike, 60km a ida mais a volta.

  • @PedroSantos-tg7pj
    @PedroSantos-tg7pj3 жыл бұрын

    Show esse documentário!!!

  • @user-fp5bm9of8e
    @user-fp5bm9of8e Жыл бұрын

    que Documentário SENSACIONAL

  • @ismarview
    @ismarview4 жыл бұрын

    Olá, estou maravilhado com esse documentário. Sou ciclista desde a minha primeira barra forte que ganhei aos 10 anos vivendo em Barretos e até hoje sou um apaixonado por bikes. No vídeo onde anuncia a chegada da VW ao Brasil isso pra mim foi o fim da adoração a bicicleta, desculpem aos amantes do Fusca mas foi ele o responsável por criar a zona de conforto. Trouxe empregos mas ao mesmo tempo isso era apenas o começo para as pessoas entrarem de vez em um carrão e se tornarem escravos das 4 rodas e com isso, perder a qualidade na saúde. Nos vídeos da época muito difícil ver alguém obeso por conta das bicicletas que dava qualidade de vida para eles. Talvez agora por conta dessa pandemia mude um pouco o sentido disso. Parabéns!

  • @filmscars1262
    @filmscars12622 жыл бұрын

    Excelente vídeo, pois amo pedalar e bicicleta é vida....... Forte Abraços

  • @andremardock
    @andremardock2 жыл бұрын

    Falas mais que necessárias e adorei as pontuações históricas. Muito rico...Parabéns e obrigado por compartilhar a obra.

  • @kasaun7243
    @kasaun72434 жыл бұрын

    Todo mundo deveria ver esse lindo documentário. Deveria passar na TV.

  • @anarita9882
    @anarita98823 жыл бұрын

    Excelente documentário 👏👏👏

  • @jwrdwnn
    @jwrdwnn2 жыл бұрын

    que filme massa!! sou de joinville e infelizmente nunca tinha visto isso antes

  • @givanildovieira3738
    @givanildovieira37382 жыл бұрын

    um documentario desse tão lindo, e importante merecia um premio, o que mais me intristesse é ve a quantidade de like que teve. 16039 que visualizaram, era para ter bastante like, mas ja sei muitos não aprovam a ideia de documentario e muito menos a mensagem importante que passa para cada cidadão, é uma pena.

  • @Vicentese
    @Vicentese6 жыл бұрын

    Ontem tive a oportunidade de Assistir este excelente documentário, em uma Sessão de Cinema em Volta Redonda. Fiquei muito emocionado. O Filme tem tudo a ver com a minha cidade. Como éramos tão em evoluídos e não sabíamos. Muito obrigado pela oportunidade. Abs

  • @RDSGabrielGamer
    @RDSGabrielGamer4 жыл бұрын

    Hoje meu avô Renato Saramento não está mais entre nós, obrigado por manter viva essa lembrança.

  • @takemichynho494

    @takemichynho494

    4 жыл бұрын

    Saldades do nosso vô

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    4 жыл бұрын

    Triste em saber de seu avô Gabriel. Foi um grande prazer poder conhecê-lo e ouvir suas histórias. Meus sentimentos a você e toda família!

  • @anarita9882

    @anarita9882

    3 жыл бұрын

    Lembranças lindas do seu avô. 👏👏👏

  • @fabiofranco1969
    @fabiofranco19693 жыл бұрын

    Acabei de assistir em março/2021....excelente documentário ..sou ciclista em São Paulo - Capital...e o que falta realmente ao brasileiro é EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO....e RESPEITO AO PRÓXIMO...

  • @alexdefreitasdefreitas1756
    @alexdefreitasdefreitas17564 жыл бұрын

    Aki de Belo Horizonte MG gostamos muito desse documentário

  • @SuperPaparazzi2010
    @SuperPaparazzi20102 жыл бұрын

    Sorocaba,03 de Janeiro de 2022. Estamos ainda na pandemia da COVID 19, e suas variantes. Precisamos mais do que nunca de políticas públicas a favor dos ciclistas e implantação de ciclovias nas cidades. Esse documentário é TOP. A cidade de AFUÁ-PA é a atual cidade das bicicletas. Nem moto é permitido na cidade. Precisamos usar mais a bicicleta.

  • @ageupontes5607

    @ageupontes5607

    2 жыл бұрын

    Opa... Sorocaba? Somos conterrâneos,a bike salva

  • @elvisfeitaslima7378
    @elvisfeitaslima73784 жыл бұрын

    Torcendo por Joinville, que volte a ser, uma verdadeira cidade das bicicletas. E daqui de Fortaleza travamos nossa luta, pela mobilidade ativa, estamos juntos. Ótimo documentário, parabéns !!!

  • @joaodamascenoufc

    @joaodamascenoufc

    3 жыл бұрын

    Em Fortaleza creio que o maior desafio é trazermos mais pessoas para ocuparem as ciclovias/ciclofaixas já existentes. Algumas são bastante densamente ocupadas como a da Bezerra de Menezes/Mister Hull, mas infelizmente temos muitos espaços não ocupados e são esses os focos de discórdia tais como: _Olha aí, trânsito parado e toda uma faixa ocupada por ciclofaixa e nenhum ciclista..._ É uma pena, mas agora é isso; chamarmos os ciclistas de fim de semana para ocuparmos as vias já existentes se não quisermos perder pelo menos o que já foi conquistado.

  • @elvisfeitaslima7378

    @elvisfeitaslima7378

    3 жыл бұрын

    Entendo, mas acredito que ciclovia e ciclofaixa, devem ser vistas e entendidas como entendemos as calçadas, faixas de pedestres...estruturas que fazem parte do trânsito e que necessariamente não precisam estar cheias, para provar a sua demanda. Mas entendo a sua preocupação, já que existe uma cultura errônea que prioriza meios de transportes motorizados. Geralmente quem reclama dessas estruturas, em sua maioria utilizam as vias públicas como estacionamento, aqui em Fortaleza. Mas seria ótimo, se as pessoas que só pedalam em passeios, começassem a utilizar a magrela como meio de transporte, sigamos na luta, abraço!

  • @thalesapnunes
    @thalesapnunes3 жыл бұрын

    Lindo Documentário. Parabéns.

  • @AGMHP
    @AGMHP4 жыл бұрын

    Gostei imensamente do vídeo. Se Joinville que é a cidade das bicicletas, está nesse desalento, imagine o restante do Brasil. Mas há algumas coisas que eu eu gostaria de pontuar: A primeira, foi claramente colocar o governo desenvolvimentista assim como uma espécie de culpado por essa desdita; ora, a industria do automóvel é uma industria importante em todo o mundo, e como toda atividade humana tem seus erros e acertos. O segundo aspecto é que, talvez, por ser uma coisa que foi largamente usada pelo trabalhador , assim como o trem, ficou no imaginário popular, que bicicleta é coisa de pobre, e o automóvel ficou assim como um fetiche de prosperidade e até símbolo fálico; afinal, não pega bem chegar nas festas de camelo, porque como dizia o Simonal, "a questão social e industrial não permite e não quer que eu ande a pé. Desse modo temos então dois esteriótipos que precisam ser desmistificado, quais sejam: De um lado o cara que tem um carro e se acha o dono do mundo e o pica das galaxias, e do outro uma "minoria" que acha que é superior porque não polui e salvará o planeta. Portanto, creio que isso é um tema que deve ser tratado no âmbito do convencimento, de uma propaganda que tenha por objetivo mudar mentalidades; é um processo lento e caro, mas tem que se feito e preferencialmente com um mínimo de leis. Porém, o mais grave de tudo isso, é a nossa falta de educação generalizada, o povo - pelo menos do Rio de Janeiro, que é onde nasci e vivo, é um povo que se degradou, um povo que pratica a vulgaridade com paixão, ninguém respeita nada ou considera ninguém. É uma terra que eu parei de andar de Bike, pois o trânsito é uma guerra, e apesar de algumas ciclovias, ainda tem a agrante de se a Bike foi boa você será roubado. É realmente uma pena estarmos nessa situação. É um fato causado mais por falta de educação e regras de boa convivência. O progresso material veio, mas a evolução espiritual foi, e deu nisso.

  • @modobike
    @modobike3 жыл бұрын

    Que material sensacional! Uma hora e doze que se passaram num piscar de olhos! Parabéns! Quero voltar e conhecer melhor Joinville, e pedalando desta vez! Aquí em Indaiatuba SP tbm já teve muita bike....

  • @maysablay100
    @maysablay1007 жыл бұрын

    Lindo gente! Parabéns! À luta por cidades mais humanas!

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    7 жыл бұрын

    Obrigado Maysa!

  • @antoniocampos9623
    @antoniocampos96234 жыл бұрын

    Excelente documentário! Obrigado!

  • @tacianagama6371
    @tacianagama63713 жыл бұрын

    emocionante...por favor compartilhem mais esse lindo documentario

  • @andrevaz1883
    @andrevaz18836 жыл бұрын

    Ontem me surpreendi ao assistir este filme no Cine Bici em Volta Redonda celebrando o Dia Mundial Sem Carro que também é o Dia Municipal da Bicicleta na Cidade. Parabéns Felipe. Estamos estimulados a desenvolver um trabalho similar ao seu por aqui onde temos muita coisa em comum com a história de Joinville.

  • @stephanyzamboni3258
    @stephanyzamboni32582 жыл бұрын

    😍😍😍

  • @prof.rodrigogalarza7600
    @prof.rodrigogalarza76005 жыл бұрын

    Muito foda este documentário. Parabéns.

  • @deboracandido8100
    @deboracandido81006 жыл бұрын

    Olá! Ótimo docunentário. Imserido como tópico da disciplina Turismo e Acessibilidade do Curso de Turismo da UFRRJ. Parabéns pelo trabalho!

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    6 жыл бұрын

    Oi Débora. Fico feliz em saber! Espero que o doc possa contribuir com o curso. Abraço!

  • @geanepereira8310
    @geanepereira83106 жыл бұрын

    Excelente! Vamos compartilhar.

  • @tacyarabonifacio9326
    @tacyarabonifacio93263 жыл бұрын

    Sempre retorno aqui para manter a memória viva

  • @ciceroqueiros6207
    @ciceroqueiros62074 жыл бұрын

    Ótimo vídeo parabéns . Estou fazendo manutenção na minha agora mesmo em Maio de 2020 ☺👍😷

  • @MaxFerreiraskatesempre
    @MaxFerreiraskatesempre4 жыл бұрын

    Muito bom este documentário acredito que muitas coisas podem se aplicar em diversas cidades em volta do mundo.

  • @viajandoomundo9067
    @viajandoomundo90674 жыл бұрын

    Parabéns!! Belo documentário.🚵

  • @Joinville-SC
    @Joinville-SC6 жыл бұрын

    E o nosso sonho quase intangível de Joinville voltar a fazer juz a seu título de cidade das bicicletas ainda prevalece e prevalecerá...

  • @LeJamaicaK3
    @LeJamaicaK33 жыл бұрын

    Parabéns pelo trabalho, documentário excelente e lindo demais. Sou de Joinville e não conhecia o doc. A propósito, gostaria de saber se há aqui na cidade algum coletivo ou organização que se mobilize na luta pra construir uma cidade mais ciclável, tenho interesse em construir junto caso haja. São tempos de pandemia onde muita gente sentiu a necessidade de voltar a usar a zica como meio de transporte, e onde há pouco mais de duas semanas um adolescente foi morto enquanto pedalava, a temática se mostra ainda mais relevante dentro da pauta de mobilidade urbana. Abraço.

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    3 жыл бұрын

    Obrigado Carlos! Há dois grupos em Joinville que se mobilizam em prol dos ciclistas, porém com perspectivas um pouco diferentes. O Bicicletada Joinville e o Movimento Pedala Joinville. O Bicicletada Joinville tem uma visão mais ligada ao Direito à Cidade e à mobilidade urbana. É um grupo reduzido a poucos membros e está um pouco parado no momento. Posso te passar o contato de algumas pessoas se vc quiser. O Movimento Pedala Joinville é um grupo grande e bem organizado, porém com uma visão mais limitada à bicicleta como meio de lazer sem relaciona-la a outras pautas de luta. Você encontra eles na internet ou no Instagram.

  • @LeJamaicaK3

    @LeJamaicaK3

    3 жыл бұрын

    @@fellipegiesel Massa! As duas visões são importantes, mas tenho mais afinidade com o que a Bicicletada propõe. Vou dar uma pesquisada nela nas redes. Obrigado pela resposta, e mais uma vez parabéns pelo trabalho excepcional.

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    3 жыл бұрын

    @@LeJamaicaK3 Você pode entrar em contato com o pessoal do Bicicletada pelo canal @estacioneinaciclofaixa no Instagram

  • @ageupontes5607
    @ageupontes56076 жыл бұрын

    Oi,alguém sabe o nome dessa música tocada no clarinete? Lindo documentário,parabéns

  • @Guuiiido

    @Guuiiido

    4 жыл бұрын

    Ageu! A trilha foi elaborada especialmente para o Doc. Você pode ter acesso pelo Link: soundcloud.com/eutambemsouze/as-bicicletas-e-a-cidade-guitarra Clarinete - Tomaz São Thiago

  • @ageupontes5607

    @ageupontes5607

    2 жыл бұрын

    Obrigado Guido Gelbcke

  • @leolaps
    @leolaps3 жыл бұрын

    Olá, tudo bem? Sou jornalista freelancer e estou desenvolvendo uma reportagem sobre empresas do ramo da bicicleta em SC. Encontrei seu documentário (que ainda não assisti, mas já estou dando play assim que fechar outros trabalhos aqui) e resolvi tentar um contato para, quem sabe, te entrevistar sobre o tema. Se puder, me mande um email: contato@leolaps.com. Grato!

  • @marcosa.moraes3454
    @marcosa.moraes34542 жыл бұрын

    O que faltou em Joinville foi a construção de ciclovias por isso morreram muitos ciclistas.

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    2 жыл бұрын

    Faltou e ainda falta, principalmente, educação aos motoristas.

  • @ARIANE1509
    @ARIANE15097 жыл бұрын

    Obrigada por compartilhar. Onde posso adquirir um DVD e qual o valor?

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    7 жыл бұрын

    Oi Ariane! Tenho DVDs comigo por $10. Me chama inbox no Facebook!

  • @marcosa.moraes3454
    @marcosa.moraes34542 жыл бұрын

    O único porém do documentário são as imagens contra os militares em 1964, pergunta para qualquer pessoa que viveu aquela época como era o Brasil em termos de desenvolvimento, prosperidade e segurança.

  • @fellipegiesel

    @fellipegiesel

    2 жыл бұрын

    Marcos, eu peguei leve com os militares no documentário. É fato que os militares torturaram, desapareceram, sequestraram, estupraram e mataram centenas de pessoas que se opuseram ao regime. Isso é inaceitável. Eram fascistas e fascismo não se discute, fascismo se combate.

  • @deisytorres9495
    @deisytorres94956 жыл бұрын

    de que ano é esse doc ?

  • @Guuiiido

    @Guuiiido

    6 жыл бұрын

    Lançado no final de 2016 :)