TDAH ou BIPOLARIDADE? Uma cilada para o tratamento

🧠 Aprenda mais sobre TDAH: • TDAH
🧠 Aprenda mais sobre transtorno bipolar: • Transtorno Bipolar
Neste vídeo descrevo um caso real de uma paciente diagnosticada inicialmente com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que surpreendentemente desenvolveu episódios de hipomania durante o tratamento com psicoestimulante. Esse desdobramento levou ao diagnóstico comórbido de Transtorno Bipolar. Analiso os sinais e sintomas do TDAH, como desatenção, hiperatividade e impulsividade, assim como os indicadores do Transtorno Bipolar, como episódios maníacos e depressivos.
Através desse caso, discuto a complexa relação entre esses dois distúrbios neuropsiquiátricos e como eles podem se manifestar simultaneamente em uma mesma pessoa. Você vai aprender a importância de uma avaliação cuidadosa e abrangente ao tratar pacientes com TDAH, uma vez que a coexistência de outras condições pode afetar o plano terapêutico.
Não deixe de se inscrever no para receber mais conteúdos relacionados à psiquiatria e saúde mental e compartilhar sua opinião nos comentários. Compartilhe este vídeo com outras pessoas interessadas no assunto para disseminar informações valiosas e ajudar aqueles que buscam compreender melhor os desafios da mente humana.
⭐Olá, sou o Dr. Thiago Bezerril, Médico Psiquiatra. Neste canal te ajudo a entender melhor os temas relacionados ao fascinante mundo da Psiquiatria e Saúde Mental.
⭐Acompanhe os vídeos do canal se inscrevendo e ativando o sininho das notificações🔔
⭐Acompanhe minhas redes sociais:
/ drthiagobezerril_psiqu...
/ thiagobezerril_psiq
⭐ Para mais informações sobre o meu trabalho como Psiquiatra, acesse: www.thiagobezerril.com.br
#tdah #tda #bipolaridade

Пікірлер: 79

  • @joaomedeiros70
    @joaomedeiros707 күн бұрын

    Excelente abordagem! Utilizou um caso real para explicar os transtornos. Tenho TDAH e TAB, fico torcendo para poder tomar remédio para TDAH, mas já sabia que não podia. O que me resta é treinar e tratar este TDAH MISTO.

  • @LuanaJanuario
    @LuanaJanuario4 күн бұрын

    Eu fui diagnosticada em 2020 com TAB, depois de um surto psicótico grave 😢 mas hoje tô bem, estabilizada e tomando remédio. Inclusive meu pai disse que meu tio se consulta com vc. K nome dele é Júlio, de Florânia

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 күн бұрын

    Sim, ele está em acompanhamento comigo. Sobre seu caso, muito bom ter essa consciência da necessidade de tratamento. 😊

  • @nick.alexandrina
    @nick.alexandrina4 ай бұрын

    Eu tratei para TAB e nunca estabilizava. Então mudei de psiquiatra e descobri que era TDAH.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    Um entendimento mais completo sobre a natureza dos problemas é fundamental para ter melhor resposta ao tratamento

  • @MariaInes-rc7ny

    @MariaInes-rc7ny

    4 ай бұрын

    Eu também. Tomei medicação para bipolaridade durante anos até que na troca de psiquiatra fui diagnosticada com TDAH. Fiz avaliação neuropsicologica e tenho apenas TDAH

  • @despertatuquedormes7483

    @despertatuquedormes7483

    3 ай бұрын

    Acho que é meu caso😮

  • @gustavocarvalho1346

    @gustavocarvalho1346

    29 күн бұрын

    você tinha sinais de TDAH na infância? antes dos 12 anos?

  • @patriciaalvesboffa1302

    @patriciaalvesboffa1302

    15 күн бұрын

    ​@@MariaInes-rc7nyqual avaliacao vc fez pro medico anterior achar q vc tinha tab?

  • @DriTamburini
    @DriTamburini3 ай бұрын

    Excelente explicação!! Parece que está contando sobre mim. Quase 100%. Fui diagnosticada com TDAH misto. Piorei da ansiedade com psicoestimulantes. Usei primeira linha, segunda, mas todos me deram dor estomacal. Mudei de médico e há hipótese de ciclotimia

  • @mariafreitasmoreirajose1736
    @mariafreitasmoreirajose17368 күн бұрын

    Eu trabalho js tem 9 anos nunca consegui nada na vida,desde pequena tenho transtorno bipolar mais eu não sabia ,sabia que tinha algo errado mas não sabia oque faço uso de medicamento o depakene 250mg como eu estava com depressão e fumando muito o pneumologista me passou o bupropiona minha vida mudou pra melhor,so que meia que perdiada eu acho que e tdha tbm pois eu não conseguia o simples fato de ir pra um tanque de roupa começar e terminar,minha casa estava sempre desorganizada estava um caos. Vou marcar um psiquiatra que me explica direito sobre o meu caso .faço meu tratamento pelo cartão de todos os médicos fica tioo em uma consulta na outra ja não consigo vou marcar um que faça um acompanhamento direto .mais estou bem melhor com o bupropiona graças a Deus 😊

  • @gilstore7657
    @gilstore76575 ай бұрын

    Vídeo bem esclarecido, eu fui diagnosticada com TAG E DEPRESSÃO, FACO TRATAMENTO E TEM ALGUNS NESSES QUE O NEURO MIM FALOU QUE TENHO O TDH E O AUTISMO HOJE CREIO QUE POR QUE NAO FOI TRATADO NA INFÂNCIA VEIO A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO.

  • @jonesilvasilva
    @jonesilvasilva2 ай бұрын

    Não sou muito de comentar em vídeos, mas este eu vou comentar: Dr., já vi outros vídeos de outros psiquiatras, mas, sem desmerecer, nenhum deles fez um vídeo tão perfeito e completo como o do senhor, principalmente falando do bipolar com as comorbidades. A maioria só fala da bipolaridade. Portanto, parabéns por falar das comorbidades com tanta clareza. Vídeo simplesmente perfeito. Tenho o transtorno bipolar com a comorbidade TDAH e ansiedade, mas até descobrir a bipolaridade e fazer o tratamento correto, foi muita perda de tempo e sofrimento. Mas hoje em dia estou fazendo um tratamento parecido com o que o nobre médico está explicando. Hoje em dia, meu tratamento com o psiquiatra e a psicóloga que me ajudam bastante. Agora, vou iniciar esse novo remédio para TDAH. Ou seja, a história dela é bastante parecida com a minha. Se eu tivesse oportunidade de ter visto um vídeo como esse antes, talvez eu não teria sofrido tanto. Parabéns

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    Fico realmente feliz em estar contribuindo para um melhor esclarecimentos desses assuntos!

  • @Inspiriatualizei
    @Inspiriatualizei4 ай бұрын

    Explicação perfeita 👌

  • @miriamnery7686
    @miriamnery76864 ай бұрын

    Muito bom, excelente

  • @annecaroline9162
    @annecaroline91627 ай бұрын

    Perfeita explicação!Parabéns

  • @iracemavaz2051
    @iracemavaz20519 ай бұрын

    Dr. Thiago, vc foi perfeito!

  • @garimpandonews
    @garimpandonews3 ай бұрын

    SENSACIONAL, ESPETACULAR SEU VIDEO !!!

  • @anapaulademesquitasampaio8355
    @anapaulademesquitasampaio83556 ай бұрын

    Muito esclarecedor esse vídeo, dr. Obrigada.

  • @danilorodriguesdacunha5597
    @danilorodriguesdacunha5597Ай бұрын

    Vídeo perfeito. Obg

  • @soniareginapequeno1071
    @soniareginapequeno10713 ай бұрын

    Excelente sua explanação. Clara e didática.

  • @regiskeller5923
    @regiskeller59233 ай бұрын

    Que vídeo didático. Muito bom mesmo. Obrigado❤

  • @gustavocarvalho1346
    @gustavocarvalho134629 күн бұрын

    Muito bom o vídeo. Parabéns

  • @allanajoyanna7440
    @allanajoyanna74406 ай бұрын

    Obrigada pelas contribuições, Dr. ! Contar sobre os casos nos ajuda bastante.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    6 ай бұрын

    Bom ter esse tipo de retorno ☺️ O objetivo de facilitar o entendimento

  • @lumaraaraujo6793
    @lumaraaraujo67932 ай бұрын

    Que explicação maravilhosa! Fiquei até interessada em fazer uma consulta, pois tenho TDAH, porém, recentemente, minha mãe foi diagnosticada com TAB e isso me deixou assustada e gostaria de me analisar tbm (nunca pensei q ela fosse bipolar, podia jurar q era border); me assustei pq eu, por exemplo, ñ tomo energético pq me dá sono e arritmia, café me dá sono, suco de maracujá ñ me acalma. Tomei Sertralina por 1 mês e parei pq me dava muita dor de cabeça e excesso de sono, ñ conseguia fazer nada, me sentia lenta e, por ter uma criança de 3 anos, pedi para suspender a Sertralina, ñ dava p viver com o raciocínio lento, dor de cabeça e letargia...

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    TDAH e TAB compartilham genes, é comum encontrar em uma mesma família um ou outro transtorno e muitas vezes os 2 juntos.

  • @anaavellar8785
    @anaavellar878511 күн бұрын

    Excelente estudo de caso. No meu caso, tenho tab1 e quero investigar TDAH no adulto pois ja fiz um teste e parece q tenho o tipo misto, além de todo o meu histórico e tbm de estudos e videos de profissionais a respeito do tdah. Vou pedir pro meu psiquiatra fazer o possivel diagnóstico. Faco uso dos estabilizadores de humor, estou estavel a anos e meu receio é introduzir os psicoestimulantes pois pode me levar a redução do sono e com isso a mania. Acredito q ele não vai querer colocar. Tbm não sei se pode. Vamos discutir isso no consultório na minha próxima consulta. 😊

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    8 күн бұрын

    Importante você estar refletindo sobre seu caso e levar a discussão para o atendimento. Quanto mais se conhecer, melhor para o tratamento.

  • @vanessanolasco2248
    @vanessanolasco22482 ай бұрын

    Doutor com todo respeito a sua profissão, sou bipolar tipo 2 e tenho uma filha bipolar 1 e com tdh. Tenho transtorno de ansiedade e descobri através de minha filha a confirmação de bipolaridade. No quadro de hipomania somos mais irritados que triste no quadro de depressão nem sempre triste. Mais a irritabilidade. Minha filha tem TDAH toma Olanzapina, depakene, corpromasina e sertralina.Minha filha tratou primeiro a bipolaridade pois ficou internada mais de 3 anos. Tenho irmãos bipolares.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    Veja a força da genética na sua família. Isso ilustra o que já compreendemos, o quanto o transtorno bipolar tem o componente genético.

  • @gustavocarvalho1346

    @gustavocarvalho1346

    29 күн бұрын

    você trata seu tdah com os medicamentos específicos? antes de tratar meu tab tipo II, Ritalina e Venvanse davam efeito contrário.

  • @user-wr4dz2cj5m
    @user-wr4dz2cj5m7 ай бұрын

    Vc parece ótimo profissional os médicos eu vou atender muito rápido não ouvir

  • @camillaqueirozgo
    @camillaqueirozgo2 ай бұрын

    Me descreveu

  • @mariaaparecidaalves6428
    @mariaaparecidaalves64282 ай бұрын

    Ola doutor, paz. Eu fui diagnosticada com tdh, sou ansiosa, agitada, pensamentos acelerados, dificuldade de foco, concentração, memória ruim, esqueço tudo com facilidade. Sou assim desde criança. Sou de bom humor, muito falante, fala acelerada, qie me gera cansaço. Ja tem huns 3 anos qie tento tratamento com psiquiatra mas sem resultado. Os remédios me deixam pior, e caisa efeitos colaterais bruscos, ai diante de tantas tentativas acabo desistindo do tratamento. O que faço?

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    Desistir não é uma opção! Se considera o manejo do profissional atual inadequado ou te gera insegurança, busque uma segunda opinião. Lembrar também que faz parte do tratamento outros aspectos: psicoterapia, alimentação, atividade física, bons hábitos de sono.

  • @despertatuquedormes7483
    @despertatuquedormes74833 ай бұрын

    Meu Deus Eu todinha

  • @Gabriellopes-uc7xw
    @Gabriellopes-uc7xw3 ай бұрын

    Tenho os dois Tab ciclo sempre hipo e mania, Concerta 36mg + Risperidona

  • @Lauzinha813
    @Lauzinha813Ай бұрын

    Olá Dr eu me identifiquei com essa paciente.eu trato o meu tdh com ritalina fico produtiva e mais concentrada e pouco eufórica. mas também tenho muita ansiedade. fui diagnosticada com ansiedade generalizada pra acalmar o sintomas tomo ansitec mas Mesmo assim ando procrastinando muito e as vezes sinto muita tristeza e irritabilidade bem intensa.fico mal porque brigo xingo as pessoas e fico com muita raiva depois sinto muita culpa por isso e fico muito triste.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    Ай бұрын

    Esse é uma grande desafio em um tratamento de TDAH: melhorar conjuntamente os sintomas de foco/produtividade, ansiedade e desregulação do humor. Além do correto ajuste das medicações, importante lembrar também das medidas fora dos remédios: psicoterapia, alimentação, atividade física.

  • @gustavocarvalho1346

    @gustavocarvalho1346

    29 күн бұрын

    Isso aí só pode ser sintomas mistos. Tem vários vídeos sobre isso aqui no youtube

  • @gladysgutierrez3956
    @gladysgutierrez39564 ай бұрын

    Tenho TDAH desatenta e hiperativa. , me descobrindo na 3 ⁹ idade!

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    Sempre é tempo para se conhecer melhor 😊

  • @ELITEOAKLEYBDO
    @ELITEOAKLEYBDO4 ай бұрын

    Muito bom esse video doutor, o meu medico esta me passando o estabilizador de humor antes mesmo do remedio para tdah, pra ver se é apenas o transtorno de bipolaridade. Minha pergunta é o estabilizador alem de tirar da procrastinação por conta do humor ele tambem da foco ?

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    A melhora do foco, só pelo efeito do estabilizador, vai depender se esse aspecto está muito afetado pela desregulação do humor, o que costuma ocorrer em níveis variados. É a mesma ideia da procrastinação: a melhora do humor resulta em diminuição desse problema. Para parte das pessoas com TDAH e transtorno bipolar, esse último costuma ser maior fonte de prejuízo do que o primeiro, motivo que reforça a importância de estabilizar bem o humor para atingir os objetivos terapêuticos.

  • @ELITEOAKLEYBDO

    @ELITEOAKLEYBDO

    4 ай бұрын

    @@thiagobezerril obrigado esclareceu bem

  • @cristiancaualopesquaresma8914
    @cristiancaualopesquaresma89143 ай бұрын

    Eu tenho todos sintomas de tdha mais minha medica fala que tennho bibolaridade eos remédio que tomam nao ajuda em tudo principalmente ba parte de concentração e compulsividade e hiperatividade

  • @RenasMLG
    @RenasMLG4 ай бұрын

    Meu Deus sou eu😢

  • @julianomendes7103
    @julianomendes7103Ай бұрын

    Tenho 44 anos, tenho déficit de atenção e hiperatividade física e mental e impulsividade e sou a compulsão em pessoa, desde os 4 anos de idade até hoje, e sempre recebi, 4 dos 5 psiquiatras sempre quiseram me tratar como Bipolar. Eu sempre neguei, até ontem que comecei a tomar 500mg de Depakot. Posso ter os dois transtornos, ou isso é impossível? Me ajudem a entender. Pois eu quero muito, agora que aceitei a bipolaridade. Obrigado. Vou assistir desde o início novamente. Muito obrigado. Abraços e saúde em abundância. Juliano Mendes Porto Alegre-RS Brasil OBS: eu sempre fui ligado no 220v com curto-circuito na velocidade da luz, mesmo sem nenhum psicoestimulante. Obs2: Tive 10 anos de Síndrome do pânico, dos 16 anos aos 26. Tenho TAG desde julho de 2017. Tive vários episódios depressivos, com 5 tentativas de suicídio e uma internação com o meu primeiro psiquiatra aos 16 anos. Só tive episódios de mania quando fiz uso de cocaína, álcool e abuso de psicoestimulantes. Não uso mais cocaína nem álcool a mais de 15 anos. Parei com a ritalina por 45 dias. Mas comecei com o Venvanse 70mg a 3 semanas. A psiquiatra diminuiu a desvenlafaxina de 200mg pra 100mg/dia. Rivotril se necessário. Não tomo a uns 10 dias e o Depakot 500mg ontem a noite tomei o primeiro. To fazendo psicoterapia 2 vezes por semana, de forma presencial com a Psicóloga maravilhosa Noemi. Vou começar a caminhar/correr hoje. Eu fiz ginástica olímpica dos 12 aos 17 anos, depois Yoga e musculação. Parei de correr no início da pandemia e não fiz mais esportes, apenas alongamentos diariamente. Abraços Juliano Mendes

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    Ай бұрын

    Olá Juliano. Vou resumir as respostas nos seguintes pontos: 01. Transtorno bipolar e TDAH podem estar juntos na mesma pessoa e isso é relativamente comum. Esse é o caso deste vídeo. 02. Com seu longo histórico de dificuldades é muito importante seguir o plano de tratamento rigorosamente. Quando falo em plano de tratamento me refiro ao conjunto de ferramentas: remédios, psicoterapia e estilo de vida. 03. O que seria estilo de vida? Seus hábitos e comportamentos que podem favorecer saúde ou doença: alimentação, atividade física, uso de substâncias, lugares que frequenta e suas companhias, espiritualidade, entre outras coisas. 04. Como esse padrão de hiperatividade que você descreve é fundamental uma boa carga de atividade física. Nunca deixe de estar numa boa rotina de exercícios.

  • @lucascarniel7439
    @lucascarniel74392 ай бұрын

    Minha reclamação sempre foi ansiedade/mente acelerada. Tentei escitalopram por 1mes fiquei muito mal.

  • @gustavocarvalho1346

    @gustavocarvalho1346

    29 күн бұрын

    escitalopram é péssimo para mente acelerada. Aposto que agravou o quadro

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante72786 ай бұрын

    Boa noite Doutor no meu caso tenho ansiedade, TDAH, e foi me passado só remédio para ansiedade e minha vida virou de pernas para o ar, alguns surtos e sete pontos no pé 🦶 depois de um ataque de fúria e alguns pensamentos suicidas é um gasto fora do normal. Parece que o meu TDAH é TAB também ou os dois, sinceramente estou em busca de ajuda e estou meio perdido. Se puder me oriente. Obrigado. 😢😢😢😢😢😢😢

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    6 ай бұрын

    Ter apresentado uma fase de forte irritação e maior impulsividade durante uso de remédio para ansiedade,. considerando que esse remédio também tenha efeito antidepressivo (como escitalopram, sertralina, fluoxetina, entre outros), é um indício para a presença de transtorno bipolar. Precisa ser bem avaliado para melhor esclarecimento. Pode não ser algo simples diferenciar transtorno bipolar de TDAH e de ansiedade. Todos esses diagnósticos podem estar juntos também.

  • @marisastefani985
    @marisastefani9854 ай бұрын

    Tenho todos esses sintomas porém minha psiquiatra concluiu que não sou bipolar e que tenho transtorno de ansiedade.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    Diferenciar transtorno bipolar, ansiedade e TDAH pode ser difícil. Há sintomas parecidos que são compartilhados por esses diagnósticos.

  • @Crissilvareall
    @Crissilvareall7 ай бұрын

    Doutor, mas se a pessoa tá tomando um Psico estimulante n é normal ela se sentir com energia msm dormindo pouco? Já q o remédio ajuda com a energia.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    7 ай бұрын

    Essa é uma questão bem importante quando estamos avaliando uma pessoa que tenha transtorno bipolar (ou que tenha suspeita disso). Um dos efeitos mais notáveis dos psicoestimulantes é o aumento de energia. Então sim, pode ser normal sentir mais energia sem precisar dormir muito, mas essa análise precisa levar em consideração o que é dormir muito ou pouco. O sintoma que se chama "menor necessidade de sono", que é algo comum quando uma pessoa está entrando em mania no transtorno bipolar, significa dormir menos que o mínimo necessário para aquela pessoa ou uma redução significativa na média de sono dessa pessoa e não sentir falta disso ao longo do dia. Então se um psicoestimulante gera efeito dessa magnitude, é um indício que pode estar "acelerando demais" a pessoa e induzindo o que chamamos de virada maníaca.

  • @user-wy5tu5gj3j
    @user-wy5tu5gj3j2 ай бұрын

    N concordei, pois concluíram esse mesmo quadro para mim sem uma contextuuaizacao maior... um erro por vies do profissional por ter aprendido justamente o q é passado nesse video. Ele pensou q eu estava em fase de mania por estar obtendo novos resultados com o medicamento novo q ele me passou e q ele n sabe bem os efeitos... até mesmo pq chegou no brasil agora (atentah). A título de exemplo: falei q ia escrever um livro, projeto q levo há anos e que venho fazendo e que comentei agora aleatoriamente e nem estou tãoo envolvido no momento... ele achou que era uma mania eu tirar do nada que iria virar escritor e q estava me achando muito euforico com isso.. Interpretou outras frases totalmente sem contexto. Perguntou se eu tinha sentido pensamentos suicidas e disse q nao, mas completei q tive o pensamento de medo de pular da janela( coisa q aconteceu há anos e q estava atrelado ao fato de ter acabado de mudar para apartamento), mas falei esse pensamento era exclusivamente uma criatividade por lidar pessoalmente e profissiobalmente com suicidio.... mas ele n quis saber... sou perito criminal e atuo semanalmente com suicidio e muitos deles por autolançamento de janela de apartamento... sei q impulsividade é uma grande variavel relacionada a alguns suicidios.... que tdah tem maior probabilidade de cometer. Além disso estudo esse tema profissiobalmente.... em fim, falei q a shance era zero pq numca tive vontade de cometer isso... mas me foi passado remedio pra bipolaridade e pra atenuar risco de suicídio.. Chato é conviver consigo mesmo e ter a consciencia dos próprios sintomas e ter q ser interpretado de forma superficial com base em informacoes incompletas.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    Importante destacar que em uma boa avaliação deve se levar em conta a observação de pessoas que conhecem e convivem com o pacientes, isso ajuda muito a diferenciar o estado de hipomania de outras condições.

  • @caiorodrigues1565
    @caiorodrigues15652 ай бұрын

    Fui diagnosticado com TAB, e não acredito que esteja certo. Minha irmã é enfermeira psiquiatrica e tbm acha que há um erro de disgnostico. vendo esse video, eu acredito que eu de fato tenho TDAH, mas não quero me submeter a remedios de TAB, pois vou acabar ganhando peso, e isso me desanima demais.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    2 ай бұрын

    Importante esclarecer que existem hoje bons remédios para transtorno bipolar que não geram ganho de peso. Discuta com seu psiquiatra.

  • @keilakell
    @keilakell4 ай бұрын

    Tenho autismo, ansiedade, depressao, tdha, tps. Estou tomando escitalopram e ritalina, mas o sus me enviou para outro psiquiatra e ele diagnosticou bipolaridade e passou litio 300mg pra tomar. Estou confusa. Da impressao que nao levou em conta as outras comorbidades. Sera que devo tomar o litio?

  • @MariaInes-rc7ny

    @MariaInes-rc7ny

    4 ай бұрын

    Vá a um psiquiatra especialista em neurodivergencia e pois, esses sabem distinguir bem da bipolaridade e fure as dívidas. Se o actual do SUS estiver errado, escreva a solicitar trocar de psiquiatra no SUS e explique porquê. Muitos psiquiatras desconhecem o TDAH. Soube até de uma psiquiatra que só depois dos 40 foi diagnosticada com TDAH e TEA e ela disse que eles na faculdade não dão neurodivergencias

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    O litio é uma medicação que costuma ser eficaz para o tratamento do transtorno bipolar. Um outro aspecto importante, que comento no vídeo, é que o transtorno bipolar pode precisar ser tratado primeiro que o TDAH se o paciente estiver em crise.

  • @hadassadomingos1798
    @hadassadomingos17986 ай бұрын

    É possivel ter os dois então?

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    6 ай бұрын

    Certamente. E não é uma associação incomum.

  • @user-ny6nb4ej7h
    @user-ny6nb4ej7h3 ай бұрын

    Vc atenfe online por telemedicina?

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    3 ай бұрын

    Olá, atendo sim. Se desejar mais informações sobre a agenda fique à vontade para entrar em contato com a clínica: (84) 99971-2702

  • @jeanmuniz4167
    @jeanmuniz41674 ай бұрын

    Ou seja, até não tomasse remédio algum, ia só com TDAH. Tomou medicação e apareceu bipolaridade. Não sei até que ponto remédio ajuda mesmo em alguns casos!

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    4 ай бұрын

    Importante seu comentário. A sua observação poderia fazer sentido, mas tem um aspecto a considerar: o transtorno bipolar tem um componente de fábrica, genético importante. Então é possível que os problemas desse transtorno se manifestassem inevitavelmente em algum momento num futuro próximo. O remédio para TDAH, no caso do vídeo, pode ter favorecido o aparecimento nesse momento, mas mesmo que não tivesse tido essa experiência agora, é possível que diante de outros tipos de estresse no futuro a crise de humor apareceria.

  • @marcospaulosantosbarreto7131

    @marcospaulosantosbarreto7131

    4 ай бұрын

    O importante é ficar alerta. E como o Dr mencionou no final do vídeo ela já apresentara hipomania no passado, mas se trata de algo que traz estado de alegria, aceleração, a paciente não conseguiu reportar

  • @Johnny_alef
    @Johnny_alef5 ай бұрын

    Eu achava que tinha tdah mas no curso do tratamento viu que era uma hipomania/ mania.

  • @thiagobezerril

    @thiagobezerril

    5 ай бұрын

    Como foi explicado no vídeo, diferenciar um transtorno do outro é muito importante para organizar o tratamento

  • @caiquepereira3860

    @caiquepereira3860

    4 ай бұрын

    Ja eu foi ao contrário, porém ainda acho q tbm posso ter transtorno bipolar

  • @user-li8mo2si3z

    @user-li8mo2si3z

    4 ай бұрын

    Descobri o tdh da minha filha tem 9 mês, e junto c a ansiedade, através dela descobrir que eu tbm tenho depressão bipolar 😢😢😢 é a pior situação q uma pessoa pode ter, e o dela é mais o desatento e menos imperativo😢😢😢😢