TÁBUA DE MARÉS: O QUE É E COMO INTERPRETAR PARA NÃO ENCALHAR SEU BARCO

Автокөліктер мен көлік құралдары

Após diversos relatos nas marinas e visualizando pessoas que perderam seus passeios ou passaram dificuldade na navegação devido ao tema Marés decidimos abordar este tema de forma mais direta ao navegador.
Neste vídeo João Roberto da Unináutica explica a respeito da variação da maré, também mostra onde achar a informação e como interpreta-lo. Acredite ou não, mas a maré pode também afetar não apenas a sua saída com o barco mas também a sua navegação. Esses tópicos e vários outros serão abordados neste vídeo, e tudo isso para navegarmos mais, afinal, navegar é saudável, navegar é preciso.
________________
- Siga a UNINAUTICA no instagram:
/ uninautica
- A Unináutica atua no mercado de compra e venda de barcos usados e barcos novos desde 1994. Barcos a venda de todas as marcas e modelos de seminovos e usados. Representante exclusivo de lanchas a venda do estaleiro Schaefer Yachts.
Acesse:
uninautica.com.br/
____________________

Пікірлер: 22

  • @hermesdeazevedo5826
    @hermesdeazevedo58269 ай бұрын

    Professor bem informado nos passou informações de extrema necessidade obrigado

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Que legal que gostou Hermes! Professor é sempre professor kkkk Grande abraço.

  • @afonsouza
    @afonsouzaКүн бұрын

    Maravilhoso vídeo.... Muito obrigado

  • @fernandoschnitzer9209
    @fernandoschnitzer92099 ай бұрын

    Eita dupla de par de dois boa viu? Espetáculo de informações. Particularmente hoje já não necessito tanto das oscilações de maré uma vez que a minha vaga molhada fica em local com excelente manutenção de calado. Mas lá pelos finais dos anos 60 meu pai e eu usávamos muito a tábua de marés que era publicada toda 6a feira no jornal O Estado de São Paulo. Sim pois tínhamos que planejar a nossa ida à Barra do Una pelas praias pois ainda não existia a Rio Santos. E com maré alta não passávamos sem atolar feio e com risco até em perder o carro como alguns teimosos, efetivamente perderam seus carros atolados na areia, com ondas entrando por uma porta e saindo pela outra. Precisávamos de maré baixa para rodar pelas praias da Enseada, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e Boracéia (essa com uma péssima estrada ladeando a praia). Chegando em Barra do Una, daí precisávamos de maré alta para tirar o barco da garagem e sair pelo Rio Una com calado alto. Para passar pela barra muitas vezes ancorávamos, à noite, bem ao final do rio e íamos de madrugada, nadando na água gelada até ao barco para sair da barra e ancorar no mar em frente de casa. Voltávamos para casa para tomar café e daí saíamos para o Montão de Trigo ou Alcatrazes para boas caças submarinas com arpão e pulmão. Tempos bons aqueles. As oscilações de maré são portanto importantes. Fiquem de olho.

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Fernando, você é mil! Que relato gostoso, nos transportamos para aquela época, uma dificuldade que nos unia. Tenho certeza que guarda essas lembranças com muito carinho. Obrigado por compartilhar, elevou a relevância do tema. Abraço amigo

  • @ricardoboy1103

    @ricardoboy1103

    7 ай бұрын

    Olá amigo, já lendo seu relato, te pergunto, nessa pequena barra da Barra do Rio Una, a correnteza da maré é fraca ou forte, pra entrada ou saída de embarcação miúda ?

  • @marciopellegrini1547
    @marciopellegrini15479 ай бұрын

    Merecido, vocês são diferenciados Abraço

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Muito obrigado

  • @aluguellanchas3739
    @aluguellanchas37399 ай бұрын

    Belo tema. Dica de preguiçoso. Vale a pena olhar para o céu e acompanhar as fases da Lua. O coeficiente de maré é um jeito mais rápido de planejamento. Geralmente para o dia seguinte, some 45 minutos aos horários, da maré do dia. Abraços

  • @joaorobertochaves4614

    @joaorobertochaves4614

    9 ай бұрын

    Boa observação mas não se deve considerar esta regra para todas as latitudes pois a unidade de tempo tem defasagem devido a órbita terrestre e a órbita lunar exemplo ano bi-sexto.

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Muito interessante as adaptações e forma de uso. Fico muito feliz que tenha gostado do tema e obrigado pelo comentário. Já estava sentindo falta de você aqui pelo canal! Grande abraço amigo

  • @marciopellegrini1547
    @marciopellegrini15479 ай бұрын

    Mais uma excelente matéria apresentada de forma brilhante e muito importante para o navegador Parabéns Abração

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Marcio, ainda mais pela região ali de Barra do Una… fico muito feliz que tenha gostado e obrigado pelo elogio! Grande abraço amigo

  • @marciopellegrini1547

    @marciopellegrini1547

    9 ай бұрын

    Fica a sugestão para vocês em uma próxima matéria tratarem dos parceis também bastante perigosos paras embarcações durante a navegação Ótima semana para vocês Abraço

  • @gilbertopasqualin4980
    @gilbertopasqualin49809 ай бұрын

    Tema muito relevante. Gostei do vídeo.

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    9 ай бұрын

    Obrigado Gilberto! Muito feliz que tenha gostado e acrescentado em conhecimento. Grande abraço meu amigo!

  • @kesselsoares8051
    @kesselsoares80515 ай бұрын

    perfeito amei 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    5 ай бұрын

    Que bom que gostou! Muito obrigado por assistir

  • @2000masf
    @2000masf4 ай бұрын

    Muito bom mas como considerar a maré em relação ao NR das cartas náuticas e o calado? Marinas deveriam estar em um local com um NR mínimo que garanta a segurança dos barcos não?

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    3 ай бұрын

    Fizemos um vídeo sobre este assunto, vale a pena dar uma olhada a respeito, quanto as marinas elas tem uma estrutura e cabe ao comandante fazer seu planejamento!

  • @nosborlopesTP
    @nosborlopesTP5 ай бұрын

    Por que essa tal de força gravitacional é seletiva?

  • @mardeamigos

    @mardeamigos

    5 ай бұрын

    O universo esta em movimento…

Келесі