Solubilidade - Parte 1

Пікірлер: 29

  • @larissafonseca5585
    @larissafonseca55855 ай бұрын

    Um Mestre, muito obrigada.

  • @luciagomes9728
    @luciagomes9728 Жыл бұрын

    Asisto suas aulas com o prazer de aprender, ensinar é capacidade e o senhor tem. Muito obrigada.

  • @juliocesaribrahim5475
    @juliocesaribrahim54752 жыл бұрын

    Boa tarde professor, muito obrigado pela aula, muito boa pra entender a importância da solubilidade frente aos fármacos. Em relação a pergunta feita, uma molécula dada como extremamente lipofílica é a rifampicina. Além disso, em relação a outra pergunta, eu penso que alterar a estrutura do fármaco ou a adição de compostos mais solúveis podem auxiliar no aumento da solubilidade. Forte abraço.

  • @tailamartinsporto7256
    @tailamartinsporto72562 жыл бұрын

    cefalosporina-doxorrubicina

  • @anacarolinahaagbochnie9725
    @anacarolinahaagbochnie97252 жыл бұрын

    Um exemplo de um medicamento com problema de solubilidade é a rifampicina. Para melhorar a solubilidade de uma molécula acho que devemos levar em conta o seu tamanho/peso, se a molécula for menor fica mais fácil de ser solubilizada.

  • @marialuizabrambillagasques7320
    @marialuizabrambillagasques73202 жыл бұрын

    O exemplo de fármaco lipossolúvel: rifampina. Para melhorar a solubilidade dependendo do seu tamanho/peso.

  • @julialopesribeirofredo5336
    @julialopesribeirofredo53362 жыл бұрын

    Oie! obrigada pela aula. Exemplos de fármacos lipofílicos podem ser diclofenaco sódico e piroxican, ambos da classe de anti-inflamatórios não esteroides

  • @fernandasordidiniz4396
    @fernandasordidiniz43962 жыл бұрын

    Boa tarde, prof. Um exemplo de medicamento altamente lipofílico é a rifampicina. Para melhorar sua solubilidade poderia ser feita alguma mudança em sua morfologia, como deixar a substância mais amorfa.

  • @carlosfelipeperaltadacruz3912
    @carlosfelipeperaltadacruz39122 жыл бұрын

    Olá professor! Uma molécula de grande caráter lipofílico é o Carvedilol. Já em relação ao aumento da solubilidade, creio que o ajuste de pH poderia auxiliar neste processo, assim como a utilização de tensoativos e nanosuspensão.

  • @isabelaborges2541
    @isabelaborges25412 жыл бұрын

    Um exemplo de fármaco lipofílico é naproxeno que é um anti-inflamatório não esteroidal

  • @deborasantospires2938
    @deborasantospires29382 жыл бұрын

    Medicamento muito lipofílico: anfotericina B. Para tornar uma molécula mais solúvel podemos, por exemplo, transformá-la em um sal, adicionar açucares a ela, etc.

  • @viniciusbarbosa5342
    @viniciusbarbosa53422 жыл бұрын

    Um exemplo de uma molécula extremamente lipofílica é o decanoato de nandrolona. A diminuição de tecido adiposo que ocorre quando um indivíduo obeso emagrece pode levar a uma absorção mais rápida do que o esperado de medicamentos lipofílicos que se acumularam ao longo do tempo nesse tecido?

  • @mariaeduardadiasvedoveto5884
    @mariaeduardadiasvedoveto58842 жыл бұрын

    Boa tarde, professor! O antibiótico rifampicina é um medicamento altamente lipossolúvel e possui uma estrutura muito grande, com muitos carbonos e com anéis aromáticos, diminuindo a solubilidade. Talvez diminuir ou alterar a estrutura ajudaria na solubilização!

  • @analauraarantesdelalibera2757
    @analauraarantesdelalibera27572 жыл бұрын

    Um exemplo de molécula lipofílica pode ser o efavirenz. Um fator que afeta a solubilidade e contribui para seu aumento é o tamanho da molécula e seu peso molecular; quanto menor for a molécula, ou menor for o seu peso molecular, mais solúvel é a substância.

  • @gabriellycostacaixeta1086
    @gabriellycostacaixeta10862 жыл бұрын

    Carbamazepina. Uma estratégia para tornar uma molécula mais solúvel seria aumentando sua superfície de contato, diminuindo o tamanho da partícula.

  • @lucasazevedodemenezes7283
    @lucasazevedodemenezes72832 жыл бұрын

    Olá, professor! Um fármaco extremamente lipofílico é o tiopental, possui uma estreita margem terapêutica, sendo administrado intravenosamente. Talvez, por estar na forma de sal sódico se dissocia, favorecendo sua miscibilidade no sangue, até chegar e atuar sobre os receptores do ácido gama-aminobutírico (neurotransmissores inibidores do sistema nervoso central).

  • @joanastephaniaparecidavila2893
    @joanastephaniaparecidavila28932 жыл бұрын

    A Difenidramina que é um anti-histaminico de primeira geração, agem sobre o receptor H1 competindo com a mesma.

  • @denirjunior8417
    @denirjunior84172 жыл бұрын

    Um fármaco muito lipofílico é a rifampicina. Além de transformar o fármaco em um sal, ou fazer alterações na molécula a fim de melhorar a sua solubilidade, alguns adjuvantes podem de alguma forma contribuir para a solubilidade do fármaco ou até mesmo atrapalhar a sua solubilidade?

  • @amandapiresalcarazcaramala3613
    @amandapiresalcarazcaramala36132 жыл бұрын

    Ola prof, um exemplo seria o Ciprofloxacino, diferentes formas de administracao ou mudar a composicao do farmaco, inserindo algum componente para aumentar a solubilidade.

  • @caroline.dorneles
    @caroline.dorneles2 жыл бұрын

    Então a FLUoxetina (que é hidrofóbica em forma de FLU) é administrada em forma de cloridrato de fluoxetina pra se tornar mais solúvel como no caso dos exemplos citados? Como o senhor disse que há exceções, me veio essa dúvida. Grata pela aula, professor!!!

  • @vitoriadossantosfernandes3122
    @vitoriadossantosfernandes31222 жыл бұрын

    Boa noite prof, um exemplo de fármaco lipossolúvel seria a rifampina. Penso que por possuir grandes quantidades de carbono na molécula isso prejudique na sua solubilidade, então talvez diminuindo o tamanho da partícula poderia auxiliar na solubilidade?

  • @davidpereirafreire9129
    @davidpereirafreire91292 жыл бұрын

    A buprenorfina professor seria um exemplo? sobre a parte 2 o foco seria em composto que facilite ou dificulte a solubilidade mais exemplos?

  • @dalilalencina2024
    @dalilalencina20242 жыл бұрын

    Professor, a difenidramina seria um exemplo de molécula lipofílica? A introdução de grupos polares na molécula favoreceriam a absorção no organismo?

  • @olivialopeslucier1948
    @olivialopeslucier19482 жыл бұрын

    Oi prof!! Um exemplo de fármaco lipofílica seria a rifampicina? Para aumentar a solubilidade, penso que reduzir o tamanho da partícula ajudaria...

  • @anabeatrizmostafaginel8839
    @anabeatrizmostafaginel88392 жыл бұрын

    Boa tarde professor. Um medicamento é a hidralazina, ao ingerir um medicamento em jejum ou alimentado como isso pode afetar na solubilidade?

  • @eduardathiburciodonascimen5929
    @eduardathiburciodonascimen59292 жыл бұрын

    fármaco lipofílico é a anfotericina B. a configuração da molécula pode influenciar na solubilidade, tipo ela ter configuração cis ou trans?

  • @jackelineknonerdouradodeas8281
    @jackelineknonerdouradodeas82812 жыл бұрын

    Boa noite professor, então se eu não sentir o gosto do medicamento administrado por via oral, significa necessariamente que ele não solubiliza facilmente em contato com o meio aquoso?