Sistema Adesivo Convencional de 3 Passos

Sistema adesivo convencional de 3 passos
Você sabe como aplicar corretamente um sistema adesivo convencional de 3 passos? Neste vídeo, você vai aprender passo-a-passo como fazer corretamente a técnica. Esta é uma vídeo-aula das disciplinas de Materiais Dentários e Dentística do curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic/ Campinas/ SP.
Aproveite as dicas e aperfeiçoe suas restaurações!
O condicionamento ácido deve ser iniciado no substrato de esmalte, devendo permanecer pelo tempo total de 20 a 30 segundos. A aplicação em dentina deve ser iniciada logo a seguir e, por ser um substrato menos mineralizado que o esmalte, deve permanecer por 10 a 15 segundos.
A remoção do ácido é fundamental para que ocorra toda a remoção do mineral solubilizado, o que deve ser feita com jato de água pelo menos pelo mesmo tempo de condicionamento (20 a 30 segundos). Verifique visualmente se todo o ácido foi removido do preparo.
Como todo o colágeno da dentina foi exposto, a secagem deve ser feita com papel absorvente para deixar a dentina úmida (e as fibras colágenas “receptivas” ao primer e bond).
O primer deve ser aplicado de forma ativa (sem esfregar) por 15 a 20 segundos. Como contém solventes (água/álcool), essa movimentação e o tempo de aplicação permitem maior difusividade dos monômeros por entre as fibrilas colágenas e maior remoção da água que fica entre elas.
A volatilização do solvente com um leve jato de ar por 5 a 10 segundos (sempre afastado do dente) faz com que a água/ álcool sejam removidos, o que proporciona maior longevidade de união.
O bond deve ser aplicado em toda a cavidade (esmalte e dentina), com movimentos suaves e sem excessos. O excesso NUNCA deve ser removido com ar, mas sempre com um pincel aplicador seco.
Finalize com a fotoativação do bond pelo tempo recomendado pelo fabricante, posicionando a ponta do fotoativador bem próximo à cavidade.
#sãoleopoldomandic #saoleopoldomandic
Bons estudos e excelentes restaurações!
Link do Vídeo: • Sistema Adesivo Conven...

Пікірлер: 3

  • @karinagzecchin6564
    @karinagzecchin65642 жыл бұрын

    Gostei Rô, mas num curso que fiz na 3M, eles orientam secar o adesivo com jato de ar direto, por 5 segundos, justamente para que o adesivo penetre nos canaliculos dentinarios. O que vc acha disso?

  • @robertatarkanybastinghofli3790

    @robertatarkanybastinghofli3790

    2 жыл бұрын

    Oi, Karina! Que ótima pergunta! A penetração do adesivo por entre as fibrilas colágenas é dependente do tempo de aplicação e modo (ativo / passivo). A penetração é muito pequena (coisa de micrômetros, entre 1 a 10 micrômetros no máximo, dependendo do tipo do adesivo, tipo de monômero - maior ou menos viscosidade - e se em dentina ou esmalte). Assim, a secagem em nada ajuda a penetração do adesivo… imagine, por exemplo, se vc estiver trabalhando numa parede axial ou numa cavidade socavada em que a “chegada” de ar é mais difícil (no entanto, o adesivo consegue minimamente penetrar e estabelecer a formação de uma camada híbrida, sem que o bond seja “secado”). Assim, a secagem com ar tem a função da volatilização da água/ solvente do primer (considerando um adesivo convencional de três passos). Aplicar ar no bond é errôneo, tanto para “afinar” a camada do adesivo ou para remover excessos.

  • @karinagzecchin6564

    @karinagzecchin6564

    2 жыл бұрын

    @@robertatarkanybastinghofli3790 muito obrigada Rô