Sindrome de Burnout e faculdade de Arquitetura

Precisamos falar sobre o esgotamento mental que está atingindo grande parte da população. Deixe também a sua experiência!
Me siga nas redes sociais:
/ jessprisc
/ jessmoccelini

Пікірлер: 24

  • @bedanielli
    @bedanielli4 жыл бұрын

    Nossa, foi exatamente oq eu senti ano passado (faço arquitetura). A professora do primeiro semestre de 2019 me repetiu em um matéria de projeto e isso pq eu tinha desistido de outra matéria pra poder só focar naquela específica. Quando eu descobri q repeti em uma matéria q tinha me esforçado muito pra fazer e q por conta dela desiste de outra, meu mundo foi abaixo, falei q ia sair da faculdade coisa e tal. Enfim no segundo semestre do mesmo ano só peguei 3 matérias, uma delas a de projeto q repeti. Eu juro nunca tirei tão nota baixa na minha vida pq eu realmente não consegui dar o melhor de mim. Acabou que na matéria q repeti, fiquei com 6 na média, fiquei muito triste mas ao mesmo tempo aliviado por ter passado. Mas enfim hj em dia estou melhor dessa situação q tive. Amei seu canal e seus vídeos bjs. Aqui uma dica que acho que seria interessante é falar dos professores tóxicos das faculdades.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    4 жыл бұрын

    Nossa. É muito revoltante, né? Tira o ânimo. E recuperar esse ânimo e vontade é MUITOOOOO difícil. Complicado. Eu AMEIIII a ideia de fazer um vídeo sobre professores tóxicos. Vou pensar numa maneira de dar o recado e ao mesmo tempo que seja engraçado. Vamos tentar rir um pouco no meio da desgraça né? kkkk Mas eu tive MUITOS professores tóxicos. É uma revolta.

  • @isabelap8809
    @isabelap88094 жыл бұрын

    Faço arquitetura e estou no 7° período, nem sei como dizer, mas n sei o que é estar bem e não esgotada. Não sei como melhorar. Tenho estresse constante, nada está dando certo. Já tentei de tudo. Não consigo fazer nada. Te entendo totalmente. Não gosto mais de arquitetura, estou sequelada. Depois do segundo período, n sei mais quem sou. Não leio mais, nada, simplesmente n consigo... Não dá. Passei 3 anos virando. Já virei direto por um mês (dormindo 4 horas por dia), culpa de grupo que não nada. Hoje meu corpo está afetado. N consigo virar mais, tenho perda de memória gigantesca. Não lembro mais de nada. Sabe, meus colegas dizem que amam arquitetura, eu entrei pq n sabia o qie fazer e esses q amam tacaram tudo para mim e hj eu tô sequelada. Na faculdade, semestre passado vários criaram síndrome do pânico. Meu namorado estuda aquitetura numa federal e tá com a síndrome também. N consigo pensar direito nem se quero continuar nem nada. Virei um robô. Desculpem o desabafo. Precisava disso. Passo horas no computador, n sei mais o q é me divertir. Tudo o que vc disse passei. Hoje eu n viro noites mais, n estou nem aí, hoje tento n me matar. Mas tenho essa síndrome e n consigo curar ela enquanto estou na faculdade. Meu corpo dói mto, tenho queda de cabelo, todos os sintomas. No quinto período, meu corpo estava num estresse tão elevado que n enchergava e tudo tremia. Hoje ao menos com algumas mudanças, respeito mais meu limite, apesar de que a faculdade exija que vc passe seus limites do corpo e da mente. Hoje meu corpo dói menos, pelo menos isso. N sei se tranco a faculdade e faço outro curso, me sinto desgastada para começar qualquer coisa, mas acho que arquitetura n é pra mim, mas se um dia foi,n é mais. Tenho entrega daqui uma semana q n consigo sentar para mecher em nada. Estou pegando 5 matérias, mas estou cogitando pegar 3 no próximo periodo.

  • @isaquemendes887

    @isaquemendes887

    4 жыл бұрын

    Nossa! Quão importante é essa expressão dos sentimentos, afinal é uma carga muito pesada que carregamos. A ansiedade é algo cada vez mais comum, mas acredito q é gerada pelo nível exacerbado de cobranças / exigências / excesso de informação que nos é imposta. Desenvolva o autoconhecimento, reflita seus reais objetivos internos e não se culpe por qualquer decisão! Obrigado pela opinião, sou vestibulando e ter contato com as experiências do próximo ajuda em todos os níveis. Gratidão

  • @marcoborges221
    @marcoborges2214 жыл бұрын

    Jess, independentemente do nome que se dá ao que você está sentindo, ninguém pode realmente quantificar o quão debilitante isto é, sem ter passado por algo semelhante. Embora num contexto totalmente diferente do seu, já me confrontei com este " demônio ". Eu sei que é um clichê recorrente, mas acredita que o tempo vai curar. Ponha a sua mente nas coisas simples, nas coisa realmente boas e singelas . Tudo de bom para ti miúda. Abraço da terra dos vulcões.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    4 жыл бұрын

    Muito obrigada, Marco! Esse desabafo parece que ajudou muito! Já estou a ter uma semana muito mais produtiva e motivada. Que assim continue para todos nós, não é?

  • @MrBatista2003
    @MrBatista20034 жыл бұрын

    Mais um vídeo. Muito bom pra ajudar pessoas. 👍

  • @BrunaOliveira-rw9jz
    @BrunaOliveira-rw9jz4 жыл бұрын

    Forças Jess, você não está sozinha! ❤

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    4 жыл бұрын

    Muito obrigada, querida! Bora lá!

  • @valeriadaconceicaosilveira9051
    @valeriadaconceicaosilveira90514 жыл бұрын

    Olha adorei seu video, sou estudante de arquitetura... E tudo que vc falou, eu sinto na pele. O desanimo e muito grande, e a vontade de desistir e muito grande..e ainda conciliar a vida pessoal + curso arquitetura e muito dificil..obrigado por voce trazer um assunto.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    4 жыл бұрын

    Obrigada pelo comentário. É impressionante como várias pessoas de várias partes do Brasil relatam a mesma coisa. Desnecessário ser assim, né? Complicado. Mas precisamos mesmo falar sobre essas coisas. Muitas vezes a gente sofre calado, compartilhar faz bem... Ver que não é só a gente que passa por isso.

  • @sofialg2944
    @sofialg29443 жыл бұрын

    To no oitavo semestre e gosto muito da minha área, tenho um estágio que gosto muito, mas parece que a faculdade me faz PERDER oportunidades, pq to sempre fazendo aquele relatorio nada a ver, aquele projeto com um professor sem noção e nesse meio tempo não consigo me dedicar ao estágio, nem ao grupo de pesquisa como eu gostaria. Tenho vontade de gritar EU ODEIOOOOO ESSSA MERDAAAAAAA toda vez que entro naquela instituição, mas quero me formar pra trabalhar na área que amo. Só que sem condições to com um ódio, sinto que agora todos esses trabalhos são uma perda de tempo e ainda pra piorar tem essa competição ridicula entre estudantes do tipo quem faz o melhor render, a VTNC vai dormir cara, que perda de tempo. To tentando não surtar mas sabe ta dificil pq eu surto direto hahahaha Obrigada por esse video, quando olho para os meus colegas parece que nenhum deles passa por isso e vendo outro estudante na mesma me faz me sentir menos na merda

  • @yurifelisberto5723
    @yurifelisberto57234 жыл бұрын

    Nunca me identifiquei tanto com um vídeo.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    4 жыл бұрын

    Poxa... que ruim a gente passar por isso, né?

  • @luizahelenaalambertlula2285
    @luizahelenaalambertlula22853 жыл бұрын

    Jess, vc é uma menina inteligente. Seja gentil consigo mesma. Não se cobre tanto.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    3 жыл бұрын

    Obrigada pelas palavras! Passamos por momentos críticos, não é mesmo? Mas tudo passa! hehe

  • @janmesontaz4475
    @janmesontaz4475 Жыл бұрын

    A partir de hoje estou de férias. Foda-se essa pressão. Pqp! Engenharia Civil é um crl,principalmente para quem precisa pegar ônibus. Cansei! Estou de férias. Faço na politécnica,e não estou conseguindo ler uma página sequer.

  • @jessmoccelini

    @jessmoccelini

    Жыл бұрын

    Entendo bem como é! Desnecessário tanta pressão né!? Temos que tratar a facul só como uma parte da nossa vida e não como tudo !

  • @daniel.smedeiros
    @daniel.smedeiros7 ай бұрын

    Eu queria tanto entrar em arquitetura, me esforcei tanto pra conseguir entrar em 2021, e consegui.... mas realmente eh exaustivo toda essa rotina, eh frustante vc desanimar nas entregas, onde a gnt sabe que la no fundo conseguiria entregar algo melhor, mas a exaustão do curso causa um desanimo tao grande que vc soh quer passar logo, ultimamente tnho muito repensado outras áreas, mas ao mesmo tempo nao quero recomeçar outro curso do zero, ate pq eu gosto de arquitetura, mas realmente to exausto mesmo rs

  • @AdriannLimaoficial
    @AdriannLimaoficial2 жыл бұрын

    Olá, não faço arquitetura, mas sou estudante de nutrição. Estou nos últimos períodos e me sinto dessa forma. Os trabalhos em grupo pra mim sempre foram desgastantes, pq nem todos se comprometem, e isso acaba aumentando o peso para mim e o estresse emocional com a irresponsabilidade alheia. Meu curso é integral, as professoras nos superlotam de tarefas, trabalhos, leituras e provas desnecessariamente. Tem uma lá que exige até q façamos a mão. De fato, existem muitas coisas sem sentido e que nos esgotam. focam na quantidade, e querem qualidade. Pedem criatividade, mas não nos dão tempo, não temos tempo sequer para comer e contemplar nosso alimento. Sempre priorizei mto meu sono, pq sei o quao isso me afeta. Então é uma das poucas coisas q não abro mao. Assim, sempre tentei me organizar para nao passar noite sem dormir. Mas honestamente a universidade chega a ser, muitas vezes, desumana e desrespeitosa, invadindo todos os nossos limites. Os professores glamurizam esse excesso, pq o modelo de ensino no país é extremamente defasado. Há algumas semanas a mesma professora q exige q façamos as atividades a mão falou: Estudantes têm q estudar. Ou seja, além de desconsiderar tudo o q temos sentido e feito, anula todas as outras áreas, demandas e necessidades de nossas vidas. Nos reduz a isso. Enfim, sabe?! meu medo é precisar trabalhar em consultorio (embora eu goste, especialmente do contato com as pessoas) e ter q dar meu numero de telefone, pq sei vai começar tudo outra vez. Não terei paz. O looping vai continuar, de trabalho fora do trabalho e não poder ter tempo nem para descansar, usar o whatssap pq quero falar cm minha familia, mas sim pq tem gente com demanda..sabe?! glamurizam, romantizam mta coisa. Gosto de minha área, mas amo mais minha vida e me ver feliz..E sei q com toda a sobrecarga atual, honestamente só me sinto ansiosa, exausta e triste. Só quero respirar de verdade, ir pra casa e poder descansar. Sentir q por hoje acabou, e eu posso comer algo gostoso, passear com meu cachorro, estar com minha família sem pensar q tenho q continuar o trabalho em casa, sem querer pegar no celular pq sei q terão pessoas me pedindo p fazer ou responder coisas, sem estar com a consciência pesada por estar descansando. Ter cada coisa em seu lugar. Viver, n apenas existir e sobreviver. Ser feliz, sabe?! Enfim, espero q não seja uma utopia.

  • @anabertolini379
    @anabertolini3793 жыл бұрын

    Olá, tudo bem? Tenho 18 anos e fiz técnico em Design de Interiores em período integral, e tive 18 matérias por 3 anos seguidos. Eu tive o privilégio de não precisar trabalhar, mas o volume de trabalhos que exigiam de nós era impressionante. Apesar disso, eu quero cursar Arquitetura, mas tenho histórico de ansiedade patológica e tenho um receio imenso de começar o curso e simplesmente entrar em colapso durante esse processo, já que eu sei que Arquitetura é um dos cursos que mais exigem tempo, trabalho e produtividade (sem contar a competitividade). Você, como profissional, recomendaria Arq como opção de graduação APESAR de tudo? O que dizer para um professor que insiste em perguntar "o que você faz das 00:00 às 06:00?"? Eu realmente tenho medo de ultrapassar meu limite, desistir da profissão por excesso de trabalho e stress e, ainda por cima, desenvolver mais transtornos incompreendidos pelas pessoas ao meu redor.

  • @mamiebaby
    @mamiebaby2 жыл бұрын

    Infelizmente isso não passa depois da faculdade. A Arquitetura sempre é um trabalho com MUITO detalhe, muita coisa, muita cobrança, pra quem trabalha autonomo isso é muito pior, porque vc faz tudo sozinho, isso é o que todo dia me faz repensar se quero continuar como arquiteta ao longo da vida. Triste porque é um setor tão importante, mas que as pessoas não valorizam, acham que tem que ser tudo rápido, obras perfeitas, que o Arquiteto está ali e nada pode sair errado, cobrança do cliente (muito pior que dos prof), seu trabalho depende de terceiros, fluxo de caixa que nao temos na faculdade, planilhas, etc...dificil!

  • @katriv8712
    @katriv87123 жыл бұрын

    Como devemos ultrapassar? Ou resolver esse problema?

  • @katriv8712
    @katriv87123 жыл бұрын

    Eu tb gostaria de encontrar a solucao. Ja estou assim ha um ano.