Se não fosse o Ilê Aiyê | FRAUDE 25

“Ah, se não fosse o Ilê Aiyê”. Em meio a multiplicidade de cantores e bandas de axé que se fazem presentes no carnaval de Salvador, os blocos afro, arrastando multidões, levam suas vozes e instrumentos de percussão para celebrar a cultura afro-brasileira nas avenidas e circuitos da cidade. Mais do que blocos de rua, eles se configuram como verdadeiros movimentos sociais e culturais que lutam ativamente pela valorização do povo negro.
Fundado em 1974, o Ilê Aiyê foi o primeiro bloco afro a desfilar no carnaval oficial de Salvador. Nascido no bairro da Liberdade, o "Mais Belo dos Belos" surgiu do desejo da juventude negra de poder celebrar sua ancestralidade livremente. Com a força e o apoio de Mãe Hilda de Jitolu, o bloco estreou no Curuzu com 100 pessoas e, hoje, reúne multidões por onde passa. Desde então, a representatividade dessa instituição tem ecoado não apenas na Bahia, mas em todo Brasil e no mundo.
Em comemoração às cinco décadas, registramos esse momento explorando elementos que fazem parte da identidade do bloco. Dessa maneira, apresentamos os impactos políticos, sociais e econômicos que o bloco trouxe ao longo da sua trajetória. Entrevistamos Antônio Carlos dos Santos Vovô, criador e presidente do Ilê Aiyê, Graça Onasilê, primeira vocalista do bloco, Larissa Valeria, Deusa do Ébano 2024, e Maria Eduarda, antes percussionista da Band’Erê e atual integrante da Banda Aiyê.
Foto: André Frutuôso | Casa de Mainha

Пікірлер: 5

  • @dfdantas
    @dfdantas17 күн бұрын

    Legal, pessoal. Participei da Fraude 1 até a 4 e fico feliz de ver a revista no número 25. Continuem assim.

  • @lilianlynch6376
    @lilianlynch637614 күн бұрын

    ADMIRAVEL A PROPOSTA DA ELEVACAO DA AUTO-ESTIMA DO POVO PRETO' MAS PRINCIPALMENTE A DECISAO EM FAZE-LOS VER QUE ELES TAMBEM PERTENCEM TEM DIRTITOS DE PARTICIPACAO E CIDADANIA QUE DEVEM MANTIDOS E PRESERVADOS NA PROPRIA CASA DELES : A PRIMEIRA E " UNICA" CAPITAL DO BRASIL' ...BAHIA E MESMO UM PAIS , MAIS DO QUE UM SIMPLES "ESTADO' COMO CITA O ATOR LAZARO RAMOS'💚💛💝💯

  • @lilianlynch6376
    @lilianlynch637614 күн бұрын

    Eu so trocaria o termo ORGULHO por AUTO-ESTIMA' .....ORGULHO a pessoa tem que ter quando tem nocao de que e pessoa de BOM CARATER, e que as pessoas ao redor APRECIAM ' Bem como sentir ORGULHO dos proprios ESFORCOS em seguir pela VIDA sem criar problemas para si proprios e aos a redor' .....ORGULHO da RESISTENCIA NO ENFRENTAMENTO DIARIO DAS TRIBULACOES'...

  • @lilianlynch6376
    @lilianlynch637614 күн бұрын

    O que a Bíblia fala sobre o orgulho? ABíblia fala que o orgulho, que é arrogância, é pecado e causa muitos problemas. O orgulhoso muitas vezes não reconhece seus erros. Deus humilha os orgulhosos. Orgulho é ter um conceito errado de si mesmo. O orgulhoso se acha superior por alguma razão, desprezando outras pessoas. Quando o orgulho é levado ao extremo, a pessoa pode se achar tão importante como Deus, ou pensar que Deus lhe deve alguma coisa! - Ezequiel 28:2 A Bíblia diz que o orgulho leva à humilhação. O orgulho torna a pessoa no seu próprio ídolo. O orgulhoso se torna cego e não vê que vai cair na desgraça, porque se acha invencível (Provérbios 16:18). A solução para o orgulho Para não cair no orgulho, é importante cultivar a humildade. A pessoa humilde entende que não é superior a ninguém, porque todos pecaram e falharam (Romanos 12:16). Ninguém é perfeito. Todos têm pontos fortes e pontos fracos. Humildade não significa ser auto-estima muito baixa, se achando inútil. Humildade é ter equilíbrio, sabendo que sem Deus você não poderia fazer nada e que Ele é quem merece toda adoração. Humildade é saber apreciar o bem que Deus lhe dá, reconhecendo que você depende dele (Romanos 12:3).