Se Deus não existe tudo é permitido? A FILOSOFIA explica!

Ойын-сауық

Afinal, existe moralidade sem Deus? É possível ser ético sem ter uma religião? Como termos uma noção de certo e errado sem uma religiosidade? Tomando a filosofia de Sartre como pano de fundo, discutimos no vídeo uma das questões morais mais populares em Ética Filosófica: a relação da moral com a religião.
Ficou interessado? Então dê o play!
---
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @afilosofiaexplica
LINK PARA O LIVRO:
SARTRE - O existencialismo é um humanismo
amzn.to/3XG8k9l

Пікірлер: 237

  • @mbarros3078
    @mbarros3078 Жыл бұрын

    Senti falta da abordagem de outro aspecto: a empatia. Se uma pessoa consegue se colocar no lugar da outra, não vai querer causar dano à ela, porque não quer que causem dano a si mesmo. A empatia é uma base moral super antiga, basta lembrar Confúcio (552 a.C-489 a.C) que já pregava: "não faça aos outros o que não queres que te façam". Também existem outros interesses e instintos que são básicos para uma moralidade: a proteção da prole e da família. Para essa proteção, é importante conviver dentro das normas sociais.

  • @jonathafranco6702

    @jonathafranco6702

    Жыл бұрын

    Exatamente

  • @May-gl2ir

    @May-gl2ir

    5 ай бұрын

    nem todo mundo sente empatia

  • @luizpaulo7649

    @luizpaulo7649

    4 ай бұрын

    Exato, a moralidade é útil a civilização

  • @enworld8852

    @enworld8852

    Ай бұрын

    @@luizpaulo7649 Então porque tivemos tantas atrocidades na Historia humana ? com o @May-gl2ir disse "nem todos sentem empatia." Eu ainda acrescento, nem todo são bons ! sempre vão existir povos com culturas contrarias a nossa querendo nos exterminar . Sempre foi assim , pegue por exemplo algumas culturas os homossexuais são bem vindos, mas em outras culturas eles são perseguidos e ate mesmos Mort...). É Difícil mas não existe uma moral absoluta sem um Deus , e ate mesmo as que são regidas pela moral religiosa são falhas !

  • @6319mago
    @6319mago Жыл бұрын

    Tem moralidade sem Deus, porque você tem a lei, tem sua mãe, tem sua avó, tem seu vizinho, tem a polícia, tem o estado de direito, tem a vergonha na cara, tem a consciência, tem tudo isso segurando você não fazer algo errado..

  • @lucianolopesvidigalguimara4737

    @lucianolopesvidigalguimara4737

    Жыл бұрын

    De fato, muitos ateus são pessoas que parecem ter um senso moral bem elevado, e isso por si só parece já indicar que existe moralidade sem Deus. O problema é saber se essa moralidade tem algum fundamento. Quando falamos em moralidade pensamos naquilo em que fazemos mesmo quando estamos sozinhos, e não acredito que a lei, a mãe, o vizinho, etc. , podem ser fundamento para a moral. São apenas agentes que podem nos "punir" e nos fazer agir com medo dessa punição, mas não por sermos comprometidos com a moral. Imagine algo considerado errado pela maioria das pessoas, por exemplo, ficar com um dinheiro que você encontrou na rua (é só um exemplo... quem considere isso certo, escolha outro exemplo). Imagine que ninguém vai saber que você ficou com esse dinheiro. Portanto a lei, a mãe e o vizinho não podem lhe condenar. Por que é errado ficar com esse dinheiro? Por causa da vergonha na cara? Por causa da consciência? Mas por que a consciência acharia que isso é errado? Qual o fundamento disso?

  • @marcosr.l.s3312
    @marcosr.l.s33126 ай бұрын

    no meu modo de pesar a questão é que muitos de nós não precisamos crer em Deus para existir moralidade, mas é necessario existir Deus para que a moralidade faça sentido, imagine um mundo que Deus (o bem maior) não exista, então o que prevalece é somente uma ordem naturarista da evolução socio-biológica; e se obtermos uma moralidade através de evolução (seleção natural) então não poderiamos fazer julgamento de moralidade mas somente de instinto, adaptação, seleção natural etc. sem contar que a introdução do fator moral e seu reforço na sociedade é pelo teismo, mesmo que ainda muitos tenham falhado neste quisito. segundo W.L.C também não poderiamos fazer julgamento de qual moralidade seria melhor se a de um humano ou de uma abelha em certo sentido ( de nossa perspectiva).

  • @maurecialmeida2674
    @maurecialmeida2674 Жыл бұрын

    Muito bom. Parabéns!

  • @josepraxedes6354
    @josepraxedes6354 Жыл бұрын

    Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Obrigado 🙌

  • @ACFCflu1
    @ACFCflu1 Жыл бұрын

    Legal o vídeo. E já que Sartre foi o fundamento, que tal um sobre a liberdade sartriana? Abraço!

  • @RafAger
    @RafAger Жыл бұрын

    Parabéns Filicio!

  • @edilsondias91
    @edilsondias91 Жыл бұрын

    Mais um excelente vídeo!

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Obrigado 😃

  • @pedroborgesamaral5251
    @pedroborgesamaral5251 Жыл бұрын

    Professor, acho que a grande pergunta é: Se Deus não existe, existe bem e mal, existe certo e errado objetivamente?

  • @john.eduardo7267

    @john.eduardo7267

    Жыл бұрын

    Essa é a pergunta que todo ateuzinho se esquiva.

  • @n3tt012

    @n3tt012

    Жыл бұрын

    @@john.eduardo7267 sim kkkkkkkkkkkkkk

  • @biancadealmeida8238

    @biancadealmeida8238

    Жыл бұрын

    É uma pergunta interessante e a resposta é até simples, sim. Se vc está falando exclusivamente do deus cristão é só levarmos em consideração que sociedades antigas da Grécia e China, que tinham religiões bem diferentes, sendo politeísta, não tiveram influencia da religião cristã e mesmo assim matar e roubar eram consideradas como erradas assim como hoje em dia. Sem dizer que existe bem e mau objetivamente? Kkkkk Edit.: Pq mesmo na religião cristã existem coisas que são consideradas certas por uns e erradas por outra, acho que o maior exemplo é o fato dos protestantes acharem que os católicos adoram imagens e que isso seria errado, mas também tem q questão de trabalhar no sétimo dia, se pode ou não fazer tatuagem e procedimentos estético, dentre algumas outras

  • @biancadealmeida8238

    @biancadealmeida8238

    Жыл бұрын

    @@john.eduardo7267 bem creio que vc só nunca pesquisou muito a respeito da discussão sobre bem e mau mesmo, pq nunca vi ninguém se esquivando dessa pergunta. Obs.: Eu não sou atéia

  • @rodrigogomessantos1977

    @rodrigogomessantos1977

    Жыл бұрын

    O que eu percebo claramente é apenas o equilíbrio e o desequilíbrio, apenas isso.

  • @theguiga07
    @theguiga07 Жыл бұрын

    Tava pensando isso ainda ontem...

  • @l.eo9806
    @l.eo9806 Жыл бұрын

    Sem Deus cada um pode agir como quiser, de acordo com seus próprios códigos de valores. Por mais que isso seja um absurdo. Isso levaria à um caos total. Exemplo: baseado em que você afirmaria que uma pessoa que chegasse à matar alguém estaria errado? Já que cada um seguiria com seu próprio código de valores? Toda a nossa história é baseada em crenças.

  • @AlexandreLombardiSantos
    @AlexandreLombardiSantos Жыл бұрын

    Boa noite professor

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Olá! :D

  • @DanLevis-po1de
    @DanLevis-po1de2 ай бұрын

    Se Deus não estiver na equação, de onde que vai partir essa noção de certo ou errado? Como eu sei que é errado matar?

  • @Maka730

    @Maka730

    Ай бұрын

    Exatamente

  • @idontknowidk784

    @idontknowidk784

    Ай бұрын

    Fator evolutivo. Os primeiros hominídeos formavam grupos e quanto maior quantidade melhor, logo, matar alguém do grupo seria errado. Tanto que gerava separações ou conflitos. Outra possibilidade pode ser a lógica. Ninguém deveria ter o direito de tirar a oportunidade de viver de outra pessoa, pois é algo exclusivo de cada um.

  • @lnoftv4503
    @lnoftv45036 ай бұрын

    Quando se considera uma moralidade sem Deus, a gente acaba caindo no Jusnaturalismo e aceitando a existência de Deus. Moralidade sem Deus não faz sentido nenhum.

  • @john.eduardo7267
    @john.eduardo7267 Жыл бұрын

    O fundamento da objetividade dos valores morais é Deus. Em uma cosmovisão que rejeita a existência de Deus, não há nenhuma base lógica para acreditar em bem e mal, certo ou errado.

  • @Karo34

    @Karo34

    Жыл бұрын

    Exato! fico pensando por exemplo , de onde vem essa ideia de "injustiça" se eu não tenho algum padrão moral objetivo do que é ser justo? "ah, mas a moralidade é fruto de uma percepção pessoal, nosso próprio julgamento pessoal sobre algo. é informado por nossos valores pessoais que são determinados pelo método de como somos criados, ou experiências" . mas nesses pressupostos , eu encontro ainda mais lacunas. Então, de onde vem essa moralidade universal sobre injustiça , sobre o mal? e se esse pressuposto estiver correto, ja q se trata de uma percepção pessoal, qual ser humano pertence a moral superior para julgar a moral do outro? como saber qual a moral está acima pra julgar a moral do próximo de certo ou errado?

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    ​@@Karo34 de onde vem? DA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE. Simples assim. Isso justifica, por si só a moralidade sem deus. Fim.

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    ​@@Karo34 não há moral universal. O povo Maia queimava criança em sacrifício e não achavam errado. Cadê a moral universal? Os Espartanos matavam bebês deficientes e não achavam errado. Cadê a moral universal? Questione tudo.

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    @John Eduardo Há sim uma base lógica pra acreditar em bem e mal. E o nome dessa base chama-se: SOBREVIVÊNCIA! Daí que sai a necessidade de impor regras pra sociedade, e, consequentemente, as bases morais.

  • @john.eduardo7267

    @john.eduardo7267

    Жыл бұрын

    @@brago_ , baboseira. Necessidade de sobreviver não justifica a objetividade do bem e do mal, muito pelo contrário, justificaria a lei do mais forte e uma amoralidade, comprovando que o mundo não é nem bom e nem mal, mas que indivíduos podem ser bons ou maus para sobreviver. Nenhuma visão de mundo consegue sustentar a existência do bem e do mal sem Deus que é o fundamento ontológico da moralidade.

  • @feliperodrigues939
    @feliperodrigues939 Жыл бұрын

    Professor, o Sr acha q vale a pena comprar os diálogos platônicos da editora edipro? Ouvi dizer q o tradutor é desconhecido e sem nome, então tenho medo de comprar e cair numa furada.

  • @PolisHistoria
    @PolisHistoria Жыл бұрын

    Ótimo conteúdo Professor 😃 este tema me interessa muito kkk estudo religião.

  • @felipemachado2730

    @felipemachado2730

    Жыл бұрын

    Ele é um excelente profissional

  • @leandrolopes8696

    @leandrolopes8696

    Жыл бұрын

    Eu gosto desta área também! Minha próxima matéria de Licenciatura em História será História das Religiões.

  • @giovannaluiza5997
    @giovannaluiza599710 ай бұрын

    É possível, realmente, ser uma pessoa moral mesmo sendo ateu ou agnóstico. Mas de onde vem essa noção do que é moral? Pode-se falar que é das leis, mas as leis foram feitas pelos homens. E de onde, dentro de si o homem sabe o que é moral? Tudo o que conhecemos como certo e errado vem da Bíblia (sim, a Bíblia foi feita por homens, mas inspirada por Deus). Claro, os meus valores podem diferir dos valores do meu tio ou do meu avô, mas mesmo com essa relativização de valores todos nós sabemos, lá no fundo o que é certo e o que é errado. mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ”. Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”. Gênesis 3:3‭-‬5 Respeito a opinião de todos e estou aberta à debates!

  • @anterinomiguelrocha5633
    @anterinomiguelrocha5633 Жыл бұрын

    Nada a ver, a felicidade não depende de religião.

  • @helenam5672
    @helenam5672 Жыл бұрын

    Mas essa nossa moralidade secular não tem sua raiz na moral religiosa/cristã?

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    Sim, mas não é essa a pergunta do vídeo e sim se a moral vem de um ser superior ou não.

  • @helenam5672

    @helenam5672

    Жыл бұрын

    @@brago_ eu entendi, só quis ampliar o questionamento. É interessante pensar que somos seres morais e que isso parece ser uma característica do humano, talvez derivada do fenômeno religioso. Enfim, muito bom o vídeo

  • @alexivanovitch3831
    @alexivanovitch3831 Жыл бұрын

    É impossível moralidade sem Deus, haja vista que qualquer tipo de regra seria uma convenção mediante a impossibilidade do indivíduo transpassar suas perspectiva subjetiva. Assim, se duas moralidades contraditórias existem, qual o parâmetro para uma validação? Uma vez que a moralidade pressupõe intrinsicamente sua adesão e uniformidade. Logo se faz necessário um preceito superior que transcenda a opinião.

  • @douglassantos6187

    @douglassantos6187

    Жыл бұрын

    Esse parâmetro absoluto não é Deus. É simplesmente ética, a reflexão filosófica que busca o que há de universal dentre as moralidades existentes.

  • @douglassantos6187

    @douglassantos6187

    Жыл бұрын

    No budismo, não concepção de Deus criador, o que não os impede de ter um código de conduta.

  • @tiagonogueira653

    @tiagonogueira653

    Ай бұрын

    ​​@@douglassantos6187Mesmo assim não seria algo absoluto e consequentemente ninguém saberia como diferenciar o certo do errado, no fim acabariamos trazendo de volta sistemas escravistas e outras formas de barbárie, nesse aspecto quem poderia julgar e falar que aquilo é errado? Nós estaríamos sendo hipócritas por pensar que nossa visão é superior às outras

  • @tiagonogueira653
    @tiagonogueira653Ай бұрын

    A lei criada pelos homens é fragil, pode e vai ser questionada, ela nasce de uma convenção e logo será diferente dependendo do local e do tempo, uma lei criada por um Deus(Um ser superior aos homens) por outro lado é absoluta, ou seja ela não é passível a questionamentos e é mais forte justamente por se manter igual não importa quanto tempo tenha se passado. Então uma moralidade verdadeira não é possível sem um Deus.

  • @brunobs.013
    @brunobs.013 Жыл бұрын

    Se fosse seguir a teoria de Darwin, estaria tudo certo, pois na natureza, sobrevive o mais forte, o mais inteligente. Mas da onde vem a moralidade ? Quem é vc pra me dizer o que é moral ou o que é certo ? Se todos somos iguais, e vc n sendo superior a mim, pq me julgaria estsr errado ? Nada a ver, toda moral e ética, nossas leis vêm tds da bíblia.

  • @felipechrysostomo760
    @felipechrysostomo760 Жыл бұрын

    Sartre ignora completamente a Lei Natural e essa teoria dele nao analisa bem o que Dostoiévski diz. Quando Ivân diz que se Deus nao existe tudo é permitido ele se refere a moral, e nao na possibilidade de executar as coisas. Realmente, tudo que acontece é permitido por Deus, mas isso nao quer dizer que tudo que acontece vai de acordo com a Lei Natural.

  • @felipechrysostomo760

    @felipechrysostomo760

    Жыл бұрын

    @@vitorabreu8126 eu nao sei, é uma questão realmente complexa essa.

  • @felipechrysostomo760

    @felipechrysostomo760

    Жыл бұрын

    @@vitorabreu8126 Deus é o bem, e fazer qualquer coisa (nos meios lícitos) pra alcançar a Deus é bom, portanto, fazer o bem para alcançar a Deus, que está na salvação, nao pode ser errado de maneira alguma, já que sua busca é boa.

  • @felipechrysostomo760

    @felipechrysostomo760

    Жыл бұрын

    @@vitorabreu8126 que bom saber que vc preza por esses valores, que realmente são muito importantes, entretanto, sem Deus eles não sao verdadeiramente bons. Primeiramente, é necessário definir o que é o bem. Segundo Aristóteles, o bem é a finalidade de todas as ações do homem, porém, não são todas que alcançam o sumo bem, que é a "finalidade das finalidades", a felicidade, como nós chamamos. Mas, uma ação individual ela sempre tem como finalidade o bem, seja de si mesmo ou dos próximos, ela sempre busca o melhor quando deliberada. O fato de que nem todos alcancem o sumo bem é porque nao utilizam os meios certos para isso, a própria existência de meios certos para se alcancar a finalidade última mostra que existem regras para o homem, ele nao pode simplesmente ser um sujeito desregrado e ser feliz. Em segunda análise, o bem tem que ter uma finalidade maior do que si mesmo para ser bom. É aquela coisa, "por que o homem deve ser altruísta? Porque é bom pra humanidade. Mas por que ele deve se importar com o que é bom pra humanidade? Porque ele deve ser altruísta." A virtude, quando a finalidade é o próprio homem, ou a humanidade, ela se torna sem sentido. Nao é um verdadeiro bem, mas uma ação, que pode ser moralmente boa, mas qual a finalidade? Fazer o bem pra quê, se nao há salvação? Por exemplo, a caridade, fazer o bem ao próximo, quando feita o seu feitor deseja o bem pra aquela pessoa, para que ela se torne independente finaceiramente etc. Mas pra que desejar essas coisas, o verdeiro bem está nelas? Digamos que o sujeito conquista a independencia finaceira, e depois? Uma família, e depois? Uma casa, e depois? E assim por diante, tudo para que ele alcance a felicidade, entretanto, a felicidade nunca se encontra nas conquistas das coisas mas na obediência às regras inerentes ao homem.

  • @claytonnunes6632

    @claytonnunes6632

    Жыл бұрын

    ​@Vítor Abreu Não é deixar de fazer algo por recompensa ou punição... não é interesse... É temor a Deus, não no sentido de ter medo, mas de respeito. Quando José se recusou a deitar com a mulher de seu chefe, foi por respeito a Deus.

  • @csalink1426
    @csalink1426 Жыл бұрын

    Por favor professor responda p mim E vdd q a filosofia não será mais obrigatória nas escolas? Me tire essa dúvida pois estou querendo entrar na faculdade e fazer a licenciatura em filosofia que é oq eu mais amo já estou na área escola de pedagogia mas n tenho ideia se isso é mito ou vdd pois a minha área eu fico com as crianças menorzinha de 2 anos por favor me tire essa dúvida obrigada

  • @Prof.RafaelJunqueira

    @Prof.RafaelJunqueira

    Жыл бұрын

    Você precisa pensar a longo prazo. Hoje a filosofia está com a carga horária menor. Mas Pedagogia por exemplo você pega desde do Maternal até o terceiro ano, quando que em qualquer licenciatura é do sexto ano até o terceiro ano. Enquanto que em Pedagogia você pode propor ensino aplicado de filosofia. Em Licenciatura você fica sob regra da escola que tem e aquele plano de aula. Até porque ensinar filosofia não precisa necessariamente ser um filósofo formado. Muita gente confunde a profissão em SABER tudo sobre os pensadores das épocas. Filosofia não é isso. Determinante fator que define filosofia é praticamente tudo o que nós fazemos. É uma dialética científica. Ou seja, todos que exercem alguma carreira são filósofos. Mas se quiser dar aula, pesquisa sobre pedagogia e psicopedagogia. Licenciatura é super limitado. Se quiser dar aula no ensino superior, com mestrado.

  • @douglassantos6187
    @douglassantos6187 Жыл бұрын

    Cristãos e muçulmanos concordam que Deus é o fundamento moral único, porém este aceita poligamia sob certas condições, e aquele não aceita poligamia sob hipótese alguma. Mesmo na perspectiva de quem não concebe o mundo sem Deus, a moral pode ser relativa.

  • @paulo4784
    @paulo4784 Жыл бұрын

    E quando tudo começou, que não tinha nada e ninguém para implantar a noção do certo e do errado? Como as pessoas identificaram as noções morais?

  • @nosined1237

    @nosined1237

    Жыл бұрын

    O ser humano acredita em divindades desde o começo da humanidade

  • @smith123p

    @smith123p

    7 ай бұрын

    Parabéns, você acabou de provar que a moralidade e a ética são construções humanas que passaram por evoluções ao longo do tempo. Vamos supor que tu seja uma pessoa daquela época, bem antiga mesmo, aí um cara invade sua casa para roubar pq ele acha certo (claro, sem essa noção, nas vamos entender assim) conseguir "recursos mais rápido" e você o m4ta para defender suas poses, as pessoas da sua vila iriam perceber ["nossa, não quero isso para mim, não vou fazer isso"] ou ["nossa, como ele pode fazer isso? É um assass1no!!"] você seria expulso da vila ou mort0, mas o que aconteceu ficaria na mente das pessoas e iria reduzir consideravelmente as tentativas de roubo e com o tempo veriam que isso é "errado" pois causa dano para ambos os lados, aí a sociedade (no caso sua vila) vê alguns aldeões compartilhando algum item e vêem que isso é mais fácil do que invadir casas, assim foi criado a ideia de "Bem = compartilhar/criar relações amistosas" e foi evoluindo com o tempo. Então assim, não precisa de divindades para estabelecer essa noção, sabe? É só um exemplo genérico, mas talvez isso te explique. Leve em consideração que relações sociais como "bem e errado" só foram se desenvolvendo de fato quando o ser humano deixou de ser nômade e passou ao sedentarismo. (Pois assim criariam as vilas e consequentemente as relações interpessoais.)

  • @paulo4784

    @paulo4784

    7 ай бұрын

    @@smith123p negativo. Isso vem de Deus, o Todo Poderoso. Quando Caim matou Abel, ele soube que fez alvo errado. Quem disse pra ele que matar era errado?

  • @smith123p

    @smith123p

    7 ай бұрын

    @@paulo4784 Ainda planejo ler novamente a bíblia, não leio desde a minha crisma. Então não sei dessa história, só sei que ambos são irmãos, mas vou falar com base no que eu disse no meu comentário anterior. Digamos que você cresce junto com alguém, e depois por alguma circunstância você m4ta essa pessoa que cresceu contigo. Tem certeza que aqui não haveria valor "mental"? Extinguir a vida de alguém dessa forma (principalmente sendo um familiar) não iria despertar a ideia de que isso foi algo errado ao ver o c4dáv3r de seu irmão no chão? Seria a mesma coisa em uma aldeia lá no "fim do mundo" (lugar bem distante das demais civilizações) sem contato nenhum com ideias sobre divindades. Foi exatamente isso que eu disse no meu comentário anterior, a noção de moralidade é algo construído e evoluiu com o passar com o tempo. Então assim, não precisa de um ser transcendental para dizer essas regras, tanto que boa parte dos 10 mandamentos foram escritos por pessoas que não queriam aquilo para elas para evitar possíveis intrigas, como o 5, 7, 8, 9 e 10.

  • @smith123p

    @smith123p

    7 ай бұрын

    @@paulo4784 Só espero que meu segundo comentário não tenha ficado invisível

  • @danielrodrigues3736
    @danielrodrigues3736 Жыл бұрын

    Lembrei de um livro "Crime e castigo"

  • @user-th5po3ou9h

    @user-th5po3ou9h

    Жыл бұрын

    Com todo o respeito, mas o livro onde tal referência aparece é denominado de "Irmãos Karamazov".

  • @vitorgabrieldasilvaparga8395
    @vitorgabrieldasilvaparga8395 Жыл бұрын

    Mas assim cara,pensa cmg: analisa a biologia humana e antropologia,se a gente analisar,o ser humano é uma criatura que possui instintos em sua natureza e se nós agíssse-mos de acordo com a nossa natureza,seríamos guiados pelos os instintos porque isso está enraizados em nós. Já a moralidade vem da razão,que é uma capacidade que não vem da mente humana,já que ela é material e carnal,e da razão precede da consciência,que é o lugar em que está a moralidade,conjuntos de crenças e valores éticos e morais. E se fomos analisar novamente,a moralidade não faz parte do homem,já que ele é somente uma criatura instintiva. É aí que entra Deus: Deus é alguém que transcende nossa existência e capacidade de pensar. É um ser espiritual e onipotente,e por ele ser espírito e alguém que transcende toda realidade e a humanidade,a moralidade veio dele

  • @monkeycrazy3955
    @monkeycrazy39556 ай бұрын

    O que muito não sabem é que muitas leis e códigos de moral e conduta tem uma origem religiosa muito antiga arraigada na sociedade....e aparentemente não tem relação com Deus.

  • @Anteimperianismo

    @Anteimperianismo

    4 ай бұрын

    Mas é claro que tem, a adoração ao Deus dos Cristãos e dos Judeus é a mais antiga existente, antes mesmo do Egito existir. Foi ele quem definiu o certo e o errado Sem Deus, não vejo sentido nenhum de existir certo e errado. Afinal o ser humano não tem autoridade para ditar a outro ser humano o que é certo ou errado

  • @idontknowidk784

    @idontknowidk784

    Ай бұрын

    ​@@AnteimperianismoErrado! A mitologia judaica cristã não é a mais antiga. Só de religião, o Hinduísmo é o mais antigo, agora se for contar as mitologias, os mesopostamicos possivelmente foram os primeiros, já que foram deles que surgiu a primeira "tábua de lei" Hammurabi (se eu não me engano)

  • @kosmicdragon2077
    @kosmicdragon2077 Жыл бұрын

    precisa de maturidade filosófica pra definir moralidade!!!

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Certamente!

  • @gato-junino
    @gato-junino Жыл бұрын

    Eu não estou dando meu depoimento para tentar convencer a nenhum religioso a virar ateu. Apenas a dizer como é que eu sou ateu e tenho moralidade. Eu sei que o motivo de as pessoas seguirem deus ou deuses são vários. O alívio do sofrimento é uma delas. Eu já fui cristão católico até os 19 anos. Fiz primeira comunhão, catecismo. Tive uma família boa e que me deu exemplos. Eu tinha 4 anos de idade e não roubei uma bala porque eu sei que era errado com 4 anos. Por causa da minha família. Com 4 anos eu não sabia o que era Deus. Então, eu não agi motivado por Deus e sim por causa da minha família. Eu me fiz a seguinte pergunta: se o mundo é explicado pelas leis da Física, Química, Matemática e Biologia, para que a necessidade de Deus? Desde então, eu virei ateu. Eu não resolvo meus problemas com a igreja e sim na terapia. Principalmente, porque a terapia tem bases científicas e ela vai fazer com que você supere seus sofrimentos e não precise mais de terapia. E esses modos de superar o sofrimento já foram testados e não são especulação. É completamente possível ser bom sem Deus. Para isso, você precisa seguir as leis sem ter medo de punição, ou seja, eu faço porque é necessário para uma boa convivência da sociedade e não porque se eu fizer eu serei punido. Além disso, nós temos bases biológicas de convivência em sociedade. Isso é a empatia. O ser humano foi selecionado para sentir empatia dos próximos. Aqueles que não sentiam empatia morreram e não tiveram filhos. Eu sou ateu e não sigo nenhuma lei da Bíblia. Não foi a Bíblia que me diz que roubar é errado, mas porque para eu conviver em sociedade isso não é adequado. Eu estarei prejudicando alguém. Mas para você chegar a sentir empatia das pessoas você precisa ter bons exemplos a seguir na família e na sociedade. Se você não tem uma boa família, você pode achar que o crime compensa.

  • @rodrigogomessantos1977

    @rodrigogomessantos1977

    Жыл бұрын

    Gostei do texto mas não tenho uma boa família e no entanto sempre agi de forma ética desde criança, mesmo tendo um pai totalmente corrupto e uma mãe submissa que tinha medo dele e não fazia nada. Sempre tive esse discernimento do que era moralmente certo e errado numa sociedade, em grupo, não sei se nasci assim ou foram os conselhos do He- man, rs, pois nunca fui religioso, nunca senti essa necessidade de ser religioso, acreditar em Deus e tudo mais, vivo de fatos e não de crenças, prefiro dizer que não sou nada, nem ateu, nem crente, nem agnóstico, etc. Não sou nada, e por não ser nada sou tudo!

  • @gato-junino

    @gato-junino

    Жыл бұрын

    @@rodrigogomessantos1977 , cada um tem uma história de vida. Há vários caminhos. Eu percebo que certas condições de vida ajudam a pessoa a seguir um deus ou não. Quanto mais desigual um país, maior a tendência de precisar de um deus ou de adesão ao radicalismo.

  • @tiagonogueira653

    @tiagonogueira653

    Ай бұрын

    Achei legal oque você disse, mas espero que no momento em que o Estado ou qualquer outra entidade pisar no seu pé você seja capaz de manter essa mesma postura

  • @lwrsports1713
    @lwrsports1713 Жыл бұрын

    👏🏼

  • @6319mago
    @6319mago Жыл бұрын

    Essa pergunta foi feita por Dostoiévski, questionando a sociedade niilista, que ele conviveu na URSS..

  • @fullgazetinha4665

    @fullgazetinha4665

    Жыл бұрын

    Na verdade Dostoievski morreu antes da revolução russa de 1917, ele conviveu na verdade com niilistas do Império Russo.

  • @Qin-shi222
    @Qin-shi22215 күн бұрын

    Veja a internet, veja o mundo sem Deus. bom, como podemos ver, o ser humano sozinho está cometendo vários crimes como se não houvesse amanhã na internet

  • @yygalbertomoreiramoreira1401
    @yygalbertomoreiramoreira1401 Жыл бұрын

    BOM DIA! CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU. CARLOS - A .M.

  • @mitiprosa
    @mitiprosa Жыл бұрын

    O vídeo não poderia vir em melhor hora! Acabei de sofrer por uma atitude preconceituosa só por ser ateia.

  • @john.eduardo7267

    @john.eduardo7267

    Жыл бұрын

    É porque geralmente ateus são indivíduos bem desprezíveis, ter ateus como amigos não é opção.

  • @mitiprosa

    @mitiprosa

    Жыл бұрын

    @@john.eduardo7267, concordo. Ateus devem se manter distantes de pessoas que pensam dessa forma exposta na sua resposta.

  • @danielrodrigues3736

    @danielrodrigues3736

    Жыл бұрын

    Eu acredito em Deus.. porém ser ateu faz de vc uma pessoa sincera.. isso e admirável.

  • @afilosofiaexplica

    @afilosofiaexplica

    Жыл бұрын

    Só comentário pedrada aqui

  • @jesseoliveira7892
    @jesseoliveira7892 Жыл бұрын

    Imagino que essa moral de Dostoiévski seja com relação a matar, roubar, adulterar e não me questões mais secundárias. De qualquer maneira deixo esse video sobre o assunto. kzread.info/dash/bejne/hImtr9preJi1iLw.html

  • @ViniciusVft
    @ViniciusVft Жыл бұрын

    Sem Deus a moral é relativa. Se eu achar certo fazer sexo com a minha mãe e outra pessoa achar errado, quem vai determinar quem está certo de nos dois ? Se não houver um padrão moral absoluto, tudo é relativo, inclusive crimes.

  • @eduardoribeiro9497

    @eduardoribeiro9497

    Жыл бұрын

    Mas e as leis?

  • @gabrieldalfabbro1045

    @gabrieldalfabbro1045

    Жыл бұрын

    @@eduardoribeiro9497 E quem cumpre as leis não podem viola-las?

  • @eduardoribeiro9497

    @eduardoribeiro9497

    Жыл бұрын

    @@gabrieldalfabbro1045 desculpe a minha falta de profundidade, mas ora, se a pessoa violou a lei ela agiu errado ué

  • @gabrieldalfabbro1045

    @gabrieldalfabbro1045

    Жыл бұрын

    @@eduardoribeiro9497 Sim! E quem julga, quen executa e legisla não tem ideologia nem religião?

  • @eduardoribeiro9497

    @eduardoribeiro9497

    Жыл бұрын

    @@gabrieldalfabbro1045 tem sim, todo mundo tem

  • @nosined1237
    @nosined1237 Жыл бұрын

    Se Deus não existe, tudo é mutável e a moral é relativa. Se a moral é relativa, não demorará muito para zoofilia, pedofilia e etc, se tornarem algo aceitável

  • @SamuelLimaGaldino
    @SamuelLimaGaldino29 күн бұрын

    Ok. Mas se Deus não criou no ser humano as leis moraus que são imutáveis, e é tudo nossa opinião, então mat@r uma criança não seria errado, só seria uma opinião diferente da sua. Ou seja, certo e errado são apenas opiniões. Os nazist@s não são maus, são só pessoas que agem diferente de mim, mas não necessariamente maus. Ou seja, para existir bom e mau é preciso de Deus.

  • @douglasdarochadecarvalho3445
    @douglasdarochadecarvalho3445 Жыл бұрын

    Nietzsche trabalha isso né a Genealogia da Moral... Qual a origem (genesis) da moral?? Qdo surgiu, quem inventou e por qual motivo??? A base moral da religião e de qualquer outra (lei, razão, lei natural -se é que há uma -, etc.)... Td é fabricado por algum interesse de controle... Há um discurso seja religioso, jurídico, naturalista, que é feito por homens, por uma classe gregária, eis a "objetividade" das leis, religião, naturalidade, etc... Tão importante a objetividade no consenso temporal e tão subjetiva e interesseira exatamente tb por ser temporal e por isso a importância de sempre questionar as leis, a religião, etc...

  • @LuizSilva-rq9gj
    @LuizSilva-rq9gj Жыл бұрын

    Temos as leis de Deus, na Bíblia . E temos as leis dos homens . Os homens fazem leis , mesmo crendo em Deus. Portanto, o ser humano tem noção de moral. Uma sociedade não poderia existir se tudo fosse permitido. Imagine vc puder matar, roubar, estuprar, tomar a casa de alguém, etc. Seria o caos se nada disso fosse punido. O homem.srmpre fez leis, desde a antiguidade.

  • @mikez9929
    @mikez9929 Жыл бұрын

    Quality work pal!! You really need S M Zeus.

  • @pedrobrusco2232
    @pedrobrusco2232 Жыл бұрын

    Sabe porque às discussões nunca acaba? Com certeza é pôr causa do erro!😂 Se não tivesse o erro, não teria discussão...! Hahahhahahahhah! É pôr isso que: EU ADORO Deus E ❤EU AMO o diabo!❤ À folgologia clareia essa escuridão!🌤

  • @marcioviotti1639
    @marcioviotti1639Ай бұрын

    Uma entidade conceitualmente universal de natureza espiritual sendo descartada com argumentos antropocêntricos e morais. Essa é a filosofia niilista em seu ápice.

  • @niterunner9979
    @niterunner9979 Жыл бұрын

    Deus hoje está tão customizável (vide a quantidade de igrejas de estilos distintivos q há) que a moral seguida pelas pessoas nem é mais a Dele, mas sim a do próprio homem com disfarce teológico. Há muito tempo o homem, por causa da "existência" de Deus, demoniza, destrata e até mata seu próximo, tudo em nome Dele (" permissão divina"). O que vimos nas últimas eleições ilustra um pouco disso a partir do momento que um candidato, longe de ser cristão verdadeiro, se designa como o legítimo representante de Deus nessa batalha política ao passo que seu adversário era o próprio demônio. Parece brincadeira, mas tem muita gente que acredita nessa retórica dualista que veio infelizmente com a ideia existencial de Deus. E se Ele existe então tb existem o demônio e sua horda terrena. O ser humano precisa muito desse lenitivo transcendental para conseguir suportar viver neste mundo material em que só há gente de carne e osso tomando todas as decisões.

  • @josemauriciodasilvagomes3856
    @josemauriciodasilvagomes38569 ай бұрын

    um suposto deus que criou uma forma de vida consciente so pra manipular o tempo todo segundo sua questionavel noçao de justiça, nao e aceitavel

  • @Anteimperianismo

    @Anteimperianismo

    4 ай бұрын

    Esse suposto Deus não manipulou NADA, ele não interfere no livre arbitrio do ser humano

  • @williansilvaferreirasilvaf4784
    @williansilvaferreirasilvaf4784 Жыл бұрын

    Boa noite professor, Deus não existe,mas sim existe uma energia da causa,a energia que faz tudo acontecer,acho não premeditado mas sim ajustado na ocorrência dos fatos,e essa energia que move as coisas, Deus é a luz,e Deus é a concorrência plena do pensamento, então é sim uma moralidade sem Deus, porque a exatidão de fatos ela pode ser concretizado na forma de visão e compreensão da natureza e do não natural,eu descobri isso estudando mecânica quântica, Deus é o pensamento,a energia que move tudo

  • @felipechrysostomo760

    @felipechrysostomo760

    Жыл бұрын

    Meu amigo, vá estudar São Tomás que vc vai tirar conclusões muito mais valiosas acerca desse assunto

  • @williansilvaferreirasilvaf4784

    @williansilvaferreirasilvaf4784

    Жыл бұрын

    @@felipechrysostomo760 eu estudo a anos física quântica,e entendendo tudo sobre a mecânica quântica e cheguei na conclusão através de meus experimentos que Deus é simplesmente a luz,e dentro dela tem uma energia que e uma onda chamada de pensamento,ele é inigmático,e se propaga na forma de onda como tenho dito, junto com o tempo e dentro da luz,no cosmo,ou seja no espaço,e se materializa em qualquer espectro eletromagnético, fazendo sim a existência de todas as coisas

  • @williansilvaferreirasilvaf4784

    @williansilvaferreirasilvaf4784

    Жыл бұрын

    @@felipechrysostomo760 foram muitos anos de pesquisa até eu chegar nessa conclusão

  • @felipechrysostomo760

    @felipechrysostomo760

    Жыл бұрын

    @@williansilvaferreirasilvaf4784 kkkkkk vc tá falando sério?

  • @williansilvaferreirasilvaf4784

    @williansilvaferreirasilvaf4784

    Жыл бұрын

    @@felipechrysostomo760 sim

  • @science212
    @science212 Жыл бұрын

    A moralidade só é possível em um mundo sensato fisicamente. Um mundo sem deus e outros eventos sobrenaturais obscuros.

  • @saboresnaturais9274
    @saboresnaturais9274 Жыл бұрын

    Claro que Sartre tem razão. Existe moralidade sem Deus. DEUS É UMA INVENÇÃO, DO HOMEM. ELE EXISTE APENAS PORQUE O HOMEM TEM UMA MENTE MUITO CRIATIVA. Logo, tudo o que foi inventado relacionado com Deus (incluindo a moral), é pura criatividade do ser humano. DEUS É APENAS UM DIAPASÃO CRIADO PELO HOMEM.

  • @Anteimperianismo

    @Anteimperianismo

    4 ай бұрын

    Homem não tem autoridade nenhuma para dizer a outro homem o que é certo ou o que é errado. Quem é você para me dizer que colar em uma prova é errado? quem é você para me dizer que matar é errado? quem é você para me dizer que prostituição é errado? Você é so um homem e eu e você somos iguais, você não é superior a mim e nem eu superior a você. Se Deus não existe então é impossivel existir se quer moral, porque novamente você não tem autoridade para me dizer o que fazer e nem eu tenho autoridade para dizer a você o que fazer! Você e eu nascemos, crescemos e morremos e isso nos torna iguais Só um ser superior pode dizer o que devemos ou não fazer Se Deus fosse invenção humana, ele seria moldado as vontades dos homens. E o ser humano claramente escolheria a depravação do que a razão, porque essa é a nossa natureza

  • @saraht.2479
    @saraht.2479 Жыл бұрын

    A pessoa que precisa de religião para ser "bom" então a mesma não é boa. É só um cão adestrado.

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    Essa frase tem dono. Dê os créditos. 👍🏻

  • @pedroborgesamaral5251

    @pedroborgesamaral5251

    Жыл бұрын

    a grande questão é que se deus não existir, não existe pessoa boa nem má, porque bem e mal não existiria.

  • @saraht.2479

    @saraht.2479

    Жыл бұрын

    @@brago_ eu esqueci o nome do escritor, mas me lembrei da frase, googlei e achei "Chagdud Tulku Rinpoche"

  • @brago_

    @brago_

    Жыл бұрын

    @@pedroborgesamaral5251 você assistiu o vídeo? O professor mostra que Sartre demonstra que é possível humanos criarem sistema de moral sem deus. Indo mais além, digo que sistemas morais só foram criados quando os humanos viram que a sociedade funciona melhor assim.

  • @leomatos._.

    @leomatos._.

    Жыл бұрын

    @@pedroborgesamaral5251 Pessoas boas e más sempre existiu e sempre existirá! Já religião que procurou e retulou respostas para a origens das tais.

Келесі