School and family: in search of a new relationship | Rosely Sayão | TEDxPraçaSantosAndradeED

This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at ted.com/tedx
Going straight to the point, Rosely Sayão talks about a number of conflicts that permeates the school-family relationship in Brazil, and suggests alternatives for this relationship to become fairer, more democratic and respectful.
Rosely Sayão is a psychologist and educational consultant, with over 30 years of experience in clinic, supervision and teaching. She is a specialist in matters related to families and schools, as well as a columnist of Folha de São Paulo and Radio Band News FM. Through her books, media publications, and as a consultant for companies and schools, she talks about the major difficulties faced by families and schools when educating.

Пікірлер: 62

  • @luciamaracabelino3985
    @luciamaracabelino398523 күн бұрын

    Que palestra maravilhosa parabéns ROSELY.

  • @heloisahelenacostadearaujo7948
    @heloisahelenacostadearaujo79485 жыл бұрын

    Embora tenha gostado da fala, percebo com desconforto o paralelo entre a escola que estudamos e a escola de hoje, na qual trabalho. As realidades são outras. A educação doméstica, por exemplo era a mesma em todas as casas. Respeito aos pais, aos mais velhos e as autoridades. Não podia se apropriar do que não era seu. As brigas na escola eram resolvidas na escola. Quando era caso de violência se chamava a família e dependendo do caso, poderia causar transferência, suspensão, mas era resolvido. O professor sabia o que fazer, aqui não entro no mérito do professor que usava da falta de respeito ao aluno, beliscando, usando tapas tudo em nome da educação. Enfim, sou mãe, e independente de ir a escola ou não. A família de hoje, em sua grande maioria, não assume a responsabilidade do incentivo, da motivação, do acompanhamento, da educação doméstica, dos valores, do acolhimento e da informação correta aos filhos.

  • @fabioluiz8585
    @fabioluiz85857 жыл бұрын

    Mais uma vez, Rosely Sayáo ( agora de calça comprida ) arrasou no papo honesto, objetivo e claro sobre a "famigerada" educação. Parabéns Rosely. Só sinto falta de você e NINGUÉM abordar a FAMIGERADA televisão que entrou na vida das crianças na decada de 60 e NUNCA MAIS SAIU. Pois ela, tv, é uma das grandes responsáveis pela confusão de valores e papéis na sociedade. Ou melhor, pela INVERSÃO DE valores e papéis.

  • @TheMonikeCruz
    @TheMonikeCruz6 жыл бұрын

    A maior dificuldade é sair da teoria, pra nós que estamos aqui ouvindo este depoimento no papel de aprendiz é muito fácil dizer que o vídeo é ótimo porque aborda assuntos pertinentes, quando chegamos no local de trabalho e não podemos nem mesmo dar a minima opinião porque quando estamos no papel de educadores, somos só ouvintes e reprodutores das escolhas do sistema. Raramente conseguimos inovar, não que seja impossível, mas é tão demorado e tão desgastante que quando atingimos um simples objetivo, como fazer uma reunião aberta com os pais, neste momento o ano letivo já acabou e eles só querem mesmo é saber quem foi aprovado ou não. Seguimos tentando, mas sair dessa fala é missão de quem tem muita estrutura emocional e disponibilidade financeira, no sentido de não temer uma demissão injusta por buscar essa relação JUSTA com a família, afinal somos só professores e nada mais.

  • @nereneumaalves7390

    @nereneumaalves7390

    4 жыл бұрын

    Absorvo a sua fala e vejo que essa é um realidade brasileira da maioria das escolas. O professor é convocado a uma encontro de equipe e percebemos na fala dos gestores e coordenadores que os professores são os culpados pelas crianças mudarem de CMEI porque não inovam,não trazem os pais para escola entre outros. No entanto os que tentam trazer uma reflexão e apontar possíveis caminhos para a transformação,se esbarra com as dificuldades mencionadas pelos equipe gestora: falta de tempo, recursos financeiros e os pais são desinteressados. Como educadora,acredito sim que esse dialogar é preciso ,que a democracia deve fazer parte de uma escola que pensa o aluno e aluna como agente de transformação e que tem muito a contribuir com suas experiencias do seu mundo social ,como subjetivo. E penso na urgência de quebra de paradigmas. Porém o medo de um preconceito e perseguição é real,por essa razão muitos mediadores se colocam apenas com telespectadores e inercio nas tomadas de decisões porque não são escutados.

  • @washingtonalvesdeandradece8927

    @washingtonalvesdeandradece8927

    2 жыл бұрын

    Só quem está na regência de uma turma, sabe o quanto é árduo o papel do professor dentro da escola. Estou, plenamente, de acordo com vc, Monique.

  • @leonardomartinsdesouza9280

    @leonardomartinsdesouza9280

    6 ай бұрын

    @@washingtonalvesdeandradece8927 ...porém, se nos apoiarmos apenas nas experiências de sala de aula também não teremos apoio na transformação dessa realidade. Através da práxis fruto de teoria e prática, além de diversos outros condicionantes, como a intencionalidade profissional, política, institucional e a coletividade entre ambos poderá ser uma alternativa. Nunca podemos esquecer que o ensinado, aprendido e mediado em sala de aula perpassa um sujeito que pensa, reflete e age no mundo de forma individual, sendo nossa formação profissional apenas um dos "tijolos" que estrutura o ensino e a prendizagem. Desconsiderar as demais ciências no ensinar-aprender-desenvolver é um suicídio humanitário. Que possamos sempre tomar o devido cuidado.

  • @mariaauxiliadoradasilvalir1629
    @mariaauxiliadoradasilvalir16292 жыл бұрын

    Esse vídeo, ainda é um tema atual. Eu antes de fazer pedagogia já sabia que as famílias em sua maioria não participam da vida escolar dos filhos. Meu objetivo é saber o que pode ser feito para que essas famílias olhem para a direção que eu estou olhando.

  • @carlafernandapassoscostama818
    @carlafernandapassoscostama8182 жыл бұрын

    Família e escola unidas, fazem toda a diferença!

  • @renata2141
    @renata2141 Жыл бұрын

    É *EXATAMENTE ASSIM* Nada mudou. Já se passaram tantos anos e NADA MUDOU. Minha meta de vida é sempre ajustar esse convívio família, escola e aluno. Amo mediações. Estudo sempre para entender o lado dos familiares. Amo lidar com os pais e consigo um bom diálogo com eles. A resposta quase sempre é imediata. Vídeo magnifico. Só me resta agradecer. 💕💕

  • @josealves3717
    @josealves3717 Жыл бұрын

    Eu apenas conhecia a voz de Rosely a partir dos comentários na CBN; estou nesse vídeo direcionado pelo curso AVAMEC. Participei de inúmeras reuniões de pais, e consigo exemplificar o que foi exposto na brilhante palestra; a escola é organizada e pensa realente coletivamente; entretanto, quando os pais são "chamados" a participar com uma pauta "fechada" não há interesse. Também contemplei, em diversas ocasiões, situações em que um pai ou mãe se apresenta, querendo falar a respeito de um problema na escola, por exemplo, segurança dos estudantes na porta da escola. É um problema visceral, mas a "escola" não compreende esse anseio das famílias em resolver diversas questões e apenas seguem a pauta.

  • @veronicasouza6115
    @veronicasouza61157 ай бұрын

  • @mundojontjonathasf.7773
    @mundojontjonathasf.77733 жыл бұрын

    Uhuuu!!! Power!!! é cada dia cavar um pouco mais

  • @ednacosta3818
    @ednacosta38186 жыл бұрын

    Muito bom! Alguns pais só acompanham os filhos enquanto estão no ensino fundamental,o quando chegam no médio esquecem. E sabemos que os pais na escola fazem a diferença.

  • @leonildobp
    @leonildobp5 жыл бұрын

    Anos atras, as mudanças ocorriam de maneira mais lenta e as relações eram mais duradouras, hoje ocorrem com mais rapidez e as relações são instáveis. Então, para harmonizar essa dinâmica mudanças e relações há a necessidade, indispensável, da negociação com responsabilidade, com ética das partes envolvidas em um processo. Na Educação não é diferente, as partes Família e Escola tem que negociar, fazer a política educational, com responsabilidade, com ética, objetivando a melhoria da Educação das Crianças e dos Jovens. Ah...como fazer isso? Direção, Professores e Funcionários tem que estar receptivos a essa dinâmica de relação Família & Escola e nela, com responsabilidade e ética, construir um Ambiente, um Cenário, um Terreno, que possibilite a produção de bons frutos. É possível isso sim, como disse a palestrante, há muitos bons exemplos pelo Brasil afora.

  • @canalcontaqueeuteconto67
    @canalcontaqueeuteconto672 жыл бұрын

    parabéns pelo vídeo ... eu também fiz um vídeo sobre este assunto... valeu

  • @profalfs
    @profalfs6 жыл бұрын

    Este foi um dos meus temas de Especialização. E este é um dos principais caminhos para que a Escola tenha uma melhor qualidade. Acredito que a generalização seja porque a grande maioria das Escolas ainda não conseguem trabalhar democraticamente. É fundamental que estas escolas vistam a "carapuça". No Colégio que trabalho fazemos das tripas coração e toda vez que recebemos um aluno de outro Colégio que não tem o mesmo empenho, sempre complica!...

  • @vivianecibulskisfonseca7507
    @vivianecibulskisfonseca75073 жыл бұрын

    A FALTA DE INTERESSE DOS PAIS EM PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS É ALARMANTE...AS ESCOLAS PARA OS PAIS SERVEM APENAS COMO UM LUGAR PARA BRINCAR E SE ALIMENTAR...MUITO TRISTE ISSO

  • @cleonicesilva629
    @cleonicesilva6296 жыл бұрын

    Acredito que o assunto escola e família, é muito importante, desde que haja o diálogo, que objetiva uma escola, com qualidade. Falar, dar exemplos de como a escola A,B ou C, faz esse contato, tenta aproximar as famílias, chamando atenção para acompanhar a vida escolar de seus filhos é imprescindível, porque a escola não é a família e nunca a substituirá, assim como a família não substitui a escola, no papel que tem a desenvolver em sociedade. Por isso, deve-se buscar estabelecer, um diálogo produtivo, quando se trata da presença da família na escola, como parceira, no processo de educar, algo que não temos ainda. A escola não está isolada, mas se as famílias, que matriculam seus filhos a mantem distante e apenas aparecem para cobrar a aprovação de seus filhos, ou por outros motivos, como apenas o de reclamar, fica difícil o que se almeja, que é a parceria de fato. Conheço muitas escolas de periferia, que carecem muito desse contato, que buscam constantemente dar um passo, para que escola e família caminhem para uma educação mais promissora. Não é uma utopia. Basta ter vontade de participar, se incluir, com seus filhos.

  • @mariajosedossantossantos2191
    @mariajosedossantossantos21916 жыл бұрын

    Muito boa a fala de Rosely Sayão. Ela não falou nada impossível de ser feito.

  • @LiBiaDiPaCeBorbA

    @LiBiaDiPaCeBorbA

    6 жыл бұрын

    Parabéns , Rosely, concordo com você em todos os pontos, “ vivendo e aprendendo “

  • @nilva80
    @nilva802 жыл бұрын

    😯👏👏👏👏👏

  • @rlimalima5915
    @rlimalima59156 жыл бұрын

    Realmente, a escola pensa de maneira coletiva. E a família pensa de forma restrita, não raro é ignorante [ignora ou é contrário] os avanços do conhecimento sistemático, científico ou filosófico. Imagine uma família contagiada por fake news, que não vacina os filhos, vai entrar em conflito com a escola. Ou que acredita no criacionismo. Realmente, a escola pensa conforme o currículo que ela tem que ensinar (conteúdos programáticos). Já a maioria das famílias desconhecem (ignoram) o currículo escolar. E a maioria das famílias de nossa época líquida perdeu o controle dos filhos, principalmente para a tecnologia ou para uma gang. E espera que a escola resgate esta autoridade-bússola que pode evitar a barbárie, conforme previa H.Arendt.

  • @ismendesprofessora7513
    @ismendesprofessora75134 жыл бұрын

    Belíssimas colocações. Nossa realidade de dentro de sala de aula.

  • @reginamassacani6037
    @reginamassacani6037 Жыл бұрын

    Escola e familia unidas faz toda a diferença.

  • @inaldolopes5481
    @inaldolopes54816 жыл бұрын

    A escola tem que ser um ambiente motivador, que estimule o aluno a querer aprender

  • @nereneumaalves7390
    @nereneumaalves73904 жыл бұрын

    É preciso sim envolver as famílias. Por tanto é preciso que a escola compreenda seu papel afim de que as palestras, encontros e ações venha favorecer a transformação. Ou no" mínimo" levar a reflexão.

  • @vanessaalvesdasilva9521
    @vanessaalvesdasilva95213 жыл бұрын

    Parabéns por está visão

  • @amaro73033
    @amaro730337 жыл бұрын

    Muito bom!

  • @robertomonteiro8664
    @robertomonteiro86642 жыл бұрын

    Excelentes ponderações!

  • @marcioassuncao2530
    @marcioassuncao25306 жыл бұрын

    Rosely dando um choque de realidade pra gente acordar.

  • @andreacoelho9500
    @andreacoelho95003 жыл бұрын

    Umas das maiores dificuldades teoricamente é o respeito que muitas vezes não temos.

  • @franciscachagas3072
    @franciscachagas30722 жыл бұрын

    Gostei muito da fala de Rosely, mas acredito que muita coisa já fizeram para mudar a relação família e escola, e ainda falta muito o que fazer, precisamos que cada um entenda seu compromisso e tenha responsabilidade. Quando cada parte assumir seu papel com respeito e dedicação, podemos chegar no fim dessa confusão de valores que vem movendo a sociedade, um joga o problema para o outro, mesmo sabendo que o problema é de todos, e que juntos podemos solucionar.

  • @inaldolopes5481
    @inaldolopes54816 жыл бұрын

    Aplicar a teoria na Prática é importante para estimular o aprender e o fazer.

  • @leurimeyrelesmeneli874
    @leurimeyrelesmeneli8745 жыл бұрын

    ESTE VÍDEO RELATA SOBRE O NOSSO PUBLICO EDUCANDOS E SUAS DIVERSIDADES QUANTO SUA IMPORTÂNCIA DA FAMILIA PARA DESENVOLVIMENTO E QUANTO A AFETIVIDADE AFETA NO ENSINO-APRENDIAGEM

  • @ivanetedossantospereira-gu8521
    @ivanetedossantospereira-gu85213 жыл бұрын

    MUITO BOM!

  • @inaldolopes5481
    @inaldolopes54816 жыл бұрын

    Aprender o que é importante e significativo para o seu dia a dia

  • @ljulya_
    @ljulya_6 жыл бұрын

    A fala de Rosely Sayão é bastante sugestiva. Estamos em busca dessa parceria, mas como mãe e também educadora, concordo quando ela diz que não há uma relação de respeito entre escola X Família porque não depende de uma parte. E aquele que está com o poder no determinado momento da discussão, seja um pai que paga a escola e exige que o filho passe, seja a escola que não se compromete em educar o aluno que não tem o acompanhamento dos responsáveis. Termina uma relação mais de poder do que justa, democrática e respeitosa. Mas continuemos buscando a parceria , muito difícil de acontecer pois o resultado positivo ou negativo depende do olhar de cada um dos envolvidos. Acredito no diálogo mas as sanções de poderio, onde o mais forte escraviza o mais fraco sempre prevalece. Mesmo assim procuro buscar essa relação com equilíbrio, me colocando para o diálogo que nem sempre acontece porque sempre há um que pensa que sua posição de pensamento é a mais correta e melhor para todos.

  • @el-jayenglish9548
    @el-jayenglish95486 жыл бұрын

    Fazendo a formacao da Vivo. Muito boa essa palestra.

  • @joycemayara9667
    @joycemayara96672 жыл бұрын

    Muito bom

  • @escolamarechalrondon1011
    @escolamarechalrondon10115 жыл бұрын

    Quando a escola consegue o apoio das famílias facilita o trabalho do professor. Mas na maioria das vezes os estudantes com maior dificuldade de aprendizagem não tem o apoio e nem o acompanhamento familiar.

  • @noemepereiradossantos8637
    @noemepereiradossantos86373 жыл бұрын

    Uma boa escola precisa de organização e de uma uniâo entre escola e familia , sim para alcançar seus objetvos e os alunos ter uma aprendizagem mais qualificada.

  • @marciamululo7221
    @marciamululo72216 жыл бұрын

    Concordo que a escola não deve fazer julgamentos precipitados dos comportamentos dos pais na relação com a escola.è fundamental que essa relação se dê na base do diálogo.

  • @valeriadesouzainacio8233
    @valeriadesouzainacio82337 жыл бұрын

    Tema que muito me interessa.

  • @rodrigoantdc

    @rodrigoantdc

    6 жыл бұрын

    Bastante interessante e possível

  • @iarasilva7354
    @iarasilva73544 жыл бұрын

    Sempre me incomodei com esta condição de que o bom aluno precisa da família, pois embora acho correto a afirmação, o fazer como alunos que em suas famílias não está definido quem é seu ou seus responsáveis diretos?

  • @adrianabatista8702
    @adrianabatista87025 жыл бұрын

    Precisamos mudar essa relação (Escola X Família) desconfortável que atinge a maioria das escolas do Brasil. Necessitamos de uma relação justa, respeitosa, solidária e democrática como Rosely muito bem destaca, pois só assim a educação poderá ser inovada. No entanto discordo da mesma, quando fala que a escola não dialoga com a família, não dando espaço e não trabalhando democraticamente. Nossa escola é aberta a comunidade, onde a mesma tem espaço para dar sua opinião e sugestões no processo escolar. Tema bastante amplo e enriquecedor, parabéns pela escolha.

  • @junorjory3218
    @junorjory32185 жыл бұрын

    Gostei legal

  • @guilhermelho
    @guilhermelho6 жыл бұрын

    ótimo

  • @suellenlais6008
    @suellenlais60083 жыл бұрын

    Quando se fala em escola e educação é fácil opinar na família da gente, mas o que fazer quando se chega na tua sala de aula e ter problemas em que se precisa unir aluno e família não se obtém resultado por parte de ambos, e que você se sente com mãos e pés atados. Prof: Neiva

  • @indiamarispereira6944
    @indiamarispereira69447 жыл бұрын

    Qual escola? Me sinto um pouco desconfortável com essa generalização.

  • @vivianebraga8311
    @vivianebraga83113 жыл бұрын

    Belíssima palestra!

  • @lixxxxxed
    @lixxxxxed4 жыл бұрын

    Grande mãe! Fez o que fizeram com ela, não tomou como aprendizado para fazer diferente. Ela é uma professora mesmo?

  • @elizabetevicente8202

    @elizabetevicente8202

    2 жыл бұрын

    Perfeita observação! Percebi diversas lacunas nessa fala. E nada muito convincente. Mas assisti até o final na esperança de aprender alguma coisa.

  • @ritadecassia1788
    @ritadecassia17886 жыл бұрын

    Eita coisa complicada é educar! Meu Deusssss

  • @edinalvaoliveira134
    @edinalvaoliveira13411 ай бұрын

    Os alunos só estão tendo a escola. Os pais colocaram todas as suas responsabilidades para a escola . É triste , mas a verdade é que , as famílias não estão dando conta de educar e a escola está com atribuições que não são dela. Algo precisa ser feito, desde a formação de professores até pais assumirem seus papéis.

  • @pawenya
    @pawenya6 жыл бұрын

    Boa tarde, ao ver o vídeo da vi que a fala da professora é pertinente é que eu e os colegas de sala conversamos durante o intervalo, mas fica só na teoria como falou Monique. Os professores querem sim mudar a Educação,mas, não depende de nós. Somos direcionados a fazer o que o Sistema quer. Infelizmente os alunos de escola pública não tem condições de competir com os alunos de rede pública enfatizando que o conteúdo é o mesmo.

  • @washingtonalvesdeandradece8927
    @washingtonalvesdeandradece89272 жыл бұрын

    Não gostei da fala da palestrante. Gostaria de saber se ela estivesse na regência de uma sala de aula, de uma escola do interior ela pensaria dessa forma.

  • @meuestudosalutarferraz5973
    @meuestudosalutarferraz59732 жыл бұрын

    Não tem mérito algum nos pais serem dedicados aos seus filhos?

  • @grazicardoso9577
    @grazicardoso95774 жыл бұрын

    Mas quem é essa louca? Que formação tem? Quanto absurdo em um vídeo só....

  • @tanianascimento9946

    @tanianascimento9946

    3 жыл бұрын

    Rosely Sayão é psicóloga e consultora educacional, com mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência. Especialista em questões relacionadas à família e à escola, Rosely é também colunista da Folha de São Paulo e da Rádio Band News FM. Através de seus livros, publicações na imprensa e consultorias em empresas e escolas, ela fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar.

  • @SolOliveira-rd4ip
    @SolOliveira-rd4ip3 жыл бұрын

    Muito bom!

Келесі