Ron Dennis favorecia Ayrton Senna?

Спорт

Steve Nichols fala sobre a rivalidade entre Senna e Prost, que ficou intensa após o GP de San Marino de 1989, e comenta o favorecimento de de Ayrton Senna em relação a Alain Prost por Ron Dennis dentro da equipe McLaren.
Entrevista completa: bit.ly/3SNl8Lz
Edição e legendas: Canal Enerto
#senna #ayrtonsenna #mclaren

Пікірлер: 54

  • @meticuloso1000
    @meticuloso10005 ай бұрын

    Steve Nichols é muito inteligente. A forma como ele descreve o jeito de conduzir uma situação extrema como essa, de ter dois titãs como Senna e Prost na mesma equipe, é espetacular. Percebam toda a linha do tempo da McLaren com Lauda e Prost, Prost e Senna e Hakkinen e Coulthard. Percebam como é complexo um time de Fórmula 1. A gente acha que é só o piloto meter o pé no acelerador e sair ganhando, mas tudo é muito além disso. Nessa linha do tempo mudaram os atores, mas não o enredo.

  • @charmestonscheller9336

    @charmestonscheller9336

    5 ай бұрын

    Um engenheiro tendo que lidar com egos feridos, Steve tem razão na abordagem.

  • @Viniciustp2
    @Viniciustp25 ай бұрын

    Seu trabalho é ótimo, por favor nunca pare e sempre nos traga mais. Obrigado.

  • @CanalEnerto

    @CanalEnerto

    5 ай бұрын

    Valeu, amigo. Abraço.

  • @eduardooliveira7558
    @eduardooliveira75585 ай бұрын

    Melhores entrevistas do canal são essas com Steve Nichols.

  • @robsonfotofilme
    @robsonfotofilme5 ай бұрын

    Seu trabalho em traduzir as entrevistas é muito bom. Parabéns. Sobre o vídeo em si: Hamilton x Leclerc em 2025 será exatamente igual.

  • @CanalEnerto

    @CanalEnerto

    5 ай бұрын

    Valeu, amigo. Abraço.

  • @ernestomartinez4090
    @ernestomartinez40905 ай бұрын

    El error de Prost fue anunciar A MITAD DE TEMPORADA, antes del Gran Premio de Francia de 1989 que se iba para Ferrari el próximo año. A partir de ese momento, el 90% del equipo McLaren se inclinó en favor de Senna, por obvias razones. Prost era a partir de ese momento "el piloto que se iba a fin de año y para colmo al equipo rival" y Senna a partir de ese momento era el nuevo piloto número 1 del equipo. Probablemente Prost se vio obligado a anunciar que había firmado contrato con Ferrari porque el propio equipo Ferrari lo obligó a hacerlo y entonces no tuvo alternativa. Lo cierto es que a partir de ese momento Prost era la persona más sola en el equipo McLaren.

  • @wilsonrodrigues9057
    @wilsonrodrigues90575 ай бұрын

    O Senna era o ninja dos japoneses e isso Prost nao conseguia mudar.

  • @cloh2146
    @cloh21465 ай бұрын

    Seria impossível não dar briga com dois pilotos de nível tão alto e tão competitivos. Até que 1988 foi bem e durou bastante em 1989.

  • @anonimusdaverdade2973
    @anonimusdaverdade29735 ай бұрын

    O problema estourou quando Prost viu os motores chegando do Japão selados com os recados, preferencialmente para Ayrton Senna. Ali ele viu que a Honda favorecia Ayrton Senna e colocou o Balestre na jogada, onde ele chamou a diretoria da Honda pra reunião e disse que estava de olho em qualquer favorecimento ilícito pra Senna, tanto que dai em 89, Senna passa a ter dificuldades com esse fim de privilégio de motores.

  • @marcoshzenatti
    @marcoshzenatti5 ай бұрын

    Entrevista incrível

  • @LeonardoSilva-xw5bo
    @LeonardoSilva-xw5bo5 ай бұрын

    Dois dos maiores pilotos de todos os tempos na mesma equipe... Sem chances de dar certo isso

  • @fulviovalente
    @fulviovalente5 ай бұрын

    Quanto a preferencia normal, isso sempre aconteceu e acontece até hoje nas equipes. Agora na equipe é aquela maxima, não da para ter 2 galos no mesmo galinheiro. 2 pilotos desse nivel e essa rivalidade não conseguiriam viver muito tempo sob o mesmo teto.

  • @shaider1984
    @shaider19845 ай бұрын

    Faça tbm essa pergunta Jean Todd sobre Schumacher nos tempos de Ferrari

  • @roquesilva9638

    @roquesilva9638

    5 ай бұрын

    Pergunta IDIOTA ! Qual companheiro de Schumacher tinha braço pra andar com Schumacher durante as corridas???

  • @murilocarvalho2903

    @murilocarvalho2903

    5 ай бұрын

    Boa!!! Que o digam Irvine, Barrichello e Massa.

  • @brunosantosveras963

    @brunosantosveras963

    5 ай бұрын

    ​@@murilocarvalho2903Que o diga Berger, o amigão da galera 😂

  • @chakalJMQ
    @chakalJMQ5 ай бұрын

    Se houvesse justiça, Prost deveria ser o prestigiado pela Mclaren, afinal era ele quem tinha dados as mais recentes glórias ao time, em especial em 86 onde venceu com um carro bem inferior as Williams, porém quando a Honda chegou na McLaren com todo seu peso, ficou claro que ela tinha muita influência e aliada ao gosto do Ron Dennis pelo Senna, Prost foi escanteado e Senna favorecido. Lembro do Galvão que gritava aos ventos toda transmissão que esse papo de favorecimento ao Prost era "choro de perdedor", dai moldou mais antipatia de muitos pelo frances que mesmo com tudo isso contra, ainda dava um calor desgraçado do Airton.

  • @moisespereira9966

    @moisespereira9966

    5 ай бұрын

    Prost venceu, porque Piquet dividiu a equipe Williams. Para Piquet era preferível perder do que ver o companheiro de equipe na frente dele. E Senna, eventualmente, poderia ter sido mais "agraciado" pela Honda porque Senna já tinha trabalhado com ela quando ainda estava na Lotus.

  • @eduardooliveira7558

    @eduardooliveira7558

    5 ай бұрын

    @@moisespereira9966 Prost venceu porque Piquet perdeu, simples assim. Tinha o melhor carro do ano, rodou na última prova, e acabou em segundo.

  • @moisespereira9966

    @moisespereira9966

    5 ай бұрын

    @@eduardooliveira7558 Piquet dividiu a equipe, porque Mansell era mais rápido do que ele pensava, era mais rápido do que ele em muitos circuitos. Se não fizesse isso, se não dividisse a equipe, Mansell seria provavelmente campeão naquele ano. Porque, normalmente, Mansell era mais rápido do que Piquet, com os ajustes que o Piquet fazia ao carro. Piquet passou a dar informação errada para continuar a ser o piloto número da equipe Williams.

  • @leomovelflu

    @leomovelflu

    4 ай бұрын

    Mas o próprio entrevistado deixa claro que uma suposta preferência do Ron não dava qualquer vantagem ao preferido.

  • @airtonmarcelocosta9746
    @airtonmarcelocosta97465 ай бұрын

    Essa é uma questão bem complicada e relativa, no tocante á Honda por exemplo, era nítido que os motores eram brutais como Ayrton gostava e como ele estava mais rápido era notório que as reclamações de Prost tinham sentido pois ele nunca gostou de motores assim e creio que mesmo Ron Dennis tentando manter a igualdade nem sempre era fácil "controlar" a Honda, tanto que só em maio/89 devido á muita "pressão" a Honda aceitou mudar a "configuração" dos motores que eram dados ao Prost para que ele se sentisse mais confortável pois sua pilotagem era mais suave do que á do Ayrton. Steve Nichols não fala isso abertamente e isso é normal.

  • @Zackman

    @Zackman

    5 ай бұрын

    Motor "brutal" é motor rápido ? Então todo piloto gosta...

  • @airtonmarcelocosta9746

    @airtonmarcelocosta9746

    5 ай бұрын

    @@Zackman Depende do piloto meu caro.

  • @rogernasiols
    @rogernasiols5 ай бұрын

    Sensacional.

  • @josesoares7927
    @josesoares79275 ай бұрын

    Mas é óbvio que o Ron favorecia o Hakkinen, esse Coulthard era ruim de mais

  • @maicorian765
    @maicorian7655 ай бұрын

    A verdade é que Prost se sentiu traído pela McLaren, e meio que deixou isso subtendido ao fim de 1988. Afinal, ele tinha seis anos na McLaren, juntando suas duas passagens até aquele momento. Só que a Honda trouxe um vigor financeiro sem precedentes pra McLaren. Fora toda a tecnologia e componentes embarcados. E Senna era piloto Honda. Muitas das críticas de Prost era justamente em cima dos japoneses. Então...

  • @eduardooliveira7558

    @eduardooliveira7558

    5 ай бұрын

    Honda trouxe motores, nada a mais. McLaren não evoluiu nada em tecnologia, só foi investir nessa parte pra temporada de 1993, justamente quando a Honda saiu.

  • @maicorian765

    @maicorian765

    5 ай бұрын

    @@eduardooliveira7558 só motores? Trouxe a parceria na suspensão com a Showa que deu um salto claro ao carro, ao ponto de criar uma centralina especial pra desenvolver o controle de altura dessa suspensão do carro. No MP4/4 ela ficava embaixo do banco do piloto e era configurada no cockpit. Uma ECU específica e altamente desenvolvida pro motor. Tanto que em 1992 foi a Honda que trouxe o acelerador drive-by-wire pra McLaren, além do sistema VIS em meados de 1991, mais especificamente estreando na Bélgica, para corrigir a curva de torque do motor. Isso fora radiadores da Calsonic vindo de 1992 para se adequar ao RA122E. Em 1991 existiu um desenvolvimento da Showa pra introduzir a suspensão ativa. Fora que quem pagava maior parte do salário do Senna era justamente a Honda.

  • @eduardooliveira7558

    @eduardooliveira7558

    5 ай бұрын

    @@maicorian765 isso o que você falou são coisas mundanas no mundo automobilístico, defasada completamente em relação à Williams, demorou mais de 3 anos pra equiparar câmbio eletrônico da Ferrari

  • @maicorian765

    @maicorian765

    5 ай бұрын

    @@eduardooliveira7558 defasada? O sistema drive-by-wire permitiu uma melhor resposta a respeito do acelerador com um potenciômetro acoplado ao pedal. Uma das inovações que até a Williams teve de copiar em 1993, e não ficou da mesma forma que a Honda/McLaren fizeram. A Honda demorou para copiar o câmbio semi-automático da Ferrari pelo mesmo motivo da Williams: CONFIABILIDADE da peça. Inclusive, em 1991 a McLaren chegou a desenvolver um sistema eletro-hidráulico acerca das mudanças de marcha, tornando elas ainda mais rápidas.

  • @eduardooliveira7558

    @eduardooliveira7558

    5 ай бұрын

    @@maicorian765 o câmbio semiautomático de 92 é 100% da McLaren, não da Honda. Desculpe, mas não converso mais com você, sabe nada.

  • @vitor5321
    @vitor53215 ай бұрын

    Prost sentiu na pele o que Niki Lauda sentiu quando Prost chegou na MacLaren ....

  • @fernandohenriquepereiracha9996
    @fernandohenriquepereiracha99965 ай бұрын

    Entre ego e alguns tem "rabo preso" com Senna

  • @alexandrebarbieri6772
    @alexandrebarbieri67725 ай бұрын

    Após Monza 89, quando o Prost joga o troféu da vitória pra torcida, com toda certeza o Senna passou a ser tratado como primeiro piloto pela Ron Dennis e a Mclaren, mas talvez não pela Honda.

  • @josesoares7927
    @josesoares79275 ай бұрын

    Eu acho que o motor não era o mesmo, basta ver que em 1987 e 1988 o motor Honda do Senna não quebrava. Já em 1989 começou a quebrar e o do Prost não, e em 1990 o motor honda do Senna também não quebrou.

  • @murilocarvalho2903
    @murilocarvalho29035 ай бұрын

    Quem achava que Steve Nichols iria falar que a McLaren privilegiava Senna, errou feio... A McLaren é a equipe mais justa em termos de tratamento igual a seus pilotos de todas na F1. O mesmo não se pode falar da Ferrari... Pra finalizar: Senna gênio e Prost gênio.

  • @brunosantosveras963

    @brunosantosveras963

    5 ай бұрын

    Era mesmo né, mas esquece que a Honda privilegiava Senna qual brasileiro tinha contrato com os japoneses desde da época de Lotus e a McLaren privilegiava Hamilton contra Alonso qual Lewis era pupilo de Ron Dennis sendo da base da equipe e piloto inglês numa equipe inglesa.

  • @murilocarvalho2903

    @murilocarvalho2903

    5 ай бұрын

    @@brunosantosveras963 Só faltava essa, acreditar nas mentiras do Pinóquio Prost... Tinha que ser você, O DONO DA VERDADE, fica claro por que você é tão DESINFORMADO! Se Prost disser que que a Terra é plana, você acredita... Prost perdeu para Arnoux no GP França 82 inventou que a equipe gostava mais do Arnoux do que ele e que o motor do Arnoux era mais potente. Prost usou a mesma prática contra Senna em 89 e usou a mídia para isso, Ron Dennis, Steve Nichols e Takeo Kuichi já disseram que não havia nenhum favorecimento da Honda à Senna. Prost disse no podcast do Nico Rosberg em 2022, que ele "recomendou Senna para a McLaren". Ron Dennis negou isso, e disse que o Prost queria ter um piloto mais fraco dentro da equipe e teve que convencer o francês a aceitar Senna... Prost disse que vetou Senna anos após a morte de Senna, agora em 2024, ele disse que não vetou, disse que a cláusula estava no contrato. E você continua acreditando no Prost... A McLaren favorecia tanto o Hamilton em 2007, mas tanto (?!?!?).... que Alonso e Hamilton acabaram empatados com 109 pontos no final do ano. Agora você acredita nas mentiras do Alonso...

  • @brunosantosveras963

    @brunosantosveras963

    5 ай бұрын

    ​​@@murilocarvalho2903Só faltava os pachecos como vc distorcendo as coisas e além de tudo não enxerga absolutamente nada. Ou vc acha que Senna foi pra McLaren sozinho? Acorda palhaço, Senna só foi pra McLaren por causa da montadora Honda qual ele tinha preferência e contrato com os japoneses desde da época de Lotus qual ele exigiu que a equipe Colin Chapman pudesse ter motores Honda pra 1987, foi assim que ele fez o contrato com os japoneses assim como na McLaren à Honda deu preferência ao Senna.E Hamilton era piloto de base da McLaren desde dos finais dos anos 90 pra começo dos anos 2000 qual ele estreiou em 2007 sendo promovido de cara numa equipe de ponta e pronta sendo pupilo de Ron Dennis. É cada palhaço como vc não enxergam isso.

  • @goncalvesjunior9788
    @goncalvesjunior97885 ай бұрын

    Mais um título baita clickbait 😂

  • @ricardogosling6648
    @ricardogosling66485 ай бұрын

    Com Alonso e Hamilton a coisa não funcionou...

  • @TarsoFranchis
    @TarsoFranchis5 ай бұрын

    Senna era o golden boy da Honda, que pra substituir os motores TAG Porsche exigiam a sua presença. Prost estava de mãos atadas, ou engolia o brasileiro ou ficaria sem carro competitivo. Foram circunstâncias, pois no geral a equipe sempre possui um primeiro piloto e um escudeiro, sempre foi assim.

  • @erickvinticinco2124

    @erickvinticinco2124

    5 ай бұрын

    E o Alemão???

  • @TarsoFranchis

    @TarsoFranchis

    5 ай бұрын

    @@erickvinticinco2124 O alemão tava nas fraldas ainda, surgiu em ~92, golden boy do Briatore.

  • @marcoshumberto3428

    @marcoshumberto3428

    5 ай бұрын

    O curioso é que a Honda queria o Piquet (campeão da temporada de 1987) pra ser parceiro do Prost em 1988, mas o Prost intercedeu e recomendou pro Ron o nome do Senna (tem vídeo no canal), tanto que o Piquet foi pra Lotus-Honda pra ser o primeiro piloto com o Nakajima mantendo o posto de segundo piloto. E a Williams ficou sem motor oficial, tendo que usar como cliente os motores Judd em 1988 até fechar com a Renault pra 1989.

  • @pyerreveras4204
    @pyerreveras42045 ай бұрын

    Não acho... em 1989 uma série de defeitos mecânicos impediram senna de ganhar o mundial: eua, Canadá,monza... e o carro de Prost só teve um defeito mecânico q foi em montreal!!!

  • @sherlockholmesscotla

    @sherlockholmesscotla

    5 ай бұрын

    Mas defeito é defeito, acontece com carros em geral, e não significa favorecimento ou desfavorecimento pra A ou B.

  • @marcoshumberto3428

    @marcoshumberto3428

    5 ай бұрын

    Só que nesse caso acredito que muitos dos defeitos vieram do fato de que Senna sempre pilotou no limite do equipamento, enquanto Prost aprendeu com o Lauda a pilotar dentro de uma zona de segurança, priorizando terminar as corridas e obter o máximo de pontos possível.

  • @ironmenezes1674
    @ironmenezes16745 ай бұрын

    Esse canal do Enerto quer o tempo todo provar que o Senna era um ator da Globo e que tinha um computador dentro do carro pra fazer ele ganhar e chorar no Fantástico. Ele tá no cemitério... Prost, Piquet e o Enerto estão vivos pra dizer o que querem.

  • @Metal.Gyn.1969
    @Metal.Gyn.196924 күн бұрын

    Nothing to do with this

  • @roquesilva9638
    @roquesilva96385 ай бұрын

    Que pergunta idiota !

Келесі