Rivotril: os alertas sobre uso contínuo de remédio 'para emergência'

Desde os anos 1960, está disponível uma classe de remédios que ajuda a tratar transtornos como ansiedade, fobia social e epilepsia com menos efeitos colaterais do que as opções disponíveis até então.
São benzodiazepínicos - grupo do qual fazem parte o clonazepam, o diazepam e o lorazepam, por exemplo. A marca comercial mais famosa é o Rivotril.
Mas, passadas algumas décadas, a prática mostrou que o uso dessas medicações requer alguns cuidados básicos e uma indicação médica bastante precisa.
A principal precaução está em limitar o consumo desses comprimidos a períodos mais curtos, de poucos dias, ou apenas em situações de emergência, segundo especialistas.
Mas qual o motivo dessa recomendação? Neste vídeo, o repórter André Biernath, da BBC News Brasil em Londres, explica quais são os alertas sobre o uso contínuo do benzodiazepínicos.
#bbcnewsbrasil #benzodiazepínicos #rivotril #saúde
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com

Пікірлер: 416

  • @rivotril2mg684
    @rivotril2mg68410 ай бұрын

    Quem tem transtorno de ansiedade sabe que esse é o único que segura as pontas. Os antidepressivos vem com uma pancada de efeitos colaterais, o mais irônico deles é o aumento absurdo da ansiedade, além de ataques de pânico, insônia, pesadelos e inquietação. Uso esporadicamente nas crises mais severas, foi a forma que encontrei para conseguir viver.

  • @murilostadkowiski7890

    @murilostadkowiski7890

    10 ай бұрын

    Concordo!! Em todas as palavras 👏

  • @umacreanonoyt9477

    @umacreanonoyt9477

    10 ай бұрын

    Fazer atividade física ninguém quer mas a solução paleativa todo mundo quer

  • @curetreeyy3678

    @curetreeyy3678

    9 ай бұрын

    é o único que ajuda nas minhas crises de enxaqueca quando vem muito forte tbm, pq os remédios próprio me dão muitas reações mas faço o possível para evitar a tomar, só quando eu vejo q não vou aguentar.

  • @umacreanonoyt9477

    @umacreanonoyt9477

    9 ай бұрын

    @@user-yf7hy2et4m o exercicio fisico ajuda mas tem que ser cardiovascular aquele que você fica sem fôlego enquanto faz, não adianta só andar

  • @Henrique_3141

    @Henrique_3141

    9 ай бұрын

    ​@@user-yf7hy2et4m Cara, descreveu minha vida... passo exatamente por essa situação igual você. Infelizmente o antidepressivo não atua diretamente nos sintomas da fobia social, porém ele nos dá um "empurrãozinho" para não desistir e não entrar em depressão. Até hoje somente benzodiazepínicos como o Rivotril conseguiram agir diretamente nos sintomas da ansiedade e me fizeram sentir como uma pessoa normal (lembro que na primeira vez que tive contato com o clonazepam eu literalmente chorei de "alegria", pois o sofrimento era já tão banal que foi a primeira vez que senti de fato a ausência de ansiedade). Também já tentei outras alternativas menos viciantes como o Propranolol para diminuir a taquicardia ou outros remédios naturais mas nenhum funcionou. Atualmente estou em tratamento com antidepressivo (Reconter) e o clonazepam somente para situações de emergência. Posso te dizer que no meu caso a intensidade dos sintomas diminuíram consideravelmente ao passar dos anos, ao ponto em que eu amadurecia e também dava uma atenção maior a fobia social sem tentar fingir que não sofro com isso, por exemplo respeitando meus limites e evitando situações que eu sei que irão desencadear os sintomas. Além de achar formas de aumentar minha autoestima, como exercícios físicos e etc. Fora isso não tem mágica, já aceitei que é um fardo que vamos ter que carregar a vida inteira, e sempre terão altos e baixos. O negócio é escutar o máximo possível da música "So What" do Anti-Nowhere League e deixar rolar kkkkk....

  • @ragnarlodbrok2311
    @ragnarlodbrok231110 ай бұрын

    Seria importante abordar o principal efeito colateral do Clonazepam: a perda de memória. Eu utilizei o Clonazepam por vários anos e cheguei a um ponto em que não conseguia mais recordar as conversas nas quais estava participando. Constantemente, eu pedia para que as pessoas me lembrassem do que estávamos discutindo para que eu pudesse continuar a conversa. A sensação sedativa era agradável, e é fácil se viciar nela. Com o tempo, o corpo desenvolve uma tolerância, o que significa que você precisa aumentar a dose para sentir os mesmos efeitos que sentia no início do tratamento. No entanto, você só percebe o quão prejudicial isso pode ser quando decide parar de usar o Clonazepam. Eu optei por interromper o uso da medicação por conta própria, após cerca de três anos de uso. No início, foi extremamente difícil, pois eu ficava dias sem dormir e tinha tremores devido ao desejo de consumir o Clonazepam. Com o tempo, consegui superar essa dependência e agora só recorro a ele em situações extremamente necessárias. Desejo boa sorte a todos que enfrentam desafios semelhantes.

  • @ygorrenna

    @ygorrenna

    10 ай бұрын

    Sua memória voltou ao normal?? Eu estou fazendo desmame com médico, depois de abusar mt do medicamento e minha é exatamente assim. Contudo fico me questionando se vou voltar a ter uma memória normal.

  • @williamricardo3650

    @williamricardo3650

    10 ай бұрын

    @@ygorrenna por experiencia própria com uso por mais de 5 anos, no 2 ano de tratamento rivotril, bromazepam etc, não surtia mais qualquer efeito, cheguei a tomar rohypnol, um dos mais potentes, e amytril, para me sustentar estrudando ainda usava ritalina, claro q tudo com acompanhamento do psiquiatra, em minha experiencia não tive problemas no desmame e nem insônia rebote, ou qualquer síndrome de abstinência, sofria de perda de memoria anterógrada, ou seja após o uso do medicamento, concordo q o raciocínio fica mais lento a longo prazo, mas não vejo problemas de memoria de longo prazo, acho q é tipo o q o maconheiro sofre, no longo prazo fica com raciocínio prejudicado kkk mas hj não vejo nada disso, faz mais de 4 anos sem uso, e usei 5, acho q volta ao normal.

  • @ragnarlodbrok2311

    @ragnarlodbrok2311

    10 ай бұрын

    Voltou sim amigo. @@ygorrenna

  • @eurostreetbrazil

    @eurostreetbrazil

    10 ай бұрын

    ​@@ygorrennaeu tbm me pergunto isso, sou viciado a alguns anos. Venho diminuindo porém não consigo parar 100% e minha memória está péssima

  • @Boo1959

    @Boo1959

    10 ай бұрын

    @@breno-limaisso é bem particular, minha mãe também usou, infelizmente, e morreu adivinhe com o quê? Alzheimer. Não posso dizer que essa foi a causa, mas que interferiu muito na qualidade de vida dela, interferiu sim.

  • @laispacifico3962
    @laispacifico396210 ай бұрын

    Os remédios para emergência devem ser tomados na emergência. Vá para o hospital e tire o resto do dia para reverter toda a situação ruim daquele momento. Quando a situação de emergência é controlada em casa, o paciente começa e diminuir a régua da “emergência” e tudo passa a ser emergente: brigas com familiares, estresses do trabalho, perrengues do dia, compromissos sociais. Em pouco tempo, todos os dias haverá uma “emergência”.

  • @aner911

    @aner911

    10 ай бұрын

    Verdade.......para isso não acontecer o ideal é terapia. Aprender a lidar com as ansiesades da vida sem precisar recorrer a remédio de emergência. A terapia tem me ajudado muito com a Ansidade Generalizada...TAG. O psiquiatra me passou Rivotril pra emergência......nunca precisei tomar. Estou aprendendo a reverter minhas crises. Terapia é vida!!!

  • @Chief_Master117

    @Chief_Master117

    10 ай бұрын

    ​@@aner911Que tipo de terapia vc faz? Eu sofro com transtorno de ansiedade e também agorafobia, sempre acabo tomando o rivotril quando tenho que sair.

  • @rafaelgonzalez8971

    @rafaelgonzalez8971

    9 ай бұрын

    ​​@@Chief_Master117voce precisa encontrar um bom medico ou medica pra te orientar. Psiquiatra e psicologo

  • @LevviTalk

    @LevviTalk

    9 ай бұрын

    ​@@Chief_Master117faça TCC - terapia cognitivo comportamental. é definitivamente a melhor pra tratar ansiedade.

  • @Chief_Master117

    @Chief_Master117

    9 ай бұрын

    @@LevviTalk Muito obrigado, irei procurar algum psicólogo especializado nela então.

  • @AnaliseFOFA
    @AnaliseFOFA10 ай бұрын

    Benzodiazepínicos em geral foram concebidos para uso de curto prazo. Todavia, há pessoas fazendo uso deles há vários anos. Tornaram-se viciadas!

  • @bie589

    @bie589

    10 ай бұрын

    Complicado usarem o nome comercial do clonazepam no título. Para quem não se atenta de fato ao vídeo, pode ficar a ideia de que o problema é o Rivotril e não todos os benzodiazepínicos em geral.

  • @AldaAndrade-yu1so

    @AldaAndrade-yu1so

    10 ай бұрын

    Segundo especialistas.😂 Who?

  • @alinekramer3782

    @alinekramer3782

    9 ай бұрын

    Menos de um mês da pra viciar.

  • @AldaAndrade-yu1so

    @AldaAndrade-yu1so

    9 ай бұрын

    @Rodrigo-nr4zr Ele disse que falou com especialistas.

  • @RBMK_1000

    @RBMK_1000

    4 ай бұрын

    Melhor do que acabar na ponta da corda.

  • @rafaelgonzalez8971
    @rafaelgonzalez897110 ай бұрын

    Eu usei por um ano e pouco seguindo instruções medicas rigidas. Me ajudou muitissimo e pude abandonar o medicamento quando ele não era mais necessario, sem sequelas. Ele é bom e seguro sr o profissional que receita sabe o que esta fazendo e o paciente cumpre as instruções. Tive sorte de ter encontrado um otimo medico.

  • @rafaelgonzalez8971

    @rafaelgonzalez8971

    10 ай бұрын

    Um adendo ao que eu escrevi: o uso desse remedio tem que ter prazo limite. Ele serve para diminuir um sofrimento pesado, e dar chance e tempo da pessoa buscar as outras formas de tratamento que, elas sim, resolvem ou controlam a doença. Ele por si só serve de alivio, abrindo uma janela de oportunidade para o tratamento de fato efetivo. Se você leu meu comentario e ira tomar ou ja toma o remedio, fica o alerta de que ele é um passo temporario apenas, não a soluçao. Ter isso em mente inclusive ajuda a não viciar e a melhorar o resultado do tratamento.

  • @omundocommoraes6539
    @omundocommoraes653910 ай бұрын

    Uma matéria dessa merece um milhão de likes e compartilhamentos

  • @rodpereira2306
    @rodpereira230610 ай бұрын

    Esse jornalista é muito bom. Quando explica sobre os temas ele se faz entender bem pontualmente. Parabéns!

  • @renatoamaral2029
    @renatoamaral202910 ай бұрын

    Vídeo bacana e muito informativo, parabéns à equipe da BBC Brasil. ❤ Façam mais vídeos assim sobre fármacos específicos, please!! 😊❤

  • @ederbrito6079
    @ederbrito607910 ай бұрын

    Achei excelente - inclusive esse repórter é ótimo para assuntos da area da saúde ! Parabéns ❤

  • @giancarlocoimbra8035
    @giancarlocoimbra803510 ай бұрын

    Pra quem não tem ansiedade e insônia crônica ou tem dinheiro pra fazer outros tipos de tratamentos, fica fácil julgar

  • @laispacifico3962

    @laispacifico3962

    10 ай бұрын

    Não se trata de julgar, mas de alertar: quem usa não está consertando o problema, pelo contrário, está rolando uma bola de neve. Minha mãe fez uso indiscriminado por 20 anos. Hoje tem fobia social, ansiedade, depressão, demência e alzeimer. As crises de enxaqueca persistem e a qualidade de vida dela é zero. Busquem tratamentos de verdade o quanto antes. Resolvam seus problemas, procurem ajuda.

  • @giancarlocoimbra8035

    @giancarlocoimbra8035

    10 ай бұрын

    @@laispacifico3962 ajuda de quem? Do SUS?

  • @helgafever768

    @helgafever768

    10 ай бұрын

    Não tem como não ter ansiedade em uma sociedade ansiogênica como a nossa. Vai fazer psicanálise que ajuda bastante, mas vcs preferem o caminho "mais fácil" pela medicação.

  • @giancarlocoimbra8035

    @giancarlocoimbra8035

    10 ай бұрын

    @@helgafever768 Você vai pagar a minha terapia? Ou é ingênuo o suficiente pra achar que eu vou conseguir pelo SUS? A minha ansiedade não é mediana, ela é insuportável sem remédios e remédios são a única coisa que eu consigo ter acesso, NÃO TEM PSICÓLOGO DISPONÍVEL PELO SUS

  • @junko4166

    @junko4166

    10 ай бұрын

    @@helgafever768 "Vai FaZeR pSiCaNaLiZe" Voce vai pagar o tratamento da pessoa? Mimada dos infernos.

  • @rozideoliveira4784
    @rozideoliveira478410 ай бұрын

    Excelente reportagem, fiquemos atentos a esses medicamentos que com o tempo acabam fazendo mais mal que bem🙌🙌😍

  • @eloatelesdesouza1673
    @eloatelesdesouza167310 ай бұрын

    Obrigada, André querido. ❤

  • @larissamarinho5131
    @larissamarinho513110 ай бұрын

    Para quem tem ansiedade social o rivotril é santo remédios, pena que tem contradições. Mas é maravilhosa, aliado a terapia

  • @sebastianadossantos8066
    @sebastianadossantos806610 ай бұрын

    obrigadaaa pela reportagem ótima alerta pra muitas pessoas 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @jorgezacharias4447
    @jorgezacharias444710 ай бұрын

    Importante o acompanhamento terapêutico, não só a terapia cognitivo comportamental TCC, como dito pelo médico, mas outras abordagens psicodinâmicas são bem recomendadas. O importante é o bom vínculo entre o terapeuta e o cliente, não necessariamente a abordagem teórica.

  • @agnellomachado6029
    @agnellomachado602910 ай бұрын

    As vezes a escolha está entre a vida ou a morte.

  • @danielkremer3737
    @danielkremer37376 ай бұрын

    Quando eu vim morar na Alemanha, aos 35, eu já tomava há muito tempo o Rivotril. Aqui são raríssimos os psiquiatras que prescrevem Rivotril. Tive que largar da noite para o dia, 3 semanas por um inferno de crises de abstinência, só após um vez melhorou. Consegui 7 comprimidos por semana com meu psiquiatra. Metade pela manhã e a outra metade à noite. Quando cheguei aqui tomava 5 por dia. Demorou anos e anos pra eu achar esse médico.

  • @LobatoIsadora
    @LobatoIsadora10 ай бұрын

    Excelente 👏

  • @lourivalreis4380
    @lourivalreis438017 күн бұрын

    Remédio maravilhoso .Já salvou a vida de muita gente

  • @luisclaudiofontenelle5513
    @luisclaudiofontenelle551310 ай бұрын

    > > O Lexotan não é tão conhecido quanto o Rivotril, mas é muito usado, às vezes comprado sem receita.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno10 ай бұрын

    Obrigado

  • @valterleao2798
    @valterleao279810 ай бұрын

    Parabéns André e a equipe da BBC, excelente conteúdo! Eu fiz uso do Rivotril por mais de quinze anos, consegui parar quando uma pessoa me chamou para a “razão”, é um pouco logo a história, achei “razão” mais apropriado, NUNCA MAIS FIZ USO DESDE MEDICAMENTO 🤞 Abraço e desculpa o desabafo.

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    Pode me contar mais? Eu estou na mesma situação, a psiquiatra que fui agora quer que eu pare e começou a desmamar mas 2 semanas depois sinto falta,mas,tenho medo de perder a memória

  • @elizianeferreiradelima2993

    @elizianeferreiradelima2993

    6 ай бұрын

    Mais vc parou de uma hora p outra? N sentiu abstinência?

  • @valterleao2798

    @valterleao2798

    6 ай бұрын

    @@elizianeferreiradelima2993 Perdoe na demora de responder, sim parei de uma vez, cada pessoa encara de um jeito, como eu disse, a história é um pouco longa, mas tentarei resumir, ao meu ver, somos um ser único e um macro universo, busque se encontrar, o que estou falando não tem nada de religião e sim auto conhecimento, vá devagar, diminua aos pouco e…, acredite em você, quando nasceu não tinha nada de problema, eles não fazem parte você, encare assim, esses medicamentos são umas verdadeiras porcaria, vá no seu tempo, tenha certeza…, VOCÊ CONSEGUE, VOCÊ CONSEGUE! Abraço e eu acredito em na sua força interior.

  • @lourdessimaotrancoso7267
    @lourdessimaotrancoso726710 ай бұрын

    Muito relevante.

  • @lamarckvo
    @lamarckvo10 ай бұрын

    Só uma pequena correção: não é porque o medicamento é "sedativo" que ele causa amnésia. Os benzodiazepínicos tem essa característica de causar essa amnésia, especialmente anterógrada, ou seja, a partir do momento da tomada do medicamento. Alguns sedativos, por atuarem em outras vias, não tem essa característica.

  • @Vinnytv7679
    @Vinnytv767910 ай бұрын

    No meu caso é a respeito disso em pessoa idosa: Ela começou a ter várias crises em que gritava pedindo para ir para a casa da mãe dela (sendo que a mãe dela morreu há 30 anos), e também não quis mais obedecer as coisas que eu, minha mãe e padrasto dizem, fazendo inúmeras várias situações que são um problema sanitário, daí um amigo médico de minha mãe recomendou o clonazepam (também vale ressaltar que a idosa se recusa a ir ao atendimento médico por alegação de traumas), inicialmente só dávamos quando ela tinha essas crises, porém acabou possivelmente causando dependência do remédio e isso me assusta porque era para ela conseguir melhorar somente tomando de vez em quando, agora estamos vendo que até o fim da vida dela vai ficar consumindo esse remédio (o clonazepam).

  • @fernandafraga3215

    @fernandafraga3215

    10 ай бұрын

    mas pelo menos ela apresenta melhoras com o remédio? se sim, isso não é um problema, na velhice hoje em dia é comum o uso de diversos remédios para prolongar e melhorar a vida, Rivotril é apenas mais um remedio como outros tantos (claro que desde que usado em dosagem adequada e com devida orientação médica - hoje existem enfermeiros/médicos que podem atender em domicilio e te ajudar nesse caso).

  • @Vinnytv7679

    @Vinnytv7679

    10 ай бұрын

    @@fernandafraga3215 melhoras? Nem tanto, isso provavelmente se deu devido a uma infecção urinária (ela nunca aceitou que todo ser humano faz o número 2, como o resultado ela se senta em cima dos excrementos e pode estar piorando ainda mais o estado mental dela), além disso você citou o atendimento médico em domicílio, só que ela simplesmente não quer ver nenhum médico nem ir ao hospital/UPA, ela toma uma dose de clonazepam muito mais alta que a maioria dos adultos de 30-60

  • @marianoismann7227

    @marianoismann7227

    10 ай бұрын

    @Vinnytv7679 mas se o medicamento ajuda a paciente a evitar ficar agressiva e, sendo idosa, não entendi o motivo de querer retirar.

  • @ethiennefogaca3529

    @ethiennefogaca3529

    10 ай бұрын

    Vinny, não sou médica nem nada disso, mas possuo uma avó com Alzheimer. O que você descreveu aqui me lembrou muito o caso dela. Vocês já consideraram essa possibilidade? Daqui a pouco, pode ser que ela tenha Alzheimer e vocês estão medicando-a erroneamente...

  • @DaDaisantos1083

    @DaDaisantos1083

    10 ай бұрын

    Oi, eu creio ser melhor vcs buscarem ajuda pra retirar está droga. Virá uma crise muito grande, haverá dificuldade pra comprar este remédio , e terão que lidar com crises de abstinência dela. Melhor buscar ajuda agora.

  • @emanoelevercoza3974
    @emanoelevercoza397410 ай бұрын

    Falem mais sobre farmacologia. Estou amando esses vídeos sobre medicamentos kkkk

  • @Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd

    @Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd

    9 ай бұрын

    Sim, eles m@t&m

  • @user-cf2mh3om9o
    @user-cf2mh3om9o3 ай бұрын

    Infeliz do psiquiatra toda vez que ia na consulta me passava , viciei

  • @taynararibeiro538
    @taynararibeiro53810 ай бұрын

    Faltou falar sobre os riscos do uso prolongado

  • @fabiorogeryo
    @fabiorogeryo10 ай бұрын

    Pessoal, é só um alerta. O vídeo passa informação. Cada um é livre para procurar o tratamento que quiser e o que o bolso permitir. Não se sintam mal por estarem fazendo uso do medicamento. A ideia é sempre buscar não depender de remédio, procurar outros meios para se livrar da ansiedade, insônia etc. Mas eu entendo quem faz uso, pois no meu circulo familiar e de amizade, muita gente usa.

  • @helgafever768

    @helgafever768

    10 ай бұрын

    Vivemos uma patologização da sociedade. Esse é um casamento entre a psiquiatra e a indústria farmacêutica impulsionada pelo capitalismo neoliberal

  • @wesley4762

    @wesley4762

    10 ай бұрын

    Tem que se sentir mal sim e buscar ajuda médica para se livrar da dependência química, Não é remédio de uso continuo, só vai prejudicar quem usa.

  • @henriqueb8538

    @henriqueb8538

    10 ай бұрын

    Assim... pedir para não se sentir mal é subestimar o problema e a tendência de um adicto de barganhar consigo mesmo... Entendo a sua intenção de ajudar, mas as pessoas precisam se responsabilizar também, e pra isso acontecer elas vão se sentir mal primeiro, vão se deparar com perdas significativas e vão ter sucessivos choques de realidade. Não tá tudo bem, mas essa adicção tem solução.

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    ​@Rodrigo-nr4zrmeu Deus!!!😢

  • @portasegura-rn9fi

    @portasegura-rn9fi

    Ай бұрын

    Esse tipo de remédio causa demência a longo prazo ;

  • @molieresp
    @molieresp9 ай бұрын

    Vejo bastante resistência do meu profissional em prescrever medicação 'mais drástica' - esse foi meu pedido há um ano. Agora entendo o motivo (anda que bem explicado antes).

  • @pacaleary
    @pacaleary10 ай бұрын

    Pode fazer um episódio falando sobre o Alprazolam e a Quitiapina, por favor?

  • @MariaAparecida-zz5iw
    @MariaAparecida-zz5iw4 ай бұрын

    Tomei Rivotril várias vezes tomava dóis anos parava última vez tomei mais de sete anos tenho várias síndromes tomava 3 gotas parei faz dois meses tô bem eu tava perdendo a memória fui tirando daí consegui rezava orava consegui graças a Deus

  • @santosmurilo
    @santosmurilo10 ай бұрын

    Eu tomava Rivotril todo dia pra sintomas de Borderline e tive vários esquecimentos no período, inclusive no trabalho.

  • @asteroidesilverio
    @asteroidesilverio10 ай бұрын

    Enterro minhas caixinhas no jardim. Não largo o Rivotril por nada. Se não conseguir receita, compro no paralelo.

  • @coletivopdf3765

    @coletivopdf3765

    10 ай бұрын

    😵

  • @wesley4762

    @wesley4762

    10 ай бұрын

    Procure ajuda, dependência química.

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    Logo vc não vai lembrar onde esconde as caixinhas 😢

  • @AugustoCastroLopes

    @AugustoCastroLopes

    3 ай бұрын

    😂😂😂😂

  • @CastroSilva-uv3sv

    @CastroSilva-uv3sv

    2 ай бұрын

    Eu uso a 30 anos ninguém tem melhor memória que eu ... Melhor remédio do mundo

  • @andersonlesp1
    @andersonlesp16 ай бұрын

    Concordo com tudo que disse!

  • 10 ай бұрын

    Eu sou fatmaceutico, amo os videos de voces, mas talvez por ser um assunto que domino, sei que vcs fizeram um video MUITO raso. Dava pra ter falado por exemplo do problema de saúde pública que existe atualmente devido ao abuso dessas substancias. Mas de todo modo, parabens. Melhor informar menos do que nao informar.

  • @bie589

    @bie589

    10 ай бұрын

    A começar pelo uso do nome comercial de UM dos benzodiazepínicos no título.

  • @psique5025

    @psique5025

    9 ай бұрын

    Sim, sou estudante de farmácia e também achei o mesmo

  • @ishtarturunen1164

    @ishtarturunen1164

    9 ай бұрын

    Vocês que são farmacêuticos, comecem a alertar a população, fazer vídeos, dar aulas! Tem criança e adolescente tomando essas dr0gas psiquiátricas por anos, com aval de médicos, sem consentimento informado. Faço parte de um grupo de ativistas que vêm lutando por isso, porque a psiquiatria brasileira é c4nalha, e faz os pacientes de rato de laboratório com dr0gas pesadíssimas. Se os médicos não falam, os farmacêuticos devem falar, até por conhecer melhor como são feitos esses "remédios".

  • @psique5025

    @psique5025

    8 ай бұрын

    @@ishtarturunen1164 eu que trabalho em farmácia, sou estudante do curso de farmácia tbm, em breve farmacêutica, nós alertamos os pacientes, não só sobre isso, mas infelizmente o médico constrói uma imagem de dono da verdade, e muitas vezes o paciente confia nele demais e não abre espaço para questionamentos. Fazemos o possível mas não tem como salvar todo mundo

  • @thalia.machado
    @thalia.machado8 ай бұрын

    Importantíssimo falar sobre esses medicamentos. O meu psiquiatra ne passou faz 2 meses e não quero tomar se não for una situação de extrema crise ou insônia.

  • @lannadelbianco527

    @lannadelbianco527

    7 ай бұрын

    mesma coisa comigo.

  • @rodpalm
    @rodpalm9 ай бұрын

    Usei antes e durante um período depressivo que tive, durou alguns meses. Então, usei cerca de 5 meses, digamos. Até hoje tenho problemas de memória. Se eu não puxar na memória, é como se as semanas que vivo ficassem esquecidas na minha cabeça. Só posso imaginar o mal que faz pra quem usa por mais tempo. E sim, a sensação do rivotril é boa para quem precisa relaxar. E justamente por isso, é muito perigoso.

  • @invaderzim4900
    @invaderzim490010 ай бұрын

    Infelizmente vivemos em um mundo tão doente que já conheci quem defende, como se fosse uma torcida de clube de futebol, o uso desse ou daquele remédio. A busca por uma vida mais equilibrada, terapias como meditação e a atividade física mais intensa e regular ajudam muito mas não foram citadas nesta reportagem. Não desprezem o poder da indústria em lucrar com a dor das pessoas.

  • @scottagamer
    @scottagamer9 ай бұрын

    A história desse remédio aqui no Brasil é bem simples: laboratório na busca de maior lucro pagam propinas aos psiquiatras para viciarem seus pacientes.

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    Exato!!!!😢

  • @marianoismann7227
    @marianoismann722710 ай бұрын

    Eu tomo há anos mas não abuso não, na maioria das vezes eu JAMAIS tomo um comprimido inteiro, sempre reduzo por conta própria. A memória fica um pouco prejudicada mas tem coisas que é melhor esquecer mesmo kkkk

  • @curetreeyy3678

    @curetreeyy3678

    9 ай бұрын

    eu tbm tomo assim, só que ultimamente os médicos não querem receitar por conta de desconfiança, triste que ele é o único que ajuda na minha enxaqueca.

  • @user-sq4pw1tg6y
    @user-sq4pw1tg6y6 ай бұрын

    O antidepressivo assim que eu usei pela primeira vez,um chamado pondera me deu hiperventilação e crise de Pânico. Então pra amenizar os efeitos, coloquei um Rivotril na boca. É fácil quem não tem crises de pânico, ansiedade, agorafobia e etc,falar pra parar de tomar, mais quem sabe que síndrome do pânico e ansiedade generalizada é um fardo muito pesado,somos nós que temos crises, insônia... Tem que ser retirado bem gradualmente pra gente não ter que usar de novo, senão o tratamento não resolve e vale ressaltar o que todos psiquiatras falam: o que vai tratar esses problemas são os antidepressivos. Vamos focar em Deus pra ele nos libertar desse Rivotril em nome de Jesus.

  • @silviocampos8209
    @silviocampos820910 ай бұрын

    Comentário nota 10

  • @rosyavancini8157
    @rosyavancini815713 күн бұрын

    SOU DAQUI DO SUL DE SANTA CATARINA ITAJAÍ. Tomo Rivotril A noite. Um comprimido.e 15 gotas. A dois Anos. PELA manhã me sinto muito cansada e fraqueza

  • @mayckonwolf
    @mayckonwolf10 ай бұрын

    É um exelente remédio porém n deve ser subestimado.

  • @tinascianni7444
    @tinascianni744410 ай бұрын

    Tomo rivotril ha uns 30 anos, digamos Nao posso nem consigo parar.Faz psrte da minha vida.

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    10 ай бұрын

    Vício. Virou um drogado.

  • @wesley4762

    @wesley4762

    10 ай бұрын

    Dependência química, precisa tratar urgente.

  • @adrianamatrangolo4824

    @adrianamatrangolo4824

    10 ай бұрын

    Faz parte da sua vida. Viva em paz.

  • @sarahandrade3253

    @sarahandrade3253

    10 ай бұрын

    Se faz parte e vc consegue lidar ok. Tomei + de dois anos fluxetina, mas dormia muito e começou a mexer com minha memória, então tive que parar.

  • @brunocassilhas2233

    @brunocassilhas2233

    9 ай бұрын

    E está tudo bem.

  • @bearcb
    @bearcb10 ай бұрын

    Usei Rivotril numa crise de insônia, mas reduzi aos poucos assim que pude, até eliminar. Sempre temi a dependência, que a reportagem confirma. O que resolveu no longo prazo foi psicanalise mesmo.

  • @RBMK_1000

    @RBMK_1000

    4 ай бұрын

    Psicanálise é besteira.

  • @leo123451000
    @leo12345100010 ай бұрын

    Me ajuda nas crises de Pânico.

  • @franciscoalves5067
    @franciscoalves506710 ай бұрын

    Isso é relativo, tem pessoas que precisam tomar, até de forma contínua, é ruim? É... é perigoso? É... fazer o que, quem toma é porque precisa, pra aliviar.

  • @nandoa4177
    @nandoa417710 ай бұрын

    Engraçado... Na teoria e😢tudo que está no vídeo... Na prática a fármaco dependência vs tolerância é rotina, prescritas pelos próprios psiquiátras!!! Em especial dos psiquiátras particulares onde o paciente dependente (viciado) paga a consulta só para obter seu rivotril, diazepam, bromazepam etc etc..

  • @deme8344
    @deme834410 ай бұрын

    Amo meu rivotril ❤️

  • @Luk1n403

    @Luk1n403

    10 ай бұрын

    pela cara dá pra saber

  • @guperes

    @guperes

    10 ай бұрын

    pior que o bicho é gostoso né? parei faz alguns meses

  • @deme8344

    @deme8344

    10 ай бұрын

    @bysuelensu 🙌

  • @deme8344

    @deme8344

    10 ай бұрын

    @@Luk1n403 obrigado pelo carinho 🙏

  • @deme8344

    @deme8344

    10 ай бұрын

    @@guperes a vida é uma só ^^

  • @user-ux4ru2fo7d
    @user-ux4ru2fo7d6 ай бұрын

    Faço uso de clonazepam a 18 anos mas pra é ótimo sinto uma paz durmo bem Deus me livre ficar sem se nao tomo sinto crises horríveis de ansiedade, minha memória é ótima vou tomar pelo resto de minha vida

  • @PauloRodrigues-gf5eg
    @PauloRodrigues-gf5eg10 ай бұрын

    Realmente o Rivotril deve ter todos esses efeitos colaterais , qual a opção pra quem é paciente da rede pública ? O profissional de saúde mental do serviço público tem quanto tempo pra se dedicar a cada paciente ?

  • @isadoratrindade1987
    @isadoratrindade19879 ай бұрын

    Tenho alta tolerância, e então decidi usar apenas em dias ruins.

  • @OripesCarlos
    @OripesCarlos6 ай бұрын

    E qual medicamento sintético que em partes resolve nossas dores de toda ordem, não causam outros problemas ???

  • @dalvapacheco9702
    @dalvapacheco9702Ай бұрын

    Minha irmã tem 90 anos toma Rivotril a 30 anos ela está bem lúcida faz sua comida vai ao banco e mercado e ainda costura roupas muito bem ,,e come de tudo ,,todos ficam admirados

  • @Guilhermebasilio101
    @Guilhermebasilio10110 ай бұрын

    Faço uso de clonazepam, mas sempre tento fazer um uso moderado; e sempre em situações mais extremas: ataques de pânico, insônia, etc. No geral, meu ansiolítico é o pondera.

  • @Bigorna123

    @Bigorna123

    10 ай бұрын

    Pondera e um antidepressivo tomei por anos esse remedio❤

  • @samuelsouza794

    @samuelsouza794

    Ай бұрын

    ​@@Bigorna123vc se sentiu bem ? Estou tomando esse pondera.

  • @samuelsouza794

    @samuelsouza794

    Ай бұрын

    Vc está se sentindo bem com o pondera?

  • @jeronimoleandro5621
    @jeronimoleandro56219 ай бұрын

    E quem passou sabe dos ocorridos???

  • @vitormiranda5789
    @vitormiranda578910 ай бұрын

    Gosto muitoooo do rivoltril

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    Mas ele não gosta de vc

  • @felipefranco183
    @felipefranco1839 ай бұрын

    Qual a Mg ou quantas gostas vocês tomam? Eu uso 0,25 mg dia

  • @claudiobastos5419
    @claudiobastos54199 ай бұрын

    Usei umas 5 vezes em caso de anssiedade extrma, mas evito ao maximo

  • @Juliano.2025
    @Juliano.20259 ай бұрын

    Eu tomei muitos benzodiazepinicos na minha vida! Hj meu psiquiatra receitou quetiapina para o sono, ótimo remédio e não causa dependência, mas da muito sono.

  • @JulioCesar-ky8vr
    @JulioCesar-ky8vr7 ай бұрын

    Tomo de vez enquanto ando de moto trabalho em altura não tem nada demais infelizmente tem hora que só ele aliviar a ansiedade

  • @SaraLeite-ti2dz
    @SaraLeite-ti2dz10 ай бұрын

    Comecei meu tratamento com o s.o.s Rivotril e o escitalopram, mas quando troquei pra sertralina não tive mais a necessidade de usar o Rivotril direto, faz mais de 2 meses que não uso.

  • @rosangelar9075

    @rosangelar9075

    3 ай бұрын

    Mas você utilizou para dormir ou para tratar algo?

  • @danielaandrade5226
    @danielaandrade522614 күн бұрын

    Tomei Rivotril por anos e decidi fazer o desmame pq sentia muita dor de cabeca e intolerância a claridade. Fiz a troca pelo Zolpidem que tomo há 6 anos e estou na luta pra fazer o desmame.

  • @gibranhenriquedesouza2843
    @gibranhenriquedesouza284310 ай бұрын

    Já tomei Rivotril e não senti nada. Minha ansiedade não passava e eu continuava suspirando e com angústia.

  • @jeronimoleandro5621
    @jeronimoleandro56219 ай бұрын

    E se foi prescrito, por q n se falou para quem toma,usa????

  • @oepseum
    @oepseum10 ай бұрын

    Felizmente já retirei o Alprazolam. Não foi fácil.

  • @debeva

    @debeva

    10 ай бұрын

    O rebote é triste né ...

  • @mariacelia5409
    @mariacelia540910 ай бұрын

    Eu uso quando estou muito mal anciosa .

  • @gersonpatricio191
    @gersonpatricio1915 ай бұрын

    Eu tenho um an migo ele toma meio frasco de uma veis sem discrição não sei o q vai acontecer com ele

  • @danyelramone8192
    @danyelramone81923 ай бұрын

    Estou tendo a dois anos epilepsia do lobo temporal, com auras e confusões... Alguem sabe se pode ser efeito colateral do Rivotril ou abstinência?

  • @zedaspretras007
    @zedaspretras00710 ай бұрын

    Minha cachorra tomou por muitos anos, no final já não fazia efeito.

  • @thiagooc82
    @thiagooc8210 ай бұрын

    É o meu SOS para crises de enxaqueca e funciona bem.

  • @Bigorna123

    @Bigorna123

    10 ай бұрын

    Junto com um comprimido de dipirona vc vai acordar um nova pessoa, pode crer é minha salvação em minhas dores cronicas ❤ 6:43

  • @vitorzeiss6305
    @vitorzeiss630510 ай бұрын

    Tem dias que só o que eu quero é um rivotril pra aliviar as crises de ansiedade

  • @uiltonsilva7842
    @uiltonsilva78429 ай бұрын

    Eu tenho um filho que tem Depressão severa e toma esse maldito Clonazepam "para emergência' já faz uns 30 anos, receitado por Médicos do SUS ditos Psiquiatras. Até hoje não vejo melhora alguma, só efeitos colateráis indesejáveis. Eu Estou desesperado. O que devo fazer?

  • @felipepinto6960
    @felipepinto696010 ай бұрын

    Nunca conheci pessoas que usaram por apenas 2 ou 3 dias e num passe de mágica pararam de usar. TODAS as pessoas ficaram dependentes.

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    Vdd!!

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    ​@Rodrigo-nr4zrE olha que nem sempre,as vezes só tomamos e o efeito diminui

  • @ishtarturunen1164

    @ishtarturunen1164

    9 ай бұрын

    Já é comprovado que as benzodiazepinas viciam em 4 dias. 4 dias seguidos de uso, e a pessoa fica viciada! Isso não é remédio, isso é dr0ga pesada.

  • @felipeclaro

    @felipeclaro

    9 ай бұрын

    ​@@elenicesantos2286vc não conhecer não significa que não exista

  • @elenicesantos2286

    @elenicesantos2286

    9 ай бұрын

    @@felipeclaro Foi eu quem disse isso? Vê direito!

  • @MariaAparecida-td2wh
    @MariaAparecida-td2wh10 ай бұрын

    EU tomo Rivotril faz 35 anos

  • @chocolateementa
    @chocolateementa10 ай бұрын

    Lembrando que há casos e casos , eu tomo rivotril há mais de 15 anos e apesar de alguns esquecimentos pontuais não me causa nada alarmante. Até porque não é o meu remédio de primeira opção, eu já retirei o remédio inclusive, e tive que voltar depois de tentar várias outras drogas e não obter o mesmo efeito. Eu não abuso do mesmo, tem dia que tomo 0,5mg, tem dias que tomo 2mg e tem dia que nem tomo. Eu já usei zolpidem e achei muito pior tanto na questão da memória quanto na baixa da frequência respiratória.

  • @samantafisio

    @samantafisio

    10 ай бұрын

    É pra ansiedade ou pra dormir que vc usa? Não entendo bem, nunca tomei.

  • @nery0711

    @nery0711

    8 ай бұрын

    O ideal , é tomar uma dose o mais baixa possível , e regular !!! Não acho certo o jeito como vc faz .

  • @nery0711

    @nery0711

    8 ай бұрын

    ​@@samantafisio. O remédio é um Ansiolítico !!! No 1 mês vai dar bastante sono . Depois passa com a tolerância .

  • @lindyft1488
    @lindyft14889 ай бұрын

    Gente existem videos antigos mostrando lista de remédio q fazem mal e da esquecimento ate remedio de alergia de primeira geração e relaxante muscular

  • @monize_brasil
    @monize_brasil10 ай бұрын

    Se médico não prescreve o medicamento e a conduta terapêutica é duvidosa, como eles se autorizam o tipo de psicoterapia terá efeitos e resultados?

  • @Angelo_Neto
    @Angelo_Neto10 ай бұрын

    Como médico eu também nado conta a corrente tentando orientar e desmamar estas medicações, queria deixar mais um alerta: as chamadas drogas "z", como o zolpidem e eszopiclona também são gabaérgicas, em doses altas se comportam como os benzodiazepinicos. Mesmo em doses menores têm efeitos colaterais, além de induzir tolerância e dependência.

  • @eltonsalesbrito635

    @eltonsalesbrito635

    9 ай бұрын

    Eu tomo zolpidem a um ano e não tive problemas de tolerância o rivotril com pouco tempo já parou de fazer efeito em mim .. a questão da tarja preta influencia sim

  • @ishtarturunen1164

    @ishtarturunen1164

    9 ай бұрын

    Você é um médico com consciência, coisa rara no Brasil!

  • @rafaelacastrobomfim4220
    @rafaelacastrobomfim422010 ай бұрын

    Ixi! Eu tomo todos os dias,pq eu não consigo dormir.

  • @JosianeCristinaAlves-cf3xc
    @JosianeCristinaAlves-cf3xcАй бұрын

    Tomava o que o médico recomendou:4mg devido a problemas e transtornos na vida. Tomei essa quantidade dois anos,dpois minha psiquiatra diminuiu para 2mg e tomei até 2022. Então eu mesma decidi tomar meio todos os dias,e tomei meio por três meses e olha, fiquei sem ele por um mês e nem me deu crises. Quando fui ao médico decidi continuar com meio comprimido, pensei:que maravilha, estou largando esse remédio. Então meu ex marido voltou e tive que tomar 2mg de novo,porquê ele se enfiou aqui em casa,briga com dois filhos que tive com ele e eu estou decepcionada comigo porquê eu já estava quase no desmame e agora tomo 2mg sempre que tenho q presenciar brigas e discussões entre meus filhos e meu ex,agora atual namorido. Deus,eu só queria saí disso, me ajuda pai eterno. E pra piorar ele voltou com transtornos e não quer se tratar,então ou vou pedir ele pra se tratar levando ele ao médico psiquiatra ou ele volta pra casa da mãe dele. Minha ansiedade está a mil😢

  • @TrollolMeGusta
    @TrollolMeGusta10 ай бұрын

    tô fdd

  • @guerra811
    @guerra81110 ай бұрын

    Da falta de memória eu parei de usar por conta disso.

  • @marcosrogerio8694
    @marcosrogerio86944 ай бұрын

    Para quem nao tem síndrome do panico .ansiedades .crises fortes .fobia social e outros transtornos é facil dizer que terapia resolve .ja fiz e faco terapia mais o panico volta .precisamos do remedios caso contrário nao saimos de casa pra nada !

  • @Bigorna123
    @Bigorna12310 ай бұрын

    Nao é bem assim, eu tomo como medicação coadjuvante, minhas principais medicações sao o antidepressivo, antpsicotico e estabilizador de humor. A dosagem do Rivotril é mínima, 1/2 comprimido de manha e meio a noite a décadas, nunca aumentei essa dosagem. 6:43

  • @elvisesteban4651
    @elvisesteban465110 ай бұрын

    É aconselhável fazer o desmame sob orientação de um neurologista.

  • @mariaaparecidamoreiradacru9037
    @mariaaparecidamoreiradacru90372 ай бұрын

    Conheço pessoas que tomam à 30, 40 anos e tem saúde perfeita, eu tenho insônia, não tomo, porém vivo c gripe, rinites e outras coisas.

  • @ArthurEboli
    @ArthurEboli10 ай бұрын

    O frontal é também um desses remédios pra quem nao sabe

  • @ishtarturunen1164

    @ishtarturunen1164

    9 ай бұрын

    E é um dos mais fortes que estão no mercado. E a retirada é dificílima.

  • @solangesantos3389
    @solangesantos338926 күн бұрын

    Será que canabidiol serve pra substituir o clonazepam, visto que minha irmã tem esquizofrenia usa vários remédios, e o clonazepam também p alcamar

  • @GoddesLakshmi
    @GoddesLakshmi2 ай бұрын

    Só para viciar, pq passou o efeito, voltou a crise. Gente, pelo amor de Deus, fiquem longe disso, quase fiquei dependente de diazepam por crises de ansiedade, tratem com medicação para o problema e não para os sintomas.

  • @ElyMeneses
    @ElyMeneses8 ай бұрын

    Perigo é ficar sem. Eu quero é ficar dopado mesmo

  • @carcarasilvestre8526
    @carcarasilvestre852610 ай бұрын

    *Corote da geração moderna.

  • @Teixeira-i7b

    @Teixeira-i7b

    10 ай бұрын

    😂😂😂😂

  • @luciafernandes297
    @luciafernandes29710 ай бұрын

    Tomo rivotril ha mais de 20 anos

  • @jucileniarios-nw2ql
    @jucileniarios-nw2ql4 ай бұрын

    Os médicos não falam sobre tempo. Tomo há anos vou para o csps fazer desmame. O setor público não tem psicoterapia tão fácil.

  • @user-li5eq5bq9z
    @user-li5eq5bq9z7 ай бұрын

    Eu tive muita insônia como sequela do covid !Fiquei muitos dias sem dormir!O clonazepan me ajudou muito porém fiz o tratamento por poucos meses!Consegui restabelecer meu sono

  • @LucasOliveiraMusic
    @LucasOliveiraMusic10 ай бұрын

    Tomo alprazolam as vezes, quando preciso muito, mas ja sinto que preciso cada vez mais, isso é horrível

  • @wesley4762

    @wesley4762

    10 ай бұрын

    Se seu problema é recorrente, então o melhor é você buscar uma terapia de longo prazo.

  • @ishtarturunen1164

    @ishtarturunen1164

    9 ай бұрын

    Amigo, alprazolam é muito perigoso. Ele vicia muito rápido, e tem a meia vida curta (6~8 horas) o que aumenta a possibilidade de sintomas de abstinência. Tenha muito cuidado com essa dr0ga, falo por experiência própria, estou dependente a anos e tendo graves perdas de memória, além de problemas musculares. É muito mais sério do que eles querem informar.

  • @marildacastellan9644
    @marildacastellan964410 ай бұрын

    Eu tmo a 32 anos, foi prescrito por conta de depressao pos parto e sindrome de panico

  • @marcosffontes
    @marcosffontes10 ай бұрын

    JA imaginou se todas aas pessoas que separam tivessem de tomar remedio????

Келесі