Resenha de Vassoler: A morte de Ivan Ilitch | Liev Tolstói

#flavioricardovassoler #tolstoi #amortedeivanilitch
Resenha da novela "A morte de Ivan Ilitch" (1886), do escritor russo Liev Tolstói (1828-1910). Tradução de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2006.
Resenhas de livros: todas as quintas-feiras, às 20h.
Link para você adquirir a novela "A morte de Ivan Ilitch", de Tolstói, a partir do site da Amazon: amzn.to/2F14Zik
Referências bibliográficas mencionadas:
03:55 (1) "Uma confissão" (1879), relato autobiográfico de Liev Tolstói: link para o livro (Amazon): amzn.to/31RiRo1
(2) Leitura de Vassoler: "Uma confissão", de Liev Tolstói: bit.ly/32RE9kC
Acompanhem-me nas redes sociais:
KZread - Flávio Ricardo Vassoler: / flávioricardovassoler
Facebook: / flavioricardo.vassoler
Instagram: / flavioricardovassoler
Twitter: / frvassoler81
Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:
(i) "O evangelho segundo talião" (nVersos, 2013): amzn.to/3bdbOZX
(ii) "Tiro de misericórdia" (nVersos, 2014): amzn.to/2ERmQYC
(iii) "Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018): amzn.to/2YQMt2X
(iv) "Diário de um escritor na Rússia" (Hedra, 2019): amzn.to/31JBlac

Пікірлер: 339

  • @rlimalima5915
    @rlimalima5915 Жыл бұрын

    Detalhe pessoal: ler este livro aos 20 anos, depois novamente aos 50, e aos 66 anos, quanta diferença de olhar e reflexão. Acabei de ler novamente esta impactante novela de Tolstoi, e confesso que a narrativa da doença do Ivan, a falta de sentido existencilal, o reconhecimento de falta de vínculos afetivos verdadeiros, me impregnou a tal ponto de simular uma psicossomatose (01dez/2022). Boas leituras pra todos. Obrigado pela resenha prof. Flavio.

  • @alvarobrandao5670

    @alvarobrandao5670

    5 ай бұрын

    Coincidência. vivi essa experiência com o livro O Retrato de Dorian Gray.

  • @snipermascarado3331

    @snipermascarado3331

    4 ай бұрын

    Meu pai tem 62, vou comprar pra dar pra ele esse livro!

  • @xamanicafernandes7348

    @xamanicafernandes7348

    3 ай бұрын

    comecei ler hoje, tenho 22 anos.

  • @janapedra
    @janapedra4 ай бұрын

    Esse livro me fez enxergar meu próprio pai, que hoje está moribundo e apenas " passou pela vida"... nunca fez nada de marcante, nem mesmo foi feliz. Levou uma vida medíocre e hoje está doente e acamado. Enxergo também a minha mãe na personagem simplória " Macabea" de Clarice Lispector. Incrível ter dois pais que desperdiçaram suas vidas. Uma Macabea casando-se com um Ivan Ilitch e me gerando... espero que a minha sede de vida me dê tempo para aproveitar melhor o que me foi dado.

  • @vivifferreira
    @vivifferreira3 жыл бұрын

    Resenha maravilhosa estou encantada com a riqueza de detalhes seu canal é extraordinário professor !

  • 3 жыл бұрын

    Querida, eu me empenhei nesta resenha com o sentido de dor profunda que a agonia de Ivan Ilitch provoca. Seria o cume da emancipação humana (e histórica) imaginar que, após a leitura da novela, cada um de nós quisesse (e pudesse) redimir o Ivan Ilitch que carrega no próprio bojo. Um forte abraço!

  • @vivifferreira

    @vivifferreira

    3 жыл бұрын

    @ Resenha linda !

  • @lele459
    @lele4593 жыл бұрын

    Essa questão do olhar para dentro do eu, num momento de precariedade, insólita, repercute o eu enquanto pessoa e, me parece que as histórias dos morimbundos ou não, tendem a se repetir. O olhar de Ivan Ilitch para dentro de si mesmo enquanto em condição moribunda e essa busca pelo passado aparentemente perdido, faz a gente pensar o quão superdicial muitos de nós somos. Maravilhosa sua resenha!

  • 3 жыл бұрын

    Querida Helena, você é sempre muito sensível e reflexiva nas suas impressões. Sim, é muito triste que Ivan Ilitch só tenha percebido quão vazia fora sua vida à iminência da morte. Por que não antes? Mas, bom, é justamente isso que Tolstói a nós, leitoras e leitores. De qualquer forma, receio que muitos e muitas de nós só consigamos adquirir sabedoria entre os escombros - dura sina de Sísifo da condição humana, Helena. Um forte abraço, querida!

  • @edsonribeirete7225
    @edsonribeirete72252 жыл бұрын

    Li A Morte de Ivan Ilitch como a minha própria morte. Estive na maioria das páginas e identifiquei tantos outros . Ao final, sobrevivi . Espero reler um dia e estar menos presente. Grande obra, grande resenha( como sempre )

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Edson! "A morte de Ivan Ilitch" estará no próximo curso. Espero contar com você como aluno, amigo. Inscrições a partir desta segunda, 15/11. Um abraço!

  • @Cool.Guy_
    @Cool.Guy_ Жыл бұрын

    Excelente sua resenha! Estava procurando algo assim. Trata-se de uma novela pequena, mas que carrega em si uma infinidade de críticas e de apontamentos interessantes para a reflexão. Assim como o livro, seu vídeo é uma verdadeira "pílula" concentrada de reflexões e ensinamentos. Ao terminar a leitura, em termos sintéticos, eu diria que A Morte de Ivan Ilitch não é uma livro sobre o tema morte, mas justamente sobre a vida. Tanto que, apesar de se iniciar com a morte, o livro passa a maior parte do tempo narrando a vida e, de certa maneira, tal qual você disse no vídeo, "usando a morte para vivificar a vida". Fantástico! Outra conclusão que cheguei: Ivan Ilitch é o retrato de uma pessoa que sempre viveu bem porque adotou como modelo de vida a expectativa que os outros criavam sobre ele. Contudo, ao contrair a doença, o corpo e a alma dele já não eram mais úteis e nem mais permitiam incorporar esse "modelo de vida", de forma que ele parou de viver para os outros e teve que olhar para o enorme vazio de si mesmo. Há, aqui, ao meu ver, uma forte pitada da filosofia kierkegaardiana. Inclusive, só no final do livro que o Ivan inicia um diálogo com Deus. Acredito que tal se deva pela conversão de Tolstói. Para finalizar, outra coisa que gostei bastante é o momento em que o Ivan percebe a "mecanicidade" que a profissão de Juiz adquiriu, e só nota isso ao perceber que, diante do médico, ele também era "mais um caso clínico". O médico até fazia o possível para curá-lo, mas, no fundo, ele sabia que, após o atendimento, o médico iria para casa, daria as costas, e não se importava de fato com a vida do Ivan. Interessante como as instituições humanas terminam, por vezes, por desumanizar seus próprios destinatários, tornando-os coisas, dados, números, réus ou pacientes. A Morte de Ivan Ilitch também me parece ser, paralelamente, uma crítica à burocracia que salienta a necessidade de resgatar a humanidade que existe em cada caso concreto.

  • Жыл бұрын

    Valeu pelo comentário, abraço!

  • @kiaranascimento5471

    @kiaranascimento5471

    Ай бұрын

    Nesse caso , você acha que ele se redimiu no final ? Queria entender o “ morte não existe mais “ pra o IVan

  • @prescillarocha4717

    @prescillarocha4717

    Ай бұрын

    Excelente! Obrigada!

  • @rosemarysantana8758
    @rosemarysantana87583 жыл бұрын

    A vida nem sempre permite "que ampliemos os nossos horizontes". Da imaturidade e falta de educação à jornada tripla ficamos por ela com a água batendo no nariz. Esse livro me angustiou e me emocionou muito , " a vida vivificada pela morte". Que Deus nos livre de demorarmos tanto para acordar! Obrigada professor!!

  • 3 жыл бұрын

    Precisamente, Rosemary! Grande abraço, querida!

  • @ivanrezende9090
    @ivanrezende90903 жыл бұрын

    Um dos melhores canais desta plataforma, que deleite são essas aulas!

  • 3 жыл бұрын

    Spocibo, Ivan, davai :-)

  • @luly7522
    @luly75222 жыл бұрын

    Esse livro me dá uma solidão profunda ... põe a gente diante do espelho da morte e da vida ...e todo desconforto que isso traz....maravilhada com a tua resenha Flávio! Parabéns 👏

  • 2 жыл бұрын

    Luly, muito obrigado! Estou ministrando um curso sobre Dostoiévski e agora (valor acessível). Se quiser ter acesso ás aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @TheOtavioMoura
    @TheOtavioMoura3 жыл бұрын

    Acabei de ler o livro, e a primeira q me veio a cabeça foi: vou buscar a resenha do Flavio!! Melhor resenha que eu vi sobre este livro. Parabéns pelo canal!!!!!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Otávio! Amanhã, segunda, vão acontecer duas coisas aqui neste meu canal do KZread: (1) pela manhã, vão se abrir as inscrições para o curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre o romance "Os demônios", obra-prima de Dostoiévski (valor acessível e inscrições pela plataforma Sympla); (2) aula ao vivo, às 20h, sobre Tolstói e Dostoiévski. Conto com você como aluno em ambas as ocasiões, amigo. Um abraço e bom domingo!

  • @marciawalter6440
    @marciawalter64403 жыл бұрын

    Esse pequeno grande livro é um soco no estômago. Obrigada por nos brindar com mais uma bela resenha.

  • 3 жыл бұрын

    Que seja, como Ivan Ilitch, um soco para além do estômago do corpo: um soco no estômago do âmago. Um abraço, querida!

  • @meriamlazaro
    @meriamlazaro3 жыл бұрын

    Releio todos os anos. Gosto de pensar num comentário de uma biógrafa de Tolstoi, que ele seria grande ainda que não tivesse escrito um único livro. Este canal, o teu trabalho, alento neste ano de tantas perdas.

  • 3 жыл бұрын

    É uma bela colocação, Meriam. Na Sibéria, em agosto de 2017, desempenhei o papel de advogado do diabo e defendi Tolstói contra meu pai Dostoiévski: lutar para abrir mão de tudo o que Tolstói tinha a seus pés é coisa digna de um Sidarta Gautama, filho da nobreza indiana. Um abraço, querida!

  • @MrDiegoWo
    @MrDiegoWo3 жыл бұрын

    Acabei de ler A morte de Ivan Ilitch, após ler o final, já me veio à mente uma fala de Aliocha Karamazov: “Talvez nenhum ensinamento possa ser mais importante do que uma pequena recordação, uma sagrada memória conservada da infância. O que consegue reunir muitas recordações está salvo para toda a vida; e, se apenas guardar uma no seu coração, pode ser que lhe deva a sua salvação.” Olha que coincidência professor, uma das últimas obras de Tolstoi, assim como a última de Dostoiévski. A memória teria salvado Ivan Ilitch no final do livro??

  • 3 жыл бұрын

    Não creio que se trate apenas da memória, Diego. Ivan e Aliócha (assim como o homem ridículo, de "O sonho de um homem ridículo") tiveram o vislumbre da eternidade, a dimensão de que a morte não susta tudo. Grande abraço!

  • @janapedra
    @janapedra4 ай бұрын

    Primeira vez que te conheci. Eu simplesmente amei seu vídeo e sua análise. Adorei o ritmo de fala e te achei bem simpático. Obrigada

  • 4 ай бұрын

    Muito obrigado, Jana, seja bem-vinda! Eu já ministrei um curso sobre "A morte de Ivan Ilitch" e "Uma confissão", de Tolstói, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se quiser se inscrever para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br

  • @paulosidney8198
    @paulosidney8198 Жыл бұрын

    Gratidão pela resenha tão bem realizada acerca desta pequena-grande obra humanista.

  • @fernandocolombi6822
    @fernandocolombi68223 жыл бұрын

    Quando li essa novela me senti extremamente angustiado pela falta de vida vivida do personagem até a sua doença. A cena em que a esposa e as filhas, com um dos genros (salvo engano) saem para um espetáculo e ele fica em casa, sucumbindo pela doença é de uma agonia enorme. Muito boa a resenha! Sempre que posso venho aqui assistir alguns de seus vídeos.

  • 3 жыл бұрын

    Missão cumprida, portanto, Fernando. Grande Liev Tolstói! Um abraço, amigo, e seja sempre bem-vindo!

  • @waldiredisonfarfancaro8848
    @waldiredisonfarfancaro88483 жыл бұрын

    Anotei várias coisas que você disse professor. Mas algo que profundamente me marca é o seguinte: "É muito triste quando fazemos isso (pensar o que fizemos da vida) apenas e tão somente no momento em que a vida é ensombrecida pela morte, como se na verdade a vida fosse apenas e tão somente reavaliada em face da eminência da morte." Talvez a cada dia deveriamos morrer mais um pouco. Muito obrigado professor. Saudações de Cusco-Peru.

  • 3 жыл бұрын

    O espiritismo, o budismo e o hinduísmo falam da morte [a paulatina e a (supostamente) cabal] como a fênix da mitologia grega: o renascimento a partir das cinzas. Se ainda não leu "O sonho de um homem ridículo", de Dostoiévski, caro amigo peruano, busque esse conto como um prolongamento de "A morte de Ivan Ilitch". Um abraço!

  • @waldiredisonfarfancaro8848

    @waldiredisonfarfancaro8848

    3 жыл бұрын

    @ Lembro-me da cita bíblica usada como epígrafe por Fiódor Dostoiévski no livro "Os irmãos Karamázov": “Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo que cai na terra não morrer, fica infecundo; mas se morrer, produz muito fruto” (Evangelho de São João 12, 24-25) Vi seu análise de "O sonho de um homem ridículo" junto com " Memórias do subsolo", uma bela análise, porém ainda preciso ler o primeiro. Muito obrigado pelas recomendações de estudo professor.

  • 3 жыл бұрын

    @@waldiredisonfarfancaro8848, meu caro, você chegou ao coração do pensamento de ressurreição - e, eu diria mais, de reencarnação - de Tolstói e Dostoiévski. Na segunda parte de meu livro "Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018), aproximo Dostoiévski de Hegel (portanto, em sentido outro em relação a Kierkegaard) e de Allan Kardec. Deixo aqui o link do livro para você a partir do site da Amazon: amzn.to/2GAYV0H. (Se estiver interessado em uma edição com dedicatória, entre em contato comigo pelas redes sociais.) Tolstói teve contato mais franco e ecumênico com a filosofia oriental reencarnacionista do que Dostoiévski, mas, ainda assim, ambos chegaram a sondagens sobre o além-mundo. Tolstói bateu à porta do além em "A morte de Ivan Ilitch" e "Uma confissão"; Dostoiévski a cruzou e escarafunchou em "O sonho de um homem ridículo". Ainda vou ministrar duas aulas (provavelmente, em novembro) fazendo a análise desses três textos. Um grande abraço!

  • @fernandacostaalmeida5433
    @fernandacostaalmeida54332 ай бұрын

    Maravilhoso!! Obrigada pela resenha!!

  • @rubiarubia5726
    @rubiarubia5726 Жыл бұрын

    VOCE E MARAVILHOSO NAS SUAS ANALISES!!!!

  • Жыл бұрын

    Muito obrigado, Rúbia! Eu já ministrei um curso online, com valor acessível, sobre "A morte de Ivan Ilitch". Se estiver interessada em ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @iarateixeiradequeiroz6232
    @iarateixeiradequeiroz62327 ай бұрын

    Vassoler, a melhor resenha q vi desse livro é mérito seu! Li o livro, fiquei impactada do início ao fim! Surto geral!

  • @marcianagoncalves5885
    @marcianagoncalves588510 ай бұрын

    Quanto conhecimento!!! Obrigada por tudo!!!

  • @cleonicegs9854
    @cleonicegs985411 ай бұрын

    Excelente resenha!

  • @wilsonpessoa9568
    @wilsonpessoa95682 жыл бұрын

    Útil importante relevante excelência

  • 2 жыл бұрын

    Valeu!

  • @capituassis3951
    @capituassis39512 жыл бұрын

    "Vida vivificada pela morte!" Q lindo! Estou lendo A morte de Ivan Ilitch e não resisti às suas observações, profe. Abraços fraternos.

  • 2 жыл бұрын

    Ministrei um curso sobre Dostoiévski e Tolstói, Capitu Assis. Se quiser ter acesso às aulas (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @juliadiniz1546
    @juliadiniz15462 жыл бұрын

    Estou completamente dependente das suas lições, da brilhante forma como disseca cada obra com muita inteligência e poder de comunicação.Brilhante professor !Grata

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, um abraço!

  • @luciantunes360
    @luciantunes3603 жыл бұрын

    Maravilhoso ! Grata !

  • 3 жыл бұрын

    De nada, Luci, um abraço!

  • @ivanoliveira888
    @ivanoliveira8883 жыл бұрын

    Belíssima aulas, resenhas e tudo mais. O professor fala com autoridade e fluidez a respeito de todos os temas que aborda, além de ser carismático!

  • 3 жыл бұрын

    Ni na lieva, ni na pravo: vsiegdá priamo, drug mói!

  • @Menphisgggg
    @Menphisgggg3 жыл бұрын

    Incrivel ! Amei abracos.

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Micael! Meu caro, pegando o gancho russófilo, eu te trago um convite dostoievskiano: vou ministrar um curso sobre o romance "O idiota", de Dostoiévski. Aulas pela plataforma Zoom e valor bastante acessível. Aqui vai o link para o programa e para você se inscrever, amigo: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-o-idiota__1014049. Conto com você como aluno, um abraço!

  • @leonardo97157
    @leonardo971579 ай бұрын

    Uma aula espetacular

  • @edsonevangelista1608
    @edsonevangelista16083 жыл бұрын

    Sensacional professor. Obrigado!

  • 3 жыл бұрын

    Valeu, Édson, um abraço, amigo!

  • @damiresfranca5744
    @damiresfranca57443 жыл бұрын

    Mais uma resenha maravilhosa! Obrigada!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Damires! Um grande abraço, querida :-)

  • @rodrigogyggs
    @rodrigogyggs3 жыл бұрын

    Fantástico! Obrigado, professor!

  • 3 жыл бұрын

    Valeu, Rodrigo, um abraço!

  • @woodyallenbrasileiro1699
    @woodyallenbrasileiro16993 жыл бұрын

    Professor, pelo pouco que conheço de sua história, sei que o sr. largou o curso de direito na sanfran, e foi cursar ciências sociais, gostaria de saber em qual sentido a literatura influenciou esta decisão, e se algum personagem específico tocou-lhe de forma última nesse período. No mais, quero lhe agradecer pelas aulas, e dizer que sou um grande admirador de seu trabalho. Abraços,

  • 3 жыл бұрын

    Olá, Nathan! Tudo bom? No dia 11/09, sexta, a partir das 20h, eu vou ministrar uma aula aqui em meu canal, ao vivo, sobre o tema "Carreira nas humanidades: formações e perspectivas". Sua pergunta, então, será respondida, meu caro, porque pretendo falar para vocês e para o pessoal do cursinho "Enemzando", do interior de São Paulo, por que e como eu larguei o curso de Direito e fui estudar Ciências Sociais, Filosofia e, sobretudo, Literatura. Fica em suspensão, por ora, a resposta. No mais, muito obrigado por acompanhar o meu trabalho. Um grande abraço!

  • @normapace5842
    @normapace58423 жыл бұрын

    Espetacular sua resenha! Obrigada e parabéns!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Norma, um abraço e bem-vinda!

  • @wandercygomes6071
    @wandercygomes60713 жыл бұрын

    Eu já acompanhava o magnífico trabalho do professor Vassoler. Que maravilha ter, agora, seu próprio canal. Sou grato por sua imensa generosidade em compartilhar conosco seus imensos conhecimentos. Não entendo como alguém tem "coragem" de dar deslike em conteúdo tão útil, edificante, profundo, que vai ao âmago da alma humana! Parabéns por seu trabalho, insigne e douto mestre!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Wandercy! Um grande abraço - e amanhã, sábado, às 10h, vai haver a resenha sobre o filme "Dançando no escuro", do mestre dinamarquês Lars von Trier. Conto com você por aqui. Um grande abraço!

  • @jeffersonmatias8475
    @jeffersonmatias84753 жыл бұрын

    Sempre muito enriquecedor !!!

  • 3 жыл бұрын

    Grande Dr. Jeff, como é que vai, velho amigo? Espero que você e a Anninha estejam muito bem, com o pimpolho irrompendo em risos a plenos pulmões. Saudade das nossas conversas, irmão - agora, aqueles papos literários e existenciais se converteram neste canal. Preciso dizer quem, no futuro, estará por aqui? Sim, ele mesmo: SÁÁÁÁNDOR MÁÁÁÁÁRAI ("MÁRÓI"). Um grande abraço a você e a todos aí na capital da Araucária, velhaço, valeu!

  • 3 жыл бұрын

    Jeffito, assista a este vídeo do casal Renan e Michele, que tocam o ótimo canal do KZread "Mundo sem fim", e veja se você reconhece alguns dos locais pelos quais eles estão perambulando: kzread.info/dash/bejne/ZId9ubSzoLyTdJs.html. Grande abraço, irmão!

  • @octavioribeiro197
    @octavioribeiro1979 ай бұрын

    Ótimo.... sua narrativa é muito didática

  • 9 ай бұрын

    Octavio, muito obrigado! Estou ministrando um curso sobre a novela "A morte de Ivan Ilitch" pelo Zoom (valor acessível). Se quiser se inscrever para ter acesso às aulas, me mande, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br

  • @marialuciaregina2803
    @marialuciaregina28032 жыл бұрын

    Adorei o vídeo !!

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, um abraço!

  • @cabecadegelo5193
    @cabecadegelo51933 жыл бұрын

    Incrível como sempre!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, irmão. Um abraço!

  • @aeaeaeluis
    @aeaeaeluis2 жыл бұрын

    Show!! Obrigado.

  • 2 жыл бұрын

    Valeu, abraço!

  • @leonardoluizborges5139
    @leonardoluizborges51393 жыл бұрын

    Este canal foi um achado! Muito obrigado professor!

  • 3 жыл бұрын

    De nada, Leonardo! Hoje, domingo, 24/01, às 18h, você vai ficar sabendo em que país e cidade da Europa eu estou no "Café com Vassoler na Europa" ao vivo. Conto com a sua audiência. Grande abraço!

  • @marcosmaverik1
    @marcosmaverik1 Жыл бұрын

    A melhor resenha sobre o livro, bem aprofundada, simples e direta

  • @adsones
    @adsones Жыл бұрын

    "Sucessão inercial de eventos da vida, escolhidos pelos outros". Muito profunda sua análise, professor. Brilhante explanação.

  • @ivaneidedesouza2023
    @ivaneidedesouza20233 жыл бұрын

    Suas resenhas são ótimas.

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Ivaneide, um abraço!

  • @MaurineaASantos
    @MaurineaASantos Жыл бұрын

    Obrigada, Vassoler. Adoro suas resenhas. São com conhecimento e clareza.

  • @ceciliademelo536
    @ceciliademelo5362 жыл бұрын

    Excelente resenha.

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, um abraço!

  • @renata25f
    @renata25f8 ай бұрын

    Ivan Ilitch era melancólico, certeza

  • @milenadarochaalmeidarochaa8474
    @milenadarochaalmeidarochaa84743 жыл бұрын

    Mais uma excelente resenha! Boa noite.

  • 3 жыл бұрын

    Boa noite, querida, um forte abraço!

  • @joedsonfrl
    @joedsonfrl2 жыл бұрын

    Muito bom o vídeo!! Excelente análises! 👏🏼👏🏼

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Joedson! Eu já ministrei um curso sobre Dostoiévski e Tolstói (valor acessível e democrático). Se quiser ter acesso às gravações das aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @arthur..vinicius
    @arthur..vinicius3 жыл бұрын

    Grande Vassoler! genial como sempre!

  • 3 жыл бұрын

    Spocibo bolshói, drug moi! Dobro pojalovat :-)

  • @carlosmagro8825
    @carlosmagro88253 жыл бұрын

    Maravilhosa a resenha.

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, caro amigo! Sei o quanto as reflexões de Ivan Ilitch são caras também a você, que é uma pessoa muito espiritualizada. Oxalá todos pudessem alcançar a clarividência da personagem tolstoiana sem descer aos círculos mais profundamente dantescos. Mas, infelizmente, parece que a humanidade requer escombros para se lembrar de que estilhaços também podem gerar tijolos para novas moradas. Forte abraço, Carlos!

  • @vaniaazevedocardoso3184
    @vaniaazevedocardoso31843 жыл бұрын

    Como sempre muito eslarecedor p podermos entender realmente a obra, que já li e foi umas das que mais me tocou.

  • 3 жыл бұрын

    Grande Liev Tolstói, Vânia. Forte abraço, querida!

  • @alinemota1227
    @alinemota12273 жыл бұрын

    Muito obrigada por compartilhar, via KZread, esse rico material que é a literatura russa 😍

  • 3 жыл бұрын

    Olá, Aline! Tudo bom, querida? Seja muito bem-vinda! Aline, indico a você dois vídeos aqui do canal a respeito da Rússia e de sua literatura: o "Café com Vassoler: Como foi viver na Rússia", que foi ao ar no domingo passado, e o "Café com Vassoler: Por que ler os clássicos russos?", que irá ao ar amanhã, domingo, 13/09, a partir das 19h. E mais: gostaria de convidar você para assistir ao curso que vou ministrar, a partir da plataforma Zoom, sobre "Crime e castigo", do mestre Dostoiévski. O curso tem valor democrático e acessível, Aline, e as inscrições estão sendo realizadas pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-crime-e-castigo__974234. Dê uma boa lida no programa do curso, querida. Conto com você como aluna. Um abraço!

  • @Leo_1975
    @Leo_19752 жыл бұрын

    Excelente conteúdo. Parabéns.

  • 2 жыл бұрын

    Valeu, Leonardo, um abraço!

  • @neliasantos6166
    @neliasantos61669 ай бұрын

    O livro traz uma riqueza tamanha e à luz da sua interpretação (do resenhista), se desdobra e se revela uma potência literária a ser descoberta a cada leitura. Ou seja, é possível haver crescimento na compreensão do conteúdo (vida e morte) a cada releitura. Parabéns e obrigada pela sua contribuição.!

  • 9 ай бұрын

    Muito obrigado, Nélia! Ontem, acabou o 33.° curso literário da Universidade Virtual do Vassoler, em que discorri sobre "A morte de Ivan Ilitch" e "Uma confissão", de Tolstói. Se quiser ter acesso às aulas (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br

  • @souza8555
    @souza85553 жыл бұрын

    Genial análise. Parabéns.

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, André! Amanhã, segunda, 11/01, vai haver uma aula, ao vivo, sobre Tolstói e Dostoiévski por aqui. Um abraço e muito obrigado!

  • @eduardomaia9206
    @eduardomaia92063 жыл бұрын

    Obrigado pela excelente resenha, professor. Terminei o livro hoje, e foi muito emocionante. O final trágico certamente me fez pensar em tudo que há de aparências e agrado aos outros nas minhas escolhas de vida. "Será que vivi a vida como deveria ter vivido ou a vivi de maneira diversa?"

  • 3 жыл бұрын

    Esse é um dos sentidos mais importantes da literatura, Eduardo. Fico contente que Tolstói tenha te tocado de tal maneira. Um abraço e seja sempre bem-vindo!

  • @leticiasanchez2745
    @leticiasanchez27453 жыл бұрын

    Adorei e resenha! A morte tão temida e querida ao mesmo tempo !

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Letícia, um abraço!

  • @patriciamoraes7069
    @patriciamoraes70693 жыл бұрын

    Resenha maravilhosa explicativa nos estentores da finitude com um toque de arrependimento nessa morte.

  • 3 жыл бұрын

    Eu diria que Ivan Ilitch chega a raias ainda mais profundas do que as do arrependimento, Patrícia - o duro é que Tolstói não sonda o além-mundo, diferentemente do que faz Dostoiévski em "O sonho de um homem ridículo", continuação (sobre)natural de "A morte de Ivan Ilitch". Um grande abraço!

  • @bismarckcarvalhodegois8318
    @bismarckcarvalhodegois83183 жыл бұрын

    Trabalho sensacional professor. Te conheci no programa Quem somos nós. Ivan vive 🙌🏻

  • 3 жыл бұрын

    Ivan vive, amigo! Seja sempre muito bem-vindo. Grande abraço!

  • @GamesMobileBR
    @GamesMobileBR Жыл бұрын

    Eu acabei de ler a obra e voltei para rever essa resenha,pois eu fiz um comentário aqui à 7 meses atrás,porém até então eu não tinha lido a obra. Li,gostei e ao mesmo tempo me senti deprimido,pois associei a morte do personagem em questão,com a morte de pessoas que eram próximas à mim e já se foram,e até mesmo a mim próprio. A obra me deixou profundamente pensativo e melancólico à cada parágrafo.

  • Жыл бұрын

    Recebi, há algum tempo, um comentário maravilhoso sobre "A morte de Ivan Ilitch", de Tolstói, e a resenha que fiz sobre a novela. A pessoa disse o seguinte: "Tolstói dá cabo de Ivan Ilitch, na novela, para que nós renasçamos ainda nesta vida".

  • @GamesMobileBR

    @GamesMobileBR

    Жыл бұрын

    @ Genial essa linha de raciocínio,temos que fazer a diferença e viver intensamente à cada segundo enquanto há tempo. Porém ultimamente tenho vivido uma vida muito medíocre e sem muito sentido,mas não culpo ninguém,eu mesmo sou o responsável por isso. Não tenho escolaridade,no momento também estou sem ocupação profissional e vivendo na casa dos meus familiares..."receita perfeita para uma vida medíocre". Mas mesmo assim tenho alguns motivos para viver em um misto de tristeza e felicidade,pois tenho um filho maravilhoso,cujo a mãe faleceu esse ano,e ela é uma das pessoas das quais eu lembrei ao ler essa novela (A morte de Ivan Ilitch).

  • Жыл бұрын

    @@GamesMobileBR, sinto muito pelo falecimento de sua ex-esposa, amigo. Meus pêsames. Que Deus o abençoe.

  • @GamesMobileBR

    @GamesMobileBR

    Жыл бұрын

    @ Agradeço muito pelos seus sentimentos 🙏

  • @cirlenebambirra2239
    @cirlenebambirra22393 жыл бұрын

    Excelente resenha de um livro maravilhoso!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Cirlene! Eu ainda vou ministrar neste ano, pelo Zoom, um curso sobre Dostoiévski e Tolstói, e "A morte de Ivan Ilitch" certamente fará parte das discussões. Entrementes, gostaria de convidar você a se inscrever no curso que eu vou ministrar, pelo Zoom, sobre os 2 maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo". Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link para o programa e o cronograma completos do curso, Cirlene, e você pode fazer sua inscrição por intermédio desse link, veja só: www.sympla.com.br/curso-sobre-os-dois-maiores-contos-de-dostoievski-a-docil-e-o-sonho-de-um-homem-ridiculo__1152557 - conto com você como aluna, um abraço!

  • Жыл бұрын

    Gostei muito da resenha. Essa novela e o Estrangeiro do Camus eu ❣️🙏👏

  • Жыл бұрын

    Muito obrigado, Antônio. Eu já ministrei cursos online sobre "O estrangeiro" e "A morte de Ivan Ilitch". Se quiser ter acesso ás aulas (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @larissavw903
    @larissavw9033 жыл бұрын

    Adorei, Professor!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Larissa. Seja sempre bem-vinda! Amanhã, sábado, às 10h, vai haver uma resenha sobre o filme "Dançando no escuro", do mestre Lars von Trier. Conto com você por aqui. Um abraço!

  • @larissavw903

    @larissavw903

    3 жыл бұрын

    @ tbm conheço esse filme. Obrigada por avisar! :-)

  • @wilsonfilho1906
    @wilsonfilho19062 жыл бұрын

    SEMPRE UM GRANDE CONTEÚDO...

  • 2 жыл бұрын

    Valeu, Wilson!

  • @kenardandrade
    @kenardandrade3 жыл бұрын

    Professor, meus parabéns novamente. Mais um vídeo seu de que eu fiz o download para ouvir mais de uma vez. Continue com esse excelente trabalho! Li o livro para ouvir a resenha haha Grande abraço! ✌️

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Kenard, seja sempre bem-vindo!

  • @paulomasotti4995
    @paulomasotti49955 ай бұрын

    Parabéns pela riqueza de raciocínio e pluralidade linguística na análise da obra!

  • @anabrandao7407
    @anabrandao74073 жыл бұрын

    Encantada com esse vídeo. Pude iluminar ainda mais meus pensamentos sobre o livro. Adorei, Vassoler!!

  • 3 жыл бұрын

    Ana, querida, muito obrigado. O canal está crescendo bastante, então faremos a multiplicação dos vídeos ao longo do tempo. Convide seus amigos e amigas para se inscreverem também. Um forte abraço!

  • @marciasantos3153
    @marciasantos31532 жыл бұрын

    Professor , vc é uma luz a iluminar o nosso caminho rumo ao conhecimento!!

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, um grande abraço!

  • @GamesMobileBR
    @GamesMobileBR2 жыл бұрын

    Essa resenha é enriquecedora,faz com que agente expanda a nossa mente antes de ler a obra!

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado! Ministrei um curso envolvendo Dostoiévski e Tolstói. Se quiser se inscrever para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @GamesMobileBR

    @GamesMobileBR

    2 жыл бұрын

    @ Obrigado meu grande e honrado Flávio Vassoler...por enquanto não pretendo estudar tão a fundo à respeito desses ilustres autores,mas concerteza e com fé em Deus irei continuar assistindo as suas resenhas que são formidáveis,você tem um conhecimento absurdo à respeito das obras,meus parabéns!!!

  • @lucasdap950
    @lucasdap9503 жыл бұрын

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento, Professor. Li a obra há algum tempo e é um prazer revisitá-la (e aprender) através de seu vídeo. :-)

  • 3 жыл бұрын

    De nada, Lucas. Grande Liev Tolstói!

  • @Paulamar
    @Paulamar3 жыл бұрын

    Uma delícia de resenha. Esse livro me comoveu muito.

  • 3 жыл бұрын

    Tolstói é um grande mestre. Um abraço, querida!

  • @daisylouza3468
    @daisylouza34687 ай бұрын

    Amei esse livro. Já o li várias vezes. Simplicidade na história ,mas grande profundidade ao analisar a personagem. Sua resenha perfeita . Obrigada. Sua

  • 7 ай бұрын

    Muito obrigado, Daisy! Eu ministrei um curso sobre "A morte de Ivan Ilitch", de Tolstói, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @elianedeoliveiralacerdasoa8975
    @elianedeoliveiralacerdasoa89753 жыл бұрын

    Acabei de ler esse livro, encantada com esse canal.

  • 3 жыл бұрын

    Bem-vinda, Eliane! Maratone nos vídeos do canal, querida, já temos bastante material por aqui. E convide seus amigos e amigas. Um grande abraço!

  • @eleonaraaraujo8124
    @eleonaraaraujo81243 жыл бұрын

    Excelente! Melhor resenha do livro! Gostei muito de suas reflexões, professor. Já inscrita no canal 🙏

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Eleonara, e seja muito bem-vinda, querida!

  • @caetanojoselima1497
    @caetanojoselima14972 жыл бұрын

    Comecei a reler esta novela, porquanto outrora o fiz sem a devida atenção - como outras obras russas - e veio-me sua resenha, uma feliz coincidência, já que me põe “ noventa metros à frente na corrida de 100 metros” a enxergar melhor, qualificar minha leitura, enfim, sorver com imenso deleite sabores que me foram despertados. Obrigadissimo , professor.

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Caetano! Eu ministrei um curso sobre Dostoiévski e Tolstói no ano passado, pelo Zoom, com valor acessível. Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @MsBella0309
    @MsBella03093 жыл бұрын

    quanta empolgação! achei muito bom, obrigada

  • 3 жыл бұрын

    Olá, Bella! Tudo bem? Muito obrigado! Seja sempre bem-vinda :-) Aproveito a oportunidade para convidá-la a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Freud. Acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas, valor bastante democrático. Aqui vai o link para inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/o-mal-estar-como-civilizacao-dialogos-entre-dostoievski-e-freud-sobre-a-modernidade__1183501 - conto com você como aluna, um abraço!

  • @luizeduardomaia7952
    @luizeduardomaia79523 жыл бұрын

    Fantástico! Parabéns pela análise, professor. Leitura obrigatória e que mudou toda a minha perspectiva sobre as pessoas e sobre a morte.

  • 3 жыл бұрын

    Grande Liev Tolstói!

  • @taniaavelino120
    @taniaavelino120 Жыл бұрын

    Muito obrigada pela análise magistral desta obra que acabei de ler. Li Anna Karenina e um texto sibre a biografia de Tolstói e percebi de cara um pouco de auto referência e você me ajudou a digerir essa magnífica obra. Muito obrigada❤❤

  • @zeaugustocamargo3523
    @zeaugustocamargo35233 жыл бұрын

    Não conhecia o canal. Emocionante a resenha. Li o livro há 50 anos, e continua atualíssimo. Possivelmente muito mais agora. Lembra-se da "Modernidade Liquida" (Bauman) ? Resumindo, estou emocionado...

  • 3 жыл бұрын

    José Augusto, meu caro, eu lhe agradeço muito o reconhecimento, amigo. Partilhamos a suma admiração pela novela tolstoiana. Já há muito material no canal, que, na terça, completará 4 meses de vida. Agora é só maratonar nos vídeos. Um grande abraço!

  • @felipesaltao7378
    @felipesaltao737816 күн бұрын

    Excelente vídeo!

  • 16 күн бұрын

    Muito obrigado, Felipe. Eu já ministrei um curso sobre "A morte de Ivan Ilitch" e "Uma confissão", de Liev Tolstói, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br

  • @kahmaximo
    @kahmaximo2 жыл бұрын

    Ja havia assistido algumas resenhas deste livro, mas nada comparável ao que acabei de ver neste vídeo, parabéns! Me encantou mais ainda

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Kah, um abraço - e volte sempre :-)

  • @alaurindaromero7228
    @alaurindaromero72282 жыл бұрын

    Fantástico!

  • 2 жыл бұрын

    Grande Tolstói!

  • @lucianacosta6381
    @lucianacosta63813 жыл бұрын

    Incrível a resenha! Foi exatamente isso o que eu entendi do livro 😃

  • 3 жыл бұрын

    Missão cumprida, portanto, Luciana. Grande abraço!

  • @miriamdesales
    @miriamdesales2 жыл бұрын

    Assisti com muita atenção;gosto demais desse livro vc me deixou feliz porque entendi o livro assim. Conheço muitos Ivan Ilitch ,pessoas q/ "passam pela vida" ,n/ vivem.Dizem amém a tudo e nunca fizeram coisas q/ realmente gostava ou queria.Sensacional suas lives.

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Miriam, um abraço!

  • @registrospublicosbomretiro9238
    @registrospublicosbomretiro92382 жыл бұрын

    Excelente análise. Quando li pela primeira vez, vi que havia pontos de contato com o Mandarim de Eça de Queiroz.

  • 2 жыл бұрын

    Grandes Tolstói e Eça!

  • @denisemonteiro338
    @denisemonteiro3383 жыл бұрын

    Resenha maravilhosa!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, querida, um abraço!

  • @monicasilveira1331
    @monicasilveira1331 Жыл бұрын

    Obrigada

  • @tiagodoreia3592
    @tiagodoreia3592 Жыл бұрын

    Resenha simplesmente incrível! Análise profunda de diversos aspectos da obra desse autor extraordinário; parabéns pelo vídeo!

  • Жыл бұрын

    Muito obrigado, Tiago! Amigo, estão para se abrir as inscrições para o curso que vou ministrar sobre "Anna Kariênina", obra-prima do mestre Liev Tolstói. Se você quiser se inscrever (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @matheuspastordossantos7810
    @matheuspastordossantos78103 жыл бұрын

    Querido professor maratonei seus vídeos, que dialeto fino, detalhista e eloquente você tem, que um dia, eu como professor, venha a ter uma parcela dessa inteligência.

  • 3 жыл бұрын

    Matheus, muitíssimo obrigado, amigo! Aproveito a ocasião, amigo, para convidá-lo a se inscrever no curso que vou ministrar, pela plataforma Sympla, sobre o romance "O idiota", do mestre Dostoiévski. Valor bastante acessível, aulas ao vivo e opção de assistir também às aulas gravadas. Aqui vai o link para o programa e o cronograma do curso, e por lá você também pode se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-do-romance-o-idiota__1014049. 76% das vagas já foram preenchidas, amigo. Então, se inscreva assim que puder. Abraço!

  • @RicardoSilva-rt4rt
    @RicardoSilva-rt4rt2 жыл бұрын

    Livro incrível!

  • 2 жыл бұрын

    Grande Tolstói!

  • @kleritonalbuquerque7827
    @kleritonalbuquerque78273 жыл бұрын

    Livro para excelentes reflexões professor. Resenha fantástica e incrível! Só passando para agradecer mais uma vez por seus comentários e análises, professor!

  • 3 жыл бұрын

    Valeu, Klériton! Amanhã, sábado, às 10h, vai haver a resenha sobre "Dançando no escuro", filmaço do dinamarquês Lars von Trier. Conto com você por aqui. Um abraço!

  • @tiagoanisio6210
    @tiagoanisio62102 жыл бұрын

    Conheci recentemente o canal e estou fascinado com a riqueza das resenhas. Estou em um momento de reflexão mais profunda sobre a vida e com certeza seu canal está contribuindo muito para isso. Além de despertar o interesse pelas leituras clássicas, trás um conforto no entendimento do contexto em que as obras foram escritas. Sem palavras para demonstrar minha gratidão e admiração. Grande Abraço!

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Tiago! Aprofundo bastante o conteúdo do canal em meus cursos pelo Zoom. Se estiver interessado em receber mais informações, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!

  • @Henrique.lourenzo
    @Henrique.lourenzo3 жыл бұрын

    Caramba! Não tinha percebido essa inspiração de Rosseau na composição do personagem do criado. Muito obrigado pelos esclarecimentos e pela resenha.

  • 3 жыл бұрын

    Valeu, Henrique, grande abraço!

  • @adriano75334
    @adriano753343 жыл бұрын

    Muito boa a sua resenha. Muito bom o seu canal. Parabéns!!

  • 3 жыл бұрын

    Muito obrigado, Adriano. Seja bem-vindo, amigo, e feliz ano novo!

  • @joseaparecidoribeiroribeir3706
    @joseaparecidoribeiroribeir3706 Жыл бұрын

    Análises impressionante e detalhada dessa extraordinária obra literária. Apenas observo que: Não 😊esperamos pelo fim da vida para fazer nossa exame de consciência.Devemos fazer isto diariamente , enquanto estamos saudável. Que nós sirva de lição,para uma vida com dignidade,

  • @JoaoMarcosFFNeves
    @JoaoMarcosFFNeves3 жыл бұрын

    Resenha perfeita. Li a edição da Antofágica e fiquei maravilhado. Recomendo!

  • 3 жыл бұрын

    João Marcos, muito obrigado, meu amigo! Por alguns dias não usei a edição da Antofágica, que contou com a tradução do meu amigo Lucas Simone. Seja sempre bem-vindo, meu caro, e te convido para amanhã, sábado, às 10h, acompanhar a resenha sobre o filme "Dançando no escuro", de Lars von Trier. Um grande abraço!

  • @robsonwilligprade6619
    @robsonwilligprade66192 жыл бұрын

    Caraca!!!! Que resenha sensacional. Acabei de ler o livro! Muito bom! Ainda estou sob impacto!

  • 2 жыл бұрын

    Grande Tolstói!

  • @GamesMobileBR
    @GamesMobileBR2 жыл бұрын

    Já vim conferir essa resenha,futuramente pretendo ler essa obra.

  • 2 жыл бұрын

    Grande Tolstói!

  • @GamesMobileBR

    @GamesMobileBR

    2 жыл бұрын

    @ Grande Tolstói e Grande Vassoler,ambos tem mentes brilhantes ☺👍

  • @marcelorizzotto1177
    @marcelorizzotto11772 жыл бұрын

    Li o livro e gostei muito da sua resenha, muito sucinto. parabêns

  • 2 жыл бұрын

    Muito obrigado, Marcelo, um abraço!