Real 25 anos | UM BRASIL debate a estabilização da moeda com FHC, Rubens Ricupero e Persio Arida

Inscreva-se no canal !
Para saber mais, acesse: umbrasil.com
Facebook, Instagram e Twitter: @canalumbrasil
Lançado há 25 anos, o Plano Real não só pôs fim ao problema da hiperinflação brasileira como instituiu uma conquista que a população não cogita perder: a estabilidade da moeda. Para rememorar o advento do real, o UM BRASIL - iniciativa da FecomercioSP - reuniu três personalidades que tiveram papel importante na criação e no processo de implementação da moeda: o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o diplomata e ministro da Fazenda à época do lançamento do real, Rubens Ricupero, e o economista reconhecido como um dos idealizadores do plano, Persio Arida.
Segundo o ex-presidente, embora se atribua o desenvolvimento do real ao paper “Larida” - artigo científico de Persio Arida e André Lara Resende -, o que, de fato, tornou o plano um sucesso foi o trabalho em conjunto da equipe econômica e a comunicação do governo com a população. “Não foi só o paper, não, isso é conhecido. Houve uma reunião no Banco Central de São Paulo em que você [Arida] disse que tudo tinha de ser claro, tinha que ser antecipado, ao contrário dos planos até aquela época, que eram de surpresa. Eu agarrei a ideia”, conta Fernando Henrique, que, quando ministro da Fazenda (1994), montou a equipe econômica e liderou o processo de lançamento da Unidade Real de Valor (URV), etapa que antecedeu o real.
Os debatedores comentam que o plano foi na contramão dos antecessores por não contemplar políticas de congelamento de preços, deixando o presidente Itamar Franco bastante reticente sobre o funcionamento.
“Sabe que 72 horas antes [do lançamento do real, em 1º de julho de 1994], ele [Franco] me telefonou. Foi um telefonema dramático. Ele me disse: ‘O senhor de fato está convencido de que não precisa de uma tabela de congelamento?’”, conta Ricupero. “Itamar tinha a ideia fixa de que um plano era possível. Ele não sabia muito bem como, acho que, na cabeça dele, era mais uma repetição do Plano Cruzado, que tinha provocado aquela imediata popularidade”, complementa o ex-ministro da Fazenda.
Embora coautor do paper que idealizou o real, Arida pondera que o êxito de nenhuma moeda está contido em um artigo científico. “O chamado ‘Plano Larida’, que foi a base, era um paper. As pessoas acham que, para que um plano de estabilização funcione, basta ter a ideia. É um equívoco monumental. Plano de estabilização, antes de mais nada, é uma obra de engenharia política. Você precisa convencer, ter leis que aprovem e apoio da população e do Congresso. Então, é uma engenharia política complicada”, frisa o economista, que foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A despeito de ser bancado pelo dream team (“time dos sonhos”) da economia brasileira, nas palavras de Ricupero, o real enfrentou resistências da imprensa, dos partidos de oposição e até do Fundo Monetário Internacional (FMI), em função de sucessivos planos de estabilização fracassados. Para evitar que a nova moeda tivesse o mesmo fim das anteriores, Fernando Henrique conta que o governo Itamar Franco fez um trabalho que o “público não vê”: a renegociação das dívidas externa e interna do País, a fim de impedir que a inflação disparasse novamente.
“Falei com os principais líderes sindicais na época. Eles entendiam, mais iam à imprensa e diziam o contrário por razões políticas e, também, porque não acreditavam que fosse dar certo. O mais importante foi voltar a ter confiança. Isso é um papel importante que o Poder Público e eu cumprimos”, ressalta o ex-presidente.
Para os debatedores, a postura anti-inflacionária da população evidencia o legado do real. “Quando [a inflação] bateu 10%, aquilo foi ligado à perda de popularidade da Dilma. Você vê: 10% foram suficientes para tirar a legitimidade política de um governo. Esse valor é forte. Enquanto a democracia no Brasil for, de fato, verdadeira, o sistema eleitoral assegura que, se brincar com a moeda, ele se autocorrige”, comenta Arida.
“O Plano Real, de fato, foi uma mudança qualitativa. Acho que a própria população se convenceu de que estabilidade de preço e uma moeda são conquistas que não se pode contestar”, frisa Ricupero.
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.
#25AnosPlanoReal #PlanoReal #CanalUMBRASIL

Пікірлер: 65

  • @herbertamaral3849
    @herbertamaral38492 жыл бұрын

    Nem dá pra acreditar que já tivemos FHC presidente da República. É um ponto fora da curva na história do país. O melhor!

  • @tiagomarquesnogueira3406

    @tiagomarquesnogueira3406

    Жыл бұрын

    O maior presidente da história do Brasil: SEM DÚVIDA!

  • @reu4108

    @reu4108

    3 күн бұрын

    Sim deu quase de graça muito do patrimônio publico, mudou as regras em meio ao jogo pra sw favorecer (compra da reeleição). E ,tv, o "estelionato eleitora" manteve, contra todos os analistas, o dólar lá embaixo até a eleiçao , passou a eleição liberou o cambio e o dólar disparou.

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles30194 жыл бұрын

    Ainda é possível ter debate de alto nível no Brasil, apesar da ignorância, da lopração ideológica, e da vigarice eleitoral que infelizmente reina na internet. Parabéns Um Brasil! É um like para a ótima condução de Thais Heredia.

  • @hrbuzios
    @hrbuzios4 жыл бұрын

    Parabéns ! Só ouvi verdades e sensatez !

  • @Rafael-tv4il
    @Rafael-tv4il3 жыл бұрын

    Os Verdadeiros Criadores do Plano Real

  • @albertojorgefrancotimoteo4356
    @albertojorgefrancotimoteo43562 жыл бұрын

    Excelente! Foi um verdadeiro avanço do Brasil.... Parabéns Itamar Franco, FHC e toda equipe econômica.

  • @tiagomarquesnogueira3406

    @tiagomarquesnogueira3406

    Жыл бұрын

    Itamar Franco é o menor deles irmão...Os gigantes foram os economistas e o FHC

  • @contabilidadecarioca1727
    @contabilidadecarioca17277 ай бұрын

    Como essa equipe não ganhou o Nobel de economia ? Olha o nível desses e dos que não estão aí, principalmente o Gustavo Franco. Entenderam a mente dos brasileiros. Antes era tudo do dia pra noite. Congelamentos, confisco... Foi tudo muito bem explicado e em etapas para consolidação. URV... troca da moeda para Real... câmbio flutuante... privatizações, agências reguladoras, lei de responsabilidade fiscal.... de 1994 a 2000, apesar das crises externas, consolidamos nossa política econômica e o banco central. Quando Lula era favorito para ganhar em 2002, e o mercado reagiu e poderia colocar tudo a perder, FHC o ajudou, mesmo tendo Serra como o candidato pelo PSDB, em uma carta para acalmar os ânimos. Vivi tudo isso e com meus 59 anos de idade, afirmo : VAI SER MUITO DIFÍCIL TER OUTRO GOVERNO IGUAL. Mas tomara tenhamos !

  • @ricardosantos9600
    @ricardosantos96002 ай бұрын

    Era pequeno e ouvia o patrão da minha mãe falando que eram "Homens de Valor". Hoje que sou formado e entendo, vejo o quanto o Brasil regrediu de 2003 até 2024. Só tralhas e incompetentes depois do FHC.

  • @UlyssesSBorges
    @UlyssesSBorges2 жыл бұрын

    Uma aula! 👏👏👏👏

  • @heberbarros5038
    @heberbarros5038 Жыл бұрын

    Monstros inigualáveis

  • @gabrielgabriel2478
    @gabrielgabriel24782 жыл бұрын

    top....muito bom....parabéns

  • @noriyuki6062
    @noriyuki60622 жыл бұрын

    Sobre a pouca sensibilidade social do ministro Paulo Guedes: eu acho que faixa etária não seria o indicador ideal para o incentivo fiscal dele (se é que dar oportunidade é a intenção dele), entre os mais jovens podem ter parcelas da população já com experiência profissional e até já serem de classes sociais privilegiadas (com vastas ofertas de oportunidade de emprego). O indicador ideal seria ele focar diretamente em quem ainda tem a carteira de trabalho em branco...

  • @franklinframpton1125
    @franklinframpton11254 жыл бұрын

    Itamar Franco, o Presidente mais injustiçado dos últimos tempos... E um dos maiores responsáveis pelo Plano Real e por colocar nosso país nos trilhos novamente...

  • @Guizambaldi

    @Guizambaldi

    4 жыл бұрын

    Vc prestou atenção na conversa? O Itamar nunca confiou na equipe. Nunca entendeu nada...

  • @nossabrasilidade3379

    @nossabrasilidade3379

    3 жыл бұрын

    Verdade sem ele é a genialidade do FHC! talvez seríamos um Congo hoje em dia.

  • @nossabrasilidade3379

    @nossabrasilidade3379

    3 жыл бұрын

    @@Guizambaldi Itamar não era economista! Mas ele indicou o caminho mesmo sem saber

  • 2 жыл бұрын

    @@nossabrasilidade3379 Itamar mais atrapalhou que ajudou amigo. Não assistiu, o mérito do Real é todo do FHC.

  • @marxagomesdasilva2668

    @marxagomesdasilva2668

    2 жыл бұрын

    O grande mérito de Itamar foi a sorte de ter a sua disposição uma equipe econômica de alto nível , confiou nas pessoas certas embora seus institos o levavam para o outro lado.

  • @joserubensalcantara9874
    @joserubensalcantara987411 ай бұрын

    O dinheiro dos valorizado e a infração lá em cima

  • @rgurgel
    @rgurgel4 жыл бұрын

    Vendo hoje, depois do caos no Chile, para mim fica a grande lição: O economista liberal é extremamente importante, mas só quanto tem um presidente extremamente político, bondoso, carismático, com um certo viés mais de esquerda.. Mas ao mesmo tempo, esse presidente tem que acreditar 100% na equipe econômica e seguir a cartilha da equipe economica por um lado, mas ao mesmo tempo dando o carinho social do governo, um governo fraterno... Só com esse equilíbrio de pesos e medidas é que uma nação é capaz de crescer.

  • @tattianasalles3019

    @tattianasalles3019

    4 жыл бұрын

    FHC é um social democrata que fez um Governo social liberal. Sempre teve uma postura democrática e buscou o diálogo. E o que a esquerda fez? Chamou seu governo que teve reformas super importantes de "herança maldita." Tem que descer o pau mesmo no PT. A esquerda brasileira não é o partido socialista francês, alemão ou britânico. Tem que bater mesmo. Mesmo porque se o político não polarizar e bater na mesa (mesmo que só na retórica) o povo acha que é frouxo ou vendido. Fala aqui alguém que não votou em Bolsonaro e acha o atual governo um amálgama de obcurantismo com ignorância. Mas politicamente falando, com uma visão pragmática das coisas, é assim que a coisa funciona no Brasil. FHC foi um Presidente francês nos trópicos. Por isso seu partido nunca mais chegou a Presidência desde 2003.

  • 2 жыл бұрын

    @@tattianasalles3019 Não ganhou por motivos muitos mais amplos, o próprio FHC dificultou as coisas para o Serra e outra, não defenderam o legado do plano e das mudanças para além do real e nunca fizeram uma oposição consistente ao petismo. Numa hora dessas antes de pedir auto crítica do PT, deve ser cobrado dos tucanos a falta de oposição ao petismo. Muitos erros de comunicação interna, abandono de uma visão mais social democrata e muitos outros...

  • @bragatto-netto_4235

    @bragatto-netto_4235

    Жыл бұрын

    @@tattianasalles3019 excelente seus comentários, clareza!

  • @marcoscoimbra2000

    @marcoscoimbra2000

    Жыл бұрын

    Amigo, você praticamente descreveu a social-democracia e o social liberalismo, vertentes da formação de FHC. Só hoje em dia que temos esse pensamento binário e esse maniqueismo pobre no imaginário político nacional.

  • @marcoscoimbra2000

    @marcoscoimbra2000

    Жыл бұрын

    ​@@tattianasalles3019 perfeita síntese e análise histórica.

  • @sediongomes7808
    @sediongomes78082 жыл бұрын

    Ele fica querendo e aparecer o Fernando Henrique dizendo ele que salvou o país fazendo o plano .mas o dono o enventor foi o Rubens recupero

  • @matheuschaves4116

    @matheuschaves4116

    4 ай бұрын

    Vc assistiu? O recupero não concorda com vc, não que ele não tenha tido uma função especial

  • @demetriomoura170
    @demetriomoura1703 жыл бұрын

    Conteúdo para meu prep ao Mestrado.

  • @valquiriapra2390
    @valquiriapra23903 жыл бұрын

    Não foi boa a condução de Thais Hetedia, faltou empatia. Era só os coloca los a conversar. Mas muito bom ver homens que realizaram e ainda se mantém o controle da inflação.

  • @jessicasouza1444

    @jessicasouza1444

    2 жыл бұрын

    Achei que ela se intromete demais. Chato isso. De ver.

  • @sediongomes7808
    @sediongomes78082 жыл бұрын

    Esse fermento Enrique e um traidor ele mesmo ajudou a acabar com o plano real

  • @JosevaldoAlves-rb3fv
    @JosevaldoAlves-rb3fv2 ай бұрын

    Boa tarde hoje guarta feira 1 do 5 Maio do ano 2024 sou nimeiro tenho 53 ano de idade vou fazer 54 ano sou solteiro vigia todo no Reporte vigia na sala na Rua

  • @marcioroberto3291
    @marcioroberto32914 жыл бұрын

    FHC é muito chato. Fica dando pitaco em assuntos econômicos, interrompendo o Persio, que está explicando.

  • @pcky6646

    @pcky6646

    3 жыл бұрын

    Ah, deixa de ser cínico, seu palhaço! Vocè não gosta dele poruê ele é marxista, burgeois!

  • @sediongomes7808
    @sediongomes78082 жыл бұрын

    Quem fez o plano na real foi esse velho aí o Rubens recupero ele fez o plano e entregou nas mãos do Itamar franco

  • @tiagomarquesnogueira3406

    @tiagomarquesnogueira3406

    Жыл бұрын

    Quem fez foi o FHC com os economistas....O ricupero caiu devido ao escândalo da parabólica

  • @rodrigomachado9929
    @rodrigomachado99293 жыл бұрын

    É inacreditável que em uma discursão economica sobre um país como o Brasil, o tema da diminuição da pobreza só tenha sido levantando depois de 39min de conversa. Da pra se ter uma idéia das prioridades economicas dessas figuras.

  • @gilsonbrazdoamaral4401

    @gilsonbrazdoamaral4401

    3 жыл бұрын

    Controlar inflação é um dos maiores combates à pobreza. Está implícito. Pobreza pode ser considerada um efeito e não causa.

  • @Sheilafilosofiamusic

    @Sheilafilosofiamusic

    3 жыл бұрын

    @@gilsonbrazdoamaral4401 os governos FHC deixaram um país com 50 milhões de seres humanos abaixo da linha da miséria. Se não há distribuição de renda e riqueza, inflação só resolve o problema de quem tem dinheiro.

  • @jessicasouza1444

    @jessicasouza1444

    2 жыл бұрын

    Caçou motivo para reclamar, né, amigo? Mesmo sem fazer sentido. O assunto era um Plano econômico histórico, não um Plano social de combate à pobreza. Sem falar que estavam falando sobre o que passou, não o que tem que ser feito. E a conversa é entre 3 pessoas, isso demanda organização. Não se pode atravessar temas. Se vc prestou atenção aos 39 minutos iniciais, viu que foi falado como o plano foi construído e implementado.

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues3 жыл бұрын

    Imagina você que a Vale do Rio Doce tem uma frota de 40 navios do tipo Valemáx com capacidade ,de cada um, para carregar 400.000 tons de minério de ferro. Isso é suficiente para produzir uns 300.000 automóveis por cada navio Valemáx. Essa frota segue circulando desde os portos brasileiros de águas profundas de Ponta da Madeira MA), Ilha Guaíba (RJ) e Tubarão (ES) para outros vários portos de águas profundas em Omã, Japão, China, Filipinas, Indonésia e Malásia, criando uma formidável rede de distribuição de minério de ferro para abastecer esse colossal processo de industrialização na China Comunista, principalmente, e em outros países asiáticos em menor escala. Qualquer processo de industrialização, em qualquer outra parte do planeta, é uma ameaça pois que para se viabilizar esse brutal processo de industrialização da China Comunista empreendido pelas elites neoliberais Yankees de Boston e Nova York, isso só é possível através de um outro brutal processo de monopolização na criação de indústrias apenas dentro da China Comunista. A fabricação de aço no Brasil tornou-se irrisória e definha por essas razões. No topo disso os Generais Brasileiros quebraram estradas federais, tais como, a BR-319 para sufocar a Zona Franca e Manaus, delimitando a área do Brasil reservada para o agronegócio que segue processo semelhante ao da Vale mas através da Bunge e da Cargill. As elites brasileiras tanto à direita quanto à esquerda foram cooptadas, por razões óbvias, para fazerem parte desse processo e a mídia corporativa Estadão-Folha-Globo bate o bumbo nas maravilhas (da miserável ditadura comunista chinesa) e de como somos atrasados e precisando urgentemente de reformas ( de quaisquer tipos). Se visitar Volta Redonda você verá a decadência inexorável do processo de desindustrialização Brasileiro sem volta. Agora, 119 milhões de brasileiros moram em 80 Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas do Brasil e, sem indústrias, não conseguem empregos que melhorem suas rendas e vão acabar vendendo produtos da China Comunista como camelôs nas ruas de São Paulo. Culturalmente, o Brasil tornou-se a fuzarca carnavalesca e futebolística do Macunaíma, samba, carnaval e casamento gay. Veja quem eles nos impuseram como prefeito de São Paulo, o mais importante centro urbano do país. Veja se o prefeito de Pequim ou Xangai é algum Doria, ou pior ainda, algum Covas. Esse é o panorama econômico, social e político do Brasil atual. Não temos mais nada a perder mas enterrar esse sistema dos Generais Brasileiros, Estadão-Folha-Globo, Doria-Covas e Embaixada Americana.

  • @andreadjael511
    @andreadjael5114 жыл бұрын

    Itamar Franco é o pai do plano real, o único que arcou com o risco político. Recupero foi um ministro medíocre.

  • 2 жыл бұрын

    Itamar mais atrapalhou que ajudou. Assistiu e não entendeu nada.

  • @sediongomes7808

    @sediongomes7808

    2 жыл бұрын

    O dono mesmo e o Rubens recupero.ele fez o plano e o Itamar franco terminou com o Fernando Henrique .mas na real o enventor do plano e o Rubens recupero

  • @andremarttin398

    @andremarttin398

    5 ай бұрын

    ​@ Essa lenda que o Iramar não entendeu é uma invenção daqueles que querem ser o pai da criança. Itamar era de formação um engenheiro, político habilidoso que assumiu a presidência num momento crítico e conseguiu terminar mandato bem avaliado e fazer sucessor. Quem acha que esse homem tinha idade mental de 12 anos pra não entender essa conversa deles aí do programa só pode ser muito desinformado.

  • @alvarofavero
    @alvarofavero4 жыл бұрын

    O ministério do trabalho não está fazendo nenhuma falta.

  • @Sheilafilosofiamusic

    @Sheilafilosofiamusic

    3 жыл бұрын

    Se até os liberais reconhecem a sua importância, fique com medo da extinção, meu caro... Em tempos de uberização, a escravidão mudou de nome.

  • @pcky6646
    @pcky66463 жыл бұрын

    Que vergonha, FHC não soube nem justificar a recusa no ajuste dos salários propostas pelo Itamar, completamente impregnado pela caráter burguês do Pérsio e do Rubens, amplamente monetaristas... Somente alguem com claros traços de sociopatia para criticar o que se entende como populismo, ai fica clara a concepção do que esperam para o povo pobre... Nojo...