Racismo Reverso: brancos podem sofrer racismo? | Mude Minha Ideia

Ойын-сауық

Brancos sofrem racismo reverso? Há quem acredite que sim. Então, para dialogar sobre o tema, trouxemos 4 convidados que discordam dessa afirmação para um papo com Rafael Cesar, que crê no racismo reverso. Os convidados são: a Advogada Monique Prado; o Estudante de Direito, Erick Araújo; a Consultora de Diversidade Renata Moraes; e o Jornalista Eugênio Brito.
E você, o que acha disso? Comentários que ampliem o debate com outros pontos de vista são sempre bem vindos, deixe o seu aqui embaixo :)
#RacismoReverso #Racismo #RacismoContraBrancos #Meritocracia #Privilégios #EstruturaDeClasse #Raça #IntolerânciaRacial #Escravidão
* O #MudeMinhaIdeiaNoGNT propõe um diálogo entre pessoas que pensam diferente. Seja qual for a opinião de uma pessoa sobre determinado tema, aqui, essa pessoa terá a oportunidade de colocar seus argumentos, e, por outro lado, também será contestada por outras 3 ou 4 pessoas (todos de comum acordo com o formato do projeto) A pessoa, você ou os outros 4 convidados podem mudar de ideia ou não. O importante é que, aqui, ambas as partes abrem a escuta e também têm seu lugar de fala, tornando a conversa rica tanto para quem concorda, quanto para quem discorda e quer entender melhor o outro ponto de vista, às vezes tão longe do nosso.
Então, deixamos aqui mais um vídeo do #MudeMinhaIdeiaNoGNT que divide opiniões. Como muita coisa nesse mundo, afinal! Que seja bom para você ouvir tanto com quem concorda, quanto com quem você discorda :) É enriquecedor, de todo jeito.
Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/GloboplayCanaisGNT
Site: gnt.globo.com/
Facebook: / gnt
Instagram: / gnt
Twitter: / canalgnt
Pinterest: / canalgnt

Пікірлер: 4 300

  • @simonecortes4236
    @simonecortes42362 жыл бұрын

    Parabéns, GNT. Gente com argumentos sólidos debatendo racismo em um canal de tamanha abrangência, e desconstruindo ideias tão arraigadas; mais que necessário. O Brasil precisa mudar. Precisamos enxergar a nossa cara feia. O debate é imprescindível.

  • @canalgnt

    @canalgnt

    2 жыл бұрын

    Simone! É isso! 🙏 Obrigada pelo comentário, de verdade. Obrigada por compreender a verdadeira intenção aqui 🙌

  • @simonecortes4236

    @simonecortes4236

    2 жыл бұрын

    GNT, pautem também educação. Outro debate necessário,

  • @giseldafernandes463

    @giseldafernandes463

    2 жыл бұрын

    É isso aí Simone!

  • @cassiodels

    @cassiodels

    2 жыл бұрын

    Tudo isso seria mais simples se as pessoas olhassem o dicionário. Racismo vale para qualquer raça, sempre que um negro me xingou em apelidos com base na cor da minha pele ele ouviu poucas e boas sobre a cor da pele dele também. Não sei porque os negros querem ter o "privilégio" do uso do crime de racismo, seria muito mais simples se isso valesse para todas as cores e etnias ou, ainda mais, valesse para qualquer coisa (como religião e orientação sexual), acabando de vez com o bullying e a discriminação

  • @giseldafernandes463

    @giseldafernandes463

    2 жыл бұрын

    @@cassiodels vc tá citando isso pela sua falta de conhecimento, até pq vc é um homem branco, se quiser entender mesmo procure pesquisar, estudar e se informar, talvez um dia vc consiga entender. Bjos de luz.

  • @augustolourenco7623
    @augustolourenco76233 ай бұрын

    Racismo: O que muita gente pensa que é: Preconceito com negros. O que é: Preconceito de RAÇA, ou seja, é independente da raça. Se fosse só com negros seria algo como negrismo, o que não é o caso. Obviamente os negros sofrem mais, mas não é uma palavra de uso exclusivo.

  • @milamoreirafotografia4098
    @milamoreirafotografia4098 Жыл бұрын

    Trabalho desde os meus 14 anos, lutei muito, caminho árduo para chegar onde eu cheguei, tenho 25 anos de experiência. Tem uma colega no trabalho que vive soltando indiretas, na frente de todos ela afirma que cheguei onde estou porque sou "branca de olhos verdes". Isso é chato demais. Qualquer tipo de descriminalização racial deveria sim ser punido.

  • @oidrops

    @oidrops

    11 ай бұрын

    Isso É racismo e ela pode SIM ser punida por isso. Não da ouvidos a "advogados" como esses dai, que se pá, nem OAB devem ter conseguido tirar =)

  • @eduardomacapol5893

    @eduardomacapol5893

    7 ай бұрын

    Isso se chama inveja. Ela adoraria ser vc

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    5 ай бұрын

    ​​​@@eduardomacapol5893Ahhhh então se é inveja tá de boasss kkkkkk Cara, o errado é o errado, ainda mais contra alguém random igual o caso reportado pelo colega.

  • @silasrodriguesgoncalvesjun5191
    @silasrodriguesgoncalvesjun51912 жыл бұрын

    A própria expressão "racismo reverso" já é racista, porque estabelece uma diferenciação. Racismo tem de ser chamado simplesmente de racismo, não importando a cor da pele

  • @hebergoncalves4981

    @hebergoncalves4981

    2 жыл бұрын

    Aprenda a diferenciar racismo de preconceito racial...

  • @silasrodriguesgoncalvesjun5191

    @silasrodriguesgoncalvesjun5191

    2 жыл бұрын

    @@hebergoncalves4981 seja mais direto, meu amigo. Você acha que só pode ser chamado de racismo no caso de só uma cor de pele?

  • @obrabomaui7720

    @obrabomaui7720

    2 жыл бұрын

    Aprenda a diferença entre Racismo e preconceito racial

  • @zachbelmont8114

    @zachbelmont8114

    2 жыл бұрын

    @@obrabomaui7720 seguindo a lógica de que racismo para ser racismo precisa de uma estrutura opressora, então posso puxar essa falácia para concluir que xenofobia contra Europeus não existe, pq eles durante a história toda foram os imperialistas

  • @guil1019

    @guil1019

    2 жыл бұрын

    @@hebergoncalves4981 Aprenda que racismo quem define é o dicionário é o Código Penal e não uma cartilha de militante. Se racismo e preconceito racial não são a mesma coisa, então agressão física é diferente de lesão corporal.

  • @vanuziacarneiro8417
    @vanuziacarneiro84172 жыл бұрын

    Eu sofri racismo pela aparência ter cabelos ondulados até a cintura e me destacar na sala de aula sim das colegas negras do Colégio Duque de Caxias no Bairro negro da Liberdade em Salvador Bahia Brasil. Me considero mistura de raças (Parda). Mas era chamada a branca suja do Bairro e me agrediam na saída do Colégio várias delas antes da chegar no portão de saída do Duque de Caxias já me batiam com o classificador na minha cabeça. E no passeio da calçada me.empurravam fiquei com esse trauma e até hoje com 57 anos ao retornar ao Bairro da Liberdade revivo essa violência. O racismo existe infelizmente dos dois lados sim e chega de romantizar essa visão separatista onde deveríamos DEFENDER A RAÇA HUMANA. Amo a cultura Africana e posso afirmar que tenho vivido esse RACISMO e posso citar como Militante da Luta Antimanicomial Sobrevivente da Psiquiatria no combate da Psicofobia e Vítima e Militante da Violência a Mulher não sou bem vinda no Grupo Papo de Mulher onde em sua maioria são negras! Ninguém nasce racista se torna. Nós descendentes de negros e com pele parda deveríamos ser RESPEITADOS EM NOSSA HUMANIDADE . A Bahia é o celeiro da raça negra em sua cultura e devemos respeitar a nossa história. Em minha genealogia tenho ascendencia judia e cigana onde fomos perseguidos pela Igreja Católica . Somos também sobreviventes da Violência de Etnias que ainda existe em nosso País. vanuziacarneiro@gmail.com

  • @4ndras

    @4ndras

    Жыл бұрын

    Eu sou branco de periferia e já sofri muito sendo oprimido por "negros", já cheguei a perder um dedo... Racismo contra branco existe e eu sou a prova viva, já sofri mais que vários! Graças a Deus fui salvo por um grupo e hoje vivo "bem" aos meus 24, fiquei traumatizado e sou consultado por um psicólogo até hoje, nunca estudei em uma escola e tudo que eu tenho hoje foi graças ao grupo, lá eles me resocializaram e me ensinaram a ler e escrever... Minha descendência é portuguesa, meu avô nasceu em Portugal e veio até cá e engravidou minha avó que era descendente de portugueses.

  • @4ndras

    @4ndras

    Жыл бұрын

    Racismo não é só contra negros e tá tudo bem, vocês são respeitados e recebem muito mais benefícios que muitos brancos, entram em escolas, cursos e trabalhos muito mais fácil que brancos atualmente... Os brancos respeitam mas não é recíproco.

  • @4ndras

    @4ndras

    Жыл бұрын

    Legal que sua ascendência foi perseguida pela igreja católica, mas o mais importante é: Você é judia ou cigana? Eles são perseguidos atualmente? Bom, acho que não, os tempos mudam e tem gente que fica preso no passado antigo em que nem nasceu ainda para se aproveitar de um benefício, realmente bem triste a nossa sociedade e a sua história acreditando no que aconteceu antes de você nascer existe nos tempos de hoje.

  • @mariajose85751

    @mariajose85751

    Жыл бұрын

    @@4ndras racismo contra brancos não existe.

  • @sr.cleitinha319

    @sr.cleitinha319

    Жыл бұрын

    MDS...

  • @vercellino1000
    @vercellino10002 жыл бұрын

    O tema do programa é “Mude a minha ideia” e nem com todos os argumentos o pastor mantém o mesmo argumento da meritocracia. O Rafael não está aberto a refletir sobre o tema - a opinião dele não pode se sobrepor aos fatos.

  • @sandromendesguiadeturismo9187

    @sandromendesguiadeturismo9187

    2 жыл бұрын

    Um debate de ideias, mas aparentemente uma das pessoas do debate já chegou com o propósito de manter suas opiniões (logicamente minha percepção pode estar equivocada). Primeira vez que assisti um vídeo deste programa. O vídeo se encerra sem ter uma evidente informação sobre a mudança de ideia ou não. Sinceramente assisti mais para acompanhar os argumentos dos convidados.

  • @Flavinhaaragao

    @Flavinhaaragao

    2 жыл бұрын

    E alguma vez, nesse programa, a pessoa mudou de ideia? Desconheço tal fato. As pessoas não estão dispostas a isso, ela nem ouve, nem reflete....

  • @euelias3462

    @euelias3462

    2 жыл бұрын

    Fundamentalista ou só ignorante mesmo 🤦🏿‍♂️

  • @LuasMaus

    @LuasMaus

    2 жыл бұрын

    @@Flavinhaaragao Teve a Bruna surfistinha que pareceu que mudou sim viu

  • @larissaolimpio1237

    @larissaolimpio1237

    2 жыл бұрын

    Exatamente... Ele não quer mudar.

  • @mardenheraclio1744
    @mardenheraclio17442 жыл бұрын

    O pastor vai dizer que o rico é oprimido tbm? Gezuyz

  • @angelasantaana

    @angelasantaana

    2 жыл бұрын

    Ele tá precisando de outra reforma kkkk

  • @anandalins7370

    @anandalins7370

    2 жыл бұрын

    Tem gente que acredita em ricos sendo oprimidos por pobres 🤡🙄

  • @EUTOONN

    @EUTOONN

    2 жыл бұрын

    Sim. Pelos antes capitalistas!

  • @EUTOONN

    @EUTOONN

    2 жыл бұрын

    @@anandalins7370 não por pobres sim por ant-capitalista

  • @raianaml

    @raianaml

    2 жыл бұрын

    kkkkkkk

  • @liriojunior9075
    @liriojunior90752 жыл бұрын

    A nítida diferença entre gente que sabe o que está falando e uma pessoa que quer da pitaco baseado em senso comum e interpretação rasteira de dados.

  • @carloshenriquewks

    @carloshenriquewks

    2 жыл бұрын

    Uma coisa é lógica outra é militância

  • @carolinaseo8263

    @carolinaseo8263

    2 жыл бұрын

    @@carloshenriquewks militância não é necessariamente algo ruim, as duas coisas podem facilmente andar lado à lado.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    @@carolinaseo8263 Quando a militância propaga uma mentira é sim algo ruim.

  • @carolinaseo8263

    @carolinaseo8263

    2 жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 Presta atenção, vc tem sérios problemas de interpretação. Eu disse que a militância não é *necessariamente* uma coisa ruim em si, não que ela não possa ser ruim, temuita gente que milita errado. Eu acho que vc não entende o conceito de militância.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    @@carolinaseo8263 Já eu acho que você não entende o conceito de racismo. Vc vai e abre o dicionário Michaelis, aí vc vai até a letra R, aí vc vai encontrar lá racismo. Aí vc me vai falar "ainnnn não tenho esse dicionário" . Não tem problema eu coloco o conceito aqui pra vc: "Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior. " => Pode-se notar o uso da palavra "geralmente" porque indica que o preconceito é geralmente contra raças inferiores, mas que não quer dizer que não possa vir a ocorrer com outras raças. Muita gente vai chegar e falar "Mas dicionário??" Ué, o dicionário não é usado nas escolas até hoje pra educar? Se for assim devemos banir os dicionários das escolas além do ensino da lei que é bastante clara? Agora vamos a lei: Lei 7.716 "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." => A lei é justa e diz explicitamente que o racismo é independente da cor de pele. Agora vamos a etimologia da palavra: Etimologia da palavra (Formação da palavra) "Origem da palavra racismo: A palavra racismo deriva da junção da palavra "raça", derivada do italiano "razza", e do sufixo -ismo." => Oras a propria formacao da palavra ja nos indica que o racismo e um preconceito com raca, nao ha nenhuma indicacao que seja exclusivamente contra negros ou pretos, se fosse assim haveria a palavra negrismo ou uma palavra que fosse apenas para esses casos. CAPICHE?

  • @PG_ALVES
    @PG_ALVES Жыл бұрын

    Passei boa parte da infância sofrendo racismo por ser branco. Fui criado no Heliopolis até os 15 anos, era chamado de vela branca, branquelo, Gasparzinho (achava legal esse rsrs), tive minha mochila roubada na escola na minha primeira semana de escola, por uns neguinhos que depois consegui fazer amizade e recuperei minhas coisas. Sempre tentava levar na esportiva. Mas nem por isso quero criar divisão. Gosto de pessoas boas e de bom caráter. Não quero saber da cor. Enfim. Lembre-se que é dividindo que o sistema nos conquista.

  • @JMBBrasil

    @JMBBrasil

    Жыл бұрын

    👏👏

  • @VeronicaRocha-kt1yu

    @VeronicaRocha-kt1yu

    Жыл бұрын

    Racismo?😂mds

  • @PG_ALVES

    @PG_ALVES

    Жыл бұрын

    @@VeronicaRocha-kt1yu várias vezes fui agredido na escola e tive meu material escolar roubado, se isso te faz sorrir, parabéns.

  • @wits3392

    @wits3392

    Жыл бұрын

    Vela branca 😂😂😂😂 Eu sou branca e nunca que isso é racismo, vc foi ofendido cara, vai tomar seu Nescau, isso não é racismo, ser branco nunca foi ser ruim em nenhum momento da humanidade, vai estudar, diferença entre racismo, preconceito, bullying...

  • @wits3392

    @wits3392

    Жыл бұрын

    ​@@VeronicaRocha-kt1yuNão adianta discutir com acéfalos, em que momento ser branquelo foi ser ruim? Em que momentos brancos foram comparados com animais? Em que momentos quando um branco entra em loja os seguranças já ficam de olho? Eu sou branca e sei dos meus lugares de privilégios, mas a maioria é acéfala igual esse kid aí com fotinha de jogo, nem perca seu tempo.

  • @JoaoPedro-oo3ws
    @JoaoPedro-oo3ws2 жыл бұрын

    A definição de racismo é: qualquer tipo de preconceito que se tem contra uma específica raça. O racismo é o preconceito que se tem sobre alguém ou algumas pessoas que são de uma determinada raça. O racismo pode ser entendido de diferentes formas, são elas: agressões físicas, verbais e psicológicas. O racismo é um crime que não pode ser cometido contra uma só raça, e sim por várias raças diferentes. Raça refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. Raça não é definida somente pela cor da pele, pois a cor da pele é a menor diferença entre raças.

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    2 жыл бұрын

    mucho texti

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    2 жыл бұрын

    odeii meu teclado

  • @crisleone2660

    @crisleone2660

    2 жыл бұрын

    😲👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @observador5690

    @observador5690

    9 ай бұрын

    Exatamente!! Brancos também sofrem racismo e isso é um fato. Em quanto a parte identitária da esquerda não aceitar isso, a direita NUNCA irá aceitar de bom grado, e os conflitos só irão se intensificar.

  • @isaquesete7

    @isaquesete7

    5 ай бұрын

    Perfeito.

  • @FTHGTH
    @FTHGTH2 жыл бұрын

    Grande parte da discussão aconteceu apenas porque as pessoas tinham diferentes pensamentos sobre o significado da palavra "racismo".

  • @JMBBrasil

    @JMBBrasil

    Жыл бұрын

    Porque a esquerda quer sempre mudar o significado das palavras.

  • @oidrops

    @oidrops

    11 ай бұрын

    É. Eles gostam de distorcer o significado das palavras, ignorando o dicionário =)

  • @pagopramebeijar7342

    @pagopramebeijar7342

    10 ай бұрын

    O dicionario foi taxado de errado pelos defensores de racismo somente para os negros

  • @pagopramebeijar7342

    @pagopramebeijar7342

    10 ай бұрын

    @@oidrops ela simplesmente disse que o dicionario estava errado kk

  • @oidrops

    @oidrops

    10 ай бұрын

    @@pagopramebeijar7342 né?!?! Hahahahahaha

  • @piesanchez5121
    @piesanchez51212 жыл бұрын

    Sobre esse pastor... MEU ANJO, ME DIZ QUAL O PLANETA QUE VOCÊ ESTÁ

  • @rogerioreis4345

    @rogerioreis4345

    2 жыл бұрын

    @Gogeta vc é branco, tenho certeza.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    3 ай бұрын

    ​@@rogerioreis4345Argumentum ad hominem

  • @CanetinhasdaMih
    @CanetinhasdaMih Жыл бұрын

    A dra falou que a legislação precisa ter um sistema de opressão. A minha legislação não fala nada sobre isso! Fala sobre discriminação e preconceito de RAÇA, cor (…)

  • @IanNunesValenca
    @IanNunesValenca2 жыл бұрын

    16:20 me fez pensar que ele é um racista enrustido, deu a entender que a morte dos meninos era justificada

  • @funkslegendados4080

    @funkslegendados4080

    2 жыл бұрын

    Você interpretou mal cara, quando ele disse que a menina deveria ser punida da mesma forma ele disse "mesma forma" COMO UM TODO, tendo em vista a igualdade num contexto geral.

  • @deboramatos8850

    @deboramatos8850

    2 жыл бұрын

    Poxa, as pessoas totalmente didáticas e ensinando e o pastor simplesmente olhando no tablet e repetindo as mesmas frases. Parabéns pela paciência

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@deboramatos8850 FATOS (podem pesquisar à vontade): 1. Lei 7.716 "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." => A lei é justa e diz explicitamente que o racismo é independente da cor de pele. 2. Dicionário Michaelis "Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior. " => Pode-se notar o uso da palavra "geralmente" porque indica que o preconceito é geralmente contra raças inferiores, mas que não quer dizer que não possa vir a ocorrer com outras raças. 3. Etimologia da palavra (Formação da palavra) "Origem da palavra racismo: A palavra racismo deriva da junção da palavra "raça", derivada do italiano "razza", e do sufixo -ismo." => Oras a própria formação da palavra já nos indica que o racismo é um preconceito com raça, não há nenhuma indicação que seja exclusivamente contra negros ou pretos, se fosse assim haveria a palavra negrismo ou uma palavra que fosse apenas para esses casos. Muita gente vai chegar e falar "Mas dicionário??" Ué, o dicionário não é usado nas escolas até hoje pra educar? Se for assim devemos banir os dicionários das escolas além do ensino da lei que é bastante clara?

  • @geisacosta7147
    @geisacosta7147 Жыл бұрын

    Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Não fala qual a cor, qual a religião, qual a etnia ou qual a procedencia nacional.

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    Жыл бұрын

    Pior que não existe "lei do racismo" ou "lei da homofobia', porque é classificado como "discriminação"

  • @geisacosta7147

    @geisacosta7147

    Жыл бұрын

    @@jerrynhodapesada8780 @jerrynho da pesada MAs essa Lei n. 7.716/89 é sobre Racismo, e no parágrafo primeiro a definição do Racismo.

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    Жыл бұрын

    @@geisacosta7147 😐

  • @GuiRevnikk
    @GuiRevnikk2 жыл бұрын

    Parabens a vcs que argumentaram contra esse pastor, que paciencia kkkk

  • @kauasantoslima5501

    @kauasantoslima5501

    Жыл бұрын

    Num é kaksksksksks o cara não tem noção nenhuma de como funciona o sistema.

  • @arttudemei6092
    @arttudemei60922 жыл бұрын

    Esse programa está de parabéns! Todos muito equilibrados e respeitosos em ouvir as opiniões diferentes. Sobre um determinado ângulo cada expositor coloca seu ponto de vista com foco em uma verdade. O que é mais verdadeiro cabe a cada um decidir. O jornalismo imparcial teria muito aprender para esse tipo de programa.

  • @satoridelgado9625
    @satoridelgado96252 жыл бұрын

    Estou passada! O pastor baseia suas opiniões sobre cotas usando seus filhos como exemplo. kkkkkkk Ele é muito raso.

  • @Luzdoluardi

    @Luzdoluardi

    2 жыл бұрын

    Ele nem sabe o que é racismo.

  • @tamara3008

    @tamara3008

    2 жыл бұрын

    O pastor dizendo para o filho entrar na faculdade por mérito e n por conta de cota ele está pondo na cabeça do seu filho pardo que o filho tem q ser melhor por ser pardo e receber o mérito igual ao seu irmão branco. Ele está a matar o emocional do filho, como que dizendo pro filho” você pardo tem q dar no duro para ter mérito na faculdade “ senão n serás respeitado. Triste isso.

  • @leilamariamagno7138

    @leilamariamagno7138

    2 жыл бұрын

    @@tamara3008 Ele está certíssimo , pois eu sendo mestiça e com uma condição social que nunca foi privilegiada, então terei sim que me esforçar muiiiiiito se quiser me igualar . Terei que ter as notas mais altas em uma Escola que já é ruim para mudar minha situação. O problema do Brasil hoje em dia é este : a cor da pele virou motivo para pessoa achar uma desculpa para não se esforçar e não alcançar seus objetivos. A Esquerda vendeu a idéia que para passar de ano não precisa estudar, ter notas altas, ter conhecimento para galgar a mudança de Classe Social e acreditando nisto é que estamos em últimos lugares no PISA.A Escola Pública de qualidade é o que faz com que tenhamos a Sociedade mais igualitária socialmente. Na vida real não tem mimimi.

  • @tamara3008

    @tamara3008

    2 жыл бұрын

    @@leilamariamagno7138 é uma triste realidade, principalmente para quem gosta de estudar mais ainda assim tem q levar o peso de ser sempre o melhor da turma. Obrigada pelo seu ponto de vista.

  • @CleideSilva-lm1mq

    @CleideSilva-lm1mq

    2 жыл бұрын

    @@leilamariamagno7138 leia os editais, a cota é só uma parte das vagas direcionadas para uma parcela mas ainda sim temos q estudar tanto ou mais, até pq essa ação afirmativa é um número reduzido de oportunidade q nem acontece em todos os lugares, não é esse oba oba q pensam, na vdd esse preconceito, esse mito com cotas só prova ainda mais a existência e quão prejudicial o racismo é! pra deixar bem nítido, essa reclamação é mimimi racista! já q vc gosta de usar esse termo🥱

  • @suelirodrigues1972
    @suelirodrigues19722 жыл бұрын

    O racismo não se refere somente a uma cor mas sim uma "raça" um povo como um todo, por exemplo os judeus que que eram de maioria branca e foram racialmente escravizados pelos nazistas por acreditarem que os alemães eram superiores a eles. O Brasil acha que o racismo só se refere a cor pois as ideias de superioridade pela cor dos europeu foram trazidas para o Brasil e difundidas pelo pais todo, se agravando ainda mais com a escravidão do povos africanos. Outro exemplo são os povos indigenas que durante um tempo sofreram racismo por serem "selvagens" e terem costumes e crenças diferente.

  • @thamyresoliveira5162
    @thamyresoliveira5162 Жыл бұрын

    Na minha certidão era escrito parda, mais todos dizem q sou branca. Na época da escolha minha professora disse q eu tinha cor de "burro quando foge" devido à eu estar discutindo com uma colega de classe que era negra assim como a professora. Pois a mesma havia me chingado por discordar dela. Mas em momento algum eu falei sobre a raça de ambas. Respondi a professora dizendo q a conversa não era com ela, e um amigo tmbm a respondeu e ela disse "cala a boca leite azedo"

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    Recentemente tá aumentando bastante o racismo contra as demais etnias mesmo. Esses progressistas ignoram essas coisas e são muitas vezes apenas guiados (iguais gados) por pessoas igual sua professora, eles não pensam por si próprios e apenas apresentam uma empatia seletiva com alguns grupos que outros disseram para eles q devem ter tal simpatia. Meus parabéns pela coragem e por pensar por si própria.

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    Жыл бұрын

    Nunca entendi a do "leite azedo", porque o leite natural já é branco, e quando azeda, vira coalhada, mas não muda de cor

  • @mariajose85751

    @mariajose85751

    Жыл бұрын

    Você não é negra

  • @clubeletron1630

    @clubeletron1630

    Жыл бұрын

    @@mariajose85751 Mas é parda. Mas normal, brasileiro tem uma visao errada, do que é ser branco no Brasil

  • @gisanaandressa2956

    @gisanaandressa2956

    Жыл бұрын

    Cr isso n é racismo isso é bulling

  • @lou2574
    @lou25742 жыл бұрын

    Eu nasci pobre e estudei em escola pública do primário até a universidade. Só que na minha época a escola pública era de qualidade. Ninguém passava de ano sem merecer. Aí houve uma reforma para diminuir a evasão escolar e a qualidade do ensino público desmoronou. Ninguém pode ser reprovado. Não vejo ninguém lutando por um ensino público fundamental e médio de qualidade...

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    Pq os prof se acomodaram sem contar que os alunos não tem interesse

  • @LuisFelipe-hs7xs

    @LuisFelipe-hs7xs

    2 жыл бұрын

    Verdade passei no 3 ano EAD queria repetir por q não aprendi nada... Mas me passaram

  • @wortis683

    @wortis683

    Жыл бұрын

    @@juanlima4634 muito fácil culpar os alunos e professores. A culpa é dos cornos que vocês elegem

  • @Tamilis32

    @Tamilis32

    Жыл бұрын

    Ninguém

  • @NataliaCarvalho

    @NataliaCarvalho

    Жыл бұрын

    @@LuisFelipe-hs7xs Meu irmão diz a mesma coisa.

  • @sdaiane22
    @sdaiane222 жыл бұрын

    Importantíssimo debate!! E espinhoso, porque, o racismo, como foi comentado, atinge até mesmo a quem tenta combatê-lo, de forma inconsciente. Quando não"nos damos conta" de alguns fatos que expõem racismo e acabamos compactuando para sua manutenção. Enfim... Temos muito ainda a aprender e esclarecer!

  • @danielsantacosta7513

    @danielsantacosta7513

    2 жыл бұрын

    A opressão foi tão grande que ela impactou o modo de vida das pessoas.

  • @marywhite9307

    @marywhite9307

    2 жыл бұрын

    Adorei o debate no canal TV GRANJA VIANA sobre Racismo Estrutural e Racismo Institucional.

  • @aceodore
    @aceodore2 жыл бұрын

    Interessante como a primeira garota quer ir contra o dicionário a q ponto chegamos kkk

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 ай бұрын

    Militante é assim mesmo, quer q o mundo seja igual da maneira q tá na cabecinha dela.

  • @DanielRowedder
    @DanielRowedder2 жыл бұрын

    Vejo que muito tempo nos debates se deu sobre a discussão semântica da palavra racismo, o que pra mim é perda de tempo. Deveria ser discutido se brancos também podem sofrer por injúria racial, ou se não seria justo igualar a penalidade por injúria racial e racismo, o que pra mim são discussões que devem ser feitas, buscando igualar os direitos e os deveres para toda a população.

  • @charlesadson9413
    @charlesadson94132 жыл бұрын

    Sobre o cara falando que é contra cotas raciais. Eu somente digo que não existe meritocracia em uma sociedade desigual, onde os brancos frequentam as melhores escolas, possuem as melhores condições econômicas. O número de negros comparado com o número de brancos ocupando altos cargo administrativos ou de liderança é irrisório quando comparado com o número de brancos que ocupam esses espaços. O que buscamos é igualdade de oportunidades!

  • @sandromendesguiadeturismo9187

    @sandromendesguiadeturismo9187

    2 жыл бұрын

    Um debate de ideias, mas aparentemente uma das pessoas do debate já chegou com o propósito de manter suas opiniões (logicamente minha percepção pode estar equivocada). Primeira vez que assisti um vídeo deste programa. O vídeo se encerra sem ter uma evidente informação sobre a mudança de ideia ou não. Sinceramente assisti mais para acompanhar os argumentos dos convidados.

  • @otavio6229

    @otavio6229

    2 жыл бұрын

    Mas se um branco for melhor qualificado que um negro o negro fica com a vaga e o branco não é isso que você defende

  • @danielsantacosta7513

    @danielsantacosta7513

    2 жыл бұрын

    Aí eu sou obrigado a ouvir um boyzão criado por vó dizer que cota racial é esmola para preguiçoso entrar em faculdade pública.

  • @otavio6229

    @otavio6229

    2 жыл бұрын

    @Ana Luiza Arq minha mãe é parda mas ela não se um inscreveu nas cotas ela fez 84 empatou com 3 e os 4 ficaram de fora por uma que se inscreveu nas cotas , e parece que alguém que fez 59 passou justo para você

  • @Brasileirostambemsaoamericanos

    @Brasileirostambemsaoamericanos

    Жыл бұрын

    Nunca frequentei uma boa escola, nunca fui rico e nunca ganhei algo por ser branco.

  • @borba3723
    @borba37232 жыл бұрын

    Ele tá atuando? Ou ele realmente acredita nisso?

  • @lorenabrasil9226

    @lorenabrasil9226

    2 жыл бұрын

    Provavelmente ele buscou argumentos para existir um debate. Se ele só concordasse não existiria debate. Na escola faziam isso com nós alunos. Dividia em dois grupos e dizia o que cada grupo defenderia. É bem legal!

  • @polly9429

    @polly9429

    2 жыл бұрын

    Ele realmente acredita nisso. O intuito do quadro é realmente fazer a pessoa mudar de ideia...mas nem sempre acontece.🤦

  • @malulira9341

    @malulira9341

    2 жыл бұрын

    Chocada, q cara burro.

  • @trollnoinhado.anti_femboy

    @trollnoinhado.anti_femboy

    2 жыл бұрын

    Bruh

  • @kaiserwilhelmiii3957

    @kaiserwilhelmiii3957

    2 жыл бұрын

    Ué por que? Pra você é impossível uma pessoa branca sofre racismo ou qualquer tipo de discriminação?

  • @LenaValsecchi
    @LenaValsecchi Жыл бұрын

    Se tem que ter igualdade o pq de cotas? Todos que estudaram para algo a cota tem que ser para estudantes públicos...

  • @mirellesoares3132

    @mirellesoares3132

    20 күн бұрын

    As cotas racias vem como uma "reparação" história do trabalho escravo, explicando em poucas palavras, é uma remuneração dos tempos "trabalhodos" (escravizados) pelos negros

  • @RobsonSantos-py4js
    @RobsonSantos-py4js2 жыл бұрын

    Em dois minutos de vídeo já estava explicado. Parabéns aos convidados que explicaram de forma didática e objetiva, não entende quem não quer.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    kzread.info/dash/bejne/c5hozKymg9q_aco.html

  • @NightmareXyX

    @NightmareXyX

    2 жыл бұрын

    Nice qi, não sabe merda nenhuma, racismo se refere a pessoas que se sentem superiores ou menosprezam outras raças só por serem diferentes ou por cores diferentes, da mesma forma que um branco menospreza um negro só por ele ser negro é racismo, os negros menosprezarem o branco por ser branco e não negro tambem é racismo, só entende quem tem qi, quem não tem infelizmente não tem cérebro

  • @angel-jv7vv

    @angel-jv7vv

    Жыл бұрын

    @Gogeta os convidados foram didáticos até com esse pastor ridículo, ele chega a ser patético.

  • @vasosdapri

    @vasosdapri

    Жыл бұрын

    Racismo é algo histórico né? A História chegou ao fim? Daqui a 200 veremos os reflexos do racismo que está sendo construído hoje. Tudo tem um início.

  • @oidrops

    @oidrops

    11 ай бұрын

    @@vasosdapri EXATAMENTE ISSO!!!!!!! O racismo do bem HAHAHAHA

  • @Luzdoluardi
    @Luzdoluardi2 жыл бұрын

    E mal educado a advogada falando e ele olhando o tablet.

  • @linx2684
    @linx26842 жыл бұрын

    A categoria parda não foi feita exclusivamente para apagar pessoas negras. Pardo na definição do IBGE é uma mistura de duas ou mais opções, entre elas: indígena, preta e branca,etc. Quando se utiliza essas estatísticas que 56% da população é negra, ninguém vai associar que existem pessoas de origem indígena e que se classificam assim. O apagamento indígena começou com a colonização ao colocar diversos termos para afastar as pessoas de sua origem , e eles devem ser expostos, mas essas estatísticas em que todos pardos são negros só consolidam o apagamento dessas pessoas. Essa é uma crítica feita inclusive por muitos indígenas, por exemplo existe uma página no Instagram chamada Indígenas no Vale, em que em uma de suas publicações vem com a seguinte frase:"Pardos também podem ser indígenas e seus descendentes! Parem de nos apagar".

  • @isabelaferreira5245

    @isabelaferreira5245

    2 жыл бұрын

    Para militância negra é tudo negro! Até a Anitta...

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    E mais quem leva tiro e o preto, nos EUA tem bairro de brancos e de negros até no México tem bairros só p negros,e Canadá nem se fala que vendiam indigenas só por serem indigenas,

  • @joaodorjmanolo

    @joaodorjmanolo

    2 жыл бұрын

    Meu pai e minha mãe são miscigenados. Minha mãe tem a pele mais branca e meu pai tem a pele mais dourada. Nenhum deles tem a tonalidade de pele negra, nem mesmo light skin. E eu tenho ascendência indígena carioca e amazonense, congolesa e angolana, portuguesa e italiana. Eu sou amarelo/dourado, tenho nariz fino e boca grande, cabelo crespo. Sou negro? Não, sou pardo! Pardo é exatamente essa mistura étnica onde já não é mais possível distinguir uma etnia pelo meu fenótipo.

  • @leilamariamagno7138

    @leilamariamagno7138

    2 жыл бұрын

    @@isabelaferreira5245 Justamente é negro como raça no Brasil estatísticamente é muito pequeno . Já sofremos muita miscigenação e a maioria é pardo , cafuzo, italiano com alemão, asiático com português, tem toda sorte de miscigenação no Brasil . Imaginem os italianos, japoneses, alemães que disseram para vir trabalhar e chegaram aqui no Brasil dizendo que iam ter terra , casa, comida e que foram largados literalmente no meio do mato e transformaram tudo a sua volta em prosperidade e se você vê alguém de mimimi por causa da raça? Foram discriminado na época da Segunda Guerra Mundial, comeram o pão que o diabo amassou. Não vejo este mimimi de Esquerda que tomou conta do nosso País. Fizeram do limão a limonada mesmo estando em um País estranho que nem falavam a mesma língua.

  • @CleideSilva-lm1mq

    @CleideSilva-lm1mq

    2 жыл бұрын

    @@leilamariamagno7138 um país estranho q nem falavam a mesma língua ONDE NÃO FORAM ESCRAVIZADOS!

  • @Ninjaley1
    @Ninjaley1 Жыл бұрын

    O problema é q essa palavras Racismo se resumiu em Negros. Sendo q não é isso!

  • @daniel.c505

    @daniel.c505

    Жыл бұрын

    sim não é só com negros e com indígenas asiáticos, povos discriminados, E NAO COM BRANCOS

  • @JoséFirminoo

    @JoséFirminoo

    Жыл бұрын

    @@daniel.c505 E sim com todos, até porquê no momento que você olha a diferença deles, é literalmente a cor. Racismo é pra geral, se Negro é humano, o branco é humano também. Amarelo, vermelho, enfim: ambas as vertentes são semelhantes. Só muda a cor, tão tratando negro como se fosse o saco de pancada de qualquer racismo, até porquê no momento que você fala "Racismo só acontece com negros, que é minoria em questão de oportunidades da nação justamente por sua etnia . . ." Você já está sendo racista falando esse tipo de coisa. Geral é igual e ja era.

  • @Vergil_Sparda_1976

    @Vergil_Sparda_1976

    Жыл бұрын

    @@JoséFirminoo exatamente

  • @meow____meow

    @meow____meow

    Жыл бұрын

    @@JoséFirminoo não

  • @meow____meow

    @meow____meow

    Жыл бұрын

    Resumiu em negros pq no contexto brasileiro, negros, pardos e indígenas são a maioria e os que sofrem mais opressão.

  • @heloisafreitas1344
    @heloisafreitas13442 жыл бұрын

    Essa advogada foi cirúrgica em todos os argumentos dela

  • @moniquepradro

    @moniquepradro

    2 жыл бұрын

    Obrigada!

  • @leidianemedeiros1098

    @leidianemedeiros1098

    2 жыл бұрын

    @@moniquepradro foi vc que debateu? Me explica Monique, eu não entendi o que vc falou no final. Que o branco que sofre ofensas ele procure um psicólogo porque não é racismo. Eu não entendi então. Eu achava que tudo era racismo. Branco contra negro e negro contra branco. Me explica por favor. Eu quero aprender sobre isso.

  • @Br3iuno

    @Br3iuno

    2 жыл бұрын

    @@leidianemedeiros1098 Google tá aí linda

  • @xv601

    @xv601

    Жыл бұрын

    @@moniquepradro mimimimimimi

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@Br3iuno Achei pelo google os fatos abaixo e agora??? FATOS (podem pesquisar à vontade): 1. Lei 7.716 "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." => A lei é justa e diz explicitamente que o racismo é independente da cor de pele. 2. Dicionário Michaelis "Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior. " => Pode-se notar o uso da palavra "geralmente" porque indica que o preconceito é geralmente contra raças inferiores, mas que não quer dizer que não possa vir a ocorrer com outras raças. 3. Etimologia da palavra (Formação da palavra) "Origem da palavra racismo: A palavra racismo deriva da junção da palavra "raça", derivada do italiano "razza", e do sufixo -ismo." => Oras a propria formacao da palavra ja nos indica que o racismo e um preconceito com raca, nao ha nenhuma indicacao que seja exclusivamente contra negros ou pretos, se fosse assim haveria a palavra negrismo ou uma palavra que fosse apenas para esses casos. Muita gente vai chegar e falar "Mas dicionário??" Ué, o dicionário não é usado nas escolas até hoje pra educar? Se for assim devemos banir os dicionários das escolas além do ensino da lei que é bastante clara?

  • @heloisajoffily6434
    @heloisajoffily64342 жыл бұрын

    A argumentação dessa advogada é incrível

  • @juxx.o8802

    @juxx.o8802

    2 жыл бұрын

    ela e a moça ki trabalha com diversidade sao mttttt fodas

  • @leoaires3465

    @leoaires3465

    2 жыл бұрын

    Perfeita

  • @Wendell591

    @Wendell591

    2 жыл бұрын

    Eu fiquei maravilhado com as falas dela!

  • @TheCoffeTV

    @TheCoffeTV

    2 жыл бұрын

    Mano, haja paciencia

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    Maravilhosa!

  • @graziatanazio5649
    @graziatanazio56492 жыл бұрын

    Parabéns a todos os envolvidos que tiveram tanta paciência para serem didáticos nesse momento

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    Parabéns ao pastor pela paciência e bom senso.

  • @franrose45

    @franrose45

    2 жыл бұрын

    Nesse canal kzread.info/dash/bejne/a4OLxbGAgcTMc6g.html tem um programa muito bom, um debate a respeito do Racismo Estrutural e Racismo Institucional. Vale a pena conferir.

  • @zeapenas3185

    @zeapenas3185

    2 жыл бұрын

    Para tudo que foi dito no vídeo eu tenho um argumento contra ... Ñ existe rascismo reverso, oque existe é rascismo. Rascismo: preconceito ou tratar indiferente pessoas apenas por ser de uma raça diferente, por exemplo se um negro comete um preconceito contra um índio ( apenas por ele ser indio ) isso ñ pode ser considerado rascismo ?

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    @@zeapenas3185 Com certeza cara, racismo não é de uma só raça, igual esse pessoal tenta defender, é de toda e qualquer raça

  • @zeapenas3185

    @zeapenas3185

    2 жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 sim sim , é isso que eu queria que essas pessoas entendessem . Ninguem esta dizendo que brancos sofrem mais que os negros. Apenas que o rascimo existe existe contra qualquer raça , ñ só contra os negros

  • @gabybiancchi2025
    @gabybiancchi20252 жыл бұрын

    Sim, pessoas brancas podem sofrer racismo. Eu mesma já sofri isso e já ouvi relatos de outras pessoas que tbm sofreram. E que fique claro que eu não estou comparando e nem nada do tipo. Só estou falando que pessoas brancas tbm podem ser vítimas de racismo.

  • 2 жыл бұрын

    Assista o video e ouça com calma tudo o que foi dito pelas quatro pessoas que debateram com o hipersensível.

  • @vegetaputo9763

    @vegetaputo9763

    2 жыл бұрын

    Nazistas fizeram racismo contra os judeus

  • @gabybiancchi2025

    @gabybiancchi2025

    2 жыл бұрын

    @@vegetaputo9763 sim, o que mostra que qualquer raça pode cometer racismo e toda raça pode ser vítima tbm.

  • @gabybiancchi2025

    @gabybiancchi2025

    2 жыл бұрын

    @ eu já vi, mas tbm já estudei, já pesquisei, vi casos que aconteceram com outras pessoas e ainda tem alguns exemplos do que aconteceu comigo msm. Enfim

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    @@vegetaputo9763 vocês amam usar os judeus como exemplo de que branco também sofrem racismo KKKKKK eles sofriam justamente pelas pessoas acharem que eles NÃO eram brancos. entenda

  • @Mentoria_kellyluz
    @Mentoria_kellyluz Жыл бұрын

    Já passei por situações racistas que se não tivesse cuidado de minha mente teria acabado comigo, mas aprendi que o problema está em quem faz o mal e não em mim e quanto a grande população de pessoas negras presas mais que brancos é notório que isso vem dá origem familiar que os filhos vem de mãe solteira em sua maioria e geralmente adolescentes que nem mesmo tem instrução para elas e acabam tendo filhos e assim seus filhos vão sendo criados pelas ruas e comentando crimes pois foram criados sem estrutura. Falo isso porque sou nascida e criada em bairro popular e vejo isso acontecendo durante toda a minha vida. Seria necessário partir deste ponto em meu ponto de vista para que crianças não produzissem mais crianças e acabassem nessa tragedia

  • @richardbernardo5531
    @richardbernardo55312 жыл бұрын

    O dia que um homem branco entrar em um estabelecimento comercial e ser vigiado por todo o tempo em que permanecer na loja simplesmente por ser branco, aí eu acreditarei em racismo reverso. Eu já trabalhei em bairros nobres, e ao ir embora do trabalho a noite, as pessoas trocavam de calçada com medo que eu fosse um assaltante. Será que uma pessoa branca algum dia viverá isso?

  • @margoti

    @margoti

    2 жыл бұрын

    Só se for uma pessoa branca com jeito de mendigo, daí teríamos o preconceito contra pobre.(na loja)

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    @@margoti mas ai seria pela questão financeira, e não pela cor de pele. é bem diferente

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    @Horror asiáticos são julgados pela cultura, idioma, e pelos olhos, ja vi várias vezes pessoas amarelas serem chamadas de "xing ling", "pastel de flango" e dizeram para elas: "voltem pra china", e ja vi muitas pessoas pretas serem chamadas de macacas, selvagens, sujas, e serem mortas só pela cor de pele, tanto que a cada 23 minutos uma pessoa preta morre no Brasil, sem falar dos indígenas, a maioria da população indígena foi DIZIMADA, tanto que só existe 1/2% deles no Brasil, e também são julgados e chamados de selvagens, agora me siz, ja viu algum branco morrer só por ser branco? ser julgado pelas músicas e pela cultura? ser escravizado por mais de 300 anos? não né? então.

  • @margoti

    @margoti

    2 жыл бұрын

    @@GustavoSantos-ch3zj mas não deixa de ser um tipo de preconceito e discriminação, como disse, contra o pobre. Devemos lutar contra isto tb. Dizer q branco em uma loja não seria vigiado por ser branco acho q seria diferente se for uma pessoa branca mal vestida ou q aparente não ter dinheiro p gastar ou q aparente ser ladrao. Qq tipo suspeito seria vigiado, na minha opinião, independente da cor da pele. Óbvio q isto ocorre mais com gente de pele negra, mas pode ocorrer com qq um q aparência suspeita, só depende da visão q quem está julgando.

  • @sarar9918

    @sarar9918

    2 жыл бұрын

    eu já sofri isso, eu sou branca, minha família tem pessoas negras, afinal o brasil é uma mistura, eu sou pobre e já entrei até arrumada mas dava pra vê minha cara de ''pobre'' pq eu era bem magra e desnutrida, uma mulher me vigiava dava pra perceber, me senti desconfortável mas não sei se posso bem chamar de racismo, de qualquer forma é horrível sofrer isso. em um emprego também fui chamada de ''bebezinha'' (a maioria pardos) mas brancos também, foram preconceituosos comigo pelo meu rosto europeu delicado, uma aparência já racista que todo brasileiro tem, branco é riquinho automaticamente sinalizando que o preto é pobre e ''feio'' pelas suas características negroides, pra mim isso é reflexo, então me diminuiam o meu trabalho como se eu fosse menos, como se eu fosse uma branquinha padrão que tem a vida feita, sendo que vim da mesma merda, da pobreza extrema de passar muita fome, sei que sou exceção a maioria é branco com traços característicos negros, pela miscigenação, enfim, isso me atrapalhou muito e acabei saindo me senti muito ofendida, as vezes queria ser diferente, não ter esse reflexo padrão, o racismo é ruim pra todos, posso não ter sofrido racismo mas isso é reflexo de que isso faz mal em toda a sociedade e até negros se colocam em posição inferior pois todo o território brasileiro está enraizado o racismo, desculpem-me se falei algo errado ou que pareceu ofensivo foi apenas minha forma de expressar. de antemão não quero parecer que sofri mais que um negro sei que o percentual no brasil é maior, mas é por ter pessoas negras na minha família que me faz pensar que até seria melhor se eu tivesse nascido negra, eu ia me sentir encaixada em uma etnia tão forte e expressiva, porque para mim que sou exceção o branquinho padrão não quer ser meu amigo porque sou branca pobre e o negro por muitas vezes não vai se identificar comigo porque não tenho a mesma cor que ele logo não tenho a mesma luta, então acaba que fico de escanteio. então pra quem está no meu lugar é sofrer sem reclamar, é como se eu estivesse pagando pelos brancos antepassados da minha familia.

  • @ronaldvitor9810
    @ronaldvitor98102 жыл бұрын

    Esse cara passou longe de estudar o que ele critica, com certeza nem sabe como divide-se o sistema de cotas.

  • @leandroskald3829
    @leandroskald38292 жыл бұрын

    "Península Ibérica que se consistia pela Croácia, Sérvia e Montenegro". De sociologia tô ruim, mas de geografia eu agarantcho. Tá sabendo bem esse pastor

  • @duiliodamaso1379

    @duiliodamaso1379

    2 жыл бұрын

    O duro preço que a gente "paga" por não ser surdo é ter que escutar este tipo de cretinice entre outras pérolas saídas da boca deste cara .

  • @vegan5003

    @vegan5003

    2 жыл бұрын

    HAHAHAH booa

  • @fernandoprieto6981

    @fernandoprieto6981

    2 жыл бұрын

    Eu fiquei 2 minutos ouvindo essa frase absurda.

  • @manoelcavalcante635
    @manoelcavalcante6352 жыл бұрын

    23:59: “eu sou a favor da meritocracia.” 00:00: “ Se um nasceu rico e o outro pobre, fazer o que? A vida é injusta.” Dá pra entender esse acéfalo?? kkkk

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    É porque ele ficou rico sendo pastor.

  • @pombocrazy5311

    @pombocrazy5311

    2 жыл бұрын

    O cara q nasce rico só nasceu em um degrau mais alto na vida pq algum antepassado dele saiu do zero

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    @@pombocrazy5311 Os antepassados, mataram, escravizaram e roubaram, isso sim!

  • @carlosribeiro98

    @carlosribeiro98

    2 жыл бұрын

    @@TheMagnas2 primeiramente respeito para o pastor vc n conhece a vida dele e esta falando essas merda. segundamente a culpa da escravidão não é dos descendentes dos europeus . Terceiro vá estudar

  • @Anonimous279

    @Anonimous279

    2 жыл бұрын

    @@TheMagnas2 Menstruada?

  • @joaovieiraneto1745
    @joaovieiraneto17452 жыл бұрын

    a advogada muito boa, parabéns. todos os convidados na verdade, mas ela merece destaque principalmente pelo final quando ela fala sobre ir ao psicólogo, amei

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    2 жыл бұрын

    @Horror Perfeito!

  • @moisesbittencourt7070

    @moisesbittencourt7070

    2 жыл бұрын

    @Horror considerada inferior* Em q momento histórico brancos foram considerados inferiores a negros, em uma percepção coletiva?

  • @moisesbittencourt7070

    @moisesbittencourt7070

    2 жыл бұрын

    @Horror vei, tem q estudar pra saber oq fala, estão ensinando hj diversas falácias sem base

  • @morales1006

    @morales1006

    2 жыл бұрын

    @Gogeta *É muito bom e fácil ficar inventando falácias e espalhando falsas informações e mentiras disfarçadas de conhecimento e estudo só pra sua bolha, responder pessoas que realmente entendem do assunto e que falam a sério sobre ele esse pastor não faz né? Pq ele não responde a Rita Von Hunty? Os vídeos dela sobre racismo dão uma AULA sobre o que de fato é racismo, quem sabe se esse pastor assistir aos vídeos dela possa aprender mais, se embasar mais e assim se informar mais sobre o que de fato importa e sobre o assunto que ele tá abordando.*

  • @marcuslorenzo8329

    @marcuslorenzo8329

    2 жыл бұрын

    Ela precisa ir também! Essa idéia de racismo ser só contra negros, ou precisar de alguma referência é absurda! É a mesma coisa que você dizer que um negro pode falar algo preconceituoso contra o branco e não acontecer nada, já se o branco dizer qualquer coisa contra o negro, isso se tornará um pesadelo. O respeito e os direitos devem ser iguais! Racismo é contra qualquer raça e não algo exclusivo.

  • @CarlosDaniel-uz7iq
    @CarlosDaniel-uz7iq2 жыл бұрын

    É foda a pessoas não entender e aceitar um fato, uma realidade

  • @ocaraquetemandalink7686

    @ocaraquetemandalink7686

    2 жыл бұрын

    Qualquer coisinha contra negro é racismo mais quando o mesmo acontece contra brancos vcs inventam uma desculpa pra não admitir que é racismo também

  • @ocaraquetemandalink7686

    @ocaraquetemandalink7686

    2 жыл бұрын

    E olha que eu sou negro

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    @@ocaraquetemandalink7686 como assim qualquer coisinha? racismo não è qualquer coisinha, uma pessoa preta morre a cada 23 minutos no Brasil, SÓ NO BRASIL, imagine nos estados unidos, pretos são a minoria entre as pessoas mais ricas do Brasil, são a maioria de quem vive em situações precárias e sem condições financeiras, tem a cultura criminalizada (eu mesmo ja fui chamado de bandido só por usar um durag, um acessório da cultura preta,) e tu ainda fala que é uma coisinha? tu tem que parar de babar ovo de branco

  • @PureHousedj

    @PureHousedj

    10 ай бұрын

    Pastor racista

  • @fscization

    @fscization

    4 ай бұрын

    ​@@PureHousedj viu como vc está fazendo racismo igual ele só está falando seu ponto de vista e vc chamo ele de racista ele não ofendeu ninguém tratou todos iguais

  • @emilly7208
    @emilly72082 жыл бұрын

    4:50 Isso foi a primeira coisa que minha antiga professora de história nos disse quando entramos no assunto escravidão no período colonial. É muito importante saber diferenciar os outros povos escravizados ao longo da história e os povos africanos, porque foram situações muito diferentes.

  • @fran.cielly

    @fran.cielly

    2 жыл бұрын

    exatamente

  • @kevengomes9832

    @kevengomes9832

    2 жыл бұрын

    Mas não deixa de ser escravidão kk

  • @emilly7208

    @emilly7208

    2 жыл бұрын

    @@kevengomes9832 @Keven Gomes A diferença é que ao longo da história os outros povos não foram escravizados de acordo com a sua aparência física ou costumes e sim por disputas territoriais ou questões culturais (no Egito por exemplo haviam escravos por dívidas ou por terem nascido na casta dos escravos). Outro ponto também é que não havia um super esquema de comércio envolvido. O que os europeus fizeram foi um esquema de lucro e exploração em cima de um continente inteiro e que até hoje não acabou e se reflete na situação atual da África. Puts, mó textão né kkkk. Desculpa é q eu gosto bastante de história kkkk.

  • @rhuancaique8897

    @rhuancaique8897

    2 жыл бұрын

    @@emilly7208 na verdade os negros nao foram escravizados pela aparencia, mas sim pela mao de obra exatamente igual os hebreus, nao tem diferença de escravidao , e a escravidao nao e exclusiva dos negros

  • @emilly7208

    @emilly7208

    2 жыл бұрын

    @@rhuancaique8897 Vai além da mão de obra quando os Europeus criam um sistema de lucro baseado na exploração desses povos. O que aconteceu foi que eles abusaram da cultura africana, onde existia escravidão (já que nas culturas europeias da época não tinha) para criar esse sistema. Tudo isso não aconteceu com os hebreus por exemplo, as maiores potências mundiais se aproveitando de povos inteiros pelo seu lugar de origem e seu tom de pele. A escravidão dos povos Africanos foi muito maior que qualquer outra, e por isso é a que mais marcou. No Brasil tivemos praticamente a entrada de um continente inteiro por meio da escravidão e muitas pessoas ainda assim se recusam a ver. E acho importante dizer que qualquer escravidão de qualquer povo é ruim, mas a dos povos Africanos foi a maior e reflete muito no nosso mundo e na qualidade de vida das pessoas até hoje.

  • @AlineGomes-qy8yt
    @AlineGomes-qy8yt Жыл бұрын

    Eu sou branca filha de mãe negra e pai branco, moradora de periferia favela desde pequena e sempre fui discriminada no meu próprio espaço. Outro dia em uma viagem fui surpreendida por uma senhora com a seguinte fala: "pois é isso pq vc é muito branca" fiquei pensando se essa fala fosse dirigida a um negro: "pois é isso pq vc é muito preto" a interpretação seria outra, pq?

  • @mymoon2150

    @mymoon2150

    Жыл бұрын

    Aqui na Bahia é a mesma coisa.

  • @ChristianneMaciente

    @ChristianneMaciente

    Жыл бұрын

    Tá bem explicado no vídeo... a diferença é que UMA pessoa não representa um SISTEMA!! Ela está errada em falar isso, mas não é RACISMO. É preconceito, o que é diferente... Bora estudar mais!!!!

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @Christianne Maciente O dicionário, a lei 7.716 e a etimologia da palavra discordam de você. A verdade é que o racismo é independente da cor de pele. O que muita gente tem medo é que os brancos roubem o direito dos negros de usar a palavra racismo, mas não é nada disso, só queremos que o direito seja estendido à todos assim como já é na lei e em sua definicao. FATOS (podem pesquisar à vontade): 1. Lei 7.716 "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." => A lei é justa e diz explicitamente que o racismo é independente da cor de pele. 2. Dicionário Michaelis "Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior. " => Pode-se notar o uso da palavra "geralmente" porque indica que o preconceito é geralmente contra raças inferiores, mas que não quer dizer que não possa vir a ocorrer com outras raças. 3. Etimologia da palavra (Formação da palavra) "Origem da palavra racismo: A palavra racismo deriva da junção da palavra "raça", derivada do italiano "razza", e do sufixo -ismo." => Oras a própria formação da palavra já nos indica que o racismo é um preconceito com raça, não há nenhuma indicação que seja exclusivamente contra negros ou pretos, se fosse assim haveria a palavra negrismo ou uma palavra que fosse apenas para esses casos. Concordo com você: Bora estudar mais!!!!

  • @blueissues1429

    @blueissues1429

    Жыл бұрын

    Queria tu não é branca, tu é mestiça , sua raça é mista

  • @ChristianneMaciente

    @ChristianneMaciente

    Жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 ler dicionário não é estudar... racismo NO BRASIL é especificamente com a raça negra. Não existe racismo com pessoas brancas aqui, pois estou falando do SISTEMA e não de alguém ter preconceito com você. Assista o vídeo, e entenda melhor, já é um bom começo para seu estudo.

  • @vitorsanttos1960
    @vitorsanttos19602 жыл бұрын

    Qual a dificuldade em compreender a diferença entre racismo e discriminação?

  • @kareninarego6177
    @kareninarego6177 Жыл бұрын

    Em 2011, um cantor muito famoso de pagode se recusou a tirar foto comigo no camarim. Ele alegou que não tira foto com gente branca. Já pensou uma pessoa branca dizendo: eu não tiro foto com gente negra... Seria manchete em todos os blogs e jornais!

  • @marinalemos6217

    @marinalemos6217

    Жыл бұрын

    Conta quem foi, pq eu já passei por isso

  • @gafanhotosenteaqui7726

    @gafanhotosenteaqui7726

    Жыл бұрын

    Esse sujeito deve agir assim, mais deve esta namorando uma mestiça achando que ela é a rainha da negritude,ou até mesmo uma branquela

  • @Brasileirostambemsaoamericanos

    @Brasileirostambemsaoamericanos

    Жыл бұрын

    Um colega meu tinha o apelido de canjica (pois ele era branco)

  • @Kk20000

    @Kk20000

    Жыл бұрын

    Parabens pela segregacao que essas pessoas geram "defendendo suas dores", e colocando elas acima da dor dos outros.

  • @FabioElker

    @FabioElker

    Жыл бұрын

    era pra você ter filmado isso e jogado na internet

  • @vandammered
    @vandammered Жыл бұрын

    Eu sou branco do cabelo liso E moro no estado da Bahia em Salvador Agora imagine um branco de cabelo liso em um estado onde 90% das pessoas são negras. Vocês acham que nunca sofrir preconceito ?? GENTE RACISMO VEM DE RAÇA, INCLUI A COR DA PELE parem de achar que so vocês sofrem por isso . Claro que a gigantesca maioria e o sofrimento historicamente foi maior pela parte dos negros Mais brancos acredite. Brancos também é ofendido por sua pele principalmente em favelas ou estados onde a maioria são negros. Assim como negros sofrem preconceitos em estados onde a grande maioria são brancos , ou em bairros de classe alta RACISMO É RACA , COR DE PELE E NAO EXCLUSIVAMENTE PARA NEGROS NEGROS SAO A MAIORIA QUE SOFREM ISSO SIM

  • @odaisadionisioprestes212

    @odaisadionisioprestes212

    Жыл бұрын

    Concordo, a gente quase não vê falar sobre isso , passei por isso na minha infância, ser chamada de loira burra, leite azedo e por aí vai .

  • @007y7

    @007y7

    Жыл бұрын

    Finalmente alguém de alto nível aqui.

  • @edimarciatavares3036

    @edimarciatavares3036

    Жыл бұрын

    sofri na pele a ofensa de um homem negro quando fui visitar o Rio. Sempre defendi a raça negra por respeitar e reconhecer que nosso País deve sim, sua construção histórica, social, política aos povos oriundos do continente africano, que infelizmente, chegaram na condição de mão de obra escrava. Por ter a cor mais clara, fui ofendida, humilhada e só não apanhei ou quem sabe, até poderia ter sido morta, porque Deus teve misericórdia. Se isso não se caracteriza racismo, desconheço o termo. Só sabe quem sofre na pele, e ainda tem que diga que racismo contra branco não existe.

  • @leticiaalmeidasilva5178

    @leticiaalmeidasilva5178

    Жыл бұрын

    Sofri mt bullying na escola, a maioria das pessoas da minha sala eram negras ou pardas e eu branca, cabelo liso, nunca ofendi ninguém pela cor ou textura do cabelo, sempre soube que isso era errado, porém ja fui muito ofendida e sempre ficava quieta

  • @renanmachado2558

    @renanmachado2558

    Жыл бұрын

    @@edimarciatavares3036 racismo contra brancos não existe. É um fato!

  • @Julia-ic2vw
    @Julia-ic2vw2 жыл бұрын

    Não vou nem assistir pra não passar raiva. Só vim ler os comentários e que paz no coração eu sinto. Esse mundo ainda tem jeito 🤎✨

  • @annapr3tty1.63

    @annapr3tty1.63

    2 жыл бұрын

    Também kkkkk

  • @ines_ansiaes

    @ines_ansiaes

    2 жыл бұрын

    Então nem devias ter vindo aqui. Porque racismo é tanto para brancos e negros e etc

  • @Vergil_Sparda_1976

    @Vergil_Sparda_1976

    Жыл бұрын

    @@ines_ansiaes pra mim vc está certa racismo não é algo exclusivo de alguma raça todos podem sofrer racismo tanto brancos quanto negros e sim os negros infelizmente sofrem mais racismo porém se um negro se achar superior a um branco só por causa da cor de pele isso é racismo

  • @vitoriadasilva4729

    @vitoriadasilva4729

    Жыл бұрын

    @@ines_ansiaes claro que tem racismo com branco,foram os negros que que escravizaram os brancos,e os brancos que morrem apenas por ser branco 🤦🏾‍♀️

  • @vitoriadasilva4729

    @vitoriadasilva4729

    Жыл бұрын

    @Gogeta Brasileiro 🇧🇷 preguiça de vc cara🤦🏾‍♀️

  • @prispedagogia
    @prispedagogia2 жыл бұрын

    Como é que se faz um debate sociológico resumindo “racismo” a um conceito dicionarizado, sendo que o próprio dicionário é em si uma construção social atravessada pelo poder linguístico de construção de narrativas?! A primeira pergunta que ele deveria fazer é: por que a definição dicionarizada de “racismo” é essa atualmente?! Como foi sendo construída a noção atualmente dicionarizada de racismo?! Ela nos é suficiente para sustentar argumentos sobre o processo chamado racismo?! Dicionário é um ponto de chegada ou um ponto de partida numa discussão sobre racismo?! Ele partiu do pressuposto que o dicionário é uma verdade dada, inabalável! Kkkkkkk Ele não considerou que o dicionário é uma construção social!! A descrição do vídeo fala sobre “lugar de fala” no debate sobre determinado tema. Pois bem, a primeira coisa que deveria ser apresentado é justamente o lugar de fala dele: homem, branco, cis, líder religioso, religião de viés eurocentrica, assalariado, etc. Ohh no!!

  • @fabio.lous_

    @fabio.lous_

    2 жыл бұрын

    O comentário que tava querendo!!! Obrigado!! 🤗🤗

  • @isabelaferreira5245

    @isabelaferreira5245

    2 жыл бұрын

    Porque o dicionário usa a lógica e não a militância! Racismo é racismo e ponto final, não importa quem praticou ou quem sofreu!

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    @@isabelaferreira5245 claro o racismo contra branco e ele não ter uma vida padrão né? Ah ta

  • @jonasbarno8566

    @jonasbarno8566

    2 жыл бұрын

    Pois é, machismo, em sua essência, não tinha esse significado conotativo que tem hoje, mas as causas esquerdistas, digo, feministas, fizeram isso

  • @oneplayfire

    @oneplayfire

    2 жыл бұрын

    E foi aqui q vc transcendeu

  • @danielxlptyt
    @danielxlptyt Жыл бұрын

    Mano que dialogo calmo e bem informado quem me dera que os caras do Twitter conversassem assim

  • @larissamonteiro4170
    @larissamonteiro41702 жыл бұрын

    Homem, branco, pastor. Surpresa eu estaria se ele estivesse ocupando o lado oposto do debate.

  • @AnaSilva-ki2fb

    @AnaSilva-ki2fb

    2 жыл бұрын

    Poisé, isso se vê quando ele fala: sou a favor da meritocracia No outro minuto: Ah, um nasceu rico, o outro nasceu pobre, fazer oq a vida é injusta, eu tenho que correr mais atrás! Kkkkkk 🤷🤷

  • @edneymaria
    @edneymariaАй бұрын

    sofri racismo por ser branco, eles falam que odeia brancos, imagina se fosse falado isso para uma pessoa negra

  • @martinmacfly1621
    @martinmacfly16212 жыл бұрын

    Aproveito aqui pra deixar minha repudia. Pq só os Mixigenados falam em nome da raça negra? Cadê os verdadeiros Negros??

  • @bonitaschannel6077
    @bonitaschannel60772 жыл бұрын

    Por ver um PASTOR falar isso que eu me retirei da igreja. Muito dificil ver isso de um pastor…

  • @CleideSilva-lm1mq

    @CleideSilva-lm1mq

    2 жыл бұрын

    pois é, e assim cada vez mais me afasto de pessoas dessa religião, não pode ser coincidência tanta gnt dessa religião ser assim!

  • @umbeta

    @umbeta

    2 жыл бұрын

    @@CleideSilva-lm1mq a maioria das pessoas são ignorantes neste assunto. É necessário avaliar a classe intelectual dessa religião como um todo e não apenas casos específicos.

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    Eu também me afastei por conta da ignorância desses pastores e pelo fato de que, sempre no final do culto eu tinha que dar 💸 💰! Essas pessoas vivem em uma bolha!

  • @rodrigoandrade8121

    @rodrigoandrade8121

    2 жыл бұрын

    Digo o mesmo. Ainda falaram que me afastei de Deus, quando na verdade só me afastei desse núcleo tóxico.

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    @@rodrigoandrade8121 Eu tava indo na igreja buscar ajuda e pastor só me cobrando oferta. Kkkk

  • @gabriel_4njos
    @gabriel_4njos6 ай бұрын

    Pelo que percebi, pessoas estão querendo subverter o termo "rascimo" para o sentido do "racismo estrutural", pq assim não teria como questionar essa teoria pois seu significado estaria no dicionário, afinal, é com a lingua que podemos transmitir as ideias.

  • @semhistorianaotemfilme2945
    @semhistorianaotemfilme29452 жыл бұрын

    Racismo e um tratamento diferente. No Estados Unidos em muitos guetos há sim racismo de negros pra branco .

  • @hulkmagbr8652
    @hulkmagbr86522 жыл бұрын

    Pelo oq eu estudei quando algum grupo ou classe e defendido de mais o outro passa a não ter a mesma defesa, nisso pessoas lgbts são mais defendidas do que os heteros e a mesma coisa para os negros e brancos uma coisa bem chata o racismo tbm ocorre para os brancos mais a maioria das pessoas acha isso besteira ou ignora

  • @crisdru3952
    @crisdru3952 Жыл бұрын

    Minha bebe de 6 meses esta enternadac e uma das enfermeira se recusa a cuidar dela porque minha bebe e branca so e rasismo quando e com eles .Claro que nao deixei barato rascismo e rascismo e comigo nao tem vez não.

  • @vasosdapri
    @vasosdapri Жыл бұрын

    O que muitas pessoas sentem mas não querem assumir é inveja. Os sinais são claros: ofendem geralmente moças bonitas e cobiçadas, olham de cima a baixo com um olhar de desdém e proferem argumentos ofensivos a fim de denegrir a imagem da pessoa sem essa nunca ter feito nenhum mal a ela. Inveja por se sentir inferior, fora do tal padrão de perfeição que a própria pessoa negra acredita.

  • @elidiarasilva8221

    @elidiarasilva8221

    10 ай бұрын

    Não é inveja mas sim angústia e revolta por não estar fazendo nada de mal a ninguém e ter gente com xingamentos gratuitos a cores, previlegiando brancos. Então não é tão sobre os brancos mas sim sobre quem fica com discurso de ódio na internet por exemplo. Tem gosto por cor branca guarda para si ou chega nos brancos e elogia só para eles entre eles, mas quando começam a ser frios abertamente pela internet aí já não é uma escolha ou preferência e sim falta de respeito e de educação por estar agindo de propósito. E é racismo sim ou preconceito com negros.

  • @alexandregoncalves673

    @alexandregoncalves673

    10 ай бұрын

    Pois é... Nasci branco e o interessante que, tenho cinco décadas de morador de comunidade e NUNCA tive, nem vi NENHUM destes "privilégios" que tanto falam... A falta de humanidade de pessoas que fomentam o racismo e criam divisões é tão insana, que não conseguem raciocinar que, ninguém pediu para nascer com a cor, o gênero ou a classe social que nasceu... Mas é tão difícil raciocinar e entender isto...

  • @vasosdapri

    @vasosdapri

    10 ай бұрын

    @@elidiarasilva8221 o branco pobre não tem privilégio nenhum, sem falar que nem todo branco é bonito, tem muito branco feio. Os ingleses, por exemplo, são feios demais. O problema das pessoas são seus próprios complexos, isso vale para todo tipo de caso, gordos, magros, altos, baixos, feios, pobres, negros, homossexuais etc. Por serem alvo de preconceito criam uma aversão a quem não é igual a eles.

  • @LauraLaura-hl9fe

    @LauraLaura-hl9fe

    9 ай бұрын

    ​@@alexandregoncalves673também como branca nunca vi esses privilégios, só na. Internet que esses privilégios existem,na realidade nunca os vi😊

  • @rafaelbatista2133
    @rafaelbatista21332 жыл бұрын

    Eu acredito que sim, o racismo por brancos também existe, pois a definição de racismo e a raca ou quaisquer cor de pele, nao especifica apenas negros!

  • @Sr._.Arthur

    @Sr._.Arthur

    2 жыл бұрын

    Isso e algo tão simples de ser resolvido,concordo plenamente e olha q sou pardo/mestiço

  • @Igrejaresgatardepinda
    @Igrejaresgatardepinda2 жыл бұрын

    Agradeço grandemente o profissionalismo de todos que participaram da gravação. Além de serem excelentes profissionais, trataram-me super bem. Deus abençoe a todos.

  • @canalgnt

    @canalgnt

    2 жыл бұрын

    Nós é que agradecemos a sua presença. Esse diálogo é importantíssimo, obrigada por ter aceitado o convite!

  • @Igrejaresgatardepinda

    @Igrejaresgatardepinda

    2 жыл бұрын

    @@canalgnt Abraço a todos os envolvidos.

  • @volponi8907

    @volponi8907

    2 жыл бұрын

    Pastor obrigada por ser essa voz no deserto como sempre 🙏 Suas elucidações são simples e totalmente eloquentes como sempre. Deus abençoe 🙌

  • @fabio.lous_

    @fabio.lous_

    2 жыл бұрын

    Quais ensinamentos vc vai levar pra sua vida agora?

  • @fernandamendonca8591

    @fernandamendonca8591

    2 жыл бұрын

    Só o pastor pra me fazer ver este programa, este quadro é um exemplo claro que palavras bonitas podem enganar. Hoje não interessa o conceito e sim a interpretação.

  • @destsuspeito422
    @destsuspeito42210 ай бұрын

    Mas o certo não seria combater esse pensamento de uma possível superioridade que está se criando? Pq hoje pode não ser, mas e o amanhã? A inclusão tá se tornando cada vez mais comum, ou seja logo vamos estar iguais de certa forma, ou seja esses pensamentos de ódio não irão fomentar uma possível opressão? Se a galera branca se tornar igual ou menos da metade de pessoas empregadas vai ter cota pra brancos? Tem alguma política direta escrita de forma direta ligada a cor branca no Brasil? Pq um sistema de opressão seria estar na legislação, não existe mais, ou seja não séria mais um racismo estrutural e meramente social? São questões que nunca vão me responder, pq se responderem entraram em contradição.

  • @michelsilva4658
    @michelsilva4658 Жыл бұрын

    Que abordagem corajosa numa questão tão delicada nos dias de hj !

  • @L46O
    @L46O Жыл бұрын

    Não existe racismo reverso, racismo é racismo seja com qualquer raça, já sofri racismo por ser turco, tenho a pele extremamente branca mas traços turco, as pessoas precisam aprender o conceito de raças, não faz sentido colocar todo tipo negro como "raça negra" e todo tipo de branco "raça branca" é uma enorme estupidez pois está querendo disser que só existe duas raças na espécime, e quem estuda etnia e raça sabe que não, somos além da cor da pele, temos diversas abrangências nas nossas fisionomias.

  • @Thakahwhkansvd

    @Thakahwhkansvd

    Жыл бұрын

    Turcos têm traços fenotipicos que a sociedade automaticamente associa aos mulçumanos, e mulçumanos sofrem racismo por conta da sua cultura e etnia. O Branco, branco europeu, de traços finos e olhos claros, pele clara e cabelos claros não sofre racismo, justamente porque o sistema social é majoritariamente ocupado por eles, eles criaram o conceito de raça, e com isso o racismo, se colocaram como o topo das raças e as outras etnias como inferiores, eles criaram um sistema no qual eles são a elite, e por isso o racismo para eles é praticamente impossível. Porque uma pessoa só sofrer um tipo de preconceito não se iguala a um grupo racial inteiro sofrer preconceito

  • @rodrigopinda4278
    @rodrigopinda42782 жыл бұрын

    Aparentemente Racismo é o que a turminha do psol do video determina que é e fim de papo rs

  • @isabelaferreira5245

    @isabelaferreira5245

    2 жыл бұрын

    Você foi o que melhor entendeu kkkkk

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    Serto minion

  • @rodrigopinda4278

    @rodrigopinda4278

    2 жыл бұрын

    @@juanlima4634 Aiii paiiii paraaaaaa

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    @@rodrigopinda4278 sem argumentos né meu filho?

  • @rodrigopinda4278

    @rodrigopinda4278

    2 жыл бұрын

    @@juanlima4634 vc já fez seu pré julgamento, brincou ai e eu brinquei de volta, não tenho sobre o que argumentar, forte abs juanito

  • @PedroHBrossa
    @PedroHBrossa2 жыл бұрын

    Essa conversa é inútil. Eles têm definições diferentes da palavra "racismo", não tem como chegar a lugar algum se cada um ta falando de uma coisa.

  • @Igrejaresgatardepinda

    @Igrejaresgatardepinda

    2 жыл бұрын

    Eu me apeguei ao sentido etimológico da palavra, Pedro! Você está correto em seu comentário.

  • @guil1019

    @guil1019

    2 жыл бұрын

    Exato!

  • @bigatoraposa6475

    @bigatoraposa6475

    2 жыл бұрын

    Exato. Qdo vc n consegue enxergar pelo ponto de vista de quem esta debatendo com vc, fica dificil.

  • @salomesantana7075

    @salomesantana7075

    2 жыл бұрын

    Na mosca!

  • @cassiodels

    @cassiodels

    2 жыл бұрын

    Exato. Uma coisa que eu não entendo é pq raios os negros do vídeo tem problema em expandir esse conceito de racismo? Seria pq o crime ficaria menos grave? Para mim o efeito é o contrário: com os brancos entendendo que essa lei é para todos, a gente veria um cooperação muito maior em diminuir esses crimes ao invés de ficar nessa guerrinha ideológica.

  • @jacktsaibr
    @jacktsaibr2 жыл бұрын

    Espera então deixa eu ver se entendi. Racismo só existe se for contra negro. É essa a lei? O crime de racismo é exclusivo para negros. Injustiças ou violência contra índios, chineses, indianos, latinos ou qqer outra etnia motivada pela cor da pele, são algo individual, são ofensas comuns, não é racismo. É isso? É assim que está escrito na nossa lei?

  • @Gabriel_1910

    @Gabriel_1910

    2 жыл бұрын

    Infelizmente esse tipo de pensamento está crescendo mais e mais.

  • @carolinaseo8263

    @carolinaseo8263

    2 жыл бұрын

    Latino não é etnia, é nacionalidade, pessoas brancas, indígenas, asiáticas tbm podem ser latinas por justa causa. Racismo não existe com brancos, mas não existe só com negros.

  • @Gabriel_1910

    @Gabriel_1910

    2 жыл бұрын

    @@carolinaseo8263 Racismo existe sim contra brancos, mas é claro, não é nada comparado aos outros, racismo é um preconceito contra etnias, brancos não tem etnia? Pelo amor né, negar esse fato já é uma forma de racismo.

  • @slafazparte

    @slafazparte

    Жыл бұрын

    @@carolinaseo8263 milhares d albinos já foram mortos na África pela sua cor, mas claro que n é racismo, n é? Como você diz

  • @carolinaseo8263

    @carolinaseo8263

    Жыл бұрын

    @@slafazparte albinos africanos são da mesma etnia das pessoas pretas de lá, eles não são brancos em uma questão étnica, só a cor da pele deles é branca por um problema genético, eu acredito que vc saiba disso.

  • @joseferoliveira8274
    @joseferoliveira827411 ай бұрын

    Nasci na vila na miséria aqui tem Branco negro japonês alemão e todo mundo é igual miseravelmente, e poucos de nós vao conseguir tem um emprego descente mas nao pela cor, mas pela dificuldade que é estudar trabalhar e concorrer com quem só estuda anda de carro e dorme 9h

  • @paulagoncalves319
    @paulagoncalves3192 жыл бұрын

    A gente muda o nome e diz que não é racismo , mesmo usando os mesmo modos ?

  • @isabelaferreira5245

    @isabelaferreira5245

    2 жыл бұрын

    Exatamente, "mesmo que você pratique um crime será inocente porque a sociedade o eximiu da culpa"...

  • @Yunque2009
    @Yunque20092 жыл бұрын

    "Meu sogro é bem negro" foi a cereja do bolo do racismo. (13:20).

  • @lucassoares7105

    @lucassoares7105

    2 жыл бұрын

    Ele só disse que o sogro é negro e por isso um dos filhos puxou o lado da família da mãe. O que há de racismo nisso? Dizer que o sogro é negro? Não entendi

  • @Yunque2009

    @Yunque2009

    2 жыл бұрын

    @@lucassoares7105 então Lucas, é questão de semântica, de sentido e significado das palavras. Bastava ele ter dito que o sogro é negro ou de tom escuro de pele. Não existe "bem" negro no sentido de intensidade do tom de pele. Negro é negro, simplesmente. Quando ele usa o "bem" como intensidade, fica evidente a necessidade de justificar a origem da cor parda do filho e não de sua ancestralidade africana Busque pelo conceito de colorismo.

  • @lucassoares7105

    @lucassoares7105

    2 жыл бұрын

    @@Yunque2009 Entendi

  • @lou2574

    @lou2574

    2 жыл бұрын

    @@Yunque2009 Bem negro quer dizer negro retinto. Nem todo negro é retinto. Não entendi porque polemizar isso.

  • @Yunque2009

    @Yunque2009

    2 жыл бұрын

    @@lou2574 sim, eu sei. Por isso ele deveria ter usado o termo retinto, já que o termo negro implica um espectro de tons que vão do mais claro ao mais escuro e sabe-se que quanto mais escuro o tom de pele , maior a exclusão, etc.

  • @alanknine
    @alanknine Жыл бұрын

    Somos todos iguais na chegada e na partida. Bom conteúdo, espero que um dia a raça humana, esteja em harmonia e paz, sempre pronta a ajudar o próximo.

  • @jessieserpa1752
    @jessieserpa17522 жыл бұрын

    A pessoa quer acreditar por estatisticas, e mal conhecem a historia do mundo, todas as etnias sofreram, fingir que isso não aconteceu um é absusurdo, mesma coisa existem mais cristãos do que hinduistas, e dizer que o seu deus é o verdadeiro e do outro não.

  • @ladyanncosplayer
    @ladyanncosplayer2 жыл бұрын

    Só pensão nós Negros e brancos! E quanto aos índios e Asiáticos? Estão sempre sendo deixados de lado nesse assunto!

  • @juanlima4634

    @juanlima4634

    2 жыл бұрын

    Tem no gnt só procurar

  • @guil1019

    @guil1019

    2 жыл бұрын

    Índios e asiáticos não fazem parte da cartilha do debate sobre racismo

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    asiáticos e indígenas também sofrem racismo, assim como pessas pretas, que são as mais afetadas por esse preconceito com, mas pessoas brancas não sofrem e nunca vão sofrer

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    @@guil1019 na verdade fazem sim, o racismo afeta asiáticos e indígenas, assim como pessoas pretas, racismo é o ódio/preconceito por pessoas de etnias que não sejam da branca, ou seja, pretos, mestiços, asiáticos, indianos, indígenas, árabes, etc ....

  • @guil1019

    @guil1019

    2 жыл бұрын

    @@GustavoSantos-ch3zj Mas a militância é só para negro, de resto tratam no máximo como xenofobia. Isso é fato

  • @josekopczynski5950
    @josekopczynski5950 Жыл бұрын

    Infelizmente esse é um assunto politicamente impregnado com leis com finalidade exclusiva e para ser ferramenta de manobra, é por mais que exista razão real sobre o assunto e impossível entrar em um consenso com pessoas que não pensam no coletivo, e é por isso que esse problema só tende a piorar, e aquela história de piloto de corrida, "se houver um obstáculo na pista sempre foque numa saída, pois se o foco for no obstáculo é para lá que irá",e parece que muitos preferem o obstáculo e não a saída!!!

  • @josefinataty3167
    @josefinataty3167 Жыл бұрын

    Sim?

  • @SemRotulagem
    @SemRotulagem2 жыл бұрын

    Essas conversas sobre pautas raciais são sempre a mesma coisa. As pessoas sempre vão descordar e nunca consideram a possibilidade de mudarem suas nuances de opinião. Parece mais uma batalha de razão.

  • @bakuchikukosoku2819
    @bakuchikukosoku28192 жыл бұрын

    Quanto mais eu ouvia os entrevistados, mais eu dizia "isso é racismo. num é possível, vc está praticando pra 'fundamentar' o próprio argumento, vc num tá se ouvindo?!".

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    Exatamente isso. Negar o direito de alguém dizer q sofrer racismo já é por si só uma atitude racista.

  • @paulagoncalves319
    @paulagoncalves3192 жыл бұрын

    Pastor 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Igrejaresgatardepinda

    @Igrejaresgatardepinda

    2 жыл бұрын

    Obrigado, Paula!

  • @ygorfenandes1478
    @ygorfenandes14782 жыл бұрын

    "Se tem pessoas negras te servindo e você não se sente incomodado você está sendo racista" WTF kskskskskksksk

  • @luccacosta3672

    @luccacosta3672

    2 жыл бұрын

    Óbvio q está!!! simplesmente pq a sua volta os cargos mais baixos estão sendo ocupados por negros,o mecanismo do racismo está funcionando, e você não nem está nem aí, está violando sua consciência por conveniência,vendo uma injustiça e se fznd de cego,ou seja está contribuindo para o racismo, no chamada "pacto narciso", um silêncio que a branquitude faz para não assumir seus privilégios e então pesarem sua consciência. o Famoso não é o meu q tá na reta,então nem ligo.

  • @flagelourbano-sambala4501
    @flagelourbano-sambala45012 жыл бұрын

    Nunca vi uma conversa tão profunda em toda minha vida...a honestidade e frontalidade da Sra. Renata Moraes foram ainda mais profundas por ela ser branca e privilegiada pelo sistema.

  • @nelsoncintra
    @nelsoncintra2 жыл бұрын

    Acho que está faltando na humanidade, é amor ao próximo! Todos somos seres humanos independente de raça, credo ou cor

  • @renatacristinamendes932
    @renatacristinamendes9322 жыл бұрын

    Nossa q debate lindo, preciso é necessário! Parabéns a todos e principalmente à advogada negra q arrasou no conhecimento e argumento!👏🏾👏🏾

  • @moniquepradro

    @moniquepradro

    2 жыл бұрын

    Obrigada!

  • @trollnoinhado.anti_femboy

    @trollnoinhado.anti_femboy

    2 жыл бұрын

    @@moniquepradro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @trollnoinhado.anti_femboy

    @trollnoinhado.anti_femboy

    2 жыл бұрын

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    @@moniquepradro Parabéns vc é maravilhosa!

  • @TheMagnas2

    @TheMagnas2

    2 жыл бұрын

    @@trollnoinhado.anti_femboy Tá rindo do que fale news.

  • @rosianepereira2289
    @rosianepereira22892 жыл бұрын

    Em períodos antigos, sociedades antigas a existência da escravidão se deu não pelo fator raça, mas pelo fator de conflitos, guerras, endividamento.

  • @jerrynhodapesada8780

    @jerrynhodapesada8780

    2 жыл бұрын

    Com exeção dos portuga, porque os costumes racistas vieram praticamente deles

  • @guilhermedeoliveiragomes2697
    @guilhermedeoliveiragomes26972 жыл бұрын

    O próprio significado da palavra "Racismo" já diz que é a discriminação de alguma raça, discordo em dizer que os brancos não sofrem preconceito racial, embora a maioria das pessoas que sofrem com isso são negras, já tiveram casos de preconceito contra brancos também

  • @marialauramarques927

    @marialauramarques927

    2 жыл бұрын

    exatamente branco sofre preconceito e não RACISMO👍🏽☺️

  • @Hithere-dl2cx

    @Hithere-dl2cx

    2 жыл бұрын

    Ia zuar mas vc nem sabe a diferença entre preconceito e racismo... Negros podem ser racistas com asiáticos, indígenas... Mas ser branco nunca foi visto como algo ruim, ser branco é estar no topo da beleza, brancos podem sofrer preconceito, racismo não.

  • @guilhermedeoliveiragomes2697

    @guilhermedeoliveiragomes2697

    2 жыл бұрын

    @@Hithere-dl2cx E qual ponto você quer chegar com essa "diferença" entre racismo e preconceito?, RACIsmo

  • @danielagomes3149

    @danielagomes3149

    2 жыл бұрын

    @@marialauramarques927 É muito alienada mesmo. É nisso que dá ser esquerdista.

  • @GustavoSantos-ch3zj

    @GustavoSantos-ch3zj

    2 жыл бұрын

    como uma pessoa branca vai sofrer racismo sendo que os próprios brancos criaram racismo? não são julgados pela cor de pele e pela beleza, até porque o padrão que a sociedade impõe é sempre: pele clara, cabelo liso/loiro e olhos claros, não são perseguida e vigiados em lojas, por acharem que vão roubar agora, não foram escravizados por mais de 300 anos, e ainda são a maioria rica e privilegiado do Brasil, sem falar que uma pessoa preta morre a cada 23 minutos no Brasil, onde que isso acontece com branco? nunca vi, porque racismo reverso não existe.

  • @licieteoliveira5133
    @licieteoliveira5133 Жыл бұрын

    Olha eu também concordo com ele porque já vi uma moça negra dizer que não gosta de gente branca mas eu tenho um filho negro e defeito ele

  • @sarar9918
    @sarar99182 жыл бұрын

    aqui vai meu desabafo, eu já sofri preconceito ao entrar em uma loja de cosméticos, eu sou branca, minha família tem pessoas negras, afinal o brasil é uma mistura, eu sou pobre e já entrei até arrumada mas dava pra vê minha cara de ''pobre'' pq eu era bem magra e desnutrida, uma mulher me vigiava dava pra perceber, me senti desconfortável mas não sei se posso bem chamar de racismo, de qualquer forma é horrível sofrer isso. em um emprego também fui chamada de ''bebezinha'' (a maioria pardos) mas brancos também, foram preconceituosos comigo pelo meu rosto europeu delicado, uma aparência já racista que todo brasileiro tem, branco é riquinho e bonito padrão capa de revista e automaticamente sinalizando que o preto é pobre e ''feio'' pelas suas características negroides (quantos negros com suas características você viu em revista? pode ter certeza que foi mais brancos, foi a isso que me refiro) pra mim isso é reflexo, então me diminuiam o meu trabalho como se eu fosse menos, como se eu fosse uma branquinha padrão que tem a vida feita, sendo que vim da mesma merda, da pobreza extrema de passar muita fome, sei que sou exceção a maioria é branco com traços característicos negros, pela miscigenação, enfim, isso me atrapalhou muito e acabei saindo do emprego, fiquei poucos dias pois me senti muito ofendida, as vezes queria ser diferente, não ter esse reflexo padrão, o racismo é ruim pra todos, posso não ter sofrido racismo mas isso é reflexo de que isso faz mal em toda a sociedade e até negros se colocam em posição inferior pois todo o território brasileiro está enraizado o racismo, desculpem-me se falei algo errado ou que pareceu ofensivo foi apenas minha forma de expressar. de antemão não quero parecer que sofri mais que um negro sei que o percentual no brasil é maior, mas é por ter pessoas negras na minha família que me faz pensar que até seria melhor se eu tivesse nascido negra(não pq eu gostaria de sofrer mais e sim porque eu ia me sentir encaixada em uma etnia tão forte e expressiva, porque para mim que sou exceção o branquinho padrão não quer ser meu amigo porque sou branca pobre e o negro por muitas vezes não vai se identificar comigo porque não tenho a mesma cor que ele logo não tenho a mesma luta, então acaba que fico de escanteio. então pra quem está no meu lugar é sofrer sem reclamar, é como se eu estivesse pagando pelos brancos antepassados da minha família.

  • @MarlonDecarvalho1

    @MarlonDecarvalho1

    2 жыл бұрын

    Gostaria de falar com vc por whatsapp. Teria como?

  • @priscilaazzaro1118

    @priscilaazzaro1118

    Жыл бұрын

    Eu Tenho Orgulho De Ser Uma Branca Do Cabelo Cacheado E Escuro E Eu Não Nego Minha Raíz Miscigenada...Eu Particularmente Prefiro Me Relacionar Com Um Cara Branco Do Peito Peludo Que Me Aceite Do Jeito Que Eu Sou

  • @leidianemedeiros1098
    @leidianemedeiros10982 жыл бұрын

    Não sei bem sobre a questão de cotas. Mas Acho que não necessariamente deveria ser somente para negros. Mas também para escola pública. Pois a escola pública de má qualidade é para os pobres. Enquanto as universidades públicas é para os mais abastados financeiramente. A maioria que está na Universidade pública sãos os filhos da escola privada com melhor ensino.

  • @samirinha_yt
    @samirinha_yt Жыл бұрын

    Eu sou muito branca pq eu tenho sangue de alemão já fui chamada de "sem cor" por umas meninas morenas tipo negras eu fiquei com auto estima pra baixo

  • @calebgrund5904

    @calebgrund5904

    Жыл бұрын

    Força guerreira! Ser chamada de branca alemã deve ter sido humilhante 🥲

  • @samirinha_yt

    @samirinha_yt

    Жыл бұрын

    @@calebgrund5904 elas. Me chamo de *sem cor* e pq eu sou muito branca mesmo

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@calebgrund5904 No toba dos outros é refresco. O amor venceu mesmo.

  • @mariajose85751

    @mariajose85751

    Жыл бұрын

    @@samirinha_yt q tristeza, sofreu muito

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@mariajose85751 no toba dos outros é refresco né?

  • @gloriaoliveira3390
    @gloriaoliveira33902 жыл бұрын

    Muito Bom! Nossa, que debate potente, que venham outros, repetir, repetir até modificar!!

  • @lin_park6758
    @lin_park67582 жыл бұрын

    GNT, hoje na sala de aula estávamos abordando um assunto político, e quando não concordei com meu colega negro, ele se virou e me disse " cala boca você é branca, você não tem opinião." Oque seria isso? Preconceito racial?.

  • @dixfonsecasilvanna

    @dixfonsecasilvanna

    2 жыл бұрын

    O fato do seu colega excluir o seu direito de opinião por ser branco, sem dúvidas foi sim uma forma nítida de preconceito. A depender do nível do assunto, talvez ele sinta que não tenha propriedade para falar do assunto justamente por não ser atingido pelo mesmo...

  • @vibracaoazul4377

    @vibracaoazul4377

    2 жыл бұрын

    @@dixfonsecasilvanna ñ justifica,foi racismo e pronto

  • @alexandregoncalves673

    @alexandregoncalves673

    10 ай бұрын

    Nestes casos não vêem "racismo", acham graça e mandam nós "procurar um psicólogo"... Isso é brasil...

  • @amandameneghetti1
    @amandameneghetti1 Жыл бұрын

    Muitos argumentos dos dois lados, mas.. Não querer aceitar algo mesmo que o fato esta sendo mostrado ou dito, deixa de ser ignorância e passa a ser arrogância. Perde toda a credibilidade na argumentação, pois mostra que o mesmo não possui argumentos para contradizer. Contratar apenas Negros não é racismo, disse ela, mas se ele perguntar se contratar apenas brancos é racismo, ela dirá que sim! ou sejá. Não há porque continuar um debate onde a pessoa não aceita o fato e justifica com lindas palavras para parecer correto. Sim!! Existe racismo aos brancos, não é Reverso pois não estou comparando a nenhuma outra cor de pele! Sou loira dos olhos claros e pele clara e sofri muito quando pequena por isso, pois era considerada bonita demais, as meninas tinham inveja, e mesmo que muitos pensem que ser bonito é algo bom, não é quanto existe inveja! Por muito tempo deixei de me arrumar por isso e me afetou psicologicamente, mas mesmo falando de tudo isso, ainda existem aqueles que dirão que foi um caso a parte e que estou reclamando de boca cheia! A grama do vizinho é sempre mais verde, a não ser que você comece a ver a sua de verdade! Hoje sou muito bem resolvida e sim, sou loira com pele clara com muito orgulho! Não tenho preconceito e não sofro mais, porque decido ignorar todos os comentários racistas! A realidade que muitos esquecem é que o racismo não esta em quem diz e sim em quem escuta. Levei muitos anos para entender e aprender!

  • @esterflorencio844
    @esterflorencio8442 жыл бұрын

    A definição de racismo dele tá certo ue

  • @ortografiadecadente7638
    @ortografiadecadente7638 Жыл бұрын

    É lamentável quando as cartas já estão marcadas para derrubar as falas do pastor, quando na verdade ambas ideias poderiam complementar-se . Os três debatentes vieram para terem a última palavra contra o pastor. Se houvessem a união , sem a mancha da ideologia da direita e esquerda, para pautas importante para país , seria edificante de fato.

  • @lucastro1314
    @lucastro1314 Жыл бұрын

    Realmente racismo reverso não existe. Racismo é julgar alguém pela raça, e não por ela ser negra.

  • @Renan-fz5mp

    @Renan-fz5mp

    Жыл бұрын

    Vai estudar história

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@Renan-fz5mp Sempre o famoso "Vai estudar", mas no fundo não apresentam nenhum argumento. Justamente porque sabem que não tem argumentos suficientes. O "Vai estudar" é o novo " A Roupa nova do imperador" (procure que vai entender) ... é uma falácia pra tentar apresentar algo que não existe.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@Renan-fz5mp Pra tudo na vida precisa de argumento. Já que você não quer apresentar argumentos(será que tem algum mesmo?). Eu apresento os meus aqui. Você citou história e nessa parte eu concordo com você, escravidão foi terrível e ninguém deveria ter que passar por isso, porém analisando os fatos atuais, isso não se sustenta no dia de hoje, até pq o racismo é o preconceito de raça(etimologia: raça+ismos) e não preconceito contra negros. Então vc citou história, eu cito abaixo a definição do dicionário, a legislação e a própria etimologa da palavra que são coisas factuais, ou seja, podem ser pesquisadas e comprovadas. Fatos (podem pesquisar à vontade): 1. Lei 7.716 "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." => A lei é justa e diz explicitamente que o racismo é independente da cor de pele. 2. Dicionário Michaelis "Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior. " => Pode-se notar o uso da palavra "geralmente" porque indica que o preconceito é geralmente contra raças inferiores, mas que não quer dizer que não possa vir a ocorrer com outras raças. 3. Etimologia da palavra (Formação da palavra) "Origem da palavra racismo: A palavra racismo deriva da junção da palavra "raça", derivada do italiano "razza", e do sufixo -ismo." => Oras a própria formação da palavra já nos indica que o racismo é um preconceito com raça, não há nenhuma indicação que seja exclusivamente contra negros ou pretos, se fosse assim haveria a palavra negrismo ou uma palavra que fosse apenas para esses casos. Muita gente vai chegar e falar "Mas dicionário??" Ué, o dicionário não é usado nas escolas até hoje pra educar? Se for assim devemos banir os dicionários das escolas além do ensino da lei que é bastante clara?

  • @silvapgf

    @silvapgf

    Жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 ele manda vcs estudarem pq vcs nem sequer se deram trabalho de ouvir o que a advogada falou. É fácil ser branco por isso, "foda-se o que são as coisas o que eu acho é que importa"

  • @silvapgf

    @silvapgf

    Жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 não só a advogada, todo mundo q confrontou o cara e adivinha a quem vcs dão ouvidos?

  • @pagopramebeijar7342
    @pagopramebeijar734210 ай бұрын

    Ela simplesmente disse que o dicionario estava errado kk

  • @sebastiaohenriqueissa223
    @sebastiaohenriqueissa2232 жыл бұрын

    Não há meritocracia sem equidade social, para todos poderem competir em igualdade é necessário igualdade de condições!

  • @crisleone2660

    @crisleone2660

    2 жыл бұрын

    É ...GOSTARIA DE ENTENDER PORQUE FILHOS DE PEDREIROS E LAVADEIRAS ETC...QUE ESTUDAM APLICADAMENTE VENCEM NA VIDA,SAEM DO PAÍS E OUTROS QUE NÃO SE ESFORÇAM APENAS VIVEM DE MIMI AH...EU SOU POBRE E PRETO...AH EU SOU DISCRIMINADO E NÃO CHEGA HA LUGAR NENHUM!O QUE SERÁ ISTO HEIN ...🤨🤨🤨

  • @cristianemarinho7227

    @cristianemarinho7227

    Жыл бұрын

    👏👏👏

  • @marinalemos6217
    @marinalemos6217 Жыл бұрын

    Acho q pela terminologia "racismo" é quase impossível de dizer q não aconteceria com um branco. Ou teria q ter outra palavra pq na verdade seria significado é muito mais específico.

  • @ProfessorMarceloOliveira

    @ProfessorMarceloOliveira

    Жыл бұрын

    Concordo que olhando o significado da palavra não da pra afirmar que é impossível de acontecer. com brancos. A grande questão é saber se isso de fato é um problema real da sociedade. Não acredito que tenham brancos sendo impedidos de entrar em estabelecimentos, sendo mortos por policiais sem nenhuma justificativa cabível, dentre inúmeros outros casos reais. Os casos de "racismo inverso" são sempre uns casos de alguém xingou alguém. Quem dera o racismo contra o negro fosse somente xingamentos.

  • @augustolourenco7623

    @augustolourenco7623

    Жыл бұрын

    @@ProfessorMarceloOliveira Então pra você a raça que sofre mais pode usar a palavra racismo, é isso?

  • @Renan-fz5mp

    @Renan-fz5mp

    Жыл бұрын

    @@augustolourenco7623 O racismo está diretamente ligado a cor negra sim. Não sei se você sabe,mas foram séculos de escravidão, e não se via brancos sendo escravizados, apenas negros e pardos. E dizer hoje que o branco sofre racismo, e rir da cara da história.

  • @mirasilenthill3348
    @mirasilenthill33482 жыл бұрын

    O debate está sendo bom. Assisti 11 minutos. Mas você podia ter usado o argumento do "e se fosse o contrário?" como no exemplo da Magazine Luiza. Vc bem q podia ter falado: "e se a Magalu tivesse dito que contrataria apenas brancos para sua empresa, seria racismo?". Mas tudo bem, o debate está sendo produtivo.

  • @basscarlos
    @basscarlos Жыл бұрын

    Racismo é contra qualquer cor. Não tem cor específica.

  • @weberianobrasil4406
    @weberianobrasil4406 Жыл бұрын

    Discordo desses pós modernistas e concordo com o pastor quanto a definição de racismo. Concordo com os adversários do pastor sobre as ações afirmativas.

Келесі