QUESTÕES ENTRE A PSICANÁLISE E O DSM | CHRISTIAN DUNKER

Consulte os cursos no site da Casa do Saber: www.casadosaber.com.br/
Inscreva-se no canal - smarturl.it/CasadoSaber
Vídeos novos terças e quintas às 10h.
Para contratar um dos professores da Casa do Saber como palestrante, envie um e-mail para eventos@casadosaber.com.br

Пікірлер: 156

  • @yagomassuchetto1813
    @yagomassuchetto18138 ай бұрын

    Que maestria no assunto com extrema assertividade e ainda reforça: “Não é uma guerra entre psicanálise e psiquiatria, nós estamos juntos para cuidar das pessoas e enfrentar essa inflação do sofrimento mental.”

  • @mateusgoncalves3851
    @mateusgoncalves3851 Жыл бұрын

    O Dunker foi tão claro nessa exposição! Vale a pena conferir também o livro Por que a Psicanálise?, da autora francesa Elisabeth Roudinesco. Ela traz uma discussão bastante pertinente sobre essa questão da medicalização.

  • @AndraValladares
    @AndraValladares Жыл бұрын

    Excelente exposição. Os medicamentos têm sua importância em determinados momentos, contudo, os transtornos mentais não podem ser vistos, restritivamente, apenas como questão “física”. Com exceção das doenças mentais hereditárias, grande parte dos transtornos mentais são “sintomas” ou “efeitos”, não é razoável tentar tratar os efeitos sem dar nenhuma atenção à CAUSA dos problemas, ou não haverá a CURA. Os medicamentos não devem ser considerados “tábua de salvação”, e sim, equiparados a “muletas”, ou seja, devem ser utilizados enquanto houver necessidade. A cura efetiva só ocorre com a mudança de padrões mentais/emocionais que gerem mudança de atitude, e a contribuição da psicanálise/psicoterapia neste sentido é indiscutível. Por outro lado, grande parte das pesquisas que servem de base para esses “manuais” são realizadas e financiadas, pela indústria farmacêutica que não está nem um pouco interessada na “cura” dos transtornos mentais. Obviamente, para quem visa apenas o lucro, quanto maior o número de pessoas dependentes de medicamentos, achando que essa é a única saída, melhor...

  • @thaizlopez
    @thaizlopez5 жыл бұрын

    Christian, você é muito lindo. Uma pessoa maravilhosa! Sou apaixonada ♥️

  • @josecarlosteixeiradecamarg8643
    @josecarlosteixeiradecamarg86436 жыл бұрын

    Muito bom!!!

  • @magiclibrary2024
    @magiclibrary2024 Жыл бұрын

    Genial! Tudo o que eu penso. Obrigada pelas palavras.

  • @CaAlves-o1i
    @CaAlves-o1i5 ай бұрын

    Cada aula um grande aprendizado..

  • @moacirmartins5124
    @moacirmartins51242 жыл бұрын

    Excelente muito obrigado

  • @aspujol
    @aspujol4 ай бұрын

    Muito assertivo, parabéns professor.

  • @leandrodemoraes1
    @leandrodemoraes13 жыл бұрын

    Excelente a conversa. Muito bom. Faz muito sentido.

  • @thais_guimaraes
    @thais_guimaraes7 жыл бұрын

    Perfeito!

  • @yuri.exe00
    @yuri.exe007 жыл бұрын

    Excelente vídeo!

  • @gersomferreira7626
    @gersomferreira76267 жыл бұрын

    Ainda temos muito o que pensar e tanto à descobrir.

  • @mariamercedes3422
    @mariamercedes34227 жыл бұрын

    Show!!

  • @racg3878
    @racg38787 жыл бұрын

    Ótimo 👏👏

  • @marciamarquesbezerra3914
    @marciamarquesbezerra39142 ай бұрын

    Professor somos gratos e precisamos estar muito mais atentos aos sofrimentos do ser humano, pois a negação, só faz agravar, afinal o ser humano tem resiliência, tem capacidade de enfrentar o sofrimento, e o tratamento pela palavra é algo real e valioso. O remédio tem seu papel, mas jamais deve suplantar a capacidade do ser humano de se responsabilizar por suas escolhas, decisões e de buscar cura.

  • @felixfernandoelvaspequeno1933
    @felixfernandoelvaspequeno19337 жыл бұрын

    Dunker, mais uma bela aula para mim, das muitas que assisti e assisto no KZread "Falando nisso". Não me canso de admirar sua singularidade, ousadia e coragem na sua fala neste vídeo. Já tentaram muitas vezes calar a psicanálise, inutilmente , pois ela é uma PESTE fundamental para fazermos o percurso até nossas angustias, que ao meu ver são as causas de todos os nossos sintomas (Transtornos mentais ). Abraço afetuoso!

  • @recepcao8486
    @recepcao84865 жыл бұрын

    Devemos ser muito responsáveis com nossos comentários públicos e deixar briguinhas de comadre de lado uma vez que leigos podem não procurar ajuda em função disso.

  • @karendannenhauer7984
    @karendannenhauer7984 Жыл бұрын

    Muito bom

  • @bipolaridadecia.bipolarida1783
    @bipolaridadecia.bipolarida17836 жыл бұрын

    Sou paciente, pisiquiatrico sou bipolar pisicotico me tratei 7 anos com meu pisiquiatra particular que e muito bom,mais eu sempre tive em mente que as causas das doenças mentais, são de cunho vivencia a acontecimentos Claro casos e casos um esquizofrênico surtado precisará de injeções antipissicoticas,a ligação neurotramissores em comportamento e o impulso mais esse impulso tem um histórico, Como disse vivência fhash back na mente,se for negativo sempre impulsionará pro MAL, meu pisiquiatra ,sempre falou ser balela a terapia nunca fiz me fez falta todo mundo precisa conversar um casal quando chegam em casa,a esposa conta o dia pro marido ,as redes socias estão ai como divã! Freud em seus estudos mencionou um paciente pisicotico na qual não avia reversão anos conversando e Freud, constatou o paciente com a pisicose em ter pensado que as meninas nao tinham (pipi) Com certeza o Dr Christian Dunker ,esta certo pisiquiatria e pisicanalise trabalhar junto em prou do paciente.

  • @Vincent-tn7ut
    @Vincent-tn7ut7 ай бұрын

    Grande parte tudo fruto da pressa.

  • @isabellaorcioli6636
    @isabellaorcioli66363 жыл бұрын

    Incrível!! Muito obrigada Christian!! Gostaria de saber se é possível indicar referências bibliográficas sobre este tema em específico - DSM e Psicanálise - pois estou fazendo uma pesquisa exatamente sobre isso! Obrigada!

  • @irisdemetriosfyrigos7147
    @irisdemetriosfyrigos71477 жыл бұрын

    Muito importante este debate e concordo que necessita falar mais a respeito para desmistificações. Pessoalmente, eu trabalho muitas vezes me guiando pelo CID 10 e o DSM para os casos de psicopatologias severas e francamente, me ajuda muito com a formatação do psicodiagnóstico. Estou inclusive realizando minha pós atual em Psicopatologia Psicanalítica com base guia pelo DSM V. Eu penso e ouço meu paciente sob a orientação psicanalítica do inconsciente, o simbolismo, as fantasias, transferência, resistência, pulsões e as estruturas de personalidade, e não encontro inconvenientes com o DSM. Sem dúvidas que Freud merece o título de Pai, no entanto, muito se caminhou para a própria psicanálise e a teoria da sexualidade freudiana pode certamente ser contestada em seu absolutismo sem que com isso, a psicanálise seja ameaçada enquanto prática e tratamento, e nem mesmo, excluída ou expulsa. Bem, muito a debater.

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    Este artigo sobre a Psicanálise e o DSM, que publiquei em uma revista científica, talvez possa ajudar: www.psicopatologiafundamental.org/uploads/files/revistas/volume14/n4/a_critica_psicanalitica_do_dsmiv_breve_historia_do_casamento_psicopatologico_entre_psicanalise_e_psiquiatria.pdf

  • @irisdemetriosfyrigos7147

    @irisdemetriosfyrigos7147

    7 жыл бұрын

    Agradeço o artigo e é claro, sempre importante entender o contexto histórico para perceber o entorno, mas ainda assim, eu especialmente, não leio o DSM desse ponto de vista, apenas médico ou normativo e regulador. Me é um guia e entendo coerência na minha prática. Em outra oportunidade, enquanto, este debate estiver aberto aqui, voltarei citando autorias bastante contemporâneas que venho estudando.

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    Legal! Manda pra mim.

  • @user-zp7gm6lk3b

    @user-zp7gm6lk3b

    2 жыл бұрын

    Perfeito! O "diagnóstico" é dinâmico e criativo. Ou seja, nada é fixo!

  • @andreamoniz9026
    @andreamoniz9026 Жыл бұрын

    A palavra.

  • @fairujafateha4871
    @fairujafateha48717 жыл бұрын

    O DSM V como um compêndio interessante, entretanto a amplitude das categorias e critérios é um claro convite à patologização do ser, destituindo-o da sua subjetivadade, enfim da sua singularidade. Excelente aula, professor Dunker!

  • @recepcao8486

    @recepcao8486

    5 жыл бұрын

    Fairuja, sinto muito mas sua opinião está equivocada. O DSM surgiu na psiquiatria que é uma especialidade médica e portanto tem que seguir o modelo saúde - doença e também porque foca nas manifestações neurológicas do sofrimento humano. Só psiquiatras muito ruins acreditam que o paciente se resume a sua doença e que todos a experimentam da mesma forma. Atenção aos seu comentários pois pode estimular pessoas que realmente precisam de Psico fármacos como esquizofrênicos a abandonarem o tratamento. Além disso bons psiquiatras aceitam a importância da psicoterapia. Abraço.

  • @aidapaiva195
    @aidapaiva1954 жыл бұрын

    Querido Dunker, eu só conhecia o CID eu não sabia do DSM. No CID eu sou F-20. Não sei o que esse número significa mas é o que vejo nos meus laudos. Sabe Dunker se a fala não curasse as pessoas os pacientes não procuravam ajuda pra conversar com os psicólogos e não buscassem ajuda nos amigos de tratamento. Dizer, falar, contar, narrar, tudo isso provoca mudanças internas significativas, tudo isso promove novas formas de ver o mundo e a nossa vida, está certo que existem idas e vindas mas que com certeza quando fazemos tratamento ficamos mais saudáveis em saúde mental.

  • @user-zp7gm6lk3b

    @user-zp7gm6lk3b

    2 жыл бұрын

    Oxe... conhece o CID ao invés do DSM e sabe até o seu F!!!! Como assim... você conhece mesmo o CID???? Quer dizer... quem te deu esse diagnóstico (F-20)? 🧐🤔 (Juro que não entendi nada!!!!)

  • @aidapaiva195

    @aidapaiva195

    2 жыл бұрын

    Eu sei qual é meu CID mas não li a respeito do meu CID. Sei que tenho Psicose Esquizofrênica Paranoide e entendo quais são as características desse problema.

  • @vitoriadias2422
    @vitoriadias24224 ай бұрын

    Quem veio pela unisuam???

  • @joaoc3334
    @joaoc33346 жыл бұрын

    Recomendaçoes recentes da APA sobre psicoterapia. Vou destacar 2 pontos: 1) O vínculo é mais importante que a abordagem 2) Não encerrar tratamento antes do término. A Psicanálise está na arte de ouvir e compreender enquanto outras de sugestionar. Isso promove um vínculo melhor já que os pacientes se sentem compreendidos. Em psicanálise os tratamentos nao possuem tempo determinado e os efeitos parecem mais duradouros. societyforpsychotherapy.org/evidence-based-therapy-relationships/

  • @recepcao8486
    @recepcao84865 жыл бұрын

    É uma lástima ver discussões tão mesquinhas. Sou psiquiatra e percebo os méritos óbvios da psicofarmacologia mas também sou um apaixonado pela psicoterapia em suas várias limhad e também enxergo seus inegáveis méritos(como cliente e em meus pacientes) . Em primeiro lugar a maioria dos interlocutores aqui precisa estudar muito mais filosofia da ciência geral, das suas respectivas áreas e das que criticam. Um pouco de antropologia, sociologia e história ajudaria entender o contexto em que essas diversas correntes surgiram e as condições que favorecem sua consolidação e determinaram muito de suas características. Além disso, as limitações por exemplo do DSM são muito bem conhecidas e admitidas pelos próprios psiquiatras com boa formação (inclusive um livro recente da própria American Psichiatry Association enumera várias a título de evitar que o profissional faça mau uso dessa ferramenta!!!) e vejo a mesma postura em outros profissionais (exemplo dos terapeutas cognitivos quando perceberam há mais de uma década que estavam dando pouca importância à relação terapêutica). Por fim considerar a psicanálise uma pseudociência porque não tem o instrumental para medir com precisão milimétrica suas hipóteses é uma aberração (se seguissemos este raciocínio a única ciência "séria" seria a física e poucas outras. O método psicanalítico não tem a precisão de um acelerador de partículas mas sua relevância apesar das imprecisões se justifica plenamente pelo fato de seu objeto de estudo ser muito mais relevante para o bem estar do homem que o conhecimento de partículas subatômicas.

  • @robertachiconipsicanalista8625

    @robertachiconipsicanalista8625

    4 жыл бұрын

    Perfeito, Igor!!!

  • @henriquemachado8181

    @henriquemachado8181

    2 жыл бұрын

    Tenho medo de que o bom senso que você demonstrou no seu comentário não seja reconhecido. Obrigado pela bela perspectiva que você expôs, precisamos de mentes mais abertas, menos reducionistas.

  • @liryssa

    @liryssa

    Жыл бұрын

    Que comentário sensacional!

  • @gabrielsoaresmaciel1919

    @gabrielsoaresmaciel1919

    Ай бұрын

    🎯🎯🎯🎯

  • @ricardodejesussilva8
    @ricardodejesussilva87 жыл бұрын

    fiquei muito interessado por esse assunto gostaria de mais esclarecimentos como faço para encontrar mais informações sobre o assunto?

  • @MrSalozinho

    @MrSalozinho

    7 жыл бұрын

    .

  • @thiagorm80

    @thiagorm80

    6 жыл бұрын

    O professor Dunker possui um canal no KZread focado no exclarecimento de dúvidas e explicar conceitos da Psicanálise, inclusive com dicas de leitura. Procure pelo canal dele: Christian Dunker. Abraços

  • @SrGoodkatSeagal
    @SrGoodkatSeagal7 жыл бұрын

    Aula de dicionário ?

  • @julianastefani9687
    @julianastefani96877 жыл бұрын

    Excelente. Vai no ponto chave da questão, um tratamento não exclui o outro! Se eu pudesse apostar em um deles, apostaria na psicanálise. Não vejo melhoras significativas em pacientes em terapia medicamentosa exclusiva, infelizmente a maioria. Obrigada!

  • @marcos3162

    @marcos3162

    7 жыл бұрын

    Juliana Stefani

  • @duke669

    @duke669

    7 жыл бұрын

    É mas a psicanalise não tem se mostrado tão eficias como a terapia cognitiva-comportamental, mas pouca gente conhece. E alguns ainda distorcem algumas coisas. Abraço

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    A psicanálise tem se mostrado mais eficaz que outras formas de terapia, mas tem gente que parou de ler sobre o assunto. Aqui vai um artigo, entre outros, mostrando isso: jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/1028649

  • @julianastefani9687

    @julianastefani9687

    7 жыл бұрын

    Christian Dunker muito obrigada pelo artigo. Tenho interesse e pretendo me aprofundar no estudo da psicanálise!

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    Claro que sim meu caro, leia o artigo acima: a eficácia da psicanálise é maior que a TCC, qual parte do texto você não entendeu?

  • @ricardodejesussilva8
    @ricardodejesussilva87 жыл бұрын

    Parece até que não podemos ter sentimentos e que remédio pode resolver tudo nesse mundo que nos oprime diariamente

  • @recepcao8486

    @recepcao8486

    5 жыл бұрын

    Você pode e deve ter sentimentos. O que os medicamentos fazem é aliviar o sofrimento extremo e paralisante ou diminuir sintomas que atrapalham a vida da pessoa (como delírios de perseguição). Nunca ninguém afirmou que eles são alternativa para o sujeito evitar tomar responsabilidade sobre a própria vida e suas emoções. Infelizmente em algumas pessoas os sentimentos ficam menos intensos (não apenas os ruins) mas isto é temporário e muitas vezes vale a pena porque o remédio pode ser fundamental para você ter um pouco de tranquilidade e superar seus problemas. Abraço.

  • @suelysilva1963

    @suelysilva1963

    Жыл бұрын

    ​@@recepcao8486Estou te entendendo.E trocando em miúdos, falando a linguagem mais popular tem situações em que precisamos sim dos medicamentos e que estes não substituem pura e simplesmente pela psicanalise ou psicologia.E tem questões que uma terapia faz dissipar o sofrimento.Seria isso?

  • @milkadiiass2134
    @milkadiiass2134 Жыл бұрын

    Quem mais veio aqui pelo livro "O palhaço e o psicanalista" ?

  • @evangelhodejesus9109
    @evangelhodejesus91096 жыл бұрын

    Eu acho que deveríamos primeiro ir ao psicólogo conversar .. Depois ir ao remédios .... Mas , sabemos que grande parte da família brasileira corre primeiro para farmácia.Logo , tem muita gente tomando remédio (as vezes ) sem necessidade.

  • @duke669
    @duke6697 жыл бұрын

    Bem raso. A terapia cognitiva também trabalha com o DSM e não essa visão na forma que ele expôs.

  • @dsm2008
    @dsm20083 жыл бұрын

    fala na cara krl

  • @canaldotiocarlos3025
    @canaldotiocarlos30253 жыл бұрын

    Psicanálise é ressentida com a psicopatologia/dsm porquê não é ela que tem mais o poder do estabilishment de rotular (como neurótico, como perverso, como psicótico). Parabéns Dsm 😂👏🎉

  • @siat6071

    @siat6071

    2 жыл бұрын

    Simmmm

  • @vandersonaquino7847
    @vandersonaquino78472 жыл бұрын

    Na defesa da psicanálise trazem argumento de autoridade, poesia, crítica ao capitalismo... Só não apresentam evidências científicas, que é o motivo da mesma estar desaparendo do mundo. Aos leigos, procurem terapias baseadas em evidências (SAMBE - Saúde mental baseada em Evidências pode ajudar) Aos pseudopsicologos que defendem essa prática, vale a pena colocar a saúde mental dos outros em risco pra alimentar seu ego e confirmar seus vieses?

  • @gugas68
    @gugas687 жыл бұрын

    cadê as fontes mostrando a efeciencia da psicanálise? cadê os dados demonstrado o que você diz no vídeo. decepcionei-me enormemente com a casa do saber promovendo pseudociencia neste vídeo. a psicanálise parou de ser levada a sério justamente por métodos dúbios e resultados incompetentes. nada diferente de placebo os resultados apresentados por essa forma de psicoterapia.

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    Aqui vai sua fonte: jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/1028649

  • @chrisdunker

    @chrisdunker

    7 жыл бұрын

    Mais fontes para você: blogdaboitempo.com.br/2017/05/30/a-psicanalise-como-ciencia/