Quais são os livros mais difíceis que já li?

⭐ Seja um padrinho/madrinha do Literature-se: www.catarse.me/literaturese
► Compre seus livros (e outros produtos) pelos meus links e contribua com o Literature-se:
Amazon: amzn.to/31g8mgb
Submarino: afl.b2w.io/94KE
Americanas: afl.b2w.io/94Ky
► Wishlist Amazon: www.amazon.com.br/hz/wishlist...
Vídeo da Carmem Lúcia mencionado: • Os livros mais difícei...
► Me adicione nas redes sociais:
・Instagram: bit.ly/2OMsL4d
・Facebook: bit.ly/2OLpdPO
・Twitter: bit.ly/2Me7IG0
► E-mail para contato: blogliterature-se@hotmail.com

Пікірлер: 418

  • @Biaa1111
    @Biaa111111 ай бұрын

    Ano passado eu li grande sertão veredas eu tinha 19 anos e era meu sonho ler esse livro pq eu lembrava da minha prof da época do ensino médio falando dele mas tinha medo pela pouca idade de não conseguir ler um livro no nível de grande sertão eu tive dificuldade até a página 80 mas não desisti do livro continuei e depois da página 100 a leitura fluiu muito Foi um dos melhores livros que li na vida me trouxe muitos aprendizados muitas lições.. esse livro é perfeito quem lê nunca vai esquecer os nomes Riobaldo… Diadorim… um dia no futuro quando eu estiver mais madura quero poder reler esse livro ,mas mesmo assim tirei muita coisa boa dessa leitura valeu muito a pena agora estou lendo um livro da Virgínia Woolf Mrs Dalloway é um livro bem filosófico me lembra mt Clarice Lispector e tá sendo uma leitura ótima claro as vezes tenho dificuldade em algumas páginas mas no final sei que vai valer a pena sempre aprendo demais com a leitura

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Biaaaa, que lindo ler o seu comentário e saber desse seu interesse por livros tão incríveis, e da sua experiência com GSV. Dê uma pesquisada aqui no canal porque eu já fiz vídeo sobre vários livros da Woolf, inclusive Mrs Dalloway (que é meu livro preferido da vida todinha).

  • @reginagiovanini8220

    @reginagiovanini8220

    11 ай бұрын

    Eu amo Grande Sertão Veredas tb. Uma das historias mais lindas já contadas

  • @valdemirfaleiros2329

    @valdemirfaleiros2329

    10 ай бұрын

    @@MellFerraz, Boa noite. Você já leu livros psicografados?? Livros de Chico Xavier e de outros médiuns.

  • @deiacamp
    @deiacamp11 ай бұрын

    Os livros mais difíceis que li foram Grande Sertão Veredas, O Som e a Fúria e Em Busca do Tempo Perdido: os dois primeiros volumes (minha última leitura)! Gostei de todos…mas sinto que merecem uma releitura! Difícil é criar coragem!

  • @elizabethsteele4633
    @elizabethsteele463310 ай бұрын

    Muito bom . Sou Americana e moro no Brasil 11 anos . Já tentei ler Guimarães Rosa em português mas é tão sofisticado que percebi que eu estava " entendendo " pouco . Li In Search of Lost time , de Proust , em Inglês , e esse livro foi o mais difícil para mim até hoje . Um livro muito bom e bem escrito é O Povo Brasileiro , de Darcy Ribeiro . Li em Português e além do pensamento impar a linguagem é refinada e complexo , especialmente lendo num segundo idioma . Atualmente estou lendo Sons and Lovers de D.H. Lawrence , em Inglês - um livro excelente .

  • @nathanesm

    @nathanesm

    9 ай бұрын

    Existe tradução desse livro do Guimarães Rosa no inglês

  • @elizabethsteele4633

    @elizabethsteele4633

    9 ай бұрын

    @@nathanesm Então eu tiro meu chapéu para o tradutor !

  • @nathanesm

    @nathanesm

    8 ай бұрын

    ​@@elizabethsteele4633tbm fiquei assim. Deve ter dado muito trabalho. Se você ainda tiver vontade de ler Grande Sertão, procure em inglês o livro. Um grande abraço 😊

  • @Mariaeduarda2400
    @Mariaeduarda240011 ай бұрын

    A Paixão Segundo G. H é Difícil porém INCRÍVEL mesmo! 🤯 Na minha lista estão os livros do Tolkien, principalmente O Silmarillion... adoro esse livro (inclusive estou lendo a segunda parte d'O Livro dos Contos Perdidos que são as primeiras versões das histórias contidas nele)

  • @denisechristians5169
    @denisechristians516911 ай бұрын

    O jogo da amarelinha, de Julio Cortázar foi um livro que me derrotou. Mas eu era muito jovem e me faltava bagagem. Está na minha mira para uma nova tentativa. Se tivesse uma leitura conjunta, gostaria de participar, acho que as discussões ajudam muito.

  • @rodrigobandeira-geografiad6071

    @rodrigobandeira-geografiad6071

    3 ай бұрын

    Estou na segunda leitura. Agora seguindo a ordem sugerida pelo autor. Amo esse livro. É dos melhores que já li. De fato é um livro bem difícil.

  • @ricardorocha5420
    @ricardorocha542011 ай бұрын

    Comenta gente, quem ama o produtor de conteúdo usa o algoritmo a favor da pessoa e não da plataforma. Não falta o que comentar sobre esse vídeo maravilhoso 😊 Meu livro mais difícil é difícil dizer, pois eu tenho momentos mais difíceis na vida que refletem na minha tentativa de leitura.

  • @bubbleofbooks

    @bubbleofbooks

    10 ай бұрын

    Adorei esse comentário, pq a gnt tem q engajar msm, a Mell merece demais! Eu tb nao consigo dizer o mais difícil q ja ler, mas esse vídeo me deixou c vontade de ler vários! Kkkk

  • @ricardorocha5420

    @ricardorocha5420

    10 ай бұрын

    @@bubbleofbooks Kkkkkkk leitor é sempre agoniado para ler mais

  • @marilenecoelho8306
    @marilenecoelho830611 ай бұрын

    A montanha mágica de Thomas Mann deveria estar nessa lista. É magnífico. Obrigada pela resenha

  • @renatamaia9450

    @renatamaia9450

    11 ай бұрын

    Eu ia citá-lo também! Para mim foi uma leitura ótima, mas que precisei ter disciplina para terminar. Precisa ter fôlego, literalmente.

  • @deiacamp

    @deiacamp

    11 ай бұрын

    Magnífico mesmo! Amei a ambientação!

  • @renatosprps

    @renatosprps

    10 ай бұрын

    Thomas Mann é dificil e A montanha mágica mais do wue Fausto (só li os dois). Lembrei dA montsnha mágica na pandemia. Apesar de não ser epidemia, mas trata de efermidade, isolamsnto, tempo e morte. Mas eu gostei mais do Faisto, também difícil. Aitor que detalha e aprofunda muito. Exige muito do leitor.

  • @Mirellamp
    @Mirellamp11 ай бұрын

    GSV realmente é um desafio de cabo a rabo, mas de alguma forma ele te hipnotiza ao mesmo tempo!

  • @omarsantos4669
    @omarsantos466910 ай бұрын

    Já li Grande Sertão três vezes e em cada uma delas me pareceu ser um novo livro. Achei muito difícil o Cem Anos de Solidão.

  • @tobrukasmarduk7732

    @tobrukasmarduk7732

    10 ай бұрын

    Cem Anos de Solidão não é nada difícil, li aos 13 ou 15. O estilo de Garcia Marquez foi consolidado no jornalismo, a saga dos Buendia é acessível. Contrastes e Confrontos de Euclides da Cunha também li com 12 anos. Não é difícil. Os Sertões é mais empolado e necessário dicionário. Também não são diificeis os infinitos parágrafos de Memorial do Convento e português luso de Memorial do Convento. O Grande Sertão e Ulysses nunca li porque o estilo e invenção de palavras não me agradam mesmo. São livros herméticos mesmo. Ninguém que goste de uma boa história passa da página 12 de Ulysses. Me admira que um contista sóbrio como Borges apreciasse Joyce. Borges , que também apreciava e foi influenciado por Euclides da Cunha, também não é nada difícil. Requer apenas conhecimento histórico.

  • @maristelafabris9867

    @maristelafabris9867

    9 ай бұрын

    Li 3 vezes 100 anos de solidão. Acho que a cada 20 anos releio , a última em espanhol. Mas me questiono se consigo ler Grandes Sertões (pelo medo que me passaram). Msm aconteceu com Virgínia Woof , por causa do título da peça Quem tem medo de Virgínia Woolf? Aos 15 anos fiz uma pesquisa escolar s/ está peça e nunca tive coragem de ler a autora. Mas qdo aposentei me enchi de coragem e li Mrs Dolloway...nem doeu. Pronta pra outra

  • @BianccaMendes
    @BianccaMendes11 ай бұрын

    Uma leitura coletiva de Proust pra nos obrigar a ler? Eu apoio

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    hahahahahaha socorr

  • @Claudionor-ii3wl
    @Claudionor-ii3wl11 ай бұрын

    Eu respiro cultura e minha paixão sempre foi filosofia e literatura. Sou graduado em física, química e filosofia mais minha paixão já citei acima. Gosto muito de seu canal no KZread.

  • @jalexandreneto

    @jalexandreneto

    10 ай бұрын

    Mofi é o Eistein

  • @Ryllder

    @Ryllder

    10 ай бұрын

    E escreve "mais" ao invés de "mas"...

  • @tiagouliana4039

    @tiagouliana4039

    10 ай бұрын

    Respira cultura e escrevinha mais

  • @lincx7649

    @lincx7649

    10 ай бұрын

    😂😂😅😅

  • @chrissantos1877

    @chrissantos1877

    10 ай бұрын

    O diabo está nos detalhes... Rsrsrs!

  • @victorsantosss2991
    @victorsantosss299110 ай бұрын

    Grande sertão é sensacional ❤

  • @josecarlosf.dacosta7744
    @josecarlosf.dacosta774411 ай бұрын

    Dos citados, eu li Ulysses e No Caminho de Swann. Gostei muito de ambos, especialmente Ulysses, onde bem cedo larguei a pretensão de "entendê-lo" e simplesmente passei a curtí-lo. E me diverti muito, entrando em êxtase a cada neologismo, a cada variação de sua narrativa. Amei. Quanto ao "meu" mais difícil, nada se compara a Nélida Pinon. Li uma dúzia de contos dela e não consegui entender nenhum.

  • @lilianbitencourt4134
    @lilianbitencourt413411 ай бұрын

    Oi, Mell! Qd li GSV tb precisei ler em voz alta para começar a entrar na atmosfera do livro. (Teve uma hora q me percebi com um sotaquezinho até) kkkk E q experiência gratificante. Outros q li e q foram desafiadores tb: O som e a fúria, Ficções e alguns contos avulsos do Cortázar...🤯🤯🤯

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno11 ай бұрын

    Obrigado, Mell!! Adoro o canal da Carmem.

  • @marisaalvarez7128
    @marisaalvarez712811 ай бұрын

    Também li Ficções do Borges e achei bem complexo! Pretendo fazer uma releitura mais pra frente, quando tiver mais bagagem. Li também Pedro Páramo, do Juan Rulfo e, de início, achei um pouco complicado mas, com o avanço da leitura vc se acostuma, e a narrativa flui tranquilamente. No momento estou lendo À Procura do Tempo Perdido, do Proust, e estou gostando bastante. Eu tenho a mesma percepção do que vc disse: é um livro que demanda atenção e concentração do leitor. Contudo, é uma narrativa muito poética e sensível, belíssimo.

  • @euliliteratura
    @euliliteratura11 ай бұрын

    A paixão segundo G.H. para mim foi complexo, por conta de todo fluxo de consciência, demandou mais tempo de leitura, mas ao entender as mensagens, só tenho a dizer: Que Livro!!!!

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    simmm! total!

  • @bre339
    @bre33911 ай бұрын

    O mais difícil da minha vida foi Fausto do Goethe, a primeira parte é incrível, porém a segunda é tão abstrata como um sonho, acho que nunca vou entender ela por completo.

  • @renatosprps

    @renatosprps

    10 ай бұрын

    Eu não li mas talvez seja por conta da época que foi escrito (questoes, pensamentos e informações).

  • @adrianoalvesnunesfilho9464
    @adrianoalvesnunesfilho946411 ай бұрын

    Salve simpática . Hoje é dia nacional do escritor ,meus parabéns a todos que escrevem e ao canal por divulgar livros .

  • @ritamartanucci3708
    @ritamartanucci370811 ай бұрын

    Não consegui concluir a leitura de O Som e a Fúria. Mas tem outro, também do Faulkner, chamado "Enquanto Agonizo" (As I Lay Dying). Difícil em todos os sentidos: na construção gramatical, na narrativa partida e entrecortada feita por vários personagens e um final arrebatador, chocante, inesperado - no mal sentido. Faz você sentir e ter a certeza de que as razões das pessoas nem sempre são nobres como o amor daqueles que te cercam nem sempre é sincero. Imperdível. Leiam.

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Quero muito ler esse!!

  • @naiaragoncalvesheres
    @naiaragoncalvesheres10 ай бұрын

    Amei seu vídeo e o jeito que falas sobre as leituras. Mais uma inscrita! ❤️

  • @rinaldo401
    @rinaldo40111 ай бұрын

    Lindo o seu brilho no olhar ao falar dos seus livros :)

  • @vinilobo03
    @vinilobo0311 ай бұрын

    Nossa Borges é bem difícil, eu li assistindo e lendo sobre pra poder entender direito e ainda sai sentindo que tinha mais a tirar da leitura mas foi uma das leituras mais envolventes e divertidas que eu ja fiz até hoje! Hilda tbm é incrivelmente difícil mas muito recompensadora leitura, uma das minhas autoras preferidas da vida!

  • @antoniozunto9249
    @antoniozunto924910 ай бұрын

    Conheci o canal por esse vídeo e amei seu conteúdo! Já separei vários vídeos para maratonar. Muito sucesso com o canal!

  • @leonardopiodafonseca1500
    @leonardopiodafonseca150010 ай бұрын

    ..."o Fausto" , de Goethe; e o " Ulisses", de James Joyce são, certamente, os q se me depararam mais árduos e difíceis , sobretudo o último, sentimento de q muitos igualmente partilham, isto no domínio da ficção, já no campo da ensaística , " a decadência do ocidente ", poema de agonia e êxtase, de Oswaldo spengler, constitui a seu turno uma voragem inaudita aos liames e gênese do Espírito e cultura, num abranger e exuberar de mais de três milênios de história ,

  • @rodrigobandeira-geografiad6071
    @rodrigobandeira-geografiad607111 ай бұрын

    Lavoura arcaica, do Raduan Nassar é um livro dificílimo. Não consegui concluir (vou voltar em breve).

  • 3 ай бұрын

    Eu achei um saco!

  • @frederico.
    @frederico.10 ай бұрын

    O Jogo das Contas de Vidro, do Herman Hesse. Também sobre travessia, conectividade e que certamente influenciou Guimaraes Rosa no Grande Sertão Veredas. Achei que fosse aparecer na lista.

  • @veramazzoni8201

    @veramazzoni8201

    10 ай бұрын

    PENSAMOS A MESMA COISA, "O JOGO DAS CONTAS DE VIDRO" FOI O LIVRO QUE MAIS AMEI ATÉ HOJE NA MINHA VIDA, E O OUTRO "LOBO DA ESTEPE", NÃO ACHEI DIFICEIS. ESTOU LENDO A MONTANHA MÁGICA ESTE ESTÁ COMPLICADO.

  • @guilhermefranciulli5088
    @guilhermefranciulli508810 ай бұрын

    Muito bom, obrigado.

  • @letravermelha
    @letravermelha10 ай бұрын

    Excelente video ❤

  • @delmaribasnascimento7475
    @delmaribasnascimento747511 ай бұрын

    Ótimas sugestões. Vários deles estão na minha wish list. 😊

  • @jahdevaccani9883
    @jahdevaccani988311 ай бұрын

    Mel acabou de fazer a lista dos próximos livros que vou ler 😂💛

  • @ricardodemattos8490
    @ricardodemattos849011 ай бұрын

    "O Mito de Sísifo", do Camus, é um livro cuja leitura eu não avanço. Já "Os Sertões", de Euclides da Cunha, comecei com toda solenidade e respeito, mas quando ultrapassei a primeira parte sobre a terra, apreciei demais e li com certa presteza.📚

  • @aryaneraysaaraujo7734

    @aryaneraysaaraujo7734

    10 ай бұрын

    Talvez seja pelo fato de o Mito do Sísifo ser um ensaio filosófico, por isso é necessário ler com calma.Talvez seja interessante você ler até um comentador do Camus para entender os fundamentos da sua filosofia.Não desista, Ricardo😊.

  • @camilacarmona
    @camilacarmona10 ай бұрын

    Eu estou lutando com o Cem Anos de Solidão, não por ser difícil de entender, mas por conta da confusão dos nomes que eu ja me perdi sei lá quantas vezes!

  • @anavillela2703

    @anavillela2703

    10 ай бұрын

    Quando li, decidi me "desapegar" de saber de qual Aureliano se tratava. E deu tudo certo. Não me fez falta. Mas outro dia estava assistindo a uma live sobre o livro e a professora orientou a anotar (bloco, caderno, etc) essa parte da árvore genealógica.

  • @RafaelaOliveira-ok7dv
    @RafaelaOliveira-ok7dv10 ай бұрын

    Já li tantos livros que nem sei mais, mas "A Little Life" consegue ultrapassar ser o mais difícil de ler pela carga emocional mesmo. não recomendo pra ninguém mas é meu livro favorito.

  • @janeandrade44

    @janeandrade44

    10 ай бұрын

    Aos 71 anos, ainda não li nada parecido, mesmo lendo 2 ou 3 livros por mês. Recomendo sempre para leitores muuuuito especiais.

  • @wagnerbarbosa9410
    @wagnerbarbosa941010 ай бұрын

    Parabéns pelo vídeo, seu conteúdo é ótimo. Seu vídeo me inspira, pois estou no início do meu canal, o Aleatório Giratório. Tudo de bom pra você. Ah... o Grande Sertão, por incrível que pareça, me encantou logo de cara, então a leitura fluiu bem desde o início.

  • @rodrigo3032
    @rodrigo303210 ай бұрын

    Nossa, como você mudou. Fazia anos que não vinha aqui no seu canal. Obrigado mel

  • @ramonfurtadosantos8596
    @ramonfurtadosantos859610 ай бұрын

    👏🏾👏🏾👏🏾 sensacional as sugestões!! ✅😃

  • @brunahelena6951
    @brunahelena695111 ай бұрын

    Eita que eu cheguei com vídeo novinho! Amo!

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    💖💖💖

  • @renatapaiva4805
    @renatapaiva480511 ай бұрын

    eu to ouvindo o as ondas agora, já pensando em reler depois pra poder absorver tudo hahahaha mas maravilhoso até agora 💕 acho mt engraçado que é meio coisa d emomento, ja li alguns livros bem complexos com a maior fluidez e ja teve vezes que ate uma releitura de um livro facil tava meio travada hahahaha tem que saber quando que é o momento que aquele livro vai fluir e fazer sentido

  • @maybrasil.

    @maybrasil.

    11 ай бұрын

    Oi Renata, como assim "ouvindo o livro as ondas"?! Tas acompanhando por audiobook? 🤔😀

  • @yuripimentel7577
    @yuripimentel757711 ай бұрын

    Li o Ulysses por sua influência na época em que você cursava Estudos Literários e seus vídeos do Lendo Ulysses me ajudaram muito!! Como era um livro muito complexo e quase ninguém tinha coragem de ler eu sentia que estava conseguindo conversar com alguém sobre ao ver os seus vídeos hahaha Foi uma experiência sem igual, sou muito grato por ter passado tantos meses dedicando esforço ao livro e cada vez mais me sentindo íntimo do Bloom. Inclusive quando te conheci na FLIP te contei isso num evento da TAG kkkkk Ótimo vídeo, Mell!! Quero muuuuito ler GSV, O som e a fúria e As Ondas ainda

  • @adolfomedeiros6026
    @adolfomedeiros602610 ай бұрын

    Ma-ra-vi-lho-sa!!! Parabéns pelo vídeo!

  • @veronicaminervino6220
    @veronicaminervino622011 ай бұрын

    Que vídeo maravilhoso! Adorei! 🎉

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

  • @fabriciogontijodesa6610
    @fabriciogontijodesa661011 ай бұрын

    Bem, vamos lá. Da minha biblioteca pessoal que se chama, "deSapiens" (me inspirei em Lima Barreto e dei nome à minha biblioteca), os mais difíceis que li : 1. Satyricon (Petrônio); 2. A Abolição do Homem (C.S Lewis) e 3. Ortodoxia (G.K. Chesterton). Pretendo relê-los num futuro próximo. Parabéns pelo canal!!

  • @alexbaoli567

    @alexbaoli567

    10 ай бұрын

    Olá! Também imitei Lima e dei nome à minha: Jorge Amado. Um dos mais difíceis que li foi "A Obscena Senhora D", de Hilda Hilst. E agora: "As Horas Nuas", o último romance de Lygia Fagundes Telles.

  • @luidireis5460
    @luidireis546011 ай бұрын

    ta doida de tanto ler. parabéns ganhou um inscrito

  • @FabiolaParra
    @FabiolaParra11 ай бұрын

    De fato, grande sertão é bem difícil. Ulysses eu ainda não li, tenho medo, mas vou encarar um dia.

  • @katiaestevessimoes7735
    @katiaestevessimoes773511 ай бұрын

    Amei! Também tive dificuldade de entender Ficções. Preciso reler!

  • @robertoxavier5413
    @robertoxavier541311 ай бұрын

    Vídeo maravilhoso esse. Me consolou. Eu também citaria Orlando de Virgínia Woolf. 😊😊😊😊

  • @AnaPaula-sf2ny
    @AnaPaula-sf2ny11 ай бұрын

    Maravilhoso!😊

  • @laracribeiro
    @laracribeiro11 ай бұрын

    Tive dificuldade de ler A montanha mágica de Thomas Mann, O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte . E agora estou tendo dificuldades em ler Lorde Jim de Joseph Conrad

  • @ruanaribeiro4380

    @ruanaribeiro4380

    11 ай бұрын

    q

  • @gatinhamanhosa6214

    @gatinhamanhosa6214

    10 ай бұрын

    O Morro dos Ventos Uivantes li em três dias. Não conseguia parar.

  • @laracribeiro

    @laracribeiro

    10 ай бұрын

    Pois eu empaquei e levei anos pra retomar mas é o meu livro favorito agora

  • @gatinhamanhosa6214

    @gatinhamanhosa6214

    10 ай бұрын

    @@laracribeiro que bom 🌷

  • @ibissantos9766
    @ibissantos976611 ай бұрын

    Você é muito bela e parece muito inteligente.

  • @geo2rgia
    @geo2rgia10 ай бұрын

    Que linda você ficou com esse cabelo!!!!

  • @marceloeduardosproesser8079
    @marceloeduardosproesser807911 ай бұрын

    Se quiser livros realmente desafiadores (e muito, muito bons!), tente Thomas Pynchon. Pode ser O Arco Íris da Gravidade, V., ou O leilão do Lote 49. Não são livros que se possa ler sem livros de apoio, mas valem o esforço. E leiam Homero e Virgílio, pelo amor de deus!!

  • @fernandomouravieira6603
    @fernandomouravieira660310 ай бұрын

    Ulisses comecei e recomecei várias vezes,por fim terminei. Tenho uma edição antiga do Antônio Houaiss.Achei difícil não apenas por ser extenso,mas principalmente pela necessidade de conhecimento prévio de muitas referências externas.Tive que fazer pesquisas pra entender melhor. Tbm achei difícil,quase pelo mesmo motivo,Crime e Castigo.

  • @CamilaSilva-sh1yg
    @CamilaSilva-sh1yg10 ай бұрын

    Você combina demais com esse cabelinho ❤

  • @joaoclemente2061
    @joaoclemente206110 ай бұрын

    Teu cabelo é lindo! ❤

  • @Aventurasnaleitura
    @Aventurasnaleitura11 ай бұрын

    Lembro do seu projeto de leitura de Ulysses (faz um bom tempo rsrs). E eu adorei conhecer mais sobre a obra naquela época. Ainda não li, mas tenho muita vontade!

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Simm, de 2015 rs Jesus, já já faz 10 anos

  • @PDexters
    @PDexters10 ай бұрын

    Olha eu aí com o Proust desde 2014. Me senti acolhido, Mell. Obrigado! hahahahaha

  • @marisecorreia4406
    @marisecorreia440611 ай бұрын

    eu amo um livro difícil. desses de explodir a cabeça, seja pela linguagem ou tema msm. e vários dos q vc citou, achei mt difíceis- mas que amo, como Ulisses, O som e a fúria e Grande Sertão. MASS, o mais difícil que li foi O arco-íris da gravidade. até hj não sei se entendi 25%. e um que eh difícil, tanto pela linguagem qnt pelo tema, eh Meridiano de sangue- complicado dizer, mas eu amei mt mt essa desgraça kkkk Borges: quero ler Proust: vamo, Mell, quero tb! só li um.

  • @suemi_
    @suemi_11 ай бұрын

    Ah, vídeo novo! Estava com saudades 💖

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Eu também estava! 💖💖 Tirei duas semaninhas de folga por conta do aniversário rs

  • @suemi_

    @suemi_

    11 ай бұрын

    @@MellFerraz Imaginei, Mell. Folga mais do que merecida =)

  • @rafalarg
    @rafalarg10 ай бұрын

    A proposta do som e a fúria é sensacional mesmo, eu amo! Tem um que faz algo parecido, ao meu ver (não é game of thrones, rsrsrs) É um livrinho despretensioso mas muito interessante, "a voz do fogo", do Alan Moore. Bem interessante também E olha, volta no Proust, é muito mais "um amor de Swann" do que "todos os nomes o nome"

  • @cristinalinden4420
    @cristinalinden442010 ай бұрын

    Eu pensei logo em SAGARANA , do Mesmo autor. Muitos neologismos mas logo acostuma. Amei!

  • @mariosilva8454
    @mariosilva845411 ай бұрын

    Esse video é muito bom hahaha "As ondas" está na minha lista de leitura... já comecei a leitura e entendi que não era o momento, depois retomo. Fiquei curioso e interessado para ler "A obscena senhora D" 🤔

  • @flaviohenrique1584
    @flaviohenrique158411 ай бұрын

    Concordo em número e grau esses livros comentados por você. Ainda acrescento O Leilão do lote 49 do Thomas Pychon.

  • @luizantoniomathiasnetto8584
    @luizantoniomathiasnetto858410 ай бұрын

    Considero a obra inteira de Borges simplesmente sensacional, mas, em meu frraco sentir, o conto "A Espera", incluído na também genial coletânea "O Aleph", é seu ponto máximo.

  • 3 ай бұрын

    Borges é o filé mignon da literatura ocidental; eu acho!

  • @rodrigobandeira-geografiad6071
    @rodrigobandeira-geografiad607111 ай бұрын

    Já li quatro livros do Faulkner: O som e a fúria, Absalão Absalão, Enquanto agonizo, Luz em agosto. Todos são muito difíceis, mas ao mesmo tempo são fantásticos.

  • @jaassil

    @jaassil

    10 ай бұрын

    Sério mesmo que acha Faulkner difícil?

  • @rodrigobandeira-geografiad6071

    @rodrigobandeira-geografiad6071

    10 ай бұрын

    @@jaassil Com certeza.

  • @mixiricatum
    @mixiricatum10 ай бұрын

    Tive dificuldade em todos esses qe você citou (não li o do Joyce). "Lolita" do Nabokov é outro quase impossível. Até conseguimos entender o geral, mas perdemos a maioria das referências e os jogos de palavras pois é um livro altamente erudito. Dizem até que ele queria exibir o quanto dominava a lingua inglesa. Imprescindível lê-lo numa edição comentada.

  • @michellemarciacobratorre.1982
    @michellemarciacobratorre.198211 ай бұрын

    Que vídeo bacana! Adorei :)

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

  • @adryannacrhistina4043
    @adryannacrhistina404310 ай бұрын

    Acabei de conhecer e já amei! Acabei de ler o O vermelho e o negro de Stendhal. Sim livro MARAVILHOSO, mas bem complexo para mim.

  • @adalbertosantos1575
    @adalbertosantos157510 ай бұрын

    Ulisses é um monstro!!! Inesquecível!!!

  • @raquelce9022
    @raquelce902210 ай бұрын

    Ģrandes sertoes nos desafia muito, mas como é magnifico. Como o ser humano e capaz de coisas maravilhosas. Queria muito ler novamente, mas nao sei se encaro essa empreita😅❤

  • @cabral6722
    @cabral672210 ай бұрын

    Obrigado

  • @imaculadalima6622
    @imaculadalima662211 ай бұрын

    Os vídeos da Mel são muito interessantes.

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Obrigada ❤

  • @MariaJose-fp4xh
    @MariaJose-fp4xh10 ай бұрын

    Sou apaixonada por literatura!

  • @camilaferreira7698
    @camilaferreira769811 ай бұрын

    adorei o vídeo! acabei de adquirir Grande Sertão Veredas e já tinha visto alguns vídeos seus da época de faculdade que teve que ler. estou tomando coragem para começar jahaha 😂

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    hahahaha comeceee! :)

  • @celestecorrea7120
    @celestecorrea712011 ай бұрын

    Sou portuguesa e Serafim Ponte Grande fez parte do meu plano curricular. Livro muito difícil, sim. Quanto ao Guimarães Rosa, tive mais dificuldade com os contos do que com o Grande Sertão Veredas. Excelente vídeo, Mell. Obrigada

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Que interessante, não sabia que ele faz parte do plano curricular daí! E sim, tb tive dificuldade com os contos do Rosa. Eu é que agradeço pela sua presença aqui no canal, Celeste! ❤

  • @celestecorrea7120

    @celestecorrea7120

    11 ай бұрын

    @@MellFerraz Fez parte quando estudei na FLUP. Talvez tenha sido opção do professor de Literatura Brasileira.

  • @alicef.s.1986
    @alicef.s.198610 ай бұрын

    O livro mais difícil e estranho que lí foi "o lago da solidão" de "E L Doctorow", lí muito cedo era quase uma adolescente, lia o que caía nas minhas mãos, já que não podia comprar livros, vivia numa família miserável e cheia de conflitos... e aí eu me refugiava na leitura, ainda que muitas vezes tinha que ficar no meio do mato para poder ler....o livro que mais amo é"Judas, o obscuro" do Thomas Hardy, eu me sentia o próprio Judas, de um outro sexo, um Judas de saias, digamos assim...mas o meu escritor preferido é o Honoré de Balzac, amo muito tudo dele...as vezes também sinto um desejo físico de ler qualquer escrita do Grabriel Garcia Marques e Isabel Allende, ambos se conectam em minha mente provocando uma vontade insana...gente que lê, por vezes é um pouco estranha😂...tive que dormir uma vez com o livro "A árvore do homem, do "Patrick White", estava tão cansada, tão cansada que só consegui abrir o livro e colocá-lo debaixo do travesseiro...era uma releitura, eu precisava voltar lá...dessa vez não consegui...

  • @show1de1gostosas
    @show1de1gostosas10 ай бұрын

    !!!!!!!!!! Adorei o Vídeo!!!!!!! Tô com vontade de ler todos os livros indicados..........

  • @MrCecionline
    @MrCecionline10 ай бұрын

    Amei ❤

  • @leosilva9597
    @leosilva959711 ай бұрын

    Os mais difíceis que já li foram: Fausto (Goethe), Ada ou ardor (Nabokov) e Os demônios (Dostoiévski). Foram aquele tipo de livro que me fez parar e pensar "Gente, será que eu sou letrado mesmo? Não tô entendendo nada do que tá acontecendo🤡"

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    Quero muuito ler Ada ou ardor! "Será que sou letrado mesmo?" kkkk

  • @samuelsouzadeoliveirasamue3489

    @samuelsouzadeoliveirasamue3489

    10 ай бұрын

    Concordo a respeito da obra de Dostoiévski. Tido como um grande psicólogo, os personagens dele como Stravóguin e Chatóv me são de difícil compreensão. Eu voltei a ler esse livro apenas me atentando aos personagens e eles continuam obscuros e misteriosos para mim.

  • @haryelazevedo8407
    @haryelazevedo840711 ай бұрын

    Mell, adorei o vídeo e fiquei super curiosa pra saber se você recomenda algum livro que fale sobre a construção técnica da escrita. Fico cheia de vontade de entender melhor as escolhas de palavras dos autores. Obrigada pelo vídeo!

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    O Genette e o Todorov são dois que falam muito sobre narrativas e eu adoro!

  • @haryelazevedo8407

    @haryelazevedo8407

    11 ай бұрын

    @@MellFerraz vou dar uma pesquisada, obrigada!

  • 3 ай бұрын

    Moça, embora você não esteja me perguntando, um livro interessantíssimo sobre técnicas narrativas e temas afins é Readings for writers, que oferece um estudo sobre os escritos de vários autores. É um livro para quem deseja se aventurar pelo universo das letras.

  • @didascav
    @didascav11 ай бұрын

    Eu ja tava esperando vc começar com o Ulysses kkkkk

  • @MellFerraz

    @MellFerraz

    11 ай бұрын

    hahahahaha quaaaase

  • @finhoviolin37
    @finhoviolin3711 ай бұрын

    Oi Mell. Boa noite. Só obras primas.! Vamos la: Grande sertão amo de paixao- ja li duas vezes , fora ter assistido a adaptação e agora tambem a HQ. Juntamente com o Tempo e o vento ( estou na metade do terceiro- O Arquipelago) são os meus preferidos da literatura brasileira. Ulysses digamos foi dificil- quase um ano de leitura, porem gostei, principalmente com a entrada do Bloom. Dedalus que nao vai.rrss. Agora: A paixao segundo G.H , misericordia , o livro tenso de dificil interpretaçao. Não vou dizer que foi maçante ( gosto da Clarice) mas... O som é a furia tai outra obra que eu gostei. O primeiro capitulo realmente é desafiador, porem depois acaba se tornando um leitura gostosa. E Em busca do tempo perdido tenho aqui, ja cheguei dar umas ' pinceladas" percebe-se que é desafiador.rrss. Ha me esquecendo da Senhora D: ainda não li, mas tenho ele aqui numa coletanea de Contos da Hilda, a escrita dela tambem é de deixar " com uma pulga, alias, varias atras da orelha".kkkk. Beijos.!!

  • @anamagalhaes4849
    @anamagalhaes484911 ай бұрын

    Adoro Ficções e O Aleph. Pra mim não foi difícil. Tudo genial. Foi um divisor de águas pra mim, enquanto leitora. ❤

  • @luanadesousapereira6176
    @luanadesousapereira617611 ай бұрын

    Sim!! Grandes sertões veredas é realmente dificultoso e compensador. No final do livro, depois de um mes de leitura eu pensei "foi árduo mas valeu a pena". Ps:. Chorei litros quando Riobaldo relada a morte de Diadorim. 😢

  • 3 ай бұрын

    Tadinha!

  • @maikondouglas6560
    @maikondouglas656011 ай бұрын

    As primeiras respostas que me vêem na cabeça quando penso em livros difíceis, são dois: A hora da estrela da Clarice e Vidas Secas do Graciliano, achei bem complexo pela época que li, preciso reler, mas foi desafiador de uma forma positiva, pq terminei amando ambos ❤️

  • @ceciliamalves
    @ceciliamalves10 ай бұрын

    Nossa, fazia anos que n via seu canal. Você tá mto mto gata. Já me inscrevi de novo

  • @stephaniealmeidaluz
    @stephaniealmeidaluz11 ай бұрын

    Quando você foi falar o primeiro eu automaticamente gritei ULYSSES - e não era ele, fiquei chocada 😅 hahahahahaha eu até hoje não tive coragem de começar :(

  • @jaassil

    @jaassil

    10 ай бұрын

    Falou “chocada”, perdeu 1.000 pontos.

  • @joaoantoniocruzdias859
    @joaoantoniocruzdias85910 ай бұрын

    A tua lista dos mais difíceis de ler é também a minha lista dos que nunca lerei. kkkk O Livro que achei mais difícil foi o " Carta aos loucos do autor Carlos Nejar. Não é um calhamaço e ainda não sei , mas gostei. Se puderes hora dessas por na sua lista e fazer uma resenha, desde já te agradeço. Ótimo trabalho o seu.

  • @RicardoCosta-mu7nq
    @RicardoCosta-mu7nq10 ай бұрын

    Li alguns da lista. Faltou algum do Beckett. Abraço!

  • @reginaldobittencourt878
    @reginaldobittencourt8785 ай бұрын

    Esse teu vídeo veio só ratificar algo que eu já sabia: definitivamente, não sou um leitor de livros difíceis (e, como eu quero fazer letras, já sei que eu vou me lascar no curso...). Comecei (só comecei mesmo) a ler alguns destes que você listou. O Ulysses larguei-o logo nas primeiras páginas, apressado, como se estivesse sendo estrangulado pelo texto. Essa foi a exata sensação que tive: de sufocamento. Grande Sertão: Veredas não me estrangulou; larguei-o porque não estava entendendo patavina da história (e não estou me referindo aos regionalismos, não. Li o Sagarana, e gostei do A Hora E A Vez De Augusto Matraga). Da Virgínia comecei a ler o Mrs Dalloway e logo larguei, e o motivo foi um só: achei a leitura sacal. Perdoe-me Virgínia onde quer que você esteja, mas explicar o motivo dele não ter me conquistado por outra forma que não seja largando esse rude "sacal" seria incorrer em sofisma, e eu não acho que você mereça isso da minha parte. A Clarice nunca me entrou, e tentei ler vários. Li, todo, o A Hora da Estrela, mas simplesmente não vi graça no livro, pra ser franco. Li duas páginas - sério, só duas páginas - do Água Viva dela, e saí correndo de medo. O livro, curtinho, é uma longa digressão, um monólogo difícil de explicar. Aliás, acho que se eu conseguisse explicar talvez não o tivesse largado na página 2. Em Busca Do Tempo Perdido; comecei três vezes - sim, três vezes, coisa que eu nunca fiz com nenhum livro - No Caminho De Swan, e larguei. O motivo de minha insistência foram as várias recomendações de dois amigos; mas não deu. Comecei a ler o Ficções do Borges, e, achando-o sem pé nem cabeça, abandonei-o. Mas, como adorei O Alef - que me inspirou até um texto - acho que é uma boa ideia dar uma segunda chance ao Borges.

  • 3 ай бұрын

    Leia História Universal da Infâmia que você vai passar a gostar do Borges. É maravilhoso e curtinho.

  • @show1de1gostosas
    @show1de1gostosas10 ай бұрын

    Quero ler todos!!!!!!!! Maravilha de vídeo!!!!!!!!

  • @cristianoflorentino8559
    @cristianoflorentino855910 ай бұрын

    Grande Sertão é o livro da minha vida. Daqueles que te transformam. Amo Clarice, principalmente Água Viva, mas A paixão segundo G.H. nunca consegui terminar, mesmo tendo começado umas quatro vezes. Sempre empaco no mesmo ponto. Me dá uma agonia absurda!

  • @deividasaphe1908
    @deividasaphe190810 ай бұрын

    Lembro da minha professora de português do ensino fundamental trabalhando conosco obras de Guimarães Rosa, nós éramos pequenos então não chegamos a ler nenhum livro dele, mas me lembro dela contar que Sertão Veredas é um livro que a cada vez que o lemos temos uma interpretação diferente, na época não entendi mto bem, hoje já compreendo melhor o que ela queria dizer

  • @monicareis8772
    @monicareis877210 ай бұрын

    Grande sertão veredas está no meu top 3. Foi muito prazeroso ler❤

  • @amabiliavalenca5147
    @amabiliavalenca514725 күн бұрын

    O Som e a Fúria é o meu livro preferido da vida. Acho uma leitura muito prazerosa. Não sei quantas vezes já li... Fica na minha mesa de cabeceira. Simplesmente maravilhosa!!!! Uma experiência!

  • @almirnerijr
    @almirnerijr10 ай бұрын

    Rosa é espetacular, delicioso de ler, demora para começar, mas depois que você engrena, a leitura é tão fluida, tão suave. Já Clarice eu não consigo, tentei, tentei, mas não vai, eu não consigo sintonizar com ela. Gostei das sugestões de Faulkner e Hilst, vou experimentar ambos. Dela, já gosto dos poemas.

  • @debyrodrigues
    @debyrodrigues11 ай бұрын

    Eu amei "a obscena senhora D"!

  • @anavillela2703
    @anavillela270310 ай бұрын

    Costumo achar difícil o livro que acabo achando chato. No mais, para mim acaba sendo um questão de ritmo; pegando o ritmo da leitura os livros considerados difíceis acabam sendo muito interessantes. O mais interessante, mais lindo, mais incrível para mim foi Avalovara, do Osman Lins.

  • @camillamedeirosdeoliveira1795
    @camillamedeirosdeoliveira179511 ай бұрын

    mell você precisa ler o jogo da amarelinha pra ele entrar em retroativo nesse vídeo!!

  • @pedrojose392
    @pedrojose39210 ай бұрын

    Jurava que pelo menos O Processo, de Kafka e Assim falou Zaratrusta de Nietzsche, figurariam entre as obras. Os Irmãos Karamazov, de Dostoiévski além de Fausto de Goethe, sem contar com Ilíada e Odisseia de Homero e qualquer livro de Saramago dos que chegaram até mim, cuja pontuação era de uma dificuldade enorme. Até hoje não consegui ler mais de 15 páginas de Saramago. Se tivesse apostado levaria tinta. P.S. havia me olvidado, no comentário, das tragédias míticas de Nelson Rodrigues, extremamente viscerais. Não é difícil o entendimento, difícil é a aceitação que se mergulhe tão fundo na podridão de almas humanas, o tamanho da carga de tragédia é colossal, assombrosa. Nelson Rodrigues, um monstro da dramaturgia, que anda no pelotão de frente, junto com Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Shakespeare.