Propagandas na TV dos Anos 50 (História da Propaganda)

Ғылым және технология

Propagandas que precisam ensinar os consumidores como utilizar os telefones (fixos), desenhos animados infantis famosos vendendo cigarros e mostrando personagens fumando, e por aí vai... A História da Propaganda nos ensina muito sobre os contextos históricos e culturais de cada época. Na década de 50, a televisão chega ao Brasil, ainda em preto e branco e com comerciais ao vivo, realizados através de Garotas-Propagandas e "chamadas" de patrocinadores de programas; em seguida, já com o "videotape" que permitiu a gravação dessas propagandas, os comerciais começam a buscar as estratégias de comunicação para a época. O que mais chamou a sua atenção nesta amostra de comerciais?

Пікірлер: 45

  • @larissalemos4324
    @larissalemos43243 жыл бұрын

    O que chamou a minha atenção foi que as propagandas estavam cada vez mais buscando estratégias para dar mais credibilidade ao que está sendo anunciado e também usando informações para mostrar o USP do seu produto

  • @ACURAOCULTA
    @ACURAOCULTA3 жыл бұрын

    Muito legal

  • @gabrielmoreira2896
    @gabrielmoreira28963 жыл бұрын

    Achei legal terem tantos jingles e também a voz de todo mundo ser extremamente bonita. Mas, os comerciais que mais me chamaram a atenção foram o do Nescafé por conta de me lembrar da propaganda do danoninho " é só por a pazinha colocar no congelador e tá pronto" e o comercial dos Flinstone - realmente não esperava colocarem os personagens fumando.

  • @camsblack
    @camsblack3 жыл бұрын

    Acho o que mais me chamou a atenção foi a presença muito forte dos jingles na maioria das propagandas. Além disso, percebi que algumas propagandas são bem longas, diferentemente das atuais, que tem tempo contado e que cada minuto vale. Eu também gostei bastante da entonação dos narradores, dando um ar mais caricato e humorístico para as propagandas.

  • @aguiarmania
    @aguiarmania3 жыл бұрын

    O principal ponto é a clara adaptação das mídias, com os comerciais utilizando bastante jingles e canções típicas do rádio. A criatividade demonstrada para superar as barreiras tecnológicas impostas (a falta de cor das televisões, por exemplo). Ainda surpreende uma certa apelação na venda dos produtos e uma quantidade de tempo (e texto!) excessiva nos comerciais. Como já citamos antes, é uma forma de aprimoramento constante da propaganda ao longo do tempo.

  • @melissalopes2545
    @melissalopes25453 жыл бұрын

    Me chamou atenção que a tv fazia uma publicidade ainda muito inspirada no rádio, principalmente pelos jingles. Também me lembrou dos anúncios de outras décadas, nos quais os cartazes eram bem descritivos em relação às qualidades e vantagens do produto. O da volkswagen me pareceu muito isso, mas ele soube usar mais a imagem pra tentar exemplificar o que é falado. A propagada da gillette de bom humor x mau humor me lembra também os cartazes antigos de "você é assim mas se usar nosso produto vai passar a ser assim". também me lembrou mt a propaganda no snickers do "você não é você quando está com fome". No sentido de que o uso do produto provoca uma mudança no humor da pessoa. O dos flintstones me deixou mt chocada kkkk

  • @luizamose4135
    @luizamose41353 жыл бұрын

    Parece que cada vez mais as agências de propagandas apostam em trilhas sonoras e jingles "chicletes" e viciantes, rs! Eles destacam mais as características principais de cada produto e contam com a comunicação visual para divulgar e gerar uma conexão com o produto apresentado. Uma coisa que me chamou a atenção foi a maior presença de comerciais com animações. Obs: Gostei da estratégia que eles usaram no comercial dos sabonetes Lever de como representar as cores que não são possível de aparecer na tv naquela época. Ótima estratégia para gerar identificação!

  • @Gatts7
    @Gatts73 жыл бұрын

    Com a adição de comerciais gravados, a publicidade ganhou muita força na época. Como conseguimos perceber no vídeo, as propagandas agora eram roteirizadas, pensadas mais para o público com antecedência, e bem mais estudadas. Isso se deve também ao fato do investimento em gravações ser bem maior que o de propagandas ao vivo, logo o estudo por trás delas era bem mais complexo. Agora o público podia ver o produto exatamente como o anunciante queria mostrar: no cenário ideal, consumido por pessoas ideais, e pelos motivos ideais.

  • @thaisdias9066
    @thaisdias90663 жыл бұрын

    O que mais me chamou a atenção foi o fato de muitos ainda carregarem alguns fatores do rádio, como os jingles (Os 4 primeiros mostram bem isso). Outra coisa que eu reparei foi que as propagandas eram muito expositivas, como se desse um passo-a-passo de como funciona o produto (O do nescafé, telefone, os de carro....) Hoje em dia a gente quase não vê isso, muito pelo contrário. O da Lever eu achei engraçado porque facilmente parece uma novela hahaha

  • @fabioarchangelo159
    @fabioarchangelo1593 жыл бұрын

    Me chamou atenção o fato de a maioria das propagandas utilizarem locutores, o que não é muito comum hoje em dia. Além disso, a maioria das propagandas onde há a figura feminina, ela é colocada sempre como dona de casa, etc.

  • @geovanadiniz9656
    @geovanadiniz96563 жыл бұрын

    O que mais me chamou a atenção é que quase todas as propagandas utilizam alguma música, seja como "jingle" ou um instrumental animado ao fundo e que essas músicas são sempre alegres e fáceis de decorar.

  • @larissasantos7015
    @larissasantos70153 жыл бұрын

    O que mais me chamou atenção foi o quanto os comerciais refletem a sociedade de sua época...nunca que um desenho animado com propaganda de cigarro ia conseguir autorização para ser exibido hoje em dia... Fiquei muito chocada rsrsrs

  • @SuzianeNovaes
    @SuzianeNovaes3 жыл бұрын

    Acho que o que mais me chamou atenção foi o uso musical ainda, lembrando os jingles, só que agora, me remetem até a musicais kkkkkkk particularmente, acho super bonitinho o uso de músicas, danças e propagandas bem explicativas

  • @mariasocorro7638
    @mariasocorro76382 жыл бұрын

    Tudo era original, tinha gosto, era cheiroso, rendia... tamanho, peso, e qualidade, tudo ótimo.

  • @vitoriacarvalho3241
    @vitoriacarvalho32413 жыл бұрын

    Uma coisa que achei interessante foi a presença de música/jingles em boa parte das propagandas, mostrando uma adaptação do rádio para a nova mídia, a TV. Fiquei bem surpresa também com o uso de animações, principalmente considerando que era o início da mídia televisiva. E algumas propagadas foi interessante ver que até hoje elas seguem mais ou menos a mesma linha, como dos carros, sempre em ambientes naturais, de terra, para mostrar a funcionalidade e potência do produto. Tudo muda mas nem tanto hahah

  • @mariaeduardasilva7006
    @mariaeduardasilva70063 жыл бұрын

    Me chamou muita atenção o quanto as propagandas eram músicais, provavelmente ainda uma herança do radio! E os efeitos visuais também, animações talvez? Muito bem feito e interessante para a época.

  • @luanacalasara6002
    @luanacalasara60023 жыл бұрын

    eu adorei as músicas originais pros comerciais, muitos jingles! e, assim como nas propagandas impressas e dos rádios, essas também são super diretas, muitas vezes sendo instrucionais.

  • @adrianasardinha3924
    @adrianasardinha39243 жыл бұрын

    As propagandas chamam atenção pelo estilo musical dos jingles que remete muito a estrutura do rádio, muito instrutivo para não deixar nada passar. Por exemplo, a do Toddy é extremamente repetitiva nos atributos do produto, mas quando chegamos nos da Wolks já temos um texto mais linear - ainda sim com a repetição do nome da marca. Conforme o tempo vai passando, a gente já consegue ver a subjetividade no discurso...os atributos seguem sendo o foco, mas menos musical e mais presença de personagens para "dar vida" ao produto.

  • @emilycecilia2208
    @emilycecilia22083 жыл бұрын

    Achei curioso como algumas propagandas mantém o mesmo raciocínio, como o caso da propaganda de carro, que até hoje divulga o produto com base nas suas características, de forma bem objetiva. Além disso, me surpreendeu a presença de tantas propagandas com animações. Não imaginava que naquela época era tão usado.

  • @thiagovitorino7900
    @thiagovitorino79003 жыл бұрын

    Além da música, como já falaram, que está presente na maioria; o fato de terem mais roteiros que incorporem o produto dentro do dia a dia de personagens, ao invés da propaganda ser somente imagens do produto com uma narrador falando as qualidades dele.

  • @jesusmenbribeszuza8033
    @jesusmenbribeszuza80332 жыл бұрын

    e por falar em saudades

  • @lucasmosi98
    @lucasmosi983 жыл бұрын

    Fala Professor! Mais um vídeo repleto de conteúdo! Me chamou bastante atenção os comerciais televisivos utilizarem em suas composições os jingles que se tornaram famosos e reconhecidos no outro veículo de comunicação, o rádio. Dessa forma, é criada uma sensação de completitude. Por que agora é possível vermos os produtos e suas características e ainda assim ouvirmos os jingles chicletes que contribuem para fixar o produto nas nossas mentes. Além disso, continua me chamando atenção os temas e conteúdos nas propagandas, que sempre se relacionam com a cultura da época e que não seriam aceitas nos dias de hoje, por exemplo um desenho para crianças fazendo propaganda usando seus protagonistas como fumantes, geladeiras não somente como eletrodomésticos mas como presentes viáveis a dar a sua esposa e também os estereótipos atruibuidos ao povo nordestino na propaganda da coca cola.

  • @rebecaalves4236
    @rebecaalves42363 жыл бұрын

    É possível perceber na grande maioria das propagandas ainda o uso de jingles comerciais e uma ênfase em grave de locutor, típico do rádio, e na repetição do nome da marca, a exemplo do Toddy e a palavra "qualidade" como marcante na música Além disso, valorização da formação familiar tradicional está presente nos diversos setores: bebida (Coca-Cola), bens de consumo durável (Consul). É nítido como o roteiro da propaganda passa a ser mais bem construído justamente por ter a possibilidade de gravação anterior e não ao vivo; a própria utilização de animações traz um perspectiva diferente do recorte e cola de imagens e textos longos das décadas anteriores que se mostravam um tanto maçantes. O foco permanece ainda nas funcionalidades práticas do produto e a marca Volkswagen explicita bem isso. O Nescafé e o telefonia fixa traz à tona a ideia do passo-a-passo de como utilizar o produto ainda que em alguns casos seja um tanto quanto intuitivo.

  • @franciscokalume8321
    @franciscokalume83213 жыл бұрын

    O que mais me chaou atenção foi o fato de diversas propagandas terem uma expliação de como funciona o produto. O do telefone é muito doido, por que esse barulho e como funciona é tão comum e obvio para gente, que chega a ser bizarro pensar que em uma épca foi uma coisa completamente nova.

  • @lauracoelho3156
    @lauracoelho31563 жыл бұрын

    Muito legal ver que a propaganda do Toddy não tinham crianças no passado. Hoje acaba sendo uma marca muito voltada para o público infantil. Os Jingles remete muito aos musicais (que amo!) e é legal ver isso há mais de 50 anos. Os comerciais mudaram demais! Muita coisa que até acho que podem voltar, como investimento nas músicas, e quem sabe não voltam...

  • @brunasiqueirabencke4474
    @brunasiqueirabencke44743 жыл бұрын

    O comercial dos Flintstones me chamou muita atenção, não esperava! E a presença, ainda fortíssima, dos jingles.

  • @killkilloficial

    @killkilloficial

    2 жыл бұрын

    e vendendo cigarro

  • @beatrizamarog.vianna3769
    @beatrizamarog.vianna37693 жыл бұрын

    O que me chama bastante atenção é o jeito bem padronizados de falar dos locutores. Eles "puxam" o R e tem um tom e um ritmo próprio de narrar. Independentemente do texto, se só ouvirmos essas propagandas de qualquer lugar, saberemos de imediato que se trata de uma coisa antiga só pela maneira de falar dos locutores. Achei muito interessante também a maneira que o comercial de sabonete resolveu utilizar as cores como principal atrativo do produto mesmo sendo uma propaganda em preto e branco. Bem fora da caixa, mas não sei se convenceu kkkkkkkk Os textos publicitários eram bem mais longos também, uma loucura! Hoje nosso desafio é vender falando pouco, totalmente diferente do que a gente viu aí.

  • @kelysantos8929
    @kelysantos89293 жыл бұрын

    Além do uso das animações que eu achei interessante(mas fiquei curiosa sobre a veiculação disso) em diversos momentos me lembrei muito de O Show de Truman com os olhares diretos pra camera, o close nos produtos e a descrição direta das "qualidades" do produto em si.

  • @mariorubensphd

    @mariorubensphd

    3 жыл бұрын

    Sim. Os olhares para a câmera estão ligados às experiências anteriores da época que não havia videotape e as garotas-propagandas apresentavam os atributos dos produtos "falando para a câmera".

  • @rayssasammy4367
    @rayssasammy43673 жыл бұрын

    O comercial da volkswagem me chamou muita atenção porque é a primeira vez que eu vejo um comercial de carro que mostra o trânsito haha A estética das propagandas que misturavam animação com gravações também é super interessante, no da Gilete e no da Coca Cola dá pra ver um "ancestral" do motion design que a gente tem hoje

  • @antonycosta697
    @antonycosta6973 жыл бұрын

    Achei a propaganda do sabonete Lever muito inteligente. Outra coisa que me chamou atenção foi a forte presença feminina na maioria dos comerciais, menos no de carros.

  • @barbaragaviao5197
    @barbaragaviao51973 жыл бұрын

    O que mais me chamou atenção foi a forma com que os produtos eram anunciados. Toddy saudável? Parece com aquele comercial do leite condensado, dizendo que ele podia ser substituído por leite materno, um absurdo atrás do outro.

  • @juliaretondar6973
    @juliaretondar69733 жыл бұрын

    Achei muito interessante observar como que a partir dessa década, provavelmente com o aumento da concorrência, se fez necessário apresentar melhor o produto anunciado. Podemos enxergar isso claramente no anúncio do fusca, nescafé e açúcar união, sem contar que muitos outros anúncios frisam "recuse imitações", subentendendo que a marca anunciada possuía um "diferencial".

  • @rodsilva850
    @rodsilva8502 жыл бұрын

    Até os comerciais de antigamente, era melhor que as programações da tv de hoje 👍👍👍😒

  • @VicBarbosa
    @VicBarbosa3 жыл бұрын

    o que chamou minha atenção é que parece que essa foi a época dos jingles, a maioria tem ahhaha além disso, fiquei curiosa com o último dos Flinstons. o uso dos personagens do desenho foi autorizado legalmente para essa propaganda de cigarro? chocada! :O

  • @eltonsarto1866
    @eltonsarto18662 жыл бұрын

    Os Flinstons fumando? Hoje está da um cadeia !

  • @isabellaferreiragoncalves9966
    @isabellaferreiragoncalves99663 жыл бұрын

    👀

  • @maraluciaduclosduclos7496
    @maraluciaduclosduclos74962 ай бұрын

    Comprava muito leite Gloria em pó. A Nestlé vendia gemada em lata e misturava o pó no leite. Bolachas em lata.... Muita saudade.

  • @sabrinachagas4087
    @sabrinachagas40873 жыл бұрын

    Prof, eu não sei se essas propagandas seguem uma linha do tempo, mas no vídeo elas seguem uma lógica gradual da saída de uma propaganda que comprovava que o meu produto é melhor devido a funcionalidade para uma propaganda com um apelo mais emocional.

  • @rennatacarvalho217
    @rennatacarvalho2172 жыл бұрын

    No 1º comercial umas das atrizes é a Norma Bengell??

  • @mariorubensphd

    @mariorubensphd

    2 жыл бұрын

    Não sei dizer, Renata. Mas se pesquisar creio que seja possível descobrir. ;)

  • @mariasocorro7638
    @mariasocorro76382 жыл бұрын

    Toddy era gostoso no meu tempo nos anos 70 hoje não tem gosto de nada, Nescau do mesmo geito... além de não ter mais gosto de chocolate, só tem açúcar dentro, leite condensado, creme de leite, leite em pó..... e ai por diante.

  • @aloisiomarcotti1935
    @aloisiomarcotti19358 ай бұрын

    Coca cola. Isso faz um bem! 😂😂😂😂😂😂😂

  • @marcioalbuquerque4708
    @marcioalbuquerque47082 жыл бұрын

    enganava trouxa do mesmo jeito de hj com menos tecnologia

Келесі