Programa Rural Produtivo - AGRICULTURA, CULTURA E ALIMENTAÇÃO INDÍGENA

Ойын-сауық

Neste sábado (16), o Rural Produtivo será dedicado aos povos indígenas. A atração semanal exibe o fortalecimento da produção alimentar de uma aldeia no município de Abaré. Também mostra o ritual de dança Toré, e destaca o primeiro óleo de coco indígena do Brasil, no município de Rodelas. Ainda tem a receita de peixe cozido e a apresentação de um ritual de dança tradicional da cultura indígena.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 820 mil indígenas, sendo que 56 mil índios habitam no estado da Bahia.
Na Aldeia Mãe Malhador de Zé Grande, no município de Abaré, a Associação Comunitária indígena Tuxi recebeu um conjunto de ações direcionadas à segurança hídrica e alimentar dos animais e da agricultura local. A aldeia foi contemplada com equipamentos para reserva alimentar, ações de armazenamento de água e assistência técnica, que resultaram no enriquecimento da produção de alimentos, e na qualificação e desenvolvimento de animais de corte, adequando os agricultores às tecnologias no seu lugar de origem.
O programa visitou a Aldeia Tuxá, no município de Rodelas, onde os índios se conectam aos seus antepassados através do ritual de dança Toré. A líder indígena Maria Auxiliadora, conta como esses rituais renovam as energias, e fortalecem a aldeia para encarar as dificuldades e desafios na luta pela terra, mantendo suas tradições indígenas.
Ainda no município de Rodelas, o Rural Produtivo mostra como as famílias indígenas vivem da agricultura do coco. O líder indígena Hawaty Tuxá, conta as histórias de evolução do seu povo, ressaltando a importância da agricultura familiar em seu meio. A aldeia Tuxá recebeu um investimento do Projeto Bahia Produtiva, que resultou na compra de um veículo próprio para transporte de coco, promovendo o lançamento do primeiro óleo de coco indígena do Brasil, aumentando sua cadeia produtiva e ampliando a geração de emprego e renda local.
Ainda nesta edição, o agricultor Auvânio Carlos, da comunidade indígena dos povos Tuxás, em Rodelas, ensina a receita do tradicional peixe cozido. E para finalizar, tem a apresentação de um ritual de dança tradicional da cultura indígena.
O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
▶ Assista sábado, às 14:00, com reprise na segunda, às 6:00, e na sexta-feira, às 19:30 na TVE, KZread e tve.ba.gov.br.
Se gostou, inscreva-se no canal e ative as notificações. Publicamos vídeos novos todos os dias da semana retratando a pluralidade do povo baiano.
A TVE é sua! É da Bahia.

Пікірлер

    Келесі