Primo Araújo O Poeta das Artes Plásticas

Музыка

O longa-metragem documental de gênero docudrama “Primo Araújo: O Poeta das Artes Plásticas” retrata a história do artista Dário Araújo (Primo Araújo), criador da técnica de escultura e pintura em isopor, o qual produziu mais de duas mil obras entre pinturas à óleo, desenhos e esculturas em isopor, que se espalham pelo Brasil e vários países. Primo, foi expoente no cenário cultural iratiense, retratou em ângulos e cores as histórias da pequena vila que se instalou no início do século 20, registrando de maneira expressiva o seu “Rio de Mel” Irati-PR.
Os objetivos deste trabalho foram:
Refletir sobre a importância do artista Primo Araújo, expoente no cenário cultural iratiense, e como retratou em ângulos e cores as paisagens e histórias de Irati do século 20.
Investigar através de entrevistas e fontes históricas como jornais, fotografias, pinturas, desenhos, quadros, esculturas e pesquisas históricas, as obras do artista.
Verificar a relação do artista plástico e memorialista José Maria Grácia Araújo, em ligação a história de seu pai Primo Araújo, agindo como um guardião da história de Irati e de seu antepassado.
Refletir de que forma José Maria Grácia Araújo contribui para preservar a história, memória, cultura e identidade de Irati, através de seu trabalho em prol da cultura da cidade.
Preservar a memória e a história cultural local construídas e entendidas através do olhar artístico do Primo Araújo e salvaguardadas pelo trabalho de seu filho José Maria Grácia Araújo;
Resgatar aspectos socioculturais, econômicos da cidade de Irati do passado, que fora relatada de forma tão bela e imponente pelas obras singulares do Primo Araújo;
Oportunizar o conhecimento histórico artístico local para as novas gerações, através da relação cultura/educação (principalmente através da exibição da obra nas escolas), a fim de que haja a manutenção e valorização da história cultural local - produzida ao longo dos tempos - utilizando o cinema como uma janela aberta para o mundo e meio de produção e divulgação de conhecimentos;
Proporcionar aos adultos e idosos que viveram na mesma época que Primo Araújo a reminiscência da magnífica história e obra desse cidadão honorário de Irati que tanto fez pela cultura de sua amada cidade através de sua arte.
Estimular o público através da exibição fílmica seguida de um debate, proporcionando para os participantes o senso de preservação cultural, memorial artística e histórica.
Estratégia de divulgação da obra:
Foram desenvolvidos posts visuais atraentes com imagens e vídeos que evidenciaram aspectos essenciais do projeto. Desta maneira as campanhas temáticas destacaram a importância do projeto para a cultura de Irati. A divulgação da produção/andamento e lançamento da obra foram realizadas via redes sociais, jornal e rádio. Impulsionando informações da obra e seu lançamento em redes sociais para atingir o maior número de público.
documentarioprimoaraujo
Este trabalho foi desenvolvido através da realização da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal com o apoio da Prefeitura de Irati através da Secretaria de Cultura e Turismo, com produção de Cine Central Filmes.
Observação: Na falta de uma fotografia, por conta da ação do tempo, da primeira esposa do artista Primo Araújo, Iratyla Grácia Araújo, foi utilizada uma fotografia de sua filha Liana Araújo Sebastião. Segundo o pesquisador historiográfico do projeto José Maria Grácia Araújo, ela era muito parecida com sua mãe.
Copyright "todos os direitos reservados" Cine Central Filmes

Пікірлер: 15

  • @mariagabrielizanlorensi4546
    @mariagabrielizanlorensi454610 күн бұрын

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @vivianefidalski6042
    @vivianefidalski604210 күн бұрын

    Emocionante. Santa ceia

  • @vivianefidalski6042
    @vivianefidalski604210 күн бұрын

  • @vivianefidalski6042
    @vivianefidalski604210 күн бұрын

    Maravilhoso

  • @paulohw
    @paulohw10 күн бұрын

    Parabéns Pedro Henrique. Belo documentário.

  • @VirginiaVitoriosa
    @VirginiaVitoriosa10 күн бұрын

    #Klebergonçalvesmenino talentoso 👏👏👏👏

  • @verafidalski7297
    @verafidalski729710 күн бұрын

    Parabéns 👏👏👏👏👏

  • @VâniaFidalski
    @VâniaFidalski10 күн бұрын

    Parabéns! A história sendo preservada para futuras gerações !

  • @andreiaf.peixoto2085
    @andreiaf.peixoto20855 күн бұрын

    Meu avô Eduardo Ferreira Peixoto foi um dos fundadores do time junto com Primo Araújo. Estou muito feliz e orgulhosa por vê-lo também neste documentário. Lindo filme, belíssimo trabalho!

  • @paulohw
    @paulohw10 күн бұрын

    Seu Primo, artista anos luz a frente do seu tempo. Honra de ter obras dele até hoje em minha família.

  • @nelsonpohl8303
    @nelsonpohl83039 күн бұрын

    O Vô Primo foi um grande artista e foi uma honra tê-lo conhecido. Parabéns pela iniciativa deste projeto, porém causou estranheza não ver nos depoimentos a presença de uma das suas netas. Ela é, sem dúvida, a pessoa que mais conhece a vida e a obra do avô. Participava da sua rotina diária e o conhecia em toda sua essência. Vi depoimentos de pessoas que o conheceram de forma superficial e não vi da pessoa que ele mais gostava. Uma pena!!!

  • @Log7538
    @Log75388 күн бұрын

    Gostei gostei

  • @vivianefidalski6042
    @vivianefidalski604210 күн бұрын

    Me emocionei😢

  • @ledamara1179
    @ledamara117910 күн бұрын

    Maravilhoso 👏👏👏👏👏 uma verdadeira viagem no tempo nas telas do nosso Artista,_Mor das artes plásticas. Magnífica arte . Pô Parabéns aos idealizadores desse fantástico documentário, às figuras de nossa Cultura com seus depoimento,ao ator Kléber Gonçalves . Viva Primo Araújo! Que orgulho do nosso artista Iratiense .👏👏👏👏

  • @verafidalski7297
    @verafidalski729710 күн бұрын

    Maravilhoso

Келесі