PRECONCEITO: MUITAS HISTÓRIAS

Preconceito tem história. Preconceito é ensinado. Este minidocumentário traz reflexões do professor Leandro Karnal e do também historiador Luiz Estevam. Os dois escreveram juntos o livro "Preconceito: uma história". Os autores percorrem os vários preconceitos: misoginia, xenofobia, racismos, capacitismo, etc. Além do levantamento histórico, a obra recém-lançada decifra o mecanismo desse sentimento. Por que pessoas aderem a práticas preconceituosas, apesar de elas serem reprováveis e até criminosas?
Neste vídeo, gravado no teatro do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia), coletamos também relatos de brasileiros que sofreram preconceitos em suas diferentes formas. Cada um conta sua experiência e sugere abordagens de como devemos abordar o assunto. Afinal, dá pra superar o preconceito?
"PRECONCEITO: UMA HISTÓRIA", de Leandro Karnal e Luiz Estevam:
www.amazon.com.br/Preconceito...

Пікірлер: 172

  • @umbelinavassoler7611
    @umbelinavassoler76115 ай бұрын

    Sinto-me envergonhada quando me lembro do quanto eu fui preconceituosa, quando ria de piadas sobre gays, pessoas feias, pessoas negras e por aí adiante. Eu fazia muitos comentários preconceituosos, também. Hoje, tenho consciência do quanto magoei, feri e fui responsável pela tristeza, depressão e de suicídio de que sofreu com esta situação. Passei a pensar muito, antes de fazer qualquer comentário, procuro ser abrangente, imparcial. É um trabalho constante para reconstruir valores inclusivos, tendo empatia sempre. Peço perdão pelas maldades que provoquei e sigo me corrigindo constantemente.

  • @emersonassuncao5052
    @emersonassuncao50527 ай бұрын

    Tão necessário esse vídeo que deveria ser exibido em TV aberta e em horário nobre! Parabéns

  • @wandercysavedragomes7967

    @wandercysavedragomes7967

    7 ай бұрын

    Você está com a razão!

  • @sakitano

    @sakitano

    4 ай бұрын

    Concordo! Deveria se tornar comercial em horário nobre.

  • @lucasmicalya2104
    @lucasmicalya21047 ай бұрын

    Estevam e Karnal, precisamos que esses multipliquem.

  • @tchicotejr.4681
    @tchicotejr.46817 ай бұрын

    Quanta honra viver na mesma época com você Professor

  • @webstack850
    @webstack8507 ай бұрын

    "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem", segundo (Paulo Freire). E você grande Leandro Carnal, gigante pela própria natureza, tens contribuído para a nossa educação.

  • @user-xo7kv3fi1x

    @user-xo7kv3fi1x

    4 ай бұрын

    Karnal, a religião cristã me marcou muito devido a infância, eu sou homo e sempre quando minha mete está regulando, eu estudo com o senhor, Obrigado!

  • @joseedivaldooliveira5066

    @joseedivaldooliveira5066

    4 ай бұрын

  • @leandrorgps
    @leandrorgps7 ай бұрын

    É a apresentação de livro mais original que vi. Parabéns pelo livro, pela coragem e por trazer esse tema que todo ser humano necessita ver e resolver. Somos uma espécie que exclui por medo, que castiga por revanche e que tem a obrigação evolutiva de escutar uma lei universal: "Ama ao teu próximo como a ti mesmo." Devemos aprender, quanto antes, o que essas poucas palavras significam.

  • @davifreitas2707
    @davifreitas27077 ай бұрын

    Leandro karnal é sempre tão bom te ouvir. Te admiro muito!!! 🥰🥰🥰🥰

  • @jamessonmedeiros5680
    @jamessonmedeiros56807 ай бұрын

    Bom dia, Esse vídeo matou a minha necessidade de partida. O suicídio não é salvação, Verdadeiramente a salvação é Resistir! Muito Obrigado Mesmo!

  • @laurimaurer

    @laurimaurer

    7 ай бұрын

    Não desista 🙏🏾💚Estamos no caminho certo 🫂

  • @nubiacilense1265

    @nubiacilense1265

    7 ай бұрын

    Parabéns, herói. Gostaria de ter essa força 💪, mas continuo me equilibrando ❤

  • @celiaakemikorin2025
    @celiaakemikorin20257 ай бұрын

    Senti a dor do Professor Leandro, quando ia na escolinha e diziam que japonês comia sapo todo mês.

  • @totalsaude1075
    @totalsaude10756 ай бұрын

    Parabéns Professor Karnal. Finalmente agora estamos ouvindo pessoas, inteligentes, cultas e humilde. Assisto todos os seus vídeos e compartilho Dina Teresa São Paulo Capital Brasil (72anos) ❤❤❤❤

  • @Erika.Justino
    @Erika.Justino7 ай бұрын

    Leandro!!! Que bom que você existe!!!!

  • @suicasmas
    @suicasmas7 ай бұрын

    Excelente ! Que a vida possa ser vivida em sua plenitude por todos.

  • @gislainebarretto5962
    @gislainebarretto59623 ай бұрын

    Assistir, mesmo, em vídeo Palestras do Professor, Leandro Karnal, é um aprendizado em todos os sentidos. Obrigada por tantos ensinamentos que me ajudam a ser uma pessoa melhor.

  • @Carla_Gran
    @Carla_Gran6 ай бұрын

    Necessário informar e formar os seres humanos, para sermos melhores a cada dia. Quero o livro tb, já vou presentear vários amigos 🙏🏼💚

  • @zeliaalves3126
    @zeliaalves31267 ай бұрын

    Emocionada estou com esse vídeo tão necessário!!! Pessoas, recebam o meu carinho e abraço!!! Fora, PRECONCEITOS!!!!

  • @emiliosantos2501

    @emiliosantos2501

    7 ай бұрын

    ❤❤❤

  • @thedouglaspatricio
    @thedouglaspatricio6 ай бұрын

    Na minha opinião, é praticamente impossível as pessoas deixarem de desenvolver algum tipo de preconceito, pois este sentimento faz parte do nosso instituto animal.

  • @vini7728

    @vini7728

    5 ай бұрын

    Preconceitos vão surgir, e cabe a nós estudar esse preconceito, saber sua origem, e como superalo, para que possamos viver em um mundo onde todos possam viver felizes e sendo elas mesmas, e esse mesmo preconceito muitas vezes a pessoas matarem essas outras pessoas só por que são diferentes, e isso não á religião ou liberdade de expressão que possa defender

  • @lucianaesteves3099
    @lucianaesteves30994 ай бұрын

    Inteligência, ética, conhecimento, humildade, e bom senso defini ambos ! Karnal vc é luz a nossa vida ! Sua voz é um conjunto com tudo que você é de melhor ! Gratidão !!!

  • @brunadavillapereirasilva8386
    @brunadavillapereirasilva83867 ай бұрын

    Com certeza este é um grande livro. A gente sabe pq o professor Leandro Karnal é muito inteligente, educado e responsável nas pesquisas e temas que aborda. Em breve, vou adquirir esse livro.

  • @pellycarvalho5360
    @pellycarvalho53606 ай бұрын

    Leandro Karnal é um humano q comecei a amar automaticamente qdo ouvi sua voz e vi seu rosto/olhar sorriso, não sabia quem era vc, senti um querer bem tão grande semelhante ao q sinto por meu irmão. Se houve vidas passadas certamente vc foi meu irmão/ã, meu filho/a ou melhor amig/a. Vc é admirável no q faz, sabe e é...mas não é por isso q sinto esse amor fraterno profundo, é como se eu conhecesse e amasse essa alma q está aí dentro deste corpo, independente da sua crença ou ateísmo, seu talento e conduta é tão elucidante desprovido de manipulação q vc é um clareador sobre as miserias humanas q mostra aos "fracos, vitimados" pelos doentes sociais narcisistas, machistas q somos humanos iguais d fato apesar d tanta injustiça, tenho certeza q Deus e Jesus amam muuuuito vc professor.....vivi o horror deste humor d Chico anisio, tom Cavalcante, Didi, a praça é nossa e tantos outros q desde 5 anos me lembro do peso dos apelidos e boullyng c minha condição fisica anorexica por uma deficiência genetica enzimática parte do autismo tipo 1 q sou portadora...q a Luz Divina te ilumina e guarda d td mal, te de vida longa c saúde plena, gratidão por ter vindo ao mundo!!!

  • @claudinei9874
    @claudinei98747 ай бұрын

    Que vídeo bem feito. Parabéns aos autores e aos convidados que deram seus depoimentos.

  • @elenitelorenzettielenite7963
    @elenitelorenzettielenite79637 ай бұрын

    Gratidão

  • @TaynaraRezende-df8xc
    @TaynaraRezende-df8xc3 ай бұрын

    Eu amei esse minidocumentário, abre nossa mente sobre como o preconceito está enraizado na nossa sociedade e nos faz pensar sobre nossas atitudes.

  • @viniciushorta8004
    @viniciushorta80047 ай бұрын

    Que a humanidade retome o caminho do bem e da liberdade, refletindo e aprendendo mais para livrar-se dos preconceitos que a aprisionam.

  • @luciabarbosa586
    @luciabarbosa5867 ай бұрын

    Maravilhoso o papo. Foi de suma importância para meu crescimentos como ser humano, como verdadeira cidadã. Todos temos o direito de sermos felizes como nós somos. Agradecida❤

  • @gabrielfelipe7607
    @gabrielfelipe76076 ай бұрын

    Excelente vídeo Karnal, meu livro com dedicatória já está garantido. 🙂

  • @user-ek8jl8ph7p
    @user-ek8jl8ph7p7 ай бұрын

    Luiz Estevam, Leandro karnal. Gratidão! Gratidão! Muitíssimo grato a vocês. Muitíssimo grato pela obra. Ass. Amo.

  • @margarethitou6212
    @margarethitou62126 ай бұрын

    Vou querer ler esse livro! Adoro o Karnal, um ser humano incrível!

  • @mariasuelialves4375
    @mariasuelialves43755 ай бұрын

    Diante de tantos depoimentos, tantas histórias sofridas,mas também de força e coragem,sigo meu caminho tentando ser e extrair o melhor do ser humano.Somos todos de uma mesma nação, independente de crença, opção sexual, cor,raça, com limitações físicas ou não,somos irmãos e iguais, devemos ser respeitados e respeitar à todos .Exerça sua impatia.

  • @danielakussaba619
    @danielakussaba6196 ай бұрын

    Com certeza vou ler esse livro. Aprendo tanto com vc Karnal, principalmente nesse tema que pensamos não ter preconceito mas qdo temos os exemplos contados vemos o quanto aprendemos errado....o quanto fazemos até sem saber. Trazer à luz do conhecimento os temas de preconceito é extremamente importante. Obrigada !

  • @bastet741
    @bastet7417 ай бұрын

    Que sensacional! Vou comprar o livro. Em casa estamos junto com a escola educando as crianças para tratar todos com respeito, porque todos somos diferentes cada um do seu jeito, no seu tom, na sua nota, somos únicos.

  • @janefreitas8341
    @janefreitas83417 ай бұрын

    Oxente! Boa noite o prazer todo meu. Meu lindo. Boa noite a todos.

  • @EDSONAPARECIDODEMORAES-fl8ck
    @EDSONAPARECIDODEMORAES-fl8ck7 ай бұрын

    Gratidão sempre, Leandro karnal aborda um tema tão relevante e serenidade para aceitar que tenho necessidade de tê-la, e não posso mudar ninguém chega de tentar ser a palmatória do mundo 🌎 EM QUE os valores invertidos de cada geração. Eu tenho orelhas de abano, e na minha época tinha um boneco que nem o louro José de hoje, só que esse boneco tinha orelhas de abano e se chamava topo-gigio, eu tinha 11 anos na época esse boneco fazia parte de um Programa de humor comandado por Agildo Ribeiro fui perseguido, por esse apelido até pelos meus próprios irmãos, eu nem sabia o que seria mais tarde nos tempos atuais de BULIING, Carreguei um trauma que até hoje quando vejo falar em cirurgia corretiva eu me pergunto e na minha a sem ironia a cirurgia é era um corretivo. Essa era a geração do BRASIL AMEO-OU DEIXE-O. Ainda bem que nós dias atuais toda forma de preconceito ,é combatida por pessoas como LEANDRO KARNAL e tantos outros grupos espalhados pelo mundo 🌎 inteiro e pelo BRASIL AFORA, quando lembro de NELSON MANDELA E NO BRASIL MACHADO DE ASSIS, E DA MÚSICA 🎶 PAI AFASTA DE MIM ESSE CALE-SE DE VINHO TINTO DE SANGUE . GRATIDÃO SEMPRE POR MAIS ESTE DIA DE RESILIÊNCIA, TRABALHO ANÔNIMO VOLUNTÁRIO E SUPERAÇÃO.

  • @nildaoliveirabrunoesseeome2815
    @nildaoliveirabrunoesseeome28157 күн бұрын

    Boa noite Leandro obrigada , por fazer este livro ..

  • @mariareis3323
    @mariareis33237 ай бұрын

    ❤ Parabéns ! Estou lendo e recomendo, todos deveriam ler Preconceito .

  • @raimilsontavares7887
    @raimilsontavares78875 ай бұрын

    Excelente Palestra de Pré-Lançamento do Livro Preconceito: uma História. Parabéns!

  • @wandercosta3769
    @wandercosta37694 ай бұрын

    Parabéns para aqueles que através de suas pesquisas, seus estudos, nos ensinam e nos mostram a importância da conscientização ao combate de velhos males criados na civilização, parabéns por sempre tentar trazer a empatia pela dor dos outros… Saramago dizia que ele não era pessimista, mas o mundo é que é péssimo, a humanidade que não aprende a se humanizar de verdade… cabe a esses intelectuais, professores, historiadores essa missão difícil do despertar da consciência. Obrigado aos envolvidos 👏👏👏👏👏

  • @luisantonioprates
    @luisantonioprates4 ай бұрын

    Leandro Carnal, sendo um defensor da educação e da cultura, é um exemplo de como indivíduos podem desafiar preconceitos por meio do compartilhamento de conhecimento. Ao promover a reflexão crítica e a conscientização, a educação torna-se uma ferramenta poderosa na luta contra preconceitos, sejam eles raciais, sexuais, religiosos ou de qualquer natureza. Assim, a coragem de enfrentar e desmantelar as tramas do preconceito torna-se parte integrante do processo educacional, transformando sociedades e promovendo a igualdade.

  • @francianeantunes3800
    @francianeantunes38007 ай бұрын

    Apenas uma palavra Espetacular e muito necessário. Obrigada aos autores. Obrigada professor.

  • @silvaniacristal
    @silvaniacristal5 ай бұрын

    Nossa doeu ver as lembranças do karnal marejarem seus olhos😢

  • @ruthlopes1561
    @ruthlopes15617 ай бұрын

    Estava com saudades de sua inteligência, professor! 👏👏👏

  • @SuperAclaudia
    @SuperAclaudia4 ай бұрын

    Vc é um ser único e especial!!!!

  • @RafaelSantos-xl1ut
    @RafaelSantos-xl1ut7 ай бұрын

    Que lindo! Me identifiquei com muitas coisas. Obrigado por essa conversa 🥰

  • @marciacamposcampos1042
    @marciacamposcampos10427 ай бұрын

    Aiii como eu queria está aí ❤❤❤❤

  • @lidiapalminha4750
    @lidiapalminha47505 ай бұрын

    Maravilhoso Em gratidão

  • @mariabeatrizaraujo5929
    @mariabeatrizaraujo59297 ай бұрын

    Esse tema é necessário. Apesar de nunca ter me visto como preconceituosa , na época dos anos 80 fazia essas piadas de gay como brincadeira, sem ter a mínima noção do quanto poderia estar magoando alguém. Acesso à informação e educação de qualidade transforma as pessoas, por isso esses temas são tão importantes.

  • @mariacavassin7621
    @mariacavassin76214 ай бұрын

    Que sejamos amigos concesuais. Pois todos precisamos de tempo para aprender a tristeza e alegria. Que nos dói muito. E vc está nessa permissão da eficiência da tarefa dos dias. .

  • @rico9947
    @rico99474 ай бұрын

    Já comprei meu livro! Para começar, aprender sobre temas e melhorar como humanidade... 📚☕

  • @davifreitas2707
    @davifreitas27077 ай бұрын

    👋👋👋👋👋....Maravilhoso!!!

  • @luisantonioprates
    @luisantonioprates4 ай бұрын

    O conhecimento e a compreensão promovidos pela educação podem desmantelar as tramas do preconceito, incentivando a empatia, a aceitação e a quebra de estereótipos arraigados.

  • @guinarodarte1862
    @guinarodarte18623 ай бұрын

    Do alto de minha cadeira de rodas eu penso que a luz da beleza de sermos pessoas únicas e portanto diferentes ..essa luz infelizmente traz e envolve os " os perfeitos preconceituosos

  • @arleteescobar1242
    @arleteescobar12423 ай бұрын

    Karnal,escutando e refletindo sobre as cinco "portas" que vocês abriram, chego à conclusão que há um ponto de união em todas elas que pode levar a um raciocínio mais agregador. Acho que o respeito direcionado à integridade e dignidade do ser humano é a chave para melhorarmos a nossa educação quanto ao preconceito. Sei que essa postura é milenar,mas como agregar valores que permeiem a educação dada aos nossos jovens? Tenho 74 anos e posso afirmar que nunca fui preconceituosa! Uma questão de coerência e conhecimento do outro. Tive uma vivência que me orientou nesse sentido. Houve momentos em que a prática falou por si! Amei o modo como abordaram esse tema! Há um outro que particularmente entra no preconceito da misoginia: o aborto! Gostaria de um dia comentar meu pensamento a respeito de algo tão terrível pra ambas as partes: feto e mãe! Onde está o pai? Obrigada! Desculpe se me alonguei nas considerações!!!

  • @SMMUNIZ
    @SMMUNIZ7 ай бұрын

    Que espetáculo de vídeo. ❤❤❤❤

  • @Liloeseusamigo
    @Liloeseusamigo7 ай бұрын

    Há um racismo pelo qual meu orgulho morre. E foi através dessa plataforma que as traças roeram minhas poucas peças de roupas que mais amava. E me reinventar depois de tantas dietas, modas, preferências nata, é uma missão quase impossível.

  • @reginaandersen8420
    @reginaandersen84207 ай бұрын

    Saudades Karnal❤.

  • @SuperAclaudia
    @SuperAclaudia4 ай бұрын

    Que triste ! Quanto sofrimento de tantas pessoas😢

  • @lfrl1986
    @lfrl19867 ай бұрын

    Necessário! Parabéns, Luiz e Leandro!

  • @sandratsouza6557
    @sandratsouza65577 ай бұрын

    Te aguardo no Porto ❤

  • @tiagoreis200
    @tiagoreis2005 ай бұрын

    Parabéns karnal e sinto muito ❤

  • @muracarvalho7305
    @muracarvalho73057 ай бұрын

    Boa noite professor Leandro

  • @nildaoliveirabrunoesseeome2815
    @nildaoliveirabrunoesseeome28157 күн бұрын

    Boa noite ,,, eu já comecei a ler este livro , já estou aprendendo um monte , já li sobre a dona de casa que é chegada no trânsito e chega na casa e a empregada não fez algo , aí ela diz esse povo nordestino .😮😮

  • @EduardoMaldonadoTenor
    @EduardoMaldonadoTenor7 ай бұрын

    Que vídeo maravilhoso! lindos os depoimentos!

  • @patricialima0702
    @patricialima07027 ай бұрын

    Excelente, professor!❤👏🏻👏🏻

  • @iolandamonteiro4853
    @iolandamonteiro48537 ай бұрын

    Tudo isso é lamentável! Não sei como fiquei se sua presença tantos mêses. ❤

  • @emiliosantos2501
    @emiliosantos25017 ай бұрын

    Quero saber onde eu encontro esse livro, pois estou ouvindo o Karnal nesse momento, no fim de expediente, na CBN. Estou maravilhado com a entrevista. ❤

  • @raianamelo979
    @raianamelo9792 ай бұрын

    Livro, assunto extremamente necessário ! Parabéns ao autores

  • @claudiacorrea181
    @claudiacorrea1814 ай бұрын

    Relatos emocionantes.

  • @denisebraga7122
    @denisebraga71223 ай бұрын

    Excelente, parabéns!

  • @carlanascimento3614
    @carlanascimento36144 ай бұрын

    Seu silêncio diante dos acontecimentos absurdos do mundo , tem me entristecido bastante . Sei que tem o direito de dizer ou não . Mas fico bastante angustiada de não ouvir sua voz tão importante nesse momento . ❤ Espero que vc esteja bem nesse momento , bem de saúde !

  • @jaquelineabadiamagalhaesle6848
    @jaquelineabadiamagalhaesle68484 ай бұрын

    Parabéns sempre,,,senti falta de representantes femininas,,,mais depoimentos de vida da mulher ,,que sofre até hoje bastante discriminação.

  • @helderpeixoto86
    @helderpeixoto867 ай бұрын

    Ansioso pra ler!

  • @marcelaamaral4432
    @marcelaamaral44324 ай бұрын

    Gostei muito do video pessoas muito especias vou comprar esse livro fiquei muito interessada no conteudo

  • @adolfopereiradesouza8217
    @adolfopereiradesouza82174 ай бұрын

    Livro maravilho.

  • @eltaalvespontespontes4330
    @eltaalvespontespontes43307 ай бұрын

    Eu te admiro tanto, seu depoimento só aumenta a minha admiração.

  • @ElaineArisiMedeiros-yv6hu
    @ElaineArisiMedeiros-yv6huАй бұрын

    Bravo, Bravo,Bravoooo👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️

  • @silvaniacristal
    @silvaniacristal5 ай бұрын

    Sim ! Tem preconceito contra o pobre, contra o analfabeto, contra profissões 😢😢😢😢😢😢😢 trabalho com esse público e vejo como eles mesmo se veem.😢 e como são tratados, principalmente nos serviços públicos, porque nao conseguem nem perceber como têm dureitos desrespeitados, uma violência simbólica quê acaba a autoestima, o valor proprio😢😢😢😢😢

  • @Defynni
    @Defynni7 ай бұрын

    👍PREC😫NCEIT😭: 1° SUPERIORIDADE SOBRE semelhantes próximas/os e ainda ho-je.

  • @sonias.1670
    @sonias.16703 ай бұрын

    Graças a Deus eu nunca tive preconceitos com nada desse mundo Cada pessoa tem seu significado.

  • @zeliaalves349
    @zeliaalves3497 ай бұрын

  • @greghenrique6142
    @greghenrique61427 ай бұрын

    te amo Karnal

  • @pauloabreu9945
    @pauloabreu99457 ай бұрын

    Luto comigo para não ter nenhuma espécie de preconceito. Ainda não consegui: TENHO PRECONCEITO COM QUEM TEM PRECONCEITO.

  • @sakitano
    @sakitano4 ай бұрын

    Que aula! Que palestra sensacional. ❤️

  • @dataistaestoico
    @dataistaestoico3 ай бұрын

    Quantos depoimentos emocionantes 😢

  • @magdaramos659
    @magdaramos6597 ай бұрын

    Existe um preconceito , pessoal, quando nascemos com uma M.AV ( mau formação arteriovenosa intracerebral, e infelizmente depois do A. V. C hemorragico intracerebral ficamos com algumas sequelas físicas depois de 4 cirurgias no cérebro pro Neurocirurgião era impossível eu reverter o quadro realmente sai da cadeira de rodas tive a fatalidade aos 27 anos e só consegui sair da cadeira de rodas aos 31 anos mas m smo hoje sendo uma pessoa independente novamente porém o olhar da sociedade, me deicha dentro da minha casa porquê infelizmente são pessoas sem conhecimento existe esse preconceito e ele faz muito mau pra quem já vem sofrendo, porquê não pedimos essas fatalidades!!!

  • @ritaribeiro5789
    @ritaribeiro57893 ай бұрын

    Emocionada 😍

  • @yonetelesvilela8654
    @yonetelesvilela86547 ай бұрын

    Incisivo, contundente, lindo …

  • @D.S.G.1959
    @D.S.G.19597 ай бұрын

    21/11/2023.Quem são essas Pessoas que andam pelas ruas e calçadas...... preocupadas e ressentidas da vida.... olham pra baixo, pra cima, do lado... não preferem, olhar para aquele que vem de frente ....Para dar um sorriso, um bom dia, olá, como vai.... Como se o outro tivesse culpa dos seus problemas, erros, pecados.....Crianças, crescendo, adultos se tornando, pessoas, insatisfeitas, insensíveis preconceituosas.... iguais a seus velhos Pais.

  • @GustavoRodriguesRossoni
    @GustavoRodriguesRossoni3 ай бұрын

    Essa careca bem lisinha me deixou descontraido 👍👍

  • @jubecker8281
    @jubecker82817 ай бұрын

    bonito tudo isso

  • @zaffirakynlee2023
    @zaffirakynlee20233 ай бұрын

    Eu chorei demais😢 que vídeo necessário

  • @robertosacco5232
    @robertosacco52325 ай бұрын

    A eliminação do preconceito é a medida da evolução de uma sociedade, ou comunidade. Portanto, num país como o Brasil, em que a educação de "maior qualidade" é a da elite, onde está o grande berçário do preconceito, vai demorar muito tempo. Só a educação de qualidade pública irá mudar esse país. O problema é que "o poder" não está interessado que isso aconteça.

  • @elisabethsp8912
    @elisabethsp89127 ай бұрын

    Muito obrigada a todos por compartilhar sua experiencia pessoal relacionada ao preconceito. Un abraço.

  • @lilinha5469
    @lilinha54693 ай бұрын

    Adorei esse projeto.

  • @cristinaraposo8978
    @cristinaraposo89786 ай бұрын

    TOP! 👌 Cris

  • @eugeniasantos27
    @eugeniasantos277 ай бұрын

    Isso já foi em Angola colonial!!! Um preto a correr é bandido ou ladrão; um branco a correr é atleta!!! Abraço.

  • @niltonaraujo4825
    @niltonaraujo48254 ай бұрын

    Um ser só é melhor a partir do conhecimento e reconheço que o a falta de conhecimento é a principal porta da ignorância

  • @iolandamonteiro4853
    @iolandamonteiro48537 ай бұрын

    Boa noite Professor Leandro Karnal. De volta❤

  • @claudiomiranda3367
    @claudiomiranda33673 ай бұрын

    Muito bom. MA.RA.VI.LHO.SO

  • @SabedoriaContemplativas
    @SabedoriaContemplativas7 ай бұрын

    O preconceito pode ter sérios impactos na saúde mental das pessoas que são alvo. Sentimentos de exclusão e discriminação podem levar a problemas como ansiedade, depressão e estresse, o desconhecimento sobre culturas, crenças e experiências diferentes frequentemente alimenta o preconceito, a educação e a exposição a diversas perspectivas podem ajudar a combater essa falta de entendimento.

  • @galvaoeduardo2
    @galvaoeduardo27 ай бұрын

    Ótimo livro, fácil de ler e entender. História incrível do preconceito, mostrando que esse mal ocorre da ignorância, daquele que se coloca na posição do correto. Interessante ver que, da religião cristã, surgiram preconceitos que são tão atuais.

  • @anacristinatorres7145
    @anacristinatorres71457 ай бұрын

    Pratico Orai e Vigiai , para evutar ter atitudes, ou pronunciar expressões Racistas , Preconceituosas etc. Me parece que as pessoas falam na terceira pessoa para distanciar a Dor sentida. Anseio que neste século ainda, possamos Reduzir Todos estes Pré Conceitos ,que possamos Impedir que pessoas Continuem Sofrendo , fisica e mentalmente .