POSTURA FLAMENCA e consciência corporal - experimente você também!

Музыка

Neste vídeo recebemos mais uma vez a nossa querida amiga Adelaide Jacomini -- que já participou demonstrando o movimento do leque (abanico) e o toque das castanholas no ritmo dos Fandangos -- para trabalhar a consciência corporal referente à postura flamenca. Buscamos essa consciência a partir da sola dos pés, passando depois à região do abdômen, peitoral, ombros, nuca, queixo (baixo) e olhar. Temos que sentir o peso do corpo na sola dos pés, como se o chão estivesse nos "sugando" da cintura para baixo, observar essa energia dirigida à terra, e uma outra, da cintura para cima, que nos eleva ao céu, ao éter, onde busca a transcendência. Essa postura e essa relação com o chão, características do flamenco é o que o diferencia das danças folclóricas (normalmente saltitantes). Vemos também nesse vídeo um pouco dos braços no flamenco (um dos tipos de braços ou "braceo") que sobe e desce pelas laterais, também com peso, como que lutando contra a força da gravidade -- para subir mas também para descer!, como se algo estivesse resistindo a essa descida. Ao contrário da leveza do balé clássico, os movimentos dos braços no flamenco têm mais peso e intensidade. Trabalhamos também força, equilíbrio e sustentação nos exercícios propostos nesse vídeo, tanto frontalmente como nas diagonais. O uso da "bata de cola" (tipo de vestido longo com muitos babados que arrastam no chão na parte de trás) exige essa sustentação e a força da musculatura posterior das coxas e dos glúteos. Espero que desfrutem e se sintam desafiados(as)!
Neste vídeo, excepcionalmente, não vamos ter história do flamenco no final, mas nos próximos vamos voltar a ela! com as legendas em português que estou preparando... Aguardem!
-----
Estudos comprovam que a música e a dança contribuem de maneira muito eficaz na prevenção de demências, como o Alzheimer, por exemplo (ver link abaixo). Os exercícios, feitos no flamenco, ajudam na concentração, na atenção e na memória. E mais: a flexibilidade, o alongamento e o relaxamento estarão também presentes, pois estamos usando nosso corpo para fazer música!
www.abc.es/sociedad/abci-flam...
-----
Era isso, meus amigos...
Seguem meus outros contatos, a quem quiser me conhecer melhor:
Facebook: / claudia.ortiz.7564
Instagram: @claudia_ortiz111
----
Meu nome é Claudia Fabiana Bastos Ortiz, sou brasileira, formada em Letras, com mestrado em Literatura. Tenho um romance publicado, intitulado "A gérbera rosa" (escrevo desde criança - prosa, poesia e dramaturgia), sou revisora de textos, tradutora, professora de português e espanhol, e estudo a arte flamenca, música e baile, há mais de vinte anos.

Пікірлер: 5

  • @marilenesachet8212
    @marilenesachet82123 жыл бұрын

    Estou te acompanhando

  • @teresinhacordeiro2237
    @teresinhacordeiro2237 Жыл бұрын

    Bom dia! Amei esta aula. Você é uma mestra. Sabe o que faz e o que ensina.

  • @claudiaortiz-flamencoeoutr8654

    @claudiaortiz-flamencoeoutr8654

    Жыл бұрын

    Obrigada! 💗

  • @ametistat
    @ametistat3 жыл бұрын

    Guapas 🌹

  • @lenyortizborges4683
    @lenyortizborges46833 жыл бұрын

    Ufa! Deu pra cansar 😅

Келесі