No video

Por que tantos adultos estão tomando remédio para tratar TDAH?

Muitas pessoas recentemente diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade podem não estar de fato sofrendo da condição, diz pesquisadora.
Ouça áudio de artigo de Margaret Sibley, professora de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Escola de Medicina da Universidade de Washington, para o site The Conversation.
Leia também o texto: www.bbc.com/po....
O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (podcasts.apple...) e no Spotify (open.spotify.c...)
A lista completa dos episódios nos KZread está aqui: • BBC Lê
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
#bbcnewsbrasil #bbclê #TDAH

Пікірлер: 284

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil7 ай бұрын

    Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: kzread.info/head/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c3g8d5pj08go

  • @leti_ci_a
    @leti_ci_a7 ай бұрын

    Fui diagnosticada com tdah por dois psiquiatras depois de adulta e está mudando minha vida. É triste que hoje em dia ninguém leva isso a sério pq "todo mundo tem".

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    Quase* todo mundo tem. E quase todo mundo deveria, sim, tomar remédio se quisesse ser "bem-sucedido" em uma carreira cognitivamente demandante. Acontece que as pessoas com TDAH optam por caminhos mais "fáceis" e com menos retorno. E quem é diagnóstico é, geralmente, quem tem e opta por seguir uma carreira muito demandante, como concursos concorridos, medicina, etc... Ou seja, a maioria das pessoas nem fazem ideia que tem TDAH porquê não estão fazendo nada que sobrecarregue a cognição delas, mas sim cursos fáceis, ou artes, ou nem fazem nada da vida. E pra elas tá tudo bem. Eu, por exemplo, sou formado na federal, tenho pós graduação nos EUA e estou tomando ritalina pois ao estudar para concurso de auditor fiscal percebi que meu TDAH agora está me impedindo. Antes não estava. É como um computador querer rodar um game muito demandante e outro muito pouco demandante. O TDAH diagnósticado é aquele que tenta rodar o mais pesado e não dá conta. Simples assim. Se pegar os critérios diagnósticos vai ver claramente que é situacional. Uma mesma pessoa que estuda em um colégio fraco não vai ter, e se estuda no colégio militar, vai ter tdah e quiça autismo, ansiedade, depressão, etc ..... Da mesma forma, o autismo e muitas outras patologias. Depende do contexto. Os estudos já mostraram que 99% dos autistas e TDAH diagnosticados são estudante dos 1% melhores colégios. Discriminação com os pobres ?? Não. É como o diagnóstico funciona

  • @leti_ci_a

    @leti_ci_a

    6 ай бұрын

    @@0700083edu a maioria nao sabe que tem tdah simplesmente pq não tem dinheiro nem conhecimento pra saber dos sintomas. Isso não significa que não sofram as consequências, ou que só vão notar SE seguirem uma carreira que demande mais. Não precisa ter uma carreira difícil pra notar as dificuldades do TDAH e os dados que vc mostrou sobre os colégios nao significam necessariamente o que vc acha. Um dos critérios de diagnóstico é justamente ter sintomas e prejuízos desde pequeno, se o "seu tdah" não atrapalhava antes, não é tdah.

  • @MoonLilly92

    @MoonLilly92

    6 ай бұрын

    @@0700083edu Nossa, cara. Que comentário burro! Burn Out é muuuuito diferente de TDAH. "Os estudos já mostraram que 99% dos autistas e TDAH diagnosticados são estudante dos 1% melhores colégios" que porcaria é essa?? Mostre a fonte que eu quero ver.

  • @ProfessorMG031

    @ProfessorMG031

    6 ай бұрын

    Tem whatsaap mano, tô querendo criar um grupo do tdah.

  • @thi194

    @thi194

    5 ай бұрын

    ​@@0700083edu Nada a ver o que vc falou. Se 99% dos diagnósticos são em estudantes dos melhores colégios, o óbvio é que essas crianças/adolescentes tiveram acesso à a consulta, diagnóstico e terapia, que por sinal é muito caro para fazer particular. Diagnóstico do autismo então é super caro, pq precisa ser feito por uma equipe multiprofissional. Um pobre para ter acesso a isso, só se for pelo SUS e ainda se isso atrapalhar muito a vida dele, pois geralmente tem uma vida muito atribulada de trabalho para se sustentar e muitas vezes nem sabem da existência dessa possibilidade. Ter acesso a diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos é um luxo, meu caro!

  • @claudiaroedel1368
    @claudiaroedel13687 ай бұрын

    É meu caso e de minha prima. Uma vida inteira (tenho 58 anos, ela tem 64) de gente falando: "nossa, como ela é avoada", "não esquece a cabeça porque está no pescoço", "não sabe estudar". Uma vida inteira lutando para fazer o que algumas pessoas veem como normais, como manter a casa arrumada, se lembrar de um número de telefone o tempo longo o bastante para escrever num papel, não conseguir lembrar o nome das pessoas ou fazer contas de cabeça . Uma vida inteira de não conseguir decidir prioridades, de congelar totalmente quando precisa tomar uma decisão importante, ou de começar uma tarefa trivial e não conseguir parar mesmo sabendo que existem outras tarefas mais importantes ou até mais urgentes. Quem passa por isso sabe que ADHD ou TDAH não são "modinha". São fatos reais. O que piorou nosso caso é que agora existem máquinas, técnicos e programadores empenhados em prender nossa atenção em celulares, mídia social, vídeo games. Pará quem tem TDAH é 500 vezes mais difícil resistir ao canto da sereia e voltar nosso foco para o trabalho, as contas, as tarefas domésticas. Especialmente depois de ter passado dois anos em casa com pouco a fazer, pouco para atrair nossa atenção, a não ser estas coisas. Voltar a rotina está sendo muito difícil. Muito mais difícil do que para pessoas neurotipicas. Meu diagnóstico veio sim depois de ver videos a respeito. Mas não quer dizer que é falso, ou "hipocondria da semana". Reconheço que isso é uma característica minha desde a infância.

  • @MariaClara-ru7hn

    @MariaClara-ru7hn

    7 ай бұрын

    Seria imprescindível ir atrás de tratamento adequado (com médico especialista), para melhor qualidade de vida e diagnóstico médico

  • @Di_ascending77

    @Di_ascending77

    6 ай бұрын

    O meu respeito por si pois estou na mesma situação. Descobri agora aos 46 anos. Uma vida feita de aparentes fracassos e ultimamente de paralisia. Espero a partir de agora começar a viver com mais dignidade.

  • @euatraidotudodebom2324

    @euatraidotudodebom2324

    5 ай бұрын

    O tdh em nós mulheres é cruel, não que não seja no homem, mas o tdh funciona diferente neles.

  • @ritasilvafetter8068

    @ritasilvafetter8068

    5 ай бұрын

    Muito interessante sua visão com relação ao TDAH e a dependência tecnológica. Sou TDAH com laudo neurológico há 14 anos, já adulta. A terapia e a medicação mudaram minha vida. Hoje sou segura e realizada. Fico longe das telas e dispositivos eletrônicos sempre quando não estou trabalhando, pois sou consciente da capacidade de "hipnose" dessas ferramentas, sobretudo para os desatentos.

  • @danilopilat434

    @danilopilat434

    5 ай бұрын

    EXATAMENTE... Tenho 40 anos .. e descobri faz 3 anos vendo algo na internet chorei durante 3 horas ouvindo alguém falar sobre e super entender quem sou e o porque sou como sou .. .. e a 3 anos ...atrás de um diagnóstico e de um tratamento.. mas DESISTI... POR QUE É IMPOSSIVEL SENDO POBRE. ..sozinho e sem estrutura nem familiar e muito menos financeira pra fazer qualquer coisa .. só eu sei oque passo .. e qnt penso em acabar com esse sofrimento .. pra outros parece algo simples .. mas só eu sei.. ainda + com todo potencial que tenho ... 😢

  • @hypnocat8621
    @hypnocat86217 ай бұрын

    A questão é saber se o TDAH sempre existiu, mas simplesmente não era diagnosticado, ou se o fenômeno é recente (e crescente) nas últimas gerações, por isso mesmo começou a chamar a atenção.

  • @MariaSouza-id9ut

    @MariaSouza-id9ut

    7 ай бұрын

    Isso já tinha, só ficou popular, mais conhecido com o avanço da internet.

  • @claudiaroedel1368

    @claudiaroedel1368

    7 ай бұрын

    Sempre existiu, mas não era diagnosticado. Especialmente em meninas e mulheres.

  • @sueguimaraes6442

    @sueguimaraes6442

    7 ай бұрын

    ​@@claudiaroedel1368Mas a cultura do diagnóstico é muito forte e também contribui p/ isso.

  • @claudiaroedel1368

    @claudiaroedel1368

    7 ай бұрын

    @@sueguimaraes6442 que diabos é "cultura de diagnóstico"?! Não tem registro!

  • @robertoviniciusdasilva2018

    @robertoviniciusdasilva2018

    7 ай бұрын

    TDAH dizem que era uma doença de criança, com o uso da tecnologia e as pessoas querendo fazer 10 coisas ao mesmo tempo o distúrbio cresceu. Além claro de ter vários falsos positivos, mais de 50% dos diagnósticos

  • @MariaHelena-pn5ip
    @MariaHelena-pn5ip7 ай бұрын

    Tenho 65 anos e vim descobrir que tenho na alfabetização do meu filho, qdo percebi que as queixas era as minhas na infância.

  • @veronicapereira4495
    @veronicapereira44957 ай бұрын

    Lamento muito mesmo por nao ter conseguido ter acesso ao diagnóstico e tratamento para esse distúrbio antes. Tenho um parente que tem a versão mais grave do transtorno e a vida dele foi totalmente prejudicada ir conta disso. Acho muito triste levarem algo tão serio na brincadeira.😢

  • @rosana5855

    @rosana5855

    3 ай бұрын

    O diagnóstico só deve ser dado por um profissional capacitado.😂

  • @Lu17789
    @Lu177896 ай бұрын

    Por exemplo… eu NÃO CONSEGUI entender o que a mulher falou no vídeo, pois eu não me concentro e fico olhando os comentários 🤦🏻‍♂️

  • @victorpetrarca2471

    @victorpetrarca2471

    6 ай бұрын

    Isso aí é desatenção por estímulo de celular, amigo. TDAH é coisa mais séria. Pare de ver vídeos curtos o tempo todo e faça atividades que requeiram longo tempo de atenção que vc vai perceber que vai ficar mais focado.

  • @umamuquiranaembh

    @umamuquiranaembh

    6 ай бұрын

    ​@@victorpetrarca2471 eu tenho esse lance de só ler comentários, porém desde antes da era da internet nunca fui normalzinha.

  • @euatraidotudodebom2324

    @euatraidotudodebom2324

    5 ай бұрын

    😂😂😂😂, enfim vou ter que voltar novamente 🥲

  • @juanvitor20
    @juanvitor207 ай бұрын

    Gente temos que considerar que esse quadro e estudo reflete o demografico estadunidense, esse estudo não necessariamente reflete o nosso demográfica quando fui diagnosticado com tdah qnd criança apos passar por uma fono, uma neuro e uma psicóloga a maior dificuldade foi inclusive me medicar e mesmo apos fazer uso da medicação ela foi interrompida na minha pre adolescência pois para os profissionais que me acompanhavam fazer uso de uma anfetamina durante uma fase de desenvolvimento como a adolescência poderia me afetar .... Eu so voltei a ter a possibilidade de me meducar novamente depois de adulto e mesmo assim a recomendação dos profissionais que eu consultei foram de tratamentos alternativos como terapia e algumas atividades neuroreguladoras ( que eu acabei acatando )... Sei que usar minha experiência pessoal como régua nao é algo válido a todos porem a nossa realidade nao é necessariamente a da reportagem.. Óbvio realidades onde estamos cada vez mais conectados e realizando tarefas dopaminergicas como deslizar por telas torna tudo mais difícil de ser considerado nossa atenção nunca foi um produto tão valioso quanto hj em dia quando literalmente se ganha dinheiro por quanto tempo passamos em tela... Porém se eu não tivesse sido diagnosticado e tratado seja com medicação ou terapia sinto que meu desenvolvimento acadêmico e até mesmo pessoal teria sido completamente comprometido ( Minha mãe e tio foram pessoas que não receberam diagnóstico e passaram por uma série de complicações)

  • @32421AF_CG

    @32421AF_CG

    7 ай бұрын

    Oi, quais complicações seus parentes passaram devido a falta do diagnóstico e tratamento correto? Poderia citar algumas. Obg pelo seu comentário. E se puder retornar agradeço também.

  • @OrlandoBrunoStarCluster
    @OrlandoBrunoStarCluster7 ай бұрын

    A voz dessa mulher é muito bonita, dicção perfeita

  • @WillAprato1990

    @WillAprato1990

    5 ай бұрын

    Acho que é IA.

  • @BassAtoZ

    @BassAtoZ

    5 ай бұрын

    ​@@WillAprato1990 Com esse sotaque forte carioca? Acha mesmo ... kkkkkkk

  • @andypaiva-0

    @andypaiva-0

    3 ай бұрын

    @@WillAprato1990 não é ia mano, é a Silvia Salek kkkkk

  • @AngelaVenezian-ui7hp
    @AngelaVenezian-ui7hp5 ай бұрын

    Eu Paulo busquei hábitos que foram fundamentais, cada desafio ou falha grave que percebia, criava uma forma natural de combater, meus sinais apareceram logo na infância, fui mal tratado por familiares, apanhei dos meus pais por achar que o que eu não conseguia fazer era pura rebeldia. A palavra obedecer foi traumatizante pra mim até hoje, venci barreiras por ter estudado meus comportamentos um a um, devidi mesmo depois do diagnóstico de transtorno aos 32 anos, não usar nenhum tipo de droga medicamentosa, e hoje já aos 63 anos uso método natural e hábitos alguns já a 20 anos, vivo bem. Sou feliz, constituí família com esposa e filhos e estou vencendo apesar de grandes perdas financeiras, altos e baixos sou vitorioso a ponto de ajudar outras significadamente outras pessoas. Aprendi a usar tudo que tenho de bom e combater tudo de ruim dessa limitação horrível que esse trantorno traz. Estou em constante desenvovimento e desistir jamais. Faça como eu vai pra cima e decide ser feliz e realizado como sou.

  • @gersonsantanielliramos
    @gersonsantanielliramos5 ай бұрын

    Hoje em dia, as pessoas auto diagnostica, os Influênciadores Digitais ganham dinheiro dizendo que possuem 'doenças'. Autismo, TDAH e outros transtornos. Esse povo não tem noção do que realmente é viver com esses transtornos, a vida é muito sofrida para a família e a própria pessoa.

  • @PreguicadoYouTube80
    @PreguicadoYouTube807 ай бұрын

    Eu fui diagnosticado com TDAH depois de adulto e o tratamento mudou a minha vida. Demorei busar tratamento por culpa das piadinha de esquercer as chaves e as pessoas alto diagnosticadas.

  • @alexbiketalk9502
    @alexbiketalk95027 ай бұрын

    Salec e sua voz bonita. Dicção perfeita…

  • @viniciusservano5596
    @viniciusservano55967 ай бұрын

    Tive o diagnóstico aos 24 anos, hoje fazem 2 anos de tratamento. Além do medicamente, faço acompanhamento psicológico. É surpreendente como o transtorno sempre esteve presente mas ninguém reparou, nenhuma professora, meus pais, ninguém. Sempre tive dificuldade de ficar quieto, o que dificultou muito na escola, mesmo sabendo dos conteúdos, não conseguia parar para participar das atividades ou até mesmo realizar as provas. A segurança financeira e os relacionamentos também são profundamente afetados e mesmo tendo diagnóstico e acompanhamento psiquiátrico e psicológico, devida banalização do tema nas redes sociais, me percebo as vezes duvidando do meu TDAH, mesmo apresentando todos sintomas e tendo todas as áreas da minha vida afetada. Mas enfim, tratar o TDAH mudou a minha vida. Consigo agora decidir o que fazer a longo prazo, passei em um concurso, entrei na pós graduação e estou planejando finalmente comprar meu AP, coisa que dois anos atrás não era possível devida múltiplas escolhas que não se sustentavam por duas semanas, mudava de ideia a todo momento.

  • @shadowman1514

    @shadowman1514

    7 ай бұрын

    Como conseguiu o diagnóstico? Ando desconfiado de algumas situações que acontecem comigo já um bom tempo.

  • @rebbekaoliveira1018

    @rebbekaoliveira1018

    7 ай бұрын

    Você melhorou como? Eu fico tão confusa com a minha vida que penso em me matar. Não consigo fazer ou ser, ter nada

  • @Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd

    @Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd

    7 ай бұрын

    Mas é aí que está a questão. Devemos ser, fazer ou ter? Pensamos assim não é por que vivemos numa sociedade capitalista? Então o problema é controlar o comportamento para sistema econômico, a fim de alcançar metas materiais. No Brasil o pináculo do sucesso do pobre é passar em concurso e aumentar poder de compra. Melhora a qualidade de vida, mas o ser humano não é apenas isso.​@@rebbekaoliveira1018

  • @claudiaroedel1368

    @claudiaroedel1368

    7 ай бұрын

    ⁠vale a pena procurar ajuda. Temos muitos transtornos não diagnosticados.

  • @viniciusservano5596

    @viniciusservano5596

    7 ай бұрын

    @@shadowman1514 psicólogo e psiquiatra.

  • @UniversoGeo
    @UniversoGeo7 ай бұрын

    As hipóteses diagnósticas são como categorizar o sujeito em um prateleira, uma definição, necessidade de caracterização. Ter uma resposta objetiva para um problema, de certa forma nos traz conforto (Sigmund Freud) Quem concorda curte

  • @BeatrizzPpatriota2023

    @BeatrizzPpatriota2023

    7 ай бұрын

    Comentário espetacular e real. Vou me inscrever no seu canal

  • @AdvogadoMarcosPallmerotto

    @AdvogadoMarcosPallmerotto

    7 ай бұрын

    Perfeito.Parabéns pelo seu comentário e pelo seu conteúdo

  • @ThiagooFuttsal

    @ThiagooFuttsal

    7 ай бұрын

    Ganhou mais um inscrito parabéns pelo comentário, siga firme no seu canal

  • @PPedroAlvezrr

    @PPedroAlvezrr

    7 ай бұрын

    Melhor comentário do ano. Parabéns, santo Freud!

  • @ReginaGmes143

    @ReginaGmes143

    7 ай бұрын

    Nota 1000 para o comentário.

  • @cristinacostadiniz2291
    @cristinacostadiniz22917 ай бұрын

    No Brasil é diagnosticado com testes de Neuropsicologos, o que não foi mensionado no audio. Parece que por lá é só por conversa com médicos. Aqui a interdisciplinaridade parece estar acontecendo mais que lá. Que bom prá nós.

  • @neuzafarias4054.
    @neuzafarias4054.6 ай бұрын

    Graças a Deus hoje existe diagnóstico dando nome pra tudo 😅 Na época tudo era resolvido na base do espancamento, é ruim repetir erros inconscientes e apanhar várias vezes por ter cometido o mesmo erro 😢 no meu caso eu não gostava de usar calçado, todos os lugares que eu chegava eu tirava o calçado dos pés e simplesmente esquecia e ia pra casa descalça, além de esquecer materiais escolares na sala de aula, quando a professora anunciava que a aula havia acabado eu simplesmente saia e ia embora sem levar nada, 🤦 sofri muito , apanhei muito 🤦 mas sobrevivi 😂

  • @lucianadarochamello3413

    @lucianadarochamello3413

    4 ай бұрын

    Sinto muito. Mas, é isso.

  • @rebbekaoliveira1018
    @rebbekaoliveira10187 ай бұрын

    Eu sempre falei: esses transtornos são relativamente raros na população, mas parece que tá ocorrendo o contrário, todo mundo tem! E muito psicólogo sem preparo que te diagnostica em uma sessão, gente que acha que tem só pq esquece as chaves, sem levar em consideração que ter uma mente divagando não é sinônimo de transtorno.

  • @stefanisilva2493

    @stefanisilva2493

    7 ай бұрын

    Exatamente. A maioria das pessoas hoje vai ganhar de 1 a 3 diagnósticos se for nesses ditos profissionais. Problema existencial? Depressão. Acostumado com o treino pra desatenção da internet e não consegue mais estudar? TDAH. Até pra criança mal comportada há hoje um diagnóstico.

  • @KarenCullmann

    @KarenCullmann

    7 ай бұрын

    Exatamente, é um transtorno do neurodesenvolvimento, de ordem GENÉTICA e que acomete cerca de 2% da população MUNDIAL adulta, e 5% das crianças. Mas eu disse *mundial*, e não brasileira. Essa gente tem sérios problemas (que não transtornos do neurodesenvolvimento) e prejudicam demais pessoas como eu cujo laudo diagnóstico não é com base em tiktok ou "Instituto de pesquisa de neuropsiquiatria TDK". Isso é muito sério, pois muitas vezes falta até medicação de uso controlado nas farmácias por conta de gente que se automedica sem necessidade real. As consequências do transtorno para indivíduos como eu são graves e em todas as áreas da vida, justamente devido às disfunções executivas. Nós que realmente temos o transtorno nos tornamos motivo de piada e até descredito por conta dessa gente sem noção que quer atribuir a culpa de seu comportamento duvidoso a Transtornos psiquiátricos.

  • @OrlandoBrunoStarCluster

    @OrlandoBrunoStarCluster

    7 ай бұрын

    Pode até ser, mas o tdah está sendo mais diagnosticado pois está sendo reconhecido pelas pessoas, tenho 25 anos e tenho transtorno de ansiedade generalizada justamente pq passei toda a minha vida convivendo com TDAH, isso me prejudicou muito. Existem vantagens em ter TDAH, como a criatividade, mas não vale a pena se for comparar com os contras de ter esse transtorno, TDAH é algo sério e se for diagnosticado cedo na vida de uma pessoa pode mudar tudo, e tornar tudo muito mais fácil

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    Eu li uma estatística de que 99% dos autistas leves diagnósticados estudam nos top 1% colégios. O que ocorre, na prática, é discriminação. Porquê o atendente de posto de gasolina nunca vai ter autismo ou tdah. Agora, o sujeito que quer ser astronauta e trabalhar na NASA vai ter tudo e mais um pouco.

  • @WendelVSouza

    @WendelVSouza

    5 ай бұрын

    @@OrlandoBrunoStarClusternão existe vantagem.

  • @b1gsoccer
    @b1gsoccer7 ай бұрын

    Atenção é uma das funções cognitivas essenciais. TDAH é o termo popular no senso comum que faz o link direto com problemas atencionais. Todavia, muitas condições clínicas podem trazer problemas atencionais também.

  • @unassailable6138

    @unassailable6138

    7 ай бұрын

    Quem tem TDAH pode geralmente focar em modo de hyper-atencao em um assunto favorito . Einstein, Nikola Tesla e Newton sao exemplos de TDAH em comorbidade com o Asperger e que se utilizavam de hyper-focus.

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    ​​@@unassailable6138 Desculpa, mas há muita romantização e mitos nessas histórias. A verdade é que ninguém sabe disso e eles não foram diagnosticados. Nikola Tesla é em sí um grande mito.

  • @yin_xing

    @yin_xing

    Ай бұрын

    ​@@unassailable6138não se apegue a essas coisas. Não é bem assim. Não romantize

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti94596 ай бұрын

    BBC News Brasil,obrigado por postar.Estudando na faculdade infelizmente muito estudada na faser escolar e largada na fase adulta.

  • @matheusvicente3702
    @matheusvicente37027 ай бұрын

    Eu acho que esse negócio de falar que “todo mundo está tendo diagnóstico agora” é um certo desserviço, por que o que acontece é que milhares de pessoas que não tinham acesso ao diagnóstico estão tendo esse acesso e informações sobre isso apenas agora, então obviamente do nada haverão milhares de diagnósticos de pessoas de 80 até 4 anos de idade que nunca tiveram a oportunidade de entender o problema e receber um diagnóstico

  • @DieWeisseFee

    @DieWeisseFee

    7 ай бұрын

    Exatamente. Eu tinha uma ideia bastante distorcida sobre o TDAH, só fui descobrir o que realmente é o transtorno no ano passado, aos 36 anos de idade, porque virou "modinha". Hoje, quando olho para trás, os sintomas estavam lá o tempo todo e eu não percebia por pura falta de informação. O diagnóstico eu recebi apenas esse ano, mas o estrago causado por 37 anos sem tratamento foi tão grande, que o remédio já não resolve mais. A medicação me ajuda bastante, mas não resolve os outros 1000 problemas que fui desenvolvendo ao longo do anos.

  • @32421AF_CG

    @32421AF_CG

    7 ай бұрын

    ​@@DieWeisseFeeolá. Vc poderia relatar quais problemáticas enfrenta devido a falta do diagnóstico correto? E quais benefícios obteve com o tratamento mesmo que tardio? Agradeço desde já se puder responder.

  • @DieWeisseFee

    @DieWeisseFee

    7 ай бұрын

    @@32421AF_CG eu comecei a trabalhar aos 17 anos de idade. O trabalho era simples: eu deveria atender o telefone, anotar o recado e o número de telefone para contato. Ao final do dia, meu patrão recolhia meu caderno de anotações e retornava as ligações dos clientes. TODO SANTO DIA eu acabava anotando pelo menos um número errado. Meu patrão sempre me dava bronca por isso. O meu terceiro emprego foi em uma agência de publicidade. Em algumas ocasiões errei datas, horários e preços em peças publicitárias, o que significa prejuízos enormes. Além disso, a procrastinação começou. Meus prazos estavam sempre apertados ou atrasados. Esse padrão de procrastinação foi piorando cada vez mais com o passar dos anos. E a consequência dela foram vários episódios de ansiedade, seguidos por episódios de depressão, pois eu chegava a um ponto em que não conseguia mais reagir diante de tanta coisa coisa atrasada e desorganizada. Era como se na minha cabeça morassem duas versões de mim: uma estava imóvel, amarrada a uma cadeira, enquanto a outra, furiosa, gritava: VAI, AMANDA! VOCÊ ESTÁ ATRASADA, AMANDA! VOCÊ PRECISA FAZER! ANDA LOGO!!!! A maneira que instintivamente encontrei de lidar com isso foi desenvolver um perfeccionismo e metas severas para mim mesma, o que quase nunca funciona. Eu tenho métodos rigorosos para fazer absolutamente tudo. No meu trabalho atual, eu reviso várias e várias e várias vezes o que eu fiz e ainda preciso de um check list para ter certeza absoluta de que realmente revisei tudo o que era preciso. O resultado final é quase a perfeição, mas isso tem custo: eu preciso de MUITO mais tempo e energia para executar um trabalho que os meus colegas conseguem executar em poucas horas. Minha casa é bagunçada, imunda e caótica, porque eu gasto quase todo o meu tempo com o trabalho. Além disso, me cobro o mesmo rigor e metas inatingíveis para a faxina e organização da casa, o que sempre fracassa. Enfim, o REMÉDIO: eu tomo Venvanse. Ele realmente me deixa mais concentrada, e não preciso mais fazer um esforço terrível para me manter concentrada. É um alívio, porque meu trabalho fica muito mais leve. Porém, todas as manias e a auto cobrança que desenvolvi ao longo dos anos não desapareceram. Não confio em mim mesma, não confio no meu trabalho, estou sempre com a sensação de que errei alguma coisa e sempre sinto muito medo de não dar conta do meu trabalho. Todos os longos rituais de perfeccionismo que eu acumulei ao longo dos anos criaram raízes na minha cabeça. A vida ficou mais pesada do que deveria ser.

  • @DieWeisseFee

    @DieWeisseFee

    7 ай бұрын

    @@32421AF_CG um detalhe: eu nunca percebi que tinha dificuldades de concentração. Se alguém me perguntasse isso, eu responderia "não tenho dificuldade, não. Sou bem focada". Só depois do remédio é que fui perceber o esforço contínuo que eu precisava fazer para manter o foco. Quem nasceu surdo, não sente falta da música.

  • @claudiaroedel1368

    @claudiaroedel1368

    7 ай бұрын

    É meu caso e de minha prima. Uma vida inteira (tenho 58 anos, ela tem 64) de gente falando: "nossa, como ela é avoada", "não esquece a cabeça porque está no pescoço", "não sabe estudar". Uma vida inteira lutando para fazer o que algumas pessoas veem como normais, como manter a casa arrumada, se lembrar de um número de telefone o tempo longo o bastante para escrever num papel. Uma vida inteira de não conseguir decidir prioridades, de congelar totalmente quando precisa tomar uma decisão, ou de começar uma tarefa trivial e não conseguir parar mesmo sabendo que existem outras tarefas mais importantes ou até mais urgentes. Quem passa por isso sabe que ADHD ou TDAH não são "modinha". São fatos reais. O que piorou nosso caso é que agora existem máquinas, técnicos e programadores empenhados em prender nossa atenção em celulares, mídia social, vídeo games. Pará quem tem TDAH é 500 vezes mais difícil resistir ao canto da sereia e voltar nosso foco para o trabalho, as contas, as tarefas domésticas. Especialmente depois de ter passado dois anos em casa com pouco a fazer, pouco para atrair nossa atenção a não ser estas coisas. Voltar a rotina está sendo muito difícil. Muito mais difícil do que para pessoas neurotipicas. Meu diagnóstico veio sim depois de ver videos a respeito. Mas não quer dizer que é falso, ou "hipocondria da semana". Reconheço que isso é uma característica minha desde a infância.

  • @MariaRibeiro-vz9li
    @MariaRibeiro-vz9li7 ай бұрын

    Olá bom dia🌹 Porque é tempo de dar um "BREAK" no tempo. Como se inserir em um tempo novo correndo o tempo todo?? As pessoas precisavam agora de um pouco de '"HIBERNAÇÃO", pequenos períodos. Comer demais, trabalhar demais já não condiz com a nova realidade É um período de transição e, se não for respeitado, as pessoas vão "SURTAR" mesmo. Gratidão 🙏🌹

  • @marcioalvesvenancio

    @marcioalvesvenancio

    7 ай бұрын

    Fale mais sobre essa transição 🤔

  • @user-ev4ok3ti1o
    @user-ev4ok3ti1o7 ай бұрын

    Transtorno mesmo e vc tá ouvindo um vídeo desse e do nada entrar um comercial que não tem nada a ver com NADA.

  • @Thaisbluesky

    @Thaisbluesky

    7 ай бұрын

    Rapaz, não sei por que mas fiquei interessada em vc.. kkkkk acho que foi por um dos seus comentários, no vídeo das vantagens em ser solteiro. 🤗🤗🤗😘

  • @user-ev4ok3ti1o

    @user-ev4ok3ti1o

    7 ай бұрын

    @@Thaisbluesky vc mora aonde Thais

  • @user-ev4ok3ti1o

    @user-ev4ok3ti1o

    7 ай бұрын

    @@Thaisbluesky caso vc queira conversar pelo ZAP e só falar. Tá

  • @Thaisbluesky

    @Thaisbluesky

    7 ай бұрын

    @@user-ev4ok3ti1o Oiii. A partir de janeiro volto pra Santos-SP. E vc?? 🤗🤗

  • @user-ev4ok3ti1o

    @user-ev4ok3ti1o

    7 ай бұрын

    @@Thaisbluesky moro do outro lado do Brasil. Em Rondônia. E muito longe de Santos. Inclusive não conheço São Paulo e nem Santos. Uma pena mesmo

  • @ariaraujo2111
    @ariaraujo21116 ай бұрын

    Porque é assim que vive a indústria farmacêutica. Criando necessidades onde não há, ou utilizando fatores naturais para introduzir novas drogas, criar novas dependências.

  • @brunaleticia3128

    @brunaleticia3128

    5 ай бұрын

    Concordo que a indústria farmacêutica cria sim necessidades onde não há, mas na questão do TDAH há sim necessidade de medicação, sou casada com um TDAH e tenho dois filhos com TDAH, sei o q falo, a medicação mudou a vida dos meus filhos e do meu marido, ele diagnosticado adulto, sofreu muito, um cara extremamente inteligente, que não conseguiu nem terminar o ensino fundamental por não conseguir ficar dentro de uma sala de aula. Desculpe amigo mas TDAH não é "jeito" da pessoa, é sim um transtorno que precisa de tratamento e acima de tudo, compreensão.

  • @jessicamendes2095

    @jessicamendes2095

    5 ай бұрын

    ​@@brunaleticia3128Tão bom se todos tivessem essa compreensão 😢

  • @Lairmee1
    @Lairmee16 ай бұрын

    Cara excelente. Poderia ter um desse sobre Transtorno Afetivo Bipolar, minha mãe passou a manifestar já adulta no período da pandemia também e é bem pesado oh.

  • @Elisa-tq1ht
    @Elisa-tq1ht6 ай бұрын

    Nunca achei que tivesse TDAH, mas na pandemia, junto com meu doutorado e outras questões, fiquei muito estressada a ponto de ter que ir ao médico. Nesse período fiquei como uma TDAH, perdia e esquecia tudo. Horrível! Mas eu sabia que eu nunca havia sido assim. Recentemente convivi com uma pessoa que era TDAH. Rapaz querido e tal, mas por Deus, a desorganização e falta de atenção dele me deixava maluca. Era no local de trabalho e ninguém tinha sua própria mesa, ou seja, às vezes eu usava a mesma que ele havia usado no dia anterior. Era um monte de unha roída, cabelo, farelo de borracha. Dava uma tristeza ter que usar a mesma mesa que ele, sendo que tínhamos a ordem de limpar a mesa sempre após o uso. Ele não conseguia terminar nada, seguir cronograma. Era difícil entender ele, ainda mais pra mim que tenho traços de TOC. Acho que quem tá com dúvida se é ou não é TDAH, devia conviver com um pra ver, pq os vídeos da internet fazem qualquer um achar que é qualquer coisa

  • @CarolFoto

    @CarolFoto

    4 ай бұрын

    A própria descrição que você deu do seu colega de trabalho não me pareceu uma pessoa com TDAH e sim um cara que não teve educação dos pais pra saber o que fazer com os próprios restos mortais e de comida.

  • @suelanesilva2743
    @suelanesilva27436 ай бұрын

    Será que tem relação com o uso compulsivo de telas? Informações curtas e soltas em um feed, vídeos de até 6 segundos sem tempo de pensamento entre eles devem ter alguma relação

  • @euatraidotudodebom2324

    @euatraidotudodebom2324

    5 ай бұрын

    Não eu sou assim desde minha infância anos noventa e 2000 no máximo uma TV por alguma horas mas nada, acho que o uso de redes sociais com vídeos curtos geram outras coisas como ansiedade, frustração, depressão e etc....

  • @laisrodrigues8592

    @laisrodrigues8592

    5 ай бұрын

    O tdah é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, é uma condição que afeta o desenvolvimento do cérebro desde os estágios iniciais da vida e se manifesta já na infância, ainda que passe desapercebida. Claro que o uso de telas pode trazer prejuízos, mas pra quem tem tdah, eles apenas se intensificam, pois já estão lá desde sempre.

  • @nathalytorres1968
    @nathalytorres19685 ай бұрын

    Vendo o vídeo sem conseguir me concentrar o suficiente 😅

  • @hskateboard
    @hskateboard7 ай бұрын

    Muitas pessoas são influenciadas a tomar algum tipo desses medicamentos para estudar. Acreditando que irão ter uma maior concentração e atenção na ora dos estudos.

  • @KarenCullmann

    @KarenCullmann

    7 ай бұрын

    Pois é... só um imbecil pra se automedicar com psicotrópicos de uso controlado como o VENVANSE que, por sinal, é um derivado de Anfetamina que causa vicio; como se não bastasse, o Cloridrato de Metilfenitado, por exemplo, pode causar efeitos colaterais gravíssimos que vão desde o desencadeamento de transtornos de ansiedade e ataques de pânico, alucinações com fobias específicas e chegando a quadros de psicose, até dor no peito e/ou abdominal, aumento da pressão arterial, fraqueza ou paralisia dos membros ou face, dificuldade de falar (sinais de distúrbio dos vasos sanguíneos cerebrais), Equimose (sinal de púrpura trombocitopênica), etc. Ou seja, a lista de efeitos colaterais é enorme e essa gente muito destemida.

  • @robertoviniciusdasilva2018

    @robertoviniciusdasilva2018

    7 ай бұрын

    elas podem até ter, mas os efeitos colaterais não vale a pena. Até o Elon Musk é um viciado em remédios

  • @PaulloMendes
    @PaulloMendes7 ай бұрын

    Respondendo uma enquete de internet, gabaritei em todos os sintomas de TDAH, depois os anuncios só me mostravam isso e eu fui ficando extremamente preocupado, falando com várias pessoas, notei que todas relatavam se sentir igual foi aí que eu simplesmente deixei de lado, se todo mundo tem TDAH, ninguem tem TDAH, sigo minha vida tentando me concentrar no que precisa ser feito, quando está muito díficil, ouço vídeos de ruído branco, me dá um pouco de concentração e vida que segue! Não tenho intenção de procurar ajuda médica, pois o diagnóstico é complexo e demorado (como deve ser) e não vejo vantagens em passar por isso. Muito bom o vídeo, parabéns!!

  • @ProfessorMG031

    @ProfessorMG031

    6 ай бұрын

    Tem whatsaap mano, tô querendo criar um grupo do tdah

  • @jessicamendes2095

    @jessicamendes2095

    5 ай бұрын

    Tdah não é apenas problema de concentração, ele afeta todas as áreas da vida.

  • @lucianadarochamello3413

    @lucianadarochamello3413

    4 ай бұрын

    Não é só concentração. Só fui me observar depois da 4a crise de ansiedade e parei no psiquiatra. Na segunda consulta na conversa, mencionei que não tinha foco e vontade de estudar. Meu irmão me enviou um vídeo de um TDHA levando para o lado da comédia e me vi como era igual, foi então que comecei a pesquisar. Agora preciso retornar ao meu psiquiatra e dizer que sempre fui desde criança. E estou desconfiada que meu filho tenha. Enfim, em busca de ser melhor a cada dia e se auto descobrir

  • @alresumonews5064
    @alresumonews50647 ай бұрын

    Porque só agora (há pouco tempo) o assunto veio à tona. Ou seja, gente com TDAH e autismo sempre existiram, mas não era reconhecido nem estudado. Simples asaim! Eu mesmo nunca passei por nenhum psiquiatra que me desse o diagnóstico, mas, lembro sobre o assunto, tenho praticamente todos os 'sintomas' do déficit de atenção. Quando eu fazia a antiga 6ª série (atual 6ª ano), repeti tal série por 3 anos; sempre sendo reprovado em matemática. Nunca consegui fazer um cálculo matemática de cabeça, por mais simples que fosse. Mesma coisa na 7ª série; reprovação por dois anos!! Recentemente minha chegou até mim, como quem não quee nada, e me fez a seguinte pergunta: fulano, será que você não tem autismo? 😂 Eu ri e, na moral, disse a ela: a essa altura da vida pra mim tanto faz.

  • @OrlandoBrunoStarCluster

    @OrlandoBrunoStarCluster

    7 ай бұрын

    Tenho 25 anos e acabei de ser diagnosticado com transtorno de ansiedade e TDAH, recomendo muito você procurar um diagnóstico, isso pode mudar a sua vida pra muito melhor

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    Você deveria fazer um teste de QI antes de ter qualquer diagnóstico. Outra grande confusão é que pessoas com a inteligência abaixo da média apresentam de tudo. Mas a inteligência só uma característica, muitas vezes herdada. A pressão social faz com que tudo vire transtorno e doença, quando não atingimos a "meta" estabelecida pela nossa classe social.

  • @laisrodrigues8592

    @laisrodrigues8592

    5 ай бұрын

    Sim, até pouco tempo praticamente não se falava sobre esses transtornos e, quando se falava, só se restringia aos casos mais graves e estereotipados. Eu mesma só recebi o diagnóstico aos 20 anos de idade, depois de uma vida inteira de prejuízos sociais, emocionais, profissionais etc. Mas cara, acredito que você deveria procurar sim o diagnóstico, de preferência com um especialista no transtorno. Faz toda a diferença a gente descobrir que ele realmente faz parte da nossa vida e pode ser então entendido e tratado.

  • @lucianadarochamello3413

    @lucianadarochamello3413

    4 ай бұрын

    ​@@OrlandoBrunoStarClustertambém tenho ansiedade e me descobrindo TDAH. Pedi ao psiquiatra um remédio para ter foco nos estudos e vendo alguns vídeos, me deparei que desde a infância sempre fui assim. Meu Deus. E estou agora achando que meu filho tem. Enfim, já estou com a parte espiritual e tratamento psiquiátrico em dia, só falta a psicoterapia, muito muito importante.

  • @oscarsantiago2114
    @oscarsantiago21147 ай бұрын

    Ótima reportagem.

  • @suellengonzalez7788
    @suellengonzalez77886 ай бұрын

    Excesso de telas gera desatenção, acredito que muitos casos sejam por excesso de tela. É isso só vai piorar, com as criança tendo acesso a telas cada vez mais cedo

  • @MCSHIVA13
    @MCSHIVA137 ай бұрын

    As empresas farmacêuticas dão prêmios aos médicos que receitam remédios de suas companhias... Entre os prêmios estão relógios, cruzeiros,terrenos, e viagens turísticas....basta conhecer qualquer médico psiquiatra pra se confirmar isso.... Não vou citar as empresas... Mas é um grande comercii pode acreditar...😊😅

  • @user-qr3su8hm1i

    @user-qr3su8hm1i

    7 ай бұрын

    Mds

  • @MegaMarisa2010

    @MegaMarisa2010

    6 ай бұрын

    Já ouviu falar da lei de transparência? Antes de acusar alguma coisa saiba do que vc fala.

  • @euatraidotudodebom2324

    @euatraidotudodebom2324

    5 ай бұрын

    Sim infelizmente isso acontece 😢.

  • @devan0
    @devan06 ай бұрын

    Alguém pode resumir para mim? Não consegui prestar atenção.

  • @jhonescastro3504
    @jhonescastro35047 ай бұрын

    Quando eu era jovem ate poderia procurar tratamento mas agora nao me atrapalha pois aprendir a contornar todos os problemas

  • @cristianemello1968
    @cristianemello19687 ай бұрын

    Também precisamos refletir sobre a indústria farmacêutica. A quem interessa esse aumento?

  • @danieloliveira-cv8vp

    @danieloliveira-cv8vp

    7 ай бұрын

    Então os caras não podem mais fazer medicação para um transtorno?! Que idiotice. É óbvio que eles vão exigir lucro, até pq, se eles não tiverem, também não haverá medicação

  • @houou5948

    @houou5948

    7 ай бұрын

    ​@@danieloliveira-cv8vp idiota é você que não sabe o mundo onde vive!

  • @terezazerlottini3410

    @terezazerlottini3410

    7 ай бұрын

    ​@@danieloliveira-cv8vpÉ lógico que podem e devem medicar um transtorno. A questão é por que esse boom de diagnósticos? Será que todas essas pessoas realmente se encaixam nesse diagnóstico? E será que todas necessitam medicação?

  • @joaopedrolobo6229

    @joaopedrolobo6229

    7 ай бұрын

    Excelente questionamento, engraçado que o aumento desses diagnósticos é proporcional ao aumento de pessoas sedentárias, e que fazem uso excessivo de aparelhos eletrônicos e redes sociais@@terezazerlottini3410

  • @danieloliveira-cv8vp

    @danieloliveira-cv8vp

    7 ай бұрын

    @@terezazerlottini3410 meu filho, quem realiza o diagnóstico não é a indústria, e sim os médicos e demais peritos da área. Num mundo competitivo em que vivemos, é normal a pessoa possuir muitos traços do TDAH, o que acaba prejudicando a análise correta. Mas não dá pra ficar fazendo pré-julgamentos sobre quem produz os medicamentos e ajuda milhões de pessoas. Indústria não diagnostica, apenas fornece a medição para o transtorno.

  • @FelipeSam250
    @FelipeSam2506 ай бұрын

    Quem tem, sabe! É uma BARRA.

  • @asteroidesilverio
    @asteroidesilverio7 ай бұрын

    Esqueço das coisas enquanto ainda acontecem.

  • @user-qr3su8hm1i

    @user-qr3su8hm1i

    7 ай бұрын

    Eu tambem

  • @claudiaroedel1368

    @claudiaroedel1368

    7 ай бұрын

    Falha na função executiva. Quem entende inglês eu sugiro procurar o canal "How to ADHD". Ela tem boas dicas.

  • @Megaxtk01
    @Megaxtk017 ай бұрын

    Continuem vendo tiktok e vídeos curtos

  • @patricialima0702
    @patricialima07027 ай бұрын

    Muitos diagnósticos errôneos e muita propaganda da indústria farmacêutica. As pessoas estão brincando com coisas muito sérias.

  • @william_78
    @william_787 ай бұрын

    por que tomar remédio de forma contínua é muito vantajoso para algumas empresas?

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    A indústria financia as pesquisas, até mesmo as acadêmicas. Não necessáriamente manipulam a pesquisa em sí, mas os 0.05 ou 5% de significância para comprovar uma hipótese é muito baixo e impreciso. Quanto mais pesquisas existirem, mais resultados "positivos" vão existir, porque o critério estabelecido é muito baixo e muitas pesquisas tem um método falho ainda por cima. Então, para qualquer produto lançado, até mesmo placebo, vão existir pesquisas univetsitárias demonstrando que há uma novo medicamento revolucionário e eficaz descoberto.

  • @msantos_999
    @msantos_9997 ай бұрын

    É assustador a tentativa de rotular qualquer comportamento "anormal" como algum transtorno e tratar de forma medicamentosa.

  • @fabioritapaiva3312

    @fabioritapaiva3312

    7 ай бұрын

    Concordo plenamente. Como professor de PEB II numa rede pública municipal, tenho assistido com assombro a quantidade de alunos com laudos psiquiátricos que fazem uso de medicamentos para TDAH.

  • @sonalycarvalho

    @sonalycarvalho

    7 ай бұрын

    Minha psicóloga diz a mesma coisa. Tudo hoje em dia tem a necessidade de ter um “diagnóstico”, por isso essa onda de dependência de medicamentos.

  • @marilenealcantara2025

    @marilenealcantara2025

    7 ай бұрын

    O problema maior é que os pais não estão educando os filhos. São crianças mimadas e que não podem ser contrariadas.

  • @jaksonaparecido2823

    @jaksonaparecido2823

    7 ай бұрын

    ​@@marilenealcantara2025fonte

  • @jaksonaparecido2823

    @jaksonaparecido2823

    7 ай бұрын

    ​@@sonalycarvalho não passa na sua cabeça que só aumentou pq age tem pessoas especializada nesse assunto??

  • @luciolojr
    @luciolojr7 ай бұрын

    Simples! Pq ninguém tolera mais criança sendo criança. E para um adulto admitir que é irresponsável fica feio, muito melhor colocar a culpa em uma doença que ela não tem.

  • @rhcssilva1737
    @rhcssilva17377 ай бұрын

    Obrigado

  • @carlabattistella1483
    @carlabattistella14837 ай бұрын

    Eu ainda nao tuve nenhum desdobramento mas quero aprender como faze lo.

  • @hugotavaresgomes9539
    @hugotavaresgomes95397 ай бұрын

    Não consegui ver o video até o final, tive que ir pro tiktok

  • @GuilhermeSouza-vn5yu

    @GuilhermeSouza-vn5yu

    7 ай бұрын

    Hahaha

  • @ervalnascimentofaria5438
    @ervalnascimentofaria54387 ай бұрын

    😉 Esquecer a chave é normal. Só não pode esquecer para que serve uma chave….🔑

  • @afe253
    @afe2535 ай бұрын

    Infelizmente remédio é uma coisa que dá muito lucro. Como confiar em diagnósticos dados por médicos que às vezes atuam como representantes de laboratórios?

  • @Luisgustavodemirandadarosa
    @Luisgustavodemirandadarosa6 ай бұрын

    Em alguns casos os sintomas são leves

  • @torresRoni
    @torresRoni5 ай бұрын

    resposta: as pessoas estão começando a procurar ajudas psicológicas, diferente de antigamente que morriam por dentro e explodiam no ódio, hoje a gente vai aos psicólogos e afins na intenção de nos tratar. Obrigado!

  • @torresRoni

    @torresRoni

    5 ай бұрын

    Adendo: antigamente tudo isso era "loucura" "diabo" "falta de deus" "vai pra igreja"

  • @rosana5855
    @rosana58553 ай бұрын

    Eu acho que agora se usa remédio pra tudo.😢

  • @ModmenuDokell
    @ModmenuDokell3 ай бұрын

    Isso está acontecendo com a maioria das pessoas, Acho estranho isso.

  • @clovisvasquez8227
    @clovisvasquez82277 ай бұрын

    A confusão é grande... a humanidade cada vez mais sensível e frágil ãs emoções. Drogas apenas criam zumbis...

  • @christianabaldini8620
    @christianabaldini86207 ай бұрын

    Isto é uma loucura induzida, cortesia das farmacêuticas. Evidentemente a pandemia teve vastas consequências, mas restringir pesquisa mental a estatísticas levou o DSM a colapsar. É urgente a necessidade de profissionais com formação sollida ou as farmacêuticas continuarão a reinar. Sugiro a psicanálise lacaniana que percorre caminhos fundamentados e solidificado a por décadas de experiência clínica e debates sempre atuais.

  • @mariahelenacabrera
    @mariahelenacabrera7 ай бұрын

    É preciso respeitar e dar ouvidos as novas teorias com relação às transformações humanas que acompanham o desenvolvimento tecnologico e as massivas informações INSTANTÂNEAS que chegam casa segundo ai alcance de nosso cérebro e nossos c psicológicos.

  • @raulnicolaueffgen5655

    @raulnicolaueffgen5655

    7 ай бұрын

    Tenho um amigo que foi diagnosticado como TDAH mas que não é hiperativo. Acho tudo isso muito estranho...

  • @grasicsc1

    @grasicsc1

    7 ай бұрын

    nem sempre as 2 caracteristicas estao presentes, pode ser apenas 1 delas ou combinadas. Este ano eu tive 2 criancas em sala de aula com TDAH e um era o desligado e desorganizado, e o outro hiperativo desorganizado@@raulnicolaueffgen5655

  • @tigrecativante

    @tigrecativante

    7 ай бұрын

    ​@raulnicolaueffgen5655 Ele é TDA sem a hiperatividade

  • @mississippi3146

    @mississippi3146

    6 ай бұрын

    ​@@raulnicolaueffgen5655 Pq a hiperatividade é mental. Aquela garotinha na sala de aula que fica quietinha no mundo da lua. Ela não está concentrada na aula, mas viajando.

  • @lyagalesi6173
    @lyagalesi61735 ай бұрын

    Eu me identifiquei 200%😢😮

  • @kevinfox1114
    @kevinfox11145 ай бұрын

    Muito bom

  • @soufeliz1753
    @soufeliz17537 ай бұрын

    A indústria farmacêutic@ quer vender mais remédio...

  • @thi194

    @thi194

    5 ай бұрын

    Pois é! Em vez da sociedade rever os métodos de educação e trabalho para se adaptarem as pessoas, é melhor continuar com padrões impossíveis à marioria e lucrar vendendo cada vez mais remédios para pessoas que tentam se adpatar à essa sociedade doente!

  • @rogerioalves4069
    @rogerioalves40697 ай бұрын

    Aqui no Brasil filho de pessoas pobres não podem ter TDAH . Vários fatores, contribuir para isso.

  • @jkx9188

    @jkx9188

    7 ай бұрын

    No capitalismo, o pobre não pode nada, muito menos ter transtornos ou doença

  • @ritmoerima
    @ritmoerima5 ай бұрын

    O motivo é: diagnósticos errados (ou precipitados). É impossível diagnosticar uma pessoa sem antes limpar o ambiente e mudar o estilo de vida. Atualmente o estilo de vida das pessoas envolve muitas coisas que podem desencadear sintomas que se parecem com TDAH. Exemplo: uso excessivo de redes sociais e telas em geral, alimentação inadequada, falta de sono, excesso de café e açúcar, etc. com tantas coisas que prejudicam a nossa atenção é impossível diagnosticar tanta gente com TDAH. É necessário ajustar a rotina e analisar novamente. As redes sociais liberam dopamina, a média de uso do brasileiro é 5h por dia. Quando estamos realizando tarefas comuns da rotina, não há essa liberação de dopamina com a qual nosso cérebro se acostumou, e aí vem a falta de interesse/desatenção e incapacidade de concentração em coisas triviais. Isso faz com que nosso cérebro busque recompensas imediatas pois acostumamos ele com isso. A pessoa com TDAH tem justamente uma baixa na dopamina, por isso não consegue permanecer muito tempo na mesma atividade e manter a atenção. Há muita relação entre o TDAH e o que as redes sociais causam no cérebro humano. O problema é que raramente as pessoas analisam o próprio estilo de vida antes de buscar uma causa para as dificuldades. Muitas vezes uma pequena mudança como desativar as redes ja pode solucionar muita coisa.

  • @deboraramos2406
    @deboraramos24067 ай бұрын

    O TDAH está sendo falado com frequência nos últimos 4 anos,e a quantidade de pessoas com o distúrbio já diagnósticado é realmente grande,e a porcentagem de quantas pessoas ainda deve ter o transtorno que não foram identificadas é grande, então é normal as pessoas pesquisarem e procurar sobre o que acontece com elas e se identificar,ou as vezes apenas caem de paraquedas em alguns vídeos e se identificam mais tem outros transtornos que podem se confundir,o importante de se falar tanto de TDAH e outros transtornos é que tem gente procurando diagnóstico depois de passar uma vida de prejuízos.

  • @0700083edu

    @0700083edu

    6 ай бұрын

    A maioria das pessoas tem tdah, só que a maioria dessa maioria não tem nem curso superior porque é POBRE. Logo, não tem diagnóstico.

  • @saratf
    @saratf7 ай бұрын

    Eu já tomei esse remedio e me ajudou muito, principalmente para começar a dirigir, coisa que parecia impossível para mim com 35 anos. Mas hoje vivo sem. Fiz um teste muito rapido de TDAH, mas nao estou convencida que esse e meu problema.

  • @cristianschneider796
    @cristianschneider7965 ай бұрын

    Quero saber por que tantos AVCs e infarto no povo, não passa um mês sem ficar sabendo de alguém 😢

  • @GustavoRoque
    @GustavoRoque7 ай бұрын

    Meu TDAH travou no erro de edição aos 4:44. Depois só foquei nisso. 😅

  • @sheilalopes5647
    @sheilalopes56477 ай бұрын

    Incrível como desde o acesso a internet e tanta inutilidade que a humanidade online cultiva, o surgimento de casos de distúrbios mentais… É tanta coisa que distrai o ser humano dele mesmo que estamos deixando de ser seres humanos

  • @BeRag1000
    @BeRag10006 ай бұрын

    Tenho todos os sintomas de TDAH, mas tudo causado por ansiedade (TAG). São muito semelhantes.

  • @marianarossafa2559

    @marianarossafa2559

    5 ай бұрын

    Já li que o tdah não tratado pode levar ao tag e a depressão!

  • @lucianadarochamello3413

    @lucianadarochamello3413

    4 ай бұрын

    Sim, o TDAH não tratado leva a ansiedade e depressão. Isso sim

  • @SurayaAkter-bu8gh
    @SurayaAkter-bu8gh7 ай бұрын

    1,25x

  • @marciacabral8997
    @marciacabral89977 ай бұрын

    😢

  • @user-dr4gg2ti7b
    @user-dr4gg2ti7b5 ай бұрын

    Na minha visão, TDAH é um distúrbio que o indivíduo fica muito tempo na internet (onde recebe muitas informações a todo momento) e junto déficit de atenção (perde foco/concentração pq a mente entende q precisa receber informações novas) Hiperativo, isso é normal de uma criança pois está na fase de desenvolvimento (se a criança fica dentro de casa, é óbvio que o mesmo vai ficar indo pra lá e pra cá. O bom seria a prática de um esporte)

  • @jessicamendes2095

    @jessicamendes2095

    5 ай бұрын

    Visão errada. Tenho quase 30 anos e não tinha Internet na minha infância e tinha todos os sintomas do tdah do tipo desatento.

  • @veronicateixeira7688
    @veronicateixeira76887 ай бұрын

    Olá, Uma destas causas não será o uso excessivo de anticoncepcionais, até mesmo muitos casos de síndrome de Down? Obrigada pela atenção.

  • @julianacamposvictor3755

    @julianacamposvictor3755

    7 ай бұрын

    Será que não estão ligados ao excesso de agrotóxicos e hormônios nas nossas alimentação??

  • @OripesCarlos
    @OripesCarlos7 ай бұрын

    O sistema social de momento,faz com que,oser humano deixa de dar as devidas atenção ao eu, altomaticamente o leva não só ao TDAH. Mas a tantos outros problemas de ordem intima , que se perde em meio a essa barulheira que o sistema social cobra ..

  • @hugonov8678
    @hugonov86786 ай бұрын

    Simples: porque transtornos mentais viraram grande “commodity”, em que a indústria farmacêutica fatura bilhões. Isto explica o motivo pelo qual os CEO’s de indústrias farmacêuticas estarem todos os anos na Forbs entre os mais milionários do mundo!

  • @OlaNessa

    @OlaNessa

    5 ай бұрын

    Mas homem, vc não usa nada da indústria? Nadinha? 🧐

  • @gabryelalves8797
    @gabryelalves87976 ай бұрын

    A resposta não é tão simples mas o que poderia dizer é que o TDAH está comumente sendo diagnóstico para problemas cujo não se sabe qual é a origem. Ou seja, uma saída simplista pra nao ter o enfrentamento com o problema.

  • @Katitha0216
    @Katitha02167 ай бұрын

    Tido mundo hj em dia tem alergia a lactose, tdah e eg autista .... Qdo nao eh isso sofreu bulling na infancia e eh traumatizada ...

  • @ruyphb
    @ruyphb7 ай бұрын

    Eu consegui me aposentar.

  • @ProfessorMG031

    @ProfessorMG031

    6 ай бұрын

    Tem whatsaap mano, tô querendo criar um grupo do tdah

  • @ruyphb

    @ruyphb

    6 ай бұрын

    @@ProfessorMG031 sim. Deixe o seu

  • @adrianomarinho9988
    @adrianomarinho99887 ай бұрын

    Então todo mundo tem TDAH, porque todo mundo sofre com falta de concentração, principalmente com essa poluição sonora.

  • @Seujoso

    @Seujoso

    7 ай бұрын

    É justamente esse o problema. Não é porque você tem 1 sintoma que necessariamente você tem um transtorno. No mundo em que vivemos em que tudo parece estar no 2x, com telas, tecnologia e vários estímulos é muito comum alguns sintomas do tdah, por isso é importante uma investigação profunda e o transtorno necessariamente estar presente desde a infância.

  • @Seujoso

    @Seujoso

    7 ай бұрын

    Outra coisa que dificulta muito são os profissionais altamente despreparados. Muitos nem olham na sua cara direito e em 30min de consulta já dão um diagnóstico raso e prescrevem remédios sem nem investigar a necessidade

  • @lai5420

    @lai5420

    7 ай бұрын

    @@Seujoso Se você ler o DSM, o manual que é utilizado para dar a hipótese diagnóstica, verá que os sintomas do TDAH são genéricos (qualquer pessoa se enquadra facilmente).

  • @lucky-gh5ox
    @lucky-gh5ox7 ай бұрын

    so pra vender remedio kkk

  • @vandressahenriques5036
    @vandressahenriques50363 ай бұрын

    Pra mim muito dessa falta de atenção é celular... tenho um primo de 6 anos viciado em celular que tá com problemas na escola e a mãe levando em psicóloga sendo que claramente o menino é viciado em celular por isso não presta atenção em nada.

  • @angelothompsoncolombolo4041
    @angelothompsoncolombolo40415 ай бұрын

    O meu TDAH veio a tona na pandemia

  • @joaoalbertocaracas3907
    @joaoalbertocaracas39076 ай бұрын

    😅😅😅😅

  • @ildenete3235
    @ildenete32357 ай бұрын

    Eu deveria ter continuado a estudar. Deveria ter feito psicopedagógia ou neuro. O que iria muito além do estudo sobre algumas síndromes numa pos graduação em LIBRAS. Eu estudaria melhor o TEA DS TOC TDHA enfim um livro de siglas com nomes de transtornos defits espectro como eu gosto de fazer com menos achismos e mais certezas. Todo medicamento para depressão se torna um problema sério , parei de tomar Sertralina, depois de desenvolver bruchismo(e esse nome de onde se originou?) Acho que temos que ter mais acesso a informações para parar de acreditar somente em diagnósticos de psiquiatras. Voltando pra casa na estrada o meu cérebro adora aproveitar a velocidade para fazer reunir os neurônios e fazer sinapses então eu aproveito esse momento para agradecer por ser exatamente como eu sou. Sem diagnóstico.

  • @tuliogomide4158
    @tuliogomide41587 ай бұрын

    Antigamente apenas 3% da população tinha tdah, agora são 97%

  • @tigrecativante

    @tigrecativante

    7 ай бұрын

    Mas ainda são 3%.....o povo é que banalizou o transtorno "ain, eu me esqueci onde eu deixei a chaves, é que eu sou TDAH 🤪" sendo que a pessoa nunca foi dignosticada e nem teve sequer sinais na infância

  • @KarenCullmann

    @KarenCullmann

    7 ай бұрын

    Exatamente! Comentei já que é um transtorno do neurodesenvolvimento, de ordem genética e que acomete cerca de 2% da população MUNDIAL adulta, e 5% das crianças. Mas eu disse *mundial*, e não brasileira. Essa gente tem sérios problemas (que não um transtorno do neurodesenvolvimento) e prejudica demais pessoas como eu cujo laudo diagnóstico não é com base em tiktok ou "Instituto de pesquisa de neuropsiquiatria TDK". Isso é muito sério, pois muitas vezes falta até medicação de uso controlado nas farmácias por conta de gente que se automedica sem necessidade real. As consequências do transtorno para indivíduos como eu são graves e em todas as áreas da vida, justamente devido às disfunções executivas. Nós que realmente temos o transtorno nos tornamos motivo de piada e até descredito por conta dessa gente sem noção que quer atribuir a culpa de seu comportamento duvidoso a Transtornos psiquiátricos.

  • @gs6guerrraguerra2
    @gs6guerrraguerra27 ай бұрын

    O bonito passa 2 horas dentro cinema quietinho, em casa passa de 5 a 10 horas jogando em uma concentração invejável pra buda. Depois o bonito ou bonita vem com diagnostico de DTHA? So tem TDHA pra responsabilidade como trabalho e escola.

  • @fabioritapaiva3312

    @fabioritapaiva3312

    7 ай бұрын

    TDAH virou (mais uma) muleta para aprovação automática nas escolas públicas.

  • @Frank_2302

    @Frank_2302

    7 ай бұрын

    Meu sinceros vá à merd@! Vai pesquisar antes falar besteira na Internet.

  • @lucianamarques1735

    @lucianamarques1735

    7 ай бұрын

    Vdd

  • @gs6guerrraguerra2

    @gs6guerrraguerra2

    7 ай бұрын

    @@lucianamarques1735meu filho é ruim em português e matemática, em história é fera em eletrônica. Conversei com a mãe dele de escolher cursos que vamos pagar , tem a limitação da paixão por certo aprendizado, e vou pagar pela eletrônica e ela por reforço de história o menino está animado. Vou fazer o que se o menino não entende o complexo português e matemática? Invisto onde ele é bom. Fora isso eu não sei o que fazer mesmo

  • @thiagomarques1967
    @thiagomarques19677 ай бұрын

    Tenho um filho que tem 11 anos desde os 7 foi diagnosticado com TDAH

  • @sousaoliveiraoliveira7416

    @sousaoliveiraoliveira7416

    7 ай бұрын

    Graça a Deus não tenho filho kk.

  • @ChannelZambi
    @ChannelZambi5 ай бұрын

    Modinha

  • @rotaoculta
    @rotaoculta7 ай бұрын

    Efeito do tiktok

  • @WillFernandes03
    @WillFernandes037 ай бұрын

    Essa narradora deve ter TDAH porque ela fala TDAH pausadamente, como se estivesse soletrando "TDAAAAH" 🤣

  • @ronaldopantoja8861
    @ronaldopantoja88617 ай бұрын

    A maioria das pessoas que eu conheço e que "tem tdah" são apenas pessoas muito mimadas e que estão com dificuldade para aceitar que sair da casa dos pais e trabalhar pra se manter é uma parada difícil

  • @jessicamendes2095

    @jessicamendes2095

    5 ай бұрын

    Isso é extremamente preconceituoso.

  • @DeyvsonMoutinhoCaliman
    @DeyvsonMoutinhoCaliman5 ай бұрын

    Toma vergonha, é só um monte de gente drogada com estimulantes para suportar um trabalho tedioso, não tenta justificar isso.

  • @user-ev4ok3ti1o
    @user-ev4ok3ti1o7 ай бұрын

    Melhor remédio pra TDAH e TRABALHO.

  • @ErFuyl

    @ErFuyl

    7 ай бұрын

    não é bem assim, eu tenho TDAH e monotonia é justamente o que mais nos causa ansiedade e estresse. O que você pode fazer para tratar o transtorno é praticar algum esporte(de preferência diariamente), sempre variar a rotina, evitar atividades repetitivas, anotar tudo em uma lista para diminuir a procastinação, tomar cuidado com coisas viciantes como redes sociais e drogas e saber como controlar o hiperfoco. Foi assim que me livrei da ritalina e da flouxetina, mas claro que a industria farmaceutina não quer que você saiba disso.

  • @emalta-audiobooks4167

    @emalta-audiobooks4167

    7 ай бұрын

    Principal causa de mau funcionamento no trabalho é o TDAH

  • @samuelmoraisalves1107
    @samuelmoraisalves11077 ай бұрын

    Existe até isso TDAH. Ahh um sipó.

  • @user-ev4ok3ti1o

    @user-ev4ok3ti1o

    7 ай бұрын

    Acho que vc tá certo 😅😅😅

  • @emalta-audiobooks4167

    @emalta-audiobooks4167

    7 ай бұрын

    Maioria dos meliantes tem problemas mentais e familiares, o que inclui castigo físico e humilhação. Posteriormente, se revoltam e os PAIS SE PERGUNTAM ONDE ERRARAM

  • @jessicamendes2095

    @jessicamendes2095

    5 ай бұрын

    Porque não sabe o que é sofrer com isso a vida inteira. Só para de falar besteira.

  • @hictor_vulgo
    @hictor_vulgo7 ай бұрын

    Tem um episódio de south park que eles falam sobre isso, onde eles avaliam se as crianças tem problemas de atenção somente por contar uma história gigante e tediosa e depois perguntar pra elas o que elas acharam... inconsequentemente todas as crianças começam a tomar ritalina e estar num estado muito sereno.... mas o herói da história O CHEFE afirma que isso se trata daquela velha história, a nova geração é fraca e os pais ao invés de doparem seus filhos com promessas de cura milagrosa e ignorando completamente o fator de dependência deveriam simplesmente discipliná-las da forma tradicional... se é que me entende não se trata de uma questão de transtorno, "nossa geração" é indisciplinara e não deve ser uma droga a solução de seus problemas.... o ponto alto da história do episódio é que as crianças começam a gostar de Phill Collins e de suas melodias calmas e suaves e depois do CHEFF mostrar aos médicos o que eles fizeram com a cidade eles se arrependem de dar ritalina sem qualquer profissionalismo e curam eles com OUTRO REMÉDIO chamado MATARITALINA hahaha mds cara kkk