Por que esses livros estão sendo censurados?

O avesso da pele - Jeferson Tenório: amzn.to/3PeRPPW
Outono de carne estranha - Airton Souza: amzn.to/4cbDUnk
Queimando livros - Richard Ovenden: amzn.to/3Tsa3zU
----------------------------------------------------------------
► Minha dissertação sobre a divisão entre alta literatura e literatura comercial no Brasil contemporâneo: www.bdtd.uerj.br:8443/handle/...
► MEUS LIVROS: linktr.ee/wlangekeinde
► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
www.udemy.com/user/wlange-keinde
----------------------------------------------------------------
► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
- A vida por escrito: 10 autores e seus segredos narrativos: go.hotmart.com/Q62963973U
- Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
- Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
- Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
- Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
----------------------------------------------------------------
► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Пікірлер: 205

  • @lcsgabriel987
    @lcsgabriel9873 ай бұрын

    Eles nem se deram ao trabalho de ler o resto da pagina alem do trecho selecionado pra polemizar

  • @justaboringnerd
    @justaboringnerd3 ай бұрын

    Eu realmente estou gostando dessa nova "fase" do canal, onde existem muito mais vídeos comentados que dicas ou vídeos baseados em listas - não que esses sejam ruins, pelo contrário: conheci seu canal por causa deles e os guardo no coração, sempre revendo quando possível. Em resumo: não tenho como agradecer pelo seu conteúdo mais que necessário, obrigada mesmo, Wlange!

  • 3 ай бұрын

    Obrigada!!! To tentando trazer formatos mais diferenciados pq eu mesma tava ficando desanimada de fazer sempre a mesma coisa... Bom saber que tá sendo algo positivo ☺️

  • @antoniobfil2024
    @antoniobfil20243 ай бұрын

    O curioso é que a maioria desses estudantes que são impedidos de terem contato com essa literatura têm acesso livre à internet onde podem ver coisas das mais indecentes possíveis e/ ou lotam as baladas onde muita coisa pode rolar sem que os pais sequer imaginem. Seria hipocrisia ou ingenuidade de quem defende a censura desses livros? 🙄

  • 3 ай бұрын

    Sem falar que na escola eles são apresentados aos livros com a mediação de profissionais qualificados pra isso, e são livros que passam pelo crivo de educadores

  • @antoniobfil2024

    @antoniobfil2024

    3 ай бұрын

    @ Exatamente.

  • @Dieime7

    @Dieime7

    3 ай бұрын

    ​@nossa como se o ensino fosse uma maravilha no Brasil, alunos não vão perder nada por deixar de ler esses trechos que vc citou, nada

  • @donachicadc

    @donachicadc

    3 ай бұрын

    Se a narrativa de alguns livros contém palavreado chulo, é óbvio que a escola não vai querer que certos alunos leiam. Certamente a linguagem não se enquadra na faixa etária desses alunos. Ponto final.

  • @guitardosongs

    @guitardosongs

    2 ай бұрын

    @@donachicadc Hipocrisia. Obras consideradas clássicas como "Capitães da Areia" são recheadas de palavrões e cenas de s3-x0 e ninguém fala nada, inclusive são livros solicitados como leitura obrigatória nas aulas de Literatura de alguns colégios e listas que estão em livros de leitura obrigatória para o vestibular. O nome disso é censura. E outra, se o livro já está na biblioteca do colégio, ninguém o empurrou para lá antes. Foram aprovados previamente antes. Saia da bolha e viva a realidade.

  • @aurea-vieira
    @aurea-vieira3 ай бұрын

    Faz anos que acompanho esse canal, e essa fase nova está IMPECÁVEL

  • @lobotomizado321
    @lobotomizado3213 ай бұрын

    Sexo e linguagem são conceitos presentes no íntimo do cotidiano de um jovem. Quando se vive numa sociedade cujo a mentalidade de uma maioria ainda é formada por elementos liberais e tradicionalistas, se faz extremamente necessário para o adolescente o contato com esses conceitos a partir de pontos de vista que não sejam dicotômicos, para saber questionar e refletir além do simples, para além do que é conservador. Para que não se crie a idéia de que sexo se enquadra como algo não natural, sujo e repulsivo. A mesma coisa para a linguagem. Esse contato viabiliza novas formas de enxergar como as contingências da vida social se entrelaçam com o indivíduo. Livros como este são necessários.

  • @desanime_mv
    @desanime_mv3 ай бұрын

    Sim, pois uma frase vai poluir a mente de um adolescente. Se as pessoas soubessem o quanto eles veem e leem nas redes sociais e internet talvez tirassem o celular deles, não um livro. Porque uma literatura sobre racismo não pode, mas existem VÁAARIOS livros com outras temáticas bem mais pesadas em algumas escolas. Lolita? O jardim das borboletas? É nojento esse discurso que estão fazendo, por que além de não ser um livro de sexo, estava bem claro que era um livro pra ensino médio. Tenho vergonha por morar no RS ultimamente, convivendo com esse povo conservador e limitado.

  • @vaniapinho1759
    @vaniapinho17593 ай бұрын

    Adorei seu vídeo. Ele é esclarecedor em relação ao processo de avaliação de livros a serem adotados nas escolas e a que grupos de faixa etária devem ser apresentados. Tenho 62 anos e me recordo com carinho da leitura de muitos livros na escola e das discussões/reflexões elaboradas em sala de aula, juntamente com o professor e, naquela época, por vezes, também, uma bibliotecária. As opiniões não eram unânimes e nisto se encontrava a riqueza na troca de olhares de diferentes valores morais, éticos e outros que construíram os indivíduos que passaram por aqueles bancos escolares. Foram trabalhados conteúdos os mais diversos. Inclusive, aqueles que causavam polêmica. ( que eram os que mais gostava por suscitaram maiores reflexões). Não espero que concordem. É o meu olhar e a minha experiência.

  • @augus7o_ja
    @augus7o_ja3 ай бұрын

    Um vídeo necessário. Parabéns pelo seu trabalho e pela sua dedicação, Wlange ❤️

  • 3 ай бұрын

    Obrigada 🥰

  • @danlima7775

    @danlima7775

    3 ай бұрын

    @ Profa. Só um adendo, o livro: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, sofreu CENSURA também, do autor, Marçal Aquino, foi retirado de vestibular da Universidade de Rio Verde (UniRV), no sudoeste de Goiás após deputado BOLSONARISTA criticar obra. Fato ocorreu em 2023. Lamentável!!!

  • @danlima7775

    @danlima7775

    3 ай бұрын

    @ Sugestões de vídeos: 1-Livros que foram RECENTEMENTE censurados no Brasil, independente do gênero. 2-Livros que foram CENSURADOS nos últimos 10 anos no Brasil. 3-Livros CENSURADOS durante a 1ª e a 2ª guerras mundiais. 4-Livros CENSURADOS durante o governo militar no Brasil.

  • @ElienayNathan-cs8ir
    @ElienayNathan-cs8ir3 ай бұрын

    Rapaz, eu sou conservador e sou totalmente contra essa censura à _O avesso da pele_ . Se o livro fosse disponibilizado para o ensino fundamental, aí seria um problema mesmo, mas foi disponibilizado para o ensino médio. Não podemos ficar tratando adolescentes de 17 anos como crianças imaturas, mas sim condicioná-los para que possam compreender as questões densas da nossa sociedade, como as relações raciais, de gênero, políticas, históricas, religiosas etc. _O avesso da pele_ é um livro interessantíssimo para isso, assim como o é _Crime e castigo_, que convenhamos, é muito mais denso e perturbador. Inclusive os livros bíblicos, que são também fundamentais para essas reflexões. Falo isso sendo um adolescente de 17 anos.

  • 3 ай бұрын

    Também tem isso né... A Bíblia tem conteúdo sexual, inclusive incesto, estupro, sem falar de assassinatos, tortura, mas ninguém em sã consciência acharia certo se um governo impedisse adolescentes de estudarem os textos bíblicos.

  • @jheinycarvalhosilva2620

    @jheinycarvalhosilva2620

    3 ай бұрын

    Até esse ponto concordo mas, quanto ao livro Outono de Carne Estranha, eu me sentiria desconfortável sim em levar meus filhos, crianças, a um programa cultural e expôr-los a essa cena que sim, eu julgo como imprópria para crianças

  • @jheinycarvalhosilva2620

    @jheinycarvalhosilva2620

    3 ай бұрын

    ​@é por esse motivo que existem váaarias adaptações de histórias bíblicas para crianças que não incluem essas coisas da realidade, mas que elas ainda não possuem maturidade para julgar ou entender

  • @ElienayNathan-cs8ir

    @ElienayNathan-cs8ir

    3 ай бұрын

    @@jheinycarvalhosilva2620 sim. Nesse caso, o programa deveria ter avisado primeiro, não só nesse caso, mas de qualquer livro que possua uma cema desconfortável, seja com palavreado, cenas explicitamente sexuais, violência etc.

  • @Edgar2023ES

    @Edgar2023ES

    3 ай бұрын

    Só não concordei com o verbo "condicionar", mas ok.

  • @Valdir3Lira
    @Valdir3Lira3 ай бұрын

    Quando eu li Madame Bovary eu era um adolescente. Na primeira leitura fiquei dividido porque o livro ia de encontro às coisas que eu ouvia em toda parte. Hoje, sei bem o que houve. Pena que haja esse movimento retrógrado, jamais imaginei que tal coisa pudesse acontecer.

  • @srteixeira2385
    @srteixeira23853 ай бұрын

    Dificilmente te acompanho obras lgbt, mas Outono de carne estranha realmente me surpreende e sinceramente o que mais me deixa apaixonado pelo livro é facto dele conseguir transitar de um linguajar tão poético para um de baixo escalão de uma forma tão suave e natural. Já sei qual livro eu de maratonar hoje. Por favor, não pare com esse tipo de conteúdo, você tem muito para dar nesse mundo.💛🌻

  • @donachicadc

    @donachicadc

    3 ай бұрын

    Se você concorda que o livro tem palavreado de baixo escalão, pq então a escola tá errada de não querer expôr esse linguajar?

  • @srteixeira2385

    @srteixeira2385

    3 ай бұрын

    ​@@donachicadc Pesquise o significado de arte e depois volta a pensar se a tua pergunta faz sentido.

  • @donachicadc

    @donachicadc

    3 ай бұрын

    @@srteixeira2385 . Palavrão não é arte.

  • @marcosdanielmaringa9152

    @marcosdanielmaringa9152

    3 ай бұрын

    ​@@srteixeira2385Nem perca seu tempo. Essa gente não pesquisa nada não. Arte então....kkkkkkk

  • @OliviaKhloe

    @OliviaKhloe

    Ай бұрын

    ​@@donachicadco livro proibido na escola não foi esse que ela citou

  • @RaisaCoelho
    @RaisaCoelho3 ай бұрын

    Que bom que há pessoas, como você, discutindo honestamente um assunto tão importante! Muito obrigada pela lucidez, o aprofundamento e a forma como você abre espaço para a reflexão!

  • @enriijanjus
    @enriijanjus3 ай бұрын

    Tinha ouvido falar sobre o assunto, mas ficou ótimo de maneira mais detalhada e contextualizada.

  • @carlacaos
    @carlacaos3 ай бұрын

    Assunto necessário, Wlange. Esse povo conservador pensa que falar sobre algo é incentivar.

  • @leandrochavo3038

    @leandrochavo3038

    3 ай бұрын

    Esse povo conservador apenas selecionar o que querem conservar. Garanto a você que eles não têm o mesmo furor quando de trata de monitorar o que os filhos veem nos celulares

  • @aleatorio-em1tq

    @aleatorio-em1tq

    2 ай бұрын

    Bla bla bla 😮‍💨, esqueceu em que governo estamos filhinha? Faz o L de liberdade de expressão e aguenta a censura 😂😂

  • @ateuparasempre213

    @ateuparasempre213

    2 ай бұрын

    ​@@aleatorio-em1tq mas não é o Lula que está fazendo isso não, e sim prefeitos de direita que vocês elegeram.

  • @ateuparasempre213

    @ateuparasempre213

    2 ай бұрын

    ​@@aleatorio-em1tq apaga, dá tempo, pra não passar mais vergonha

  • @aleatorio-em1tq

    @aleatorio-em1tq

    2 ай бұрын

    @@ateuparasempre213 Kkkkkkkk, clbc ae menor. Quer realmente falar de censura quando literalmente vocês tem Alexandre de Moraes do lado de vcs? Que piada, apaga aí seu comentário para e vai tomar um banho para repensar aí kakakakkakak 🤭😂🤣

  • @thiago.dacosta
    @thiago.dacosta3 ай бұрын

    o bom é que essas tentativas de censura costumam ter o efeito reverso, as vendas de o avesso da pele subiram mais que 100% desde a polêmica - eu mesmo pretendo comprar no site da editora para ajudar o autor 😂😂

  • @SonneOsupa
    @SonneOsupa3 ай бұрын

    Conteúdo extremamente necessário. Parabéns, adoro seu canal!

  • @turismologo1oano994
    @turismologo1oano9943 ай бұрын

    Verdade pura . Vivendo em um mundo hipócrita, a literatura é o único mecanismo pra combate-los .

  • @ApolloGervasio
    @ApolloGervasio3 ай бұрын

    estou MUITO feliz que o youtube recomendou o seu canal. que conteúdo incrível

  • 3 ай бұрын

    Opa obrigada!!! 🫶🏼

  • @LarisNeal
    @LarisNeal3 ай бұрын

    Adorei seu vídeo, Wlange! Muito sensato. O livro traz temas muito relevantes e de importante reflexão. Além disso, ele foi APROVADO no PLND. Se não fosse adequado, não teria passado pelo programa e teria sido barrado lá trás. E é muito esquisito como a sociedade trata sexo, sexualidade e palavrões de forma tão abertamente e, ao mesmo tempo, tão tabu, colocando como algo proibido, errado etc. Nos trechos destacados que você leu, não há erotismo, pelo contrário. Traz um incômodo enorme e reflexões acerca do racismo.

  • @juliapereiradeolivei
    @juliapereiradeolivei3 ай бұрын

    Nova no canal e apaixonada pelo conteúdo 🖤

  • @LeonardoSilva-mh4dv
    @LeonardoSilva-mh4dv3 ай бұрын

    Imagina um Professor de 50 anos anos de idade , lendo em sala de aula as tais cenas de sexo para suas alunas de 15 anos . Será que daría algum problema legal ? Tipo , estatuto do adolescente...

  • @bela_itz-soft
    @bela_itz-soft3 ай бұрын

    Voltouuu

  • @carlosrobertoribeiro1556
    @carlosrobertoribeiro155621 күн бұрын

    O racismo instrumental é tão sutil que,em certas situações,nem mesmo os negros percebem que estão sendo alvos de preconceito.

  • @daiannesoaresgomesdossanto655
    @daiannesoaresgomesdossanto6553 ай бұрын

    Eu sou progressista e não tenho religião nenhuma, porém eu achei o segundo livro pesado pra uma criança ouvir , eu não sou a favor de censura , mais eu não gostaria que minha filha de 8 anos ouvisse um trecho desse em um evento. Eu achei válido ter um aviso sobre o conteúdo que vai exposto.

  • 3 ай бұрын

    O segundo livro realmente não é pra crianças, é pesado e é pra adultos. Mas na minha opinião o tratamento que tá acontecendo não tem a ver com afastar o livro das crianças. Pra começar, na Flip os painéis têm controle de acesso, inclusive com vendas de ingressos. Se tinham mesmo crianças num painel onde seria lida uma obra inadequada pra elas, o erro foi ou dos organizadores do painel (mais provável) ou dos pais que levaram as crianças pra assistir algo que não era recomendado pra idade delas. Por que o autor tá sendo penalizado por isso? Por que o curador do prêmio foi penalizado? Como isso pode justificar a alteração do edital do prêmio? Segundo, qual é o sentido de uma instituição dizer que o público da palestra do autor precisa aceitar formalmente ser exposto ao conteúdo sendo que a própria instituição tem como fazer o controle dos públicos das palestras? É só colocar que a classificação é 18 anos. Vc já precisou assinar um termo de consentimento pra ver um filme com nudez no cinema? Pra entrar num museu que tenha estátuas nuas? Não. Então essa é uma situação no mínimo estranha, em que o autor e outras pessoas estão sendo prejudicadas sem terem cometido erros. Uma coisa é colocar um aviso de classificação indicativa, outra coisa é boicotar o livro e criar um filtro moral pro prêmio

  • @tassianeribeiro1829
    @tassianeribeiro18293 ай бұрын

    Vídeo lindíssimo e muito importante!

  • @DivinoPicnic
    @DivinoPicnic3 ай бұрын

    Se levássemos ao pé da letra tudo o que você disse, a bíblia deveria fazer parte do material didático nas escolas. A bíblia é o livro mais vendido a seculos, reúne diversos gêneros literários, é um livro que relata fatos comprovados pela arqueologia, enfim. Mesmo assim, tiraram a bíblia das escolas, afinal o estado é laico. O livro o avesso da pele é inadequado para ser veiculado em escolas, trata-se de uma narrativa pornográfica; a pornografia por sua vez traz uma série de consequência a quem consome. Os pais devem se mobilizar e não permitir que esse tipo de conteúdo esteja disponível em sala de aula. A escola mal consegue cumprir seu papel principal de promover a educação básica, o Brasil está nas piores posições nos rankings de pesquisas, estando *posicionado abaixo da média*. Segundo o relatório, 73% dos alunos não alcançaram o patamar mínimo de aprendizagem em matemática, 50% não conseguiram em leitura e 55%, em ciências. Mas são especialistas em conteúdo pornográfico. Uma vergonha!!!

  • @rualiterat
    @rualiteratАй бұрын

    Muito bom seu texto! E o livro outono de carne estranha parece ser uma bela obra de arte, fiquei com bastante vontade de ler! Viva a literatura!

  • @cristinalacerda667
    @cristinalacerda6673 ай бұрын

    Ótimo vídeo!

  • 3 ай бұрын

    obrigada!!

  • @leomirandavasco
    @leomirandavasco3 ай бұрын

    EXCELENTE ANÁLISE. ACABEI DE ME INSCREVER NO CANAL

  • 3 ай бұрын

    Gratidão!!

  • @gleycenascimento9276
    @gleycenascimento92763 ай бұрын

    O mais curioso de alguns comentários é ver como muitas das pessoas que reclamam do livro e dizem que apenas obras clássicas deveriam ser indicadas para adolescentes claramento não leram e não conhecem as histórias das obras clássicas, porque se soubessem já teriam pedido censura. É muito triste perceber que ainda que tenham acesso a canais maravilhosos como esse aqui, algumas pessoas ainda assim façam uma interpretação tão rigída e tão parecida com a de gerações passadas, enquanto isso a maioria dos jovens tem acesso irrestrito a pornografia, consomem como uma droga e os pais finjem que tá tudo bem, porque enquanto não houver debate nas escolas e nas casas os problemas individuais e sociais podem ir pra debaixo do tapete.

  • @lobotomizado321
    @lobotomizado3213 ай бұрын

    Bom vídeo! 😁

  • 3 ай бұрын

    Obrigada!!

  • @GhibliHeroine
    @GhibliHeroine3 ай бұрын

    seu canal e bom.... vou acompanhar quanto ao livro e proibem um livro ai que me atrai , ta no meu kindle a um tempo porque vi uma pessoa ler uma parte do livro e é achei ele realista....o pessoal do mundo "mágico" não curte realidade sabe , sintomas dos reacionários

  • @gabriel1468
    @gabriel14683 ай бұрын

    Se você quer que seu filho leia isso dê a ele. (se é que você tem filho) Agora querer que o MEC coloque todo mundo pra ler....

  • @Edgar2023ES

    @Edgar2023ES

    3 ай бұрын

    O MEC nao obriga uma escola a trabalhar com um livro, nem obriga uma criança a lê-lo. É uma opção. Existem milhares de livros disponíveis. A grande maioria dos alunos passam pelo ensino médio sem ler um livro sequer. Vamos proibir a biblia também? No Cântico dos cânticos está cheios de erotismo . Em varias outras partes também.

  • @dioclecianogranja184
    @dioclecianogranja1843 ай бұрын

    Esses dias estava pensando na minha falta de referências sobre o fetichismo interracial. Todo esse pânico moral me faz querer me retrair em minhas bolhas, mas pelo menos conheci uma obra nova. Aliás, ficaria grato com indicações de leitura sobre relacionamentos interraciais, fetichismo de etnia e racismo.

  • @user-du6oq7dr3u
    @user-du6oq7dr3u3 ай бұрын

    É um assunto delicado, por isso, tentarei ser bem sensato. O primeiro ponto é: no meu entender, censura só o Estado pode fazer, já que ele possui o monopólio da força. Só o Estado consegue impor a retirada de uma obra do cenário nacional e impedir sua total circulação. Logo, é um movimento de cima para baixo. O que vemos é uma iniciativa de escolas. Ou seja, o livro sempre poderá marcar presença em escolas mais liberais. Os pais que queiram os filhos mais íntimos de conteúdo - digamos - “sensíveis” podem transferi-los para estas escolas. O ponto é: escolas mais conservadoras devem ter liberdade de escolher literatura mais “tradicionalista”? Ou devem se submeter a uma vontade que não combina com seus valores? Porque, veja, os pais no geral (e em tese) sempre poderão escolher se seus filhos irão para essas escolas “tradicionais”. E outro ponto: se as escolas tradicionalistas devem se submeter a essa vontade liberal, para onde irão as crianças de pais conservadores que querem uma criação mais reservada para seus filhos? Ou o direito que estes pais têm sobre a criação de seus filhos é menos importante? Uma vez que o livro entra para o PNLD, e chega às escolas, elas precisam (obrigatoriamente) disponibilizá-lo aos estudantes. O corpo de especialistas que selecionam as obras não considera os valores que as escolas prezam nem se os pais das crianças querem os filhos expostos a tais livros. Dizer que há conteúdo mais “pesado” na internet ao alcance das crianças não é argumento sólido. Como quem dissesse: “já que o menino está levando um soco de um lado, não faz mal levar um tapa do outro”. Sem dizer que não há como saber do possível esforço empreendido por esses pais para manterem os filhos longe do “mal” da internet também. Este mesmo olhar se ajusta à outra polêmica. Um organismo independente pode estabelecer critérios para filtrar as obras que participarão do concurso que ele celebra? Já não é assim que funciona em concursos públicos no geral? Em concursos públicos, em que pese prevalecer o critério conhecimento, se o candidato não preencher outros (de caráter muitas vezes pouco objetivos), ele não passa sequer pela inscrição. E isso é com órgãos públicos. Se o ente público, que deveria preservar mais a igualdade constitucional, tem essa liberdade, por que o particular não pode? Não haverá sempre concurso literário que abranja obras mais “provocativas”? E, por último, até o mais progressista é conservador em algo - basta se expor ao nível de disrupção necessário. Acho que poucos discordariam que um eventual livro chamado “Manual de chacina prática”, que com cenas vívidas incentivasse a matança indiscriminada de alunos, exaltando o “prazer” da prática, é o tipo de obra que não deveria estar ao alcance de adolescentes. Então, há um limite. A questão é quem estabelece o limite. O indivíduo, que sabe o que é melhor para si, ou o Estado, pela força?

  • @isal_L
    @isal_L2 ай бұрын

    Livro bonito, vou ler depois

  • @MsAdriano28
    @MsAdriano283 ай бұрын

    A diretora está correta. O livro não é adequado. Sou negro e tenho um local de fala na questão. Ponto. Isso não desmerece a obra definitivamente, que pode ser utilizada em outros níveis e idades. Ademais, o selecionador errou.

  • @Blank_Banshee

    @Blank_Banshee

    3 ай бұрын

    Definitivamente temos de encerrar com esse uso incorreto do local de fala, usada porcamente faz com que as pessoas acreditem que basta ter a pele de determinada cor, estar inserido em um específico grupo social ou ter alguma deficiência torna-te entendido do assunto, o que definitivamente não é verdade. Escolas apresentam livros como "O Guarani" ninguém nunca cogitou tirar o clássico das bibliotecas, mesmo tocando em assuntos sensíveis de forna bastante insensível.

  • @Blank_Banshee

    @Blank_Banshee

    3 ай бұрын

    @@loboguara7711 não "confere mérito", lugar de fala é sobre ouvir as experiências e dar voz para aqueles que vivenciaram as pautas debatidas, não é uma narrativa esencialista que põe o vivenciador como conhecedor de tudo sobre o assunto debatido. Sofrer preconceito racial todos os dias não o torna conhecedor do funcionamento do racismo na sociedade atual e suas raízes históricas, ser gay não te torna entendido sobre preconceito, ser ou sofrer algo não faz que por prana, você magicamente conheça tudo sobre algo, isso é essencialismo. Mas toda discussão hoje em dia vira algo essencialista, "eu como negro" "eu como gay" "eu como neurodivergente", é muito importante ouvir estas pessoas, mas o que acontece é que, quem não faz parte de determinado grupo social, tem a opinião ignorada ou rechaçada, mesmo que tenha estudado sobre o tema e desenvolvido um conhecimento prévio muito além da experiência anedótica, isso é danoso e simboliza uma incapacidade do povo para compreender novos termos.

  • @MsAdriano28

    @MsAdriano28

    3 ай бұрын

    @@Blank_Banshee Uso incorreto? Estou utilizando apenas o marco argumentativo recorrente na atualidade. Lugar de fala é um conceito simples: se você faz parte da experiência de ser, você pode falar sobre. Ninguém está tratando de literatura aqui do alto de nenhuma especialização acadêmica. A raiz da discussão é de um profissional em educação que verificou um erro de seleção de obra literária. Ponto.

  • @ander6368

    @ander6368

    3 ай бұрын

    Tentando justificar censura? Não cola

  • @Dieime7

    @Dieime7

    3 ай бұрын

    Com certeza que esses livros têm que passar longe da sala de aula, mania desse povo querer empurrar conteúdo sexual para crianças

  • @user-po1bn2rj4d
    @user-po1bn2rj4dАй бұрын

    Estamos vivendo um momento de obscurantismo geral. Crianças, adolescentes e jovens vivenciam todos os abusos, agravos e, até, isolamento, dentro de casa. Mas colocar isso numa obra, choca a sagrada família e a sociedade zumbi, a qual pertencemos. Hipócritas, hipócritas, mil vezes hipócritas.

  • @leosmarprofessor4642
    @leosmarprofessor46422 ай бұрын

    Amei cada página do livro O avesso da pelo, do Jeferson Tenório, pois o preconcito está velado em toda a sociedade.

  • @Blank_Banshee
    @Blank_Banshee3 ай бұрын

    Livro do garaio, tenho de ler

  • @maxwelllourenco906
    @maxwelllourenco9063 ай бұрын

    O avesso da pele é muito marcante mas e tem conteúdo sexual não livro pra dentro de sala de aula, sei para o grau de escolaridade tão tem ninguém santo nem puro , até mesmo por as meninas de hoje não tem mais pureza , enfim.. não concordo que seja um livro para sala de aula, mas ... O livro é top para ser consumido em sua particularidade independente da idade da pessoa sexo ou grão de escolaridade, embora haja poucos fraguimentos de " sacanagem" mas não acho interessante para sala de aula

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    Finalmente alguém sensato aqui.

  • 3 ай бұрын

    Nem toda mídia que tenha conteúdo sexual precisa ser afastada de adolescentes e a prova disso é que livros e filmes com sexo podem ter classificação indicativa pra 12, 14, 16 anos... Depende de como o sexo é abordado ou referido. É por isso que profissionais da área da educação incluem sim livros ou filmes que abordem esse tema para serem estudados em sala de aula. Discussões sobre sexo e sexualidade também fazem parte da educação de jovens.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ E você que acha que a forma como o Avesso da Pele trata isso é da forma adequada pra um adolescente, sério isso?

  • 3 ай бұрын

    @@gustavosilveira1373Acho sim. Inclusive as primeiras pessoas com quem conversei sobre esse livro, antes mesmo que eu tivesse lido, foram dois adolescentes alunos do IF que tinham estudado O avesso da pele em sala de aula. Eles falavam do livro com muito encanto e sem nenhuma sequela de prejuízo nenhum...

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ Ah, claro, KKKKKK passa logo um pono prós alunos então no IF já que é tão adequado pra eles.

  • @RonaldLouco
    @RonaldLouco3 ай бұрын

    Problema deve ser apenas a idade, não só apenas a ver com conservadorismo. Uma criança de até 12 anos não tá preparada pra esses tipos de livros, mas se for pra adolescentes já é mais aceitável.

  • @alvarocostaalves
    @alvarocostaalves3 ай бұрын

    11:12 o corte seco

  • @izabelaalves8327
    @izabelaalves8327Ай бұрын

  • @LucasCosta-gz1se
    @LucasCosta-gz1se3 ай бұрын

    Eu não gosto de políticos em geral, mas os que eu mais tenho ódio e nojo é da direita e de conservadores que causam pânico moral ou algo equivalente à uma caça às bruxas e gerando preconceito, as histórias que eu quero escrever são repletas de diversidade tanto que questões lgbt serão muito presentes, é bom saber usar a literatura contra o totalitarismo.

  • @aleatorio-em1tq

    @aleatorio-em1tq

    2 ай бұрын

    Bla bla bla 😮‍💨

  • @Dieime7
    @Dieime73 ай бұрын

    Desde quando isso é conteúdo escolar, tem que censurar mesmo

  • @donachicadc

    @donachicadc

    3 ай бұрын

    Achei os palavrões muito pesados. Levando em conta que já somos bombardeados por isso o tempo todo, inclusive em letras de funk, fico feliz que ao menos num ambiente escolar ainda haja bom senso.

  • @davillysantos4044

    @davillysantos4044

    3 ай бұрын

    Então vamos censurar a bíblia agora mesmo!!!

  • @TheyloveAmyy
    @TheyloveAmyy3 ай бұрын

    Como assim eu to sendo a primeira a comentar me nota PELO O AMOR DE DEUSSSSS

  • @marcelaograndao4515
    @marcelaograndao4515Ай бұрын

    Dando pausa da para perceber que a linguagem é bem pesada. Próxima de conto pornográfico. Eu, pai que sou de adolescente, não concordo com este tipo de leitura para meus filhos e filhas.

  • @paulo67625
    @paulo676253 ай бұрын

    Querem destruir e controlar a arma mais poderosa do mundo: a literatura!!!!!!!!!

  • @otavioferreira2929
    @otavioferreira29293 ай бұрын

    Esse livro tem q ser retirado das escolas

  • @souza8555
    @souza85553 ай бұрын

    Eu sensuraria não pelo sexo mas pelo livro por ser ruim mesmo. A educação brasileira precisa de litaratura de boa qualidade. Dá crime e castigo para os alunos lerem, isso sim é literatura.

  • @Cau0727
    @Cau07273 ай бұрын

    o ano é 2024 e o conservadorismo ainda é um trem chato pra kct

  • @ateuparasempre213
    @ateuparasempre2132 ай бұрын

    Tirem a bíblia das bibliotecas também

  • @onumerozero
    @onumerozero3 ай бұрын

    Será q quando os escritores terminaram de escrever esses livros, alguém fez uma 'Leitura Sensível' pra esses livros? hahahaah Pq pelo q aparenta não precisa de leitura sensível pra escrever partes de putaria explícita. Sou contra a censura de qualquer coisa então por mim deixava os livros, afinal se tem algo que adolescente sabe sem precisar de livro é putaria.

  • @gustavosilveira1373
    @gustavosilveira13733 ай бұрын

    O Avesso da Pele não é livro pra adolescente mesmo. Em uma faculdade até vai, mas uma escola com professores maiores de idade recomendando esse tipo de livro pra seus alunos menores de idade, chega a ser de uma pedofilia cultural grotesca. Não é censura, é bom senso.

  • @lucasparreiraalvares

    @lucasparreiraalvares

    3 ай бұрын

    Comentou antes de ver o vídeo. Não surpreende uma posição estúpida dessas.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @@lucasparreiraalvares Meu anjo, tu sabe que se um professor passar filme com classificação +16 pra alunos de 14 anos, ele pode ser preso, né. Por que que isso não acontece com livros também? Eu não preciso assistir um vídeo que claramente defende esse tipo de coisa, já pulo fora. Não gostou da minha posição, supera 🥰

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @@lucasparreiraalvares Então, assim meu anjo, te aconselho a estudar e criar bom senso. Tá precisando. Se você quiser também. Quer ser manipulado por toda essa propaganda esquerdista doentia, fique a vontade KKKKK

  • @whenyoureadcommentsonyoutu1548

    @whenyoureadcommentsonyoutu1548

    3 ай бұрын

    Livros então como o Cortiço e a Noite da Taverna também deveriam ser banidos segundo sua lógica.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @@whenyoureadcommentsonyoutu1548 Sim, deveriam. A classificação indicativa deles não é para adolescentes.

  • @gustavosilveira1373
    @gustavosilveira13733 ай бұрын

    Meu anjo, não importa se adolescente presencia essas coisas na vida real. A escola não tem nada a ver com isso e não deve incentivar esses tipos de atitudes através do ensino de professores adultos. Sexo não deve ser demonstrado em escolas, não de forma vulgar assim como nesse livro. Professores maiores de idade ensinando essas coisas pra crianças, COMO QUE VOCÊ NÃO ACHA BIZARRO? Meu Deus, que decepção, Wlange. Gostava tanto de você e de suas dicas para escritores pra ver hoje em dia você apoiando essa pedofilia cultural. Triste, mas que bom que eu descobri a tempo. Sucesso pra você

  • 3 ай бұрын

    Óbvio que a escola tem a ver com as coisas que acontecem na vida real dos estudantes. Escola serve pra educar, e não só pra ensinar tabuada. E educar não é "incentivar" que os alunos façam sexo (inclusive onde esse livro tá incentivando alguém a fazer sexo?). Educar é mostrar como a literatura pode contribuir pra reflexão de diversos temas socialmente relevantes. Associar isso a pedofilia é ter uma mente doentia

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ Você não entendeu. Sim, a escola serve pra educar e deve ensinar sim os alunos sobre sexo também, mas do jeito certo e com a motivação certa e adequada pra idade deles. A forma como certas obras clássicas tratam desses assuntos é de um jeito que só pessoas adultas deveriam absorver.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ E não tem nada de doentio. Imagina você ser maior de idade, professor e ir ler essas cenas pros seus alunos ou saber que eles leram essas cenas por recomendação sua. Eu mesmo teria vergonha.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ E sobre o livro, ele trata de sexo de uma forma inapropriada para estudantes menores de idade. É claramente um livro para adultos.

  • @gustavosilveira1373

    @gustavosilveira1373

    3 ай бұрын

    @ E sobre o livro, olha a forma que ele trata o sexo. Pela amor de Deus né.