Por que a direita faz sentido | Ponto de Partida

Uma das principais lições que fica desta semana de eleições e pesquisas, para quem prestou atenção, é que existem razões para além do fanatismo para pessoas, principalmente homens, principalmente os menos educados, principalmente os mais pobres, abraçarem a direita. A esquerda que perde a capacidade de falar com eles perde esse eleitorado. A esquerda que é capaz de conversar, não. Ela pode, até, ganhar eleições. Mas, para isso, é preciso respeitar as pessoas.
Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul: www.canalmeio.com.br/2024/06/...
Compre o curso sobre liberalismo com desconto:
bit.ly/4bwqQrP
_
PONTO DE PARTIDA
Segunda, quarta e sexta, aqui no KZread.
/ meioemvideo
_
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no KZread do Meio. Inscreva-se!
🏆 Assine o Meio Premium: nomeio.com.br/yb_meiopremium
🗞️ Acesse o site do Meio: nomeio.com.br/yb_site
✅ Assine o Meio Gratuito: nomeio.com.br/yb_meiogratis
🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: nomeio.com.br/yb_cursosmeio
Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.com/show/1y8ySa4...
#voto | #direita | #pobre | #CanalMeio

Пікірлер: 462

  • @mafay28
    @mafay28Ай бұрын

    Excelente. Não aguento mais a miopia da esquerda jurássica. Ficaram presos em um mundo que não existe mais.

  • @anamariabrandicurtu4243
    @anamariabrandicurtu4243Ай бұрын

    Sensibilidade e empatia, mais uma vez foi o que você mostrou ao entender a religiosidade e o papel social das igrejas evangélicas no Brasil. Parabéns de novo.

  • @RobertoYvanLemosPereira

    @RobertoYvanLemosPereira

    Ай бұрын

    E sob esse disfarce de filantrópicas elas, as igrejas, e seus líderes se locupletam, não é mesmo ?

  • @rodrigocaalmeida

    @rodrigocaalmeida

    Ай бұрын

    Exatamente! Não é com senso manco de superioridade moral que se muda a cabeça de ninguém. A realidade de uma pessoa pobre, no Brasil, é substancialmente distinta daquela de quem é de classe média. É natural, pois, que as preocupações das primeiras difiram daquilo que tem centralidade para as segundas, afinal "o homem filosofa como se deita." É esta compreensão que vem faltando, há muito, à nossa esquerda. Parece-me que ela pensa que seu saber intelectual a faz melhor do que o povo pobre. Ora, que se dê a essa visão o nome correto: elitismo academicista. Ou seja, essas pessoas, que se arvoram defensoras do povo, deste nada sabem e, arrogantemente, preferem não saber, num surto de asco bastante mal disfarçado. Logo, o que se tem é uma orfandade política: falta à população quem a ouça e com ela se conecte, para formular soluções para seus problemas reais. Nesse cenário, a extrema-direita tem - muito habilmente, aliás - explorado o ressentimento que a inabilidade política e a deconexão entre as massas e a esquerda têm causado. Em suma, é necessária uma esquerda focada nas preocupações reais do povo: segurança, saúde, educação, emprego e capacidade de empreender. A pergunta amarga que fica a um social-democrata como eu é: há uma força política capaz de assumir este papel no Brasil dos nossos tempos?

  • @marlonleite9791

    @marlonleite9791

    29 күн бұрын

    ​@@rodrigocaalmeida- Sou de centro-direita, mas na questão econômica, gosto muito da visão do Ciro Gomes (que é de centro-esquerda), e o seu PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). Gostaria, também, de elogiar seu comentário, lucidez, educação e conhecimento sobre os assuntos políticos do Brasil. Respondendo sua pergunta no final do seu comentário: Não, infelizmente, parece que não tem nenhum político capaz de pensar nesses pontos que você citou e, que, de fato, tenha um projeto de país e queira acabar com essa polarização que está destruindo o nosso país (povo).

  • @rodrigocaalmeida

    @rodrigocaalmeida

    29 күн бұрын

    @@marlonleite9791, o nosso drama é este, não é? Temos problemas bastante concretos do ponto de vista socioeconômico, caracterizados pelo baixo crescimento, pela imensa concentração de renda e sobemodo pela absoluta defasagem tecnológica, justamente no momento em que o domínio da tecnoçogia assume absoluta e aparentemente irrevogável primazia. No entanto, nossa política se revela cada vez mais incapaz de responder a esses problemas concretos e não produz mudanças sociais e produtivas eficazes, no sentido de remediar a distância que nos separa dos países de ponta. Creio que a resposta passe por dois conjuntos de ações: 1) a regulação das redes sociais, com o fim de impedir que seus algritmos formem bolhas radicalizadas à esquerda e à direita, como, aliás, fez eficazmente a União Europeia; 2) a formação de uma elite político-intelectual disposta a estudar e aprender com a História do País e do mundo, de maneira a engendrar uma solução que não será perfeita, mas será factível e, espero, empolgará nosso povo, afinal "nada é mais forte do que uma ideia, cujo tempo chegou." Agora, que ideia será essa? Creio que a nossa própria História nos possa dar uma pista: devemos explorar a imensa criatividade do nosso povo, investir em gente. Ademais, usar as atividades econômicas em que já somos bons - agronegócio, biocombustíveis, produção de remédios - para criar uma indústria bem remunerada, que crie renda e superávit comercial sustentado para pagar o que não podemos produzir com eficiência. Para tanto, convém reformar o Estado, para deixar de ser um meio de transferência de riqueza para uma elite improdutiva, banqueiros e seus asseclas. Acontece que mudanças desta magnitude só se fazem com maioria política consistente. Como consegui-la? Traduzindo as inquetações do povo numa plataforma realista e coerente. Ou seja, fazendo política de qualidade e sem sectarismo, como ensinou Tancredo Neves.

  • @ThePedroo32
    @ThePedroo3229 күн бұрын

    Tinha uma mina que frequentava a Igreja da minha mãe (igreja Batista) e saiu a alguns anos, agora ela teve uma bebê e foi abandonada pelo genitor, hoje as irmãs da igreja, minha mãe inclusive, estão fazendo revezamento pra ajudar ela no pós cesaria, levam almoço e tudo

  • @paulomattos3786
    @paulomattos3786Ай бұрын

    Eu acho válido os pensamentos de todos os lados, excetos os totalitarios, válidos. Fato é que ninguém tem que pagar 27,5 de I.R ganhando 10k, 60% de imposto num carro, 5% de ipva a.a no seu carro. 35% de imposto sobre consumo sobre tudo. E tudo isso para bancar uma maquina terrível de torrar dinheiro que é o estado Brasileiro.

  • @thiagodasilva2956

    @thiagodasilva2956

    25 күн бұрын

    O problema é que a máquina pública é gerida por políticos, não por gestores. Ou seja, não importa a m... que vc faça. Vc "nunca vai quebrar", pois continuará recebendo as receitas dos impostos. Diferente de uma empresa privada. Se vc não for eficiente vc fecha as portas.

  • @obarba4048
    @obarba404826 күн бұрын

    Ao mesmo tempo em que escuto opinões que são brilhantes, escuto pontos que discordo diametralmente! Mas tudo é colocado de uma maneira tão educada e bem embasada que é IMPOSSÍVEL não respeitá-lo em seus posicionamentos - sejam aqueles que concordo ou não. Você faz aflorar em mim uma esperança não emocionada, mas sim sincera, no renascer de um lugar de discussão civilizado em tempos que não achamos mais isso!!! Que surpresa maravilhosa encontrá-lo e encontrar este canal. Obrigado! De verdade, Pedro, obrigado!

  • @paulofainzilber7215
    @paulofainzilber7215Ай бұрын

    O Meio é, atualmente, oq há de mais alto nível no jornalismo independente no Brasil.

  • @emanuelalcantara8415

    @emanuelalcantara8415

    Ай бұрын

    Melhor ate que a Mirian Leitão.

  • @rodrigocaalmeida

    @rodrigocaalmeida

    28 күн бұрын

    @@paulofainzilber7215, acho-o bem equilibrado.

  • @josemachadojose1637
    @josemachadojose163729 күн бұрын

    Pedro Dória, esse último comentário que vc fez sobre o que é ser pobre de direita, foi sensacional. Cara, sou um pobre de esquerda liberal não tanto quanto vc ,afinal, eu sou pobre e vc é rico. Pedro vc tocou em ponto essencial os pobres de direita vê nas igrejas sejam evangélicas ou católica o único refúgio de suas tormentas, vejo isso dentro da minha própria família, afinal, sou de uma família de classe média baixa e sou casado há 37 anos com uma pessoa das mesmas características. Serei apedrejado se pelos dois lados das duas famílias se eu eventualmente discordar da importância da religião nas nossas vidas. E veja bem, nas duas famílias tem evangélicos e católicos ferrenhos. A briga está na defesa de qual lado é o melhor. "Os evangélicos, ou os católicos " .

  • @andersonrockeravenger6749

    @andersonrockeravenger6749

    29 күн бұрын

    O Pedro não é rico meu chapa, tá muito longe de ser plmds kkkkkk Ele próprio já respondeu sobre isso aqui no canal, e é realmente impressionante ver como o povo Brasileiro em geral continua tendo uma ENORME dificuldade em diferenciar classe média, ou classe média alta, de rico. Tanto é assim que a própria esquerda tem que definir constantemente o que é rico para o seu público, pois as pessoas insistem em chamar absolutamente qualquer um de rico.

  • @claudiocarvalho6867

    @claudiocarvalho6867

    25 күн бұрын

    Ser pobre é uma tormenta? O problema na vida das pessoas é só a falta de dinheiro? PQP nem a igreja te salva irmão, você já está morto por dentro

  • @GeorgeWurthmann
    @GeorgeWurthmannАй бұрын

    Pedro, fico muito confuso com algumas afirmações que vc passa. De onde vc tirou que "ninguém mais quer voltar para o mundo de carteira assinada"? O que não queremos é sub emprego, onde se paga 1500 para um PJ sem direito nenhum. Assim não precisamos nos sujeitar a vender pipoca na rua e achar que estamos empreendendo. O que acontece é totalmente o contrário, é a banalização do que é ser empreendedor.

  • @rodrigoteixeira9177

    @rodrigoteixeira9177

    Ай бұрын

    certamente meu caro, principalmente quem já foi CLT PREMIUM morre de saudades do que passou , infelizmente as políticas aplicadas no Brasil(ou falta de políticas corretas) destruíram a possibilidade de empregos dignos, bem remunerados e em condições razoáveis de trabalho..

  • @psi666

    @psi666

    Ай бұрын

    Pergunte pra qualquer garoto que está trabalhando em TI se ele quer ser CLT... A grande maioria não quer.

  • @IGeraldo

    @IGeraldo

    Ай бұрын

    Ele tira das estatísticas. Não de dois ou três esquerdistas. Estatísticas como as que você encontra caso pesquise por "Datafolha: 75% de motoristas e entregadores rejeitam contratação via CLT"

  • @GeorgeWurthmann

    @GeorgeWurthmann

    Ай бұрын

    @@psi666 eu trabalho com TI e prefiro CLT. Mas olhar pra uma bolha e achar que essa é a realidade do Brasil é bobeira.

  • @IGeraldo

    @IGeraldo

    Ай бұрын

    Ele tira das estatísticas. Não de duas ou três pessoas com vieses ideológicos. Estatísticas como as que podem ser encontradas pesquisando, só para citar uma categoria em voga, por: "Datafolha: 75% de motoristas e entregadores rejeitam contratação via CLT".

  • @rob_retro
    @rob_retro12 күн бұрын

    Nossa perfeito. Sou cristã e não extremista mas odeio a extrema esquerda pela arrogância de se acharem os donos da verdade e menosprezar quem pensa diferente. Seu posicionamento foi simplesmente perfeito. Como é bom ouvir pessoas sóbrias, coerentes e com empatia

  • @SoltinhoBH
    @SoltinhoBHАй бұрын

    "ninguém mais quer ter carteira assinada". Óbvio! O salário de miséria junto com as obrigações, muitas vezes 6x1, desanima qualquer trabalhador. Agora, experimente oferecer o salário mínimo de 6 mil reais no esquema 5x2 com 35h semanais na carteira assinada com todos os benefícios (férias remuneradas, 13º, auxílios, etc). Poucos seriam os "empreendedores".

  • @andresobrinho3040

    @andresobrinho3040

    Ай бұрын

    Como o dono do mercadinho do bairro e etc vai pagar tudo isso?. A questão é a carga tributária que deixa o poder de compra do pobre fraco... Mas não posso reclamar dos benefícios que recebo do governo bancados pela carga tributária

  • @morganaartoriel7392

    @morganaartoriel7392

    Ай бұрын

    @@andresobrinho3040 Eu não recebo "benefício" nenhum e não agüento mais pagar imposto neste país corrupto e anacrônico!

  • @SoltinhoBH

    @SoltinhoBH

    Ай бұрын

    @@andresobrinho3040 exato. Óbvio que o aumento do salário mínimo não poderia ser da noite para o dia para não disparar a inflação . Teria que ser algo gradual (um aumento real a cada 6 meses?). Ao mesmo tempo os salários não poderiam interferir nos preços competitivos dos produtos de exportação. Mas isso seria problema dos economistas e de um planejamento de Estado a longo prazo. O que é falso é a "necessidade" de termos salários a 250 dólares por mês. Falta é projeto de Estado.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    @@SoltinhoBH vc está propondo aumento de salário, mas sem que isso afete o preço do produto final?

  • @SoltinhoBH

    @SoltinhoBH

    Ай бұрын

    @@marcelo_penha estou propondo que o trabalhador tenha uma vida digna!

  • @sameasilva7004
    @sameasilva7004Ай бұрын

    Obrigada Pedro, por vc esta fazendo parte indiretamente, da formação dos meus valores . Aprendo demais com o canal, em especificamente com vc👏👏👏

  • @sheilah_
    @sheilah_Ай бұрын

    A exploração dos trabalhadores só muda de lugar: das fábricas mudou para os serviços. E a questão se agrava porque os donos de negócios como Uber convenceram o trabakhador de que ele é empreendedor e livre para escolher quantas horas quer trabalhar.

  • @jorgehungria7229

    @jorgehungria7229

    Ай бұрын

    Qualquer político pensa somente em si; n importa o lado dele. N te ilude com outra coisa ñ.

  • @thulio1920

    @thulio1920

    Ай бұрын

    Não chamam o motorista de empreendedor e sim autônomo. Quem engana o povo é o governo com o MEI (microempreendedor individual) isso sim é um migué. E sobre poder escolher o horário que vai trabalhar é o que todo trabalhador sonha.

  • @nathansilva9032

    @nathansilva9032

    Ай бұрын

    MAs a pessoa é livre para trabalhar de Uber e por quantas horas quiserem, isso é um fato. Ora, vc n é obrigado por ninguém a beber água, mas se n beber vc morre. Então o problema é a consequência. Logo, se o cara n trabalha, ele n tem dinheiro. Simples assim.

  • @deniseldantas

    @deniseldantas

    Ай бұрын

    ​@@jorgehungria7229ele não falou nada sobre sua resposta. Uber e ifooder se achar empreendedor é o fim da picada mesmo.

  • @deniseldantas

    @deniseldantas

    Ай бұрын

    ​@@thulio1920é sobre ganhar o mínimo e passar dívida pra frente. Que garantia nós que pagamos INSS todo mês teremos q vcs não vão parar num BPC d vida, sustentando por nós. E nem vem com essa que esses "autônomos" aí tiram o suficiente pra pagar despesas, combustível, ipva, manutenção do carro e ainda mandar um previdência privada.

  • @igorsalesrj
    @igorsalesrjАй бұрын

    Muito foda. Parabéns. A esquerda se afastou dos pobres faz tempo, só existe no discurso.

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012Ай бұрын

    Sobre o Brasil cosmopolita cheio de indianos e chineses que o Doria defende, eu reconheço que ele tem os seus encantos. Mas é tipo o mesmo encanto que temos em Nova York. Eu proponho então ao Doria assistir seu próprio vídeo, _A Volks, a Elis e a saudade de um Brasil._ É um belo discurso, e eu fui lá resgatar parte, que editei aqui: “Quanto mais uma obra se populariza, mais o seu significado vai se tornando uma sensação, uma emoção coletiva. Passei a infância ouvindo _Como nossos pais,_ que meus filhos ouviram por todas as suas vidas. Tem a ver com essa mágica que acontece com algumas obras quando elas são transformadas em caldo de cultura, em formação da nossa identidade coletiva como brasileiros. Essas são músicas que vão se juntando na cultura para formar uma ideia de Brasil. São músicas que tocam a todos nós, e geram instantaneamente uma reação emocional. O que bate é o tempo de convívio que passamos desde então com aquelas canções. O que bate em uma kombi é também a memória do que fomos, e o elo que isso tem com o que somos. Precisamos nos lembrar daquilo que nos une como brasileiros, aquelas memórias e emoções que fazem de todos nós um mesmo povo, do que temos em comum. Sempre que temos a oportunidade de nos lembrar o que temos em comum, de nos sentirmos o mesmo povo, a gente precisa aproveitar. _Um povo que se reconhece com muito em comum é um povo capaz de autogestão”._ Uma vez um amigo meu holandês foi ao Pão de Açúcar. Ele disse que viu alguns holandeses por lá. Eu perguntei se ele os reconheceu pela raça. Ele disse que tinha a raça, mas era mais que isso. Eu conheço dois irmãos alemães: Um deles mora na Alemanha e é puro gringo. A outra mora no Brasil há décadas. Você olha para a cara dela e não diz que ela é estrangeira. Já a atriz Morena Baccarin, que cresceu nos EUA, não se parece com uma brasileira, embora os pais dela sejam típicos brasileiros. Quando eu vejo brasileiros no exterior, eu tenho uma sensação de familiaridade, e quando volto para o Brasil, eu tenho uma sensação boa, de estar entre os meus. Um dado interessante. No horóscopo chinês, há um signo que tem mais propensão para um certo problema de saúde (coração, eu acho). E de fato, chineses deste signo têm com mais frequência este problema. O interessante é que quanto mais tempo um chinês vive fora da China, menos propensão ele tem para este problema. Cultura é uma coisa doida, e ainda não muito bem entendida. É algo precioso, pois foi construído ao longo de várias gerações. Não é algo que se cria da noite para o dia.

  • @andresobrinho3040

    @andresobrinho3040

    Ай бұрын

    Que ótima reflexão, eu vivi algum tempo em diferentes cidades e sempre tem alguma coisa que parece igual em alguma esfera mesmo. Pode ser algo da evolução: Precisamos nos adaptar e nos manter no grupo poos viver isolado é perigoso. As pessoas tendem a valorizar as coisas da cultura que unem e isso é bom mas também é importante respeitar as diferenças...

  • @joaodecarvalho7012

    @joaodecarvalho7012

    Ай бұрын

    @@andresobrinho3040 Obrigado. Sim, há processos evolutivos por trás dessas coisas.

  • @andersonrockeravenger6749

    @andersonrockeravenger6749

    29 күн бұрын

    "Eu perguntei se ele os reconheceu pela raça", desculpe meu amigo, mas essa sua pergunta foi extremamente racista, ou pelo menos me soou assim, visto que o que não falta no Brasil são descendentes diretos de Holandeses, que foram um dos vários povos Europeus que imigraram em massa pra cá. Portanto, essa sua pergunta não fez o menor sentido pra mim.

  • @joaodecarvalho7012

    @joaodecarvalho7012

    28 күн бұрын

    ​@@andersonrockeravenger6749 E se fosse japonês?

  • @andersonrockeravenger6749

    @andersonrockeravenger6749

    28 күн бұрын

    @@joaodecarvalho7012 ??? A pergunta continuaria não fazendo sentido, pois outra coisa que não falta são Brasileiros Japoneses.

  • @STONE-wh2en
    @STONE-wh2enАй бұрын

    Estes termos, progressistas, conservadores, entre outros, estão todos contaminados por reducionismos, simplificações, caricaturizações etc. Eles servem mais para estigmatizar do que realmente definir.

  • @cabralinvest

    @cabralinvest

    Ай бұрын

    Verdade.

  • @c.marque77i80

    @c.marque77i80

    Ай бұрын

    vc pode fechar os olhos e fingir que nada existe, acho bem pior ignorar.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    Discordo totalmente. Não é estigmatização e sim uma forma de agrupamento que ajuda a entender um determinado grupo. Absolutamente ninguém se enquadra 100% em qualquer classificação. Sou mais progressista que conservador ... ou muito mais de direita que de esquerda, sou branco, mas tenho ascendentes de outras etinias ... e ai ... dependendo de onde estou, posso ser classificado de forma diferente e não tem nada de errado com isso.

  • @cabralinvest

    @cabralinvest

    Ай бұрын

    @@marcelo_penha Você não discorda do que ele falou. Apenas é um chato.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    @@cabralinvest não estou fazendo solicitação de amizade! Fica a dica!!!

  • @carlosaugustocosta8702
    @carlosaugustocosta8702Ай бұрын

    Temos que respeitar os valores de cada pessoa para conversarmos e mostrar o risco do uso indevido e político da religião.

  • @andresobrinho3040

    @andresobrinho3040

    Ай бұрын

    Concordo... Mas sou a favor de religião na política

  • @ivonechicaozinho1646
    @ivonechicaozinho1646Ай бұрын

    Que beleza e acertada análise sobre a dificuldade da esquerda em evoluir.

  • @MrBrazilianSummer
    @MrBrazilianSummerАй бұрын

    Não acho que com um PC na mão de cada criança se resolva tudo. Não é o computador em si que vai ensinar e ler e entender um texto ou ter raciocínio abstrato.

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Sim, isso é verdade. Mas acho que ele se referia a intimidade, ao manejo da tecnologia. Imagina (bem caricato) aquele cara do interior que nunca viu um celular, uma escada rolante, ... Percebe??? Ele vai ter uma certa dificuldade em se adaptar a um centro urbano. Então quando ele cita que o mercado digital, provavelmente ele está pensando nessas novas exigências que uma classe social grande em nosso país terá dificuldade em suprir. Isso não quer dizer que ela não tenha uma dificuldade anterior que é esta que você cita, mas uma não exclui a outra.

  • @TassiaNathalia
    @TassiaNathaliaАй бұрын

    Bom vídeo Panorama completo do país

  • @marciodeabreu2684
    @marciodeabreu2684Ай бұрын

    Pedro, concordo que o mundo está mudando. Mas de onde vc tirou a ideia de que "ninguém quer voltar pra aquele mundo da carteira assinada"? Que generalização é essa? Muita gente quer, sim, voltar pra o mundo da carteira assinada, do décimo terceiro, dos 30 dias de férias, de ter a garantia de um salário fixo e decente no final do mês. Embora, de fato, essa realidade esteja cada vez mais distante e tenhamos que nos adaptar às novas dinâmicas de trabalho. Tenho alguns amigos liberais e todos parecem compartilhar dessa ideia de que todas as pessoas querem ser empreendedoras. Com base em que vcs afirmam isso? Tem algum estudo comprovando ou é o seu subjetivismo liberal falando? rsrs Além disso, é realmente possível um mundo onde todos são empreendedores?

  • @jorgehungria7229
    @jorgehungria7229Ай бұрын

    Gostei desse vídeo. Parabéns, meio.

  • @fmpinto
    @fmpintoАй бұрын

    Eu tinha a desconfiança de que a imigração de muçulmanos na Europa pudesse ser uma ameaça à democracia pela sua alta taxa de natalidade (que viria a lhes dar maioria eleitoral) e seus valores conservadores e ora autoritários. No entanto, os próprios ocidentais estão conseguindo reverter o processo antes dos imigrantes terem qualquer chance. Sobre ter respeito e empatia por nossos reacionários religiosos, é algo muito difícil, embora eu entenda que é a coisa certa e necessária a fazer para consertarmos nossa democracia. Estas podem ter valores dignos e legítimos, mas quando postos em prática pela política como está acontecendo se traduzirão em maldades concretas, maldades de verdade, não por uma avaliação subjetiva à esquerda.

  • @babelcampos8956
    @babelcampos8956Ай бұрын

    Assinei o Estadão para ler suas colunas e você não escreve mais para o jornal, sacanagem. Agora tive que assinar o meio. Estou esperando sua colunas sobre tecnologia.

  • @denisaugusto46
    @denisaugusto46Ай бұрын

    Conheço muita gente de esquerda que valoriza o empreendedorismo, quando vc fala q ninguém na esquerda valoriza fica bem difícil de engolir.

  • @paulomattos3786

    @paulomattos3786

    Ай бұрын

    Você conhece, mas o discurso nacional é outro.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    Tem que definir o que é um "empreendedor", empreendedor é o pequeno e medio empresario que propõe um negocio inovador! Um bilionario não é um empreendedor! E Só um bilionario.

  • @comiumapedra5397

    @comiumapedra5397

    19 күн бұрын

    @@ernestito7064 antes da amazon como tu fazia para procurar produtos online ?

  • @SincréticoDeDireita1985
    @SincréticoDeDireita198517 күн бұрын

    Eu sou Conservador nos Costumes (sou contra o aborto, legalização das drogas, casamento homoafetivo, linguagem neutra, eutanásia e agenda woke), pelo fato de ser cristão e crer na Bíblia Sagrada, e me defino como de Direita. Sou a favor da Lei e Ordem, Propriedade Privada, Privatizações, Individualidade, Leis Mais Rígidas contra a Criminalidade e a Corrupção, Hierarquia Moderada, Bons Costumes e Boas Tradições, Nacionalismo Moderado, Liberdade Econômica e Livre Mercado. Eu também defendo a Liberdade de Expressão, a Liberdade de Imprensa e a Liberdade Religiosa, além de Defender a Democracia Representativa e o Debate Plural no Campo das Ideias, e também a Globalização Moderada (Sou contra a NOM). Também sou a favor de um SUS (Sistema Universal de Saúde), Sistema Previdenciário, Salário Mínimo Digno, Estado de Bem-Estar Social Moderado, Sindicatos Bons, Direitos Trabalhistas, Vacinas, Ciência, Cotas Sociais e Raciais, Programa de Renda Mínima, Ensino Público de Qualidade e Proteção ao Meio Ambiente.

  • @viniciusluizdeoliveira
    @viniciusluizdeoliveira24 күн бұрын

    O livro de Houellebecq é de 2015, mais ou menos, não de 2001.

  • @ferreira01ify
    @ferreira01ifyАй бұрын

    O que o senhor acha da social democracia? Em terras tupiniquins elas lhe parecem mais engajadas nas políticas das, ditas, esquerda ou direita? Obrigado, e meus parabéns a você e a todos os envolvidos na construção deste canal, principalmente pelo alto nível de informação e pelo incessante convite ao pensamento crítico inerente a ele.

  • @MillorsGhost

    @MillorsGhost

    Ай бұрын

    Depende. Se for a do FHC, a esquerda brasileira vai chamar de fascista.

  • @parazoario
    @parazoario27 күн бұрын

    - Nunca houve incentivos para se buscar diálogos com quem pensa diferente. O que havia e há fora da internet é o desincentivo à se dizer o que realmente pensa sobre as mais diversas questões polêmicas: 'não se discute sobre futebol, religião e política'. - Ainda existem empregos para quem não tem diploma universitário nos trabalhos manuais: pedreiro, marceneiro, serralheiro, mecânico, bombeiro e etc. O que se não tem muito é formação para essas profissões. Investimos muito em utilidades e inutilidades acadêmicas e pouco em profissões práticas.

  • @FernandoRodrigoValcarenghi
    @FernandoRodrigoValcarenghiАй бұрын

    Primoroso Pedro, lúcido e atual, sem floreios& preconceitos, difícil a gente absorver essa simples mas não simplória Constatação. 👏🏼 Bravo, quão importante é abrir e manter o diálogo, fundamental! Abraços

  • @janjanfernandes2289
    @janjanfernandes228929 күн бұрын

    Direita só faz sentido no Brasil pra quem ignora a história do Brasil. Hoje não sei mais o que é direita brasileira do século 21. Mas o debate está valendo.

  • @urbanetecarvalho8312
    @urbanetecarvalho8312Ай бұрын

    Pedro Doria vc é ótimo, concordo com quase tudo.

  • @angelamonteiro315
    @angelamonteiro315Ай бұрын

    E quem se encontram sem identidade??? Que que sou?? Que que eu sou?? E você?? Estamos na mesmo vibe....que classes eu pertenço?? Mas o que eu gosto...o que como...o que danço...o que leio.... nesses eu consigo me encontrar com poucos...

  • @joaoribeiro7197
    @joaoribeiro719727 күн бұрын

    Nunca vi ninguém de esquerda ser tão lúcido kkkk mt bom gostei mt

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    Pedro Doria não e de esquerda, ele é de centro direita!

  • @joaoribeiro7197

    @joaoribeiro7197

    26 күн бұрын

    @@ernestito7064 ele é de esquerda, ele se declara de esquerda. Progressismo e intervencionismo é de esquerda e ele defende td isso

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    @@joaoribeiro7197 A Direita tbm defende intervenção, só que defende intervenção apenas a favor dos ricos! Entenda uma coisa a CENTRO DIREITA e anti nazista e por isso que a Tebet e o Alckmin apoiam o PT e não o Bolsonaro, pq a centro direita prefere a centro esquerda que o nazismo. Na epoca de Hitler os liberais tbm eram contra Hitler

  • @levimelo3036
    @levimelo3036Ай бұрын

    Em nenhum momento estamos vendo ganhos pra classe trabalhadora, nem as ditas reformas proporcionaram melhoras de nenhuma espécie! O que não falta são engenheiros e advogados trabalhando de Uber e até de entregadores pq as condicões estão cada vez mais precárias!

  • @Edduardoat

    @Edduardoat

    29 күн бұрын

    O Neoliberalismo é a precarização de tudo. O tal "empreendedor" é um pobre coitado que precisa se virar, improvisar, fazer bico. E o MEI (no qual fui OBRIGADO a aderir por questão de sobrevivência) é um desesperado explorado sem qualquer garantia. Mas para quem é herdeiro - como o dono do canal - tá tudo certo.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    Mas as reformas nunca foi pra melhorar vida do trabalhador, e sim dos grandes empresarios! Por isso essas reformas deram certo! Aumentou a desigualdade social pois era o objetivo dela!

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Falei isso no vídeo react de hoje. Mas como sou microscópico...

  • @comiumapedra5397

    @comiumapedra5397

    19 күн бұрын

    @@ernestito7064 desigualdade é natural.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    19 күн бұрын

    @@comiumapedra5397 Concordo mas a desigualdade que 1% concentra 50% da riqueza nacional e um projeto

  • @marcelaamorozofrancisco8608
    @marcelaamorozofrancisco8608Ай бұрын

    Pedro, concordo com sua colocação de que no mundo atual é necessário ter mais formação para garantir um bom salário e que o ideal seria de fato garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade até o nível superior. No entanto, creio que o buraco seja mais embaixo, uma vez que continuam existindo (principalmente no Brasil) trabalhos que são desvalorizados porém necessários, e que se não valorizarmos todos os trabalhadores garantindo que todos tenham condições dignas de vida, não resolveremos o problema da desigualdade social. O trabalho tem um papel central na vida do indivíduo no capitalismo e o valor monetário recebido pelo trabalhador acaba sendo estendido ao seu valor social (como por exemplo, o trabalho de garis é desvalorizado monetariamente e socialmente, não necessariamente nesta ordem). Se não valorizarmos todos os tipos de trabalhos, vamos continuar reproduzindo as desigualdades sociais, que restringem o acesso à terra, à cidade, à cultura, à dignidade, enfim, a direitos humanos.

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Olá Marcela, sou o Beluga. Não profissional do youtube mas fiz um vídeo que conversa com este seu post e o vídeo do Dória. Como eu faço tudo sozinho, estou lhe importunando porque gostaria de uma opinião qualificada sobre o que fiz lá. Se quiser e puder, foi um vídeo que fiz hj com o título: EMPREGO e EDUCAÇÃO: tudo haver??? Me disseram que se eu estudasse eu teria futuro... | Meio Pt 3

  • @glautonribeiro371
    @glautonribeiro371Ай бұрын

    Com um mercado cada vez mais monopolizado e renda concentrada, dificilmente você toma às rédias da sua vida, empreendedorismo se parece com precarização do trabalho.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    Na cabeça do liberal brasileiro a vendedora de bolo de pote e o Elon Musk estão no mesmo patamar

  • @alfilho9126
    @alfilho9126Ай бұрын

    Achei a tua análise dos vídeos mais recentes muito boas. Parabéns e obrigado.

  • @PauloPauladaPower
    @PauloPauladaPowerАй бұрын

    Adoro quando você responde questionamentos mais elaborados. Não gosto tanto quando você responde os malucos que falam nada com nada. Mas faz parte, é bom pra desconstruir quem se enxerga nos comentários malucos também.

  • @hugo-garcia
    @hugo-garciaАй бұрын

    As pessoas tem que ter mais ensino superior ???? Pedro, 50% de quem trabalha com Uber tem ensino superior ( dados da própria Uber ) esse mito liberal de que educação melhor as condições sociais econômicas é só isso mesmo, é um mito. Os dados da realidade mostram isso. O que não falta é engenheiro Uber ou entregador de Ifood

  • @JacuTurcoAgachado

    @JacuTurcoAgachado

    Ай бұрын

    Mas aí o problema maior não é a educação em si, o problema é no Brasil e oferece estudos mas não consegue oferecer de forma adequada trabalho para esses recém formados. É uma realidade do Brasil que não é a mesma de outros lugares do mundo que a educação fez e faz a diferença. O problema não estaria na educação, sim o sistema governamental incentivar e alocar muitos estudantes em universidade, mas não dar um norte de trabalho para eles. Não é à toa que muitos cientistas brasileiros estudam aqui e vão trabalhar fora. A gente possui sim universidade boas e de referenciadas mundo à fora, mas o Brasil não sabe o que fazer com pessoas formadas. Sim, tem gente que estuda e consegue um trabalho na área e viver bem, mas essa não é a realidade de todos e, infelizmente, só faz com que pessoas qualificadas e com bons estudos estejam trabalhando em outros empregos onde não irão exercer o máximo do conhecimento e competência que o estudo deu a ela.

  • @gustavoomena

    @gustavoomena

    Ай бұрын

    Daqui a pouquinho o Uber Engenheiro vai trabalhar como engenheiro, mas o país precisa crescer.

  • @gabrielmonteiro2718

    @gabrielmonteiro2718

    Ай бұрын

    "dados da uber" kkkkkkkkkkkkk

  • @paulomattos3786

    @paulomattos3786

    Ай бұрын

    O Brasil teve um fomento educacional errado, o fomento deveria vir da demanda e não por incentivo do governo.

  • @gabrielmonteiro2718

    @gabrielmonteiro2718

    29 күн бұрын

    @@paulomattos3786 explica melhor.

  • @prudente87
    @prudente87Ай бұрын

    Acho o canal "Meio" excelente. Reportagens e disussões pertinentes, bastante material informativo e perceboque há honestidade intectual do Pedro Doria. Parabéns.

  • @esperanzatapianieto7836
    @esperanzatapianieto7836Ай бұрын

    Pedro Adorei seu ponte de Partida ,cara vc se supero😊😊😊😊 Já tou enviando pra todo mundo incluso me grupo da Igreja kkkk❤❤❤❤

  • @bexigah
    @bexigahАй бұрын

    *Classe econômica. Classe social precisaria ser uma casta, demanda um controle social. Somos organizados economicamente, pelo poder aquisitivo. Classe econômica.

  • @deniseldantas

    @deniseldantas

    Ай бұрын

    Ah, mas os fulaninhos que jogam a conta pra frente, ficam vigiando dia de virar cartão pra comprar comida, acham que são empresários.

  • @bexigah

    @bexigah

    Ай бұрын

    @@deniseldantas Ainda assim eles não estão presos a uma casta, como os Dalit na Índia ou um Uigure na China... No Brasil, e talvez em toda a América do Sul, não estamos presos a uma estrutura social tradicional, pelo contrário, são classes econômicas bem objetivas, numa politica bem "vale quanto pesa" e isso vem de longe, em 1950 já eramos esse modelo de sociedade

  • @deniseldantas

    @deniseldantas

    Ай бұрын

    @@bexigah Concordo

  • @ernestito7064
    @ernestito706426 күн бұрын

    "Empreendedorismo" só mudou o nome, glamourizou o que era o "bico"

  • @80iTres

    @80iTres

    25 күн бұрын

    empregado virou colaborador...

  • @comiumapedra5397

    @comiumapedra5397

    19 күн бұрын

    e ainda assim ganham 3-4 mil por semana fazendo entregas sem ter que se humilhar e ter dinheiro roubado pela CLT.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    19 күн бұрын

    @@comiumapedra5397 CLT rouba alguem? Não entendi! E Outra ganhar 3 mil por semana? Esta se referindo aos traficantes?

  • @MillorsGhost
    @MillorsGhostАй бұрын

    Impressionante: o Pedro acha que nao existe algo chamado "compatibilidade cultural". Bom, Suécia e Dinamarca acham que existe e já deram meia volta volver na política de imigraçao.

  • @prudente87
    @prudente87Ай бұрын

    Conservador quer que a sociedade se transforme pela reforma. Progressista quer que a sociedade se transforme pela revolução. Sou conservador. Obs. Não reacionário

  • @willian.freitas
    @willian.freitasАй бұрын

    Pedro, eu tento ser uma pessoa minimamente politizada, e minha personalidade me faz ser uma pessoa incapaz de se definir ideologicamente, eu pago muito caro por isso, me ajuda kkkkkk. Eu só sei que eu entre a social democracia e o liberalismo social. Você é uma das pessoas que eu mais gosto de discordar, a outra é o Reinaldo Azevedo. Além de vocês eu consumo muita coisa de qualidade na internet, e isso me tornou uma pessoa muito politizada e inteligente politicamente (sem modéstia, eu sou assim pq me interesso muito). Divaguei muito, mas eu só quero agradecer, porque eu sou funcionário público, uma pessoa que vê o mundo de forma corporativista, mas por causa do meio (Pedro e Cora) a minha filha tá estudando programação e IA, mesmo eu pagando uma fortuna pelos equipamentos dela, e outra pelo curso. Aí eu entendi que apesar de eu ser Cirista, economicamente eu não concordo com ele. Eu entendi que eu fiquei fascinado por ele porque ele é o político que nós merecíamos ter, pelo menos pra ver ele falhar na tentativa, porque tá cada vez mais difícil entender a nossa jovem democracia, vendo o que a Europa tem(por enquanto)

  • @alessandrorodrigues7289

    @alessandrorodrigues7289

    Ай бұрын

    Ciro e toda esquerda brasileira defende o regime ditatorial chinês, tanto no econômico como no regime político, ou seja, a esquerda defende uma ditadura comunista. O Ciro acha que o Estado deve ser nosso papai, e nós devemos ser seus escravos, trabalhando 5 meses todos os anos só para pagar imposto e ter uma péssima educação e saúde, sendo que eles mesmos odeiam os Serviços oferecidos pelo estado, basta verificar em quais hospitais o bandido Lula e todos os políticos frequentam, e verás que são os hospitais capitalistas privados. Vc acha justo o pobre assalariado trabalhar 5 meses todos os anos para pagar impostos para políticos, juízes e promotores terem vida de Luxo, enquanto o povo comum se phode sofrendo na violência, saúde e educação de péssima qualidade??? O próprio atual ministro da educação revelou que seus filhos estudaram em escolas PARTICULARES (CAPITALISTAS) no Ceará, mesmo quando ele era governador, ou seja, nem o ministro confiava na educação que ele servia p/ o povo. Tem que ser muito TROUXA para acreditar em políticos, principalmente os da extrema esquerda como Ciro Gomes e Lula. Ciro ganha salário de Rico do partido PDT, sem Produzir nada de valor pra sociedade, ao contrário, dá é prejuízo, e incluo todos os políticos nessa. Atualmente os nossos Políticos, Juízes e Promotores são o maior câncer do país, que faz o trabalhador de trouxa trabalhando igual escravo para pagar impostos. e assim eles terem vida de Rei.

  • @Lucas-bi7ug
    @Lucas-bi7ugАй бұрын

    Desenvolvedores de software não necessariamente necessitam de ensino superior …. Trabalho com TI e vejo isso constantemente inclusive conheço pessoas que conseguiram migrar para outros países graças ao pouco conhecimento que adquiriram em um trabalho …. Talvez o senai apenas deva ser reformulado …. E temos que entender como manter as mentes que formamos !

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Putz Lucas, sou o Beluga, tava falando disso hoje no meu vídeo. Não sou profissional do youtube mas fiz um vídeo que conversa com este seu post e o vídeo do Dória. Inclusive tem um relato de TI no meio do rolê. É muita coincidência. ô loco. Se quiser e puder, foi um vídeo que fiz hj com o título: EMPREGO e EDUCAÇÃO: tudo haver??? Me disseram que se eu estudasse eu teria futuro... | Meio Pt 3

  • @IuriFreytag
    @IuriFreytag29 күн бұрын

    "As pessoas querem ser empreendedoras, não empregados". Será mesmo? Ou será que o que as pessoas querem é ganhar bem, ter uma vida confortável e poder se sentir reconhecido pelo próprio trabalho? Será que essa vontade de empreender seria tão alta ainda se ser empregado pagasse bem e desse condições dignas para os trabalhadores? Não dá pra negar também a influência de influenciadores e "burgueses" nessa ideia de que "empreender liberta". O CEO de uma multinacional (que sabe tudo sobre aquisições, avaliações financeiras e administração, mas se acha muito mais conhecedor de sociologia, psicologia, e mesmo macroeconomia, do que realmente é) esbraveja "O povo precisa empreender!" e então seus funcionários criam essa esperança de que para mudar de vida devem estudar de noite e guardar o pouco dinheiro que recebem para abrir um negócio, e subitamente não precisam mais lutar por salários melhores. "Unternehmertum macht frei!" PS: "Aumentaram muito os bilionarios, mas isso não é o problema, o problema são as pessoas que estão cada vez mais miseraveis". E será que as pessoas estarem mais miseráveis não é causado pelo mesmo contexto que fez com que os bilionarios estejam enriquecendo cada vez mais?

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Boa pergunta! A existência de um é alimentada pelo outro? A questão é sair da conjectura e começar a apontar exemplos concretos pra saber aonde bater. Tem algum exemplo aí???

  • @AnaPaula-pk2ti
    @AnaPaula-pk2ti29 күн бұрын

    Pedro, te acompanho desde a pandemia e ,sendo de esquerda, preciso ouvir um liberal sensato, inteligente e repleto de bons argumentos como você. Mas sempre anseio por uma resposta que quase você deu hoje mas ainda não deu ( talvez essa resposta nem exista ainda). A pergunta é: como um estado liberal pode trazer e prover oportunidades de direitos aos cidadãos mais vulneráveis? Não consigo vislumbrar.

  • @felipe19739
    @felipe197393 күн бұрын

    Se o problema é a falta de qualificação de mão de obra, como se explica o fato de que engenheiros estão trabalhando de Uber, estudando pra concurso, fazendo bolo no pote, etc., enfim, tudo menos engenharia ? Se o problema é a educação, como se explica o fato de que cientistas estão indo para o exterior ? Qualificação de mão de obra sem estruturas produtivas resulta em motoboys com doutorado. Eu concordo com a parte em que diz que as políticas de reserva de mercado, em grande parte dos casos, foi um fracasso, mas a opção de "desencanar" de ter indústria não é realista. Uma economia dependente de produtos básicos fica refém de variações bruscas nos preços internacionais (é o caso da Venezuela), e de problemas logísticos que aparecem a todo momento (EXEMPLO: falta de dipirona nas farmácias). O modelo econômico "vender ferro e soja + resort com garçonete de biquíni + importar TODAS as manufaturas" é um projeto de anta. Quem acha que é impossível o Brasil ter indústria decente, estude os casos da WEG MOTORS e da IOCHP-MAXION. É ÓBVIO que o Brasil não vai ser uma potência industrial como a China, Alemanha, etc. Isso não quer dizer que o governo não possa escolher alguns setores (além do agro) para serem competitivos (como é o caso das baterias de carros elétricos). O que é necessário é separar quem tá progredindo de quem não está ( o setor de informática evidentemente não está). Quem não tá progredindo, perde os estímulos - natural.

  • @alexandrelrf
    @alexandrelrfАй бұрын

    o mundo como visto hoje é muito complexo pra uma divisão rasa de "esquerda" e "direita" (que particularmente acho um equívoco insistir nesses termos, ou ainda pronunciar ou propagar isso), não obstante ainda se estabelece uma caricatura tosca sobre o que faz o indivíduo ter pertencimento a um ou outro lado, chega a ser patético...

  • @dadocorrea9317
    @dadocorrea9317Ай бұрын

    Porteiros de prédios estão sendo substituídos por porteiros eletrônicos... operadoras de pedágio TB estão sumindo os empregos... tá cada vez mais difícil pra classe pobre empregos para sua subsistência...

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    Qual a solução?

  • @dadocorrea9317

    @dadocorrea9317

    Ай бұрын

    @@marcelo_penha boa pergunta Marcelo... daqui a pouco teremos de ter uma renda mínima universal pois os empregos estão se tornando cada dia mais raros...

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    @@dadocorrea9317 eu sempre fui favorável ... e talvez seja por ai ... de qualquer forma, durante a revolução industrial, coisa semelhante aconteceu ... então eu acho que as pessoas vão se reinventar ...

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    @@marcelo_penha Alguns paises estão reduzindo a carga horaria de trabalho sem reduzir salario pra trabalhar mais pessoas.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    26 күн бұрын

    @@ernestito7064 que empresas de quais países? A conta não fecha.

  • @18p3pi
    @18p3piАй бұрын

    Da onde você tirou essa ideia que empreender está entranhado no ser humano do séc. XXI?

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    Empreendedor é o pequeno e medio empresario e faz algo inovador! O Problema que hoje em dia o sujeito que vende sorvete na feira se diz empreendedor!

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    @@ernestito7064 E o empregado chamam de colaborador...

  • @camaleonino_òwó
    @camaleonino_òwóАй бұрын

    Pedro, como que as pessoas vão construir e empreender sem uma carteira de trabalho? sem aposentadoria e sem a possibilidade de tirar férias ou de ter estabilidade e segurança social no emprego? O caminho certo não seria garantir que todos tem carteira assinada e um trabalho digno? Com uma jornada justa, um estado que da segurança social e a garantia de direitos para a população trabalhadora, e principalmente, salários dignos que da para voce sustantar uma familia? O ideal não seria garantir direitos sociais e dignidade através do trabalho remunerado ao invés de dar essa liberdade as custas de segurança social? Pergunto isso como social democrata e como liberal na economia, sim as pessoas tem que ter oportunidade para empreender, mas nem todo mundo vai conseguir ser empresário e para as pessoas enpreenderem elas tem que ter segurança e amparo social pra isso, como trabalho não remunerado e não estavel vai ajudar essas pessoas?

  • @brunomagalhaes8234

    @brunomagalhaes8234

    Ай бұрын

    NAO HA TRABALHOS DIGNOS PARA TODOS. Poderiamos fazer escolhas politicas de renda universal, MAS no Brasil, escolhe-se diferente: Escolhe-se dar 60-100 mil mes pra juízes, promotores, 60 dias de ferias. Escolhe-se taxar classe media baixa á alta, Escolhe-se mecanismos em que empresários milionários acabam pagando 10% ou menos. Escolhe-se dar 600-800 BILHOES para agropecuáristas ricos e empresários ricos da FIESP. Escolhe-se JBSs da vida (pesquise mais sobre empresa de energia deles/amapa/venezuela). ESCOLHE-se Flavio Dinos BARROSOs e Kassios Marques ROUBAR aposentado via STF. ESCOLHE-se dar dinheiro pra milico e menos pra professor. Escolhe-se agir no rombo da previdência das pessoas comuns e NAO dos Milicos e Judiciário. ESCOLHAS POLITICAS que sao feitas a parte da militância politica de direita e esquerda.

  • @jcbritobr

    @jcbritobr

    Ай бұрын

    Só se consegue empreender com alguma segurança financeira amigo.

  • @samueldeassis2287
    @samueldeassis228723 күн бұрын

    Assistindo de Caçapava -SP

  • @parazoario
    @parazoario27 күн бұрын

    'Pode deixar vir, a história do mundo é essa'. Sim, a história do mundo é essa, com um detalhe: essas idas e vindas de população foram feitas com guerras de conquista. Não precisa ser assim, mas pra não ser, precisa de muito controle e planejamento de imigração qualificada.

  • @matheusguimaraes816
    @matheusguimaraes816Ай бұрын

    Que reflexões excepcionais.

  • @DrJade
    @DrJadeАй бұрын

    Muito bom o vídeo, é difícil ter paciência em responder comentários de quem nem prestou a atenção no vídeo.

  • @brasilmenino
    @brasilmeninoАй бұрын

    Pedro, como priorizar educação com TETO DE GASTOS????

  • @isaquedoi1

    @isaquedoi1

    Ай бұрын

    Que tal cortar os gastos, diminuir ministérios, vender estatais que são cabides de emprego e coisas do tipo???

  • @jorgehungria7229

    @jorgehungria7229

    Ай бұрын

    Essa necessidade é detestada e expurgada pela esquerdalha; sem isso os patrões esquerdopatas n teriam como encherem seus bolsos, nem manipular os imbecilizados.

  • @brunomagalhaes8234

    @brunomagalhaes8234

    Ай бұрын

    Na verdade, isso sao ESCOLHAS POLITICAS. Escolhe-se dar 60-100 mil mes pra juízes, promotores, 60 dias de ferias. Escolhe-se taxar classe media baixa á alta, Escolhe-se mecanismos em que empresários milionários acabam pagando 10% ou menos. Escolhe-se dar 600-800 BILHOES para agropecuáristas ricos e empresários ricos da FIESP. Escolhe-se JBSs da vida (pesquise mais sobre empresa de energia deles/amapa/venezuela). ESCOLHE-se Flavio Dinos BARROSOs e Kassios Marques ROUBAR aposentado via STF. ESCOLHE-se dar dinheiro pra milico e menos pra professor. Escolhe-se agir no rombo da previdência das pessoas comuns e NAO dos Milicos e Judiciário. ESCOLHAS POLITICAS que sao feitas a parte da militância politica de direita e esquerda.

  • @phmarcondes

    @phmarcondes

    Ай бұрын

    @@isaquedoi1 Quais gastos? Quais ministérios? Dá bilhão?

  • @priscilawinner1

    @priscilawinner1

    Ай бұрын

    ​@@isaquedoi1que tal acabar c a mamata do congresso, diminuir de 580 para uns 200? Acabar c a mamata militar ?

  • @TheLbachtschin
    @TheLbachtschinАй бұрын

    Muito bom Pedro!! Parabéns!

  • @lucash2036
    @lucash203624 күн бұрын

    Essa afirmação de que para ter uma renda alta precisa ter uma super educação não é verdade, inclusive há pesquisas que demostram que uma parte considerável de pessoas com alta renda não tem ensino superior principalmente em áreas de empreendedorismo.

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Nossa, então eu acho que não tô doido! Fiz um vídeo hj falando isso: EMPREGO e EDUCAÇÃO: tudo haver??? Me disseram que se eu estudasse eu teria futuro... | Meio Pt 3 Achei que tava ficando meio fora da realidade. Pensei do que Q o Dória tá falando???

  • @dpm4974
    @dpm4974Ай бұрын

    Você foi preciso. Muito bom mesmo!

  • @mundo-quimica
    @mundo-quimicaАй бұрын

    Foda. Falou tudo. Se fosse milionário apadrinhava todos vocês. Nada como ouvir uma voz clara e aberta sobre a situação social e política do Brasil. Já sou assinante e fico feliz em contribuir com o Meio.

  • @80iTres

    @80iTres

    19 күн бұрын

    Será q vc podia olhar o react q eu fiz ao vídeo dele??? EMPREGO e EDUCAÇÃO: tudo haver??? Me disseram que se eu estudasse eu teria futuro... | Meio Pt 3

  • @raioliveiragomes9335
    @raioliveiragomes933529 күн бұрын

    Olhar os comentários a respeito da conversa do Pedro sobre salários é uma tragédia completa. Tem quem sugira jornada de trabalho com 35h e salário de seis mil reais. É um show de desconexão da realidade.

  • @Edduardoat

    @Edduardoat

    29 күн бұрын

    não é desconexão é agenda, ele sabe o que faz. é o discurso da mentira afirmada como verdade.

  • @ernestito7064

    @ernestito7064

    26 күн бұрын

    E Só vc trabalhar 80 horas semanais, seu patrao vai adorar

  • @anthonyfcullen6666
    @anthonyfcullen6666Ай бұрын

    Baita vídeo

  • @arthuraboudib1752
    @arthuraboudib1752Ай бұрын

    Essa última resposta foi um absurdo de boa 👏👏👏

  • @Taimacharreto
    @TaimacharretoАй бұрын

    Você faz um grande trabalho 👏🏼

  • @utymo-p8r
    @utymo-p8rАй бұрын

    Sempre que ouço esses vídeos sinto uma egotrip pesada. Preguiça.

  • @alfilho9126
    @alfilho9126Ай бұрын

    Thanks

  • @shirleymachado6924
    @shirleymachado6924Ай бұрын

    As pessoas não querem mais ter carteira assinada, salário, nem direitos trabalhistas????? Juraaaaa???? As pessoas estão ansiosas para ter controle sobre a vida.... Controle como, sem dinheiro, sem estabilidade ??? Chamar de empreendedor um sujeito que é escravo da pobreza e tem que trabalhar 10,12 horas por dia sem nenhuma segurança só para garantir a sobrevivência é de um cinismo que me deixa pasma

  • @AdjairAlves
    @AdjairAlves5 күн бұрын

    Pedro; acho que a questão da reversão da situação da educação no Brasil, não depende do Governo, mas do Sistema Educacional, das Universidades. Os governos também precisam agir, mas não adiantará se esses atores não tiverem vontade de mudança! O Ensino Superior no Brasil está falido; temos estudantes analfabetos entrando na Universidade e a forma como as Uiversidade selecionam seus professores tem sido decadente, usa-se o critério ideológico de esquerda para selecionar professor. Eu tenho acompanhado isso de perto, pois sou professor Universitário, em fim de carreira!

  • @korke_
    @korke_17 күн бұрын

    Muito bom vídeo, mas só tem um ponto que eu pessoalmente nao concordo: sobre o ensino superior No mercado de trabalho ja estão aparecendo algumas empresas que começaram a retirar a exigência de ter faculdade e valorizando mais os soft skills. Alem de que a grande maioria dos formandos nao conseguem entrar no mercado e se transformam em Ubers... Se já ta ruim com essa quantidade de diplomas, imagina se aumenta ainda mais...

  • @marcosmiranda3101
    @marcosmiranda3101Ай бұрын

    Muito fácil falar que no Sudeste Asiático é mais barato produzir. Mas é importante falar que no Brasil foi montada uma estrutura organizacional para sabotar o sistema produtivo e fomentar o financeiro especulativo. Nosso problema é organizacional. Ajustar a cobrança dos impostos (taxar os ricos na renda e patrimônio, cpf e cnpj, aliviar no consumo e na produção); reduzir as taxas de juros, criar programas de crédito que estimulem o investimento produtivo etc...inverter essa lógica que impera aqui

  • @charlessantos5421
    @charlessantos542126 күн бұрын

    Pedro, já houve essa discussão, em 2018 e 2022. Tínhamos uma candidatura que propunha um certo protecionismo emnparte da economia para atender tais lacunas. Agora é preciso deixar o neo liberalismo de lado. Vejo essa fixação ideológica até em pessoas inteligentes como vc. O problema é de intoxicação ideológica, estrutural ou via pix. Podemos sim reendutrializar nosso Brasil. #CiroVive

  • @AlexVianarj
    @AlexVianarj25 күн бұрын

    Não é uma questão de educação, temos muitos profissionais gabaritos, mas eles saem para oportunidades fora do país e com razão. O que aconteceu na Índia e na China foi o desenvolvimento industrial, investimento do Estado. O contrário do neo liberalismo que destruiu nossas indústrias e nossa competitividade...

  • @80iTres

    @80iTres

    25 күн бұрын

    Engraçado eu ler o seu comentário agora. Acabei de fazer um vídeo com uma pergunta aberta ao Pedro sobre isso. Não sou youtuber pró nem nada mas isso me deixou incomodado a ponto de fazer um vídeo...

  • @80iTres
    @80iTres25 күн бұрын

    #PERGUNTA Eu não resisti e fiz uma pergunta aberta (react) - na data de hoje - relacionada a essa questão da relação entre formação e salário. Parece que o que o Pedro disse não bate com o que a gente vê por aí. Estou ciente que sou um grão de areia, mas se quiserem dar uma olhada, a pergunta está registrada...

  • @davioliveira393
    @davioliveira393Ай бұрын

    Muito bom!

  • @giuliozappa301
    @giuliozappa301Ай бұрын

    Excelente!

  • 29 күн бұрын

    Parabéns!!

  • @dianamandelert4987
    @dianamandelert4987Ай бұрын

    Arrasou!

  • @valeriadalsantos3423
    @valeriadalsantos3423Ай бұрын

    Nós e os outros fez e fará parte de toda evolução humana. É um sentimento atavico. É uma questão de sobrevivência que o homo sapiens utilizou durante toda a sua história.

  • @claraisapontes
    @claraisapontes29 күн бұрын

    Pedro , a questao da carteira assinada, nao é questão apenas de achar que é coisa de burguês. É reconhecer que, empreendedorismo na informalidade significa nenhum seguro, nenhuma aposentadoria.

  • @pedrodoria74

    @pedrodoria74

    29 күн бұрын

    Mas significa isso porque a legislação brasileria é toda feita para ser muito, muito difícil a vida de quem empreende. A maneira como organizamos as leis de uma sociedade para atender o que a sociedade quer importa.

  • @fpedrotti
    @fpedrotti25 күн бұрын

    Bravo!

  • @rogeriobrum138
    @rogeriobrum13829 күн бұрын

    Se é mais barato produzir no sudeste asiático, com certeza é por uma questão de impostos, porque o Brasil tem o 5° pior salário mínimo nominal da América latina...

  • @urbanetecarvalho8312
    @urbanetecarvalho8312Ай бұрын

    Pedro, gostaria da sua opinião, vc acha que vai haver punição para esses pilantras? Falo dos peixes graúdos. Vc acredita?

  • @nilons
    @nilonsАй бұрын

    Pedro, imigração qualificada todo mundo quer, até a Dinamarca.

  • @fabiocastro8851

    @fabiocastro8851

    Ай бұрын

    Pois é, o negócio é bem mais complicado. Todo mundo quer “o indiano com PhD”, mas e a migração da galera que não sabe nem escrever na língua de origem, quanto mais aprender o idioma local? Essa galera não vai conseguir pagar a aposentadoria do europeu. Infelizmente, não tem como sustentar um estado de bem-estar social com fronteiras abertas.

  • @zecarlosmenezes
    @zecarlosmenezesАй бұрын

    Gostei da referência a que as redes sociais ativam “nosso cérebro de lagarto”, acho que é isso mesmo, conforme a teoria do cérebro trino. Um de seus defensores na área da literatura foi Arthur Koeatler, você leu “Jano”? Muito interessante, mas ele repetiu suas ideias em “O fantasma da máquina” e outros livros. Não é um grande pensador nem escritor, mas tem textos interessantes

  • @campos6825
    @campos6825Ай бұрын

    A esquerda ainda fica teorizando e lá vem torrentes de análises, mas cadê entender quais as ferramentas para o contra-ataque? E a comunicação eficiente para sensibilizar as massas e emparedar a direita? PQP, tem que😂

  • @dragosdominiosp
    @dragosdominiosp28 күн бұрын

    Vale lembrar que a China não fica no sudeste asiático...

  • @MillorsGhost
    @MillorsGhostАй бұрын

    Será que Mariliz "vou generalizar sim" Pereira Jorge assiste o Meio?

  • @adrianofranca3182
    @adrianofranca3182Ай бұрын

    De boa, Pedro. Quem é "CLT Premium" não tem a mínima vontade de empreender, a não ser para ganhar 5x o que ganha. Foda é empreender pra sobreviver. Se faz com pouco planejamento e dá muito errado. No máximo, sobrevive.

  • @zearara87
    @zearara87Ай бұрын

    Pedro, por que meus comentários são censurados? Valem só os que possuem uma ou duas linhas? - e eu não passo muito disso.

  • @fatimacarneiro9778
    @fatimacarneiro9778Ай бұрын

    Mas pra isso funcionar a tal da meritocracia teria q ser pra valer, não? As oportunidades teriam ser 'iguais' para todos.

  • @soniaferronatto4159
    @soniaferronatto415929 күн бұрын

    Pelo suas devolutivas ao comentários, entendi que a esquerda precisa se resignificar, em todos os sentidos! Tb. Acho, pir isso muitas pessoas se voltando para a direita, diga se : direita extremista, que se apoia no conservadorismo da sociedade brasileira, pois nela encontram a lógica para seu mundo /necessidades...

  • @pgmedicina
    @pgmedicinaАй бұрын

    Alguém que faz vídeos ou escreve em alguma plataforma pode se dizer dono dos meios de produção? Ou será que é uma miragem? Já que os donos das plataformas são os verdadeiros detentores do capital?

  • @sandrofabres
    @sandrofabresАй бұрын

    Quando escuto esse papo de tolerância com diferenças de visão de mundo me vem à mente os séculos de colonialismo, escravidão, machismo, todos se utilizando de narrativas religiosas e costumes para se justificar..... Não há tolerância possível com aqueles que nos levariam de volta para o passado se lhes fosse dada a chance, tal como levaram o irã e o afeganistão. É uma ilusão grave acreditar que eles só querem fazer suas escolhas e viver sua visão de mundo, e que temos que respeitar isso. É exatamente porque eles estão sempre tentando impo-la aos demais que eles precisam ser mantidos segregados em suas bolhas de crenças, sem espaço para se expandirem. Lembro que em 1987, quando eu estava terminando o ensino médio, tínhamos debates sobre aborto nas aulas de língua portuguesa. É incrível que tantos anos depois pouco avançamos e vivemos sob constante ameaça de retrocesso exatamente porque essa gente não sabe viver suas crenças e seus valores apenas entre os seus, eles só se sentem felizes se puderem forçá-las aos demais. São um bando de colonizadores de mentes, e devem ser tratados como tal. Muitos morreram para conseguirmos chegar onde estamos agora, em termos de pensamento progressista, e ainda vivemos num estado incipiente. Seu esforço em justificar os homens que ainda se permitem se enxergarem como provedores é revelador. É quase um "ato falho".... Há tanto ainda por fazer, que a tolerância e compreensão com aqueles cuja mentalidade ainda nem chegou no século XX é um luxo muito caro, algo que os progressistas não podem conceder aos conservadores sob risco de verem evaporar da sociedade os poucos avanços de mentalidade que conseguiram produzir.

  • @jblp92

    @jblp92

    Ай бұрын

    Você quer manter cidadãos de fé cristã segregados? Sua visão de progresso histórico não levaria a uma mentalidade totalitária?

  • @andresobrinho3040

    @andresobrinho3040

    Ай бұрын

    Queria criticar teus argumentos mas intendo que as vivencias da tua vida te levaram a pensar desse jeito e nada que eu falei vai mudar isso. E é algo que deverias pensar quando sentir que alguém é conservador: as vivencias o levaram a pensar assim...

  • @sandrofabres

    @sandrofabres

    Ай бұрын

    Não são vivencias da minha vida que me levaram a pensar assim, é conhecer a históroa da humanidade e saber identificar quais os grupos de crenças produziram mais mal e sofrimento desnecessário a outros seres humanos. Tem que amar profundamente o mal para permanecer na posição conservadora apesar de tudo que o tempo e a repetição dos dramas humanos nos ensinou.

  • @andresobrinho3040

    @andresobrinho3040

    Ай бұрын

    @@sandrofabres acho então que você não conhece nenhum conservador pq é justamente essa a resposta do por que ser, temer aqueles que amam o mal e querem destruir o Brasil , os bons costumes e etc.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    Acho que vc não entendeu o que é um conservador e a diferença com um reacionário ....

  • @moacirdourado5380
    @moacirdourado538026 күн бұрын

    Não se trata dê negar!

  • @marcelasperandio8917
    @marcelasperandio8917Ай бұрын

    Ah, Pedro, eu quero sim ter carteira assinada, mas não quero trabalhar 6x1, gostaria de uma jornada reduzida . esse é ponto crucial. ter um trabalho CLT traz muita estabilidade , benefícios, 13 e férias. sao direitos que com certeza nos ajuda. acho que quanto mais gente empregada através da CLT , melhor para o trabalhador.

  • @jcbritobr

    @jcbritobr

    Ай бұрын

    Você pode ter tudo isso como PJ. É só colocar no papel e fechar o contrato.

  • @alessandrorodrigues7289

    @alessandrorodrigues7289

    Ай бұрын

    Vc é mais uma Doutrinada que foi imbecilizada pelos Fascistas (criadores da clt) da extrema esquerda. Seu tal 13° não é um salário a mais em dezembro, é apenas um valor que o empresário sabe que é obrigado a te pagar porque a Lei o obriga, logo, o empresário retira de cada mês uma parte desse 13°, e em dezembro ele junta tudo e te paga como "13º salário". Vc acha que o empresário é burro? Imagine, um empresário vende salgados (pastel, coxinha etc) por aplicativo, porém, ele sozinho produz tudo, mas de repente a demanda aumenta, e o roçamento da empresa dele permite ele pagar de salário p/ um funcionário, o valor de R$2.000 (2 mil), logo, o empresário sabe que em dezembro tem que pagar 13°, e o salário do funcionário seria de R$4.000 (4 mil), mas a empresa até então Não tem faturamento para isso, e o empresário Não vai tirar dinheiro do bolso dele, logo, o que o empresário faz???? o empresário oferece salário de R$1.000 a R$1.500 mensal, para assim ao chegar em dezembro a despesa com o funcionário Não chegar a R$4.000 (4 mil). Senão fosse essa merda dessa lei FASCISTA da CLT, o empresário poderia pagar mensalmente R$2.000 de salário, pois ele saberia que em dezembro o salário do funcionário seria os mesmos R$2.000, e Não R$4.000 devido o 13°. Logo, o funcionário ganhando R$2.000 mensal, em 4 meses de trabalho ele já ganharia o suposto e falso 13º salário, mas como a lei fascista da CLT obriga o 13º, o funcionário vai receber um salário inferior ao que o empresário podia pagar, devido as regras fascistas da clt. Isso porque nem entrei nos encargos que a CLT obriga o empresário a pagar, o que faz diminuir ainda mais o salário do trabalhador. Nos EUA, não existe salário mínimo e muito menos CLT Fascista, e lá, faxineiros que fazem diárias de limpeza de casa, possuem carro do ano, carros que para nós é considerado carro de Luxo. Quem faz Cruzeiro de Navio em alto mar nos EUA e Europa, é a classe média, e Não os Ricos, pois os Ricos possuem seus iates particulares, e no Brasil apenas Ricos fazem cruzeiro, devido a CLT Fascista que impede do trabalhador desfrutar dessas coisas. Há, nos EUA o trabalhador recebe é por horas trabalhada, e essa liberdade de trabalhar negociando direto com o empresário em intermédio do Estado Fascista, transformou os EUA na classe média que mais gasta no mundo, tendo vida similar a de milionário. Outra desgraça de nosso país são os impostos. Dos 12 meses que vc trabalha, 5 meses vc trabalha como escrava para manter o luxo dos Políticos, Juízes e Promotores, que representam o Estado, ou seja, o Estado de rouba 5 meses de salário todos os anos, e vc ainda aplaude o estado fascista criminoso. Se não fosse a clt fascista, vc poderia trabalhar por horas e os dias que quisesse, como fazem os empregados nos EUA, Suíça etc. Faz essa pergunta pra vc mesma: por que a fronteira dos EUA atualmente tem mais de 5 milhões de Pobres de todo o mundo, principalmente dos países socialistas da AL, querendo entrar ilegalmente nos EUA, sendo que nos EUA não existe SUS, nem CLT nem Salário Mínimo nem nada?? Se aqui no Brasil nós temos todos esses "benefícios" da CLT Fascista, pela lógica essa multidão que está agora na fronteira dos EUA, Não deveria estar querendo entrar aqui no Brasil?? Por que milhares de brasileiros vão ilegalmente para os EUA arriscando ser presos? Tente responder essas questões honestamente, pela lógica e pela razão, que vc mesma vai perceber o quanto vc foi vítima desses fascistas criminosos que controlam o estado brasileiro, para assim eles terem vida de luxo fazendo a gente trabalhar 5 meses todos os anos só para pagar impostos para eles terem vida de rei, como saúde privada, estudo privado, segurança privada, e para nós trabalhadores, as merdas do serviços públicos, que eles mesmos, os fascistas (políticos, Juízes e Promotores) REJEITAM. Os fascistas usam do estado para terem luxo, mas eles adoram mesmo são os serviços privados, do capitalismo liberal. Basta olhar os hospitais que Lula, e todos os políticos frequentam.

  • @marcelasperandio8917

    @marcelasperandio8917

    Ай бұрын

    @@jcbritobr mas o contrato já parte de uma péssima proposta. Eu não sei pra você, mas ser freelancer / Mei não tá assim tao fácil… pode até ter trabalho mas a verba costuma ser bem pouca. Do mesmo jeito, os salários tão bem baixos… eu tenho duas pos graduações… mais de dez anos de experiência sólida e não tem trabalho caindo da arvore… da experiencia que eu tive como CLT em comparação com a que tenho agora como MEI, era bem mais fácil saber que eu ia ter uma folha de pagamento certa ao fim do mês e ter benefícios como alimentício e de saude do que ficar procurando o próximo trabalho a cada semana. Isso é um estresse só e as contas não fecham no fim do mês.

  • @marcelo_penha

    @marcelo_penha

    Ай бұрын

    Vc está esquecendo que para vc ser CLT, tem que ter alguém disposto a te contratar como CLT ... isso é o que a maioria das pessoas não entendem ... CLT atende uma pequena parcela dos empresários ... a maioria é como o Seu Zé da padaria que tem 3 funcionários e briga pra conseguir pagar o salário ... isso quando não tem que se ferrar na justiça do trabalho, quando as vezes nem fez nada de errado. Pra contratar algume por $2 mil, o "empresário" gasta $5 mil ... muito melhor ter um prestador de serviço por $3.5 ....

  • @marcelasperandio8917

    @marcelasperandio8917

    Ай бұрын

    @@marcelo_penha vc poderia ser mais específico e me explicar quais encargos o empresario tem ao contratar clt além do salário, férias e 13? eu sei q tem mas nao sei quais.

  • @lucasjleandro
    @lucasjleandro29 күн бұрын

    O Pedro explica, e preferem só tampar os ouvidos

  • @adrianodebrito8163
    @adrianodebrito8163Ай бұрын

    Concordo que a formação é um ponto importante, assim como a disponibilização de ferramentas, contudo com relação ao sua fala sobre os "cérebros" e sua crítica a analise marxista, meu ponto é que, conhecimento também é meio de produção e justamente por isso em sociedades tão desiguais quanto a brasileira, este conhecimento historicamente é extremamente represado, e justamente com o intuito de manter essa desigualdade.

Келесі