Pomeranos em São Lourenço do Sul:Religiosidade e crenças Parte II

Este vídeo é o complemento da Parte I do mesmo título. Trata essencialmente das crenças e superstições do povo pomerano, especialmente nos ritos de passagem: Batismo, Confirmação, Casamento e Morte e sepultamento. Aborda temas como as benzeduras, muito presentes no dia a dia dos pomeranos, sobre festas de comunidade, feriados essencialmente pomeranos e uma tradição secular: o canto coral.

Пікірлер: 12

  • @edeciofernandoiepsen4788
    @edeciofernandoiepsen4788 Жыл бұрын

    Muito interessante, Airton. Parabéns pela pesquisa.

  • @airtonfernandoiepsen

    @airtonfernandoiepsen

    Жыл бұрын

    Obrigado primo! Valeu o prestígio!

  • @martaiepsen
    @martaiepsen Жыл бұрын

    Interessantíssimo!!! Parabéns!

  • @airtonfernandoiepsen

    @airtonfernandoiepsen

    Жыл бұрын

    Obrigado querida professora Marta. Um incentivo para seguir nessa linha. Pensando em fazer a parte III...

  • @airtonfernandoiepsen

    @airtonfernandoiepsen

    Жыл бұрын

    Valeu professora Marta!

  • @silviosaditesche1556
    @silviosaditesche15569 ай бұрын

    A importante questão do Benzimento deve ser vista positivamente segundo o conceito dos Sacramentais, conforme a Tradição da Igreja antiga, dos tempos patristicos. "Los débiles son los custodios de lá verdad/Os simples são os guardiões da verdade", disse o teólogo argentino Pablo Soza, por ocasião de uma conferência em São Leopoldo. Infelizmente, o racionalismo protestante ingressou no imaginário de muitos pastores, em ar de verdadeira superstição.

  • @airtonfernandoiepsen

    @airtonfernandoiepsen

    9 ай бұрын

    Bom dia Sílvio! Exatamente. Conforme meu trabalho de pesquisa, o benzimento foi uma forma dos primeiros imigrantes enfrentar a falta de oferta na área da saúde, além da ausência de estradas e a distância onde ainda existia alguma. O benzimento (que não é exclusividade dos pomeranos, mas que é largamente utilizado) mesmo no século XXI é recurso muito procurado para solução de males. Na minha dissertação coloco isso, ao entrevistar uma benzedeira (ela recusou imagens, e assim a incluí somente no relatório) que afirmou atender diariamente mais de 100 pessoas de toda a região sul do estado, menos quartas feiras. Eu agradeço pelo teu comentário.

  • @carle0
    @carle0 Жыл бұрын

    Gostando muito. Acho que existe muita semelhança de costumes entre a comunidade pomerana e a alemã. Como cresci numa pequena vila de alemães percebo estas semelhanças principalmente na forte religiosidade.

  • @airtonfernandoiepsen

    @airtonfernandoiepsen

    Жыл бұрын

    Sem dúvida nenhuma meu colega Jorge Eduardo Knors. O s dois povos são originários da Prússia ( a Alemanha só foi criada em 1871). Falavam praticamente a mesma língua. Uma diferença, com relação à religião: enquanto os alemães eram na sua maioria católicos, os pomeranos são genuinamente luteranos. E obrigado pela interação!

  • @airtonfernandoiepsen
    @airtonfernandoiepsen25 күн бұрын

    pragmatha.com.br/airton-iepsen-sobre-os-pomeranos-viveram-periodos-dificeis-se-superaram-e-nos-deixaram-um-legado-exemplar/ olá!

  • @airtonfernandoiepsen
    @airtonfernandoiepsen25 күн бұрын

    pragmatha.com.br/pesquisador-airton-iepsen-publica-livro-sobre-os-pomeranos-pela-pragmatha-editora/ Olá!