Pessoas mais VELHAS sofrem preconceito?

Ғылым және технология

Você já sofreu algum preconceito por ser mais velho? Será que isso existe no mundo da tecnologia? Se sim, o que fazer?
Torne-se membro do canal!
/ @oguscaetano
===============================
👨🏼‍💻 GUSTAVO CAETANO:
📌 / oguscaetano
📌 / oguscaetano

Пікірлер: 52

  • @marcoantoniosilva1868
    @marcoantoniosilva1868Ай бұрын

    Gustavo, parabéns pelo tema abordado. Até me surpreendo por vc ser tão jovem se preocupar com esse assunto e abordá-lo. Eu, no auge dos meus 60 anos, posso dizer que hoje em dia essa questão de preconceito melhorou, até pouco tempo atrás era bem pior. Trabalho com TI desde os meus 16 anos, lá se vão mais de 44 anos, passei por tantas linguagens e plataformas que já perdi as contas e acredite, ainda sinto muito prazer em sentar na frente do meu notebook e codar, embora confesso que dependendo do projeto prefiro coordenar para ser mais produtivo. Em breve vou me aposentar, isso me deixa feliz e triste ao mesmo tempo, porque a única coisa que sei fazer é "TI". Ainda sou assediado por diversas empresas para participar de processos seletivo, sentindo-me confortável em competir com outros profissionais em pé de igualdade e é nesse ponto que vejo uma melhora no mercado na questão do etarismo, atualmente muitas empresas estão dando preferência para pessoas mais experientes de idade, talvez por não encontrar alguns "skills" nas gerações mais jovens. Nos anos 90 e 2000, a pessoa que tivesse 50+ não tinha muitas oportunidades. Conheço muitos outros colegas que começaram junto comigo e estão na mesma situação que a minha, não sou um caso isolado, muito em breve todos nós sairemos de cena para dar lugar aos mais jovens, só lamento porque estão surgindo temas tão interessante e não sei se terei acesso a elas como: IA, Data Sciency, etc. Por fim, a área de TI é uma área desafiadora, que traz muito prazer, para à aqueles que se sentem assim podem ser chamados de "Nerds"

  • @fabiokamagian
    @fabiokamagianАй бұрын

    Legal o tema Gus. Hoje tenho 54 anos e trabalhei como programador até 1997. Depois fui empreender em outras áreas e após 25 anos longe voltei a estudar para retornar ao desenvolvimento de sistemas. Os últimos 2 anos tenho me dedicado bastante e acabei de entrar para fazer Engenharia de Computação. Conseguir uma vaga de juninho com + de 50 não é uma tarefa fácil, mas tenho feito alguns projetos pessoais que tem me deixado bem animado.

  • @user-mj3mq5fh4b

    @user-mj3mq5fh4b

    Ай бұрын

    Que top! No meu primeiro estágio eu fiz amizade com um estagiário de ciências da computação que veio da área de química industrial e já tinha 45 anos.

  • @Omars_Dev

    @Omars_Dev

    Ай бұрын

    @@user-mj3mq5fh4b Parabéns! Estou com 51 e sei como é essa situação.

  • @DionatanCazarotto

    @DionatanCazarotto

    Ай бұрын

    Pra cimaaa

  • @oguscaetano

    @oguscaetano

    Ай бұрын

    Vc é um exemplo a ser seguido!

  • @fabiokamagian

    @fabiokamagian

    Ай бұрын

    @@oguscaetano menos mestre, sou só um discípulo😁

  • @felipe57984
    @felipe57984Ай бұрын

    Em algumas empresas pessoal tem projetos de 40+, então vejo que está mudando bastante esse cenário, porque depende da pessoa mesmo. Não se preocupe muito com provabilidade faz acontecer se não, não existira nem a possibilidade mesmo

  • @fabiokamagian

    @fabiokamagian

    Ай бұрын

    Participei de um projeto para 50+ onde foram selecionadas 25 pessoas para participar de um bootcamp por quase 6 meses. Eu era uma delas. Sabe quantas foram contactadas para uma possibilidade de contratação? Nenhuma. E afirmo que tinha gente muito boa lá dentro. De mais de 1500 inscritos não achar um único para atender o projeto, será que o projeto era de verdade? Ou era só pra parecer bacana na rede social? Não dá para acreditar em todos os projetos que estão por aí. Infelizmente.

  • @felipe57984

    @felipe57984

    29 күн бұрын

    @@fabiokamagian Não duvido que isso ocorra mesmo e poucas empresas de fatos aderem e até parcialmente, mas aqui na empresa que trabalho a pessoa 2 pessoas que trabalham comigo são 40+ uma delas migrou do administrativo pra TI, mas essa empresa está na bolsa então existe um certo direcionamento.

  • @felipe57984

    @felipe57984

    29 күн бұрын

    @@fabiokamagian E complementando já vi alguns projetos de TI, pra dev, PO, compliance e financeiro que selecionam pouquíssimos e ou até mesmo são cancelados, foi em outra empresa que trabalhei mas foi devido a um problema de receita que caiu então nem sempre será só um motivo específico nos bastidores é mais complexo as coisas mas não é divulgado.

  • @JuniorSMartins
    @JuniorSMartinsАй бұрын

    Sim! Há preconceito por idade. Vi na prática. Também dá pra perceber isso nas pesquisas da área. Praticamente não existem DEVs velhos/cabeça branca. O percentual nas pesquisas é quase inexistente.

  • @oguscaetano

    @oguscaetano

    Ай бұрын

    os mais sábios muitas vezes são os mais ignorados

  • @cassiano2727
    @cassiano2727Ай бұрын

    Eu passei por isso! Comecei com 40Tão

  • @ivanrabelo1558

    @ivanrabelo1558

    Ай бұрын

    vc conseguiu entrar na area?

  • @Victor-zp6nx
    @Victor-zp6nxАй бұрын

    Antes da pandemia tinha muito preconceito com pessoas mais velhas e com quem era casado 😅 Entrei na área porque estudei muito e também tive uma indicação.

  • @oguscaetano

    @oguscaetano

    Ай бұрын

    networking supera tudo

  • @giovana.n2465
    @giovana.n2465Ай бұрын

    Gus, você dorme quetinho, pois está coberto de razão. Vejo alguns profissionais de T.I que foram demitidos e a maioria são 40+ é bem triste.

  • @marcioengsoft
    @marcioengsoftАй бұрын

    Como digo no video, acho que é muito ligado ao tipo de empresa. Se for startup, na qual vende ilusão para criar escravos, eles sabem que pessoas mais velhas são um pouco mais dificeis de serem enganadas ou iludidas. Já trabalhei em empresa na qual preferia pessoas mais velhas, justamente por causa da responsabilidade, o profissional não iria meter o pé por causa de qualquer pressão. Hoje na empresa que trabalho, na qual presta serviço para o governo, não tem esta descriminação, mas os gerentes já estão na casa dos 40/50 anos. Tem junior com mais de 40 anos. O único problema que vejo é que galera com esta idade, até por falta de tempo, começa a tentar atalhos, como fazer EAD, bootcamp, assim como os jovens, então começam com muita dificuldade na base. Fora que geralmente o caminho bom é faculdade, estágio e então profissional junior.

  • @m46u
    @m46uАй бұрын

    Muito legal o video, bem sincero, eu consegui com 30 anos, há 3 anos atrás migrar a carreira para TI, antes eu era contador. Acho que se encaixar na equipe com gente mais nova depende de cada um, eu nunca tive problema com isso.

  • @HenriqueLimaFerreira
    @HenriqueLimaFerreiraАй бұрын

    Gus isso que você falou é bem verdade, eu trabalho com legado e sistema embarcado desde quando me formei e já faz uns bons anos e somente no legadão que você vê pessoas mais velhas como eu rsrs fora isso só molecada mesmo.

  • @arlenpereira889
    @arlenpereira88926 күн бұрын

    Bom dia Gustavo, sim é possível fazer a transição de carreira, no meu caso foi aos 45 anos. Eu trabalhava com projetos de engenharia em CAD, planejamento de projetos, etc. (recém formado em Engenharia Mecatrônica). Para piorar o mercado em 2014 as vagas de engenharia desapareceram no desgoverno da Dilma, após 2 anos procurando me recolocar no mercado, revolvi analisar o mercado de TI e ver o segmento que pudesse trabalhar para empresas e principalmente com projetos próprios. Então resolvi escolher o frontend mobile começando pelo iOS (ObjetiveC e depois o Swift) fazendo projetos de estudo e frequentando grupo de empreendedores nos mais diversos segmentos, quando apareceu os primeiros trabalhos de freelance que exigiu aprender também o Android (Java e depois Kotlin). Com o passar de tempo e com os desafios que foram surgindo, aparecendo a primeira oportunidade CLT e ai engrenou. Veio a pandemia que acelerou ainda mais o segmento de frontend e atualmente (8 anos depois) cheguei a "especialista" de projetos mobile numa instituição financeira. Resumindo, não tem essa de desculpa por causa da idade, tudo depende unicamente de vontade de aprender e crescer, ai as oportunidades te encontra no meio do caminho.

  • @oguscaetano

    @oguscaetano

    26 күн бұрын

    Muito obrigado pelo seu relato e meus parabéns!

  • @sherman1989
    @sherman1989Ай бұрын

    Boa sorte fazendo um Gen Z trabalhar 12 horas. Vai ter que procurar muito, 😂.

  • @marconi-dev
    @marconi-devАй бұрын

    Mano, tenho 20 anos e acho que se encontrasse alguém que entrou na área aos 40 (sem nunca ter trampado com hardware nem nada), só ficaria curioso com o motivo. No mais, segue o jogo! Se for bom é bom, se não for não é. Não importa se é homem, mulher, criança (sim, tem uns muleque de 10 anos que coda MUITO), velho ou o car@lh. No fim, ou você entrega, ou não. Só não venha encasquetar com minha vida completamente desfuncional kkkkkk

  • @martelo6840
    @martelo6840Ай бұрын

    Muito loko, tá ligado velho. É nóis tá ligado, nóis q tá no morrão metendo marcha.

  • @luizflh
    @luizflhАй бұрын

    Gostei do vídeo. Valeu!

  • @julioarel
    @julioarelАй бұрын

    Muito bacana o tema, e no caso de pessoas que já são formadas em alguma área de TI, já trabalhou na área e quer mudar para outra área dentro de TI mesmo, depois dos 30 ou 40, vou me colocar como exemplo, sou formado em redes de computadores, já trabalhei como assistente de TI e atualmente suporte a sistemas, se eu quisesse entrar na área de dados ou Dev será que encontraria muita dificuldade?

  • @bartonnucleo3094

    @bartonnucleo3094

    Ай бұрын

    Somos dois meu caro!

  • @felipeabreu9994
    @felipeabreu9994Ай бұрын

    Migrei em 2022 aos 33 da Engenharia Civil para a Engenharia de Dados. O fato de já trabalhar por muitos anos com Gerenciamento de Projetos acabou me ajudando no momento da migração de carreira.

  • @user-mj3mq5fh4b
    @user-mj3mq5fh4bАй бұрын

    Eu tenho uma amiga biomédica e pós graduada em medicina nuclear, ela entrou na área de TI justamente porque ela já tinha muita bagagem nessa área. Ela começou a estudar desenvolvimento web, aprendeu o básico de html, css e js no free code camp e já foi contratada como dev jr numa empresa de gestão de laudos hospitalar

  • @RamonAraujo-nf8yj

    @RamonAraujo-nf8yj

    Ай бұрын

    Ela fez alguma faculdade de TI? Ou ela conseguiu migrar só com esses estudos por fora?

  • @user-mj3mq5fh4b

    @user-mj3mq5fh4b

    Ай бұрын

    @@RamonAraujo-nf8yj Só a faculdade de bio medicina. Assim que ela começou a estudar programação, ela já começou a mandar currículo para empresas ligadas a parte de medicina e hospital. Ai ela achou essa empresa que topou contratar ela ela em troca do conhecimento da área que ela já tinha

  • @valtecioc.soeira786

    @valtecioc.soeira786

    Ай бұрын

    Ela fez uma das recomendações expostas pelo Gustavo neste vídeo

  • @leofariasrj-dev
    @leofariasrj-devАй бұрын

    Estou assistindo o vídeo e uma coisa que lhe digo, não sei o mercado de TI ainda estou no meu processo de transição. mas fiz parte de uma escola de programação, como aluno, que era toda descolada, diversa e pra frentex ao ponto de baterem no peito que eram primeiro lugar em rankings internacionais de ética que tinha uma clara divisão entre idades e gerações e subsequente favorecimento para aqueles que eram mais novos.

  • @julioarel
    @julioarelАй бұрын

    Muito bacana o tema, e no caso de pessoas que já são formadas em alguma área de TI, já trabalhou na área e quer mudar para outra área dentro de TI mesmo, depois dos 30 ou 40, será que vai encontrar muita dificuldade ? Vou me colocar como exemplo, sou formado em redes de computadores, já trabalhei como assistente de TI e atualmente suporte a sistemas, se eu quisesse entrar na área de dados ou Dev será que encontraria muita dificuldade?

  • @programadormelhor
    @programadormelhorАй бұрын

    Creio que vendem muito mal sobre a tecnologia. Nao e facil e é uma area muito instavel. Só ganha da concorrencia se voce estudar muito mesmo e dominar varias linguagens de programação.

  • @alexeyribeiro6210
    @alexeyribeiro6210Ай бұрын

    Eles querem o meio, nem juniors nem velhos rsrsr

  • @juniorpinhopinhojunior3345
    @juniorpinhopinhojunior3345Ай бұрын

    Muito boas essas trocas de ideias no park. Estou gostando bastante dessas séries. Assistindo todas

  • @oguscaetano

    @oguscaetano

    Ай бұрын

    uhuuuull

  • @josuealves7929
    @josuealves7929Ай бұрын

    Show

  • @contra2099
    @contra2099Ай бұрын

    Existe sim!!!!

  • @lucianocamejo
    @lucianocamejoАй бұрын

    "seu preparo físico é horroroso" kkkkkk pior q comparado com meu eu de 20 anos ele tá horroroso mesmo 🤣

  • @eversonfigueiro9837
    @eversonfigueiro9837Ай бұрын

    Se tem eu não sei, mas não esta parecendo fácil depois dos 44 anos. Estou buscando vagas faz 6 meses, depois de ficar 14 anos trabalhando como QA. Só consegui uma entrevista que foi de fato séria e fui até o final da seleção. Como sênior, meu último salário na empresa que eu estava há 10 anos foi 9k. Estou aceitando até vaga júnior e amo tanto a área que aceitaria trabalhar por um salário mínimo, sou capaz de aceitar até menos se for home office. Detalhe que tenho experiência também como desenvolvedor Java júnior por 2 anos e mais um ano de estágio. Nem assim eu consigo. Provavelmente eu vou trabalhar em outra área. Amanhã tenho uma entrevista para controlador de áudio e vídeo em uma empresa de TV(salário mínimo e 6h diárias de trabalho) e aguardar até o dia de conseguir retornar. Sem esperanças no momento.

  • @rafaels.5503
    @rafaels.5503Ай бұрын

    A associação de ser jovem com afinidade tecnológica pode ser enganadora muitas vezes. As pessoas na casa dos 30 e 40 não nasceram de smartphone na mão. Era o computador. Não se vivia cercado de web apps. Eram aplicações nativas desktop. Comandos no prompt. Compatibilizar hardware, e versões de programas com versões de SO. A geração anterior à nossa associava juventude ao contato com tecnologia, com boas razões - mas a forma como esse contato se dá me parece relevante, percebendo que hoje computação (via smartphones) está muito mais difundida, porém a imensa maioria das pessoas têm esse contato como usuário de redes sociais. Consumidor na Economia da Atenção. (O que pode ser uma vantagem se você vai atuar nessa economia talvez, já que talvez pessoas mais velhas conseguem ser mais indiferentes a redes sociais).

  • @joecortizo
    @joecortizoАй бұрын

    4:09 alguém que migra pra TI e vira gestor direto vai ser daquelas lideranças-bosta que pede absurdos e acha que dev é comnodity.

Келесі