Padrões de relacionamento tóxicos baseados nos arquétipos Anima e Animus de Jung: Estudo de caso.

Ойын-сауық

Trecho da aula do curso de introdução ao pensamento de Jung ENTENDENDO JUNG MÓDULO I - turma 2020.
Se quiser se inscrever iniciaremos a turma de 2021 em 01 de março! ONLINE EM TEMPO REAL. Dá tempo! Envie um email para centro@junguiando.com ou Whatsapp 21 991829747.
Tatiana Paranaguá, psicóloga clínica junguiana, professora da PUC-Rio, palestrante, consultora, fundadora e diretora do Centro Junguiando: Clínica e Escola de Psicologia Analítica. Ipanema, Rio de Janeiro. Contato: centro@junguiando.com

Пікірлер: 10

  • @LemonadeMe88
    @LemonadeMe883 жыл бұрын

    Achei a interpretação muito boa, só ficou a dúvida se o cara era mesmo "bonzinho" ou um sujeito "bom". Porque gente boazinha, no sentido de querer ser bom demais, pra além da bondade, ser servo da vontade e do capricho alheio, o "super bondoso", é realmente muito chato e sinal de pessoas hiper carentes e inseguras.

  • @fernandabitazi967
    @fernandabitazi9673 жыл бұрын

    Já que é possível, por meio da consciência, pararmos com a repetição desses padrões e, assim, termos possibilidade de vivenciar relações mais harmoniosas, pode-se afirmar que escolher o par amoroso é um aprendizado? Como fica a paixão nesse caso?

  • @concurseirodomba7059
    @concurseirodomba70593 жыл бұрын

    Os modelos... A prendizagem... Só de conscientiza- Los, liberta!👏👏👏👏

  • @adrianolyno9022
    @adrianolyno90222 жыл бұрын

    , grande tema! Geradão.

  • @deboragcoaching5454
    @deboragcoaching54542 жыл бұрын

    Uau! Adorei! A mente tá borbulhando! Gratidão!

  • @kathleecorrea126
    @kathleecorrea1262 жыл бұрын

    E eu que gosto dos falsos bons? Sempre acho que a pessoa é maravilhosa, e aí passa dias e conversas e eu vejo que a pessoa não quer se conectar, mas quer que eu dê intimidade. Não tô afim de ser íntima de ninguém quem sabe depois de muito tempo. Mas nada dura muito tempo.

  • @JasmineLeela

    @JasmineLeela

    6 ай бұрын

    Controle, controle, controle. Quem está tentando controlar a vida é a mente, o ego. Quem tem fé na vida, solta o controle. O problema é que as pessoas tratam relacionamentos como barganha, uma troca de favores e isso é muito do mal. Relacionamento serve pra vc se ver e fazer seu autoconhecimento, o outro serve de espelho para que vc se veja. Nem isso as pessoas sabem, elas acham que relacionamento é para ser feliz, pobre criaturas...relacionamentos é pra matar e morrer, pronto, falei. É a forma mais hard core de promover mudanças/mortes/transformações profundas nos indivíduos. As pessoas não sabem nem o básico da vida, tá tudo errado, elas buscam pai e mãe nos parceiros. São crianças imaturas que não tem amor nem para si mesmas, muito menos pelo outro. Uma tragédia generalizada. Falta muita instrução.

  • @valescafernandes966
    @valescafernandes9663 жыл бұрын

    Poucas expectativas em relação ao outro e idealizações, seria exatamente essa pouca projeção que você fala?

  • @arcanjosanthiago

    @arcanjosanthiago

    3 жыл бұрын

    Sim Valesca.... O princípio da frustração são as expectativas que atribuímos.... Quanto mais conectados com a realidade, conectado com a vida como ela é e não como desejamos que seja, mais clareza teremos. No caso aqui posto, por Jung, um relacionamento assim seria legítimo, no sentido que você enxerga a pessoa como ela é e aceita desta forma.

Келесі