Os Traumas na Superdotação e Estratégias para Lidar com eles - Com Daphne Resnauer Queiroz - #15

Ғылым және технология

Muitas pessoas consideram a pessoa superdotada aquela super poderosa, que não tem problema algum e que dá conta de tudo.
Mas precisamos falar sobre os traumas presentes na superdotação/altas habilidades. Falar como é complexo para a pessoa com altas habilidades lidar com muitos pontos da superdotação no dia a dia.
Neste episódio a neuropsicóloga e psicóloga corporal Daphne Resnauer Queiroz explica quais são os traumas que a pessoa superdotada apresenta no decorrer da vida e estratégias para lidar com eles.
/ @daphnequeirozpsi
/ daphnequeirozpsi
E você também pode nos seguir nas outras redes sociais:
/ magicasdemae
/ magicasdemae
/ magicasdemae
magicasdemae.com.br/
Canal Mágicas de Mãe
/ @magicasdemae. .
Canal do Samuel
/ @samueltomaschitz...

Пікірлер: 65

  • @UmCaraAutista
    @UmCaraAutista2 ай бұрын

    Psicóloga excepcional. As informações que ela traz são de muita relevância. Conteúdo de altíssima qualidade! 🥰

  • @DivanaAntonio
    @DivanaAntonio Жыл бұрын

    Depois de ser diagnosticada, senti um alívio tão grande. Muitas coisas passaram a fazer sentido em minha vida.

  • @wendyzinhamel8501

    @wendyzinhamel8501

    4 ай бұрын

    Bom dia!Te convido a conhecer o nosso canal..Wendyzinha é superdotada QI139.

  • @guilhermecastanheira6594
    @guilhermecastanheira659411 ай бұрын

    O podcast ganhou mais um inscrito por convidar a Daphne Queiroz, ilustre referência de psicoterapeuta a superdotados adultos, quem acompanho sempre, e exemplo de profissionais tão em falta. Gratidão.

  • @miaallen3634
    @miaallen3634 Жыл бұрын

    Estou na metade do PodCast e já chorei litros, um sentimento forte de tristeza por tudo que passei e estar passando, sendo conversado por outras pessoas, por ter sofrido e estar sofrendo tanto por algo que nem sei se sou. Eu tenho 28 anos e só no ano passado descobri por coincidência sobre a superdotação e desde então venho pesquisando mais sobre. No momento também estou feliz por sentir uma luz no fundo do túnel, agora eu sei por onde começar (buscar a psicoterapia e fazer o diagnóstico) porém, não tenho condições alguma no momento de ter um acompanhamento com o profissional certo do assunto. Ai meu coração tá palpitando porque apesar de eu saber agora pra onde ir, não tenho combustível que me leve até lá, e ir andando (buscando vídeos sobre) pode fazer eu piorar por não conseguir chegar onde quero da forma certa. Gente é confortante saber que posso ser superdotada e ter uma resposta pra tudo vivi e vivo mas é desconfortável saber que a única maneira de usar o melhor de mim ao meu favor e se eu tiver um acompanhamento adequado. 😢 Mas desde já agradeço pelo vídeo eu tô amando e só estou na metade ainda 😅

  • @miaallen3634

    @miaallen3634

    Жыл бұрын

    se alguém puder me ajudar de alguma forma, eu agradeço muito ❤

  • @bgabrielandrade

    @bgabrielandrade

    7 ай бұрын

    Mia, essa fase de autodescoberta é importante para você se curar, mas ja te adianto uma coisa, você não vai ser diagnosticada :), voce vai ser avaliada. AH/SD não é diagnosticável porque não eh um transtorno, o que significa que não tem absolutamente nada de errado com voce!

  • @RailssonFurtado
    @RailssonFurtado6 ай бұрын

    Ainda não tenho diagnóstico, se é que podemos chamar assim, mas o fato é que me identifico muito com essas características. Que bom que existem mais pessoas falando sobre isso, é sempre prazeroso encontrar debates sobre esse tema tão importante. Parabéns!

  • @edivanoliveirabarbosa6683
    @edivanoliveirabarbosa6683 Жыл бұрын

    Tenho TEA e TDAH. Meu QI Total deu 111. Eu achava que daria bem perto de 120. A Neurologista falou que um QI Total acima da média tá bom demais pra uma pessoa com 2 Transtornos como eu. Rsrs. E a Neuropsicóloga falou que pessoas na minha condição, e de QI maior inclusive, não têm a independência e autonomia que eu tenho, pois as funções executivas deles não são preservadas. Então fiquei contente por saber das minhas altas habilidades, uma graça de Deus.

  • @monicavpm
    @monicavpm8 ай бұрын

    finalmente algo que explicar minha história de vida... sempre me achei um ser extranho e anormal, Pois muito nova (06 anos) assumi responsabilidade no cuidado com minha irmã de 05 anos, o que nos causou uma relação disfuncional até hoje.

  • @PatriciaGrilli
    @PatriciaGrilli6 ай бұрын

    Pelo amor de Deus, quero esse grupo na minha mesa 😅

  • @PsicoNutri
    @PsicoNutri Жыл бұрын

    Como é importante conhecer sobre HA/SD com clareza e empatia. Parabéns pelo conteúdo!

  • @LeandroTwin
    @LeandroTwin10 ай бұрын

    👍

  • @AbnerRF

    @AbnerRF

    5 ай бұрын

    vc aqui leandro? interessante

  • @ricardoarruda9383
    @ricardoarruda9383 Жыл бұрын

    Quanto mais pesquiso sobre o tema, mais me auto percebo como um ser com essas características, quer seja pela minha história de vida, quer pelo modo como eu elaboro e reelaboro a vida em meu entorno. Percebi tardiamente e se for realmente isso, é algo que isola mais que agrega. Enfim, suposições.

  • @pistoniligia
    @pistoniligia6 күн бұрын

    Falei isso hoje. Meu filho tem que ser conformar, vive sendo podado, em vez de ser nutrido.

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    6 күн бұрын

    Que triste né? Temos muito para evoluir.

  • @claudiavalentim
    @claudiavalentim Жыл бұрын

    Este podcast foi sensacional e equivale a horas de mta terapia rs Parabéns!

  • @NaNoticiaDoCorinthians
    @NaNoticiaDoCorinthians2 ай бұрын

    socorrrrooooo..

  • @mininusequeci
    @mininusequeci9 ай бұрын

    Conversa muito interessante, venho assistindo diversos conteúdos sobre o tema e este com certeza foi um dos que teveram boas perguntas e respostas claras para tirar minhas dúvidas. Obrigado!

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    9 ай бұрын

    Que bom que você gostou!

  • @elzahraosman2260
    @elzahraosman226011 ай бұрын

    Sempre maravilhoso ouvir a Daphne!!

  • @guilhermecastanheira6594
    @guilhermecastanheira65949 ай бұрын

    Assistindo tudo é bem melhor que os cortes. Eu, vendo agora, antes de ir trabalhar sobre meu 5º romance.

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    9 ай бұрын

    Nos cortes a gente não consegue passar o todo da informação!

  • @felipefeehr
    @felipefeehr Жыл бұрын

    no 1º ano, eu nao errava mais nada de matemática, e tava ja entediado de ser só soma, eu não via a hora de aprender multiplicação no 4ºano, eu sempre enrolava pra terminar igual todo mundo.

  • @AmandaShroom

    @AmandaShroom

    4 ай бұрын

    Nossa, aquela sensação de terminar a prova primeiro que todo mundo e ter que ficar esperando para entregar. Achando estranho ter terminado tão rápido e as pessoas ainda estarem no começo.

  • @marcusmesquita7923
    @marcusmesquita79235 ай бұрын

    Boa noite. Amei o termo "criança dourada." E olhando nesse sentido, tenho certeza de ter sido uma criança dourada. Por exemplo, considerando no aspecto escolar: o menino das boas notas, o representante de turma, o líder do pelotão de saúde, o capitão do time, o membro integrante do centro cívico da escola (escolhido por voto em eleições pelos próprios alunos), o garoto que era responsável por hastear a bandeira nacional, o garoto que coroou Nossa Senhora da Aparecida , o garoto escolhido para representar todos os atletas de uma escola em um jantar de celebração das olimpíadas municipais intercolegiais, o garoto que ficou em primeiro lugar em vários concursos estudantis, inclusive em simulados, o garoto que fazia até sucesso entre as meninas (muitas fãs, kkk)... tenho uma coleção desses pequenos prêmios guardados comigo até hoje. Sempre abusei da minha irreverência determinação e criatividade. Entretanto... Hoje em dia não me vejo com esse brilho (acho que não chego nem ao ponto de ser considerado um simples homem de lata). Que bom que você não falou em "adulto dourado", reservando esse termo às crianças. Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, trabalho profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação... Casado há 25 anos, três filhas... Enfim, não é assim que todos teriam que ser? Qual é o brilho disso? Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio. Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata. Como lição final desse vídeo, se houver (se houver) uma chance (mínima) de eu ter...(...) achei as coisas ditas pela Daphne preciosíssimas como conselhos. Engraçado ouvir uma terapeuta dando sugestões e conselhos... De forma clara e precisa. Nossa!!! Tomara que todos que tenham altas habilidades possam ouvi-la falando nesse vídeo. Algumas coisas foram familiares para mim, minha esposa e filhas. Obrigado.

  • @wendyzinhamel8501

    @wendyzinhamel8501

    4 ай бұрын

    Oi Bom dia!Te convido a conhecer o nosso canal.. Wendyzinha tem QI139 e mostro a nossa rotina,nem tudo são flores,tem vezes que ela simplesmente não faz as provas por ter matérias repetitivas mas quando gosta realmente ela se destaca.

  • @olimpiagazel

    @olimpiagazel

    4 ай бұрын

    AS DUAS SÃO O QUÊ?!! 🎉

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    Vc parece ser superdotado sim. E se perceber as características emocionais, psicológicas e biológicas que ela falou, aí é certeza. Senão, pode ser alta inteligência em várias áreas, com muita dedicação e persistência.

  • @marcusmesquita7923

    @marcusmesquita7923

    3 ай бұрын

    ​@@fabir.l.9799 Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, atuo profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação... Casado há 25 anos, três filhas... Enfim, não é assim que todos teriam que ser? Qual é o brilho disso? Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio. Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata.

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    @@marcusmesquita7923 Faça seu melhor, mas viva o aqui e agora. Não se compare. Não se esqueça de aproveitar a família. Aos poucos vc vai fazendo sempre mais. Mas não se cobre. Viva a vida, seja feliz!

  • @wendyzinhamel8501
    @wendyzinhamel85014 ай бұрын

    Sempre comento sobre isso.. Wendyzinha sempre foi muito inteligente,começou a falar as primeiras palavras aos 5meses,mas sempre teve muita dificuldade de coordenação motora,sono e muitas crises sensoriais que é o que realmente mais encomoda hoje.. Ela tem dias muito estressantes😔

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    4 ай бұрын

    Sério? Com 5 meses? Como foi para vocês a experiência?

  • @felipefeehr
    @felipefeehr Жыл бұрын

    saiuu💖🎉

  • @alexandresilveira2827
    @alexandresilveira282712 күн бұрын

    É pior do q se imagina, todos te achando maluco, e vc nao se adaptando em nada, a idade vem e aos poucos todos se distanciam. Dificuldades em trabalhar, relacionamento de forma geral, sentimentos ruins. E talvez nao tenha realmente uma solução, so conversar sobre o tema e expor os traumas. E viver na plateia da vida enquanto pessoas estao la no palco atuando sem deixar a gente participar.

  • @mpbrodrigues
    @mpbrodrigues Жыл бұрын

    Muito obrigado! 👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏

  • @AbulaiCamara-yu1zn
    @AbulaiCamara-yu1zn7 ай бұрын

    Eu sou Abulai, sou guineense.Eu posso em muitas dificuldades,me esforço muito para poder me relacionar com os outros . Há muito tempo comecei a buscar informações sobre minhas emoções, sempre me senti diferente,por tanto nunca tinha passado na cabeça sobre a superdotação e até agora me acho superdotado.Mas já fiz tudo para poder mudar meus sentimentos.E minha busca sobre auto descoberta me levou até saber a existência de disso e uma coisa q gosto muito de acompanhar , me identifico com todos esses traços.Na verdade,tenho muita familiaridade com todo isso,as pessoas me acham muito estranho e às vezes isso me deixa muito frustrado.Apesar de algumas dificuldades na escola, eu tinha muita facilidade de aprender, sempre fui melhor aluno da minha turma, agora estou na universidade,estou estudando no estrangeiro, agora,as vezes sinto muita dificuldade na escola por conta das emoções.Minha diculdade de relacionamento está cada vez piorando,Isso tá me deixando muito preocupado.

  • @romanatm
    @romanatm2 ай бұрын

    Eu até hoje faço isso: enrolar pra fazer algo que os outros fazem em 2h que eu faço em 15min pra não me sobrecarregarem ou parecer que eu não tô fazendo nada...

  • @leidelaura1603
    @leidelaura16036 ай бұрын

    Passo agora horas empenhada em entender e aprender mais sobre AHSD, foi um alívio me encaixar em alguma coisa, o difícil é falar pras pessoas que sou estranha pelo fato do AH😅 mas poderia ser outro nome qualquer, o importante que agora tenho um grupo a pertencer e saber que não só no mundo, que agora sei o que ler pra tentar me entender . ❤️

  • @w.l101

    @w.l101

    4 ай бұрын

    Foi difícil obter o diagnóstico?

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    Sim. Agora que foi descoberto como uma neurodivergência, deveria mudar o nome, pq cria mais estigma ainda para quem não é um gênio e sobre com as questões emocionais e sociais. Até em médico sofre, por perceber sintomas demais que eles nem aprenderam. Aí, em vez de tentarem descobrir quais os problemas biológicos, preferem já desistir e dizer que é tudo da cabeça, porque nunca viram aquilo. Enqto isso, a doença crescendo dentro da gente.

  • @claudiamendes595
    @claudiamendes5953 ай бұрын

    A Daphne é maravilhosa!! 👏👏👏

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    3 ай бұрын

    Ela é fora de série!

  • @Drixbrites66
    @Drixbrites667 ай бұрын

    Gosto muito da Daphne.. ❤

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    7 ай бұрын

    Ela é excelente!

  • @eu_carol.mkt11
    @eu_carol.mkt113 ай бұрын

    37:40

  • @irenegiglio5335
    @irenegiglio53354 ай бұрын

    É possivel ter altas habilidades apenas negativas? Ou seja, se identificar apenas com os aspectos negativos?😢

  • @daphnequeirozpsi

    @daphnequeirozpsi

    4 ай бұрын

    Isso pode acontecer quando existem questões difíceis na história de vida ligadas ao potencial, o que pode fazer com que você não expresse as qualidades por falta de confiança ou por não se sentir bem com isso.

  • @aracelisimao
    @aracelisimao7 ай бұрын

    Gente, o Bruno da animação Encanto representa um adulto superdotado no seu pior estado!

  • @olimpiagazel
    @olimpiagazel4 ай бұрын

    DRAS! ONDE ENTRA A " INTELIGÊNCIA EMOCIONAL , neste Contexto???

  • @olimpiagazel
    @olimpiagazel4 ай бұрын

    DRAS! É FATOR GENÉTICO ESTAS CARACTERÍSTICAS???

  • @NaNoticiaDoCorinthians
    @NaNoticiaDoCorinthians2 ай бұрын

    galera nessa parte do trabalho é complicado.......eu sou auto de data e sempre arrumei intriga nos trampos.....sou analista de telecomunicações......e não consigo ficar 2 anos no mesmo serviço.......ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR

  • @Profguitar

    @Profguitar

    Ай бұрын

    Infelizmente ninguém vai nos ajudar, ou pagamos um profissional como a psicoterapeuta do vídeo ou temos que aprender a mudar nosso comportamento diante do mundo, aprender com nossos erros. O mundo não vai mudar, as pessoas também não e também não estão interessadas em nossos problemas, infelizmente. Assista vídeos, tente fazer exercícios físicos, relaxar sempre que possível fazendo algo que você gosta e aprenda a se perdoar e a perdoar os outros. E o único caminho pra nos trazer um pouco de paz e conforto. Temos que entender que as pessoas não estão preparadas para conviver com pessoas "diferentes" e isso não é culpa delas e nem nossa. Boa sorte pra nós.

  • @MissFEmilly
    @MissFEmilly2 ай бұрын

    Eu sou como essa paciente citada: fui investigar TDAH e TEA, mas ainda não acredito na parte AH/SD, pois sempre me achei burra.

  • @maisqueautismo

    @maisqueautismo

    2 ай бұрын

    Isso geralmente acontece por a gente ter a visão de que a pessoa com superdotação é o gênio que faz coisas que ninguém nunca fez.

  • @olimpiagazel
    @olimpiagazel4 ай бұрын

    A INTELIGÊNCIA TEM A VER VOM A "ELETRICIDADE" CEREBRAL???

  • @DaltonRoque
    @DaltonRoque29 күн бұрын

    Num mundo de cegos, quem tem um olho é apedrejado.

  • @P.Sant520
    @P.Sant5208 ай бұрын

    Como sempre fui considerada "meio burrinha",nunca fui muitk cobrada ,intelectualnente

  • @olimpiagazel
    @olimpiagazel4 ай бұрын

    E SEMPRE É HERDADO DOS PROGENITORES???

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    Mesmo que nenhum dos pais aparente ser, já se tem ali o gene. Como no autismo e TDAH. O funcionamento dos três transtornos é muito parecido..

  • @olimpiagazel
    @olimpiagazel4 ай бұрын

    Se " Altas Habilidades" não é Super inteligência ", pq a " barra" entre as duas palavras???

  • @ivanshelp9239

    @ivanshelp9239

    3 ай бұрын

    Um termo venho do termo usado na Europa, e outro do termo americano " gifted".

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    Houve uma luta para se tirar o termo "altas habilidades", mas não foi aceito. Então puseram a barra com o outro nome.

  • @fabir.l.9799

    @fabir.l.9799

    3 ай бұрын

    Super inteligência são os gênios. Descobriu-se que nem todo superdotado é um gênio. Mas a inteligência do superdotado é mais abrangente do que a de um neurotípico. Ser inteligente sendo neurotípico é maravilhoso. Ser superdotado, no Brasil, independente do grau de QI, é tenebroso, tal qual ser um TDAH e um Autista nível 1 de suporte.

Келесі